Mariana Simões Floria

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9236898622504916
  • Última atualização do currículo em 21/03/2014


Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, Promoção de Saúde, Bullying e Psicologia Organizacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariana Simões Floria
Nome em citações bibliográficas
FLORIA, M. S.


Formação acadêmica/titulação


2013
Mestrado em andamento em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Olhos abertos: a perspectiva de pais sobre bullying,Orientador: Prof. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis.
Coorientador: Prof. Dra. Rachel de Faria Brino.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Bullying; Violência escolar; Pais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2013
Especialização em andamento em Terapia Comportamental.
Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento.
Orientador: Patrícia Panho Ferronato.
2008 - 2012
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Bullying: a compreensão de pais sobre sinais e medidas de proteção e análise do tempo de identificação do envolvimento de seus filhos.
Orientador: Rachel de Faria Brino.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Como trabalhar com pais na psicoterapia infantil. (Carga horária: 4h).
ISI Campinas.
2013 - 2013
Escrita de artigos científicos de alto impacto. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Gestão de Pessoas: Práticas fundamentais em RH. (Carga horária: 36h).
Instituto de Estudos Comportamentais.
2012 - 2012
TCC e TCD para circunstâncias desafiadoras. (Carga horária: 14h).
Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.
2012 - 2012
Curso de Formação Terapeutas Comportamentais TCR. (Carga horária: 160h).
Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento.
2010 - 2010
Of. Capac. em Cooperativismo e Economia Solidária. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
Psicologia Forense. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Habilidades Sociais e Transtornos Psicológicos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Discriminação condic. e tolerância apren. a droga. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Gestalt-terapia. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
Criança com prob. aprend. e formação habito estudo. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
Psicologia humanista. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



ONG Fênix, ONG FÊNIX, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Auxílio aos estudantes, Carga horária: 3

Atividades

07/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Orientação Profissional e de Estudos

Empresa Júnior de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, EMPSI - UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Participante, Enquadramento Funcional: Diretora de Recursos Humanos

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Participante, Enquadramento Funcional: Diretora de Controle de Qualidade

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Participante, Enquadramento Funcional: Membro da Diretoria de Controle de Qualidade


Incubadora Regional de Cooperativas Populares, INCOOP/UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq Iniciação Tecn. Indust. A, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária pela Fund. Univ. Fed. São Carlos, Carga horária: 20

Atividades

04/2011 - 09/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, .

08/2010 - 11/2010
Estágios , Fundação Universidade Federal de São Carlos, .

Estágio realizado
PROEXT 2008: Ampliação e articulação de iniciativas de Economia Solidária como estratégia para desenvolvimento local sustentável de um território urbano.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/ CNPq de Iniciação Científica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 33

Atividades

03/2012 - 12/2012
Estágios , Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento, .

Estágio realizado
Intervenção em Psicologia Clínica: Atendimento terapêutico em situação clínica segundo o modelo da Terapia por Contingências de Reforçamento.
07/2011 - 07/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), .

03/2011 - 12/2011
Estágios , ProEstudo, .

Estágio realizado
Promoção de repertórios acadêmicos - o comportamento de estudo de crianças, jovens e alunos de graduação.
03/2010 - 12/2010
Estágios , Unidade Saúde Escola, .

Estágio realizado
Análise do Comportamento em Clínica.
03/2009 - 12/2009
Estágios , Unidade Saúde-Escola UFSCar, .

Estágio realizado
Estimulação metacognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4

Atividades

02/2012 - 11/2012
Estágios , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Psicologia e Educação.

Estágio realizado
Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental - LaPICC.


Linhas de pesquisa


1.
Maus-tratos contra crianças e/ou adolescentes: prevenção e intervenção na família, escola e comunidade
2.
Centros digitais e cadeias produtivas - agregação de tecnologia e desenvolvimento territorial


Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Centros digitais e cadeias produtivas - agregação de tecnologia e desenvolvimento territorial
Descrição: O presente projeto tem por objetivo contribuir para a ampliação de oportunidades de trabalho e renda na atividade econômica da cadeia de confecções, com a articulação dos agentes envolvidos nos processos de confecções de roupas, bolsas e apetrechos, muitos deles seguindo a técnica de fuxico, na cidade de São Carlos, gerando benefícios sociais e fortalecendo o desenvolvimento sócio-econômico especialmente no território urbano do Jardim Monte Carlo e Jardim Gonzaga, onde serão concentradas as suas ações. Diante das condições sociais atuais de exclusão do mercado de trabalho pessoas que não apresentam qualificação e/ou características adequadas para dadas vagas empregatícias, há a necessidade de criação de oportunidades de geração de trabalho e renda para as mesmas. Assim, tal projeto visa contribuir para uma melhor estruturação de ambos os empreendimentos incubados na Cadeia de Confecções da Incubadora Cooperativas Populares e para uma fixação dos produtos confeccionados no mercado comercial, garantindo uma melhor qualidade de vida para os colaboradores envolvidos. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Maus-tratos contra crianças e/ou adolescentes: prevenção e intervenção na família, escola e comunidade
Descrição: As definições propostas para maus-tratos contra crianças e adolescentes têm aspectos comuns e indicam danos ao desenvolvimento normal da criança e/ou adolescentes, geralmente ocasionados em uma relação de poder e/ou confiança entre a vítima e o agressor. Os maus-tratos contra crianças e/ou adolescentes podem ser de diferentes tipos, incluindo agressões físicas, psicológicas e sexuais. Nenhum outro fator de risco tem uma associação mais forte com a psicopatologia do desenvolvimento do que os maus-tratos contra a criança e/ou o adolescente, sendo que os abusos e a negligência causam efeitos profundamente negativos no curso de vida da criança. Um fator de risco para maus-tratos bastante apontado pela literatura é a vulnerabilidade dos indivíduos com deficiência. É inquestionável a necessidade de se estudar um fenômeno tão complexo como este, no entanto, há de se ressaltar que pesquisas sobre o assunto surgiram, mais significativamente, nas últimas duas décadas, o que faz com que tal tema mereça ser ampliado e aprofundado. Há ainda, no Brasil, um número insuficiente de estudos acerca dos maus-tratos contra crianças e adolescentes que possam funcionar como subsídio para ações efetivas de combate ao problema. As possibilidades de pesquisa envolvendo esforços preventivos de combate aos maus-tratos são inúmeras. O objetivo geral do presente projeto é a investigação e análise do fenômeno dos maus-tratos contra crianças e adolescentes envolvendo diferentes cenários, como a família, a escola e a comunidade em geral. E os objetivos específicos: Estabelecer estimativas de prevalência dos maus-tratos contra crianças e adolescentes para além dos números oficiais de notificação de casos aos órgãos de proteção a criança; Descrever e analisar características associadas à ocorrência dos maus-tratos contra crianças e adolescentes; Estabelecer e analisar relações entre fatores de risco e de proteção associados aos maus-tratos contra crianças e adolescentes; Planejar e elaborar ações e..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BRINO, R. F. ; FLORIA, M. S. ; MENEZES, L. F. . A parceria família-escola na prevenção e enfrentamento da violência na escola. In: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Ana Carina Stelko-Pereira. (Org.). Violência nota zero: como aprimorar as relações na escola. 1ed.São Carlos: EDUFSCar, 2013, v. , p. 192-202.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FLORIA, M. S.; OLIVEIRA, M. A. ; FELIX, E. . Economia Solidária e Psicologia: interface no trabalho de conflitos interpessoais. In: VII Seminário Acadêmico Internacional sobre Processos Cooperativos e Iniciativas Econômicas Associativas (PROCOAS), 2011, Santiago do Chile. Resúmenes, 2011.

2.
NEVES, E. F. ; FLORIA, M. S. ; OLIVEIRA, M. A. ; CEZAR, N. O. C. ; MELO, P. S. ; MARTINS, R. R. ; FIORE, T. ; GROUPIONI, T. . Tecnologia social e adequação sócio-técnica como instrumentos de sobrevivência para EES da Cadeia de Confecções de São Carlos. In: VII Seminário Acadêmico Internacional sobre Processos Cooperativos e Iniciativas Econômicas Associativas (PROCOAS), 2011, Santiago do Chile. Resúmenes, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FLORIA, M. S.; BRINO, R. F. . Bullying: a compreensão de pais. In: XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2013.

2.
FLORIA, M. S.; BRINO, . Bullying: a compreensão de pais sobre sinais e medidas de proteção e análise do tempo de identificação do envolvimento de seus filhos. In: II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo, 2012, Ribeirão Preto. PROGRAMA E RESUMOS DA II JORNADA DE TCC DO INTERIOR DE SÃO PAULO, 2012. p. 119-120.

3.
DAOLIO, C. C. ; FLORIA, M. S. ; GODOI, K. ; ROSSETO, C. P. F. ; NEUFELD, C. B. . Relato de um grupo de habilidades sociais com crianças em idade escolar na perspectiva cognitivo-comportamental. In: II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo, 2012, Ribeirão Preto. PROGRAMA E RESUMOS DA II JORNADA DE TCC DO INTERIOR DE SÃO PAULO, 2012. p. 112-113.

4.
RIBEIRO, D. M. ; CAVALETTI, R. L. ; FLORIA, M. S. ; MENEZES, L. F. ; ELIAS, N. ; GOYOS, C. . Aquisição de tato abstrato através de discriminações condicionais. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental: Comunicações Orais e Painéis, 2009. v. II. p. 97-98.

5.
COSTA, A. R. A. ; SANTOS, B. D. ; BENEDITO, C. M. ; BAGNATO, G. G. ; FLORIA, M. S. ; OLIVEIRA, N. P. ; Marola, P. P. ; OLIVEIRA, P. A. ; CARVALHO, T. R. ; SOUZA, D. G. . Aprendizagem de Vocabulário por Exclusão com Crianças com Transtorno Fonológico e Dificuldades na Aprendizagem. In: VIII Jornada de Análise do Comportamento, 2009, São Carlos. Anais da VIII Jornada de Análise do Comportamento, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
FLORIA, M. S.; BRINO, R. F. . Bullying: a compreensão de pais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FLORIA, M. S.. Cyberbullying. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FLORIA, M. S.. A parceria família-escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FLORIA, M. S.; BRINO, R. F. . Olhos abertos: a perspectiva de pais sobre bullying. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
FLORIA, M. S.; BRINO, . Bullying: a compreensão de pais sobre sinais e medidas de proteção e análise do tempo de identificação do envolvimento de seus filhos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DAOLIO, C. C. ; FLORIA, M. S. ; GODOI, K. ; ROSSETO, C. P. F. ; NEUFELD, C. B. . Relato de um grupo de habilidades sociais com crianças em idade escolar na perspectiva cognitivo-comportamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FLORIA, M. S.; BRINO, . Bullying: a Compreensão de Pais sobre Sinais e Medidas de Proteção e Análise do Tempo de Identificação do Envolvimento de Seus Filhos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
NEVES, E. F. ; FLORIA, M. S. ; OLIVEIRA, M. A. ; CEZAR, N. O. C. ; MELO, P. S. ; MARTINS, R. R. ; FIORE, T. ; GROUPIONI, T. . Tecnologia social e adequação sócio-técnica como instrumentos de sobrevivência para EES da Cadeia de Confecções de São Carlos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FLORIA, M. S.; OLIVEIRA, M. A. ; NEVES, E. F. . Economia Solidária e Psicologia: interface no trabalho de conflitos interpessoais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FLORIA, M. S.. Oficina de Trabalho em Grupo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
FLORIA, M. S.. Oficina de Apresentação Oral. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
RIBEIRO, D. M. ; GOYOS, C. ; ELIAS, N. ; CAVALETTI, R. L. ; FLORIA, M. S. ; MENEZES, L. F. . Aquisição de tato abstrato através de discriminações condicionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FLORIA, M. S.; BENEDITO, C. M. ; OLIVEIRA, N. P. ; SANTOS, B. D. ; BAGNATO, G. G. ; CARVALHO, T. R. ; OLIVEIRA, P. A. ; MAROLA, P. P. ; COSTA, A. R. A. ; SOUZA, D. G. . Aprendizagem de Vocabulário por Exclusão com Crianças com Transtorno Fonológico e Dificuldades na Aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FLORIA, M. S.. Vítima-agressores de bullying. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo. 2012. (Congresso).

2.
Youth to Business São Carlos: Perfil requisitado pelo mercado e desenvolvimento pessoal. 2012. (Outra).

3.
I Seminário de Análise e Prevenção da Violência. 2011. (Seminário).

4.
I Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo. 2010. (Congresso).

5.
VIII Jornada da Análise do Comportamento. 2009. (Congresso).

6.
VII Semana da Psicologia da UFSCar: Práticas do Contemporâneo: vivendo o futuro hoje.. 2009. (Outra).

7.
VII Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar. 2008. (Congresso).

8.
VI Semana da Psicologia da UFSCar - Discutindo a Relação: Afetividade e Sexualidade. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FLORIA, M. S.. Processo Seletivo e Relações no Trabalho. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BRINO, R. F. ; FLORIA, M. S. ; MENEZES, L. F. . A parceria família-escola na prevenção e enfrentamento da violência na escola. In: Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Ana Carina Stelko-Pereira. (Org.). Violência nota zero: como aprimorar as relações na escola. 1ed.São Carlos: EDUFSCar, 2013, v. , p. 192-202.


Apresentações de Trabalho
1.
FLORIA, M. S.. Cyberbullying. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FLORIA, M. S.. A parceria família-escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FLORIA, M. S.. Vítima-agressores de bullying. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Participou como apoio/monitoria dos seguintes eventos: "Universidade Aberta" - UFSCar (2011); II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo (2012); Workshop Internacional:  Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e Terapia Comportamental Dialética (TCD) para circunstâncias desafiadoras  (2012).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 5:45:58