Guilherme André Santana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2511973118952224
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Possui graduação em Engenharia Mecânica com ênfase em Aeronáutica pelo DEMEC (Departamento de Engenharia Mecânica) da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e mestrado na área de projetos mecânicos pelo PPGMEC - UFMG. Tem experiência na área de Projeto de Aeronaves, Dinâmica de Vôo, Aerodinâmica e Projeto Mecânico. Como destaque, no período universitário, participou de 5 competições SAE AERODESIGN, foi capitão da equipe de AERODESIGN da UFMG por 2 anos e foi 3 vezes campeão desta competição. Participou também de projetos para equipes da Red Bull Air Race World Series, desenvolvendo habilidades gerenciais, empreendedoras e técnicas. Trabalhou no CEA (Centro de Estudos Aeronáuticos) auxiliando os professores desta instituição nos diversos projetos na área aeronáutica e mecânica. Trabalhou como professor substituto da UFMG e na AERON Engenharia Aeronáutica e Sistemas Eletrônicos, uma empresa startup em engenharia Aeronáutica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme André Santana
Nome em citações bibliográficas
SANTANA, G. A.;SANTANA, GUILHERME ANDRÉ


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em ENGENHARIA DE ESTRUTURAS.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Monitoramento de saúde estrutural em placa de fibra de carbono com matriz epóxi correlacionando com simulação dinâmica da placa com e sem delaminação,
Orientador: Carlos Alberto Cimini Jr..
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: compósitos; SHM; Monitoramento de saúde estrutural.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Estruturas de aeronaves.
2010 - 2012
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: PROJETO E ANÁLISE DE UM SISTEMA DE ASSISTÊNCIA À PILOTAGEM EM 6 GRAUS DE LIBERDADE PARA AERONAVES LEVES,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Paulo Henriques Iscold Andrade de Oliveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: aerodinâmica; mecânica do voo; controle.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Dinâmica de Vôo.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas.
2004 - 2009
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Análise da Adoção de Flaperon para uma Aeronave da Red Bull Air Race.
Orientador: Paulo Henriques Iscold Andrade de Oliveira.




Formação Complementar


2008 - 2008
SolidWorks 2006, Basic and Advanced Training. (Carga horária: 80h).
Solid Minas, SOLID MINAS, Brasil.
1997 - 1998
Pacote Office. (Carga horária: 60h).
Bit Company, BIT COMPANY, Brasil.
1995 - 1995
Hardware - Montagem e Reparo de Computadores. (Carga horária: 60h).
Bit Company, BIT COMPANY, Brasil.


Atuação Profissional



AERON Engenharia Aeronáutica e Sistemas Eletrônicos, AERON, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor de Engenharia, Carga horária: 20
Outras informações
o Consultoria em Anteprojeto, cálculo aerodinâmico, cálculo de estabilidade e controle de aeronaves leves o Projeto aerodinâmico, estrutural e fabricação de kits aerodinâmicos para aeronaves experimentais o Análise e ensaios de ventiladores industriais o Cálculo de vida em fadiga de componentes aeronáuticos


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas de: - Vibrações Mecânicas - Lab. de vibrações mecânicas - Lab. de estruturas Aeroespaciais - Métodos Numéricos


Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, FUNDEP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultor de projeto, Carga horária: 20
Outras informações
Cálculo de Estabilidade e Controle e projeto do fowler flap da aeronave EuroSportAircraft Crossover e Portugal.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Consultor - Estagiário, Enquadramento Funcional: Consultor de projeto, Carga horária: 30
Outras informações
Participou de um projeto de uma aeronave da classe Commuter realizado pelo CEA-UFMG (Centro de Estudos Aeronáuticos) para o transporte de 20 pessoas ou carga leve. Tal projeto foi realizado em caráter de consultoria para a empresa AeroShade Technologies situada em Vero Beach, Florida - EUA e foi coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Iscold. Responsável pela parte de Estabilidade e Controle, bem como gerar códigos de programação para utilização no ante-projeto.

Atividades

07/2009 - 01/2011
Serviços técnicos especializados , Demec, .

Serviço realizado
Cálculo de Estabilidade e Controle e projeto do fowler flap da aeronave EuroSportAircraft Crossover e Portugal..
06/2008 - 07/2009
Serviços técnicos especializados , Demec, .

Serviço realizado
Implementação de algoritmos para cálculo automatizado de Estabilidade e Controle utilizando dados empíricos.
06/2008 - 07/2009
Serviços técnicos especializados , Demec, .

Serviço realizado
Desenho em cad3d de algumas peças para a aeronave.
06/2008 - 07/2009
Serviços técnicos especializados , Demec, .

Serviço realizado
Cálculos de Estabilidade e Controle.


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Identificação de impacto em placas de materiais compostos instrumentadas com rede de sensores piezelétricos
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver, implementar e validar (através de ensaios) técnicas de prognóstico que permitam a identificação de um impacto (localização do ponto de impacto e reconstituição do histórico da força de impacto) em estruturas laminadas com materiais compostos em tempo real. O conhecimento não somente do local do impacto, mas também do histórico da força de impacto se faz necessário, visando determinar, apenas através de uma reconstituição da energia de impacto, se haveria a necessidade de se inspecionar ou não a região. Os regulamentos das agências de homologação aeronáutica incluem limites de energia de impacto acima dos quais inspeções são mandatórias. Para verificação e validação dos procedimentos de identificação de impacto implementados dentro do monitoramento da integridade estrutural in-situ, será utilizada uma placa plana de fibra de carbono em resina epóxi, fabricada segundo os padrões de qualidade da indústria aeronáutica, com uma rede de sensores afixados em sua superfície e distribuídos em posições estratégicas de maneira a melhor avaliar as ondas de tensão provenientes do impacto. Os testes de impacto serão feitos com martelos instrumentados para posterior verificação e validação do procedimento numérico. Especificamente, pretende-se estudar, comparar, selecionar e implementar as técnicas mais promissoras para identificação de impacto em tempo real, que sejam ao mesmo tempo simples e robustas. Por outro lado, a distribuição dos sensores nas placas também será motivo de estudo, visando minimizar a quantidade e posicionar seu arranjo e otimizar sua utilização..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Desenvolvimento de um método para reabilitação da força e da mobilidade da língua associado a jogos digitais
Descrição: A proposta da pesquisa é a criação de um novo método para reabilitação da força e da mobilidade da língua a fim de facilitar e tornar mais agradável a terapia fonoaudiológica, aumentando a adesão do paciente ao tratamento e fornecendo feedback ao paciente e ao terapeuta, para que ambos possam acompanhar a evolução do tratamento. A ideia é desenvolver jogos para computador a serem comandados pela língua e um protótipo a ser encaixado na cavidade oral do usuário com a função de um controlador...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2009
Projeto de carenagens para a aeronave Edge 540
Descrição: Tal pesquisa teve como objetivo o estudo e projeto de modificações aerodinâmicas para a aeronave Edge 540 utilizada pela equipe do comandante sul-africano Glen Dell para a Red Bull Air Race World Series..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2009
Cálculos preliminares da aeronave Aero-Shade Skyvan
Descrição: Projeto encomendado pela AeroShade Inc. visando o projeto e cálculos preliminares de uma aeronave bimotora da classe commuter do tipo turbo-hélice toda em materiais compósitos. Responsável por gerar códigos para cálculos aerodinâmicos e de estabilidade e controle..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2008 - 2008
Periódico: Hobby News


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projeto de Aeronaves.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica do vôo.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Aerodinâmica.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Estruturas Aeroespaciais.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Primeiro lugar dentre as apresentações orais pelo trabalho: Desenvolvimento de um protótipo para reabilitação da língua por meio de jogos computacionais, ENEBI 2015 - Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica.
2014
Jogos computacionais controlados pela língua, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
2008
Campeão da competição SAE AERODESIGN BRASIL - Categoria Regular, SAE BRASIL.
2008
Menção Honrosa de Melhor Projeto na Competição SAE BRASIL AERODESIGN - Categoria Regular, SAE BRASIL.
2007
3º Lugar na Competição SAE AERODESIGN BRASIL - Categoria Aberta, SAE Brasil.
2006
Campeão da competição SAE AERODESIGN - Categoria Regular - nos EUA, SAE International.
2005
Campeão da competição SAE AERODESIGN BRASIL - Categoria Regular, SAE Brasil.
2003
Medalha de Bronze na Olimpíada Brasileira de Física, SBF.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTANA, GUILHERME ANDRÉ2018 SANTANA, GUILHERME ANDRÉ; MALEKAN, MOHAMMAD ; ARAÚJO, ALEXANDRE MARTINS ; DONADON, LÁZARO VALENTIM ; CIMINI JR, CARLOS ALBERTO . Finite element evaluation of the effects of curvature in Lamb waves for composites structural health monitoring. Latin American Journal of Solids and Structures, v. 15, p. e127, 2018.

2.
REIS, F. R. F.2015REIS, F. R. F. ; SANTANA, G. A. ; OLIVEIRA, P.H.I.A. ; CIMINI JR., C. A. . A Simple and Robust Subsonic Boundary Layer Method to Be Used with the Panel Method for Wing Calculations Using a Wing Strip Approach. Applied Mechanics and Materials, v. 798, p. 596-601, 2015.

3.
SANTANA, G. A.;SANTANA, GUILHERME ANDRÉ2014SANTANA, G. A.; ISCOLD, P. ; CIMINI JÚNIOR, Carlos Alberto ; Antônio Rafael Silva Filho ; Ferreira, L. P. S. ; TORRES, R. A. . Assessment of a General Aviation Pilot Assisting System Influence on the Piloting Performance and Safety of Inexperienced Pilots. ADVANCED MATERIALS RESEARCH (ONLINE), v. 1016, p. 655-660, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, G. A.; MALEKAN, M. ; DONADON, L. V. ; ARAUJO, A. M. ; CIMINI JR., C. A. . FINITE ELEMENT METHOD ANALYSIS OF LAMB WAVES BEHAVIOR ON THE LEADING EDGE OF WINGS AND SKINS MADE OF COMPOSITE MATERIALS. In: MECSOL 2017, 2017, Joinville. Proceedings of the 6th International Symposium on Solid Mechanics - MECSOL 2017, 2017. p. 346-362.

2.
FURLAN, R. M. M. M. ; SANTANA, G. A. ; AMARAL, M. S. ; NASCIMENTO, M. H. M. ; YANG, R. ; BISCHOF, W. F. ; MOTTA, A. R. ; LAS CASAS, E. B. . Desenvolvimento de um protótipo para reabilitação da língua por meio de jogos digitais. In: IV Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica, 2015, Uberlândia. Anais do IV Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica 2015, 2015.

3.
SANTANA, G. A.; ISCOLD, P. H. ; SILVA FILHO, A. R. ; MALAQUIAS, I. M. ; TORRES, R. A. . AVANÇOS EM ASSISTÊNCIA À PILOTAGEM PARA AERONAVES LEVES, UM ESTUDO DE CASO. In: Congresso Brasileiro de Automática, 2012, Campina Grande - PB. Anais do CBA 2012, 2012.

4.
SANTANA, G. A.; ISCOLD, P. H. ; SILVA FILHO, A. R. ; Ferreira, L. P. S. . Analysis of the Aerodynamic Parameters Change Influence on the Controller Design of Assisted Light Airplanes. In: COBEM 2011 - 21st International Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal - RN. Proceedings of Cobem 2011, 2011.

5.
SILVA, A. R. Fh ; Oliveira, P. H. I. A. ; REIS, F. R. F. ; SANTANA, G. A. ; MALAQUIAS, I. M. . Development and Evaluation of Strategies for Piloting Assistence for Light Aircraft. In: 27th Congress of the International Council of Aeronautical Sciences, 2010, Nice. Proceedings of ICAS 2010, 2010.

6.
MALAQUIAS, I. M. ; OLIVEIRA, P. H. I. A. ; SILVA, A. R. Fh ; REIS, F. R. F. ; SANTANA, G. A. . Design and Characterization of a Telemetry System for Flight Tests in Light Aircrafts. In: 27th Congress of the International Council of Aeronautical Sciences, 2010, Nice. Proceedings of ICAS 2010, 2010.

7.
REBELO, D.R. ; JUNQUEIRA, G. ; SILVA, A. R. Fh ; PEREIRA, G. A. S. ; TORRES, L. A. B. ; OLIVEIRA, P. H. I. A. ; SANTANA, G. A. . Development of a PC-Based Flight Simulator for Pilot Assistance Research. In: 2010 AIAA GNC/AFM/MST/ASC/ASE, 2010, Toronto. Proceedings of AIAA GNC/AFM/MST/ASC/ASE 2010, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FURLAN, R. M. M. M. ; SANTANA, G. A. ; AMARAL, M. S. ; NASCIMENTO, M. H. M. ; YANG, R. ; BISCHOF, W. F. ; MOTTA, A. R. ; LAS CASAS, E. B. . Jogos computacionais controlados pela língua: uma nova abordagem para reabilitação em motricidade orofacial. In: 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2014, Joinville. Anais do 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FURLAN, R. M. M. M. ; SANTANA, G. A. ; SILVA, C. H. N. ; MOTTA, A. R. ; BISCHOF, W. F. ; LAS CASAS, E. B. . New method for rehabilitation of tongue strength and mobility. In: 7th World Congress of Biomechanics, 2014, Boston. Proceedings of 7th WCB, 2014.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SANTANA, G. A.; SILVA FILHO, A. R. ; REIS, F. R. F. ; ISCOLD, P. H. . Software para Análise Aerodinâmica de Pontas de Asa com Variação do Perfil e do Reynolds. 2008.

2.
SANTANA, G. A.; REIS, F. R. F. . Programa para cálculo das características de Aerodinâmica e Estabilidade de uma aeronave. 2008.

3.
SANTANA, G. A.; GONDIM, T.C. . Programa de simulação de corrida de decolagem. 2007.

Produtos tecnológicos
1.
ISCOLD, P. H. ; SANTANA, G. A. ; SILVA FILHO, A. R. ; REIS, F. R. F. . Desenhos Técnicos das Modificações para o Edge 540 do Team 45. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
SANTANA, G. A.; BRASIL, R. S. A. F. . Anteprojeto da Aeronave Campeã da Categoria Regular do AERODESIGN Brasil 2008. 2008.

2.
SANTANA, G. A.. Ante Projeto de Aeronave da Categoria Aberta para Competição AERODESIGN Brasil Utilizando Otimização Multi-variável do Conjunto Asa-Empenagem. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTANA, G. A.; REIS, F. R. F. ; ISCOLD, P. H. ; SILVA FILHO, A. R. . Edge 540 Drag Polar Calculation - Standard Version and Modified Version. 2009. (Relatório de pesquisa).

2.
ISCOLD, P. H. ; SANTANA, G. A. ; SILVA FILHO, A. R. ; REIS, F. R. F. . RBAR - Glenn Del - Edge 540 - WIngtips - Geometry Definition and Simulation. 2009. (Relatório de pesquisa).

3.
SANTANA, G. A.. Skyvan SV-20 Longitudinal Static Stability Report. 2008. (Relatório de pesquisa).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 SILVA FILHO, A. R. ; REIS, F. R. F. ; MALAQUIAS, I. M. . DISPOSITIVO E MÉTODOS PARA SEGURANÇA E GERÊNCIA OPERACIONAIS DE CAMINHÕES BASCULANTES UTILIZANDO-SE MICROCONTROLADORES, GPS, ACELERÔMETRO ANALÓGICO, TRANSMISSÃO DE DADOS VIA SERIAL, SENSORES INDUTIVOS, DE PRESSÃO HIDRAULICO E PNEUMÁTICO E ATUAÇÃO ELETRICA OU PNEUMÁTICA. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201202172, título: "DISPOSITIVO E MÉTODOS PARA SEGURANÇA E GERÊNCIA OPERACIONAIS DE CAMINHÕES BASCULANTES UTILIZANDO-SE MICROCONTROLADORES, GPS, ACELERÔMETRO ANALÓGICO, TRANSMISSÃO DE DADOS VIA SERIAL, SENSORES INDUTIVOS, DE PRESSÃO HIDRAULICO E PNEUMÁTICO E ATUAÇÃO ELETRICA OU PNEUMÁTICA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 29/08/2012

2.
 FURLAN, R. M. M. M. ; SANTANA, G. A. ; LAS CASAS, E. B. ; MOTTA, A. R. . Dispositivo para reabilitar a força e a mobilidade da língua. 2013, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020130109711, título: "Dispositivo para reabilitar a força e a mobilidade da língua" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 03/05/2013


Desenho industrial
1.
 SANTANA, G. A. . Desenhos Técnicos das Modificações para o Edge 540 do Team 45. 2009, Brasil.
Patente: Desenho Industrial. Número do registro: DI69018308, data de registro: 15/05/2009, título: "Desenhos Técnicos das Modificações para o Edge 540 do Team 45" . Instituição(ões) financiadora(s): Team 45.

2.
 SANTANA, G. A. . Desenhos Técnicos das Modificações para o Edge 540 do Team 45. 2009, Brasil.
Patente: Desenho Industrial. Número do registro: DI69018294, data de registro: 15/05/2009, título: "Desenhos Técnicos das Modificações para o Edge 540 do Team 45" . Instituição(ões) financiadora(s): Team 45.

3.
 SANTANA, G. A. . Desenhos Técnicos das Modificações para o Edge 540 do Team 45. 2009, Brasil.
Patente: Desenho Industrial. Número do registro: DI69018316, data de registro: 15/05/2009, título: "Desenhos Técnicos das Modificações para o Edge 540 do Team 45" . Instituição(ões) financiadora(s): Team 45.

4.
 SANTANA, G. A. . Desenhos Técnicos das Modificações para o Edge 540 do Team 45. 2009, Brasil.
Patente: Desenho Industrial. Número do registro: DI69018286, data de registro: 15/05/2009, título: "Desenhos Técnicos das Modificações para o Edge 540 do Team 45" . Instituição(ões) financiadora(s): Team 45.

5.
 SANTANA, G. A. . Desenhos Técnicos das Modificações para o Edge 540 do Team 45. 2009, Brasil.
Patente: Desenho Industrial. Número do registro: DI69018324, data de registro: 15/05/2009, título: "Desenhos Técnicos das Modificações para o Edge 540 do Team 45" . Instituição(ões) financiadora(s): Team 45.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ISCOLD, P. H.; SANTANA, G. A.; PINTO, R. L. U. F.. Participação em banca de Camila Helen Ferreira.REAVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE E CONTROLE LONGITUDINAL DA AERONAVE CEA-205 CURUMIM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ISCOLD, P. H.; SANTANA, G. A.; BARBOSA, L. M. F.. Participação em banca de Diego Vitorio de Araujo Lucas.ANÁLISE DE FLUTTER DA ASA DA AERONAVE CEA-311-ANEQUIM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
ISCOLD, P. H.; SANTANA, G. A.; LIMA II, E. J.. Participação em banca de LETICIA RISOLI.COMPARAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIAS DE PILOTAGEM ASSISTIDA LÁTERO-DIRECIONAL PARA AERONAVES LEVES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MECSOL 2017.FINITE ELEMENT METHOD ANALYSIS OF LAMB WAVES BEHAVIOR ON THE LEADING EDGE OF WINGS AND SKINS MADE OF COMPOSITE MATERIALS. 2017. (Simpósio).

2.
SAE Aerodesign Brasil.Competição estudantil de Engenharia Aeronáutica. 2008. (Outra).

3.
SAE Aerodesign Brasil.Competição estudantil de Engenharia Aeronáutica. 2007. (Outra).

4.
SAE Aerodesign Brasil.Competição estudantil de Engenharia Aeronáutica. 2006. (Outra).

5.
SAE Aerodesign East.SAE Aerodesign East Competition. 2006. (Outra).

6.
SAE Aerodesign Brasil.Competição estudantil de Engenharia Aeronáutica. 2005. (Outra).



Inovação



Patente
1.
 FURLAN, R. M. M. M. ; SANTANA, G. A. ; LAS CASAS, E. B. ; MOTTA, A. R. . Dispositivo para reabilitar a força e a mobilidade da língua. 2013, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020130109711, título: "Dispositivo para reabilitar a força e a mobilidade da língua" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 03/05/2013

2.
 SILVA FILHO, A. R. ; REIS, F. R. F. ; MALAQUIAS, I. M. . DISPOSITIVO E MÉTODOS PARA SEGURANÇA E GERÊNCIA OPERACIONAIS DE CAMINHÕES BASCULANTES UTILIZANDO-SE MICROCONTROLADORES, GPS, ACELERÔMETRO ANALÓGICO, TRANSMISSÃO DE DADOS VIA SERIAL, SENSORES INDUTIVOS, DE PRESSÃO HIDRAULICO E PNEUMÁTICO E ATUAÇÃO ELETRICA OU PNEUMÁTICA. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201202172, título: "DISPOSITIVO E MÉTODOS PARA SEGURANÇA E GERÊNCIA OPERACIONAIS DE CAMINHÕES BASCULANTES UTILIZANDO-SE MICROCONTROLADORES, GPS, ACELERÔMETRO ANALÓGICO, TRANSMISSÃO DE DADOS VIA SERIAL, SENSORES INDUTIVOS, DE PRESSÃO HIDRAULICO E PNEUMÁTICO E ATUAÇÃO ELETRICA OU PNEUMÁTICA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 29/08/2012


Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Quando da graduação, não foi bolsista de Iniciação científica, porém, participou, como voluntário, por 4 anos, do grupo do Aerodesign do Demec - UFMG, dedicando, por vezes, mais de 30 horas por semana em atividades como projeto de aeronaves, ensaios em voo, desenvolvimento de ferramentas computacionais para o projeto, ensaios e experimentos estruturais, dentre outros.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 20:52:33