Eduardo Venanzoni

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2568736245891365
  • Última atualização do currículo em 30/03/2018


Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2017). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2015). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2011). Atualmente é professor assistente do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA. Ocupa o cargo de Diretor de Arquitetura, Urbanismo e Planejamento Urbano na Prefeitura Municipal de Lorena/SP desde 2013. É membro-titular do Conselho Municipal de Política de Desenvolvimento Urbano de Lorena - CONCIDADE Lorena (2017-2019). Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase na elaboração e gestão de projetos públicos, orçamento e fiscalização de obras, planejamento urbano e plano diretor. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Venanzoni
Nome em citações bibliográficas
VENANZONI, Eduardo


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Planejamento Urbano e Regional.
Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.
Título: Violência e Território na Escala do Urbano e Regional: Análise do Homicídio Doloso no Município de Lorena/SP,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Pedro Ribeiro Moreira Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2015
Especialização em Gestão Pública Municipal. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Planejamento Urbano: Da cidadania à produção de cidades.
Orientador: José Roberto Gomes.
2007 - 2011
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Cidade Ciclável: Uma proposta para Lorena (SP).
Orientador: Arlete Maria Francisco.
2003 interrompida
Graduação interrompida em 2006 em Engenharia Industrial Química.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Ano de interrupção: 2006
1999 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Técnico de Lorena, COTEL, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Precariedade Habitacional em Pequenos Municípios. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2013 - 2014
Instrumentos do Estatuto da Cidade. (Carga horária: 70h).
Lincoln Institute of Land Policy, LINCOLNInst, Estados Unidos.
2013 - 2013
Capacitação em Gestão de Equipamentos Públicos. (Carga horária: 80h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Lorena, PML, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Em comissão, nível "CC-III", Carga horária: 48
Outras informações
Cargo: Subsecretário de Planejamento Urbano, Arquitetura e Urbanismo. Lotado na Secretaria Municipal de Obras e Planejamento Urbano.


Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 2, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas ministradas: Introdução a Arquitetura e Urbanismo; Projeto Urbano e Paisagístico I.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina ministrada: Projeto Urbano e Paisagístico I


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estudante de Arquitetura e Urbanismo
Outras informações
Atuação em projetos de pesquisa (extensão)


Opera Krios - Empresa Junior de Arquitetura e Urbanismo, OK!, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante de Arquitetura e Urbanismo
Outras informações
Cargo: Diretor Financeiro. Função: Direção; Administração e; Execução de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.


Prefeitura Municipal de Martinópolis (SP), PMM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estudante de Arquitetura e Urbanismo
Outras informações
Implementação do Plano Diretor Urbanístico do Município


Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau (SP), PMPV, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estudante de Arquitetura e Urbanismo
Outras informações
Elaboração do Plano Diretor Urbanístico do Município



Projetos de extensão


2010 - 2011
Opera Krios Empresa Junior de Arquitetura e Urbanismo
Descrição: A ?Opera Krios? foi uma idealização de alunos do curso de arquitetura e urbanismo da UNESP de Presidente Prudente, com apoio do corpo docente e financiamento da Pró-Reitoria de Extensão Universitária ? PROEX. Esse projeto de extensão, em pleno funcionamento até a presente data, tem por finalidade servir aos graduandos como porta de entrada no mercado de trabalho, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio da vivência empresarial, a partir da realização de projetos e serviços na área de arquitetura, urbanismo e paisagismo. O objetivo da empresa júnior é contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo, apresentando aos alunos a experiência do trabalho, a fim de que desenvolvam suas habilidades profissionais. Em contrapartida, são oferecidos, ao mercado e à sociedade em geral, serviços de qualidade a um baixo custo. Em sua primeira gestão, entre agosto de 2010 e agosto 2011, foram realizados, além de todos os tramites legais e burocráticos para a abertura e estabelecimento da empresa, trabalhos em distintas áreas, a citar: Sinalização viária para Presidente Prudente (SP); Projeto arquitetônico para a sede da Associação dos Deficientes Físicos de Lorena (ADEFIL) e; Projeto de uma praça de lazer em Presidente Prudente (SP).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eduardo Venanzoni - Integrante / Carolina Lotufo Bueno Bartolomei - Coordenador / Elton Ritochi Maeda - Integrante / Fernando Luis Velázquez - Integrante / Gabriel Vieira Dyonisio - Integrante / Maíra Furlan - Integrante / Alessandra Antoniolli Passalacqua - Integrante / Maurício de Oliveira Almeida - Integrante / Laissa Kaori Mano - Integrante / Ana Carolina Álvares Capelozza - Integrante / Luciana Akie Sasaki - Integrante / Heloísa Leite Bernardes - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEX - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Implementação do Plano Diretor Urbanístico de Martinópolis, SP
Descrição: Martinópolis, município do oeste paulista com população de cerca de 25 mil habitantes, possui desde 2006 um Plano Diretor Urbanístico. Para a implementação do mesmo, firmou-se um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (UNESP). Tal convênio vigorou até julho de 2010, servindo de projeto de extensão a uma equipe formada por alunos e professores da arquitetura e urbanismo, que propôs, então, projetos para a cidade, a citar o Plano de Transportes e Mobilidade e Urbana, que planejou um sistema cicloviário com 20 km de faixas exclusivas para circulação de bicicletas nas vias públicas e estabeleceu diretrizes gerais para o planejamento e execução de calçadas nas áreas urbanas do município. Além disso, elaborou-se uma lei complementar que instituiu as diretrizes para a implantação de loteamentos de chácaras de recreio no município e organizou-se a 3ª Conferência Municipal da Cidade, com o lema: Cidades para Todos e Todas com Participação Popular e Controle Social e o tema: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano".
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eduardo Venanzoni - Integrante / José Roberto Fernandes Castilho - Coordenador / Thiago Emerich - Integrante / Danilo Barbosa - Integrante / Arthur Felipe da Costa Rosa - Integrante / Felipe Paulino Dubiela - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2008
Elaboração do Plano Diretor Urbanístico de Presidente Venceslau, SP
Descrição: Em setembro de 2007, a Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau, município do oeste paulista com cerca de 40 mil habitantes, firmou convênio com a Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (UNESP) para realizar estudo referente ao planejamento urbano, com o objetivo de fornecer elementos para que a cidade cumpra suas funções sociais. Uma equipe multidisciplinar, formada por estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Engenharia Cartográfica, coordenada por uma equipe docente especializada no tema, trabalhou, então, através de um projeto de extensão acadêmica, na elaboração do anteprojeto de lei do Plano Diretor Urbanístico do citado município, delineando políticas e instrumentos para o adequado ordenamento territorial da cidade. Foram abordados temas como: Zoneamento de uso e ocupação do solo; Expansão urbana; Parcelamento do solo urbano; Estudo de impacto de vizinhança; Equipamentos públicos; Saneamento ambiental; Circulação urbana e transporte cicloviário; Acessibilidade e; Patrimônio cultural. Os estudos foram concluídos em outubro de 2008, quando o anteprojeto de lei do Plano Diretor, após ser apresentado à população por meio de audiências públicas, foi encaminhado à Câmara Municipal para discussão e votação.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Eduardo Venanzoni - Integrante / Luis Gustavo Bonora Vidrih Ferreira - Integrante / Fernando Henrique de Azevedo - Integrante / Edmur Azevedo Pugliesi - Integrante / Márcio Rogério Pontes - Integrante / Monique Sacardo Ferreira - Integrante / Eder Henrique Viana - Integrante / Rafael Duarte - Integrante / José Roberto Fernandes Castilho - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Política Urbana.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais/Especialidade: Legislação Urbana e Regional.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais/Especialidade: Aspectos Físico-Ambientais do Planejamento Urbano e Regional.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo/Especialidade: Projetos de Espaços Livres Urbanos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VENANZONI, Eduardo. A natureza na cidade: um direito ou um produto?. Vale Vivo, Lorena (SP), p. 02 - 02, 30 set. 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, Luiz Fernando Vargas Malerba ; VENANZONI, Eduardo . Introdução à Disciplina Urbanística da Propriedade: Revisão Bibliográfica. In: XI Encontro de Iniciação Científica, IX Mostra de Pós Graduação e I Mostra de Extensão das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila (FATEA), 2014, Lorena, SP. XI Encontro de Iniciação Científica, IX Mostra de Pós Graduação e I Mostra de Extensão, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
VENANZONI, Eduardo. 'Políticas Públicas: Estatuto da Cidade e Plano Diretor' - Palestra ministrada para os alunos do curso de Filosofia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) - Unidade de Lorena. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VENANZONI, Eduardo. Seminário 'Que cidade queremos?' - Palestrante na mesa coordenada de discussão 'O papel da Universidade da discussão da cidade que queremos' promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila (FATEA) - Lorena, SP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VENANZONI, Eduardo; FRANCISCO, Arlete Maria . Os antigos caminhos do Vale do Paraíba e um atual sistema cicloviário para Lorena (SP). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VENANZONI, Eduardo; FRANCISCO, Arlete Maria . Sistema cicloviário para Lorena, a partir de seus antigos caminhos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VENANZONI, Eduardo; FRANCISCO, Arlete Maria . Sistema cicloviário para Lorena, a partir de seus antigos caminhos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
VENANZONI, Eduardo; EMERICH, Thiago . Plano Cicloviário de Martinópolis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VENANZONI, Eduardo. Mobilidade acessível e inclusiva na via pública: As três faixas da calçada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VENANZONI, Eduardo; FERREIRA, Luis Gustavo Bonora Vidrih ; AZEVEDO, Fernando Henrique . Plano de Arborização e Criação de Parques Públicos para Presidente Venceslau - SP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
VENANZONI, Eduardo; FERREIRA, Luis Gustavo Bonora Vidrih ; AZEVEDO, Fernando Henrique . Plano de Melhorias na Acessibilidade e Mobilidade de Presidente Venceslau - SP.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FERREIRA, Luis Gustavo Bonora Vidrih ; VENANZONI, Eduardo ; AZEVEDO, Fernando Henrique . Macrozoneamento e Delimitação de Áreas Especiais para Presidente Venceslau - SP (resumo de artigo). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
AZEVEDO, Fernando Henrique ; VENANZONI, Eduardo ; FERREIRA, Luis Gustavo Bonora Vidrih . Plano Cicloviário de Presidente Venceslau SP (co-autor). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FERREIRA, Luis Gustavo Bonora Vidrih ; VENANZONI, Eduardo ; FERREIRA, Gabriel Luis Bonora Vidrih . Plano Diretor e as Funções Sociais da Cidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
FERREIRA, Luis Gustavo Bonora Vidrih ; VENANZONI, Eduardo ; FERREIRA, Gabriel Luis Bonora Vidrih . Plano Diretor e as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VENANZONI, Eduardo. TJ Aparecida - TV Aparecida - Linhas férreas levam perigo aos moradores. Tema: Linhas férreas no perímetro urbano: impactos negativos e alternativas viáveis.. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
VENANZONI, Eduardo. Programa Manhã Viva - TV Canção Nova. Tema: Acessibilidade Urbana. Duração: 30 min. Data: 06.02. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
VENANZONI, Eduardo. SPTV - TV Fronteira - A importância de ciclovias para as cidades.. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Congresso Integrado do Conhecimento - Vida e Tecnologia: Fronteiras e Perspectivas.. 2015. (Congresso).

2.
3ª Conferência Municipal da Cidade - Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já". 2013. (Outra).

3.
5ª Conferência Estadual das Cidades - "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já" (Delegado do Segmento Poder Público Executivo Municipal). 2013. (Outra).

4.
O Controle das Obras - Seminário promovido pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Lorena (AEAL). 2013. (Seminário).

5.
1º Encontro sobre Ocupação das Várzeas do Rio Paraíba do Sul - Promovido pela Câmara Municipal de Lorena. 2012. (Encontro).

6.
"Conversa de Arquiteto" na FCT/UNESP - Palestra e exposição de projetos com os arquitetos Alvaro Puntoni e Fernando Viegas. 2011. (Encontro).

7.
III Exposição de Trabalhos de Pesquisa da FCT/UNESP para o Público Leigo.Os antigos caminhos do Vale do Paraíba e um atual sistema cicloviário para Lorena (SP). 2011. (Outra).

8.
Palestra FCT UNESP - A gestão de patrimônio cultural no centro histórico de Havana: história, conquista e desafios (Prof. M. Sc. Pablo Riaño San Marful - Universidad de La Habana). 2011. (Outra).

9.
XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP - 1ª fase - Presidente Prudente (SP). Sistema cicloviário para Lorena, a partir de seus antigos caminhos. 2011. (Congresso).

10.
XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP - 2ª fase - São Pedro (SP). Sistema cicloviário para Lorena, a partir de seus antigos caminhos. 2011. (Congresso).

11.
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca FCT UNESP.Imagens urbanas: a verticalização de São Paulo nos postais da coleção Daltozo - colaborador. 2010. (Outra).

12.
Congresso de Iniciação Científica de Arquitetura e Urbanismo de Presidente Prudente - CICAU 2009. Mobilidade acessível e inclusiva na via pública: As três faixas da calçada. 2009. (Congresso).

13.
Diálogos da Arquitetura e do Urbanismo FCT UNESP - Palestra: Habitação como um problema de arquitetura e urbanismo (Prof. Dr. João Marcos de Almeida Lopes - EESC/USP São Carlos). 2009. (Outra).

14.
Palestra FCT UNESP - Paisagem e Urbanidade - O caso de Palmas - TO (Prof. Dr. Glauco de Paula Cocozza - UFTO). 2009. (Outra).

15.
Semana da Arquitetura FCT UNESP 2009 - Concreto (a) ou Armado (a) ?. 2009. (Encontro).

16.
XXI Congresso de Iniciação Científica (CIC - UNESP) - São José do Rio Preto, SP. Plano Cicloviário de Martinópolis. 2009. (Congresso).

17.
XXI Congresso de Iniciação Científica (CIC - UNESP) - São José do Rio Preto, SP - Normalização para citação e referência bibliográfica de documentos impresso e eletônico. 2009. (Oficina).

18.
Diálogos da Arquitetura e do Urbanismo FCT UNESP - Palestra: Arquitetura Contemporânea Latino-Americana e Biblioteca, Arquitetura e Cultura (Prof. Dr. Hugo Massaki Segawa - FAU/USP São Paulo). 2008. (Outra).

19.
Diálogos da Arquitetura e do Urbanismo FCT UNESP - Palestra: Prática da arquitetura e do urbanismo diante dos processos de planejamento participativo: da prática ao ensino (Prof. Dr. Renato Pequeno). 2008. (Outra).

20.
Diálogos da Arquitetura e do Urbanismo FCT UNESP - Palestra: Redes de mobilidade urbana como estratégia urbanística: São Paulo, 1929-1980 (Prof. Dr. Renato Luiz Sobral Anelli). 2008. (Outra).

21.
Festival de Arquitetura e Urbanismo FCT UNESP. 2008. (Encontro).

22.
I Congresso de Extensão de Arquitetura e Urbanismo (CEAU SP) - Presidente Prudente, SP. Plano de Melhorias na Acessibilidade e Mobilidade de Presidente Venceslau - SP. 2008. (Congresso).

23.
XX Congresso de Iniciação Científica (CIC - UNESP) - São José dos Campos, SP. Plano de Arborização e Criação de Parques Públicos para Presidente Venceslau - SP. 2008. (Congresso).

24.
XX Congresso de Iniciação Científica (CIC - UNESP) - São José dos Campos,SP - Elaboração de resumos. 2008. (Oficina).

25.
XXXI EREA SP - Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. 2008. (Encontro).

26.
Diálogos da Arquitetura e do Urbanismo FCT UNESP - Palestra: Construções de madeira na Europa Central (Prof. Hansjöerg Hilti - Liechtenstein University of Applied Science - Faculty of Architekur Vaduz Liechtenstein). 2007. (Outra).

27.
Diálogos da Arquitetura e do Urbanismo FCT UNESP - Palestra: Construções em Terra Crua (Prof. Dr. Obede Borges Faria). 2007. (Outra).

28.
II Conferência Municipal da Cidade - Presidente Prudente, SP.Como aperfeiçoar a arrecadação dos tributos municipais?. 2007. (Outra).

29.
I Simpósio sobre Planos Diretores - Presidente Prudente, SP.Plano Diretor e as Funções Sociais da Cidade. 2007. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTILHO, José Roberto Fernandes ; VENANZONI, Eduardo ; BARBOSA, Danilo da Silva ; DUBIELA, Felipe Paulino ; ROSA, Arthur Felipe da Costa . 3ª Conferência Municipal da Cidade - Martinópolis, SP. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabela Marton Salomão. Ecovila Quinta das Flores - Proposta de uma Comunidade Ecológica Localizada em Lorena/SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

2.
Rogival Lopes de Mattos Filho. Centro de Excelência de Judô em Guaratinguetá, SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

3.
Whitney Oliveira Rolim FIlho. Contorno Viário: Um Caminho para a Requalificação da Região Central de Lorena - SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

4.
Evelyn Duarte da Silva. Centro Hoteleiro e Recreativo: Uma Nova Perspectiva para a Terceira Idade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

5.
Jackson Araújo Oliveira. Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES: Projeto para o Campi de Salinas - MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

6.
Barbara Maria Amorim Honorato Silva. Centro Integrado de Cultura - Proposta de Revitalização da Antiga Fábrica G.A.em Lorena/SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

7.
Olívia Alves Diana. Um Exercício de Gestão Democrática: Cartilha Colaborativa para Construção de Equipamentos Comunitários. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

8.
Naiara de Souza Ribeiro. Sistema de Qualificação de Espaços Livres Urbanos - A Articulação de Territórios Através de um Equipamento Cultural na Cidade de Lorena/SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

9.
Danilo Esbano de Castro Lima. O Novo Terminal Rodoviário Intermunicipal de Aparecida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

10.
Ana Carolina dos Santos Cordeiro. Desocupar o Risco / Ocupar o Vazio: Habitação de Interesse Social em Guaratinguetá/SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

11.
Laís Fernanda e Silva Gama Rossato. Parque Dom Bosco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

12.
Diego Leonardo Tannús Dias. Praça do Ciclista: Apoio, Lazer e Entretenimento para Ciclistas e Cicloturistas no Município de Guaratinguetá - SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

13.
Elton Barbosa da Silva de Oliveira. Remodelagem Urbana da Avenida Sete de Setembro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

14.
Mariangela Galvão Ribeiro. Vila dos Idosos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

15.
Vitória Rocha. Abrigos Temporários para Vítimas de Desastres Naturais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

16.
Rogéria Eliane Inácio Cordeiro de Oliveira. A Requalificação de um Vazio: Parque Urbano em Cruzeiro - SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

17.
Fernanda de Carvalho. Turismo de Aventura como Instrumento de Desenvolvimento Urbano: O Centro de Apoio ao Turista de Piquete, SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

18.
Gabriela Katie Silva Morita. Rotas Verdes: Intervenção no Centro de Lorena, SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

19.
Thiago Malta Rosa. Sinalização Turística para o Município de Queluz/SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

20.
Brenda Maria de Carvalho França. Arquitetura Industrial no Município de Cruzeiro/SP: Proposta para Requalificação Urbana do Entorno do Edifício do Antigo Frigorífico Cruzeiro S/A a partir de Projeto de um Parque Temático. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

21.
Eduardo Lourenço Nogueira da Silva. A Questão do Turismo nas Cidades do Circuíto Religioso: Projeto de um Hotel na Microrregião de Guaratinguetá/SP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.

22.
Thalita de Moura Sampaio. Arquitetura Industrial no Município de Cruzeiro/SP: Proposta para Reabilitação do Edifício do Antigo Frigorífico Cruzeiro S/A. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Eduardo Venanzoni.



Outras informações relevantes


www.operakrios.com.br



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 22:33:56