Marilene Kaspchak

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7816018171527181
  • Última atualização do currículo em 09/11/2017


Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2003), ESPECIALIZAÇÃO em Docência para o Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005), MESTRADO em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2013) e DOUTORADO em andamento. Atua como Pedagoga da Educação Básica na rede Estadual do PR. Docente na Faculdade Guairacá e coordenadora do NADI/NAD (Núcleo de Apoio Docente e Discente) na mesma Instituição. Atuando principalmente no seguintes temas: Organização do trabalhado Pedagógico; Métodos e Processos de Avaliação; concepção de ensino; currículo, Didática e Formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marilene Kaspchak
Nome em citações bibliográficas
KASPCHAK, M.

Endereço


Endereço Profissional
Núcleo Regional de Educação de Pitanga, SEED.
Avenida Brasil
centro
85200000 - Pitanga, PR - Brasil
Telefone: (42) 36468300
Fax: (42) 36468330


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Orientador: Dr. João Luiz Gasparin.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica no processo de formação docente-discente,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. João Luiz Gasparin.
Palavras-chave: Pedagogia histórico-crítica; Didática da Pedagogia Histórico-Crítica; Formação docente-discente.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2005
Especialização em DOCENCIA NO ENSINO SUPERIOR:. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: O ENSINO UNIVERSITÁRIO FRENTE AOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE.
Orientador: Profª. Ms. Klevi Mary Fanfa Ribas.
2000 - 2003
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: Cidadania e educação:um desafio dos educadores.
Orientador: prof. Dr. Paulo Guilhermeti.




Atuação Profissional



Faculdade de Guairacá, FAG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente não-titular, Carga horária: 20

Atividades

07/2015 - Atual
Direção e administração, Setor de apoio Pedagógico, .

Cargo ou função
Coordenação do Núcleo de Apoio ao Discente (NADI).
07/2015 - Atual
Direção e administração, Setor de apoio Pedagógico, .

Cargo ou função
Coordenação do Núcleo de Apoio Docente.
02/2015 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
02/2015 - 07/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tendências Pedagógicas e Teorias da Aprendizagem
02/2015 - 07/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
07/2014 - 12/2014
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
Didática
02/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
02/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Metodologias
Métodos e Processo de Avaliação
Escola e Currículo
02/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escola e Currículo
Métodos e Processo de Avaliação

Núcleo Regional de Educação de Pitanga, NRE / SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: QPM, Carga horária: 40
Outras informações
Pedagoga na Equipe de Educação Básica


Colégio Estadual Dom Pedro I, APMF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: QPM, Carga horária: 20


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio Eastadual Adonis Morski EFMP, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: QPM, Carga horária: 20
Outras informações
Pedagoga

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: QPM, Carga horária: 20
Outras informações
Direção auxiliar


Colégio Estadual Pe. Victor Coelho de Almeida EFM, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Pedagoga, Carga horária: 20


Colégio Estadual Sitio Boa Ventura EFM, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Pedagoga, Carga horária: 20


Colégio Rural Estadual Natal Pontarolo EFM, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Pedagoga


Escola Vicentina Santa Terezinha EIEF, EVST, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora Pedagógica


Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte Boa Ventura de São Roqu, SMECE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Diretora de Depto de Educação, Carga horária: 20


Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, UNIVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 6


Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: QPM, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Contribuição da Pedagogia Histórico-crítica no processo de formação docente-discente
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
KASPCHAK, M.; GASPARIN, J. L. . O processo de conhecimento na perspectiva histórico-crítica. In: Lucineia Moreira de Souza; Rita de Cássia Luiz da Rocha; Wilian Junior Bonete. (Org.). Pesquisa em Educação: Múltiplas interfaces. 1ed.Guarapuava: APPREHENDERE, 2016, v. 1, p. 307-336.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KASPCHAK, M.; FORTES, R. A. . Os gêneros textuais e o ensino: as fábulas na perspectiva histórico-crítica.. In: Revista Espaço Acadêmico (UEM), 2014, Maringá. Artigos completos publicados em periódicos. Maringá: Revista Espaço Acadêmico (UEM), 2015. v. v. 14. p. p. 48-58.

2.
KASPCHAK, M.; GASPARIN, J. L. . PROJETO DE TRABALHO DOCENTE-DISCENTE: Uma expressão da práxis. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPE, 2013, Maringá. Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Educação. Maringá, 2013.

3.
FORTES, R. A. ; KASPCHAK, M. . O ensino de fábulas na perspectiva histórico-crítica. In: História, Sociedade e Educação no Brasil, 2013, Cascavel. XI Jornada do Histedbr, 2013.

4.
KASPCHAK, M.; GASPARIN, J. L. . O livro didático na perspectiva de formação docente. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPE 2012, 2012, Maringá. Seminário de Pesquisa do PPE. Maringá-PR, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KASPCHAK, M.; FORTES, R. A. ; GASPARIN, J. L. . O mundo grego e seus desdobramentos no ensino/aprendizado na sociedade contemporânea. In: IV congreso internacional de estudios clásicos en México. In: IV congreso internacional de estudios clásicos en México, 2014, Cidade do México. Instituto de investigaciones filológicas, 2014., 2014. p. p. 74-75.

2.
KASPCHAK, M.; OLIVEIRA, C. M. ; BOIAGO, D. L. ; MOURA, K. L. ; SOUZA, T. ; OLIVEIRA, V. ; OCHOA, P. ; PUPIO, B. . Da política pública a ação teatral: discurso contra discurso. In: IX JORNADA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL, 2011, Maringá. Escola Itinerante: Uma análise para além da sala de aula. Maringá, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
KASPCHAK, M.. CURRÍCULO E CONCEPÇÕES DE ENSINO 'Conceitos e perspectivas para a práxis dialógica, reflexiva e crítica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Ilivinski, Dirlei Cheme da Cruz; GARCIA, B. R.; KASPCHAK, M.. Participação em banca de Gisele Lenz Floriano.A percepção do pedagogo sobre a indisciplina e violència. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

2.
SHINEMANN, C.; KASPCHAK, M.; SANTANA, C.. Participação em banca de Marcia Quadros.Adaptação curricular no processo avaliativo da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

3.
SHINEMANN, C.; KASPCHAK, M.; NASCIMENTO, D.. Participação em banca de Lorenna Kaalla de Paula.Centro de Capacitação Universidade do Professor - Faxinal do Céu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

4.
Ilivinski, Dirlei Cheme da Cruz; TAFURI, L.; KASPCHAK, M.. Participação em banca de Sandra Chicouski.Dificuldades de Aprendizagem em leitura e escrita. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

5.
BETTIOLLO JUNIOR, L.; KASPCHAK, M.; GALVAO, D.. Participação em banca de Daniel Oleans Camargo.?Softwares: Como usá-los em sala de aula??. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Guairacá.

6.
BARBIERI, D.; KASPCHAK, M.; ROCHA, M. R.. Participação em banca de Max Rogério Portela.Diferentes abordagens no ensino de regras de sinais e as dificuldades na aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Guairacá.

7.
PAWLOWSKI, C.; THOME, S. R. N.; KASPCHAK, M.. Participação em banca de Eliane Catarina Giacomini Viau.?A importância da leitura e da interpretação na resolução de problemas matemáticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Guairacá.

8.
PIETRAS, G.; THOME, S. R. N.; KASPCHAK, M.. Participação em banca de Tais Grosselli.A Matemática Financeira no ensino básico e sua importância no cotidiano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Guairacá.

9.
Souza. L. M.; TAFURI, L.; KASPCHAK, M.. Participação em banca de Cláudia Terezinha Fernandes.REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E TRABALHO - OS CURSOS TÉCNICOS DO COLÉGIO ANA VANDA BASSARA EM GUARAPUAVA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

10.
SANTOS, C. R. S. A.; FAGUNDES, E. M.; KASPCHAK, M.. Participação em banca de Joana Aparecida Dutka.FUNÇÃO DO PEDAGOGO NO PROGRAMA DE EXCUÇÃO DAS ALTERNATIVAS PENAIS DO MUNICIPIO DE GUARAPUAVA-PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

11.
SANTOS, I. R.; Ilivinski, Dirlei Cheme da Cruz; KASPCHAK, M.. Participação em banca de Jackeline Da Paz Vesselovcz De Moraes.OS DESAFIOS DA IMPLANTAÇAO DO O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO MUNICIPIO DE GUARAPUAVA-PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

12.
Neves, S.N; KASPCHAK, M.; SHINEMANN, C.. Participação em banca de Diandra Aparecida Bras da Silva.A împortância do Planejamento nas Escolas públicas de Guarapuava. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

13.
Neves, S.N; KASPCHAK, M.; Souza. L. M.. Participação em banca de Damaris Antunes Guimarães.A contribuição da formação Inicial para atuação do Pedagogo Escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

14.
Ilivinski, Dirlei Cheme da Cruz; KASPCHAK, M.; GARCIA, B. R.. Participação em banca de Silvana Ortiz Becker.Orientação Sexual: Concepções do professores que atuam nos Anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

15.
Ilivinski, Dirlei Cheme da Cruz; FAGUNDES, E. M.; KASPCHAK, M.. Participação em banca de Vanessa Cristina Pereira.Alfabetização de adultos em Guarapuiaava: os motivos da escolarização tard. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

16.
FAGUNDES, E. M.; SANTOS, C. R. S. A.; KASPCHAK, M.. Participação em banca de Cristiane Barbosa Dornelles.Educadores do Campo: Possibilidades e desafios para uma educação de qualidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

17.
NEVES, S. N.; SANTOS, C. R. S. A.; KASPCHAK, M.. Participação em banca de ROSICLÉIA APARECIDA ZIMERMMAMM PADILHA.A REFLEXÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA/PR SOBRE A CAREIRA DOCENTE.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VICENTIN, E.; ROCHA, M. R.; KASPCHAK, M.. Teste seletivo para admissão de professores não-titulares para o colegiado de Matemática; Candidato Altailso José Ribas. 2016. Faculdade de Guairacá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Programa Ensino Médio Inovador. 2013. (Simpósio).

2.
IX ANPED SUL. 2012. (Seminário).

3.
XI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Maringá.O LIVRO DIDÁTICO NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DOCENTE-DISCENTE. 2012. (Seminário).

4.
IX Jornada de Políticas Públicas.DA POLÍTICA PÚBLICA A AÇÃO TEATRAL: DISCURSO CONTRA DISCURSO. 2011. (Outra).

5.
NRE ITINERANTE.Currículo e Concepção de Ensino. 2010. (Oficina).

6.
CURSO DE INTRODUCAO A EDUCACAO DIGITAL. 2009. (Outra).

7.
DISSEMINACAO DA POLITICA CURRICULAR E DE GESTAO ESCOLAR DA SEED/PR. 2009. (Outra).

8.
ESTUDOS PARA DISCUSSAO SOBRE CONCEPCAO DE CURRICULO E ORGANIZACAO DA PRATICA PEDAGOGICA. 2009. (Outra).

9.
ESTUDOS PARA DISCUSSAO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2009. (Encontro).

10.
I ENCONTRO DA JORNADA PEDAGOGICA. 2009. (Encontro).

11.
II ENCONTRO DA JORNADA PEDAGOGICA. 2009. (Encontro).

12.
Jornada Pedagógica: Desafios para a Construção da Escola Pública que queremos. 2009. (Outra).

13.
CAPACITACAO LIVRO DIDATICO NA ESCOLA. 2008. (Outra).

14.
JORNADA PEDAGOGICA. 2008. (Encontro).

15.
Jornada Pedagogica: Desafios para construção da Escola Pública. 2008. (Outra).

16.
O CURRICULO FRENTE AOS DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORANEOS. 2008. (Outra).

17.
SEMINARIO DE ARTE. 2008. (Oficina).

18.
A ORGANIZACAO ESCOLAR E O PLANO DE TRABALHO DOCENTE. 2007. (Outra).

19.
DISSEMINACAO DA POLITICA CURRICULAR E DE GESTAO ESCOLAR DA SEED/PR. 2007. (Outra).

20.
JORNADA PEDAGOGICA PARA PEDAGOGOS - ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO DA ESCOLA PUBLICA. 2007. (Outra).

21.
REFLEXOES PARA IMPLEMENTACAO DO PROJETO POLITICO-PEDAGOGICO. 2007. (Outra).

22.
A GESTAO DEMOCRATICA DA ORGANIZACAO PEDAGOGICA DA ESCOLA PUBLICA. 2006. (Outra).

23.
Encontro Temático Regionalizado de Cascavel - Expoente. 2006. (Encontro).

24.
ESTUDOS PARA A ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO DA ESCOLA. 2006. (Outra).

25.
FORMACAO CONTINUADA PARA CONSELHEIROS ESCOLARES. 2006. (Outra).

26.
3º Congresso Vicentino: Cidadania, Empreendedorismo e Paz. 2005. (Congresso).

27.
Seminário Universidade e escola Pública: Experiências Compartilhadas. 2003. (Seminário).

28.
2º Congresso Brasileiro de Educadores Vicentinos. 2002. (Congresso).

29.
Semana de Pedagogia - Interfaces da Pedagogia. 2001. (Outra).

30.
LEMBRANÇAS DE INFANCIA: QUE HISTÓRIA E ESTA?. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KASPCHAK, M.; ZALUZSKI, E. . Formação Continuada para professores/equipes pedagógicas da rede Municipal de Ensino. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ronise Maíra Martins. SITUAÇÕES DO COTIDIANO QUE ENVOLVEM MATEMÁTICA BÁSICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Marilene Kaspchak.

2.
Patrícia da Silva Pedroso. A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Marilene Kaspchak.

3.
Hadienefer Silveira dos Santos. O Ambiente de Trabalho do Professor de Cantagalo, e os Efeitos deste sobre sua Saúde Ocupacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Marilene Kaspchak.

4.
Carina Chulek. O ENSINO DA MATEMÁTICA DA DÉCADA DE 1980, NO MUNICÍPIO DE PITANGA PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Marilene Kaspchak.

5.
Fernanda Tonon. A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA FUNDAÇÃO PROTEGER. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Marilene Kaspchak.

6.
Marilda Aparecida Martins. INCLUSAO SOCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE RISCO DA FUNDAÇÃO PROTEGER DE GUARAPUAVA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Marilene Kaspchak.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 1:20:02