Leidiane Coelho Jorge

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8474864239979387
  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Visualizar o mundo contemporâneo em tempos pós-modernos exige de cada um de nós um esforço amplo e complexo. Esforço este, sugerido pelas constantes transformações sociais, culturais e econômicas resultantes da ação humana. Somos expostos a possibilidades e desafios a todo instante. Neste cenário percebemos o movimento dos vários segmentos da sociedade no intuito de atender à todas estas exigências. A necessidade de convergência entre Família, Mídia, Educação, Tecnologias, Arte, Transformações sociais, entre outros, são imprescindíveis para possibilitar nossa inserção na sociedade vigente. Possui Doutorado em Ciências da Linguagem - UNISUL - (2018), Mestrado em Ciências da Linguagem - UNISUL- (2012), Especialização em Prática Interdisciplinar: Educação Infantil e Séries Iniciais - FUCAP - (2010), Licenciatura em Pedagogia - UNIASSELVI - (2009) e Licenciatura em Sociologia - UNISUL - (2016). Atualmente é participante do Grupo de Pesquisa Imaginário e Cotidiano da UNISUL na linha de pesquisa Linguagem e Processos Culturais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leidiane Coelho Jorge
Nome em citações bibliográficas
JORGE, L. C.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: O imaginário e as recorrências simbólicas narradas pelos descendentes dos colonizadores eueuropeus sobre os índios Laklano Xokleng: memória e associação semântica na construção histórica de José Boiteux - SC, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Uso Social e Mediações do desenho animado Doki: estudo comparativo de recepção,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes.
2009 - 2010
Especialização em Prática Interdisciplinar:Educação Infantil e S. I. (Carga Horária: 420h).
Faculdade Capivari, FUCAP, Brasil.
Título: A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO COMO PRODUTO DA TRANSIÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇAÕ.
Orientador: Claudia CristianeLevandoski Martins.
2012 - 2016
Graduação em Sociologia.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: A REPRESENTAÇÃO DO ÍNDIO NO IMAGINÁRIO SOCIAL DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DO SUL DE SANTA CATARINA.
Orientador: Elivete Cecília de Andrade.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Leonardo Da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Título: A Importância da Família para Aprendizagem.
Orientador: Jussádna da Rosa Machado.




Formação Complementar


2008 - 2008
EDUCAÇÃO ESPECIAL: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-N1. (Carga horária: 360h).
AGÊNCIA DE CAPACITAÇAÕ EDUCACIONAL, ACAPED, Brasil.
2008 - 2008
OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E SUA PREPARAÇÃO. (Carga horária: 300h).
AGÊNCIA DE CAPACITAÇAÕ EDUCACIONAL, ACAPED, Brasil.
2008 - 2008
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO. (Carga horária: 240h).
AGÊNCIA DE CAPACITAÇAÕ EDUCACIONAL, ACAPED, Brasil.
2008 - 2008
METODOLOGIA PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS E.F.. (Carga horária: 240h).
AGÊNCIA DE CAPACITAÇAÕ EDUCACIONAL, ACAPED, Brasil.
2008 - 2008
O PERFIL DA MULHER ENQUANTO PROFISSIONAL DA EDUC D. (Carga horária: 240h).
AGÊNCIA DE CAPACITAÇAÕ EDUCACIONAL, ACAPED, Brasil.
2008 - 2008
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA. (Carga horária: 300h).
AGÊNCIA DE CAPACITAÇAÕ EDUCACIONAL, ACAPED, Brasil.
2008 - 2008
EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE. (Carga horária: 360h).
AGÊNCIA DE CAPACITAÇAÕ EDUCACIONAL, ACAPED, Brasil.
2007 - 2007
DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM. (Carga horária: 60h).
Faculdade Capivari, FUCAP, Brasil.
2006 - 2006
PEDAGOGIA DA INCLUSÃO. (Carga horária: 240h).
INTITUTO PEDAGÓGICO - TELEDUCATIVO SUPERIOR DO MAGISTÉRIO, VERITAS, Brasil.


Atuação Profissional



Espaço Serviços Arqueológicos e Administração de Obras Ltda, EA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em Ciências Sociais, Carga horária: 22


ESPAÇO EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA - ME, EEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Educadora Patrimonial, Carga horária: 22


Escola de Ensino Basico Profª Maria Jose Martins, E.E.B. P M. J. M, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor ACT, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota, PMBG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projeto (PST/Min. do Esporte), Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


E.E.F. Prof. Darcy Rybeiro, DARCY, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Anos Inicias, Carga horária: 40



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORAES, H. J. P.2018MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; JORGE, L. C. . Sobre trilhos: a memória revisitada pelo apito do trem - um estudo com as lentes do Imaginário. DESENREDO (PPGL/UPF), v. 14, p. 160-176, 2018.

2.
MORAES, H. J. P.2017MORAES, H. J. P. ; JORGE, L. C. . A (imposição) do indígena Xokleng após contato com colonizadores: a potência poética como cena histórica. SCRIPTA UNIANDRADE, v. 15, p. 152-166, 2017.

3.
MORAES, H. J. P.2016MORAES, H. J. P. ; JORGE, L. C. . OS DISPOSITIVOS SIMBÓLICOS UTILIZADOS PARA REAFIRMAÇÃO DA CONDIÇÃO INDÍGENA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO REGIME NOTURNO DA IMAGEM. Identidade! (Online), v. 21, p. 110-121, 2016.

4.
Moraes, Heloisa Juncklaus Preis2016Moraes, Heloisa Juncklaus Preis ; JORGE, L. C. . OS DISPOSITIVOS SIMBÓLICOS UTILIZADOS PARA REAFIRMAÇÃO DA CONDIÇÃO INDÍGENA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO REGIME NOTURNO DA IMAGEM. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. Ed. Esp., p. 1-6, 2016.

5.
MORAES, H. J. P.2016MORAES, H. J. P. ; JORGE, L. C. . O mito Xokleng e o Imaginário do Medo como memória e linguagem dos descendentes dos colonizadores do Alto Vale do Itajaí - SC. BOITATÁ, v. 2, p. 118-131, 2016.

6.
Moraes, Heloisa Juncklaus Preis2015Moraes, Heloisa Juncklaus Preis ; MAXIMO, W. C. ; KAULING, G. ; JORGE, L. C. ; BRESSAN, L. L. . ENTRE OS FIOS QUE TECEM A PENEIRA D?ÁGUA: UMA LEITURA DO POEMA DE MANUEL DE BARROS POR MEIO DO ENFOQUE DO IMAGINÁRIO, SOB A PERSPECTIVA DO REGIME DIURNO DA IMAGEM. RevLet: Revista Virtual de Letras, v. 07, p. 202-218, 2015.

7.
Moraes, Heloisa Juncklaus Preis2015Moraes, Heloisa Juncklaus Preis ; JORGE, L. C. . A pregnância simbólica de um esteriótipo: as narrativas tecidas pelos descendentes dos colonizadores acerca dos Xokleng no município de Pouso Redondo - SC. Sociopoética (Online), v. 1, p. 4-26, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JORGE, L. C.. A pregnância simbólica de um estereótipo: as narrativas tecidas pelos descendentes dos colonizadores acerca dos Xokleng no município de Pouso Redondo - SC. In: II Congresso Internacional do CRI2I, 2015, Porto Alegre - RS. Anais do II Congresso Internacional do Centre Recherches Internationales sur L'Imaginaire. Porto Alegre - RS: UFRGS, 2015. p. 819-831.

2.
Moraes, Heloisa Juncklaus Preis ; JORGE, L. C. . Tecnologias do Imaginário como dispositivos de sedução: um olhar para a educação na pós-modernidade. In: V Simpósio Internacional e VII Fórum Nacional de Educação, 2012, Torres - RS. Anais do V Simpósio Internacional e VII Fórum Nacional de educação. Torres - RS: Ulbra, 2012.

3.
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L. C. . Tecnologias do imaginário como dispositivos de sedução: um olhar para a educação na pós-modernidade. In: V Simpósio Internacional e VII Fórum Nacional de Educação, 2012, Torres - RS. Anais do V Simpósio Internacional e VII Fórum Nacional de Educação. Torres- RS: ULBRA, 2012.

4.
JORGE, L. C.. Imaginário Infantil e Cultura: o discurso de cidadania no desenho aniamado Doki. In: IV SIMFOP: Simpósio de Formação de Professores: currículo, escola e conhecimento, 2012, Tubarão - SC. Anais do IV Simpósio sobre Formação de Professores-SIMFOP. Tubarão - SC: UNISUL, 2012.

5.
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L. C. . O desenho animado Doki e os efeitos de sentido sobre cidadania: uma análise a partir das categorias de Guillermo Orozco. In: IV Seminário EDUCS; I Seminário Internacional 'Equidade e coesão social no ensino superior', 2011, Tubarão - SC. Anais do IV Seminário EDUCS. Tubarão - SC, 2011. v. 1. p. 187-197.

6.
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L. C. . Observação participante como técnica: contribuições metodológicas para a pesquisa social em educação. In: V Congresso Internacional de Educação Unibave - criatividade e inovação, 2011, Orleans - SC. Anais do V Congresso Internacional de educação Unibave: criatividade e inovação. Orleans - SC, 2011. p. 131-147.

7.
JORGE, L. C.. O signo à luz da semiótica: uma breve leitura do desenho animado. In: III SIMFOP: Simpósio sobre Formação de Professores: tecnologias e inovação na educação básica, 2011, Tubarão - SC. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP. Tubarão - SC: UNISUL, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
JORGE, L. C.. Cultura, Imaginário e Memória: a formação do ser social Xokleng a partir das narrativas orais do Alto Vale do Itajaí - SC. In: Congresso Ibero-Americano de Humanidades, ciências e educação: perspectivas contemporâneas, 2014, Criciúma -SC. Cadernos de Programação. Criciúma - SC: UNESC, 2014.

2.
JORGE, L. C.; Moraes, Heloisa Juncklaus Preis . O DESENHO ANIMADO DOKI E OS EFEITOS DE SENTIDO SOBRE CIDADANIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CATEGORIAS DE GUILLERMO OROZCO. In: IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE (IV EDUCS) ISEMINÁRIO INTERNACIONAL "EQUIDADE E COESÃO SOCIAL NO ENSINO SUPERIOR", 2011, TUBARÃO - SC. ANAIS DO IV SEMINÁRIO EDUCS; I SEMINÁRIO INTERNACIONAL "EQUIDADE E COESÃO SOCIAL NO ENSINO SUPERIOR". TUBARÃO - SC: EDUCS, 2011. v. Vol.1. p. 187-197.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOTA, C. E. M. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. . Educação Patrimonial: teorias e propostas. In: III Encontro Sul-Brasileiro de Educação Patrimonial e I Seminário Nacional de Educação Escolar Indígena, 2014, Tubarão - SC. Caderno de Resumos: Educação e Cultura: as estratégias de difusão do patrimônio material e imaterial. Tubarão - SC: UNISUL, 2014. p. 43-44.

2.
JORGE, L. C.; MAFIOLETTI JUNIOR, L. . Educação Patrimonial: um importante instrumento educacional para formação cidadã. In: III Encontro Sul-Brasileiro de Educação Patrimonial e I Seminário Nacional de Educação Escolar Indígena, 2014, Tubarão - SC. Caderno de Resumos: Educação e Cultura: as estratégias de difusão do patrimônio material e imaterial. Tubarão - SC: UNISUL, 2014.

3.
JORGE, L. C.. A realidade da docência de Sociologia: aspectos gerais inerentes às atividades funcionais dos profissionais que atuam no campo da educação em Sociologia na microrregião do Vale de Araranguá/ SC. In: VI Simpósio de Formação de Professores, 2014, Tubarão - SC. Caderno de Programação e resumos: VI Simpósio sobre Formação de Professores. Tubarão - SC: UNISUL, 2014. v. 6. p. 1-88.

4.
JORGE, L. C.. A paisagem/cenário construída pelos colonizadores do Alto Vale do Itajaí - SC acerca dos Kokleng. In: IX Reunião da Sab Sul Arqueologia, Patrimônio e Interdisciplinaridade: desafios contemporâneos, 2014, Joinville. Caderno de Resumos IX Reunião da Sab Sul Arqueologia, Patrimônio e Interdisciplinaridade: desafios contemporâneos, 2014.

5.
JORGE, L. C.. Imaginário Infantil e Cultura: o discurso de cidadania no desenho animado Doki. In: IV SIMFOP: Simpósio de Formação de Professores: currículo, escola e conhecimento, 2012, Tubarão - SC. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP. Tubarão - SC: Editora Unisul, 2012.

6.
JORGE, L. C.; Moraes, Heloisa Juncklaus Preis . Imaginário Infantil e memória: o lugar da cidadania na recepção do desenho animado Doki. In: X CELSUL, 2012, Cacavel - PR. Caderno de Resumos doo X CELSUL, 2012.

7.
Moraes, Heloisa Juncklaus Preis ; JORGE, L. C. . A nova biblioteca do Visconde: tecnologia de sedução à memória cultural e literária. In: CELSUL, 2012, Cascável - PR. Caderno de Resumos do X CELSUL. Cascavel - PR, 2012.

8.
JORGE, L. C.. O signo à luz da Semiótica: uma breve leitura do desenho animado. In: Simpósio sobre Formação de Professores: tecnologias e inovação na educação básica, 2011, Tubarão (SC). Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP. Tubarão(SC): UNISUL, 2011.

9.
JORGE, L. C.. Uso social e mediações do desenho animado Doki como recurso motivador da aprendizagem. In: Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina - PR. Caderno de Programação e Resumos. Londrina - PR: UEL, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
JORGE, L. C.. Semblantes do tempo e trajeto antropológico em A incrível história de Adalina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
JORGE, L. C.. A estrada de ferra Teresa Cristina: memórias revividas ao apito do trem a partir da ótica dos estudos do imaginário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L. C. ; LUCAS, A. P. M. . Expressões e processo simbólicos: cacique Tuba-nharô transformado em herói. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
JORGE, L. C.; MORAES, H. J. P. . Os dispositivos simbólicos utilizados para reafirmação da condição indígena: uma análise sob a ótica do regime noturno da imagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
JORGE, L. C.. O mito Xokleng e o Imaginário do Medo como memória e linguagem dos colonizadores do Alto Vale do Itajaí - SC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRESSAN, L. L. ; JORGE, L. C. ; DAMAZIO, L. P. . ILHA DE VERA CRUZ, TERRA DE SANTA CRUZ E IMAGINÁRIO: UMA LEITURA DO INDÍGENA SOB A ÓTICA DA CARTA DE CAMINHA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
JORGE, L. C.. QUEM É O ÍNDIO? A (RE)APRESENTAÇÃO DO INDÍGENA NO DOCUMENTÁRIO ?ÍNDIOS NO BRASIL?: FRAGMENTOS DO IMAGINÁRIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
JORGE, L. C.. A (IM)POSIÇÃO DO SUJEITO INDÍGENA PELO POETA LINDOLF BELL NO ?POEMA PARA O ÍNDIO XOKLENG?: REFLEXÕES DO IMAGINÁRIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
JORGE, L. C.. Os desafios no ensino da disciplina de Sociologia: possíveis estratégias de aproximação entre os discentes e as reflexões sociológicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
JORGE, L. C.. 'O Imaginário na Educação Patrimonial: estreitando os laços de pertencimento'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
JORGE, L. C.; MAFIOLETTI JUNIOR, L. . Educação Patrimonial: um importante instrumento educacional para formação cidadã. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
JORGE, L. C.; MOTA, C. E. M. . Educação Patrimonial: teorias e propostas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
JORGE, L. C.. Cultura, Imaginário e Memória: a formação do ser social Xokleng a partir das narrativas orais do Alto Vale do Itajaí - SC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
JORGE, L. C.. O signo à luz da Semiótica: uma breve leitura do desenho animado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Moraes, Heloisa Juncklaus Preis ; JORGE, L. C. . Observação participante como técnica: contribuições metodológicas para apesquisa social em educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
JORGE, L. C.. Uso social e mediações do desenho animado Doki como recurso motivador de aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
JORGE, L. C.; Moraes, Heloisa Juncklaus Preis . O desenho animado Doki e os efeitos de sentido sobre cidadania: uma análise a partir das categorias de Guillermo Orozco. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SCHWENGBER, V. L. ; CLAUDINO, D. C. ; MELLO, A. B. ; FREITAS, J. F. ; VIEIRA, R. P. ; CARDOSO, C. C. ; PEREIRA, D. G. ; DOMBROSKI, L. F. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; AMORIM, T. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; NOVASCO, R. V. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Diagnóstico, Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial na Área de Implantação do Parque Eólico São Bento Do Norte I, município de São Bento do Norte/RN. 2016.

2.
SCHWENGBER, V. L. ; CLAUDINO, D. C. ; MELLO, A. B. ; FREITAS, J. F. ; VIEIRA, R. P. ; CARDOSO, C. C. ; PEREIRA, D. G. ; DOMBROSKI, L. F. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; AMORIM, T. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; NOVASCO, R. V. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Diagnóstico, Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial na Área de Implantação do Parque Eólico São Bento Do Norte III, município de São Bento do Norte/RN. 2016.

3.
SCHWENGBER, V. L. ; CLAUDINO, D. C. ; MELLO, A. B. ; FREITAS, J. F. ; VIEIRA, R. P. ; CARDOSO, C. C. ; PEREIRA, D. G. ; DOMBROSKI, L. F. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; AMORIM, T. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; NOVASCO, R. V. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Diagnóstico, Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial na Área de Implantação do Parque Eólico São Miguel I, município de São Bento do Norte/RN. 2016.

4.
SCHWENGBER, V. L. ; CLAUDINO, D. C. ; MELLO, A. B. ; FREITAS, J. F. ; VIEIRA, R. P. ; CARDOSO, C. C. ; PEREIRA, D. G. ; DOMBROSKI, L. F. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; AMORIM, T. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; NOVASCO, R. V. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Diagnóstico, Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial na Área de Implantação do Parque Eólico São Miguel II, município de São Bento do Norte/RN. 2016.

5.
SCHWENGBER, V. L. ; CLAUDINO, D. C. ; MELLO, A. B. ; FREITAS, J. F. ; VIEIRA, R. P. ; CARDOSO, C. C. ; PEREIRA, D. G. ; DOMBROSKI, L. F. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; AMORIM, T. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; NOVASCO, R. V. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Diagnóstico, Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial na Área de Implantação do Parque Eólico São Miguel III, município de São Bento do Norte/RN. 2016.

6.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; SILVA, H. Z. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. . Diagnóstico Arqueológico Prospectivo na área de Implantação do Condomínio Residencial Park Piçarras, município de Balneário Piçarras/ SC. 2015.

7.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; DOMBROSKI, L. F. ; SILVA, H. Z. ; PEREIRA, R. F. ; BRANDL, F. R. ; JORGE, L. C. ; MOTA, C. E. M. ; SOUZA, F. S. . Programa de Prospecção Arqueológica Intensiva e Educação Patrimonial na área de Implantação da Linha de Transmissão 230 kV Assis - Paraguaçu Paulista II e Subestação Paraguaçu Paulista II, Estado de São Paulo. 2015.

8.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; AMORIM, T. ; SCHNEIDERS, A. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; CLAUDINO, D. C. ; PEREIRA, R. F. ; BRANDL, F. R. ; JORGE, L. C. ; MOTA, C. E. M. ; SOUZA, F. S. ; KONRAD, L. . Diagnóstico e Prospecção Arqueológica na área de Implantação da Barragem de Contenção no Curso do Rio das Pombas, Eixo 4, Município de Pouso Redondo/SC. 2015.

9.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; AMORIM, T. ; SCHNEIDERS, A. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; CLAUDINO, D. C. ; PEREIRA, R. F. ; BRANDL, F. R. ; JORGE, L. C. ; MOTA, C. E. M. ; SOUZA, F. S. ; KONRAD, L. . Diagnóstico e Prospecção Arqueológica na área de Implantação da Barragem de Contenção Rio das Pombas, Eixo 2, Município De Pouso Redondo/SC. 2015.

10.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; AMORIM, T. ; SCHNEIDERS, A. ; CLAUDINO, D. C. ; PEREIRA, R. F. ; BRANDL, F. R. ; JORGE, L. C. ; MOTA, C. E. M. ; SOUZA, F. S. ; KONRAD, L. . Diagnóstico e Prospecção Arqueológica na área de Implantação da Barragem de Contenção no Curso do Rio Trombudo e seu Afluente Ribeirão da Garganta, Eixo 5, Município de Agrolândia/SC. 2015.

11.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; AMORIM, T. ; SCHNEIDERS, A. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; CLAUDINO, D. C. ; PEREIRA, R. F. ; BRANDL, F. R. ; JORGE, L. C. ; MOTA, C. E. M. ; SOUZA, F. S. ; KONRAD, L. . Diagnóstico e Prospecção Arqueológica na área de Implantação da Barragem de Contenção no Curso do Rio Trombudo e seu Afluente Rio Carrapato, Eixo 6, Municípios de Agrolândia e Otacílio Costa/SC. 2015.

12.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; AMORIM, T. ; SCHNEIDERS, A. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; CLAUDINO, D. C. ; PEREIRA, R. F. ; BRANDL, F. R. ; RODRIGUES, R. C. ; JORGE, L. C. ; MOTA, C. E. M. ; SOUZA, F. S. ; KONRAD, L. . Diagnóstico e Prospecção Arqueológica nas áreas de Influência das Obras de Melhoramento Fluvial das Calhas dos Rios Itajaí do Oeste e Itajaí do Sul, Município de Rio do Sul/SC. 2015.

13.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; AMORIM, T. ; SCHNEIDERS, A. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; CLAUDINO, D. C. ; PEREIRA, R. F. ; BRANDL, F. R. ; RODRIGUES, R. C. ; JORGE, L. C. ; MOTA, C. E. M. ; SOUZA, F. S. ; KONRAD, L. . Diagnóstico e Prospecção Arqueológica nas áreas de Influência das Obras de Melhoramento Fluvial da Calha do Rio Itajaí do Oeste, Município de Taió/SC. 2015.

14.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; AMORIM, T. ; SCHNEIDERS, A. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; CLAUDINO, D. C. ; PEREIRA, R. F. ; BRANDL, F. R. ; RODRIGUES, R. C. ; JORGE, L. C. ; MOTA, C. E. M. ; SOUZA, F. S. ; KONRAD, L. . Diagnóstico e Prospecção Arqueológica nas áreas de Influência das Obras de Melhoramento Fluvial das Calhas dos Rios Benedito Novo e dos Cedros, Município de Timbó/SC. 2015.

15.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; AMORIM, T. ; JORGE, L. C. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; PEREIRA, R. F. ; BRANDL, F. R. ; SOUZA, F. S. . Diagnóstico e Prospecção Arqueológica na área de implantação da LT 500 KV Assis (SP) ? Londrina (PR). 2015.

16.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; PEREIRA, R. F. ; BRANDL, F. R. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. . Diagnóstico e Prospecção Arqueológica na área de instalação do Loteamento Gaspar, município de Gaspar/SC. 2015.

17.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; CLAUDINO, D. C. ; MELLO, A. B. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; SCHNEIDERS, A. ; DOMBROSKI, L. F. ; SILVA, H. Z. ; BRANDL, F. R. ; PACHECO, F. B. ; SCHWENGBER, L. M. K. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. . Programa de Diagnóstico e Prospecção Arqueológica na área de Duplicação da BR-163/PR, trecho Cascavel ? Marmelândia, municípios de Realeza, Capitão Leônidas Marques, Santa Lúcia, Lindoeste, Santa Tereza do Oeste e Cascavel/PR. 2015.

18.
SCHWENGBER, V. L. ; CORREA, E. C. ; JORGE, L. C. ; PEREIRA, R. F. ; BRANDL, F. R. . Programa de Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial na área de implantação do Contorno Rodoviário de Florianópolis, municípios de Biguacú, São José e Palhoça/SC. 2015.

19.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; CLAUDINO, D. C. ; MELLO, A. B. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; DOMBROSKI, L. F. ; PACHECO, F. B. ; SCHNEIDERS, A. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Programa de Diagnóstico Arqueológico Interventivo e Prospecção Arqueológica na área de implantação da PCH Córrego Fundo, municípios de Paranapoema, Colorado e Paranacity/PR. 2015.

20.
SCHWENGBER, V. L. ; CLAUDINO, D. C. ; NOVASCO, R. V. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; BRANDL, F. R. ; PACHECO, F. B. ; PEREIRA, R. F. ; JORGE, L. C. ; SCHNEIDERS, A. ; KONRAD, L. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Diagnóstico Arqueológico Interventivo e Educação Patrimonial para Faixa de Infraestrutura com extensão de 24 Km, município de Pontal do Paraná/PR. 2015.

21.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; CLAUDINO, D. C. ; PEREIRA, R. F. ; BRANDL, F. R. ; PACHECO, F. B. ; SILVA, H. Z. ; SOUZA, F. S. ; JORGE, L. C. . Diagnóstico Arqueológico Interventivo, Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial na área de implantação de Via Urbana do Corredor Estrutural Oeste ? VP 83, no município de Blumenau/SC. 2015.

22.
SCHWENGBER, V. L. ; CLAUDINO, D. C. ; MELLO, A. B. ; NOVASCO, R. V. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; PEREIRA, R. F. ; DOMBROSKI, L. F. ; AMORIM, T. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; NOVASCO, E. C. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Diagnóstico, Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial na área de implantação do Parque Eólico Cutia, município de Pedra Grande/RN. 2015.

23.
SCHWENGBER, V. L. ; CLAUDINO, D. C. ; MELLO, A. B. ; NOVASCO, R. V. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; PEREIRA, R. F. ; DOMBROSKI, L. F. ; AMORIM, T. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; NOVASCO, E. C. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Diagnóstico, Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial na área de implantação do Parque Eólico Esperança, município de São Bento do Norte/RN. 2015.

24.
SCHWENGBER, V. L. ; CLAUDINO, D. C. ; MELLO, A. B. ; NOVASCO, R. V. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; PEREIRA, R. F. ; DOMBROSKI, L. F. ; AMORIM, T. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; NOVASCO, E. C. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Diagnóstico, Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial na área de Implantação do parque Eólico Guajiru, município de Pedra Grande e São Bento do Norte/RN. 2015.

25.
SCHWENGBER, V. L. ; CLAUDINO, D. C. ; MELLO, A. B. ; NOVASCO, R. V. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; PEREIRA, R. F. ; DOMBROSKI, L. F. ; AMORIM, T. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; NOVASCO, E. C. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Diagnóstico, Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial na área de implantação do Parque Eólico Jangada, município de São Bento do Norte/RN. 2015.

26.
SCHWENGBER, V. L. ; CLAUDINO, D. C. ; MELLO, A. B. ; NOVASCO, R. V. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; PEREIRA, R. F. ; VIEIRA, R. P. ; DOMBROSKI, L. F. ; AMORIM, T. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; NOVASCO, E. C. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Diagnóstico, Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial na área de implantação do Parque Eólico Maria Helena, município de São Bento do Norte/RN. 2015.

27.
SCHWENGBER, V. L. ; CLAUDINO, D. C. ; MELLO, A. B. ; NOVASCO, R. V. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; PEREIRA, R. F. ; DOMBROSKI, L. F. ; AMORIM, T. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; NOVASCO, E. C. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Diagnóstico, Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial na área de implantação do Parque Eólico Paraíso dos Ventos, município de São Bento do Norte/RN. 2015.

28.
SCHWENGBER, V. L. ; CLAUDINO, D. C. ; MELLO, A. B. ; NOVASCO, R. V. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; PEREIRA, R. F. ; DOMBROSKI, L. F. ; AMORIM, T. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; NOVASCO, E. C. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Diagnóstico, Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial na área de implantação do Parque Eólico Potiguar, município de Pedra Grande e São Bento do Norte/RN. 2015.

29.
SCHWENGBER, V. L. ; CLAUDINO, D. C. ; MELLO, A. B. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; DOMBROSKI, L. F. ; PEREIRA, D. G. ; PACHECO, F. B. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; NOVASCO, R. V. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Programa de Diagnóstico, Prospecção Intensiva e Educação Patrimonial na Área de Implantação da PCH Dois Saltos, municípios de Prudentópolis e Guamiranga/PR. 2015.

30.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; MOTA, C. E. M. ; JORGE, L. C. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; RODRIGUES, R. C. . Diagnóstico Arqueológico Interventivo na área de implantação da Barragem de Contenção no Curso do Rio Perimbó, município de Ituporanga/SC, 2014. 2014.

31.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; MOTA, C. E. M. ; JORGE, L. C. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; RODRIGUES, R. C. . Diagnóstico Arqueológico Interventivo na área de implantação da Barragem de Contenção no Curso do Ribeirão Braço do Trombudo, município de Braço do Trombudo/SC. 2014.

32.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; MOTA, C. E. M. ; JORGE, L. C. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; RODRIGUES, R. C. . Diagnóstico Arqueológico Interventivo na área de implantação da Barragem de Contenção no Curso do Rio Taió, município de Mirim Doce/SC,. 2014.

33.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; AMORIM, T. ; VIEIRA, R. P. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; CARDOSO, C. C. ; JORGE, L. C. ; MELLO, A. B. ; PACHECO, F. B. ; SOUZA, F. S. . Diagnóstico Interventivo e Prospecção Sistemática Interventiva Arqueológica na Área de Implantação do Parque Eólico Galpões, Município de Sant'ana do Livramento/RS. 2014.

34.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; AMORIM, T. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; CARDOSO, C. C. ; JORGE, L. C. ; MELLO, A. B. ; PACHECO, F. B. ; SOUZA, F. S. . Diagnóstico Interventivo e Prospecção Sistemática Interventiva Arqueológica na Área de Implantação do Parque Eólico Galpões, Município de Sant'ana do Livramento/RS. 2014.

35.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; CORREA, E. C. ; MOTA, C. E. M. ; JORGE, L. C. ; CARDOSO, C. C. ; PACHECO, F. B. ; GOMES, R. S. ; VIEIRA, R. P. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Programa de Resgate Arqueológico e Educação Patrimonial na área de implantação do Contorno Rodoviário de Florianópolis, municípios de Biguacú, São José e Palhoça/SC. 2014.

36.
SCHWENGBER, V. L. ; CORREA, E. C. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; JORGE, L. C. . Programa de Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial na área de implantação do Contorno Rodoviário de Florianópolis, municípios de Biguacú, São José e Palhoça/SC. 2014.

37.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; JORGE, L. C. ; CARDOSO, C. C. ; VIEIRA, R. P. ; PACHECO, F. B. ; NOVASCO, E. C. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Programa de Resgate Arqueológico e Educação Patrimonial na área de implantação da LT 230 Kv Londrina - Figueira, municípios de Figueira, Sapopema, São Jerônimo da Serra e Londrina/PR. 2014.

38.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; JORGE, L. C. ; CARDOSO, C. C. ; MOTA, C. E. M. ; PACHECO, F. B. ; SOUZA, F. S. ; NOVASCO, E. C. ; SCHWENGBER, L. M. K. . Resgate Arqueológico e Educação Patrimonial na área de implantação da Linha de Transmissão 230 KV Salto Osório ? Foz do Chopim, municípios de Quedas do Iguaçú e São João D?Oeste/PR. 2014.

39.
SCHWENGBER, V. L. ; GOMES, R. S. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; JORGE, L. C. . Programa de Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial na área de duplicação da BR-470/SC, Trecho Navegantes ? Divisa SC/RS, municípios de Navegantes, Ilhota, Gaspar, Blumenau e Indaial/SC. 2014.

40.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; SCHWENGBER, L. M. K. ; NOVASCO, E. C. . Prospecção Arqueológica na área de implantação da Barragem de Contenção no Curso do Ribeirão Braço do Trombudo, município de Braço do Trombudo/SC. 2014.

41.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; SCHWENGBER, L. M. K. ; NOVASCO, E. C. . Prospecção Arqueológica na área de implantação da Barragem de Contenção no Curso do Rio Perimbó, municípios de Petrolândia e Ituporanga/SC. 2014.

42.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; SCHWENGBER, L. M. K. ; NOVASCO, E. C. . Prospecção Arqueológica na área de implantação da Barragem de Contenção no Curso do Rio Taió, municípios de Mirim Doce/SC. 2014.

43.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; SCHWENGBER, L. M. K. ; NOVASCO, E. C. ; PACHECO, F. B. . Prospecção Arqueológica nas áreas impactadas pelo Alteamento da Barragem Oeste, município de Taió/SC. 2014.

44.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. ; SCHWENGBER, L. M. K. ; NOVASCO, E. C. ; PACHECO, F. B. . Prospecção Arqueológica nas áreas impactadas pelo Alteamento da Barragem Sul, município de Ituporanga e Chapadão do Lageado/SC. 2014.

45.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; CARDOSO, C. C. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; SILVA, H. Z. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. . Diagnóstico Arqueológico Prospectivo na área de Implantação da CGH Ilha do Turvo, Municípios de Cerro Azul e Doutor Ulysses /PR. 2014.

46.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; CARDOSO, C. C. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; SILVA, H. Z. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. . Diagnóstico Arqueológico Prospectivo na área de Implantação da CGH Melos, Municípios de Cerro Azul e Doutor Ulysses /PR. 2014.

47.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; MELLO, A. B. ; CARDOSO, C. C. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. ; SILVA, H. Z. ; JORGE, L. C. ; SOUZA, F. S. . Diagnóstico Arqueológico Prospectivo na área de Implantação da CGH Turvo, Municípios de Cerro Azul e Doutor Ulysses /PR. 2014.

48.
SCHWENGBER, V. L. ; NOVASCO, R. V. ; JORGE, L. C. ; MELLO, A. B. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; VIEIRA, R. P. . Diagnóstico Arqueológico Interventivo na área de Implantação de Condomínio no Santinho, Município de Florianópolis/SC. 2014.

49.
SCHWENGBER, V. L. ; POZZEBON NETO, O. A. ; MAFIOLETTI JUNIOR, L. ; JORGE, L. C. . Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial na área de duplicação da Rodovia BR-280, Trecho São Francisco do Sul - Jaraguá do Sul, municípios de São Francisco do Sul, Araquari, Joinville, Guaramirim de Jaraguá do Sul/SC. 2014.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRESSAN, L. L.; JORGE, L. C.; MORAES, A. Z.. Participação em banca de Letícia Cristina Obetier.Literatura infantil, imaginário e a narrativa de "Alice no país das maravilhas" de Lewis Carrol. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Barriga Verde.

2.
MORAES, H. J. P.; JORGE, L. C.; CARDOSO, D.. Participação em banca de Iuri Castelan Tavares.Graduação em Comunicação Social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
"O Imaginário de Brincar". 2017. (Oficina).

2.
Conferência: "O Imaginário Sagrado". 2017. (Outra).

3.
Seminário Avançado: As produções simbólicas das marcas de energético : uma análise dos quatro elementos em campanhas publicitarias pela perspectiva bachelardianco a. 2017. (Seminário).

4.
Seminário Avançado: Tons e sons na formação da identidade nacional brasileira: o papel dos programas de auditório , no rário e na TVea. 2017. (Seminário).

5.
Conferência: O sociocultural e o literário no ensino de língua(s): mídias e discurso. 2016. (Seminário).

6.
II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: políticas de formação nos países ibero-americanos. 2016. (Congresso).

7.
IV Encontro Rede Sul Letras. 2016. (Encontro).

8.
VIII Simpósio de Formação de Professores. 2016. (Simpósio).

9.
Conferência: "Psicanálise e Linguagem". 2015. (Seminário).

10.
II Congresso Internacional do CRI2I. Pregnância simbólica ou estereótipo: as narrativas tecidas pelos descendentes dos colonizadores acerca dos Xokleng no município de Pouso Redondo - SC. 2015. (Congresso).

11.
II Congresso Internacional do CRI2I. 2015. (Congresso).

12.
III Seminário de pesquisa PARFOR / II Seminário do OBEDUC/alfabetização PPGE/ I Seminário Regional do PROESDE Licenciaturas. 2015. (Seminário).

13.
VII SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores: Plano Nacional de Educação - proposições e desafios.O imaginário na educação patrimonial: estreitando os laços do pertencimento. 2015. (Simpósio).

14.
VII SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores: Plano Nacional de Educação - proposições e desafios. 2015. (Simpósio).

15.
Conferência: Análise gráfica de projetos. 2014. (Simpósio).

16.
Conferência: O projeto Modernidade/Colonialidade. 2014. (Seminário).

17.
GT - Mídia e cultura: perspectivas sobre o imaginário social. 2014. (Congresso).

18.
III Encontro Sul Brasileiro de Educação Patrimonial e I Seminário Nacional de Educação Escolar Indígena. 2014. (Seminário).

19.
Mesa redonda - Políticas de Formação Docente: desafios para o sistema nacional de formação e valorização dos profissionais da educaçãoaa. 2014. (Congresso).

20.
Palestra: "Oficina de Pesquisa do PARFOR". 2014. (Oficina).

21.
Palestra - Mídia e Cultura: perspectivas sobre o imaginário social. 2014. (Congresso).

22.
Palestra - Políticas de Graduação. 2014. (Congresso).

23.
Palestra - Sobre el Estudio. 2014. (Congresso).

24.
V SIMFOP - Simpósio sobre formação de professores: Educação Básica: desafios frente as desigualdades educacionaisAIS. 2013. (Simpósio).

25.
1º Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia1ª Jornada de Pesquisas em Curso. 2012. (Seminário).

26.
II Encontro Estadual de Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras de Santa Catarina. 2012. (Encontro).

27.
IV SIMFOP: Simpósio de Formação de Professores: currículo, escola e conhecimento. 2012. (Simpósio).

28.
IV SIMFOP- Simpósio de formação de professores: currículo, escola e conhecimento.Mesa Redonda: Mídia e conhecimento: perspectivas sobre a formação do Imaginário Social. 2012. (Simpósio).

29.
IV SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores currículo, escola e conhecimento.Comunicação Oral: Imaginário Infantil e Cultura: o discurso de cidadania no desenho animado Doki. 2012. (Simpósio).

30.
Oficina de Cinema. 2012. (Oficina).

31.
V Simpósio Internacional e VIII Fórum Nacional de educação. 2012. (Simpósio).

32.
V Simpósio Internacional e VIII Fórum Nacional de Educação.Mesa Temática: Tecnologias do Imaginário como dispositivos de sedução: um olhar para a educação na pós-modernidade. 2012. (Simpósio).

33.
A CABEÇA É UMA SÓ, AS COISAS SÃO DEMAIS DE MUITAS: Leitura de Imagens. 2011. (Oficina).

34.
Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.Comunicação Oral: Uso Social e Mediações do Desenho Animado Doki como recurso motivador de Aprendizagem. 2011. (Simpósio).

35.
Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná - CELLIP. 2011. (Simpósio).

36.
COLHEITA COMUM, CAPINAR SOZINHO: Práticas Leitoras. 2011. (Oficina).

37.
Conferência: "A falta, o excesso e o estranhamento na constituição/interpretação do corpus discursivo". 2011. (Outra).

38.
Conferência: "Em busca do corpo 'ideal': consumo, prazer e controle através da mídia de massa". 2011. (Outra).

39.
Conferência: "Literatura e cinema: a prática da adaptação". 2011. (Outra).

40.
Conferência: Criatividade e Inovação na Gestão Educacional. 2011. (Outra).

41.
Conferência: Criatividade no enfrentamento das adversidades. 2011. (Outra).

42.
Conferência: Geração de estratégias de intervenção social: a "Cultura Metrô" na transformação de Medellín. 2011. (Outra).

43.
Conferência: LUME: LiveUSB Mediated Educatio - um método para a adaptação, criação e implementação de cursos em locais de acesso a comuputadores e internet limitados. 2011. (Outra).

44.
Conferência: O desafio de promover a aprendizagem significativa em sala de aula. 2011. (Outra).

45.
II Encontro de Formadores do Projeto Agentes de Leitura: Porque a gente é agente. 2011. (Encontro).

46.
III Simpósio sobre Formação de professores: tecnologias e inovação na educação básica.Comunicação Oral: O signo à luz da semiótica: uma breve leitura do desenho animado. 2011. (Simpósio).

47.
IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE (IV EDUCS) I SEMINÁRIO INTERNACIONAL "EQUIDADE E COESÃO SOCIAL NO ENSIO SUPERIOR.O desenho animado Doki e os efeitos de sentido sobre cidadania: uma análise a partir das categorias de Guillermo Orozco. 2011. (Seminário).

48.
MESA 1:POLITÍCAS DE INVESTIGAÇÃO E DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ESPAÇO IBERO-AMERICANO. 2011. (Seminário).

49.
MESA 2: UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS. 2011. (Seminário).

50.
MESA 3: EDUACAÇÃO SUPERIOR NO SÉCULO XXI. 2011. (Seminário).

51.
Mesa redonda: Experiência educativas da Argentina, Suécia, Peru e Brasil em debate. 2011. (Outra).

52.
Mesa redonda: Experiências educativas da Espanha, Colômbia e Brasil em debate. 2011. (Outra).

53.
Oficina: "Estética e Política: modos de pensar a cultura". 2011. (Oficina).

54.
Oficina: "Linguagem e Cultura: os matizes da teoria e a pesquisa nas formas da ciência". 2011. (Oficina).

55.
Oficina: "Por que e como usar o cinema em sala de aula: uma abordagem emancípatória". 2011. (Oficina).

56.
Oficina: "Teoria da Relevância: aspectos metodológicos". 2011. (Oficina).

57.
Oficina: Criatividade na solução de problemas. 2011. (Outra).

58.
Palestra: " A prática pedagógica na educação básica: cenários e desafios". 2011. (Outra).

59.
Palestra: "Recursos financeiros públicos e plano nacional de educação". 2011. (Outra).

60.
Palestra: criatividade, pesquisa e tecnologia no ensino. 2011. (Outra).

61.
Palestra: criatividade, pesquisa e tecnologia no ensino. 2011. (Outra).

62.
PÃO OU PÃES É QUESTÃO DE OPINIÃES: Oralidade e formação do leitor. 2011. (Oficina).

63.
Seminário Avançado: "Língua natural e processos de conversão de registros de representação semiótica em matemática". 2011. (Seminário).

64.
SIMFOP. 2011. (Simpósio).

65.
TEMPOS, TRAVESSIA DA GENTE: Memória, identidade e cidadania - ritos de passagem (Oficina). 2011. (Oficina).

66.
TUDO QUE JÁ FOI É O COMEÇO DO QUE VAI VIR: Dinamização de acervos (Oficina). 2011. (Oficina).

67.
UM SENTIR É DO SENTENTE; OUTRO É DO SENTIDOR: Práticas do Agente: modos de usar, modos de ousar. 2011. (Oficina).

68.
V Congresso Internacional de Educação Unibave: criatividade e inovação. 2011. (Congresso).

69.
V Congresso Internacional de Educação UNIBAVE: criatividade e inovação. Observação participante como técnica: contribuições metodológicas para a pesquisa social em educação. 2011. (Congresso).

70.
Monitoria: CELSUL- Círculo de Estudos Linguísticos do Sul -. 2010. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Moraes, Heloisa Juncklaus Preis2015Moraes, Heloisa Juncklaus Preis ; JORGE, L. C. . A pregnância simbólica de um esteriótipo: as narrativas tecidas pelos descendentes dos colonizadores acerca dos Xokleng no município de Pouso Redondo - SC. Sociopoética (Online), v. 1, p. 4-26, 2015.

2.
MORAES, H. J. P.2016MORAES, H. J. P. ; JORGE, L. C. . OS DISPOSITIVOS SIMBÓLICOS UTILIZADOS PARA REAFIRMAÇÃO DA CONDIÇÃO INDÍGENA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO REGIME NOTURNO DA IMAGEM. Identidade! (Online), v. 21, p. 110-121, 2016.

3.
Moraes, Heloisa Juncklaus Preis2016Moraes, Heloisa Juncklaus Preis ; JORGE, L. C. . OS DISPOSITIVOS SIMBÓLICOS UTILIZADOS PARA REAFIRMAÇÃO DA CONDIÇÃO INDÍGENA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO REGIME NOTURNO DA IMAGEM. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. Ed. Esp., p. 1-6, 2016.

4.
MORAES, H. J. P.2016MORAES, H. J. P. ; JORGE, L. C. . O mito Xokleng e o Imaginário do Medo como memória e linguagem dos descendentes dos colonizadores do Alto Vale do Itajaí - SC. BOITATÁ, v. 2, p. 118-131, 2016.

5.
MORAES, H. J. P.2018MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; JORGE, L. C. . Sobre trilhos: a memória revisitada pelo apito do trem - um estudo com as lentes do Imaginário. DESENREDO (PPGL/UPF), v. 14, p. 160-176, 2018.

6.
MORAES, H. J. P.2017MORAES, H. J. P. ; JORGE, L. C. . A (imposição) do indígena Xokleng após contato com colonizadores: a potência poética como cena histórica. SCRIPTA UNIANDRADE, v. 15, p. 152-166, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
JORGE, L. C.. Os desafios no ensino da disciplina de Sociologia: possíveis estratégias de aproximação entre os discentes e as reflexões sociológicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
JORGE, L. C.. 'O Imaginário na Educação Patrimonial: estreitando os laços de pertencimento'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
JORGE, L. C.; MORAES, H. J. P. . Os dispositivos simbólicos utilizados para reafirmação da condição indígena: uma análise sob a ótica do regime noturno da imagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
JORGE, L. C.. O mito Xokleng e o Imaginário do Medo como memória e linguagem dos colonizadores do Alto Vale do Itajaí - SC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BRESSAN, L. L. ; JORGE, L. C. ; DAMAZIO, L. P. . ILHA DE VERA CRUZ, TERRA DE SANTA CRUZ E IMAGINÁRIO: UMA LEITURA DO INDÍGENA SOB A ÓTICA DA CARTA DE CAMINHA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
JORGE, L. C.. QUEM É O ÍNDIO? A (RE)APRESENTAÇÃO DO INDÍGENA NO DOCUMENTÁRIO ?ÍNDIOS NO BRASIL?: FRAGMENTOS DO IMAGINÁRIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
JORGE, L. C.. A (IM)POSIÇÃO DO SUJEITO INDÍGENA PELO POETA LINDOLF BELL NO ?POEMA PARA O ÍNDIO XOKLENG?: REFLEXÕES DO IMAGINÁRIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
JORGE, L. C.. Semblantes do tempo e trajeto antropológico em A incrível história de Adalina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
JORGE, L. C.. A estrada de ferra Teresa Cristina: memórias revividas ao apito do trem a partir da ótica dos estudos do imaginário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L. C. ; LUCAS, A. P. M. . Expressões e processo simbólicos: cacique Tuba-nharô transformado em herói. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 9:26:01