Flávia Affonso Mayer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9960637815307770
  • Última atualização do currículo em 30/01/2019


Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (bolsista CAPES). É doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (bolsista CAPES e CNPq), período em que realizou estágio doutoral com a prestigiosa bolsa Fulbright na Case Western Reserve University, sob orientação do prof. Mark Turner (2014-2015). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas (bolsista CAPES), e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG. Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas (bolsista FAPEMIG), e graduação em Jornalismo e Relações Públicas pela UFMG. Em 2013, obteve menção honrosa no Prêmio COMPÓS de Dissertações e Teses, concedido pela Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, pelo trabalho Imagem como símbolo acústico: A semiótica aplicada à prática da audiodescrição. Suas pesquisas apresentam ênfase nas áreas de audiovisual e acessibilidade, processos de significação e criatividade humana, tradução audiovisual e mobilização social. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávia Affonso Mayer
Nome em citações bibliográficas
MAYER, F. A.;MAYER, Flavia;MAYER, Flavia Affonso;Affonso Mayer, Flávia

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095492
URL da Homepage: http://poslin.letras.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
com período sanduíche em Case Western Reserve University (Orientador: Mark Turner).
Título: A importância das coisas que não existem: a construção e referenciação de conceitos de cor por pessoas com cegueira congênita, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Milton do Nascimento.
Coorientador: Sandra Cavalcante.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Visão Interior; Linguística Cognitiva; Sistema Adaptativo Complexo; Significação; Deficiência Visual e Audiodescrição; Cores.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2010 - 2012
Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Imagem como símbolo acústico: A semiótica aplicada à prática da audiodescrição,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Júlio César Machado Pinto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: audiodescrição; cinema; deficiência visual.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Informação e comunicação.
2004 - 2009
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Diagnóstico de Comunicação para a Mobilização Social: promover autonomia por meio da Audiodescrição..
Orientador: Prof Doutor Márcio Simeone Henriques.
2004 - 2008
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: DIÁGNÓSTICO DE COMUNICAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE EVENTO DE MÚSICA ELETRÔNICA: O MIXAR.
Orientador: Professora Dra. Maria do Carmo Reis.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiotica.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorado. Professora e pesquisadora.
Outras informações
Ministrou a disciplina "Tópicos em LETRAS A: Competência Visual e Modos de Ver", 15h/a, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com a profa. Adriana Pagano. 2018/2 Ministrou a disciplina "S.T.V em Linguística Aplicada: Acessibilidade Sócio-Semiótica", 45h/a, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, em parceria com a profa. Adriana Pagano. 2018/2 Ministrando a disciplina "Estudos Temáticos de Tradução: Competência Tradutória e Audiodescrição", 60h/a, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com a profa. Adriana Pagano. 2019/1

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Pós-Doutorado, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorado. Professora e pesquisadora.
Outras informações
Ministrou a disciplina "TÓPICOS EM LETRAS D: AUDIODESCRIÇÃO", 60h/a, na Faculdade de Letas, em parceria com a profa. Adriana Pagano.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada
Outras informações
Ministrou a disciplina "Seminário de tópico Variável em linguística aplicada: Audiodescrição", 15h/a, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, em parceria com a profa. Adriana Pagano.


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorado. Professora e pesquisadora.
Outras informações
Ministrou a disciplina "Seminário de Tópicos Especiais D - Criatividade e Mídia", 15h/a, no Programa de Pós Graduação em Comunicação Social.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado. Professor pesquisador
Outras informações
Ministrou a disciplina "INTRODUÇÃO À AUDIODESCRIÇÃO", 60h/a, no curso de Tecnologia em Comunicação Assistiva - Libras e Braille, em parceria com a profa. Paula Branco.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora projeto de extensão, Carga horária: 20


SVOA, SVOA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Fundadora, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Tendo como objetivo principal promover a autonomia e a inclusão social de pessoas com deficiência, o grupo SVOA atua nas áreas de audiodescrição e políticas de acessibilidade. O SVOA surgiu a partir do projeto de mestrado de Flávia Mayer, sendo hoje formado por colaboradores das áreas de Comunicação Social, Linguística, Psicologia e Pedagogia. Após quatro anos de experiências investigativas (empíricas e teóricas), o grupo passou a atuar no desenvolvimento da audiodescrição para pessoas com deficiência visual em filmes, peças de teatro, exposições de arte e museus. Além disso, atua na mobilização do público com deficiência quanto a apropriação de direitos e na conscientização e defesa da qualidade das ferramentas de acessibilidade por meio de palestras, cursos e workshops sobre o tema.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Observatório da Linguagem e Inclusão
Descrição: O grupo desenvolve pesquisa e extensão no campo da inclusão, tendo como foco o papel da linguagem na construção e representação de significados da experiência do mundo e os valores atribuídos às distintas representações, passíveis de gerar preconceito e exclusão. Busca-se produzir conhecimento inovador que contribua para a promoção do bem-estar e justiça e a redução das desigualdades. Busca-se, também, formar recursos humanos para a disseminação de práticas inclusivas. A equipe congrega especialistas de distintas áreas e conta com colaboradores nacionais e estrangeiros. Atualmente desenvolve o projeto Empoder@-avaliação de intervenções orientadas ao autocuidado em diabetes (CNPq 432824/2016; FAPEMIG APQ-03865-16) e participa da elaboração de aplicativos móveis acessíveis para autocuidado em saúde. O Observatório opera, ainda, como fonte de informação e de suporte ao debate público e mantém o diálogo contínuo com a sociedade por meio de publicações e eventos educacionais e científicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Flávia Affonso Mayer - Integrante / Guilherme Lourenço - Integrante / Adriana Silvina Pagano - Coordenador / Romerito Costa Nascimento - Integrante / Heloísa de Carvalho Torres - Integrante / Ilka Afonso Reis - Integrante / Emerson Paraíso - Integrante / Joe Costa - Integrante / Michelle Murta - Integrante.
2017 - Atual
Empoder@ - Protótipo conceitual e metodológico para avaliação de intervenções orientadas ao autocuidado em diabetes
Descrição: O projeto visa desenvolver um protótipo conceitual e metodológico para intervenções orientadas ao autocuidado em diabetes, que possibilite a caracterização do perfil dos usuários com diabetes de acordo com seu grau de empoderamento, para informar aplicações inteligentes e programas de formação de profissionais, em resposta à demanda por pessoal qualificado no Estado de Minas Gerais, com impacto em outros Estados da Federação. O estudo será dividido em duas fases: I. Construção da versão brasileira do instrumento de avaliação a partir da versão original em língua estrangeira; II Uso da versão brasileira do instrumento, construída na Fase I, para avaliação de intervenção para as praticas de autocuidado em diabetes. A metodologia de coleta e análise de dados está pautada pela triangulação de dados quantitativos e qualitativos. A proposta possui caráter inovador com impacto científico tecnológico e relevância social em virtude dos benefícios que seus resultados imediatos fornecem para a execução de práticas educativas no autocuidado do diabetes...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Flávia Affonso Mayer - Integrante / Adriana S Pagano - Coordenador / Heloísa de Carvalho Torres - Integrante / Ilka Afonso Reis - Integrante / Emerson Paraíso - Integrante / Fernanda Chaves - Integrante / Larissa Nicolau - Integrante / Augusto Moraes Moreira Penna - Integrante.
2016 - 2017
Panorama da pesquisa em audiodescrição no Brasil: estado da arte e direcionamentos
Descrição: O projeto Panorama da pesquisa em audiodescrição no Brasil propõe uma investigação abrangente do estado da arte da audiodescrição (AD) em seu contexto acadêmico nacional, propondo como produto final a confecção de um livro. O livro foi publicado com o título PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS EM AUDIODESCRIÇÃO, pela editora CRV..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Flávia Affonso Mayer - Integrante / Julio Cesar Machado Pinto - Coordenador / Ana Claudia e Silva Xavier - Integrante / Bianca Dantas Anacleto - Integrante / Anita Rezende - Integrante / Webster Moreira - Integrante / Gabriel Aquino - Integrante / Matheus Guimarães - Integrante / Carolina Fernandes - Integrante.
2015 - 2016
Linguagem, Cognição e Emoções: diferentes perspectivas teóricas e metodológicas
Descrição: O presente projeto visa à sistematização de fundamentos teóricos e metodológicos que, na perspectiva da Linguística Cognitiva, permitam investigar fenômenos implicados na relação entre linguagem, cognição e emoções, entre os quais a fictividade, a metáfora e a metonímia, a ironia e o humor, em termos da emergência da operação cognitiva básica de integração conceptual (Blending), compreendida em sua inextricável relação com as experiências atencionais e emocionais humanas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Flávia Affonso Mayer - Integrante / André Luiz Souza - Integrante / Vania Lucia de Morais Ribeiro - Integrante / Josiane Andrade Militão - Integrante / Sandra Maria Silva Cavalcante - Coordenador / Arabie Bezri Hermont - Integrante / Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros - Integrante / Rosana Silva do Espírito Santo - Integrante.
2015 - Atual
Grupo de Estudos em Linguagem e Cognição - ELINC
Descrição: O grupo eLinC organiza-se em torno de estudos que manifestam a busca de compreensão, por um lado, de fenômenos de caráter semântico-lexical e sintático-morfológico implicados na aquisição (oral e escrita) da língua portuguesa; por outro lado, de fenômenos de caráter semântico-pragmático, implicados em concretas situações de interação discursiva, em diferentes contextos e mídias. Em sua rotina de trabalho, o grupo congrega jornadas de estudo e a realização de projetos de pesquisa (nos níveis de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado) fundamentados em pressupostos teóricos e metodológicos que se identificam em importantes campos teóricos da linguística contemporânea. O grupo congrega pesquisadores que, atuando colaborativamente, privilegiam o estudo de construtos teóricos de campos como a Gramática Gerativa e a Linguística Cognitiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Flávia Affonso Mayer - Integrante / Vania Lucia de Morais Ribeiro - Integrante / Josiane Andrade Militão - Integrante / Sandra Maria Silva Cavalcante - Coordenador / Arabie Bezri Hermont - Integrante / Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros - Integrante / Gláucia do Carmo Xavier - Integrante.
2012 - 2017
A tradutibilidade do sensível
Descrição: Inserido no contexto do grupo de pesquisa Poéticas Audiovisuais Contemporâneas: Dispositivo e Temporalidade, o projeto A tradutibilidade do sensível investiga a inclusão de pessoas com deficiência visual, Surdos e pessoas com deficiência auditiva no universo audiovisual. O projeto visa propor referenciais teóricos e modelos de aplicação capazes de reverter as práticas de audiodescrição e de tradução em linguagem de sinais, atualmente centradas nas percepções sensíveis de videntes e ouvintes, de modo a privilegiar os sujeitos receptores e suas interpretações de mundo, a partir de uma reconfiguração do conceito de deficiência e dos conceitos de subjetivação e produção de sentido. Aborda-se a noção de primeireza, a categoria da experiência da sensação não-pensada, a partir de algumas ideias sobre a imagem, os aromas, os sabores e o som..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Flávia Affonso Mayer - Integrante / Julio Cesar Machado Pinto - Coordenador / Ana Claudia Xavier - Integrante.
2012 - 2016
Grupo de Pesquisa Complex Cognitio - uma visão integrada da cognição humana: corpo, cérebro, mente, linguagem, significação
Descrição: O Grupo de Pesquisa-Complex Cognitio pretende discutir uma proposta integrada dos processos da cognição humana, a partir do campo das neurociências, da linguística, das teorias da mente, da biologia, entre outras. A proposta parte do princípio de integração do organismo com o ambiente, através dos sensores humanos que asseguram a produção do sentido, essencial à sua auto-organização. Assim, o organismo age em seu ambiente, experienciando-o através do seu aparatus sensorial e de projeta significativamente outros mundos. Os objetivos principais do Grupo são : a) avaliar a natureza de interfaces entre dimensões da cognição, integrando a atividade de significação por meio de propriedades / funcionalidades cerebrais, mentais e linguísticas; b) apontar a necessidade de ampliar o raio de integração para que possamos dela extrair uma compreensão funcional do organismo. O Grupo é financiado pela FAPEMIG, nas duas etapas em que o projeto principal foi submetido ao Edital de Demanda Universal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Flávia Affonso Mayer - Integrante / Josiane Andrade Militão - Integrante / Sandra Maria Silva Cavalcante - Integrante / Milton do Nascimento - Integrante / Hugo Mari - Coordenador / Paulo Henrique Mendes - Integrante / Jose Carlos Cavalheiro da Silveira - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - 2015
Cinema ao Pé do Ouvido
Descrição: Inserido no contexto do grupo de pesquisa Poéticas Audiovisuais Contemporâneas: Dispositivo e Temporalidade, e desenvolvido a partir da pesquisa de mestrado de Flávia Mayer, o projeto de extensão Cinema ao pé do ouvido procura lançar luz sobre a questão do acesso das pessoas com deficiência visual aos produtos culturais, sobretudo ao cinema. Contando com a parceria de pesquisadores nas áreas de Comunicação Social, Psicologia, Letras e Pedagogia, o projeto oferece um espaço que visa o acesso e a integração sócio-cultural de pessoas com deficiência visual por meio da audiodescrição. Para tal, realiza a audiodescrição de filmes a partir de técnicas variadas e promove exibições quinzenais dos mesmos. Além de buscar desenvolver os potenciais desta ferramenta inclusiva e proporcionar material empírico para a pesquisa em torno das linguagens possíveis para a audiodescrição, promove a experienciação cinematográfica para toda a comunidade, sendo as sessões acessíveis para pessoas com deficiência visual..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Flávia Affonso Mayer - Integrante / Julio Cesar Machado Pinto - Coordenador / Ana Claudia e Silva Xavier - Integrante / Bianca Dantas Anacleto - Integrante / Ana Letícia Kossoski Felix Costa - Integrante / Webster Moreira - Integrante / Sandra Lumi Sato - Integrante.
Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Editora CRV


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Audiovisual e Acessibilidade.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Mobilização Social.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Aplicada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semiotica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Menção honrosa no Prêmio COMPÓS de Dissertações e Teses 2013, COMPÓS - Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAYER, F. A.2017MAYER, F. A.; Ana Claudia Xavier ; Sandra Lumi Sato . A AUDIODESCRIÇÃO E A COR NO CINEMA: POSSIBILIDADES PARA A ACESSIBILIDADE DO PÚBLICO COM DEFICIÊNCIA VISUAL. REVISTA ESCRITA (PUCRJ. ONLINE), v. 2017, p. 8, 2017.

2.
MAYER, F. A.2015MAYER, F. A.; XAVIER, A. C. E. S. ; REZENDE, A. ; ANACLETO, B. D. ; Sandra Lumi Sato ; MOREIRA, W. ; AQUINO, G. ; PACHECO, R. ; GUIMARAES, M. . Descrever e/ou interpretar as emoções dos personagens. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, v. 18, p. 01, 2015.

3.
MAYER, F. A.2015MAYER, F. A.; Ana Claudia Xavier ; REZENDE, A. ; ANACLETO, B. D. ; MOREIRA, W. ; AQUINO, G. ; PACHECO, R. ; GUIMARAES, M. . A Importância do Consultor com Deficiência Visual no Processo Audiodescritivo: grupo SVOA/Cinema ao Pé do Ouvido. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, v. 18, p. 1, 2015.

4.
MAYER, F. A.2014MAYER, F. A.; PINTO, Julio ; XAVIER, A. C. E. S. ; ANACLETO, B. D. ; SILVA, G. H. P. E. ; REZENDE, A. ; MOREIRA, W. ; DURAES, F. . Cinema Acessível ao Público com Deficiência Visual: o projeto Cinema ao Pé do Ouvido. Dispositiva - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, v. 2, p. 91-102, 2014.

5.
MAYER, F. A.2013MAYER, F. A.; PINTO, Julio . O deficiente visual e a interpretação de imagens. SEMEIOSIS: SEMIÓTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE EM REVISTA, v. 1, p. 1-8, 2013.

6.
MAYER, F. A.2011MAYER, F. A.. O deficiente visual como leitor pressuposto. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, v. 7, p. 1-7, 2011.

7.
MAYER, F. A.2011MAYER, F. A.. A re-desterritorialização do cinema na audiodescrição. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, v. 8, p. 8, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Cesar Machado Pinto, Julio (Org.) ; Affonso Mayer, Flávia (Org.) . Perspectivas contemporâneas em audiodescrição. 1. ed. Editora CRV, 2018. v. 1. 262p .

2.
MAYER, F. A.. A importância das coisas que não existem: a construção e referenciação de conceitos de cor por pessoas com cegueira congênita. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Puc Minas, 2018. v. 1. 221p .

3.
MAYER, F. A.. Imagem como símbolo Acústico: a semiótica aplicada a prática da audiodescrição. 1. ed. Novas Edições Académicas, 2014. v. 1. 159p .

4.
MAYER, F. A.; GUIMARAES, Luiza . Diagnóstico de Comunicação para a Mobilização Social: Promoção da Autonomia por meio da Audiodescrição. 1. ed. Pró-reitoria de Extensão UFMG, 2011. v. 1. 77p .

Capítulos de livros publicados
1.
MAYER, F. A.. Colouring the world: the construction and experience of colour concepts by the congenitally blind. In: GONIGROSZEK, Dorota. (Org.). Discourses on Colour. 1ed.Kielce: Editora da Universidade Jan Kochanowski, 2019, v. , p. 01-.

2.
MAYER, Flavia; PINTO, Julio . Audiodescrição: é necessário defini-la?. In: MAYER, Flávia; PINTO, Julio. (Org.). Perspectivas Contemporâneas em Audiodescrição. 1ed.: Editora CRV, 2018, v. 1, p. 27-.

3.
MAYER, F. A.. Audiodescrição e as potencialidades criativas da espécie humana. In: MAYER, Flávia; PINTO, Julio. (Org.). Perspectivas Contemporâneas em Audiodescrição. 1ed.: Editora CRV, 2018, v. 1, p. 13-.

4.
MAYER, F. A.. From Stigma to Empowerment: A Journey to Reframe Disability. In: Santoshi Halder; Lori Czop Assaf. (Org.). Inclusion, Disability and Culture: An Ethnographic Perspective Traversing Abilities and Challenges. 1ed.: Springer, 2017, v. 3, p. 97-106.

5.
MAYER, F. A.; PINTO, Julio . Projeto Cinema ao Pé do Ouvido: um estudo sobre a recepção à audiodescrição. In: Vera Lúcia Santiago Araújo e Marisa Ferreira Aderaldo. (Org.). OS NOVOS RUMOS DA PESQUISA EM AUDIODESCRIÇÃO NO BRASIL. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2013, v. 1, p. 121-134.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAYER, F. A.. The Blind and the Interpretation of Colors. In: 12th Congress of the International Colour Association, 2013, Newcastle. Proceedings, 2013. v. 2. p. 469-472.

2.
MAYER, F. A.. O deficiente visual e a acessibilidade aos meios audiovisuais. In: XIII Congreso Internacional IBERCOM - Comunicación, Cultura e Esferas de Poder, 2013, Santiago de Compostela. Libro de Actas: XIII Congreso Internacional IBERCOM - Comunicación, Cultura e Esferas de Poder. Santiago de Compostela: AssIBERCOM / AGACOM, 2013. p. 3828-3834.

3.
MAYER, F. A.. Roteiros de Audiodescrição: Em busca de uma visualidade no não ver. In: Seminário Histórias de roteiristas: Multiplas Telas, 2012, São Paulo. Histórias de roteiristas: Multiplas Telas. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2012. p. 398-406.

Apresentações de Trabalho
1.
MAYER, F. A.. Visão interior: a construção de cor por cegos congênitos. Roda de Conversa Linguagem, cognição e percepção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MAYER, F. A.; PAGANO, A. S. ; LOURENCO, G. . Observatório da Linguagem e Inclusão: Vigilância Civil e Direitos Humanos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MAYER, F. A.; PAGANO, A. S. ; LOURENCO, G. . Observatório da Linguagem e Inclusão: Desafios e Perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MAYER, F. A.. Inclusão: pesquisas e políticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MAYER, F. A.. Parâmetros de acessibilidade em aplicativos móveis para o autocuidado em saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MAYER, F. A.; PINTO, Julio . Transdução, criatividade e audiodescrição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MAYER, F. A.. The metaphorical construction of color concepts by the congenitally blind. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MAYER, F. A.. Audiodescrição: principais características e campos de atuação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MAYER, F. A.; PAGANO, A. S. ; LOURENCO, G. ; SEOANE, A. F. . Mesa redonda - Acessibilidade em foco: audiodescrição e legendagem para surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MAYER, F. A.. Acessibilidade, deficiência visual e audiodescrição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MAYER, F. A.. Validação da audiodescrição de imagens estáticas - com foco em produtos educacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MAYER, F. A.. Validação da audiodescrição de imagens dinâmicas - com foco em produtos educacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MAYER, F. A.. Audiodescrição - Características, Legislação e Campo de Aplicação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MAYER, F. A.. A construção criativa de conceitos de cor por Pessoas com Cegueira Congênita. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MAYER, F. A.. Audiodescrição e representação de imagens para deficientes visuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MAYER, F. A.. Audiodescrição: principais características e campo de aplicação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MAYER, F. A.. Audiodescrição: características e campo de atuação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
MAYER, F. A.. O ser que a tudo colore: a importância da linguagem na construção e experieciação de conceitos de cor por pessoas com cegueira congênita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MAYER, F. A.. Deficientes visuais e as cores: um fenômeno metafórico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
MAYER, F. A.. Audiodescrição e o Acesso de Deficientes Visuais à Cultura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
MAYER, F. A.. The Blind and the Interpretation of Colors. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
MAYER, F. A.; XAVIER, A. C. E. S. ; SILVA, G. H. P. E. ; ANACLETO, B. D. . Projeto Cinema ao Pé do Ouvido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
MAYER, F. A.. Comunicação e Acessibilidade ? a audiodescrição e suas aplicabilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
MAYER, F. A.. Audiodescrição para todos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
MAYER, F. A.. O deficiente visual como leitor pressuposto de produtos audiovisuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
MAYER, F. A.; PINTO, Julio . The blind and the interpretation of images. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
MAYER, F. A.. O deficiente visual e a interpretação das imagens. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
MAYER, F. A.. Roteiros de audiodescrição: em busca de uma visualidade no 'não ver'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
MAYER, F. A.; PINTO, Julio . Cinema ao Pé do Ouvido. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
MAYER, F. A.. Ações Inclusivas no Mercado de Trabalho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
MAYER, F. A.. Audiodescrição: escutar para ver. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MAYER, F. A.; CAVALCANTE, S. M. S. . Conceito de cor em Cegos Congênitos. 2018.

2.
MAYER, F. A.; PINTO, Julio ; AQUINO, G. ; NASCIMENTO, R. C. . Cinema ao Pé do Ouvido. 2015.

3.
MAYER, F. A.; NASCIMENTO, R. C. . Audiodescrição para Deficientes Visuais. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
MAYER, F. A.. Oficina Acessibilidade em foco. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MAYER, F. A.. Oficina de Acessibilidade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MAYER, F. A.. Oficina de Audiodescrição. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MAYER, F. A.; AQUINO, G. . Introdução à Audiodescrição. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MAYER, F. A.. Oficina de Introdução à Audiodescrição. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MAYER, F. A.. Curso introdutório à audiodescrição. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MAYER, F. A.; DURAES, F. . Projeto Oficina Cinema e Audiodescrição. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PAGANO, A. S.; SILVA, I. A. L.; OLIVEIRA, K. F.; MAYER, F. A.. Participação em banca de Thais Torres Guimarães. Processos verbais na representação da fala em textos ficcionais: um estudo de romances em inglês traduzidos para o português brasileiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CAVALCANTE, S. M. S.; MAYER, F. A.; NASCIMENTO, M.. Participação em banca de Karoline Faria do Valle. Construção de imagens mentais: uma análise cognitiva do processo de enunciação radiofônica. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
PINTO, Julio; MAYER, F. A.; JESUS, E.. Participação em banca de Anita Menezes de Rezende. Os Sentidos do Cinema para as Pessoas com Deficiência Visual: As relações do espectador com deficiência visual com o cinema, a partir da audiodescrição. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
PINTO, Julio; MAYER, F. A.; MATTOS, Maria Ângela. Participação em banca de Carolina da Silva Fernandes. A Percepção de Telejornais por Espectadores Surdos: Desafios para a inclusão. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
PAGANO, A. S.; SILVA, I. A. L.; FIGUEIREDO, G. P.; NUNES, L. P.; LIMA, K. C. S. A.; MAYER, F. A.. Participação em banca de Kícila Ferreguetti de Oliveira. A frase preposicional com função de qualificador no grupo nominal: um estudo de equivalentes textuais no par linguístico inglês e português brasileiro. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
PAGANO, A. S.; NOVODVORSKI, A.; NUNES, L. P.; FIGUEREDO, G. P.; MAYER, F. A.. Participação em banca de Flávia Ferreira de Paula. Relações Lógico-Semânticas Verbais-Visuais em Narrativas Infantis Ilustradas em Inglês e suas Traduções para o Português Brasileiro. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
KONINGS, J.; CANTARELA, A. G.; MORAIS, M. M.; MILITAO, J. A.; NASCIMENTO, M.; CAVALCANTE, S. M. S.; MAYER, F. A.. Participação em banca de Rafael Teixeira de Paula Lima. Em metáfora vos digo: por uma leitura discursivo-cognitiva do Jesus que se enuncia pela voz do discípulo amado. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
PINTO, Julio; MATTOS, Maria Ângela; MAYER, F. A.. Participação em banca de Carolina da Silva Fernandes. Telejornalismo e Surdez. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
PINTO, Julio; JESUS, E.; MAYER, F. A.. Participação em banca de Anita Meneses de Rezende. A Dimensão espectatorial da audiodescrição: a implicação do espectador com deficiência visual com a digeres e com o espaço plástico cinematográfico, através da audiodescrição. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PAGANO, A. S.; OLIVEIRA, K. F.; COSTA, A. D.; RODRIGUES, J.; MAYER, F. A.. Participação em banca de Elisa Tamara Terra Almeida.Significados espaciais e temporais em português brasileiro: um estudo baseado em corpus. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
PAGANO, A. S.; OLIVEIRA, K. F.; OLIVEIRA, F.; MAYER, F. A.. Participação em banca de Yasmine Xavier Pizarro.Significados circunstanciais na linguagem da audiodescrição de quadros artísticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
GARCEZ, R. L.; MANTOVANI, C. M. C. A.; MAYER, F. A.. Participação em banca de Renato Augusto Paim e Paulo Enrique Madrid Whyte.Em busca de literatura acessível - um conceito nebuloso pouco trabalhado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MORAIS, M. M.; MAYER, F. A.; GUIMARAES, R. B. J.. Comissão Julgadora de candidatos à bolsa sanduíche. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário de Pesquisa Discente do Programa de Pós-graduação em Letras Puc Minas.Debatedor I Seminário de Pesquisa Discente do Programa de Pós-graduação em Letras Puc Minas. 2018. (Seminário).

2.
XI Congresso Internacional da ABRALIN - ABRALIN50, revisor de trabalho. revisão do trabalho Linguistic characteristics of the Mexican and Spanish dubbed versions of the films 'Bad Teacher' and 'Planes'.. 2018. (Congresso).

3.
XI Congresso Internacional da ABRALIN - ABRALIN50, revisor de trabalho. revisão do trabalho Tradução Audiovisual: Uma análise sobre os processos de legendagem e dublagem brasileiras de um filme de animação. 2018. (Congresso).

4.
26º COMPÓS: Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2017. (Congresso).

5.
Mídia e memória: construção de identidades. 2017. (Seminário).

6.
Minicurso Estudo de Gestos com ênfase em emoções. 2017. (Outra).

7.
Seminário Internacional Dispositivos: perspectivas teórico- metodológicas. 2017. (Seminário).

8.
Workshop Blended Classic Joint Attention & Multimodal Deixis - VI Congresso Internacional sobre a Metáfora na Linguagem. 2017. (Congresso).

9.
Workshop Recurrent gestures in multimodal communication - VI Congresso Internacional sobre a Metáfora na Linguagem. 2017. (Congresso).

10.
Worshop Viewpoint and multimodality in conditionals - VI Congresso Internacional sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento. 2017. (Congresso).

11.
2015 Fulbright Enrichment Seminar - U.S. Disability Rights: 25 Years of the ADA and Beyond. 2015. (Seminário).

12.
2015 Global Health Innovations Fulbright Enrichment Seminar.. 2015. (Seminário).

13.
7th Empirical Methods in Cognitive Linguistics.Perfective and imperfective cues in ?real world? and ?dream? narratives in Brazilian Portuguese. 2015. (Outra).

14.
Expert workshop: The Conversation Frame: Forms and Functions of Fictive Interaction.. 2015. (Outra).

15.
STEM Conference 2015. 2015. (Congresso).

16.
The 28th Annual CUNY Conference on Human Sentence Processing. 2015. (Congresso).

17.
Training Course Protecting Human Research Participants. 2015. (Outra).

18.
Workshop A 3D model for formal metaphor analysis - Prof. Gerard Steen. 5th International Conference on Metaphor in Language and Thought. 2015. (Seminário).

19.
Workshop Analisando a linguagem metafórica no discurso. 5th International Conference on Metaphor in Language and Thought.. 2015. (Outra).

20.
Workshop Metaphor and political discourse - Prof. Ricardo Gualda. 5th International Conference on Metaphor in Language and Thought. 2015. (Outra).

21.
22º COMPÓS - Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de de Pós-Graduação em Comunicação. 2013. (Encontro).

22.
Análise qualitativa de texto, som e imagem com o NViVO9. 2012. (Outra).

23.
Audiodescrição no Teatro. 2012. (Oficina).

24.
II Encontro Nacional de Audiodescrição/III Encontro de Acessibilidzade. 2012. (Encontro).

25.
20º COMPÓS: Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2011. (Encontro).

26.
Estudios de recepición y audiencias: hacia una nueva agenda para América Latina. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MALCHER, M. A. ; LOPES, S. C. ; MIRANDA, F. C. ; RAIOL, W. ; MIYUKI, S. ; MAYER, F. A. . Intercom 2019 - 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (organização em andamento). 2019. (Congresso).

2.
CAVALCANTE, S. M. S. ; MOURA, H. ; MORATO, E. ; GABRIEL, R. ; HERMONT, A. B. ; MILITAO, J. A. ; MARI, H. ; NASCIMENTO, M. ; SILVEIRA, J. C. C. ; XAVIER, G. C. ; MORAIS, M. M. ; MENDES, P. H. ; BAPTISTA, P. R. T. ; MAYER, F. A. ; FLISTER, C. ; BUHR, B. . IX Conferência Linguística e Cognição (organização em andamento). 2019. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sofia Sepúlveda. Audiodescrição de vídeos educacionais de autocuidado em doenças crônicas (coorientação em parceria com a profa. Adriana Pagano). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Luiza Pagani de Oliveira Martins. A definir (em coorientação com o Prof. Dr. Antônio Augusto Braighi). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Larissa Nicolau. Aspectos Linguísticos em aplicativos de autocuidado e a acessibilidade de pessoas com Deficiência Visual (coorientação em parceria com a profa. Adriana Pagano). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Helena Vaz. Modelagem da interação com agente conversacional animado (avatar) em aplicativo móvel acessível destinado ao autocuidado em saúde (coorientação em parceria com a profa. Adriana Pagano). Início: 2018 - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Larissa Nicolau. Modelagem da interação com agente conversacional animado (avatar) em aplicativo móvel acessível destinado ao autocuidado em saúde (coorientação em parceria com a profa. Adriana Pagano). Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Augusto Penna. Modelagem da interação com agente conversacional animado (avatar) em aplicativo móvel acessível destinado ao autocuidado em saúde (coorientação em parceria com a profa. Adriana Pagano). 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática Computacional) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Flávia Affonso Mayer.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 9:17:55