Tainã Aynoã dos Santos Barros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7663028372044110
  • Última atualização do currículo em 06/07/2018


Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Juazeiro - BA. Estuda poder, desenvolvimento e desigualdade a partir do recorte de gênero e das questões de moradia em conjuntos habitacionais, com experiência também nas questões sobre mulheres e desigualdades, e mulheres no contexto de trabalho relacionado ao serviço doméstico remunerado. Atualmente tem se voltado ao estudo de temas nas áreas de antropologia visual, antropologia das emoções, sociologia urbana e arte (fotografia, teatro e cinema). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tainã Aynoã dos Santos Barros
Nome em citações bibliográficas
AYNOA, T.;BARROS, T.A.S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Ciências Sociais - UNIVASF.
Av. Antonio Carlos Magalhães
Country Club
48902-300 - Juazeiro, BA - Brasil
Telefone: (74) 21027639


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Mulheres em ?Nova Vida? Um estudo sobre moradoras de um conjunto habitacional, contempladas pelo programa ?Minha Casa Minha Vida?, em Petrolina ? PE.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Russel Parry Scott.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Mulheres; Moradia; Gênero; Poder; Desenvolviimento; Desigualdade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
2009 - 2014
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Título: ?Nova Vida?: sobre mulheres e moradia em um conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida..
Orientador: José Hermógenes Moura.




Formação Complementar


2014 - 2014
Roteiro. (Carga horária: 40h).
Centro Audio Visual Norte Nordeste, CANNE, Brasil.
2014 - 2014
Direção de Documentário. (Carga horária: 40h).
Centro Audio Visual Norte Nordeste, CANNE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Pesquisa: "Serviço Doméstico Remunerado: uma atividade em extinção?"

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica FAPESB, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Pesquisa: "De pé de fogão a secretária do lar: O que mudou na vida profissional da empregada doméstica nos municípios de Juazeiro e Uauá - BA a partir da Lei 5.859."

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica FAPESB, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Pesquisa: "Perfil do Legislativo nos Municípios de Juazeiro e Casa Nova - Bahia"


Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, CHESF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Participação em Consultoria, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10
Outras informações
Participante enquanto estudante da graduação em Ciências Sociais da UNIVASF, em equipe de socioantropologia no estudo de Impactos Socioambientais e de Valoração Econômica dos Danos Ambientais causados pela passagem da linha de transmissão Cabrobó/Pedra Branca 69 kV na Terra Indígena Truká, contratados pela empresa NE Consult. Este estudo está sendo coordenado pelo antropólogo Russell Parry Scott da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, e tendo como sub-coordenadora da equipe sócio-antropológica Eliana de Barros Monteiro, antropóloga que já desenvolve pesquisas com comunidades indígenas no Nordeste, mais especificamente na terra indígena do presente estudo, professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco.


Secretaria Municipal da Mulher - Petrolina, SMM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estágiária Voluntária, Enquadramento Funcional: Planejamento de Ações, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio voluntário no órgão e em diálogo com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Petrolina - PE, visando adquirir experiência profissional, sobretudo com interesse em contribuir nas ações voltadas para as mulheres da região.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágiária, Enquadramento Funcional: Planejamento de Ações, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio Curricular Obrigatório


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Antropologia da Saúde


Centro de Estudos e Formação da Bahia, CEFESB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professora à convite para ministrar disciplina sobre Ética e Educação em turmas de Pedagogia e pós-graduação em Psicopedagogia. Polo Petrolina - PE.



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Serviço Doméstico Remunerado: uma atividade em extinção?
Descrição: Este estudo objetiva analisar o serviço doméstico remunerado na região do Submédio São Francisco e se divide em duas partes. A primeira contextualiza o mercado de trabalho feminino na geração de renda e o papel dessa atividade como principal fonte de ocupação da mulher na região. A segunda, mensura a categoria das trabalhadoras domésticas usando as variáveis faixa etária, cor, posição na família e na ocupação, rendimentos e jornada de trabalho para traçar um quadro da realidade do serviço doméstico remunerado nos municípios Casa Nova, Remanso, Barra, Pilão Arcado, e Xique ? Xique na Bahia, nesta segunda fase para comparar os resultados já obtidos nos municípios de Juazeiro, Sobradinho, Uauá e Curaçá. Como esse serviço constitui culturalmente o lugar da mulher e a execução dessa tarefa não exige nenhuma qualificação, o emprego doméstico historicamente tem se constituido refúgio das trabalhadoras com baixa escolaridade e sem treinamento, considerado pela sociedade ocupação subalterna e fora do circuito mercantil. Funciona ainda como porta de entrada para as jovens migrantes rural-urbanas. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, na compreensão de que pesquisa e ação podem e devem andar juntas na resolução de problemas que impedem a emancipação dos sujeitos neles envolvidos. Palavras-chave:Emprego Doméstico; Legislação Trabalhista; Gênero..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Tainã Aynoã dos Santos Barros - Integrante / Eduardo Neves Rocha de Brito - Integrante / Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira - Coordenador.
2011 - 2012
De pé de fogão a secretária do lar: O que mudou na vida profissional da empregada doméstica nos municipios de Juazeiro e Uauá, BA, a partir da Lei 5.859
Descrição: Este estudo analisou o serviço doméstico remunerado em quatro municípios da região do Submédio São Francisco e se dividiu em duas partes. A primeira contextualizou o mercado de trabalho feminino na geração de renda e o papel dessa atividade como principal fonte de ocupação da mulher na região. A segunda, mensura a categoria das trabalhadoras domésticas usando as variáveis faixa etária, cor, posição na família e na ocupação, rendimentos e jornada de trabalho para traçar um quadro da realidade do serviço doméstico remunerado nos municípios Juazeiro, Sobradinho, Uauá e Curaçá na Bahia. Como esse serviço constitui culturalmente o lugar da mulher e a execução dessa tarefa não exige nenhuma qualificação, o emprego doméstico historicamente tem se constituido refúgio das trabalhadoras com baixa escolaridade e sem treinamento, considerado pela sociedade ocupação subalterna e fora do circuito mercantil. Funciona ainda como porta de entrada para as jovens migrantes ruralurbanas. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, na compreensão de que pesquisa e ação podem e devem andar juntas na resolução de problemas que impedem a emancipação dos sujeitos neles envolvidos. Palavras Chave: Empregada doméstica, Mercado de Trabalho, Gênero. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Integrantes: Tainã Aynoã dos Santos Barros - Integrante / Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira - Coordenador / Eduardo Neves Rocha de Brito - Integrante..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Tainã Aynoã dos Santos Barros - Integrante / Eduardo Neves Rocha de Brito - Integrante / Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
2010 - 2014
CASA NOVA: INTERVENÇÃO DO PODER E ESTRATÉGIAS CAMPONESAS - Os transferidos da barragem de Sobradinho 30 anos depois.
Descrição: Participação como pesquisadora na realização das entrevistas, na etapa final da pesquisa, final do ano de 2013, com pessoas que foram transferidas das cidades atingidas pelo lago de Sobradinho, 30 anos depois de sua implantação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Tainã Aynoã dos Santos Barros - Integrante / Eduardo Neves Rocha de Brito - Integrante / Ghislaine Duque - Coordenador / Cinthia Andrade Pinto - Integrante.
2010 - 2011
Perfil do Legislativo nos municípios de Juazeiro e Casa Nova - Bahia.
Descrição: Estudou-se a relação entre os poderes Executivo e Legislativo no município de Juazeiro ? BA, conseqüências da relação na estruturação do legislativo municipal, e atuação dos vereadores a partir de suas atribuições ao atendimento do povo. A ideia da tripartição dos poderes tem a finalidade de destacar as funções do Estado: legislar, administrar e julgar a partir de órgãos específicos, autônomos em suas tarefas. De acordo com a constituição de 1988 a República Federativa do Brasil constitui-se Estado Democrático de Direito, com a união indissolúvel dos estados e municípios e do Distrito Federal, compreendendo essas unidades como autônomas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Tainã Aynoã dos Santos Barros - Integrante / Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira - Coordenador / Thayana Rafaela Lins Tavares - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.


Projetos de extensão


2009 - 2012
Varrendo a desesperança - Reciclando a Vida
Descrição: Descrição: O crescimento da população e o estímulo ao consumo de produtos industrializados descartáveis tem aumentado a quantidade e a diversidade dos resíduos urbanos. A simples disposição dos resíduos industriais comerciais e domésticos em lixões faz com que eles estejam em vias de saturação. A utilização desses resíduos como matéria prima pode ser uma solução para o problema.Este projeto propõe-se a inserir no processo produtivo de reciclagem de embalagens PET, catadores do lixão a ceu aberto do município de Juazeiro Bahia, na perspectiva da sua organização como categoria profissional e geração de trabalho dígno e renda, problematizando os fatores impulsionadores e limitadores da expansão da gestão ambiental no cenário local. PALAVRAS CHAVE: Reciclagem, Impactos Ambientais, Catadores de Materiais Recicláveis, Embalagem PET..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Social.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica/Especialidade: Gênero.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Desenvolvimento.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, L. M. S. R. ; BRITO, E.N.R. ; AYNOA, T. . Serviço Doméstico Remunerado na Contramão do Trabalho Decente. In: Delcides Marques; Cláudio Roberto dos Santos de Almeida. (Org.). As Ciências Sociais no Nordeste: Um Desafio.. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 1, p. 357-360.

2.
AYNOA, T.; OLIVEIRA, L. M. S. R. . O Impacto do Legislativo no Desenvolvimento Sustentável no Município de Juazeiro - BA. In: Delcides Marques; Cláudio Roberto dos Santos de Almeida. (Org.). As Ciências Sociais no Nordeste: Um Desafio.. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 1, p. 263-267.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARROS, T.A.S.. Melancolia e narrativas do cotidiano ? sobre ?Velma Viu a Vida?. Ponto Crítico.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, L. M. S. R. ; AYNOA, T. ; BRITO, E.N.R. . Emprego doméstico remunerado no submédio São Francisco: Representações Sociais e Perspectivas. In: XV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (XV CISO) e PRÉ-ALAS Brasil, 2012, Teresina, PI.. Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paisagem Humana no Norte/Nordeste: Desafios e Perspectivas, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, T.A.S.. Feminismo contemporâneo, identidade de gênero e cultura do estupro.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARROS, T.A.S.. Gênero e Diversidade Sexual na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BRITO, E.N.R. ; OLIVEIRA, L. M. S. R. ; BARROS, T.A.S. . EMPREGO DOMÉSTICO REMUNERADO: UM ESTUDO SOBRE AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DA PROFISSÃO EM MUNICÍPIOS DA BAHIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
OLIVEIRA, L.M.S. ; AYNOA, T. ; BRITO, E.N.R. . De pé de fogão a secretária do lar: O que mudou na vida profissional da empregada doméstica na região do Submédio São Francisco a partir da Lei 5.859. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
AYNOA, T.; OLIVEIRA, L.M.S. . O Impacto do Legislativo no Desenvolvimento Sustentável no Município de Juazeiro ? BA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
OLIVEIRA, L. M. S. R. ; AYNOA, T. ; BRITO, E.N.R. . Serviço Doméstico Remunerado na Contramão do Trabalho Decente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OLIVEIRA, L.M.S. ; AYNOA, T. . O Impacto do Legislativo no Desenvolvimento Sustentável no Município de Juazeiro ? BA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
OLIVEIRA, L. M. S. R. ; AYNOA, T. ; BRITO, E.N.R. . Trabalho Doméstico: uma profissão em extinção?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
OLIVEIRA, L. M. S. R. ; AYNOA, T. ; BRITO, E.N.R. . Emprego doméstico remunerado no Submédio São Francisco: representações sociais e perspectivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BRITO, E.N.R. ; AYNOA, T. ; OLIVEIRA, L. M. S. R. . EMPREGO DOMÉSTICO REMUNERADO EM SOBRADINHO-BA E CURAÇÁ-BA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
AYNOA, T.; BRITO, E.N.R. ; OLIVEIRA, L. M. S. R. . EMPREGO DOMÉSTICO REMUNERADO E A CONDIÇÃO DO GÊNERO FEMININO NA PROFISSÃO: UM ESTUDO NOS MUNICÍPIOS DE JUAZEIRO E UAUÁ BA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BARROS, T.A.S.. Consultoria para desenvolvimento e planejamento de ações locais. 2013.

Trabalhos técnicos

Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
BARROS, T.A.S.. #QueriaEstarMorta. 2015. Fotografia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
28ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2012. (Congresso).

2.
II Encontro Estadual de Donas de Casa. 2012. (Encontro).

3.
III Encontro Regional de Estudantes de CIências Sociais Norte/Nordeste.O Impacto do Legislativo no Desenvolvimento Sustentável no Município de Juazeiro ? BA. 2012. (Encontro).

4.
III Encontro Regional de Estudantes de CIências Sociais Norte/Nordeste.Serviço Doméstico Remunerado na Contramão do Trabalho Decente. 2012. (Encontro).

5.
I Semana de Ciências Sociais da Univasf. O Impacto do Legislativo no Desenvolvimento Sustentável no Município de Juazeiro ? BA. 2012. (Congresso).

6.
I Semana de Ciências Sociais da Univasf. Serviço Doméstico Remunerado na Contramão do Trabalho Decente. 2012. (Congresso).

7.
V Ciclo de Estudos em Ciências Sociais (CESO 2012) VI Colóquio Internacional de Ciências Sociais.Trabalho Doméstico: uma profissão em extinção?. 2012. (Outra).

8.
XV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (XV CISO) e PRÉ-ALAS Brasil. Emprego doméstico remunerado no Submédio São Francisco: representações sociais e perspectivas. 2012. (Congresso).

9.
Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais do Nordeste - I ERECS. 2010. (Encontro).

10.
WORKSHOP Rio São Francisco: cultura, identidade e desenvolvimento. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUTO, Jose Fernando ; AYNOA, T. . II Seminário do Trabalho no Vale do São Francisco - DESENVOLVIMENTO REGIONAL, CONEXÕES ENTRE O GLOBAL E O LOCAL.. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 8:11:06