Amanda Veloso Garcia

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  • Última atualização do currículo em 04/11/2018


Possui Licenciatura (2012), Bacharelado (2014) e Mestrado (2016) em Filosofia pela UNESP/Marília. Atualmente é professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (campus Pinheiral) e cursa doutorado em Educação pela UNESP/Marília. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amanda Veloso Garcia
Nome em citações bibliográficas
GARCIA, A. V.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), PIBID/CAPES, Brasil.
Orientador: Rodrigo Pelloso Gelamo.
2014 - 2016
Mestrado em Filosofia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Elementos para uma Filosofia além da esfera verbal,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Maria Eunice Quilici Gonzalez.
Coorientador: Rodrigo Pelloso Gelamo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Especialização em Ensino de Filosofia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: O problema da hegemonia do pensamento europeu no currículo escolar brasileiro: um estudo de caso sobre o contexto público paulista.
2009 - 2014
Graduação em Filosofia (Bacharelado).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O pensamento hegemônico na Filosofia.
Orientador: Maria Eunice Quilici Gonzalez.
2009 - 2012
Graduação em Filosofia (Licenciatura).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
O que é, afinal, ensinar Filosofia?. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2017 - 2017
Espectro de posições em Filosofia da Mente (Osvaldo Pessoa - USP). (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), PIBID/CAPES, Brasil.
2017 - 2017
Minicurso reflexões de uma perspectiva epistemológica feminista. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), PIBID/CAPES, Brasil.
2017 - 2017
Minicurso Industrialização da cultura e imposturas pós-modernistas. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), PIBID/CAPES, Brasil.
2016 - 2016
Cognição e emoções em seres vivos. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Formação de Tutores - PROFORT. (Carga horária: 20h).
Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
2015 - 2015
Acompanhamento do estudante de EaD na perspectiva da avaliação em processo. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2015 - 2015
Aspectos da metafísica da modalidade (D. Murcho). (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Tragédia em Nietzsche (Oswaldo Giacóia Junior). (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
As bases filosóficas do pensamento oriental. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
O papel da tutoria nos fóruns de discussão.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
Fundamentos dos Sistemas Complexos. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
O que se ensina em filosofia (Walter Kohan). (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Um possível curso de Ética (Pedro Novelli). (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Filosofia Indígena (Cristine Takuá e Carlos Papá). (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Filosofar na América Latina (Daniel Campos). (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Dialética, retórica e lógica (Bento Prado Neto). (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Espírito positivo x espírito livre (José C. Bruni). (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Plantas como sistemas cognitivos inteligentes. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Tópicos de Lógica e Fenomenologia (Daniel Campos). (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2012 - 2012
Tópicos de Filosofia da Informação (Fred Adams). (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Foucault, filósofo (Silvio Gallo). (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2012 - 2012
Workshop of Complex System Society (CSS-UNESCO). (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/BAURU, Brasil.
2012 - 2012
Bergson: A Evolução Criadora (Jonas Coelho). (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2012 - 2012
Experimentos mentais em Filosofia (Osvaldo Pessoa). (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Inglês Avançado. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2011 - 2011
Espanhol A1. (Carga horária: 60h).
Universia Brasil S.A., UNIVERSIA, Brasil.
2011 - 2011
Violência no campo brasileiro e o Código Florestal. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2011 - 2011
Educando para argumentação (Patrícia Velasco). (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Língua Chinesa - Mandarim (Nível II). (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Inglês: Intermediário Completo. (Carga horária: 90h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Produção de Realidade, Pensamento e Linguagem. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2010 - 2010
Corpo e Sexualidade entre Disciplina e Biopolítica. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2010 - 2010
A Música Ocidental: História, Estilo e Estética. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2010 - 2010
Formação Omnilateral e a Proposta Curricular. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2010 - 2010
Transmissão e experiência no Ensino de Filosofia. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2010 - 2010
Travestis: Corpo, Sexualidades, Direitos Políticos. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2010 - 2010
Educação, Direitos Humanos e Questão Étnico/Racial. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2010 - 2010
GT: Democratização da Educação. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Inglês Instrumental: Leitura. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Língua Chinesa - Mandarim (Básico I). (Carga horária: 60h).
Instituto Confúcio na UNESP, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Direitos Humanos e Gênero: políticas e práticas. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Leituras de Wittgenstein. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2009 - 2009
Ensino da Filosofia na EJA. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
2009 - 2009
Contribuições do filosofar na aprendizagem em EJA. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Educação Básica II, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de Filosofia.


Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), PIBID/CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora-supervisora do PIBID de Filosofia, Carga horária: 20
Outras informações
Professora-supervisora do PIBID de Filosofia (UNESP/Marília) vinculado ao projeto institucional "O processo de formação de licenciandos: ações conjuntas da Universidade Pública e da Escola de Educação Básica".


Universidade Federal de São Carlos, UAB-UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a distância no curso de Licenciatura em Pedagogia na disciplina "O conhecimento como construção histórico-social: noções sobre verdade e realidade".


Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Elementos para uma Filosofia além da linguagem verbal
Descrição: Nesta pesquisa investigamos a relação entre a Filosofia e a prática de escrita de textos de maneira a tratar dos seguintes problemas: Existem formas alternativas de expressão e desenvolvimento da Filosofia além daquelas relacionadas a recursos da linguagem verbal? Em caso afirmativo, através de que formas a Filosofia poderia se expressar? Como parece haver, na tradição filosófica Ocidental, uma vinculação necessária entre a Filosofia e a linguagem verbal, temos como objetivo repensar as práticas filosóficas dentro da universidade e analisar a potencialidade de pensamento existente em diversos formatos de pensar. Inicialmente apresentaremos as contribuições de uma abordagem inter/multidisciplinar para a Filosofia, de modo a apontar a complexidade como um paradigma dos problemas da contemporaneidade. Entendemos que o paradigma da complexidade tem se delineado de forma a proporcionar uma virada na Filosofia que extrapola o domínio da linguagem verbal. Como um estudo de caso, discutiremos características centrais da Filosofia brasileira no contexto da universidade pública brasileira laica. A partir da caracterização da Filosofia na universidade brasileira, analisaremos os limites da linguagem verbal como forma de expressão de pensamentos. Por fim, discutiremos o potencial de formas não verbais na reflexão filosófica, analisando suas contribuições e limites para o desenvolvimento de um filosofar genuíno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
A hegemonia do pensamento europeu na Filosofia Brasileira
Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar a situação da Filosofia no Brasil e sua vinculação com o colonialismo. Inicialmente discutiremos o impacto das hierarquias coloniais e, por meio do conceito de ?colonialidade? (SANTOS, 2010), suas consequências para o âmbito filosófico. A nossa hipótese de trabalho é que o colonialismo e a colonialidade deram origem a hegemonia do pensamento europeu na Filosofia, o que caracterizaremos como um problema por restringir em demasia o que se entende por reflexão filosófica. A partir desse problema, refletimos acerca da possibilidade de pensamento autônomo e sua vinculação com o filosofar. Num segundo momento, analisamos a situação da Filosofia no Brasil no cenário da soberania europeia discutindo argumentos acerca da inexistência do filosofar em nosso país e da constituição do ensino formal dessa área do saber. Argumentamos que as limitações filosóficas no Brasil decorrem da adoção muitas vezes acrítica de paradigmas europeus e não de incapacidade de reflexão filosófica. Para fundamentar nossa argumentação, esboçamos a proposta de uma ecologia de saberes que possibilita repensar o próprio conceito de Filosofia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Amanda Veloso Garcia - Integrante / Maria Eunice Quilici Gonzalez - Coordenador.
2010 - 2011
Limites e possibilidades da Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Descrição: Este projeto faz parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) ? financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A pesquisa visava compreender as diversas dimensões do ensino de Filosofia no Estado de São Paulo, o que está diretamente ligado à Proposta Curricular do Estado de São Paulo e o material elaborado pelo Programa São Paulo Faz Escola a partir desta. A partir das reflexões suscitadas pelo projeto, aprofundamos no problema da representação como limitador da aprendizagem filosófica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Amanda Veloso Garcia - Integrante / Genivaldo de Souza Santos - Integrante / Éliton Dias da Silva - Integrante / Jeuséte Maria de Oliveira - Integrante / Theo Tanus Salvadori - Integrante / Sara Morais da Rosa - Integrante / Rodrigo Pelloso Gelamo (Orientador) - Integrante / Vandeí Pinto da Silva (Orientador) - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Ensino de Filosofia em espaços não formais
Descrição: O Projeto "Ensino de Filosofia em Espaços não formais" é fomentado pela PROEX (Pró-reitoria de Extensão da UNESP) e visa promover uma experiência com o filosofar em localidades que não sejam as instituições de ensino formais, procurando verificar a presença da Filosofia no cotidiano. Desse modo, busca-se atividades nas quais os participantes possam refletir sobre os mais diversos temas no intuito de pensá-los filosoficamente, de tal maneira que possam ser tomados pelo pensar filosófico, problematizando o presente, bem como os acontecimentos através de uma experiência de pensamento que lhe seja própria O projeto é realizado em parceria com a Fundação CASA (Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente). A instituição, ligada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, aplica medidas socioeducativas de privação de liberdade e semiliberdade a adolescentes infratores. O objetivo do projeto é pensar filosoficamente a realidade em que estes adolescentes se inserem discutindo questões acerca da violência, privação de liberdade, consumismo, etc..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Amanda Veloso Garcia - Integrante / Rodrigo Pelloso Gelamo - Coordenador / Sara Morais da Rosa - Integrante / Manoela Paiva Menezes - Integrante / Silmara Cristiane Pinto - Integrante.


Membro de corpo editorial


2013 - 2015
Periódico: Kínesis (Marília)
2012 - 2015
Periódico: Filogênese (Marília)


Prêmios e títulos


2013
1º Lugar - Premiação de Melhor Pôster: "O Problema do pensamento hegemônico em Filosofia no Brasil: uma proposta ecológica de entendimento da Filosofia", VII Colóquio Internacional de Filosofia da Mente.
2012
Título de Mérito Acadêmico, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GARCIA, A. V.2017GARCIA, A. V.. A colonialidade na Filosofia do Brasil e o problema da identidade psicossocial. PERI, v. 9, p. 177-200, 2017.

2.
GARCIA, A. V.2017GARCIA, A. V.. O problema da hegemonia do pensamento europeu no currículo escolar paulista. SABERES (NATAL), v. 15, p. 166-182, 2017.

3.
GARCIA, A. V.2016GARCIA, A. V.. Contribuições da abordagem ecológica no entendimento da relação ser humano/ambiente: os problemas de uma abordagem racionalista do conhecimento. Clareira - Revista de Filosofia da Região Amazônica, v. 3, p. 160-174, 2016.

4.
PINTO, S. C.2015PINTO, S. C. ; ROSA, S. M. ; GELAMO, R. P. ; GARCIA, A. V. ; MENEZES, M. P. . Ensino de Filosofia em espaços não formais: notas de uma experiência. Educação (UFSM), v. 40, p. 657-669, 2015.

5.
GARCIA, A. V.2012GARCIA, A. V.; GELAMO, R. P. . Repensando o lugar da representação, da transmissão e da experiência no ensino da Filosofia. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 4, p. 46-63, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, V. P. ; GELAMO, R. P. ; LIMA, O. F. ; GARCIA, A. V. . PIBID Filosofia: possibilidades do filosofar no contexto do ensino de Filosofia. In: Sueli Guadelupe de Lima Mendonça. (Org.). PIBID/UNESP forma(a)ação de professores : percursos e práticas pedagógicas em ciências humanas. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 123-141.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GARCIA, A. V.. Reflexão e prática/Encarte do Professor: Filosofia, Modernidade e Oswald de Andrade. Filosofia, Ciência & Vida, São Paulo (SP), p. 35 - 42, 01 nov. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, A. V.. O saber ocidental dominante e a lógica das relações: uma análise sobre a monocultura mental no contexto escolar. In: 17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural - Significado e sentido na educação para a humanização, 2018, Marilia [SP]. Anais da 17ª Jornada do Núcleo de Ensino, 2018.

2.
GARCIA, A. V.. Uma reflexão sobre a monocultura da mente no espaço escolar e a defesa do 'devir erva daninha'. In: XX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018, Marília (SP). Anais do XX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.

3.
GARCIA, A. V.. Uma reflexão sobre a monocultura da mente no espaço escolar e a defesa do 'devir erva daninha'. In: I Congresso Nacional de Pós-Graduação em Educação: História e Perspectivas, 2018, Marília (SP). Anais do I Congresso Nacional de Pós-Graduação em Educação: História e Perspectivas, 2018.

4.
GARCIA, A. V.. A colonialidade e a educação no Brasil: o problema da hegemonia do pensamento europeu. In: XVI Jornada Pedagógica - Teoria Prática na Formação de Professores, 2016, Marília (SP). Anais - XVI Jornada Pedagógica, 2016.

5.
GARCIA, A. V.. A colonialidade e a Filosofia no Brasil. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação: O que pode a escola hoje em nossa América?, 2014, Rio de Janeiro (RJ). Anais do VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014. p. 1-13.

6.
GARCIA, A. V.. O currículo escolar como uma expressão de exclusão filosófica. In: I Simpósio Internacional 'Filosofar, aprender e ensinar: desafios e possibilidades', 2014, São Carlos (SP). Anais - I Mostra de Trabalho dos Estudantes de Pós-Graduação em Ensino de Filosofia - UFSCar, 2014. p. 224-229.

7.
GARCIA, A. V.. Uma abordagem sistêmica em música. In: IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM9, 2013, Belém (PA). SIMCAM9 - Estruturas Cognitivas: tendências teóricas e empíricas, 2013. p. s/n-s/n.

8.
GARCIA, A. V.. O papel da 'diferença' para uma escuta-pensamento. In: Simpósio de Estética e Filosofia da Música (SEFIM/UFRGS), 2013, Porto Alegre (RS). Simpósio de Estética e Filosofia da Música (SEFIM/UFRGS) - Anais, 2013. v. 1. p. 92-102.

9.
GARCIA, A. V.. O Rock além do som: uma abordagem antropológica. In: I Congresso Internacional de Estudos do Rock, 2013, Cascavel (PR). Anais - I Congresso Internacional de Estudos do Rock, 2013.

10.
GARCIA, A. V.. O problema dos critérios na análise musical: uma abordagem etnomusicológica. In: IX Fórum de Pesquisa em Arte, 2013, Curitiba (PR). Anais - IX Fórum de Pesquisa Científica em Artes, 2013. p. 64-73.

11.
GARCIA, A. V.. Incompatibilidades entre a Proposta Curricular do Estado de São Paulo e o material do Programa São Paulo Faz Escola. In: IV Simpósio Internacional em Educação e Filosofia, 2011, Marília (SP). Trabalhos Completos - IV Simpósio Internacional de Educação e Filosofia, 2011. p. 293-309.

12.
GARCIA, A. V.; SILVA, V. P. . Aprendizagem e Experiência: repensando o papel da Representação no ensino de Filosofia. In: 10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2011, Marília (SP). 10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2011.

13.
GARCIA, A. V.. Filosofia Ecológica: uma nova abordagem. In: II Encontro de Egressos e Estudantes de Filosofia da UEL, 2010, Londrina (PR). Anais do II Encontro de Egressos e Estudantes de Filosofia da UEL, 2010.

14.
GARCIA, A. V.. A contribuição do filosofar no Ensino Básico para uma educação em Direitos Humanos. In: VI Seminário de Direitos Humanos no Século XXI / IV Encontro de Direitos Humanos da Unesp, 2010, Marília. Seminário Direitos Humanos no século XXI (UNESP), 2010.

15.
GARCIA, A. V.. O ensino de Filosofia no EJA e a formação da cidadania. In: 1º Congresso de Educação de Jovens e Adultos: Práticas, Políticas e Desafios, 2010, Marília (SP). Anais do 1º Congresso de Educação de Jovens e Adultos, 2010.

16.
GARCIA, A. V.. A importância da Filosofia na Educação Básica. In: 13ª Jornada Pedagógica - Formação do Pedagogo e da Pedagoga: pressupostos e perspectivas, 2010, Marília (SP). Coletânia de textos da 13ª Jornada Pedagógica, 2010.

17.
GARCIA, A. V.. A emergência do significado musical sob o viés da Filosofia Ecológica. In: III Jornada de Debates: Encontro com a Filosofia, 2010, Jacarézinho (PR). Caderno de Resumos - III Jornada de Debates ?Encontro com a Filosofia?, 2010. p. 128-135.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, A. V.. A proposta de uma filosofia além da linguagem para um filosofar brasileiro descolonizado. In: II Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da USP: diálogos em torno da atualidade na filosofia, 2015. Caderno de Resumo do II Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da USP. p. 21-23.

2.
GARCIA, A. V.. O saber filosófico e a transmissão de conhecimentos: os limites do Ensino de Filosofia. In: 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2012, São Paulo (SP). 19º SIICUSP, 2012. p. 1-1.

3.
GARCIA, A. V.; GELAMO, R. P. ; MENEZES, M. P. ; OLIVEIRA, J. M. ; PONTES, R. L. ; ROSA, S. M. ; SALVADORI, T. T. ; SANTOS, G. S. ; SILVA, E. D. ; SILVA, S. F. ; SILVA, V. P. . Os limites do ensino de Filosofia: análise do material do programa São Paulo Faz Escola. In: 2º Encontro Regional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), 2011, Bauru (SP). 2º Encontro Regional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), 2011.

4.
GARCIA, A. V.. O saber filosófico e a transmissão de conhecimento: os limites do Ensino de Filosofia. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2011, Marília (SP). XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2011.

5.
GARCIA, A. V.. Computação Ubíqua: o panóptico contemporâneo. In: 1º Seminário Michel Foucault: Corpo, Sexualidade e Direito, 2010, Marília. Corpo, sexualidade e direito: coletânia de textos do 1º Seminário Michel Foucault, 2010.

6.
GARCIA, A. V.. Conteúdo x aprendizagem: o ensino de Filosofia e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. In: 9ª Jornada do Núcelo de Ensino de Marília - ensino e aprendizagem como processos humanizadores: propostas da teoria histórico-cultural para a educação básica, 2010, Marília. Coletânia de textos da 9ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2010.

7.
GARCIA, A. V.; OLIVEIRA, J. M. ; PESSOA, K. B. C. ; AZEVEDO, L. R. K. ; ROSA, S. M. ; SALVADORI, T. T. ; SILVA, E. D. ; SANTOS, G. S. ; SILVA, V. P. ; GELAMO, R. P. . Os limites do ensino de Filosofia: análise do material do programa São Paulo Faz Escola. In: II Encontro dos Núcleos de Ensino e I Encontro PIBID, 2010, Águas de Lindóia (SP). Anais do II Encontro dos Núcleos de Ensino e I Encontro PIBID, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, A. V.; SILVA, R. C. A. . Desdobramentos da colonialidade na escola: dificuldades e possibilidades da filosofia em sala de aula. In: XVII Jornada Pedagógica: Formação de Professores e os Rumos da Educação Atual, 2018, Marilia [SP]. Anais da XVII Jornada Pedagógica, 2018.

2.
GARCIA, A. V.. Uma reflexão sobre as relações de saber-poder na escola e suas consequências para o processo de aprendizagem. In: 16ª Jornada do Núcleo de Ensino - As (Contra)Reformas na Educação Hoje, 2017, Marilia (SP). Anais do Congresso - 16ª Jornada do Núcleo de Ensino, 2017.

3.
GARCIA, A. V.. A formação da filosofia no Brasil, seus pressupostos e perspectivas atuais: uma análise sobre a pós-graduação em filosofia. In: IX Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UNESP, 2017, Marilia [SP]. Anais do IX Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UNESP, 2017.

4.
GARCIA, A. V.. Uma reflexão sobre a colonialidade na filosofia: o eurocentrismo na compreensão do conhecimento. In: XIII Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 2017, São Carlos (SP). Caderno de Resumos - XIII Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 2017. p. 21-21.

5.
GARCIA, A. V.. O eurocentrismo na Educação brasileira: novas formas de entender a aprendizagem. In: 3º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2016, Marília (SP). Anais do 3º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural, 2016.

6.
GARCIA, A. V.. Elementos para uma Filosofia do corpo e da ação. In: XXXI Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas: cognição, emoções e ação, 2016, Marília (SP). Anais da XXXI Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas, 2016.

7.
GARCIA, A. V.. A linguagem verbal e a colonialidade na filosofia. In: XII Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 2016, São Carlos (SP). Caderno de Resumos - XII Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 2016. p. 18-18.

8.
GARCIA, A. V.; GONZALEZ, M. E. Q. . Uma abordagem semiótica da informação: novos horizontes no estudo da natureza do pensamento?. In: 16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2015, São Paulo (SP). Resumos - 16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2015. p. 108-110.

9.
GARCIA, A. V.; GONZALEZ, M. E. Q. . A semiotics approach to information: new horizonts in the study of the nature of thought. In: 16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2015, São Paulo (SP). Abstracts - 16º International Meeting on Pragmatism, 2015. p. 110-110.

10.
GARCIA, A. V.. A non-linguistic analysis of information: the possibility of other forms of expression of thoughts. In: 10º EBICC - Encontro Brasileiro Internacional de Ciências Cognitivas, 2015, São Paulo (SP). 10º Brazilian International Meeting on Cognitive Science, 2015. p. 91-92.

11.
GARCIA, A. V.. O paradigma linguístico e a colonialidade na Filosofia. In: II Encontro de Lógica e Epistemologia, 2015, Jacarézinho (PR). Anais - Semiótica, Verdade e Justiça, 2015. p. 33-33.

12.
GARCIA, A. V.. A hegemonia do pensamento europeu na Filosofia Brasileira. In: IX Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP, 2014, Marília (SP). Anais do IX Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP, 2014. p. 52-53.

13.
GARCIA, A. V.; MORAES, J. A. . Uma análise sistêmica do fazer filosófico: a situação do Brasil. In: VIII Encontro de Pesquisa na Pós-graduação em Filosofia da UNESP: 'Filosofia Brasileira: possibilidades e desafios', 2014, Marília (SP). Anais do VIII Encontro de Pesquisa na Pós-graduação em Filosofia da UNESP, 2014. p. 31-31.

14.
GARCIA, A. V.. Uma perspectiva ecológica da Filosofia. In: III Simpósio Antonio Trajano: Que é Filosofia?, 2014, Marília (SP). Anais do III Simpósio Antonio Trajano: Que é Filosofia?, 2014. p. 21-22.

15.
GARCIA, A. V.. Uma abordagem sistêmica em música. In: IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM9, 2013, Belém (PA). SIMCAM9 - Estruturas Cognitivas: tendências teóricas e empíricas, 2013. p. s/n-s/n.

16.
GARCIA, A. V.. O problema dos critérios na análise musical: uma abordagem etnomusicológica. In: VIII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP, 2013, Marília (SP). Anais do VIII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP, 2013. p. 46-46.

17.
GARCIA, A. V.. Experiência estética e pensamento: uma crítica ao domínio representacional na música. In: I Seminário de Estética e Crítica da Arte, 2013, São Paulo (SP). I seminário de estética e crítica de arte, 2013. p. 34-35.

18.
GARCIA, A. V.. O domínio prático e o problema da enunciação sobre o sentido da vida. In: Simpósio Antonio Trajano: O Sentido da Vida II, 2013, Marília (SP). Caderno de Resumos - Simpósio Antonio Trajano- O Sentido da Vida II, 2013. p. 13-13.

19.
GARCIA, A. V.. Uma análise sistêmica acerca do uso da tecnologia na reabilitação. In: XI Colóquio Michel Debrun - Auto-Organização e Bioética, 2013, Botucatu (SP). Caderno de Resumos - XI Colóquio Michel Debrun - Auto-Organização e Bioética, 2013. p. 24-24.

20.
GARCIA, A. V.. O Rock além do som: uma abordagem antropológica. In: I Congresso Internacional de Estudos do Rock, 2013, Cascavel (PR). Caderno de Resumos - I Congresso Internacional de Estudos do Rock, 2013. p. 71-71.

21.
GARCIA, A. V.. A audição musical como um processo criativo. In: VII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP, 2012, Marília (SP). Caderno de Resumos: 7º Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP, 2012. p. 48-49.

22.
GARCIA, A. V.; SOUZA, R. S. . A questão da explosão cambriana e a relação organismo-ambiente no debate gradualismo versus saltacionismo. In: VII Simpósio de Filosofia da UEM: Filosofia e Ciência, 2012, Maringá (PR). Caderno de Resumos - VII Simpósio de Filosofia da UEM: Filosofia e Ciência, 2012. p. 38-39.

23.
GARCIA, A. V.. O aspecto emocional, não representacional, da experiência musical. In: IX EBICC - Encontro Brasileiro Internacional de Ciências Cognitivas, 2012, Bauru (SP). Caderno de Resumos - IX EBICC, 2012. p. 72-73.

24.
GARCIA, A. V.. Uma nova concepção de Filosofia a partir do viés ecológico. In: XXVII Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XXVII Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia, 2011. p. 291-292.

25.
GARCIA, A. V.. Incompatibilidades entre a Proposta Curricular do estado de São Paulo e o material do programa São Paulo Faz Escola. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP, 2011, São Paulo. Caderno de resumos do XIV Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP, 2011. p. 16-16.

26.
GARCIA, A. V.. Os limites do ensino como transmissão de conhecimentos e o papel da experiência na aprendizagem. Repensando o lugar da representação no ensino.. In: 6º Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP, 2011, Marília (SP). Caderno de resumos do 6º Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP, 2011. p. 31-31.

27.
GARCIA, A. V.; SILVA, V. P. . Aprendizagem e Experiência: repensando o papel da representação no ensino de Filosofia. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR, 2011, São Carlos (SP). Anais de Eventos da UFSCar, 2011. p. 984-984.

28.
GARCIA, A. V.; GELAMO, R. P. . O saber filosófico e a transmissão de conhecimento: os limites do Ensino de Filosofia. In: Simpósio Douta Ignorancia 2011 - Que Filosofia na escola?, 2011, Brasília (DF). Simpósio Douta Ignorancia 2011: Que Filosofia na escola? - ANAIS, 2011. p. 12-12.

29.
PESSOA, K. B. C. ; ROSA, S. M. ; OLIVEIRA, J. M. ; SILVA, E. D. ; GOMES, L. G. ; AZEVEDO, L. R. K. ; GELAMO, R. P. ; SILVA, V. P. ; SALVADORI, T. T. ; SANTOS, G. S. ; GARCIA, A. V. . Os limites do ensino de filosofia: uma análise do material do programa São Paulo Faz Escola. In: XVIII Jornadas sobre la Enseñanza de la Filosofía, 2011, Buenos Aires (Argentina). Resúmenes - XVIII Jornadas sobre la Enseñanza de la Filosofía, 2011. p. 9-10.

30.
GARCIA, A. V.; SANTOS, F. T. . A decadência da apreciação musical: o reducionismo na musica midiática. In: 5º Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unesp, 2010, Marília (SP). Caderno de Resumos do 5º Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP, 2010. p. 29-30.

Apresentações de Trabalho
1.
GARCIA, A. V.. O saber ocidental dominante e a lógica das relações: uma análise sobre a monocultura mental no contexto escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GARCIA, A. V.. Uma reflexão sobre a monocultura da mente no espaço escolar e a defesa do 'devir erva daninha'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GARCIA, A. V.. Uma reflexão sobre a monocultura da mente no espaço escolar e a defesa do 'devir erva daninha'.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GARCIA, A. V.. Uma reflexão sobre as relações de saber-poder na escola e suas consequências para o processo de aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GARCIA, A. V.. A formação da filosofia no Brasil, seus pressupostos e perspectivas atuais: uma análise sobre a pós-graduação em filosofia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, V. P. ; GARCIA, A. V. . Relato de experiência do PIBID Filosofia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
GARCIA, A. V.. Identidade na filosofia brasileira: uma abordagem a partir do paradigma da complexidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
GARCIA, A. V.. A colonialidade e a educação no Brasil: o problema da hegemonia do pensamento europeu. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GARCIA, A. V.. O eurocentrismo na Educação brasileira: novas formas de entender a aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GARCIA, A. V.. Elementos para uma Filosofia do gesto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GARCIA, A. V.. Elementos para uma Filosofia do corpo e da ação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GARCIA, A. V.. É possível uma Filosofia da Mente Além da Linguagem?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GARCIA, A. V.; GONZALEZ, M. E. Q. . Uma abordagem semiótica da informação: novos horizontes no estudo da natureza do pensamento?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GARCIA, A. V.. The thought beyond language: a non-linguistic analysis of information. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GARCIA, A. V.. A non-linguistic analysis of information: the possibility of other forms of expression of thoughts. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
GARCIA, A. V.. O problema do pensamento hegemônico europeu na Filosofia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
GARCIA, A. V.. O paradigma linguístico e a colonialidade na Filosofia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GARCIA, A. V.. A hegemonia do pensamento europeu na Filosofia Brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GARCIA, A. V.. A colonialidade e a Filosofia no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GARCIA, A. V.. O currículo escolar como uma expressão de exclusão filosófica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GARCIA, A. V.. Uma perspectiva ecológica da Filosofia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
GARCIA, A. V.. A filosofia no Brasil e o processo de colonização da mente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GARCIA, A. V.; MORAES, J. A. . Uma análise sistêmica do fazer filosófico: a situação do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
GARCIA, A. V.. Uma abordagem sistêmica em música. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
GARCIA, A. V.. O problema dos critérios na análise musical: uma abordagem etnomusicológica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
GARCIA, A. V.. O problema dos critérios na análise musical: uma abordagem etnomusicológica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
GARCIA, A. V.. O pensamento hegemônico e o impedimento ao pensar: a importância da ?diferença? na epistemologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
GARCIA, A. V.. O problema da representação na música: o papel da diferença para um escuta ativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
GARCIA, A. V.. O domínio prático e o problema da enunciação sobre o sentido da vida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
GARCIA, A. V.. Uma análise sistêmica acerca do uso da tecnologia na reabilitação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
GARCIA, A. V.. O problema do pensamento hegemônico em Filosofia no Brasil: uma proposta ecológica de entendimento da Filosofia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
GARCIA, A. V.. Experiência estética e pensamento: uma crítica ao domínio representacional na música. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
GARCIA, A. V.; SOUZA, R. S. . A questão da explosão cambriana e a relação organismo-ambiente no debate gradualismo versus saltacionismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
GARCIA, A. V.. O aspecto emocional, não representacional, da experiência musical. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
GARCIA, A. V.. A audição musical como um processo criativo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
GARCIA, A. V.. Uma nova concepção de Filosofia a partir do viés ecológico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
GARCIA, A. V.; SANTOS, G. S. ; SILVA, E. D. ; OLIVEIRA, J. M. ; ROSA, S. M. ; SALVADORI, T. T. ; AZEVEDO, L. R. K. ; GELAMO, R. P. ; PESSOA, K. B. C. ; SILVA, V. P. . Os limites do ensino de Filosofia: análise do material do Programa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
GARCIA, A. V.. Os limites do ensino como transmissão de conhecimentos e o papel da experiência na aprendizagem. Repensando o lugar da representação no ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
GARCIA, A. V.. Incompatibilidades entre a Proposta Curricular do Estado de São Paulo e o material do Programa São Paulo Faz Escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
GARCIA, A. V.; GELAMO, R. P. ; OLIVEIRA, J. M. ; ROSA, S. M. ; SALVADORI, T. T. ; SANTOS, G. S. ; SILVA, E. D. ; SILVA, V. P. ; MENEZES, M. P. ; PONTES, R. L. ; SILVA, S. F. . Os limites do ensino de Filosofia: análise do material do programa São Paulo Faz Escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
GARCIA, A. V.; GELAMO, R. P. ; MENEZES, M. P. ; OLIVEIRA, J. M. ; PONTES, R. L. ; ROSA, S. M. ; SALVADORI, T. T. ; SANTOS, G. S. ; SILVA, E. D. ; SILVA, S. F. ; SILVA, V. P. . Os limites do ensino de Filosofia: análise do material do Programa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
GARCIA, A. V.; SILVA, V. P. . Aprendizagem e Experiência: repensando o papel da Representação no ensino de Filosofia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
GARCIA, A. V.. O saber filosófico e a transmissão de conhecimentos: os limites do Ensino de Filosofia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
GARCIA, A. V.; SILVA, V. P. . Aprendizagem e Experiência: repensando o papel da representação no ensino de Filosofia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
GARCIA, A. V.; GELAMO, R. P. ; SILVA, V. P. . A explicação e o papel limitador da representação no Ensino de Filosofia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

46.
GARCIA, A. V.; GELAMO, R. P. . O saber filosófico e a transmissão de conhecimento: os limites do Ensino de Filosofia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
GARCIA, A. V.. O saber filosófico e a transmissão de conhecimentos: os limites do ensino de Filosofia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
GARCIA, A. V.; SANTOS, F. T. . A decadência da apreciação musical: o reducionismo na musica midiática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
GARCIA, A. V.. Computação Ubíqua: o panóptico contemporâneo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
GARCIA, A. V.. Conteúdo x aprendizagem: o ensino de Filosofia e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
GARCIA, A. V.. Filosofia Ecológica: uma nova abordagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
GARCIA, A. V.. Conteúdo x aprendizagem: o ensino de Filosofia e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
GARCIA, A. V.. A contribuição do filosofar no Ensino Básico para uma educação em Direitos Humanos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
GARCIA, A. V.. O ensino de Filosofia no EJA e a formação da cidadania. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
GARCIA, A. V.. A importância da Filosofia na Educação Básica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
GARCIA, A. V.; SANTOS, G. S. ; SILVA, E. D. ; SALVADORI, T. T. ; OLIVEIRA, J. M. ; PESSOA, K. B. C. . Os limites do ensino de Filosofia: análise do material do programa São Paulo Faz Escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

57.
GARCIA, A. V.. A emergência do significado musical sob o viés da Filosofia Ecológica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
GARCIA, A. V.. Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores me Educação a Distância (Avaliadora de trabalhos científicos). 2016. (Avaliador de trabalhos científicos).

2.
GARCIA, A. V.; PEREIRA, R. O. ; CARVALHO, J. L. . Caderno de Resumos do X ENCONTRO DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UNESP. 2015. (Editoração/Anais).

3.
GARCIA, A. V.. Filosofia e Saúde (Mediação de Mesa de Comunicações Orais). 2015. (Coordenação de Mesa de Comunicações Orais).

4.
GARCIA, A. V.. A formação da filosofia universitária no Brasil - Marcelo de Carvalho/UNIFESP (Debatedora de Conferência). 2015. (Coordenação de Mesa de Conferência).

5.
GARCIA, A. V.; PANTALEÃO, N. C. A. . Anais do III Simpósio Antonio Trajano: Que é Filosofia?. 2014. (Editoração/Anais).

6.
GARCIA, A. V.. Caderno de Resumos do VIII Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UNESP. 2014. (Editoração/Anais).

7.
GARCIA, A. V.; PEREIRA, R. O. . Anais do IX Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP. 2014. (Editoração/Anais).

8.
GARCIA, A. V.. Filosofia Analítica e conhecimento (Mediação de Mesa de Comunicações Orais). 2014. (Mediação de Mesa de Comunicações Orais).

9.
GARCIA, A. V.. Sessão de Pôsteres (Coordenação). 2014. (Coordenação de Mesa de Comunicações Orais).

10.
GARCIA, A. V.. VIII Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UNESP (Membro de Comissão Científica). 2014. (Comissão Científica).

11.
GARCIA, A. V.. Possibilidades e desafios da Filosofia Brasileira (Mediação de Mesa de Comunicações Orais). 2014. (Mediação de Mesa de Comunicações Orais).

12.
GARCIA, A. V.. Mesa Redonda: ?Há uma identidade na Filosofia Brasileira?? - Paulo Margutti; Julio Cabrera; Mariana Broens (Coordenação de Mesa Redonda). 2014. (Coordenação de Mesa de Conferências).

13.
GARCIA, A. V.; MORAES, J. A. . Anais do VIII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP. 2013. (Editoração/Anais).

14.
GARCIA, A. V.. Caderno de Resumos - Simpósio Antonio Trajano- O Sentido da Vida II. 2013. (Editoração/Anais).

15.
GARCIA, A. V.; MORAES, J. A. . VIII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP (Membro de Comissão Científica). 2013. (Comissão Científica).

16.
BARROS, M. B. ; SANTOS, F. T. ; ALENCAR FILHO, F. L. ; GARCIA, A. V. ; GAETA, C. K. . Simpósio Diálogos II: Música e Filosofia (Membro de Comissão Científica). 2013. (Comissão Científica).

17.
GARCIA, A. V.. Filosofia da Educação II (Mediação de Mesa de Comunicações Orais). 2013. (Mediação de Mesa de Comunicações Orais).

18.
GARCIA, A. V.. Perspectivas sobre processos de significação musical - Luis Felipe de Oliveira (Coordenação de Mesa de Conferência). 2013. (Coordenação de Mesa de Conferência).

19.
GARCIA, A. V.; MORAES, J. A. . Caderno de Resumos do IX EBICC - Encontro Brasileiro Internacional de Ciências Cognitiva: cognição, emoção e ação. 2012. (Editoração/Anais).

20.
MORAES, J. A. ; GARCIA, A. V. . Caderno de Resumos do VII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP. 2012. (Editoração/Anais).

21.
GARCIA, A. V.. Filosofia Medieval I (Mediação de Mesa de Comunicações Orais). 2012. (Mediação de Mesa de Comunicações Orais).

22.
GARCIA, A. V.. Memorial de Antonio Trajano Menezes Arruda (Coordenação de Mesa de Conferência). 2012. (Coordenação de Mesa de Conferência).

23.
GARCIA, A. V.. Acerca do Pensamento Antinômico - Paulo Licht e Marco Aurélio Werle (Coordenação de Mesa de Conferências). 2011. (Coordenação de Mesa de Conferências).

24.
GARCIA, A. V.. Filosofia da Linguagem II (Mediação de Mesa de Comunicações Orais). 2011. (Mediação de Mesa de Comunicações Orais).

25.
GARCIA, A. V.. Filosofia da Música (Coordenação de Mesa de Comunicações Orais). 2011. (Coordenação de Mesa de Comunicações Orais).

26.
GARCIA, A. V.. Filosofia da Ciência e Lógica (Mediação de Mesa de Comunicações Orais). 2011. (Mediação de Mesa de Comunicações Orais).

27.
GARCIA, A. V.. Questões Filosóficas na Educação de Jovens e Adultos (Relatora de Mesa de Comunicações Orais). 2010. (Relatora de Mesa de Comunicações Orais).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural - Significado e sentido na educação para a humanização. O saber ocidental dominante e a lógica das relações: uma análise sobre a monocultura mental no contexto escolar. 2018. (Congresso).

2.
I Congresso Nacional de Pós-Graduação em Educação: História e Perspectivas. Uma reflexão sobre a monocultura da mente no espaço escolar e a defesa do "devir erva daninha". 2018. (Congresso).

3.
XVII Jornada Pedagógica: Formação de Professores e os Rumos da Educação Atual. 2018. (Outra).

4.
XX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação.Uma reflexão sobre a monocultura da mente no espaço escolar e a defesa do "devir erva daninha". 2018. (Seminário).

5.
16ª Jornada do Núcleo de Ensino - As (Contra)Reformas na Educação Hoje. Uma reflexão sobre as relações de saber-poder na escola e suas consequências para o processo de aprendizagem. 2017. (Congresso).

6.
Fórum de Avaliação do PIBID Marília e Ourinhos.Relato de experiência do PIBID Filosofia. 2017. (Encontro).

7.
IX Encontro de Pesquisa na Pós-graduação em Filosofia da UNESP.A formação da filosofia no Brasil, seus pressupostos e perspectivas atuais: uma análise sobre a pós-graduação em filosofia. 2017. (Encontro).

8.
XII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP. 2017. (Encontro).

9.
3º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. O eurocentrismo na Educação brasileira: novas formas de entender a aprendizagem. 2016. (Congresso).

10.
XII Colóquio Michel Debrun: Auto-Organização, Identidade e Tecnologia.Identidade na filosofia brasileira: uma abordagem a partir do paradigma da complexidade. 2016. (Outra).

11.
XVII Encontro Nacional da ANPOF.Elementos para uma Filosofia do gesto. 2016. (Encontro).

12.
XVI Jornada Pedagógica - Teoria Prática na Formação de Professores.A colonialidade e a educação no Brasil: o problema da hegemonia do pensamento europeu. 2016. (Outra).

13.
XXXI Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas: cognição, emoções e ação.Elementos para uma Filosofia do corpo e da ação. 2016. (Outra).

14.
10º EBICC - Encontro Brasileiro Internacional de Ciências Cognitivas.A non-linguistic analysis of information: the possibility of other forms of expression of thoughts. 2015. (Encontro).

15.
16º Encontro Internacional sobre Pragmatismo.Uma abordagem semiótica da informação: novos horizontes no estudo da natureza do pensamento?. 2015. (Encontro).

16.
2º Workshop: Discussões Contemporâneas em Filosofia da Mente e Filosofia da Informação.O problema do pensamento hegemônico europeu na Filosofia. 2015. (Outra).

17.
Ciranda Internacional do FREPOP de Marília/SP. 2015. (Outra).

18.
IV Simpósio Antonio Trajano - O que é filosofia?. 2015. (Simpósio).

19.
IX EIICA - Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação.The thought beyond language: a non-linguistic analysis of information. 2015. (Encontro).

20.
Jornada Brasileira de Filosofia da Mente.É possível uma Filosofia da Mente além da linguagem?. 2015. (Outra).

21.
Mostra Cinema e Direitos Humanos. 2015. (Outra).

22.
Terapia Ocupacional nos Contextos Invisíveis: SUS e Sociedade. 2015. (Outra).

23.
X Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP.A formação da filosofia universitária no Brasil. 2015. (Encontro).

24.
1ª Reunião de Antropologia da Unesp. 2014. (Outra).

25.
III Simpósio Antonio Trajano: Que é filosofia?.Uma perspectiva ecológica da Filosofia. 2014. (Simpósio).

26.
I Simpósio Internacional "Filosofar, aprender e ensinar: desafios e possibilidades".O currículo escolar como uma expressão de exclusão filosófica. 2014. (Outra).

27.
IX Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP.A hegemonia do pensamento europeu na Filosofia Brasileira. 2014. (Encontro).

28.
Seminário CLE - Apresentação dos trabalhos finais do Seminário de Fundamentos da Teoria dos Sistemas Complexos.Uma análise sistêmica do fazer filosófico: a situação do Brasil. 2014. (Seminário).

29.
Seminário CLE - A relevância da Teoria dos Sistemas Complexos para a Linguística (William Pickering). 2014. (Seminário).

30.
Seminário CLE - Auto-Organização: Essências nos Seres Vivos e na Vida (Romeu Guimarães). 2014. (Seminário).

31.
Seminário CLE - Grafos Existenciais e Topologia (Lauro Frederico Barbosa da Silveira e Jorge de Barros Pires). 2014. (Seminário).

32.
Seminário CLE - Seminários sobre fundamentos da Teoria de Sistemas Complexos (Ettore Bresciani Filho). 2014. (Seminário).

33.
Seminário CLE - Uma perspectiva quantitativo-informacional para a consequência lógica" (Marcos Alves e Ítala Maria Loffredo D'Ottaviano). 2014. (Seminário).

34.
VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação: O que pode a escola hoje em nossa América?.A colonialidade e a Filosofia no Brasil. 2014. (Outra).

35.
VIII Encontro de Pesquisa na Pós-graduação em Filosofia da UNESP: "Filosofia Brasileira: possibilidades e desafios".Uma análise sistêmica do fazer filosófico: a situação do Brasil. 2014. (Encontro).

36.
XVI Encontro Nacional da ANPOF.A filosofia no Brasil e o processo de colonização da mente. 2014. (Encontro).

37.
I Congresso Brasileiro de Filosofa da Libertação e I Simpósio de Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo (APROFFESP): "Perspectivas do Pensamento de Libertação no Brasil". O pensamento hegemônico e o impedimento ao pensar: a importância da ?diferença? na epistemologia. 2013. (Congresso).

38.
III Guaraná Filosófico. 2013. (Outra).

39.
IX Fórum de Pesquisa em Arte.O problema dos critérios na análise musical: uma abordagem etnomusicológica. 2013. (Outra).

40.
IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM9.Uma abordagem sistêmica em música. 2013. (Simpósio).

41.
Mesa-Redonda em Comemoração aos 6 anos da Revista Filogênese. 2013. (Outra).

42.
NOSSA FILOSOFIA: Debate sobre os documentos oficiais para os cursos de Filosofia no Brasil. 2013. (Outra).

43.
Simpósio Antonio Trajano: O Sentido da Vida II.O domínio prático e o problema da enunciação sobre o sentido da vida. 2013. (Simpósio).

44.
Simpósio Diálogos II: Música e Filosofia.O problema da representação na música: o papel da diferença para um escuta ativa. 2013. (Simpósio).

45.
VII Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UNESP: Refletindo sobre a interdisciplinaridade na filosofia. 2013. (Encontro).

46.
VIII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP.O problema dos critérios na análise musical: uma abordagem etnomusicológica. 2013. (Encontro).

47.
VIII Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação e VII Colóquio Internacional de Filosofia da Mente.O problema do pensamento hegemônico em Filosofia no Brasil: uma proposta ecológica de entendimento da Filosofia. 2013. (Outra).

48.
XI Colóquio Michel Debrun - Auto-Organização e Bioética.Uma análise sistêmica acerca do uso da tecnologia na reabilitação. 2013. (Outra).

49.
14º Encontro Internacional de Pragmatismo. 2012. (Encontro).

50.
Fórum Permanente e Interdisciplinar de Arte & Cultura: A Fronteira entre Ciência e Arte. 2012. (Outra).

51.
IX EBICC - Encontro Brasileiro Internacional de Ciências Cognitivas.O aspecto emocional, não representacional, da experiência musical. 2012. (Encontro).

52.
VI Encontro da Pós-Graduação em Filosofia. 2012. (Encontro).

53.
VII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP.A audição musical como um processo criativo. 2012. (Encontro).

54.
VII Simpósio de Filosofia da UEM: Filosofia e Ciência.A questão da explosão cambriana e a relação organismo-ambiente no debate gradualismo versus saltacionismo. 2012. (Simpósio).

55.
10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília.Aprendizagem e Experiência: repensando o papel da Representação no ensino de Filosofia. 2011. (Outra).

56.
19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.O saber filosófico e a transmissão de conhecimentos: os limites do Ensino de Filosofia. 2011. (Simpósio).

57.
2º Encontro Regional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).Os limites do ensino de filosofia: análise do material do programa são paulo faz escola. 2011. (Encontro).

58.
6º Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP.Os limites do ensino como transmissão de conhecimentos e o papel da experiência na aprendizagem. Repensando o lugar da representação no ensino. 2011. (Encontro).

59.
I Colóquio Nacional de Ensino de Filosofia.Ensino explicador e Filosofia: a representação como limitadora da aprendizagem filosófica. 2011. (Outra).

60.
IV Simpósio Internacional em Educação E Filosofia: Biopolítica, arte de viver e educação.Incompatibilidades entre a Proposta Curricular do Estado de São Paulo e o material do Programa São Paulo Faz Escola. 2011. (Simpósio).

61.
Simpósio Douta Ignorancia 2011 - Que Filosofia na escola?.O saber filosófico e a transmissão de conhecimentos: os limites do Ensino de Filosofia. 2011. (Simpósio).

62.
VI Seminário de Extensão Universitária de Marília.Os limites do ensino de Filosofia: análise do material do Programa. 2011. (Seminário).

63.
X Colóquio Michel Debrun. 2011. (Outra).

64.
XIX Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR. Aprendizagem e experiência: repensando o papel da representação no ensino de Filosofia. 2011. (Congresso).

65.
XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.A explicação e o papel limitador da representação no Ensino de Filosofia. 2011. (Seminário).

66.
XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. O saber filosófico e a transmissão de conhecimentos: os limites do Ensino de Filosofia. 2011. (Congresso).

67.
XXVII Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia.Uma nova concepção de Filosofia a partir do viés ecológico. 2011. (Encontro).

68.
XXX Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências humanas. 2011. (Outra).

69.
1° Congresso de Educação de Jovens e Adultos: Práticas, Políticas e Desafios. O Ensino de Filosofia no EJA e a Formação da Cidadania. 2010. (Congresso).

70.
13ª Jornada Pedagógica - Formação do Pedagogo e da Pedagoga: pressupostos e perspectivas.A Importância da Filosofia na Educação Básica. 2010. (Outra).

71.
1ª Fase do XXII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Conteúdo x Aprendizagem: O ensino de Filosofia e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. 2010. (Congresso).

72.
1º Seminário Michel Foucault: Corpo, Sexualidade e Direito.Computação Ubíqua: O panóptico contemporâneo. 2010. (Seminário).

73.
3ª Jornada de Debates: "Encontro com a Filosofia".A emergência do significado musical sob o viés da Filosofia Ecológica. 2010. (Outra).

74.
5º Colóquio Kant de Marília - Kant e a Biologia. 2010. (Outra).

75.
5º Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unesp.A Decadência da Apreciação Musical: o reducionismo na musica midiática. 2010. (Encontro).

76.
9ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Ensino e aprendizagem como processos humanizadores: propostas da teoria histórico-cultural para a educação básica.Conteúdo x Aprendizagem: O ensino de Filosofia e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. 2010. (Outra).

77.
II Encontro de Egressos e Estudantes de Filosofia da UEL.Filosofia Ecológica: uma nova abordagem. 2010. (Encontro).

78.
II Encontro dos Núcleos de Ensino e I Encontro PIBID.Os Limites do Ensino de Filosofia: análise do material do programa São Paulo Faz Escola. 2010. (Encontro).

79.
Palestra "O artista é o traidor: reflexões sobre a experiência estética a partir da fenomenologia do espírito" (Giorgia Cecchinato). 2010. (Outra).

80.
VI Seminário de Direitos Humanos no Século XXI / IV Encontro de Direitos Humanos da Unesp.A contribuição do filosofar no Ensino Básico para uma educação em Direitos Humanos. 2010. (Seminário).

81.
1º Seminário de Antropologia da UNESP. 2009. (Seminário).

82.
3º Colóquio Habermas: Modernidade, Linguagem e Política. 2009. (Outra).

83.
3º Encontro da Pós-Graduação em Filosofia da UNESP. 2009. (Encontro).

84.
4º Colóquio Kant de Marília - Kant e a Música. 2009. (Outra).

85.
4º Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP. 2009. (Encontro).

86.
7º Encontro do PEJA & 5º Seminário Regional de EJA - Memórias e Histórias de Vida: Interfaces com a Aprendizagem. 2009. (Encontro).

87.
Conferência "História da Alfabetização no Brasil: uma História Trágica ou Dramática?" (Mário Sérgio Cortella). 2009. (Outra).

88.
I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidade da Obra de Jean Piaget. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOVELLI, P. G. A. ; GARCIA, A. V. ; SOUZA, P. B. ; PEREIRA, R. O. ; RODRIGUES, A. ; CARVALHO, J. L. ; POLETTO, L. Q. ; SIFUENTES, V. B. ; GOMIDE, F. . X Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP. 2015. (Congresso).

2.
CECON, K. ; PERENCINI, T. B. ; GARCIA, A. V. ; SOUZA, P. B. ; PEREIRA, R. O. ; RODRIGUES, A. ; CARVALHO, J. L. ; POLETTO, L. Q. ; GOMIDE, F. ; SIFUENTES, V. B. . IX Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP. 2014. (Congresso).

3.
CECON, K. ; PEREIRA, R. S. ; PANTALEÃO, N. C. A. ; GARCIA, A. V. ; SANTOS, I. I. dos ; SOUZA, R. S. ; RODRIGUES, M. V. ; CARVALHO, J. L. ; AZEVEDO, L. R. K. . III Simpósio Antonio Trajano: Que é Filosofia?. 2014. (Congresso).

4.
NOVELLI, P. G. A. ; GARCIA, A. V. ; SANTOS, I. I. dos ; RODRIGUES, M. V. ; PANTALEÃO, N. C. A. ; ALMEIDA, S. C. ; SENE, V. F. de . VIII Encontro de Pesquisa na Pós-graduação em Filosofia da UNESP. 2014. (Congresso).

5.
PEREIRA, R. S. ; MORAES, J. A. ; PERENCINI, T. B. ; GARCIA, A. V. ; SOUZA, P. B. ; PEREIRA, R. O. ; RODRIGUES, A. ; PIOVAN, R. . VIII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP. 2013. (Congresso).

6.
BARROS, M. B. ; SANTOS, F. T. ; ALENCAR FILHO, F. L. ; GARCIA, A. V. ; GAETA, C. K. . Simpósio Diálogos II: Música e Filosofia (COMISSÃO DE APOIO). 2013. (Congresso).

7.
GONZALEZ, M. E. Q. ; BROENS, M. C. ; GARCIA, A. V. ; SANTOS, I. I. dos ; PANTALEÃO, N. C. A. ; MELO, B. C. ; SOUZA, R. S. ; NUNES, A. S. da C. ; AZEVEDO, L. R. K. ; COELHO, R. T. ; SOUZA, P. B. . Simpósio Antonio Trajano: O Sentido da Vida II. 2013. (Congresso).

8.
MORAES, J. A. ; PERENCINI, T. B. ; SOUZA, P. B. ; GARCIA, A. V. ; PEREIRA, R. O. . Mesa-Redonda em Comemoração aos 6 anos da Revista Filogênese. 2013. (Outro).

9.
SANTOS, I. I. dos ; PANTALEÃO, N. C. A. ; MARTINS, J. P. ; GARCIA, A. V. ; AGUIAR, V. J. ; RODRIGUES, M. V. ; PEREIRA, P. H. A. O. ; PIRES, R. V . VII Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UNESP: Refletindo sobre a interdisciplinaridade na filosofia. 2013. (Congresso).

10.
BROENS, M. C. ; GONZALEZ, M. E. Q. ; CECON, K. ; LECLERC, A. ; MORAES, J. A. ; ALVES, M. A. ; SOUZA, E. A. ; NOGUEIRA, A. M. ; PANTALEÃO, N. C. A. ; SANTOS, I. I. dos ; GARCIA, A. V. . VIII Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação e VII Colóquio Internacional de Filosofia da Mente. 2013. (Congresso).

11.
PERENCINI, T. B. ; OLIVEIRA, E. M. ; SILVA, B. de J. ; SOUZA, P. B. ; GARCIA, A. V. . NOSSA FILOSOFIA: Debate sobre os documentos oficiais para os cursos de Filosofia no Brasil. 2013. (Outro).

12.
MORAES, J. A. ; GARCIA, A. V. ; PERENCINI, T. B. ; SOUZA, P. B. ; MELO, B. C. ; SILVA, E. D. ; RICARDI, J. R. V. . VII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP -. 2012. (Congresso).

13.
COELHO, J. G. ; MARAR, J. F. ; GONZALEZ, M. E. Q. ; BROENS, M. C. ; MORAES, J. A. ; GARCIA, A. V. . IX Encontro Brasileiro Internacional de Ciências Cognitivas (COMISSÃO DE TRABALHO). 2012. (Congresso).

14.
MARTINS, C. A. ; MORAES, J. A. ; BROENS, M. C. ; GARCIA, A. V. ; PERENCINI, T. B. ; RICARDI, J. R. V. ; BOTARO, R. W. ; SILVA, E. D. ; BORALLI, O. G. . 6º Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP. 2011. (Congresso).

15.
PAGNI, P. A. ; LOURENCO, D. M. ; GELAMO, R. P. ; GARCIA, A. V. ; VIANA, P. ; PERENCINI, T. B. ; GALLO, S. ; ANGERAMI, P. ; TREVISAN, M. L. ; LOPES, R. B. ; SILVA, D. J. da ; CARVALHO, A. B. ; BUENO, S. F. ; BROCANELLI, C. R. ; VILELA, M. E. M. ; CUNHA, M. V. ; ORBE, F. J. B. ; CAVALLARI FILHO, R. ; SILVA, V. P. ; PEREIRA, A. L. ; NUNES, C. ; SANTOS, G. S. . IV Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: Biopolítica, Arte de Viver e Educação. 2011. (Congresso).




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