Crisolita Gonçalves dos Santos Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3413323530425831
  • Última atualização do currículo em 23/11/2018


Doutora em Educação- Linhas Políticas Públicas em Educação (2013-2017 ) pela UFPA. Mestra em Educação na UFPA. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000). É especialista em gestão Escolar pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é Professora Adjunta A na Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA Campus Capitão Poço, no curso de Licenciatura em Computação. Tem experiência na docência no Ensino Superior como Professora do Programa de Formação de Professores -PARFOR e como professora do Ensino Médio do Curso de Magistério nas disciplinas Pedagógicas. Suas atividades de Pesquisa voltam-se para as Políticas Públicas em Educação, Violência Escolar, Gestão e organização Escolar, Juventude e Ensino Médio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Crisolita Gonçalves dos Santos Costa
Nome em citações bibliográficas
C.G.S Costa;COSTA, CRISOLITA;COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos;SANTOS, Crisolita Gonçalves dos

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural da Amazônia.
PA 124 Km 0 Rua do Pau Amarelo
Vila Nova
68650000 - Capitão Poço, PA - Brasil
Telefone: (91) 982664453
URL da Homepage: e-mail cgs_costa1009@hotmail.com


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O SENTIDO DA ESCOLA PARA OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO NA ESCOLA ENEDINA SAMPAIO MELO, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Gilmar Pereira da Silva.
Palavras-chave: Ensino Médio; ESTADO E EDUCAÇÃO; POLÍTICA EDUCACIONAL.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O PDE Escola: autonomia e qualidade do ensino na gestão educacional em Igarapé-Miri e na Escola Rio Tocantins,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: DRA. NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2002
Especialização em Gestão Escolar. (Carga Horária: 360h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Título: Gestão Democra´tica: Caminhos percorridos na Escola Estadual de Ensino Médio Enedina Sampaio Melo.
Orientador: Profª Ms. Maria das Graças da Silva Lima.
1996 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Dos portões para a rua: uma abordagem sobre os focos de violência nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio.
Orientador: Profº Dr. Gilmar Pereira da Silva.




Atuação Profissional



Faculdades Integradas do Tapajós, FIT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Didática Geral, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Didática Geral na turma de Pós Graduação em Psicopedagogia.


Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de turmas do Magistério e Ensino Médio na modalidade Normal das disciplinas Didática, Estrutura e Funcionamento do Ensino,História da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Filosofia da Educação, Legislação Educacional.


Secretaria Estadual de Educação, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tecnico em Educação, Carga horária: 25
Outras informações
Atuação como Técnica Pedagógica na Escola Estadual de Ensino Médio


Secretaria Municipal de Educação de Igarapé-Miri, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Educação Básica II.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tecnico-pedagógico, Carga horária: 40


Secretaria Municipal de Moju, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação na Secretaria Municipal de Educação de Moju como coordenadora pedagógica das escolas da zona rural


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora da Disciplina Legislação da Educação Básica. Turma Pedagogia 2014- Extensivo- como colaboradora eventual, no Campus de Abaetetuba.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PARFOR
Outras informações
Professora da Disciplina Planejamento Educacional para a Turma de Licenciatura Plena em Pedagogia- PARFOR. Campus Universitário de Abaetetuba

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
Professora da disciplina Teoria do Currículo em Turmas do Curso de Formação de Professores. Turma de Pedagogia no campus de Abaetetuba

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
Professora da Disciplina TCC I em turmas de Formação de Professores-PARFOR, Turma de Pedagogia no campus de Abaetetuba

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
Professora da disciplina Didática e Formação de professores em turmas de Formação de Professores-PARFOR. Turma de Pedagogia no Campus de Abaetetuba.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
Professora da disciplina TCC II e orientadora de trabalho de conclusão de curso em turmas de Formação de Professores- PARFOR. Turma Pedagogia no Campus de Abaetetuba.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
Atuou como professora da disciplina Planejamento Educacional em turmas de Formação de Professores -PARFOR Turma Pedagogia, no Campus de Abaetetuba, Pólo Barcarena.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PARFOR
Outras informações
Professora da Disciplina Planejamento Educacional na Turma de Pedagogia, no Campus Universitário de Abaetetuba- Polo Barcarena.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: ESTÁGIO DE DOCENCIA, Enquadramento Funcional: ESTÁGIÁRIO, Carga horária: 75
Outras informações
O ESTÁGIO DE DOCENCIA DE NIVEL SUPERIOR ACONTECEU NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE(PARFOR) NO PERIODO DE 24 A 29 DE JANEIRO NA DISCIPLINA POLÍTICA EDUCACIONAL NA CIDADE DE ABAETETUBA NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO BAIXO TOCANTINS- UFPA.


Universidade Estadual do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
Professora da disciplina Estágio Supervisionado 1. em Turmas do PARFOR. Pedagogia, no Campus XIV/UEPA no município de Moju.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
Professora de TCC I de turmas de Pedagogia do Curso de Formação de Professores- PARFOR no Campus XIV/UEPA no município de Moju.


Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SUBCOORDENADORA DE CURSO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
SUBCOORDENADORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO ELEITA PARA O PERÍODO DE 2018-2022

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Efetiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Efetiva do curso de Licenciatura da Computação do Campus de Capitão Poço com experiência nas Disciplinas Didática da Computação, Psicologia da Educação, Fundamentos Filosóficos e Históricos da Educação e Orientadora de Estágio Supervisionado no referido Curso.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
A política de Educação no Estado do Pará
Descrição: O Projeto propõe uma pesquisa sobre a definição de uma política pública de Estado para o ensino médio do campo no Estado do Pará, tendo como foco de investigação o Sistema de Organização Modular de Ensino SOME. Com esta investigação, pretende-se construir um diagnóstico extensivo e circunstanciado dessa realidade educacional, a ser evidenciado em um Banco de Dados que contenha os desafios e os êxitos de gestores, professores e estudantes (ingressos e egressos) para elaborarem as políticas de atendimento do ensino médio no campo. A metodologia a ser empregada combina três momentos de investigação: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Nessas três etapas de investigação, realizar-se-á leituras, resenhas, entrevistas, observações, conversas, levantamento de dados estatísticos e participação em encontros e reuniões dos grupos de professores que atuam com o ensino médio do campo; tendo como meta elaborar um conjunto de indicadores que possam referenciar a elaboração de políticas públicas para o Ensino Médio do Campo na Estado do Pará e no Brasil...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa - Integrante / Gilmar Pereira da Silva - Coordenador / Ronaldo Marques de Lima - Integrante / Elizangela Maria Pinheiro da Costa - Integrante / José Domingos Fernandes Barra - Integrante / Doriedson do Socorro Rodrigues - Integrante / ODETE DA CRUZ MENDES - Integrante / Oscar Ferreira Barros - Integrante / Edir Augusto Dias Pereira - Integrante / Riane Conceição Ferreira de Freitas - Integrante / João Paulo da Conceição Alves - Integrante / Rubens da Costa Ferreira - Integrante / Adenil Alves Rodrigues - Integrante / João Marcelino Pantoja Rodrigues - Integrante / Ana Maria Raiol da Costa - Integrante / Élido Santiago da Silva - Integrante / Cristiane Marinho Silva de Almeida - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2017
O SENTIDO DA ESCOLA PARA OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO NA ESCOLA ENEDINA SAMPAIO MELO
Descrição: O Projeto de Pesquisa refere-se à pesquisa de Doutoramento. O projeto de pesquisa propôs uma reflexão sobre a relação juventude e escola e a compreensão de como essa relação vinha sendo estabelecida para os jovens de uma Escola de Ensino Médio no município de Igarapé-Miri. A pesquisa evidenciou também que o jovem tem uma visão positivada da escola que, mesmo com todas as mazelas da sociedade capitalistas, ele quer e precisa estar nela, visto que é por meio dela que os alunos oriundos da classe trabalhadora poderão ter acesso a cultura, ao saber acumulado, aos conhecimentos científicos e tecnológicos que lhes permitirão compreender as relações de produção da sociedade em que vivem, bem como assegurar o estabelecimento de novas relações. Conclui-se que a relação juventude e escola na escola pesquisada, revela-se como uma relação dialética, mediada pelos processos educativos vivenciados nesse espaço, por isso a escola é formação, aprendizagem e sociabilidade, que se apresenta num movimento de transformação permanente que pode também se apresentar para os jovens, na sociedade capitalista devido a sua condição de classe, como o único capaz de lhe assegurar a vivência da formação, da aprendizagem e da sociabilidade que tanto desejam..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa - Coordenador / Gilmar Pereira da Silva - Integrante.
2010 - 2012
O PDE ESCOLA: AUTONOMIA E QUALIDADE DO ENSINO NA GESTÃO EDUCACIONAL EM IGARAPÉ-MIRI E NA ESCOLA RIO TOCANTINS
Descrição: O projeto refere-se a pesquisa de mestrado realizada no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
CYBERBULLYNG: Conhecer para combater
Descrição: ? O projeto tem como objetivo geral orientar a comunidade escolar sobre os perigos da prática do Cyberbullying entre os estudantes destacando que essa ação violenta pode trazer sérios danos para as vítimas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa - Coordenador.


Projetos de ensino


2017 - 2018
I MOSTR PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
Descrição: A MOSTRA PEDAGÓGICA CARACTERIZOU-SE COMO UMA AÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DENTRO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO ENVOLVENDO AS DISCIPLINAS DO CURSO ORGANIZADAS EM EIXOS DURANTE O SEMESTRE E CONTOU COM UMA PROGRAMAÇÃO FINAL ENVOLVENDO MESAS DE DISCUSSÃO, PALESTRAS E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS.
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
O projeto possui ações inovadoras no(a): Graduação.
Em relação a temática: Formação inicial ou continuada de professores, Aprendizagem por projetos.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Refletir sobre os desafios concernentes aos processos educativos de formação do Licenciado em Computação. Analisar as perspectivas de Trabalho, Educação e Tecnologia no contexto de formação de docentes. Fomentar processos de produção e socialização do conhecimento no campo das tecnologias e educação Socializar junto a comunidade acadêmica as produções dos discente no campo da licenciatura da computação. Apresentar trabalhos e pesquisas sobre a educação no município de capitão poço, assim como reunir e atualizar docentes e estudantes sobre o estado atual da educação pedagógica na região amazônica..
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa - Coordenador / Rita de Cassia Canto da Costa - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Licenciatura em Computação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, RIANE CONCEIÇÃO FERREIRA2018FREITAS, RIANE CONCEIÇÃO FERREIRA ; SILVA, G. P. ; LIMA, R. M. ; COSTA, A. M. R. ; C.G.S Costa . PRIVAÇÃO DE ESCOLARIDADE: A SITUAÇÃO DO JOVEM EM CONFLITO COM A LEI. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, p. 570-591, 2018.

2.
2COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos2017COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; SILVA, GILMAR PEREIRA DA ; COSTA, ANA MARIA RAIOL DA ; FREITAS, RIANE CONCEIÇÃO FERREIRA . A política de educação para o ensino médio no Brasil: reflexões sobre o plano de desenvolvimento da educação e o novo plano nacional de educação. Revista HISTEDBR On-line, v. 17, p. 678-698, 2017.

3.
C.G.S Costa2014C.G.S Costa. O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE ESCOLA) E A QUALIDADE DO ENSINO: DA SUA POLÍTICA DE IMPLEMENTAÇÃO, NO GOVERNO FHC (1998-2002), À SUA CONFIGURAÇÃO, NO GOVERNO LULA (2003-2010). MARGENS (UFPA), v. 8, p. 275-294, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
C.G.S Costa. O CAMPUS DE ABAETETUBA E A FORMAÇÃO/ATUAÇÃO DOS SUJEITOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NO BAIXO TOCANTINS.. In: FERRANTI; PAGANELLI (org). (Org.). 30 anos campus universitário de Abaetetuba(UFPA): memória, resistência, transformação- Abaetetuba, Campus Universitário de Abaetetuba. 1ªed.Abaetetuba: Universidade Federal do Pará, 2018, v. 1, p. 149-154.

2.
C.G.S Costa; OLIVEIRA, N. C. M. . O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) e os desafios da autonomia e da qualidade do ensino. In: Ney Cristina Monteiro de Oliveira; Orlando Nobre Bezerra de Souza. (Org.). A Lógica de Programas na Política Educacional Brasileira e Paraense: uma agenda de estudos. 1ed.Belém: Cromos, 2015, v. , p. 51-70.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
C.G.S Costa; SOUSA, L. J. S. ; AGUIAR, G. M. C. . O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO. In: III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2018, São Luis. ANAIS DO III SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. São Luis: EDUFMA, 2018. p. 652-663.

2.
SARAIVA, J. O. ; BENTO1, F. R. S. ; COSTA, R. C. C. ; C.G.S Costa . A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GCOMPRIS COMO RECURSO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2018, São Luis. ANAIS DO III SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. São Luis: EDUFMA, 2018. p. 1507-1518.

3.
MACIEL, E. C. ; NASCIMENTO, Z. S. ; C.G.S Costa . A Prática Pedagógica no Laboratório de Informática: a Experiência observada em uma escola privada no unicípio de Capitão Poço. In: III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2018, São Luis. ANAIS DO III SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. São Luis: EDUFMA, 2018. p. 2044-2055.

4.
COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; SILVA, G. P. ; SANTOS, E. . AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA. In: XXIII Coloquio da AFIRSE Portugal, 2017, Lisboa. ATAS DO XXIII COLÓQUIO DA AFIRSE PORTUGAL. Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, 2016. p. 06-1048.

5.
C.G.S Costa; SILVA, G. P. . Juventude e Ensino Médio e a discussão de Classes: Reflexões para a escola brasileira. In: VII EBEM Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2016, Belém. VII ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, 2016.

6.
C.G.S Costa; FREITAS, R. C. F. . Juventude e ensino médio: jovens olhares sobre a prática pedagógica dos professores. In: XVIII ENDIPE, 2016, Cuiabá. XVIII ENDIPE didática e prática de ensino contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá: CRV Editora, 2016. v. 01. p. 6-12967.

7.
C.G.S Costa. A POLITICA DE EDUCAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL: DESAFIOS PERSISTENTES NO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E NO NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. In: XII Congresso Nacional de Educação-EDUCERE, 2015, Curitiba. XII Congresso Nacional de Educação-EDUCERE-ANAIS, 2015.

8.
C.G.S Costa. O universo escolar: desafios da relação entre o PPP(Projeto Político Pedagógico) e o PDE Escola(Plano de Desenvolvimento da Escola). In: XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2013, Recife. XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Pernambuco: Espaço Livre Timbaúba, 2013. v. 17.

9.
C.G.S Costa; OLIVEIRA, N. C. M. . A gestão educacional em Igarapé-Miri por meio do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): autonomia e qualidade do ensino em foco. In: 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2013, Belém. 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo11º, 2013.

10.
C.G.S Costa. O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) e os desafios da autonomia e qualidade do ensino na escola capitalista. In: VI Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2013, São Luis. VI Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2013.

11.
C.G.S Costa. O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola): autonomia e qualidade do ensino na gestão educacional. In: IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação da Região Norte, 2012, Santarém. IV Seminário Regional de Pólítica e Administração da Educação da Região Norte. Santarem: UFOPA, 2012.

12.
C.G.S Costa; MARTINS, A. P. ; OLIVEIRA, N. C. M. . DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS, INSTITUIDOS E MATERIALIZADOS. In: III SEMINARIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 2011, CAMPINAS. CADERNOS DE RESUMO E PROGRAMAÇÃO DO III SEMINARIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA. CAMPINAS: CEDES, 2011. p. 05-111.

13.
C.G.S Costa; OLIVEIRA, N. C. M. . O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) e a concepção de autonomia. In: X seminário Nacional de Políticas Educacionais e Curriculo, 2011, Belém. X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Curriculo, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
C.G.S Costa; OLIVEIRA, N. C. M. . A GESTÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE) NO MUNICIPIO DE IGARAPÉ-MIRI FRENTE AO PROCESSO DE AUTONOMIA E QUALIDADE DO ENSINO.. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. XX EPENN : Educação, Culturas e Diversidades. Manaus: VALER, 2011. v. 01. p. 01-166.

2.
C.G.S Costa; OLIVEIRA, N. C. M. . O Plano de Desenvolvimento da escola (PDE) frente ao processo de autonomia e qualidade do ensino e seu enfoque no trabalho pedagógico. In: VII Seminario sobre trabalho e Educação, 2011, Belem. VII Seminario sobre trabalho e Educação: uma década de estudos sobre trabalho e educação, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
C.G.S Costa; AGUIAR, G. M. C. ; SOUSA, L. J. S. . O uso de dispositivos móveis e o processo de aprendizagem de jovens do Ensino Medio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SARAIVA, J. O. ; COSTA, R. C. C. ; C.G.S Costa . A utilização dp software Gcompris como recurso Educacional na Educação do Campo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MACIEL, E. C. ; NASCIMENTO, Z. S. ; C.G.S Costa . A Prática Pedagógica no Laboratório de Informática: a Experiência observada em uma escola privada no unicípio de Capitão Poço. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
C.G.S Costa. Reflexões sobre as Práticas de Ensino na Educação Paraense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
C.G.S Costa. FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS EM COMPUTAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
C.G.S Costa; SILVA, G. P. . Juventude, Ensino Médio e a discussão de classes: reflexões para a escola barsileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
C.G.S Costa; SILVA, G. P. ; FREITAS, R. C. F. . A universalização da Educação de Ensino Médio no Estado do Pará; desafios persistentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
C.G.S Costa. Formação de Professores: é hora de vencer conteúdos ou de promover a interação?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
C.G.S Costa. A IDENTIDADE DO ENSINO MEDIO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
C.G.S Costa. Formação de Gestores escolares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
C.G.S Costa. As Políticas de descentralização finaceira e o trabalho docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
C.G.S Costa. O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) e os desafios da autonomia e da qualidade do ensino na Escola Capitalista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
C.G.S Costa; OLIVEIRA, N. C. M. . A Gestão Educacional em Igarapé-Miri por meio do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola): A autonomia e a Qualidade do Ensino e Foco.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
C.G.S Costa. O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola): Autonomia e Qualidade do Ensino na Gestão Educacional.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
C.G.S Costa. O Papel da Família e da Escola frente as novas Tecnologias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
C.G.S Costa; MARTINS, A. P. ; OLIVEIRA, N. C. M. . DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS, INSTITUÍDOS E MATERIALIZADOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
C.G.S Costa; OLIVEIRA, N. C. M. . A GESTÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE) NO MUNICIPIO DE IGARAPÉ-MIRI FRENTE AO PROCESSO DE AUTONOMIA E QUALIDADE DO ENSINO.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
C.G.S Costa. O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE) FRENTE AO PROCESSO DE AUTONOMIA E QUALIDADE DO ENSINO E SEU ENFOQUE NO TRABALHO PEDAGÓGICO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
C.G.S Costa; OLIVEIRA, N. C. M. . O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) e a conceção de autonomia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
C.G.S Costa. O PLano de Desenvolvimento da Escola (PDE) frente ao processo de autonomia e qualidade do ensino e seu enfoque no trabalho Pedagógico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
C.G.S Costa. O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE) FRENTE AO PROCESSO DE AUTONOMIA E QUALIDADE DO ENSINO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
C.G.S Costa; FERNANDES, S. . Plano de Desenvolvimento da Escola Municipal Tia Erica Strasser. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
C.G.S Costa. ESTADO E EDUCAÇÃO: O PDE ESCOLA E SUAS INFLUENCIAS NA CONSOLIDADÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS MUNICIPAIS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
C.G.S Costa. O PDE ESCOLA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
C.G.S Costa. Mini-Curso Atividades Lúdicas na Sala de Aula. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
C.G.S Costa. Palestra Drogas X Escola. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
C.G.S Costa. Participação em banca de Marcia de Nazaré Lobo Estumano.Programa Mais Educação: uma estratégia de educação integral na Escola Santa Maria do Icatu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.

2.
C.G.S Costa. Participação em banca de José Maria Silva de Souza.Discutindo as possibilidades educativa/formativa da capoeira no âmbito educacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Pará.

3.
C.G.S Costa. Participação em banca de Marlene de Fátima de Almeida e Valdeci Patrocinio dos Santos.Brincadeiras e jogos: um olhar sobre a prática pedagógica na educação infantil no município do Acará-Pa. 2015 - Universidade do Estado do Pará.

4.
C.G.S Costa. Participação em banca de Maria Idalina Abreu e Valcilene O. Rodrigues.Escola e Família: uma parceria possível e necessária na Escola Santa Rosa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
C.G.S Costa. I SEMINARIO DE INTEGRAÇÃO DA UFRA. 2017. Universidade Federal Rural da Amazônia.

2.
C.G.S Costa. X SEMINARIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: JUVENTUDES E ENSINO MÉDIO. 2016. Universidade Federal do Pará.

3.
C.G.S Costa. IX Seminário Sobre Trabalho e Educação. 2015. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação.A utilização dp software Gcompris como recurso Educacional na Educação do Campo. 2018. (Simpósio).

2.
III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação.A Prática Pedagógica no Laboratório de Informática: a Experiência observada em uma escola privada no unicípio de Capitão Poço. 2018. (Simpósio).

3.
III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação.O uso de dispositivos móveis e o processo de aprendizagem de jovens do Ensino Medio. 2018. (Simpósio).

4.
II Seminário de Gestão Publica Inovação e Gestão de Pessoas. 2018. (Seminário).

5.
I Seminário de Pesquisa sobre Trabalho, Educação, BNCC e Infnacias Bragantina.Trabalho Educação, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Negação da Diversidade. 2018. (Seminário).

6.
III INTERCRÍTICA INTERCAMBIO NACIONAL DOS NUCLES DE PESQUISAS EM TRABLAHO E EDUCAÇÃO. A ESCOLARIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOS SOCIOS EDUCANDOS: ENTRE REDAÇÃO E A AÇÃO. 2016. (Congresso).

7.
VII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2016. (Encontro).

8.
V Seminário Norte da ANPAE VI Encontro Estadual do Pará. 2016. (Seminário).

9.
X SEMINARIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: JUVENTUDES E ENSINO MÉDIO. 2016. (Seminário).

10.
X SEMINARIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: JUVENTUDES E ENSINO MÉDIO.JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ: REFLEXÕES NECESSÁRIAS. 2016. (Seminário).

11.
I FEIRA DE CIENCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DA IGARAPÉ-MIRI, FEICIT. AVALIAÇÃO DOS PROJETOS APRESENTADOS. 2015. (Feira).

12.
IX SEMINARIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO. 2015. (Seminário).

13.
11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo.A GESTÃO EDUCACIONAL EM IGARAPÉ-MIRI POR MEIO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE ESCOLA): A AUTONOMIA E QUALIDADE DO ENSINO EM FOCO. 2013. (Seminário).

14.
11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2013. (Seminário).

15.
coloquio Trabalho e Educação na Amazonia: a formação dos trabalhadores e os movimentos sociais. 2013. (Outra).

16.
Ensino Médio: Função Social e Diretrizes Curriculares Nacionais. 2013. (Oficina).

17.
I Sessão de Classicos: Max Weber, Trabalho e Educação. 2013. (Oficina).

18.
Trabalho e Educação: a constituição da identidade humana em Karl Marx e Max Weber. 2013. (Oficina).

19.
VII Semana Acadêmica do Nucleo Universitário do Baixto Tocantins da Universidade Estadual do Pará.As políticas de descentralização financeiras e o trabalho docente. 2013. (Encontro).

20.
VI Jornada Internacional de Políticas Públicas. 2013. (Outra).

21.
XXVI Simpósio brasileiro de Política e Administraçõ da Educação. 2013. (Simpósio).

22.
IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação da Região Norte.O Plano de Desenvolvimento da Escola(PDE Escola): Autonomia e qualidade do ensino na gestão educacional. 2012. (Seminário).

23.
III SEMINARIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBLEMÁTICAS.Democratização da Educação: caminhos percorridos, instituídos e materializados. 2011. (Seminário).

24.
PROJETO DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO. TEMA: PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONTEXTOS E PERSPECTIVAS. 2011. (Outra).

25.
VII Seminário sobre Tarablho e Educação.O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) frente ao processo de autonomia e qualidade do ensino e seu enfoque no trabalho pedagógico. 2011. (Seminário).

26.
VII Seminário sobre Trabalho e Educação: Uma década de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação na Amazônia. 2011. (Seminário).

27.
X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Curriculo.O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) e a concepção de autonomia. 2011. (Seminário).

28.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2011. (Encontro).

29.
IX SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE) FRENTE AO PROCESSO DE AUTONOMIA E QUALIDADE DO ENSINO. 2010. (Seminário).

30.
IX SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO. 2010. (Seminário).

31.
Oficina de Analise Textual. 2010. (Oficina).

32.
Oficina de Produção Textual. 2010. (Oficina).

33.
Oficina sobre Meios Eletrônicos e a Pesquisa em Educação. 2010. (Oficina).

34.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DOS LUGARES E CONTEXTOS DAS POLITICAS E PRÁTICAS CURRICULARES: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA. 2010. (Seminário).

35.
Seminario Internacional Politicas Educacionais e Trabalho Docente: perspectica comparada. 2010. (Seminário).

36.
Seminário Internacional - Políticas Públicas e Trabalho Docente: avaliação e privatização do conhecimento. 2010. (Seminário).

37.
II Conferencia Municipal de Educação de Igarapé-Miri. 2009. (Encontro).

38.
Seminário de Orientação sobre estágio Probatório. 2009. (Seminário).

39.
I Conferencia Municipal de Educação. 2007. (Encontro).

40.
Oficina Letramento e Interdisciplinaridade:caminhos para umaaprendizagem significativa. 2007. (Encontro).

41.
Curso Programa Conhecer para Acolher- Escola Inclusiva. 2005. (Outra).

42.
VI Encontro de Educação Especial do Municipio de Abaetetuba. 2005. (Encontro).

43.
I Forum de Educação Municipal- Regimento Escolar unificado das Escolas de Moju. 2004. (Encontro).

44.
SeminárioEducação no Campo e Desenvolvimento Rural na Amazonia. 2004. (Seminário).

45.
I Seminário temático: Políticas Públicas e Educação Rural no Estado do Pará: realidades, experiencias e perspectivas. 2003. (Seminário).

46.
Seminário de Fortalecimento das Competências Municipais para a erradicação do Trabalho Infantil. 2003. (Seminário).

47.
2º Congresso Brasileiro de educadores Vicentinos. 2002. (Congresso).

48.
Curso de Alfabetização com ênfase no método analitico. 2002. (Outra).

49.
Curso de Alfabetização com ênfase no Método Analítico: processo da Palavração. 2002. (Oficina).

50.
IV Jornada em Psicopedagogia no Pará. 2002. (Encontro).

51.
I Semana da leitura. 2001. (Encontro).

52.
Mini-Curso Gestão Escolar para o SéculoXXI. 2001. (Encontro).

53.
Projeto de Leitura. 2001. (Encontro).

54.
Curso de Desenvolvimento Gerencial para Administradores Escolares. 2000. (Encontro).

55.
Projeto de Aceleração de Aprendizagem. 2000. (Outra).

56.
Projeto a Segurança vai à Escola. 1998. (Encontro).

57.
II Encontro dos Estudantes da Interiorização. 1997. (Encontro).

58.
IV Encontro Espiritual de Educadores. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
C.G.S Costa. I SEMINARIO DE INTEGRAÇÃO DA UFRA. 2017. (Outro).

2.
C.G.S Costa. X SEMINARIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: JUVENTUDES E ENSINO MÉDIO. 2016. (Outro).

3.
C.G.S Costa. II Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Enedina Sampaio Melo. 2015. (Outro).

4.
C.G.S Costa. IX SEMINÁRIO SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO. 2015. (Outro).

5.
C.G.S Costa. II INTERCAMBIO NACIONAL DOS NUCLEOS DE PESQUISA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO-INTERCRITICA. 2014. (Congresso).

6.
C.G.S Costa. I Feira Interdisciplinar da Escola de Ensino Fundamental e Médio Enedina Sampaio Melo. 2009. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Celia Evangelista Dias e Reinaldo do Espirito Santo Valente. As dificuldades de leitura e da escrita na percepção dos professores da escola Major José Tenório. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.

2.
Marly do Socorro de A. Silva e Vânia Cardoso de Oliveira. Alfabetização e letramento: concepção sobre as práticas pedagógicas de uma professora de uma escola pública no município do Acará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.

3.
Cey Oliveira de Castro e Nilma Cunha Lobo. Leitura Infantil: A leitura como instrumento de ensino e aprendizagem da Escola José Domingos do Nascimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.

4.
Neisilene Figueira Furtado e Noemes Pereira Ataíde. Leitura como prática de ensino na Escola de Educação Infantil Elinda Ataíde de Lima: contribuindo para a formação do cidadão crítico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.

5.
Elizabete Lobo Dias. Utilizando o gêero textual lenda como suporte para a educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.

6.
CARMEM MARIA FERREIRA DE MACÊDO. MINHA INFÂNCIA: QUE REFLEXÕES ESSE RETRATO QUE USOU COMO FLASH A LUDICIDADE TENDO COMO PANO DE FUNDO A PRÓPRIA NATUREZA TRÁZ PARA OS DIAS ATUAIS?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.

7.
Maria da Conceição da Costa Albuquerque. Alfabetizar letrando: novas possibilidades de valorização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.

8.
MARIA DO SOCORRO COSTA OLIVEIRA. EDUCAÇÃO ESCOLAR DO CAMPO, SEUS SUJEITOS E SUAS HISTÓRIAS NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.

9.
ROSILENE DIAS DOS SANTOS. MEMÓRIAS E HISTÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA ESTUDANTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.

10.
Isabel Gonçalves Miranda. A importância da Leitura nas séries iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.

Orientações de outra natureza
1.
Edivane Coutinho Maciel Zeneide Sousa do Nacimento. A prática docente no Laboratório de Informática. 2018. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.

2.
Francisco Ronaldo Silveira Bento José Wilker C. de Andrade. As práticas de educação com o uso das tecnologias: o despertar para uma metodologia eficiente e trativas nas escolas. 2018. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.

3.
Jovelina de O. Saraiva Josy da Silva Nascimento. Viveciando a docencia na educação básica. 2018. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.

4.
Edivane Coutinho Maciel Zeneide Sousa do Nacimento. As ações pedagógicas no laboratório de informática: observações que encaminham às reflexões sobre o agir docente. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.

5.
Francisco Ronaldo Silveira Bento José Wilker Carneiro de and. Desafios da Inserção da Computação no ambiente escolar. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.

6.
Jovelina de O. Saraiva Josy da Silva Nascimento. Observando o uso da Tecnologia da Educação. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.

7.
Samuel de Souza Saraviva e Valdi Machado se Souza. O Estágio Supervisionado como Prática essencial para o processos de formação do Licenciado em Computação. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Crisolita Gonçalves dos Santos Costa.




Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
C.G.S Costa. A IDENTIDADE DO ENSINO MEDIO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
C.G.S Costa. II Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Enedina Sampaio Melo. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 11:59:53