Fabio Pedro do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5726407405389017
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016), atuando principalmente com termodinâmica aplicada nas seguintes linhas de pesquisa: equilíbrio de fases à alta pressão; velocidade do som em altas pressões; reação em meio supercrítico; extração com fluido supercrítico. Possui experiência na área de recombinação e análise PVT de óleos de reservatório. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia e docente participante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial da Universidade Federal da Bahia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabio Pedro do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, F. P.;NASCIMENTO, FABIO P.;NASCIMENTO, FÁBIO P.;DO NASCIMENTO, FÁBIO P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia.
Rua Barão de Jeremoabo
Ondina
40170115 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32835644


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Engenharia Química.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Desenvolvimento da equação de estado Polar SAFT-VR Mie: Medida experimental do equilíbrio de fases e da velocidade do som de sistemas contendo CO2 e hidrocarbonetos típicos das faixas da nafta ao diesel, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Márcio Luis Lyra Paredes, D.Sc.
Coorientador: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa, D.Sc.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Engenharia Química.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Estudo teórico e experimental da velocidade do som em sistemas contendo hidrocarbonetos,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: André L. Hemerly Costa, D.Sc.
Coorientador: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa, D.Sc.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2000 - 2010
Graduação em Engenharia Química.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Estudo do Equilíbrio de Fases do Sistema Etanol e CO2 via Método Acústico.
Orientador: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa, D.Sc.; Ana Mehl, D.Sc..


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Bolsista do(a): PETROGAL BRASIL S/A, PETROGAL, Portugal.
Grande área: Engenharias


Formação Complementar


2009 - 2009
Tratamento de Águas de Caldeiras e Resfriamento. (Carga horária: 7h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
Minimização e Reúso de Efluentes com o DFA. (Carga horária: 7h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Seminário Internacional Sobre TCO e Otimização. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1993 - 2000
Inglês. (Carga horária: 780h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estudo da precipitação de asfaltenos em presença de CO2 para o óleo da seção RIFT da Bacia de Santos - ASFARIFT; Docente Participante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (Escola Politécnica)


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Montagem do equipamento e estabelecimento da metodologia dos experimentos de equilíbrio de fases (método visual e acústico) e de extração com fluido supercrítico a altas pressões; Modelagem termodinâmica; Desenvolvimento de programa em MatLab para a análise dos dados obtidos via metodologia acústica e integração dos mesmos com o modelo termodinâmico apropriado.


Nucleo de Estudos TGL, TGL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: Otimização de processos de aquisição de materiais de FURNAS (OPAM) Descrição: Estudo dos custos relacionados ao processo de aquisição de materiais em FURNAS, de modo a aumentar o estoque de conhecimento e valorizar o processo de aquisição como um elemento de grande relevância na otimização dos custos operacionais da empresa. Integração do processo de tomada de decisão com o objetivo de propiciar o melhor custo total de propriedade da empresa, explicitando os relacionamentos planejamento-projeto-aquisição-operação. Redesenho do processo de aquisição de materiais da empresa, baseando-se no custo total de propriedade.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Estudo da precipitação de asfaltenos em presença de CO2 para o óleo da seção RIFT da Bacia de Santos - ASFARIFT
Descrição: Este projeto em parceria com a PETROGAL contempla um conjunto de atividades que visam ao estudo da precipitação de asfaltenos em presença de CO2 para o óleo da seção RIFT da Bacia de Santos. As atividades incluem: Parte Experimental: 1. Rising-Bubble Apparatus (DBR/Schlumberger) Técnica utilizada para determinar a miscibilidade entre óleo do reservatório e o gás de injeção. Uma bolha de gás é injetada em uma célula preenchida com o óleo a uma dada pressão e temperatura. A mudança no formato da bolha de gás que percorre a célula indica a miscibilidade do gás com óleo. Abaixo da pressão mínima de miscibilidade (PMM), a bolha mantém sua forma enquanto percorre a célula. Acima da PMM, a bolha pode mudar de forma enquanto percorre o óleo; até mesmo desaparecer. A análise em diferentes pressões permite determinar a PMM entre gás e óleo. 2. Phase Behavior PVT Cell Apparatus (DBR/Schlumberger) Técnica utilizada para estudar o comportamento de fases de óleos nas condições de pressão e temperatura do reservatório; determinar a pressão de bolha do óleo, o onset de precipitação de asfaltenos e as propriedades físico-químicas relacionadas ao vapor e ao líquido. A célula PVT é composta por um cilindro transparente que permite visualização total da amostra e medição do volume ocupado. A recombinação do óleo com o gás é realizada por meio de um agitador mecânico, acoplado à parte inferior da célula, que incorpora o gás ao óleo de forma mais eficiente que os sistemas de agitação tradicionais (rocking). 3. Gasometer Apparatus (DBR/Schlumberger) Técnica utilizada para a medição volumétrica de gases presentes em uma amostra de óleo à pressão e temperatura ambientes. O óleo do reservatório sofre uma expansão do tipo flash até a pressão atmosférica. O gás liberado na expansão é contabilizado; o volume de líquido residual é determinado gravimetricamente a partir da massa e da densidade do óleo residual. Os valores dos volumes de gás e de líquido permite o cálculo da RGO (Razão Gás-Óleo) do óleo do reservatório. Parte Teórica - Modelagem Termodinâmica: A técnica avalia a capacidade de diferentes modelos termodinâmicos em predizer/correlacionar os dados experimentais de equilíbrio de fases e de propriedades físico-químicas dos óleos estudados. Entre os modelos avaliados, destacam-se as equações de estado cúbicas (Peng-Robinson e Soave-Redlich-Kwong) e não cúbicas (CPA e PC-SAFT).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fabio Pedro do Nascimento - Integrante / Silvio Alexandre Beisl Vieira de Melo - Coordenador / Gloria Meyberg Nunes Costa - Integrante.
2012 - 2014
Estudo do Comportamento Termodinâmico de Sistemas de CO2, Hidrocarbonetos e Salmouras
Descrição: Este projeto em parceria com a PETROBRAS contempla um conjunto de atividades que visam ao estudo do comportamento das fases em equilíbrio em sistemas formados por dióxido de carbono, hidrocarbonetos e salmoura, nas condições de temperatura e pressão características para a recuperação de petróleo da camada de pré-sal.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fabio Pedro do Nascimento - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador.
2009 - 2010
Avaliação em condições supercríticas de materiais hidrocarbônicos
Descrição: Avaliar a reação de hidrocarboneto de alta massa molecular em altas pressões.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Desparafinação Supercrítica de Resíduo Atmosférico da Destilação do Petróleo
Descrição: Este projeto teve como objetivo geral o estudo do processo de desasfaltação de resíduos de destilação a vácuo com solvente em alta pressão, envolvendo uma investigação que se estende desde a caracterização experimental do equilíbrio de fases até a otimização do processo industrial, visando ampliar o know-how nacional no processamento de óleos crus pesados em frações leves de maior valor agregado. Os objetivos específicos contemplaram: (1) Implantação de um sistema de equilíbrio operando em alta pressão, a nível de bancada, para a caracterização experimental do equilíbrio de fases do sistema resíduo de vácuo + solvente; (2) Obtenção de dados de equilíbrio de fases do sistema resíduo de vácuo + solvente, correspondendo à formação de duas fases: extrato, solvente rico em óleo desasfaltado e rafinado, contendo asfaltenos e resinas e solvente residual; (3) Modelagem do equilíbrio de fases através dos dados experimentais obtidos, permitindo a predição acurada do comportamento termodinâmico do sistema em relação a variações de temperatura, pressão e composição global da mistura; (4) Desenvolvimento da simulação da unidade industrial de desasfaltação, permitindo a determinação de vazões, temperaturas, pressões e composições das várias correntes do processo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Aprovado em 210° lugar no CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PERITO CRIMINAL DE 3ª CLASSE/2013. Cargo: Perito Criminal - Engenharia Química / Química, POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
2013
Aprovado em 11° lugar no CONCURSO PÚBLICO/2013 - INEA - RJ. Cargo: ENGENHEIRO QUÍMICO, SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE.
2013
Aprovado em 3° lugar no Concurso Público de Provas para vaga de Professor Substituto da UERJ. Área: Engenharia Química - Aplicações Computacionais em Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2012
Aprovado em 13° lugar no Concurso Público para o provimento de cargos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cargo: Engenheiro Químico - Rio de Janeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.
2012
Aprovado em 350° lugar no Processo Seletivo Público da PETROBRAS. Cargo: Engenheiro de Processamento Júnior, PETROBRAS.
2011
Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, CREA-RJ.
2011
Aprovado em 62° lugar no Concurso Público para provimento nos cargos de Nível Superior e Médio do Quadro Permanente de Pessoal do Poder Executivo do Município do RJ. Cargo: Engenheiro Químico, Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura do Rio de Janeiro.
2011
Aprovado em 5° lugar no Concurso Público para provimento de vagas para cargos do quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Magé/RJ. Cargo: Engenheiro Químico I, PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGÉ/RJ.
2008
Aprovado em 6° lugar na Seleção Pública destinada à formação de cadastro reserva para a LIQUIGÁS DISTRIBUIDORA S/A. Cargo: Engenheiro Químico Pleno, LIQUIGÁS DISTRIBUIDORA S/A.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEAL, MONIQUE F.2018 LEAL, MONIQUE F. ; DO NASCIMENTO, FÁBIO P. ; PAREDES, MÁRCIO L.L. ; PESSOA, FERNANDO L.P. . Experimental measurement and thermodynamic modeling of phase equilibria of {CO2 + tetralin + n-alkanes (with n=6, 16)} and its binary systems. FLUID PHASE EQUILIBRIA, v. X, p. X-X, 2018.

2.
NASCIMENTO, FÁBIO P.2016 NASCIMENTO, FÁBIO P.; PAREDES, MÁRCIO L. L. ; PESSOA, FERNANDO L. P. . Speeds of Sound and Densities of Ternary and Quaternary Mixtures of Tetralin, Decalin, n -Decane, and n -Hexadecane: Experiments and Thermodynamic Modeling with PC-SAFT Equation of State. JOURNAL OF CHEMICAL & ENGINEERING DATA (ONLINE), v. 61, p. 2555-2564, 2016.

3.
NASCIMENTO, FÁBIO P.2015 NASCIMENTO, FÁBIO P.; PAREDES, MÁRCIO L.L. ; MEHL, ANA ; LUCENA, RENAN S. ; COSTA, ANDRÉ L.H. ; PESSOA, FERNANDO L.P. . High pressure speed of sound and density of (decalin + n-decane), (decalin + n-hexadecane) and (n-decane + n-hexadecane) systems and thermodynamic modeling with PHCT equation of state. Journal of Chemical Thermodynamics, v. 95, p. 124-135, 2015.

4.
NASCIMENTO, FÁBIO P.2015 NASCIMENTO, FÁBIO P.; MEHL, ANA ; RIBAS, DIEGO C. ; PAREDES, MÁRCIO L.L. ; COSTA, ANDRÉ L.H. ; PESSOA, FERNANDO L.P. . Experimental high pressure speed of sound and density of (tetralin+n-decane) and (tetralin+n-hexadecane) systems and thermodynamic modeling. Journal of Chemical Thermodynamics, v. 81, p. 77-88, 2015.

5.
NASCIMENTO, F. P.2013 NASCIMENTO, F. P.; OLIVEIRA, A. R. G. ; PAREDES, M. L. L. ; A. L. H. COSTA ; F. L. P. PESSOA . Biodiesel Production from Supercritical Ethanolysis of Soybean Oil. Chemical Engineering Transactions, v. 32, p. 829-834, 2013.

6.
MEHL, ANA2011MEHL, ANA ; NASCIMENTO, FABIO P. ; FALCÃO, PEDRO W. ; PESSOA, FERNANDO L. P. ; CARDOZO-FILHO, LUCIO . Vapor-Liquid Equilibrium of Carbon Dioxide + Ethanol: Experimental Measurements with Acoustic Method and Thermodynamic Modeling. Journal of Thermodynamics, v. 2011, p. 1-11, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
MIRRE, R. C. ; NASCIMENTO, FÁBIO P. ; LIMA, Eduardo R. A. ; PAREDES, M. L. L. ; F. L. P. PESSOA . Estudo do Comportamento da Constante Dielétrica em Condições Supercríticas Envolvendo CO2, Hidrocarbonetos e Água. In: Elisandra Carolina Martins. (Org.). Métodos de Separação como Auxiliares para alguns Processos Químicos Industriais e para o Tratamento ou Aproveitamento de Resíduos e Coprodutos gerados pela Indústria. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2017, v. 1, p. 152-161.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, F. P.; COSTA, G. M. N. ; VIEIRA DE MELO, S. A. B. . MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO DE ASFALTENOS USANDO A EQUAÇÃO DE ESTADO CPA. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA - COBEQ 2018, 2018, São Paulo. Anais do XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA - COBEQ 2018, 2018.

2.
NASCIMENTO, FÁBIO P.; PAREDES, MÁRCIO L. L. ; PESSOA, FERNANDO L. P. . Evaluation of the polar contribution in the SAFT-VR Mie equation of state for correlation of condensed density, condensed speed of sound, saturated density and saturated pressure of pure polar fluids. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA, 2017, Porto Alegre. Anais do IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA, 2017.

3.
NASCIMENTO, FÁBIO P.; COSTA, G. M. N. ; VIEIRA DE MELO, S. A. B. . Avaliação da equação de estado PC-PSAFT na correlação do equilíbrio de fases de sistemas contendo asfaltenos. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA, 2017, Porto Alegre. Anais do IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA, 2017.

4.
NASCIMENTO, FÁBIO P.; PAREDES, MÁRCIO L.L. ; PESSOA, FERNANDO L.P. . Avaliação da influência do parâmetro atrativo da equação de estado SAFT-VR Mie na predição do equilíbrio de fases de misturas contendo CO2, n-decano e tetralina. In: XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016, Fortaleza. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016.

5.
MIRRE, R. C. ; NASCIMENTO, FÁBIO P. ; LIMA, Eduardo R. A. ; PAREDES, MÁRCIO L.L. ; PESSOA, FERNANDO L.P. . ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA CONSTANTE DIELÉTRICA EM CONDIÇÕES SUPERCRÍTICAS ENVOLVENDO CO2, HIDROCARBONETOS E ÁGUA. In: XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016, Fortaleza. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016.

6.
NASCIMENTO, F. P.; PAREDES, M. L. L. ; F. L. P. PESSOA . MODELAGEM TERMODINÂMICA DA VELOCIDADE DO SOM E DA MASSA ESPECÍFICA DOS HIDROCARBONETOS n-DECANO, TETRALINA E n-HEXADECANO. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA, 2015, Aracaju. Anais do VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA, 2015.

7.
NASCIMENTO, F. P.; A. L. H. COSTA ; PAREDES, M. L. L. ; LUCENA, R. S. ; F. L. P. PESSOA . MEDIDA EXPERIMENTAL E MODELAGEM TERMODINÂMICA DA MASSA ESPECÍFICA E DA VELOCIDADE DO SOM EM ALTAS PRESSÕES PARA O SISTEMA DECALINA+n-HEXADECANO. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014.

8.
NASCIMENTO, F. P.; PAREDES, M. L. L. ; SOUZA, K. M. ; SANTOS, M. S. ; F. L. P. PESSOA . Vapor-Liquid Equilibrium of CO2/toluene, CO2/n-decane and CO2/toluene/n-decane: Experimental Measurements and Thermodynamic Modeling. In: 14th European Meeting on Supercritical Fluids, 2014, Marseille. Proceedings of the 14th European Meeting on Supercritical Fluids, 2014.

9.
NASCIMENTO, F. P.; A. L. H. COSTA ; PAREDES, M. L. L. ; MEHL, A. ; LUCENA, R. S. ; F. L. P. PESSOA . DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA E DA VELOCIDADE DO SOM EM ALTAS PRESSÕES PARA O SISTEMA TETRALINA+n-HEXADECANO. In: VII Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada, 2013, Uberlândia. Anais do VII Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada, 2013.

10.
NASCIMENTO, F. P.; A. MEHL ; D. C. RIBAS ; A. L. H. COSTA ; F. L. P. PESSOA . Determinação de coeficientes de compressibilidade em sistemas de hidrocarbonetos líquidos via ultra-som. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012, Búzios. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012.

11.
MEHL, A. ; NASCIMENTO, F. P. ; F. L. P. PESSOA ; Silva, S. M. C. . AVALIAÇÃO DO USO DA EQUAÇÃO DE ESTADO DE PENG-ROBINSON NA CORRELAÇÃO DE DADOS DE EQUILÍBRIO DE FASES DE SISTEMAS DE HIDROCARBONETOS E CO2 SUPERCRÍTICO. In: XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010, Foz do Iguaçu. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010.

12.
MEHL, A. ; NASCIMENTO, FÁBIO P. ; FEITOSA, J. F. ; CARDOZO-FILHO, LUCIO ; PESSOA, FERNANDO L. P. ; Silva, S. M. C. . Medida do equilíbrio de fases a alta pressão: método acústico. In: Rio Oil & Gas Expo and Conference, 2010, Rio de Janeiro. Rio Oil & Gas Expo and Conference 2010, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MIRRE, R. C. ; NASCIMENTO, FÁBIO P. ; PAREDES, M. L. L. ; F. L. P. PESSOA . Uso da Equação de Estado tPC-PSAFT no Cálculo do Equilíbrio de Fases em Sistemas de Hidratos de CO2. In: I Encontro sobre Equilíbrio de Fases em Petróleo, 2017, Salvador. Anais do I Encontro sobre Equilíbrio de Fases em Petróleo, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, F. P.; SOUZA, M. M. S. ; COSTA, G. M. N. ; VIEIRA DE MELO, S. A. B. . Evaluation of the Hirschberg Method and the CPA Equation of State in Modeling the Asphaltene Precipitation in Live Oils. In: The 19th International Conference on Petroleum Phase Behavior and Fouling, 2018, Park City, Utah, EUA. The 19th International Conference on Petroleum Phase Behavior and Fouling Program Book, 2018.

2.
LEAL, M. F. ; NASCIMENTO, FÁBIO P. ; PAREDES, M. L. L. ; PESSOA, FERNANDO L. P. . Medida experimental e modelagem termodinâmica de sistemas contendo CO2, n-hexano e tetralina. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA, 2017, Porto Alegre. Anais do IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA, 2017.

3.
NASCIMENTO, FABIO P.; PAREDES, M. L. L. ; PESSOA, FERNANDO L. P. . Estudo da inclusão do termo polar na equação de estado SAFT-VR Mie na correlação de propriedades do CO2 e equilíbrio de fases de sistemas CO2 + Hidrocarbonetos. In: VI Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2016, Rio de Janeiro. Anasi do VI Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2016.

4.
NASCIMENTO, FÁBIO P.; PAREDES, MÁRCIO L. L. ; PESSOA, FERNANDO L. P. . MEDIDA EXPERIMENTAL E MODELAGEM TERMODINÂMICA DA VELOCIDADE DO SOM E MASSA ESPECÍFICA DOS HIDROCARBONETOS TETRALINA, DECALINA, n-DECANO E n-HEXADECANO. In: V Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2015, Rio de Janeiro. Anais do V Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2015.

5.
NASCIMENTO, F. P.; PAREDES, M. L. L. ; F. L. P. PESSOA . Modelagem termodinâmica da velocidade do som e massa específica do sistema tetralina + n-hexadecano com a equação de estado SAFT. In: IV Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2014, Rio de Janeiro. Anais do IV Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2014.

6.
D. C. RIBAS ; LAGES, V. P. ; LEAL, M. F. ; NASCIMENTO, F. P. ; F. L. P. PESSOA . MEDIDA EXPERIMENTAL DO EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR DO SISTEMA CO2 + TETRALINA. In: XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2013. Anais da XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2013.

7.
SOUZA, K. M. ; SA NETO, E. C. A. ; LEAL, M. F. ; NASCIMENTO, F. P. ; F. L. P. PESSOA . EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR DO SISTEMA CO2 + N-HEXANO: DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DAS PRESSÕES DE BOLHA. In: XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2013, Rio de Janeiro. Anais da XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2013.

8.
NASCIMENTO, F. P.; LEAL, M. F. ; PAREDES, M. L. L. ; F. L. P. PESSOA . DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL E MODELAGEM PARA A IDENTIFICAÇÃO DE TRANSIÇÕES ENTRE FASES FLUIDAS EM ALTAS PRESSÕES. In: III Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2013, Rio de Janeiro. Anais do III Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2013.

9.
D. C. RIBAS ; F. L. P. PESSOA ; NASCIMENTO, F. P. ; A. L. H. COSTA ; A. MEHL . Medida da velocidade do som em hidrocarbonetos líquidos. In: XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2012, Rio de Janeiro. Anais da XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2012.

10.
NASCIMENTO, F. P.; MEHL, A. ; A. L. H. COSTA ; F. L. P. PESSOA . Implantação de um aparato experimental para medidas de velocidade do som em hidrocarbonetos. In: I Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2011, Rio de Janeiro. Anais do I Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2011.

11.
NASCIMENTO, F. P.. Programas Computacionais Para Automação de Experimento de Determinação do Equilíbrio de Fases Por Ultra-Som. In: XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2009, Rio de Janeiro. XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2009. v. Único.

12.
NASCIMENTO, F. P.; Targino, R. S. ; Doria, N. L. . Proposta de Otimização do Processo de Pesquisa e Apresentação de Trabalhos. In: XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006. v. Único.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, F. P.. Determinação experimental da velocidade do som e do equilíbrio de fases em sistemas envolvendo hidrocarbonetos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, F. P.. Cálculo de separadores usando HYSYS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
QUEIROZ, E. M.; F. L. P. PESSOA; NASCIMENTO, F. P.; PERLINGEIRO, C. A. G.; MIRRE, R. C.. Participação em banca de Luiza Costa Zambrano.Produção de Petroquímicos Integrada ao Processo de Refino de Petróleo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
F. L. P. PESSOA; MOURA, L. C.; OROSKI, F. A.; NASCIMENTO, F. P.; PEREZ, R. F.. Participação em banca de Hívio Fabiano Meira Silva e Camila Portugal Ferrino.Produção de íons de Keggin substituído: Avaliação técnica e econômica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
F. L. P. PESSOA; OLIVEIRA, A. R. G.; PERLINGEIRO, C. A. G.; NASCIMENTO, F. P.; VILLARDI, H. G. D.. Participação em banca de Leonardo Santa Cruz Nogueira.Proposta de um processo de extração do tocoferol a partir do desodorizado do óleo de soja. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
F. L. P. PESSOA; QUEIROZ, E. M.; VAZ JUNIOR, C. A.; OLIVEIRA, A. A. C.; NASCIMENTO, F. P.. Participação em banca de Hugo G. D. Villardi e Rafael T. C. S. Ribeiro.Estudo técnico-econômico de um sistema sustentável de coleta solar e captação de águas pluviais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
COSTA, C. T. O. G.; PESSOA, FERNANDO L. P.; NASCIMENTO, FÁBIO P.. Participação em banca de Alexandre Rodrigues, Hugo Balthazar e Thiago Barretto.Modelagem da precipitação de asfaltenos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
OLIVEIRA, A. R. G.; PESSOA, FERNANDO L. P.; NASCIMENTO, FÁBIO P.. Participação em banca de Diego Aboul Hosn Carneiro e Lucas Vilela de Souza.Biorrefinaria para a produção de biodiesel a partir da borra da soja. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Karen Marques de Souza. EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR DO SISTEMA CO2 + N-HEXANO: DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DAS PRESSÕES DE BOLHA. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Pedro do Nascimento.

2.
Vanessa Pimentel Lages. MEDIDA EXPERIMENTAL DO EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR DO SISTEMA CO2 + TETRALINA. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Pedro do Nascimento.

3.
Diego Cavaliere Ribas. Medida da velocidade do som em hidrocarbonetos líquidos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Pedro do Nascimento.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 18:26:38