Izabele Caroline Rodrigues Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9432031565386986
  • Última atualização do currículo em 28/06/2018


Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012) Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. (2016). Cursando Pós Graduação (EAD) em Ensino de Literatura e Língua Portuguesa (conclusão em 2017). Atuou como professora da Instituição de Ensino Superior Faculdade Sant'Ana nas disciplinas de Inglês Instrumental e Português Instrumental para o Curso de Secretariado Executivo, Português Instrumental para o Curso de Fonoaudiologia, Literatura Brasileira para o Curso de Letras Português / Libras da mesma Instituição. Atualmente, atua na mesma Instituição como docente do curso de Fonoaudiologia, mais especificamente nas disciplinas de Português Instrumental, Linguística Aplicada à Fonoaudiologia, Aquisição da Linguagem Escrita e Oral e Distúrbios da Aprendizagem. As áreas de pesquisa predominantes abordam questões da recepção do texto literário, a participação ativa do leitor no processo de leitura, O Círculo de Bakhtin, a Literatura Brasileira do século XIX, mais especificamente questões que permeiam a obra do escritor Machado de Assis, Português e Inglês para o ambiente administrativo, Teorias sobre a Aquisição da Linguagem, Distúrbios de Aprendizagem, Linguística Aplicada, entre outras áreas que abranjam a formação do aluno em idade escolar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Izabele Caroline Rodrigues Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, I. C. R.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: O TEXTO E O LEITOR EM MACHADO DE ASSIS: INTERSECÇÕES TEÓRICAS COM MIKHAIL BAKHTIN,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Prof.ª Dr. Silvana Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2012
Graduação em Licenciatura em Letras Português - Inglês.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: A SUBVERSÃO DO DISCURSO RELIGIOSO EM DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS.
Orientador: Prof.ª Dr.ª Silvana Oliveira.




Formação Complementar


2011 - 2012
Extensão universitária em Grupo de Estudos sobre Gênero, Etnia e Sexualidade. (Carga horária: 36h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FORMADOR II, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica PIBIC/CNPQ, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica PIBIC/CNPQ, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica PIBIC/ARAUCÁRIA, Carga horária: 20


Escola Prisma Arco Íris, PRISMA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 13
Outras informações
Atuando como Professora De Língua Inglesa para as turmas: Infantil III, Infantil IV, Infantil V, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano e 5º Ano.


Pet Cursos Profissionalizantes, PET CURSOS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Atualmente ministrando Aulas de Língua Inglesa.


Instituição de Ensino Superior Sant'Ana, IESSA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16


Escola Santo Angelo, SA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2012 - 2012
QUESTÕES DE SUBALTERNIDADE EM MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA
Descrição: Os estudos das teorias feministas têm crescido consideravelmente nos últimos anos, tanto no que diz respeito a sociedade quanto no que tange a literatura. O objetivo desse projeto esta sendo analisar o livro ?Moça com brinco de pérolas? de Tracy Chevalier e as relações entre subalternidade e ambiguidades presentes na obra, visto a pertinência dada ao assunto na contemporaneidade. Trata-se de um romance, o qual apresenta importantes aspectos a serem analisados dentre os quais se tem dado destaque à personagem principal que é a narradora de sua história e se constrói, gradativamente, como sujeito de sua vida e de suas escolhas. Ela é uma personagem que circula entre diferentes meios familiares e no meio do público, ou seja, de certa forma da sociedade. Percebeu-se que esta circulação é carregada de toda uma pertinência dentro da obra como um todo, pois esta circulação, os deslocamentos promovidos pela personagem nos fez pensar em questões tais como: o que a personagem feminina representa na sociedade e na pintura para qual é modelo, o que representa no meio familiar a que pertence e na família em que trabalha, o que representa o seu deslocamento e os adereços que usa e que dão nome a obra, entre outros aspectos. Esse projeto, ao ser finalizado, contribuirá significativamente para os Estudos Literários ao refletir sobre as representações femininas, além de propiciar o nosso crescimento enquanto sujeito feminino na sociedade atual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
AS FIGURAS FEMININAS DE MACHADO: CAPITU (DOM CASMURRO), VIGÍLIA (MEMÓRIAS PÓSTUMAS) E CONCEIÇÃO (MISSA DO GALO).
Descrição: Este projeto propõe a análise da figura feminina do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, comparativamente à análise da figura feminina em Memórias Póstumas e no Conto Missa do Galo. O objetivo do projeto é analisar as personagens femininas protagonistas das obras em questão como reflexos da sociedade da época. A representação da mulher na literatura é motivo de estudos e reflexão até nos dias de hoje . Como a mulher se vê representada sob a ótica do masculino é o nosso principal questionamento. A pesquisa irá nos revelar até que ponto as personagens femininas analisadas podem ser consideradas ponto de referência da sociedade da época. Como são silenciadas essas mulheres? O que elas trazem em suas características que nos mostram todo um reflexo da sociedade? Quais as representações de palavra e poder que essas obras nos mostram? Quais são suas formas de poder? Pretende-se nessa pesquisa abordar e responder a todos esses questionamentos. Ao analisar aspectos de composição da personagem, seu papel na sociedade, as relações de poder que ela estabelece ou se vê subjugada estaremos trabalhando com questões relativas à identidade e subjetividade nas obras. Esse projeto poderá contribuir significativamente para os Estudos Literários ao refletir sobre as representações femininas de meados do realismo, podendo também ser realizado no decorrer no trabalho uma breve aproximação com mulheres retratadas posteriormente ou anteriormente. Paralelamente à abordagem teórica a pesquisa contribuirá para o aprofundamento da compreensão da produção do importante escritor Machado de Assis e também sobre o papel da mulher na sociedade brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
A COMPARAÇÃO NARRATIVA ENTRE O LIVRO ?DOM CASMURRO? E O FILME ?CAPITU?.
Descrição: Este projeto visa a apresentar uma comparação entre o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, e a produção cinematográfica Capitu, de 1968, com roteiro de produção de Lygia Fagundes Telles e dirigido por Paulo César Saraceni. A análise terá como foco a compreensão das estratégias narrativas presentes no romance em comparação às estratégias de realização da obra cinematográfica. A visão da mulher presente nessa obra também deverá ser abordada para que possamos mostrar como essa questão era ressaltada em meados do realismo. Esse projeto poderá contribuir significativamente para os Estudos Literários ao refletir sobre as particularidades da transposição do discurso literário para outra linguagem, neste caso, o cinema. Paralelamente à proposta de reflexão teórica, a pesquisa contribuirá para o aprofundamento da compreensão da produção do importante escritor Machado de Assis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Um olhar para o futuro: O Bacharel em Secretariado atuando em parceria com o aluno de curso Técnico.
Descrição: O projeto apresenta os seguintes objetivos: - Oferecer minicursos, palestras e mesas-redondas com duração de 1 hora cada, sobre temas de abrangência do Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo para os alunos do Curso Técnico em Bacharelado Integrado com vistas a promover a integração Faculdade / Escola Pública; - Orientar alunos do Nível Técnico no que diz respeito às atribuições que estes devem desempenhar no mercado de trabalho; - Mostrar aos alunos a importância da utilização da Norma Culta Brasileira nos seus contextos de atuação, assim como, mostrar a importância para o profissional de secretariado da aquisição de segunda língua;.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Izabele Caroline Rodrigues Gomes - Coordenador / Tania Mara Daver Santos - Integrante.
2011 - Atual
POESIA NA SALA DE AULA: DESAFIOS E PROPOSTAS
Descrição: Parece consensual entre boa parte do professorado de Língua Portuguesa atuante na Educação Básica que existe uma grande e específica dificuldade em se trabalhar com a poesia em sala de aula. Por um lado, muitos docentes reconhecem que não se sentem adequadamente preparados para abordar o texto poético, devido à possível precariedade ou até mesmo ausência de uma ?didática da poesia? em sua formação acadêmica na li-cenciatura que fizeram; outros confessam que não se dão bem com a poesia ? não é um gênero de que gostem ou pelo qual sintam especial atração ou interesse. Por outro lado, os alunos, que apresentam uma forte dificuldade com a leitura em geral, sentem maior dificuldade com a leitura do texto literário e, entre seus gêneros, com o da poesia. Some-se a isso o fato da reconhecida pobreza, despreocupação e equívocos referentes à abordagem do texto poético nos livros didáticos, além da quase inexistência de bibliotecas públicas e escolares... A convergência desses fatores (que parecem ser os básicos), constatada empiricamente através de inúmeros depoimentos de professores e alunos, no dia a dia da vida escolar,, ou mais sistematicamente detectada e descrita nas variadas pesquisas feitas em diferentes regiões do país, ao longo das últimas décadas, gera toda essa situação de miserabilidade em que se encontra a poesia no contexto escolar - e que ecoa nos próprios docu-mentos oficiais do MEC, como, por exemplo, nas Orientações curriculares para o ensi-no médio. Volume 1: Linguagens, códigos e suas tecnologias, publicadas em 2006, onde se lê: ?Sabe-se que ela [a leitura da poesia] tem sido sistematicamente relegada a um plano secundário. Muito já se falou sobre a dificuldade de lidar com o abstrato, com o inacabado, com a ambiguidade, características intrínsecas do discurso poético, que tem tornado a leitura de poemas rarefeita nas mediações escolares [...]..? (Capítulo 2: Conhecimentos de Literatura; p. 74). Diante deste quadro, o presente projeto propõ.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Distúrbios da Linguagem.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, I. C. R.. DESCONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA EM DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS. In: VI Ciclo de Estudos em Linguagem, 2011, Ponta Grossa. Anais do VI CIEL, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, I. C. R.; Prof.ª Dr.ª Silvana Oliveira . UMA LEITURA BAKHTINIANA PARA O ROMANCE DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS. In: VI Seminário de Estudos Linguísticos e Literários da FAFIPAR, 2012, Paranaguá. UMA LEITURA BAKHTINIANA PARA O ROMANCE DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS, 2012.

2.
GOMES, I. C. R.; SOARES, M. C. . AS FIGURAS FEMININAS DE MACHADO DE ASSIS: CAPITU (DOM CASMURRO), VIRGÍLIA (MEMÓRIAS PÓSTUMAS) E CONCEIÇÃO (MISSA DO GALO). In: 21º Encontro Anual de Iniciação Científica e 2º Encontro Anual de Inciação Tecnológica e Inovação, 2012, Maringá. AS FIGURAS FEMININAS DE MACHADO: CAPITU (DOM CASMURRO), VIRGÍLIA (MEMÓRIAS PÓSTUMAS) E CONCEIÇÃO (MISSA DO GALO), 2012.

3.
GOMES, I. C. R.. A COMPARAÇÃO NARRATIVA ENTRE O LIVRO ?DOM CASMURRO? E O FILME ?CAPITU?.. In: XX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, X ENCONTRO DE PESQUISA DA UEPG E I ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO, 2011, Ponta Grossa. Anais do XX EAIC, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, I. C. R.; SOARES, M. C. . Os Braços de Machado e Rubem Braga: A Construção do Sujeito Masculino. In: 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários / 5º CIELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá. Caderno de Resumos - Sessão comunicação, 2012.

2.
GOMES, I. C. R.. DESCONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA EM DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS. In: VI Ciclo de Estudos em Linguagem, 2011, Ponta Grossa. Anais do VI CIEL, 2011.

3.
GOMES, I. C. R.; Prof.ª Dr.ª Silvana Oliveira . AS RELAÇÕES ENTRE PALAVRA E PODER EM DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS. In: XIV Seminário Nacional & V Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2011, Brasília. Caderno de Resumos, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, I. C. R.. AS RELAÇÕES ENTRE AUTOR E PERSONAGEM EM DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GOMES, I. C. R.; SOARES, M. C. . Os Braços de Machado e Rubem Braga: A Construção do Sujeito Masculino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GOMES, I. C. R.; SOARES, M. C. . AS FIGURAS FEMININAS DE MACHADO DE ASSIS: CAPITU (DOM CASMURRO), VIRGÍLIA (MEMÓRIAS PÓSTUMAS) E CONCEIÇÃO (MISSA DO GALO). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GOMES, I. C. R.; Prof.ª Dr.ª Silvana Oliveira . UMA LEITURA BAKHTINIANA PARA O ROMANCE DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
GOMES, I. C. R.. A COMPARAÇÃO NARRATIVA ENTRE O LIVRO "DOM CASMURRO" E O FILME "CAPITU". 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GOMES, I. C. R.. DESCONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA EM DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GOMES, I. C. R.; MAMI, T. D. . O(s) PERFIL(s) DA MULHER NA ANTIGUIDADE ATENIENSE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
GOMES, I. C. R.. RELAÇÕES ENTRE PALAVRA E PODER EM DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários (17ª JELL).AS RELAÇÕES ENTRE AUTOR E PERSONAGEM EM DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS. 2014. (Outra).

2.
17ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários (17ª JELL). 2014. (Outra).

3.
17ª JORNADA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS (17ª JELL). 2014. (Outra).

4.
Conversa entre Amigos - Encontro com Laurentino Gomes. 2014. (Encontro).

5.
III ENCONTRO SUL LETRAS.Da Literatura ao cinema: a arte da adaptação. 2014. (Encontro).

6.
Poesia na sala de aula: desafios e propostas. 2014. (Outra).

7.
Ciclo de Palestras Prévias do VII CIEL - Linguagem, Identidade e Subjetividade no "Breve século XXI".. 2013. (Outra).

8.
Conversa entre Amigos - Encontro com Cristóvão Tezza.. 2013. (Encontro).

9.
Conversa entre Amigos - Encontro com Luiz Antônio de Assis Brasil. 2013. (Encontro).

10.
Conversa entre Amigos - Encontro com Márcia Tiburi. 2013. (Encontro).

11.
Regressar a Tormes - Eça de Queiróz no contexto Finissecular e o Alto Douro como paisagem literária.. 2013. (Outra).

12.
XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná - CELLIP. 2013. (Seminário).

13.
XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná - CELLIP.OS BASTIDORES DA ESCRITA EM MACHADO DE ASSIS. 2013. (Seminário).

14.
21º Encontro Anual de Iniciação Científica e 2º Encontro Anual de Inciação Tecnológica e Inovação.AS FIGURAS FEMININAS DE MACHADO DE ASSIS: CAPITU (DOM CASMURRO), VIRGÍLIA (MEMÓRIAS PÓSTUMAS) E CONCEIÇÃO (MISSA DO GALO). 2012. (Encontro).

15.
2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários / 5º CIELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários.Os Braços de Machado e Rubem Braga: A Construção do Sujeito Masculino. 2012. (Simpósio).

16.
Ensino da gramatica no nível fundamental: analise linguística e funcionamento da linguagem.. 2012. (Encontro).

17.
II Semana de Integração de Letras - Voz às Letras. 2012. (Encontro).

18.
Inglês como língua franca: o desafio de ensinar um idioma desterritorializado. 2012. (Encontro).

19.
VI Seminário de Estudos Linguísticos e Literários da FAFIPAR.UMA LEITURA BAKHTINIANA PARA O ROMANCE DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS. 2012. (Seminário).

20.
1º Encontro de Cultura Clássica da UEPG: Diálogos. 2011. (Encontro).

21.
1º Encontro de Cultura Clássica da UEPG: Diálogos.O(s) Perfil(s) da Mulher na Antiguidade Ateniense. 2011. (Encontro).

22.
Aula Inaugural do Programa Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade. 2011. (Outra).

23.
Aula Inaugural do Programa Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade. 2011. (Outra).

24.
Fórum das Licenciaturas da UEPG. 2011. (Outra).

25.
II Encontro de estudos raciais, de gênero e sexualidade: a política de cotas na UEPG. 2011. (Encontro).

26.
I Semana de Integração de Pedagogia. 2011. (Outra).

27.
Palestra - Manuscritos paranaenses e o Léxico do Português Brasileiro: caminhos percorridos. 2011. (Outra).

28.
Uma Linguagem (escrita) esquizofrênica: a experimentação de a paixão segundo G.H. 2011. (Outra).

29.
VI Ciclo de Estudos em Linguagem. DESCONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA EM DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS. 2011. (Congresso).

30.
VI Ciclo de Estudos em Linguagem. 2011. (Outra).

31.
XIV Seminário Nacional & V Seminário Internacional Mulher e Literatura.RELAÇÕES ENTRE PALAVRA E PODER EM DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS. 2011. (Seminário).

32.
XIV Seminário Nacional & V Seminário Internacional Mulher e Literatura. 2011. (Seminário).

33.
XX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, X ENCONTRO DE PESQUISA DA UEPG E I ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO.A COMPARAÇÃO NARRATIVA ENTRE O LIVRO. 2011. (Encontro).

34.
XX Seminários do Centro de Estudos Linguísticos e Literários. 2011. (Seminário).

35.
Aula Inaugural do Programa Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade. 2010. (Outra).

36.
Avaliação da Política de Cotas. 2010. (Outra).

37.
A viagem no cinema latino-americano contemporâneo. 2010. (Outra).

38.
Ciclo de Palestras sobre Relações Étnico Raciais, de Gênero e Sexualidade. 2010. (Encontro).

39.
CONEX. 2010. (Congresso).

40.
Evento de Extensão Lançamento do Livro e Mesa Redonda: Texto e Ensino em Debate. 2010. (Outra).

41.
Fórum das Licenciaturas da UEPG. 2010. (Outra).

42.
Fórum das Licenciaturas da UEPG. 2010. (Outra).

43.
V CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, I. C. R.; MOREIRA, P. D. U. A. . Viva Poesia em Sala de Aula. 2013. (Outro).

2.
GOMES, I. C. R.. VII CIEL - Ciclo de Estudo em Linguagem. 2013. (Outro).

3.
GOMES, I. C. R.. 1º Encontro de Cultura Clássica da UEPG: Diálogos. 2011. (Congresso).

4.
GOMES, I. C. R.. Poesia na sala de aula: desafios e propostas. 2011. (Outro).

5.
GOMES, I. C. R.. Fórum das Licenciaturas da UEPG. 2011. (Outro).

6.
GOMES, I. C. R.. CIEL. 2009. (Congresso).



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 14:46:08