Luiz Fernando Valter de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8632761074851927
  • Última atualização do currículo em 21/03/2014


Economista com formação em gestão da inovação e desenvolvimento tecnológico, bacharel em ciências econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua em linha de pesquisa com ênfase nas discussões em desenvolvimento industrial e mudança tecnológica e institucional. É sócio e diretor da Neoprospecta Life Science, start-up de biotecnologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Fernando Valter de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, L. F. V.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Graduação em ciências econômicas.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: O Processo de Desindustrialização e a Relativa Estagnação da Economia Brasileira no Pós-1980: Uma Interpretação Neo-Schumpteriana.
Orientador: Júlio Eduardo Rohenkohl.




Formação Complementar


2012 - 2012
Curso de Formação - Agentes Locais de Inovação. (Carga horária: 214h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre, SEBRAE/RS, Brasil.
2010 - 2010
Macroeconomia e Desenvolvimento.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF.


Atuação Profissional



Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre, SEBRAE/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Quadro externo, Enquadramento Funcional: Agente local de inovação/Assessoria em MPEs, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O programa disponibiliza para pequenas empresas do Estado do Rio Grande do Sul assessoria especializada e gratuita para o desenvolvimento de inovações tecnológicas em produtos e processos nos setores da Indústria, Comércio e Serviços. Está assessoria tem por finalidade criar uma cultura sistemática de gestão da inovação na empresa por meio da introdução de práticas inovadoras em serviços, produtos, processo, marketing e estrutura organizacional. Bem como, identificar oportunidades de inovação, junto ao empresário, que possam se transformar em vantagens competitivas para as empresas. Entre os objetivos do programa estão: i) aumentar a competitividade das pequenas empresas no Rio Grande do Sul; ii) Criar uma cultura de inovação e gestão da inovação nestas empresas; iii) Auxiliar no desenvolvimento de produtos e processos em pequenas empresas; iv) Aumentar o faturamento e lucro das pequenas empresas no RS.


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora (SB), Carga horária: 40


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 30


Neoprospecta Pesquisa e Consultoria, NEOPROSPECTA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Sócio fundador, Enquadramento Funcional: Consultor


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista Voluntário, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário


Prefeitura Municipal de Santa Maria, P/SANTA MARIA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Atividades

08/2008 - 09/2009
Estágios , Secretaria de Finanças, Setor de Dívida Ativa.

Estágio realizado
trabalhando no setor de dívida átiva fazendo parcelamento referente às dívidas de IPTU,ISSQN,taxas de vistorias de estabelecimentos e demais impostos bem como a ánalise e cálculo dessas dívidas e seu lançamento e cadastro no sistema..


Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Desindustrialização, reprimarização produtiva e poupança externa: análise neo-schumpeteriana da relativa estagnação econômica brasileira no período pós-1980
Descrição: O projeto de pesquisa procura levantar novas questões e hipóteses para melhor compreender o desempenho econômico brasileiro no período pós-1980 até os dias atuais, uma fase da história econômica nacional por muitos analistas econômicos percebida como de relativa-estagnação . A intenção principal do projeto é a de indicar que a baixa performance da economia brasileira nas últimas três décadas está correlacionada aos seus processos de desindustrialização e reprimarização produtiva. A pesquisa procurará evidenciar que os processos de desindustrialização e reprimarização produtiva foram determinados pelo não ingresso brasileiro de forma dinâmica a terceira revolução tecnológica (microeletrônica) que irrompeu a partir de meados da década de 1970 nas economias desenvolvidas, e pelos movimentos internacionais de capitais financeiros e produtivos caracteristicos desse período. Também, será evidenciado que o não ingresso de forma dinâmica a terceira revolução tecnológica deve-se a estratégia nacional de crescimento dependente do aporte poupança externa. Dessa forma, o presente projeto de pesquisa objetiva aprofundar o entendimento do efeito debilitador que a mudança tecnoprodutiva no cenário internacional trouxe para a dinâmica econômica brasileira e enfatizar a necessidade da instituição de uma estratégia nacional de desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luiz Fernando Valter de Oliveira - Integrante / Marcelo Arend - Coordenador.
2009 - Atual
A construção de um estado democrático para o desenvolvimento no Brasil: funçoes econômicas e controle na sociedade
Descrição: Cátedra IPEA para o desenvolvimento: O problema de pesquisa é investigar porque e como Estado brasileiro deve estar capacitado para cumprir funções adequadas ao desenvolvimento.Ao discutir a forma desse Estado, estaremo indagando pelos meios (instituições) que poderiam estabelecer o controle democrático da sociedade sobre o Estado, considerando as condições materiais e sociais para a construção de um estado desenvolvimentista de novo tipo no Brasil.Pretende-se, portanto, responder com o esclarecimento dos motivos que fundamentam um papel pratagonista do estado em favor do desenvolvimento econômico nacional e com a preposição de formas institucionais que submetam o Estado aos interesses da maioria da população..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico/Especialidade: MACROECONOMIA E DESENVOLVIMENTO.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial/Especialidade: Mudança Tecnológica.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARION FILHO, P. J2011MARION FILHO, P. J ; OLIVEIRA, L. F. V. . A especialização e a concentração da produção de leite nas microrregiões do Rio Grande do Sul (1990 2007). Ensaios FEE (Online), v. 31, p. 635-647, 2011.

2.
ITURRIET, Róber2011ITURRIET, Róber ; OLIVEIRA, L. F. V. ; GUMA, Mitcheia . Dos Valores Individualistas aos caminhos De Superação. Revista de Estudos Sociais (UFMT), v. 1, p. 87-105, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, L. F. V.. Industrialização, Urbanização e Mobilidade populacional no Brasil 1950-1980. In: III Jornadas Internacionais de Estratégias Macro do Humanismo Econômico, 2010, Santa Maria. Los Planes Esperanza del Humanismo Económico. Santa Maria: Facos- UFSM, 2010. v. 2. p. 1059-1073.

2.
OLIVEIRA, L. F. V.. Regime de acumulação e dinâmica socioambiental 1950-1980. In: IV Encontro de Economia Catarinense, 2010, Criciúma. A Retomada do Planejamento: Construindo uma Agenda Regional e Nacional, 2010.

3.
OLIVEIRA, L. F. V.. Desenvolvimento, industrialização, mobilidade populaconal e meio ambiente : a dinâmica da degradação ambiental de 1950-1980 e a perspectiva do desenvolvimento sustentável com funções democráticas. In: Desenvolvimento Econômico e Democracia no Brasil, 2010, Porto Alegre. Seminário nacional: Desenvolvimento Econômico e Democracia no Brasil, 2010.

4.
OLIVEIRA, L. F. V.; MARION FILHO, P. J . A especialização e a concentração da produção de leite nas microrregiões do Rio Grande do Sul (1990 - 2007). In: 5º Encontro de Economia Gaúcha., 2010, Porto Alegre. 5º Encontro de Economia Gaúcha., 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, L. F. V.. Industrialização, Urbanização e Mobilidade populacional no Brasil 1950-1980. In: III Jornadas Internacionais de Estratégias Macro do Humanismo Econômico, 2010, Santa Maria. Informe Económico CIEC. Córdoba - Argentina: Taller General de Imprenta, 2010. p. 42-43.

2.
OLIVEIRA, L. F. V.; AREND, M. . Desindustrialização, reprimarização produtiva e poupança externa: análise neo- schumpeteriana da relativa estagnação econômica brasileira no período pós-1980. In: 25º jornada integrada da UFSM, 2010, Santa Maria. 25º jornada integrada da UFSM, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
MARION FILHO, P. J ; OLIVEIRA, L. F. V. . A especialização e a concentração da produção de leite nas microrregiões do Rio Grande do Sul (1990 - 2007). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
OLIVEIRA, L. F. V.. Desenvolvimento, industrialização, mobilidade populacional e meio ambiente : a dinâmica da degradação ambiental de 1950-1980 e a perspectiva do desenvolvimento sustentável com funções democráticas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
OLIVEIRA, L. F. V.. Regime de acumulação e dinâmica socioambiental 1950-1980. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
OLIVEIRA, L. F. V.. Industrialização, Urbanização e Mobilidade populacional no Brasil 1950-1980. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ITURRIET, Róber ; OLIVEIRA, L. F. V. ; GUMA, Mitcheia . Dos valores individualistas aos caminhos de superação 2009 (Programa das Nacões Unidas para o Desenvolvimento 2009 (Artigo acadêmico)).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, L. F. V.. Relatório Parcial de Pesquisa: Políticas Ambientais no Brasil. 2010. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Desenvolvimento e Democracia no Brasil. 2010. (Seminário).

2.
IV Encontro de Economia Catarinense. A retomada do Planejamento: Construindo uma Agenda Nacional e Regional. 2010. (Congresso).

3.
XIV Semana Acadêmica de Economia da UFSM. A Conjuntura Atual da Economia Brasileira e a Perspectiva de Eleição de um Novo Presidente. 2010. (Encontro).

4.
Globalização e Desenvolvimento Polêmicas Políticas e Socioculturais.. 2009. (Seminário).

5.
II Encontro Internacional Da Associação Keynesiana Brasileira: Instabilidade Financeira no Capitalismo Contemporâneo. 2009. (Encontro).

6.
Jornadas Bolivarianas::Política dos Estados Unidos para a América Latina. 2009. (Seminário).

7.
XIV ENESUL encontro dos economistas da região sul. 2009. (Encontro).

8.
A economia gaucha e a crise das finanças estaduais. 2008. (Outra).

9.
Seminário: Marx Atualidades e Controvércia. 2008. (Seminário).

10.
VIII painel econômico. 2008. (Outra).

11.
XIII semana acadêmica de economia. 2008. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 22:09:04