Helen Costa Coelho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6756076129585326
  • Última atualização do currículo em 08/08/2018


Doutoranda em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará- PPGL/UFPA (2017). Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá/UNIFAP (2015). Especialização em Linguística pela Faculdade Integrada/AVM (2015). Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Tecnologia Apoena/FTA (2015). Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia do Amapá /META (2010). Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amapá/UNIFAP (2001). Habilitação em Língua Francesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Amapá ? UNIFAP (2013). Atua como Professora da Rede Pública do Estado do Amapá (1994). Possui experiência em docência na Educação Superior; Pós-Graduação na área da Educação e Letras; e Educação à Distância/IFAP-Santana (2015). Atualmente desenvolve a atividade como membro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, Comitê PROLER/AP (2017). Tem experiência nas áreas: Linguagem; Alfabetização; Leitura e Escrita; Línguas Clássicas (Grego e Latim); Linguística; Literatura Infantil; Análise do Discurso e áreas afins. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helen Costa Coelho
Nome em citações bibliográficas
COELHO, H. C.

Endereço


Endereço Profissional
Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Amapá.
Avenida FAB
Central
68908000 - Macapá, AP - Brasil
Telefone: (096) 32125149


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Letras: Lingüística e Teoria Literária.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: ESTUDO DA VARIAÇÃO FONÉTICO-FONOLÓGICA EM COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBO NO ESTADO DO AMAPÁ,
Orientador: Marilucia Barros de Oliveira..
Palavras-chave: variação linguística; fonética; fonologia..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2013 - 2015
Mestrado em Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional.
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Título: Discurso Religioso nos Ladrões de Marabaixo: Relações Culturais na Constituição do Sujeito-Fiel.,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Yurgel Pantoja Caldas.
Palavras-chave: Discurso Religioso; Cultura; Ladrões de Marabaixo;.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2014 - 2015
Especialização em Linguística. (Carga Horária: 390h).
AVM EDUCACIONAL LTDA., AE_PPROV, Brasil.
Título: Discurso, Cultura e Poder: Interfaces Estabelecidas na Produção dos Ladrões de Marabaixo..
Orientador: João Francisco Sinott Lopes.
2014 - 2015
Especialização em Metodologia do Ensino de L. Portuguesa e Literatu. (Carga Horária: 395h).
FACULDADE DE TECNOLOGIA APOENA, FTA, Brasil.
Título: Os Gêneros Textuais com Recurso Pedagógico no Ensino de Língua Portuguesa..
Orientador: Waldenise M. M. Guedes.
2007 - 2007
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Tecnologia do Amapá, META, Brasil.
Título: O Hábito de Ler nas 3ª e 4ª Séries do Ensino Fudamental e a Ludicidade para o Desenvolvimento da Leitura.
Orientador: Valdiney Valente Lobato de Castro.
1996 - 2001
Graduação em Licenciatura Plena em Letras.
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
A trajetória da Linguística Africana no Brasil. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
2018 - 2018
Tópicos em Linguística de Contato: Línguas Crioulas e 'Variedades do Portug. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
2016 - 2016
Formação de Facilitadores: referenciais e alinhamento. (Carga horária: 12h).
Escola de Administração Pública do Amapá, EAP, Brasil.
2015 - 2015
Leitura: um diálogo com o outro.. (Carga horária: 16h).
Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Macapá), PROLER/MACAPÁ, Brasil.
2015 - 2015
Formação de Tutores e Professores da Educação à Distância. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.
2012 - 2012
Normas e Procedimentos Atualizados na Elaboração e Redação de Textos Oficia. (Carga horária: 24h).
Escola de Administração Pública do Amapá, EAP, Brasil.
2004 - 2010
Extensão universitária em Hablitação em língua e literatura francesa.
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
2004 - 2004
Elaboração de Projeto Político Pedagógico. (Carga horária: 8h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (AP), SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Governo do Estado do Amapá, GOVERNO/AP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MEDIADORA DE LEITURA, Carga horária: 40
Outras informações
MEDIADORA DE LEITURA NO PROLER MACAPÁ - AP DESDE 2009.

Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, PARFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Temporário
Outras informações
Ministrou as seguinte disciplinas: Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita; Literatura Infanto-juvenil.


Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora Instituciuonal

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Coordenador de curso, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou as seguintes disciplinas: Análise do Discurso; Linguística Geral; Trabalho de Conclusão de Curso; Produção Textual em Língua Materna.

Atividades

07/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Propesp, .

04/2014 - 04/2014
Treinamentos ministrados , PIBID, .

Treinamentos ministrados
Oficinas de Língua Portuguesa Instrumental

Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ministrou as seguintes disciplinas: Língua Latina I; Língua Latina II.


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE NÍVEL SUPERIOR, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou as seguintes disciplinas: - Conhecimento, Cultura e Linguagem; - Leitura e Escrita; - Língua Latina I; - Língua Latina II; - Língua Grega; - Língua Portuguesa I; - Estudos de Linguagens e Códigos; - Português Instrumental; - Linguagem e Meios de Comunicação; - Língua Portuguesa IV; - Estágio Supervisionado I; - Estágio Supervisionado II; - Estágio Supervisionado III; - Prática de Pesquisa I; - Prática de Pesquisa II; - Teoria e Tendências Linguísticas; - Tópicos Especiais I; - Tópicos Especiais II; - Fonética do Português; - Metodologia do Português; - Semântica do Português; - Sintaxe do Português; - Morfologia do Português; - Texto e Discurso; - Estilística do Português; - Literatura Infanto-juvenil.


FACULDADE DE TECNOLOGIA APOENA, FTA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 10


Programa Nacional de Incentivo à Leitura, PROLER, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 40


Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 20


Faculdade Campos Elíseos, FCE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 4


Faculdade Atual, FAAT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Estudos Críticos da Literatura Amapaense.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas/Especialidade: Língua Latina.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas/Especialidade: Língua grega.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COELHO, H. C.2014COELHO, H. C.; ARAUJO, F. X. ; RODRIGUES, E. . ANÁLISE DISCURSIVO-DIALÓGICA SOBRE A ANISTIA NO ART. 59 DO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO À LUZ DA ÓTICA BAKHITIANA. Revista SODEBRAS, v. 9, p. 81-87, 2014.

2.
COELHO, H. C.2014COELHO, H. C.; ARAUJO, F. X. . ASPECTOS GEOLINGUÍSTICOS DOS POVOS INDÍGENAS NO AMAPÁ E NORTE DO PARÁ: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista SODEBRAS, v. 9, p. 99-104, 2014.

3.
COELHO, H. C.2014COELHO, H. C.; RODRIGUES, E. ; FOSTER, E. L. S. . AS REPRESENTAÇÕES RACIAIS SOB PERSPECTIVA SÓCIO-ECONOMICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O NEGRO NO ESTADO DO AMAPÁ. Movendo Idéias (UNAMA), v. 19, p. 32-37, 2014.

4.
COELHO, H. C.2014COELHO, H. C.. A IMPORTÂNCIA DA (INTER) RELAÇÃO ENTRE A CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Movendo Idéias (UNAMA), v. 19, p. 39 - 43-43, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
COELHO, H. C.; RODRIGUES, E. ; ARAUJO, F. X. ; MADUREIRA, D. N. . DISCURSO, CULTURA E PODER: INTERFACES ESTABELECIDAS NA. In: Ivan Vale de Souza. (Org.). Compilação linguística. 1ed.Curitiba (PR): Atena, 2016, v. 1, p. 08-217.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COELHO, H. C.; MADUREIRA, D. N. ; ARAUJO, F. X. ; RODRIGUES, E. ; CALDAS, Y. P. . Discurso, Cultura e Poder: Interfaces Estabelecidas na Produção dos Ladrões de Marabaixo no Estado do Amapá.. In: IX Congresso Internacional da Abralin, 2015, Belém-PA. Caderno de resumos do IX Congresso Internacional da Abralin. Belém/PA: Universidade Federal do Pará, 2015. p. 123-123.

2.
GOMES., D. M. ; COELHO, H. C. . O TEATRO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO. In: Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística: Diversidade Linguística e Políticas de Ensino., 2012, Belém-PA. Diversidade Linguística e Políticas de Ensino.. São Luís-MA: EDUFMA, 2012. v. II. p. 2381-2389.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COELHO, H. C.; MADUREIRA, D. N. . O Discurso Religioso nas Produções dos Ladrões de Marabaixo: uma perspectiva dialógica da linguagem.. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES(AS) nEGROS(AS), 2014, Belém-PA. ANAIS DO VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS): Ações Afirmativas: Cidadania e Relações Étnicos-Raciais. São Paulo: Livraria da Física, 2014. v. Único. p. 220-221.

2.
COELHO, H. C.; MADUREIRA, D. N. . O Discurso Discriminador de Padres na Questão Religiosa e Cultural do Ciclo do Marabaixo em Macapá-AP. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS), 2014, Belém-PA. ANAIS DO VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS): Ações Afirmativas: Cidadania e Relações Étnicos-Raciais. Belém/PA: Livraria da Física, 2014. p. 220-221.

Apresentações de Trabalho
1.
COELHO, H. C.; RODRIGUES, E. . Educação escolar quilombola: valorizando a história, a cultura e a identidade negra.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COELHO, H. C.. Adaptação fotográfica do conto: A pequena vendedora de fósforos (Hans Christian Andersen. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
COELHO, H. C.; OLIVEIRA, M. B. ; GOMES, R. . Mesa Redonda: A contribuição da Pesquisa Acadêmica de Língua Materna para a Prática Docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
COELHO, H. C.. Discurso, Cultura e Poder: Interfaces Estabelecidas na Produção dos Ladrões de Marabaixo no Estado do Amapá.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
COELHO, H. C.; MADUREIRA, D. N. ; RODRIGUES, E. ; ARAUJO, F. X. . Discurso, Cultura e Poder: Interfaces Estabelecidas na Produção dos Ladrões de Marabaixo no Estado do Amapá.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
COELHO, H. C.. O Discurso Religioso nas Produções dos Ladrões de Marabaixo: uma perspectiva dialógica da linguagem.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
COELHO, H. C.; MADUREIRA, D. N. . O Discurso Discriminador de Padres na Questão Religiosa e Cultural do Ciclo do Marabaixo em Macapá-AP. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
RODRIGUES, E. ; COELHO, H. C. ; AMADOR, J. . Percepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre a Inclusão de Conteúdos de Matriz Africana e Afro-Brasileira no Currículo Escolar: Revistando a prática.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
COELHO, H. C.; ANDRADE, R. ; GOMES, L. . A Literatura Infantil e a Formação do Leitor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
COELHO, H. C.; RODRIGUES, E. ; MADUREIRA, D. N. . As formas de Silêncio existentes nas relações transfronteiriças do Platô das Guianas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
COELHO, H. C.. As Representações Raciais no Estado do Amapá. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
COELHO, H. C.. Contos de Fadas Atualizados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
COELHO, H. C.. O Lúdico no incentivo à Leitura. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CUSTODIO, E. S. ; COELHO, H. C. ; RODRIGUES, E. . Oficina de Educação Escolar Quilombola: valorizando a história, a cultura e a sociedade negra. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
COELHO, H. C.. Minicurso: Letramento no Ensino Fundamental II: construindo práticas de leitura e escrita. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
COELHO, H. C.. Oficina de Ambientação de Espaços de Leitura com Materiais Recicláveis. 2015. .

5.
COELHO, H. C.. Oficina de Técnicas de Contação de Histórias. 2015. .

6.
COELHO, H. C.. A Variação Linguística em Sala de Aula. 2014. .

7.
COELHO, H. C.. Contando e Recontando Histórias. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, E.; COELHO, H. C.. Participação em banca de Gláucia Luana de Souza Dias / Suzinalda de Souza freitas.A importância do uso do aplicativo silabando na alfabetização de alunos do 3º ano do ensino fundamental, na EMEF Raimunda Augusto da Silva Virgolino.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Instituto Federal do Amapá.

2.
RODRIGUES, E.; COELHO, H. C.. Participação em banca de Julielson Penha de Oliveira / Sinomar Maciel de Brito.O uso de mídias no 3º ano do ensino fundamental I na Escola municipal Augusto Rocha de Oliveira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Instituto Federal do Amapá.

3.
RODRIGUES, E.; COELHO, H. C.. Participação em banca de Adelcio Ribeiro dos Santos / Roselene dos Santos Marques..O uso de tecnologias assistivas no ensino de alunos com deficiência visual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Instituto Federal do Amapá.

4.
COELHO, H. C.; MARINO, F.; Mara Mendonça. Participação em banca de Lígia Terezinha Gonçalves Góes.A importância do best-seller como instrumento estimulador da prática da leitura no ambiente escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

5.
MARINO, F.; COELHO, H. C.; Mara Mendonça. Participação em banca de Aurilene Figuereido da Silva Melo.O Ensino da Literatura Amapaense e sua Utilização no 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Mário Quirino da Silva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

6.
COELHO, H. C.; NOBRE, C. P. R.; MARINO, F.. Participação em banca de Francineia Melo dos Santos.A Literatura Juvenil como Recurso Educativo por meio da Obra "Depois daquela viagem" de Valéria Piassa Polizzi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

7.
COELHO, H. C.. Participação em banca de Anjulino da Silva Sousa.Aspectos dialógicos na composição do discurso das tirinhas da Mafalda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

8.
COELHO, H. C.. Participação em banca de Josicleia da Conceição Marques.A Inferência como fator de análise e compreensão do gênero textual charge no Exame Nacional do Ensino Médio nas áreas de linguagem, códigos e suas tecnologias.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

9.
COELHO, H. C.. Participação em banca de Obede C. Souza; Rondinely A. Amoras; Rosemere L. Ferreira.Desafios do Ensino da leitura em classes multisseriadas: Um relato de experiência docente na Escola estadual Nazarè do Aporema. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.

10.
Mara Mendonça; COELHO, H. C.; Castro, Valdiney Valente Lobato. Participação em banca de Cileide Abreu e Inajara Viana.Análise do discurso utilizado na obra de auto ajuda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

11.
COELHO, H. C.; Mara Mendonça; MARINO, F.. Participação em banca de Priscila dos Passos Gomes Moraes.A Importância do Português Padrão e Não-Padrão no Ensino Escolar e na Vida Social do Aluno de Língua Portuguesa da 8ª Série da Escola Estadual Jesus de Nazaré. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

12.
COELHO, H. C.; Castro, Valdiney Valente Lobato; MARINO, F.. Participação em banca de Elilda dos Santos Costa.O Papel Social da Mulher do Século XIX na Visão Naturalista da Obra "A normalista" de Adolfo Caminha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

13.
COELHO, H. C.; MARINO, F.. Participação em banca de Lídia S. dos Santos; Lindalva F. Maciel; Maranei C. Maciel.Estratégias de leitura no terceiro ano das séries iniciais: O papel do professor(a) no desenvolvimento das estratégias de leitura na Escola Iranilde de Araújo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.

14.
COELHO, H. C.; MARINO, F.. Participação em banca de Maria Luiza Ferreira; Marinalva V. Silva; Madalena A. Gomes.A importância da literatira infantil na aquisição da leitura e da escrita dos educandos do 3º ano do ensino fundamental da escola "Meu comecinho de vida". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.

15.
COELHO, H. C.; MARINO, F.. Participação em banca de Flávia D. Pimentel; Erivelton A. Costa.A construção dos cantinhos na pré-escola e sua influência no conhecimento das crianças da escola "Vera Lúcia Pinon Nery". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.

16.
COELHO, H. C.. Participação em banca de Itaciara L. P. Isackson; Josiane F. Cordovil; Joyce R. Serra.A importância da Literatura Infantil para a aprendizagem do aluno do 3º ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.

17.
COELHO, H. C.; MARINO, F.; Mara Mendonça. Participação em banca de Osvaldino Silva.Uma Análise Socilinguística da Fala e do Silêncio da Personagem Fabiano em "Vidas Secas" de Graciliano Ramos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

18.
COELHO, H. C.. Participação em banca de Tatiana Costa.A Projeção do "Eu" em uma Entrevista Televisiva sob a Ótica de Análise do Discurso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

19.
MARINO, F.; COELHO, H. C.; Mara Mendonça. Participação em banca de Ana Cláudia S. Garcia e Bruna M. Costa e Costa.Saída discreta pela porta dos fundos: a morte da estrela.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

20.
Mara Mendonça; COELHO, H. C.. Participação em banca de Alice Mota, Lucineide Magalhães e Marlúcia Barbosa.O uso do arcaísmo ontem e as mudanças da Língua Portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

21.
MARINO, F.; COELHO, H. C.. Participação em banca de Camila Aires, Jucenildo Rocha e Odasilma Nascimento.Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: Propostas pra o uso da Rede Social Facebook como recurso midiático no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

22.
Mara Mendonça; COELHO, H. C.; Castro, Valdiney Valente Lobato. Participação em banca de Elisângela Gomes e Maria Cleude Almeida.O processo de ensino aprendizagem da língua portuguesa por crianças surdas na Escola Estadual José de Anchieta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

23.
Mara Mendonça; COELHO, H. C.; Castro, Valdiney Valente Lobato. Participação em banca de Andrea Santa Rosa e Andréia Barros de Sá.O homossexualismo na obra O Ateneu de Raul de Pompéia: uma reflexão sociológica nos dias atuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

24.
Mara Mendonça; COELHO, H. C.; Castro, Valdiney Valente Lobato. Participação em banca de Anderson Almeida, Anne Kelly Silva, Clécio da Costa.Uma abordagem sobre Dislexia nas séries iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

25.
Mara Mendonça; COELHO, H. C.; Castro, Valdiney Valente Lobato. Participação em banca de Juliene Giusti, Marinete Snatos e Sara Manoele Baia.A linguagem internetês como recurso pedagógico no ensino aprendizagem da língua portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

26.
Castro, Valdiney Valente Lobato; COELHO, H. C.; MARINO, F.. Participação em banca de Rosilene Gonçalves / Zenaide Castelo..O PERFIL DA PROSTITUTA EM LUCÍOLA: A CORTESÃ DE ALENCAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

27.
MARINO, F.; COELHO, H. C.; Castro, Valdiney Valente Lobato. Participação em banca de Adriano P. Bitencourt/Nathália F. de Jesus.Aspectos sobre o movimento literário da década de 70 no Brasil; A Poesia Marginal.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

28.
Castro, Valdiney Valente Lobato; MARINO, F.; COELHO, H. C.. Participação em banca de Kamila Brasil Azulay.A (Des) Construção do Estereótipo feminino vitoriano em Alice no País das Maravilhas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá.

29.
Guedes Waldenise; COELHO, H. C.; Rosa, Eusébia Santa. Participação em banca de Danielle Priscila Mira Araújo e Juliana de Sousa Araújo..A importância da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental para a formação do bom leitor.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras.) - Universidade do Estado do Amapá.

30.
Castro, Valdiney Valente Lobato; Duarte, Silvagner Vasconcelos; COELHO, H. C.. Participação em banca de Aldiere Orlando, Carina Lilian Viana e Cris Day. G. e Silva..O Processo de Aprendizagem da Língua Portuguesa como Segunda Língua: As Dificuldades de Comprensão e Interpretação dos Alunos Indígenas Moisés Iaparrá do Município de Oiapoque. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

31.
Castro, Valdiney Valente Lobato; Prego, Maria das Dores; COELHO, H. C.. Participação em banca de Andressa F, Duarte, Leiziane B. Vilhena e Rosalina Monteiro.Aprendendo Gramática Ludicamente: Uma Experiência nas Categorias Gramaticais Substantivo e Verbo.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

32.
Prego, Maria das Dores; Castro, Valdiney Valente Lobato; COELHO, H. C.. Participação em banca de Bia O. de Andrade, Crisoston Oliveira e Mª das Graças Pires.As Histórias em Quadrinhos como Base de Apoio para Produção de Outros Gêneros Textuais na 5ª Série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof.ª Aracy Miranda de Mont'Alverne.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

33.
Castro, Valdiney Valente Lobato; Mara Mendonça; COELHO, H. C.. Participação em banca de Cíntia V. S. Pereira/ Keyli D. A. Ferreira /Sâmea M. Penafor.Dificuldades no aprendizado da leitura de alunos disléxicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

34.
Mara Mendonça; Castro, Valdiney Valente Lobato; COELHO, H. C.. Participação em banca de Afonso P. M. Oliveira / Douane C. Sussuarana / Geovana Dias.A inclusão dos alunos com deficiência auditiva no Ensino Fundamental II no aprendizado de Língua Portuguesa na Escola José de Anchieta em Macapá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

35.
Kátia Moy; Castro, Valdiney Valente Lobato; COELHO, H. C.. Participação em banca de Arianne S. Rodrigues/Claudianne D. Ferreira/Dayse A. A.Souza.Atuação do professor de Língua Portuguesa como mediador no desenvolviemnto da escrita.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

36.
Mara Mendonça; Castro, Valdiney Valente Lobato; COELHO, H. C.. Participação em banca de Adriane D. Guedes/Andreissa S. Barbosa/Karla D. Cavalcante.A concepção de ser professor de Língua Portuguesa: da formação continuada às práticas de ensino na 5ª série no Ensino Fundamental II em uma Escola de Macapá.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

37.
Kátia Moy; COELHO, H. C.; Castro, Valdiney Valente Lobato. Participação em banca de Fabiano Silva/José Moraes/Maria das Graças Rosa.Atividades de retextualização: reflexão sobre a produção textual.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COELHO, H. C.. Banca avaliadora do Docente do Curso de Logística. 2015. Instituto Federal do Amapá.

2.
COELHO, H. C.; PEREIRA, M. M. A.; ARAUJO, F. X.. Banca avaliadora do Processo Seletivo Simplificado para Docentes. 2014. Universidade do Estado do Amapá.

3.
COELHO, H. C.; PEREIRA, M. M. A.; ARAUJO, F. X.. Banca avaliadora do Processo Seletivo Simplificado para Docentes. 2014. Universidade do Estado do Amapá.

4.
COELHO, H. C.. Prova didática e prova de títulos. 2012.

5.
COELHO, H. C.. Banca avaliadora de prova didática e prova de título de processo seletivo simplificado para docentes. (Linguística). 2012.

6.
COELHO, H. C.. Banca avaliadora da prova didática e prova de títulos do processo seletivo simplificado para docentes (Língua francesa). 2012.

7.
COELHO, H. C.. Banca avaliadora da prova didática e de títulos de processo seletivo para docente simplificado (Língua Espanhola). 2012.

8.
COELHO, H. C.. Banca Aavaliadora da Prova Didática e da Prova de Títulos. 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Círculo de teses, dissertações e monografias da UFPA. 2017. (Outra).

2.
VII Seminário Regional de Geossociolinguística.MONOTONGAÇÃO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MEL DA PEDREIRA DO ESTADO DO AMAPÁ. 2017. (Seminário).

3.
Seminário de Introdução à teoria dialógica de Bakhtin.Fundamentos teóricos de Bakhtin. 2016. (Seminário).

4.
V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS NA AMAZÔNIA. DISCURSO, CULTURA E PODER: INTERFACES ESTABELECIDAS NA. 2016. (Congresso).

5.
II Encontro de Mediadores de Leitura do Comitê Proler Municipal de Macapá. 2015. (Encontro).

6.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. Discurso, Cultura e Poder: Interfaces Estabelecidas na Produção dos Ladrões de Marabaixo no Estado do Amapá.. 2015. (Congresso).

7.
II Simpósio sobre Gênero e Diversidade.Percepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre a Inclusão de Conteúdos de Matriz Africana e Afro-Brasileira no Currículo Escolar: Revistando a prática.. 2014. (Simpósio).

8.
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES NEGROS(AS). O Discurso Religioso nas Produções dos Ladrões de Marabaixo: uma perspectiva dialógica da linguagem.. 2014. (Congresso).

9.
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES NEGROS(AS). O Discurso Discriminador de Padres na Questão Religiosa e Cultural do Ciclo do Marabaixo em Macapá-AP. 2014. (Congresso).

10.
XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2014. (Encontro).

11.
I ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIFAP.AS REPRESENTAÇÕES RACIAIS NO ESTADO DO AMAPÁ. 2013. (Encontro).

12.
II Encontro Estadual de Educação Quilombola. 2013. (Encontro).

13.
II FÓRUM PERMANENTE DAS LICENCIATURAS-UEAP (ENCONTRO DE LETRAS).LITERATURA AMAPAENSE: A NECESSIDADE DE UMA VISÃO CRÍTICA. 2013. (Encontro).

14.
II SEMANA CIENTÍFICO-CULTURAL VINÍCIUS DE MORAES.O desenvolvimento sociolinguístico com o uso de metodologias teatrais: um estudo educacional da linguagem.. 2013. (Outra).

15.
I Seminário de Literatura Infanto-Juvenil: Origem, realidade e perspectivas.Contando e Recontando Histórias. 2013. (Seminário).

16.
I SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL: ORIGEM, REALIDADE E PERSPECTIVAS.OFICINA: CONTANDO E RECONTANDO HISTÓRIAS. 2013. (Seminário).

17.
I SEMINÁRIO DO OBSERVATÓRIO DAS FRONTEIRAS DO PLATÔ DAS GUIANAS: TEMAS E AÇÕES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS TRANSFRONTEIRIÇAS.AS FORMAS DE SILÊNCIO EXISTENTES NAS RELAÇÕES TRANSFRONTEIRIÇAS DO PLATÔ DAS GUIANAS. 2013. (Seminário).

18.
1ª Feira do Livro do Amapá - FLAP.Contos de Fadas atualizados. 2012. (Outra).

19.
Encontro do PROLER Macapá.A Sedução do Leitor Literário. 2012. (Encontro).

20.
I Fórum das Licenciaturas da Universidade do Estado do Amapá.Saberes e práticas docentes na formação de professores. 2012. (Outra).

21.
II SEMINÁRIO CONSTRUINDO O PROGRAMA DE LITERATURA DO AMAPÁ.MEDIAÇÃO EM MESA REDONDA. 2012. (Seminário).

22.
ENCONTRO DAS LlCENCIATURAS.CURSO DE LETRAS. 2011. (Encontro).

23.
III CIELLA- Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Livro Didático Amapense: uma realidade possível.. 2011. (Congresso).

24.
SEMINÁRIO - OS PLANOS NACIONAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS DO LIVRO E DA LEITURA: CONSTRUÇÕES E DESAFIOS.CONSTRUÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS. 2011. (Seminário).

25.
ENCONTRO AMAPAENSE DOS ESTUDANTES DE LETRAS.GRUPOS DE DISCUSSÃO. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COELHO, H. C.. XVI Encontro do Anual do Comitê Proler/AP. 2015. (Outro).

2.
COELHO, H. C.. V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. 2015. (Congresso).

3.
COELHO, H. C.; MENDES, A. N. N. B. . I Seminário de Formação de Orientadores de Estudos. 2014. (Outro).

4.
COELHO, H. C.; MENDES, A. N. N. B. . II Seminário de Formação de Orientadores de Estudos. 2014. (Outro).

5.
COELHO, H. C.; MENDES, A. N. N. B. . III Seminário de Formação de Orientadores de Estudos. 2014. (Outro).

6.
COELHO, H. C.; MENDES, A. N. N. B. . IV Seminário de Formação de Orientadores de Estudos. 2014. (Outro).

7.
COELHO, H. C.. Fórum das Licenciaturas. 2012. (Outro).

8.
COELHO, H. C.; NOBRE, C. P. R. ; Cambraia, Maria Izabel . 1ªFeira de Livro do Amapá - FLAP. 2012. (Outro).

9.
COELHO, H. C.. 1ª Feira do Livro do Amapá. 2012. .



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Caroline Costa do Nascimento. O gênero Jingle Político nas propagandas eleitorais e sua finalidade comunicativa. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Antônio Diego Gurjão, Regiane Silva e Suanny Gomes. A literatura infantil no processo de desenvolvimento da leitura e escrita no primeiro ano do ensino fundamental na Escola Estadual Modelo Guanabara. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Helen Costa Coelho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lígia Terezinha Gonçalves Góes. A importância do best-seller como instrumento estimulador da prática da leitura no ambiente escolar.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Helen Costa Coelho.

2.
Francineia Melo dos Santos. A Literatura Juvenil como Recurso Educativo por meio da Obra "Depois daquela viagem" de Valéria Piassa Polizzi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Helen Costa Coelho.

3.
Francineia Melo dos Santos. A Literatura Juvenil como agente multiplicador das temáticas sociais: Uma viagem literária no livro ?Depois daquela viagem. Diário de bordo de uma jovem que aprendeu a viver com AIDS?.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Helen Costa Coelho.

4.
Amanda S. Miranda; Edla Regina V. de Sousa; Nilziane Aguiar. A importância do ensino da Literatura Infanto-Juvenil no Ensino Fundamental II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Helen Costa Coelho.

5.
Marilene Coelho Serrão. Cultura e Religião: as interfaces estabelecidas no Ciclo do Marabaixo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Helen Costa Coelho.

6.
Daniele Marques Gomes. Análise Discursiva: O dialogismo entre os discursos sócio-políticos produzidos declaração final da Conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável (Rio+20).. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Helen Costa Coelho.

7.
Ana Caroline Freitas Garcia. A Compreensão da Expressões Latinas no Discurso Jurídico da 2ª Vara do Tribunal do júri do Estado do Amapá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Helen Costa Coelho.

8.
Gilciane Caroline Pinto Barbosa. O Discurso Publicitário Presente nas Capas das Revistas Femininas "Boa Forma" e Corpo a Corpo". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Helen Costa Coelho.

9.
Maria Débora Carvalho de Oliveira. Estudo Linguístico sobre a Polêmica Decisão do Supremo Tribunal Federal acerca da Legalização do Aborto de Fetos Anencéfalos no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Helen Costa Coelho.

10.
Cléia da S. Jeanjacque e Tauany K. P. de Santana. A importância do lúdico nas práticas educativas na 1ª etapa da EJA na Escola Centro Educacional Supletivo Professor Paulo Melo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

11.
Ana Cláudia Miranda, Aldenice Freitas e Antônio Leonel. A importância do letramento na 3ª etapa da EJA na Escola Centro Educacional Supletivo Professor Paulo Melo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

12.
Edna Paiva, Lesliany Miranda e Maria Janira Rocha. A informática educativa como recurso pedagógico ao ensino da leitura, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Guíta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

13.
Aldenize Cardoso, Ildeni Oliveira e Dariane Amaral. A prática da leitura no Instituto Penitenciário do Amapá - IAPEN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

14.
Andrelina Silva, Hiraceli Ferreira e Jaqueline Evangelista. A Variação Lexical da Língua Portuguesa no Estado do Amapá: Uma Abordagem Sociolinguística. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

15.
Andrey B. Amanajás/ Benedito Fábio Serão/ Francinei Silva. Estudos da Variação da Língua na Escola Bosque do Amapá Módulo Regional do Bailique. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

16.
José Dias/ Tatiana da Costa/ Yamara Mamed de Souza. O preconceito linguístico na sala de aula da Escola Municipal Aracy Nascimento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

17.
Aline Mendes/Deusélia N. de Moraes/ Ediana M. Barreto.. A importância da Oralidade no Ensino Médio em Língua Portuguesa na Escola Dom Pedro I, no município de Mazagão.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

18.
Ellen Rhose A. dos Santos/Luciano de Oliveira/Maria dos Sant. O Trovadorismo através das canções contemporâneas de Chico Buarque de Holanda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

19.
Barbara Soledade/ Marcilene da Silva/ Michelle de Souza. Dislexia: distúrbio de aprendizagem de leitura e escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

20.
Ilka Monteiro Tomaz / Joriza Jackeline Silva do Nascimento. O ensino bilingue nas escolas indígenas da etnia galibi- marworno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

21.
Derossy dos Santos / Mayra Correia/ Maria de Nazaré Neves. O Ato de Ler: da necessidade ao prazer no 1° Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Marechal Castelo Branco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

22.
Carina Batista, Elizabete Batista/ Marileide Camelo. Lendas como recurso pedagógico nas aulas de leitura na disciplina Língua Portuguesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

23.
Carina Batista, Elizabete Batista/ Marileide Camelo. Lendas como recurso pedagógico nas aulas de leitura na disciplina Língua Portuguesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

24.
Elghislane dos Santos/ Maria Rosângela Pantoja/Ieda Coelho. O letramento na EJA para alunos da 1 etapa do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

25.
Flavianne Brito Amanajás. O letramento na concepção dos professores de língua portuguesa da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

26.
ANNE CAROLINE S. DO ROSÁRIO E CHIARA NALONY T. DO CARMO. O USO DO CONTO MODERNO NO INCENTIVO À LEITURA NA 5ª SÉRIE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras.) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Helen Costa Coelho.

27.
Áldina Tatiana Silva Pereira. Análise comparativa de razão e sensibilidade de Jane Austin e As pupilas do Senhor Reitor de Júlio Dinis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras.) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Helen Costa Coelho.

28.
Linda Maria Oliveira Queiroz. A psicopatia nos contos: O Cobrador e Passeio Noturno parte I e parte II de Rubem Fonseca. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras.) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Helen Costa Coelho.

29.
Ezequias de Souza Correa e Maria do Socorro de Souza e Sousa. 1984: uma abordagem da literatura utópica na perspectiva distópica de George Orwell. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras.) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Helen Costa Coelho.

30.
Raimundo Inaldo de Jesus. A OBRA O ALIENISTA, DE MACHADO DE ASSIS, COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA UMA BOA LEITURA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

31.
Alcilena Pureza, Elisângela dos Santos e Renata Oliveira. Variação linguística como forma de preconceito social na Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

32.
Andreia Cabral, Irlândia de Souza e Sheila Carvalho. O ensino da leitura na 5ª série do ensino fundamental na Escola Esradual Ruth de Almeida Bezerra. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

33.
Marineth Martins e Thaís Machado Pontes. O internetês no contexto escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

34.
Andreia Pires, Eleide Lopes e Sebastiana de Moraes. O processo de ensino e aprendizagem na identificação do sujeito nas orações, na 7ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Rondônia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

35.
Érica de Souza, Francinúbia Santos e Mª de Nazaré Jacarandá. Leitura e produção textual: Requisitos para uma aprendizagem em geral na 8ª série na Escola Mª Ivone de Menezes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

36.
Beatriz de Souza, Elenice Ferreira e Mª Eliane da Silva. A literatura como incentivo à leitura na 8ª série do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Helen Costa Coelho.

Iniciação científica
1.
DANIELE AMANAJÁS COSTA CONCEIÇÃO. ESTUDO CRÍTICO SOBRE O TEXTO MUSICAL DE OSMAR JÚNIOR NO ÂMBITO DA LITERATURA AMAPAENSE. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Helen Costa Coelho.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
COELHO, H. C.; RODRIGUES, E. ; ARAUJO, F. X. ; MADUREIRA, D. N. . DISCURSO, CULTURA E PODER: INTERFACES ESTABELECIDAS NA. In: Ivan Vale de Souza. (Org.). Compilação linguística. 1ed.Curitiba (PR): Atena, 2016, v. 1, p. 08-217.


Apresentações de Trabalho
1.
COELHO, H. C.. Contos de Fadas Atualizados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COELHO, H. C.; ANDRADE, R. ; GOMES, L. . A Literatura Infantil e a Formação do Leitor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COELHO, H. C.. As Representações Raciais no Estado do Amapá. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
COELHO, H. C.. O Discurso Religioso nas Produções dos Ladrões de Marabaixo: uma perspectiva dialógica da linguagem.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
COELHO, H. C.. Discurso, Cultura e Poder: Interfaces Estabelecidas na Produção dos Ladrões de Marabaixo no Estado do Amapá.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
COELHO, H. C.; RODRIGUES, E. . Educação escolar quilombola: valorizando a história, a cultura e a identidade negra.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
COELHO, H. C.. Adaptação fotográfica do conto: A pequena vendedora de fósforos (Hans Christian Andersen. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COELHO, H. C.. 1ª Feira do Livro do Amapá. 2012. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 13:53:56