Fabio Pedro do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5726407405389017
  • Última atualização do currículo em 29/11/2017


Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016), atuando principalmente com termodinâmica aplicada nas seguintes linhas de pesquisa: equilíbrio de fases à alta pressão; velocidade do som em altas pressões; reação em meio supercrítico; extração com fluido supercrítico. Possui experiência na área de recombinação e análise PVT de óleos de reservatório. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia e docente participante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial da Universidade Federal da Bahia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome Social
Fabio Pedro do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, F. P.;NASCIMENTO, FABIO P.;NASCIMENTO, FÁBIO P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia.
Rua Barão de Jeremoabo
Ondina
40170115 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32835644


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Engenharia Química.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Desenvolvimento da equação de estado Polar SAFT-VR Mie: Medida experimental do equilíbrio de fases e da velocidade do som de sistemas contendo CO2 e hidrocarbonetos típicos das faixas da nafta ao diesel, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Márcio Luis Lyra Paredes, D.Sc.
Coorientador: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa, D.Sc.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Engenharia Química.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Estudo teórico e experimental da velocidade do som em sistemas contendo hidrocarbonetos,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: André L. Hemerly Costa, D.Sc.
Coorientador: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa, D.Sc.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2000 - 2010
Graduação em Engenharia Química.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Estudo do Equilíbrio de Fases do Sistema Etanol e CO2 via Método Acústico.
Orientador: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa, D.Sc.; Ana Mehl, D.Sc..


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Bolsista do(a): PETROGAL BRASIL S/A, PETROGAL, Portugal.
Grande área: Engenharias


Formação Complementar


2009 - 2009
Tratamento de Águas de Caldeiras e Resfriamento. (Carga horária: 7h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
Minimização e Reúso de Efluentes com o DFA. (Carga horária: 7h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Seminário Internacional Sobre TCO e Otimização. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1993 - 2000
Inglês. (Carga horária: 780h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estudo da precipitação de asfaltenos em presença de CO2 para o óleo da seção RIFT da Bacia de Santos - ASFARIFT; Docente Participante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (Escola Politécnica)


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Montagem do equipamento e estabelecimento da metodologia dos experimentos de equilíbrio de fases (método visual e acústico) e de extração com fluido supercrítico a altas pressões; Modelagem termodinâmica; Desenvolvimento de programa em MatLab para a análise dos dados obtidos via metodologia acústica e integração dos mesmos com o modelo termodinâmico apropriado.


Nucleo de Estudos TGL, TGL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: Otimização de processos de aquisição de materiais de FURNAS (OPAM) Descrição: Estudo dos custos relacionados ao processo de aquisição de materiais em FURNAS, de modo a aumentar o estoque de conhecimento e valorizar o processo de aquisição como um elemento de grande relevância na otimização dos custos operacionais da empresa. Integração do processo de tomada de decisão com o objetivo de propiciar o melhor custo total de propriedade da empresa, explicitando os relacionamentos planejamento-projeto-aquisição-operação. Redesenho do processo de aquisição de materiais da empresa, baseando-se no custo total de propriedade.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Estudo da precipitação de asfaltenos em presença de CO2 para o óleo da seção RIFT da Bacia de Santos - ASFARIFT

Descrição: Este projeto em parceria com a PETROGAL contempla um conjunto de atividades que visam ao estudo da precipitação de asfaltenos em presença de CO2 para o óleo da seção RIFT da Bacia de Santos. As atividades incluem: Parte Experimental: 1. Rising-Bubble Apparatus (DBR/Schlumberger) Técnica utilizada para determinar a miscibilidade entre óleo do reservatório e o gás de injeção. Uma bolha de gás é injetada em uma célula preenchida com o óleo a uma dada pressão e temperatura. A mudança no formato da bolha de gás que percorre a célula indica a miscibilidade do gás com óleo. Abaixo da pressão mínima de miscibilidade (PMM), a bolha mantém sua forma enquanto percorre a célula. Acima da PMM, a bolha pode mudar de forma enquanto percorre o óleo; até mesmo desaparecer. A análise em diferentes pressões permite determinar a PMM entre gás e óleo. 2. Phase Behavior PVT Cell Apparatus (DBR/Schlumberger) Técnica utilizada para estudar o comportamento de fases de óleos nas condições de pressão e temperatura do reservatório; determinar a pressão de bolha do óleo, o onset de precipitação de asfaltenos e as propriedades físico-químicas relacionadas ao vapor e ao líquido. A célula PVT é composta por um cilindro transparente que permite visualização total da amostra e medição do volume ocupado. A recombinação do óleo com o gás é realizada por meio de um agitador mecânico, acoplado à parte inferior da célula, que incorpora o gás ao óleo de forma mais eficiente que os sistemas de agitação tradicionais (rocking). 3. Gasometer Apparatus (DBR/Schlumberger) Técnica utilizada para a medição volumétrica de gases presentes em uma amostra de óleo à pressão e temperatura ambientes. O óleo do reservatório sofre uma expansão do tipo flash até a pressão atmosférica. O gás liberado na expansão é contabilizado; o volume de líquido residual é determinado gravimetricamente a partir da massa e da densidade do óleo residual. Os valores dos volumes de gás e de líquido permite o cálculo da RGO (Razão Gás-Óleo) do óleo do reservatório. Parte Teórica - Modelagem Termodinâmica: A técnica avalia a capacidade de diferentes modelos termodinâmicos em predizer/correlacionar os dados experimentais de equilíbrio de fases e de propriedades físico-químicas dos óleos estudados. Entre os modelos avaliados, destacam-se as equações de estado cúbicas (Peng-Robinson e Soave-Redlich-Kwong) e não cúbicas (CPA e PC-SAFT).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Fabio Pedro do Nascimento - Integrante / Silvio Alexandre Beisl Vieira de Melo - Coordenador / Gloria Meyberg Nunes Costa - Integrante.
2012 - 2014
Estudo do Comportamento Termodinâmico de Sistemas de CO2, Hidrocarbonetos e Salmouras

Descrição: Este projeto em parceria com a PETROBRAS contempla um conjunto de atividades que visam ao estudo do comportamento das fases em equilíbrio em sistemas formados por dióxido de carbono, hidrocarbonetos e salmoura, nas condições de temperatura e pressão características para a recuperação de petróleo da camada de pré-sal.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Fabio Pedro do Nascimento - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador.
2009 - 2010
Avaliação em condições supercríticas de materiais hidrocarbônicos

Descrição: Avaliar a reação de hidrocarboneto de alta massa molecular em altas pressões.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fabio Pedro do Nascimento - Integrante / PESSOA, FERNANDO L. P. - Coordenador.
2007 - 2009
Desparafinação Supercrítica de Resíduo Atmosférico da Destilação do Petróleo

Descrição: Este projeto teve como objetivo geral o estudo do processo de desasfaltação de resíduos de destilação a vácuo com solvente em alta pressão, envolvendo uma investigação que se estende desde a caracterização experimental do equilíbrio de fases até a otimização do processo industrial, visando ampliar o know-how nacional no processamento de óleos crus pesados em frações leves de maior valor agregado. Os objetivos específicos contemplaram: (1) Implantação de um sistema de equilíbrio operando em alta pressão, a nível de bancada, para a caracterização experimental do equilíbrio de fases do sistema resíduo de vácuo + solvente; (2) Obtenção de dados de equilíbrio de fases do sistema resíduo de vácuo + solvente, correspondendo à formação de duas fases: extrato, solvente rico em óleo desasfaltado e rafinado, contendo asfaltenos e resinas e solvente residual; (3) Modelagem do equilíbrio de fases através dos dados experimentais obtidos, permitindo a predição acurada do comportamento termodinâmico do sistema em relação a variações de temperatura, pressão e composição global da mistura; (4) Desenvolvimento da simulação da unidade industrial de desasfaltação, permitindo a determinação de vazões, temperaturas, pressões e composições das várias correntes do processo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fabio Pedro do Nascimento - Integrante / PESSOA, FERNANDO L. P. - Coordenador.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Aprovado em 210° lugar no CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PERITO CRIMINAL DE 3ª CLASSE/2013. Cargo: Perito Criminal - Engenharia Química / Química, POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
2013
Aprovado em 11° lugar no CONCURSO PÚBLICO/2013 - INEA - RJ. Cargo: ENGENHEIRO QUÍMICO, SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE.
2013
Aprovado em 3° lugar no Concurso Público de Provas para vaga de Professor Substituto da UERJ. Área: Engenharia Química - Aplicações Computacionais em Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2012
Aprovado em 13° lugar no Concurso Público para o provimento de cargos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cargo: Engenheiro Químico - Rio de Janeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.
2012
Aprovado em 350° lugar no Processo Seletivo Público da PETROBRAS. Cargo: Engenheiro de Processamento Júnior, PETROBRAS.
2011
Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, CREA-RJ.
2011
Aprovado em 62° lugar no Concurso Público para provimento nos cargos de Nível Superior e Médio do Quadro Permanente de Pessoal do Poder Executivo do Município do RJ. Cargo: Engenheiro Químico, Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura do Rio de Janeiro.
2011
Aprovado em 5° lugar no Concurso Público para provimento de vagas para cargos do quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Magé/RJ. Cargo: Engenheiro Químico I, PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGÉ/RJ.
2008
Aprovado em 6° lugar na Seleção Pública destinada à formação de cadastro reserva para a LIQUIGÁS DISTRIBUIDORA S/A. Cargo: Engenheiro Químico Pleno, LIQUIGÁS DISTRIBUIDORA S/A.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASCIMENTO, FÁBIO P.2016 NASCIMENTO, FÁBIO P.; PAREDES, MÁRCIO L. L. ; PESSOA, FERNANDO L. P. . Speeds of Sound and Densities of Ternary and Quaternary Mixtures of Tetralin, Decalin, n -Decane, and n -Hexadecane: Experiments and Thermodynamic Modeling with PC-SAFT Equation of State. Journal of Chemical and Engineering Data, v. X, p. X-X, 2016.

2.
NASCIMENTO, FÁBIO P.2015 NASCIMENTO, FÁBIO P.; PAREDES, MÁRCIO L.L. ; MEHL, ANA ; LUCENA, RENAN S. ; COSTA, ANDRÉ L.H. ; PESSOA, FERNANDO L.P. . High pressure speed of sound and density of (decalin + n-decane), (decalin + n-hexadecane) and (n-decane + n-hexadecane) systems and thermodynamic modeling with PHCT equation of state. Journal of Chemical Thermodynamics, v. 95, p. 124-135, 2015.

3.
NASCIMENTO, FÁBIO P.2015 NASCIMENTO, FÁBIO P.; MEHL, ANA ; RIBAS, DIEGO C. ; PAREDES, MÁRCIO L.L. ; COSTA, ANDRÉ L.H. ; PESSOA, FERNANDO L.P. . Experimental high pressure speed of sound and density of (tetralin+n-decane) and (tetralin+n-hexadecane) systems and thermodynamic modeling. Journal of Chemical Thermodynamics, v. 81, p. 77-88, 2015.

4.
NASCIMENTO, F. P.2013 NASCIMENTO, F. P.; OLIVEIRA, A. R. G. ; PAREDES, M. L. L. ; A. L. H. COSTA ; F. L. P. PESSOA . Biodiesel Production from Supercritical Ethanolysis of Soybean Oil. Chemical Engineering Transactions, v. 32, p. 829-834, 2013.

5.
MEHL, ANA2011 MEHL, ANA ; NASCIMENTO, FABIO P. ; FALCÃO, PEDRO W. ; PESSOA, FERNANDO L. P. ; CARDOZO-FILHO, LUCIO . Vapor-Liquid Equilibrium of Carbon Dioxide + Ethanol: Experimental Measurements with Acoustic Method and Thermodynamic Modeling. Journal of Thermodynamics, v. 2011, p. 1-11, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
MIRRE, R. C. ; NASCIMENTO, FÁBIO P. ; LIMA, Eduardo R. A. ; PAREDES, M. L. L. ; F. L. P. PESSOA . Estudo do Comportamento da Constante Dielétrica em Condições Supercríticas Envolvendo CO2, Hidrocarbonetos e Água. In: Elisandra Carolina Martins. (Org.). Métodos de Separação como Auxiliares para alguns Processos Químicos Industriais e para o Tratamento ou Aproveitamento de Resíduos e Coprodutos gerados pela Indústria. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2017, v. 1, p. 152-161.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, FÁBIO P.; PAREDES, MÁRCIO L. L. ; PESSOA, FERNANDO L. P. . Evaluation of the polar contribution in the SAFT-VR Mie equation of state for correlation of condensed density, condensed speed of sound, saturated density and saturated pressure of pure polar fluids. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA, 2017, Porto Alegre. Anais do IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA, 2017.

2.
NASCIMENTO, FÁBIO P.; COSTA, G. M. N. ; VIEIRA DE MELO, S. A. B. . Avaliação da equação de estado PC-PSAFT na correlação do equilíbrio de fases de sistemas contendo asfaltenos. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA, 2017, Porto Alegre. Anais do IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA, 2017.

3.
NASCIMENTO, FÁBIO P.; PAREDES, MÁRCIO L.L. ; PESSOA, FERNANDO L.P. . Avaliação da influência do parâmetro atrativo da equação de estado SAFT-VR Mie na predição do equilíbrio de fases de misturas contendo CO2, n-decano e tetralina. In: XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016, Fortaleza. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016.

4.
MIRRE, R. C. ; NASCIMENTO, FÁBIO P. ; LIMA, Eduardo R. A. ; PAREDES, MÁRCIO L.L. ; PESSOA, FERNANDO L.P. . ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA CONSTANTE DIELÉTRICA EM CONDIÇÕES SUPERCRÍTICAS ENVOLVENDO CO2, HIDROCARBONETOS E ÁGUA. In: XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016, Fortaleza. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016.

5.
NASCIMENTO, F. P.; PAREDES, M. L. L. ; F. L. P. PESSOA . MODELAGEM TERMODINÂMICA DA VELOCIDADE DO SOM E DA MASSA ESPECÍFICA DOS HIDROCARBONETOS n-DECANO, TETRALINA E n-HEXADECANO. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA, 2015, Aracaju. Anais do VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA, 2015.

6.
NASCIMENTO, F. P.; A. L. H. COSTA ; PAREDES, M. L. L. ; LUCENA, R. S. ; F. L. P. PESSOA . MEDIDA EXPERIMENTAL E MODELAGEM TERMODINÂMICA DA MASSA ESPECÍFICA E DA VELOCIDADE DO SOM EM ALTAS PRESSÕES PARA O SISTEMA DECALINA+n-HEXADECANO. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014.

7.
NASCIMENTO, F. P.; PAREDES, M. L. L. ; SOUZA, K. M. ; SANTOS, M. S. ; F. L. P. PESSOA . Vapor-Liquid Equilibrium of CO2/toluene, CO2/n-decane and CO2/toluene/n-decane: Experimental Measurements and Thermodynamic Modeling. In: 14th European Meeting on Supercritical Fluids, 2014, Marseille. Proceedings of the 14th European Meeting on Supercritical Fluids, 2014.

8.
NASCIMENTO, F. P.; A. L. H. COSTA ; PAREDES, M. L. L. ; MEHL, A. ; LUCENA, R. S. ; F. L. P. PESSOA . DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA E DA VELOCIDADE DO SOM EM ALTAS PRESSÕES PARA O SISTEMA TETRALINA+n-HEXADECANO. In: VII Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada, 2013, Uberlândia. Anais do VII Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada, 2013.

9.
NASCIMENTO, F. P.; A. MEHL ; D. C. RIBAS ; A. L. H. COSTA ; F. L. P. PESSOA . Determinação de coeficientes de compressibilidade em sistemas de hidrocarbonetos líquidos via ultra-som. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012, Búzios. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012.

10.
MEHL, A. ; NASCIMENTO, F. P. ; F. L. P. PESSOA ; Silva, S. M. C. . AVALIAÇÃO DO USO DA EQUAÇÃO DE ESTADO DE PENG-ROBINSON NA CORRELAÇÃO DE DADOS DE EQUILÍBRIO DE FASES DE SISTEMAS DE HIDROCARBONETOS E CO2 SUPERCRÍTICO. In: XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010, Foz do Iguaçu. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010.

11.
MEHL, A. ; NASCIMENTO, FÁBIO P. ; FEITOSA, J. F. ; CARDOZO-FILHO, LUCIO ; PESSOA, FERNANDO L. P. ; Silva, S. M. C. . Medida do equilíbrio de fases a alta pressão: método acústico. In: Rio Oil & Gas Expo and Conference, 2010, Rio de Janeiro. Rio Oil & Gas Expo and Conference 2010, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MIRRE, R. C. ; NASCIMENTO, FÁBIO P. ; PAREDES, M. L. L. ; F. L. P. PESSOA . Uso da Equação de Estado tPC-PSAFT no Cálculo do Equilíbrio de Fases em Sistemas de Hidratos de CO2. In: I Encontro sobre Equilíbrio de Fases em Petróleo, 2017, Salvador. Anais do I Encontro sobre Equilíbrio de Fases em Petróleo, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEAL, M. F. ; NASCIMENTO, FÁBIO P. ; PAREDES, M. L. L. ; PESSOA, FERNANDO L. P. . Medida experimental e modelagem termodinâmica de sistemas contendo CO2, n-hexano e tetralina. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA, 2017, Porto Alegre. Anais do IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TERMODINÂMICA, 2017.

2.
NASCIMENTO, FABIO P.; PAREDES, M. L. L. ; PESSOA, FERNANDO L. P. . Estudo da inclusão do termo polar na equação de estado SAFT-VR Mie na correlação de propriedades do CO2 e equilíbrio de fases de sistemas CO2 + Hidrocarbonetos. In: VI Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2016, Rio de Janeiro. Anasi do VI Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2016.

3.
NASCIMENTO, FÁBIO P.; PAREDES, MÁRCIO L. L. ; PESSOA, FERNANDO L. P. . MEDIDA EXPERIMENTAL E MODELAGEM TERMODINÂMICA DA VELOCIDADE DO SOM E MASSA ESPECÍFICA DOS HIDROCARBONETOS TETRALINA, DECALINA, n-DECANO E n-HEXADECANO. In: V Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2015, Rio de Janeiro. Anais do V Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2015.

4.
NASCIMENTO, F. P.; PAREDES, M. L. L. ; F. L. P. PESSOA . Modelagem termodinâmica da velocidade do som e massa específica do sistema tetralina + n-hexadecano com a equação de estado SAFT. In: IV Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2014, Rio de Janeiro. Anais do IV Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2014.

5.
D. C. RIBAS ; LAGES, V. P. ; LEAL, M. F. ; NASCIMENTO, F. P. ; F. L. P. PESSOA . MEDIDA EXPERIMENTAL DO EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR DO SISTEMA CO2 + TETRALINA. In: XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2013. Anais da XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2013.

6.
SOUZA, K. M. ; SA NETO, E. C. A. ; LEAL, M. F. ; NASCIMENTO, F. P. ; F. L. P. PESSOA . EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR DO SISTEMA CO2 + N-HEXANO: DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DAS PRESSÕES DE BOLHA. In: XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2013, Rio de Janeiro. Anais da XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2013.

7.
NASCIMENTO, F. P.; LEAL, M. F. ; PAREDES, M. L. L. ; F. L. P. PESSOA . DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL E MODELAGEM PARA A IDENTIFICAÇÃO DE TRANSIÇÕES ENTRE FASES FLUIDAS EM ALTAS PRESSÕES. In: III Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2013, Rio de Janeiro. Anais do III Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2013.

8.
D. C. RIBAS ; F. L. P. PESSOA ; NASCIMENTO, F. P. ; A. L. H. COSTA ; A. MEHL . Medida da velocidade do som em hidrocarbonetos líquidos. In: XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2012, Rio de Janeiro. Anais da XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2012.

9.
NASCIMENTO, F. P.; MEHL, A. ; A. L. H. COSTA ; F. L. P. PESSOA . Implantação de um aparato experimental para medidas de velocidade do som em hidrocarbonetos. In: I Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2011, Rio de Janeiro. Anais do I Workshop em Engenharia Química da UERJ, 2011.

10.
NASCIMENTO, F. P.. Programas Computacionais Para Automação de Experimento de Determinação do Equilíbrio de Fases Por Ultra-Som. In: XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2009, Rio de Janeiro. XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2009. v. Único.

11.
NASCIMENTO, F. P.; Targino, R. S. ; Doria, N. L. . Proposta de Otimização do Processo de Pesquisa e Apresentação de Trabalhos. In: XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006. v. Único.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, F. P.. Determinação experimental da velocidade do som e do equilíbrio de fases em sistemas envolvendo hidrocarbonetos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, F. P.. Cálculo de separadores usando HYSYS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
QUEIROZ, E. M.; F. L. P. PESSOA; NASCIMENTO, F. P.; PERLINGEIRO, C. A. G.; MIRRE, R. C.. Participação em banca de Luiza Costa Zambrano.Produção de Petroquímicos Integrada ao Processo de Refino de Petróleo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
F. L. P. PESSOA; MOURA, L. C.; OROSKI, F. A.; NASCIMENTO, F. P.; PEREZ, R. F.. Participação em banca de Hívio Fabiano Meira Silva e Camila Portugal Ferrino.Produção de íons de Keggin substituído: Avaliação técnica e econômica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
F. L. P. PESSOA; OLIVEIRA, A. R. G.; PERLINGEIRO, C. A. G.; NASCIMENTO, F. P.; VILLARDI, H. G. D.. Participação em banca de Leonardo Santa Cruz Nogueira.Proposta de um processo de extração do tocoferol a partir do desodorizado do óleo de soja. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
F. L. P. PESSOA; QUEIROZ, E. M.; VAZ JUNIOR, C. A.; OLIVEIRA, A. A. C.; NASCIMENTO, F. P.. Participação em banca de Hugo G. D. Villardi e Rafael T. C. S. Ribeiro.Estudo técnico-econômico de um sistema sustentável de coleta solar e captação de águas pluviais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
COSTA, C. T. O. G.; PESSOA, FERNANDO L. P.; NASCIMENTO, FÁBIO P.. Participação em banca de Alexandre Rodrigues, Hugo Balthazar e Thiago Barretto.Modelagem da precipitação de asfaltenos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
OLIVEIRA, A. R. G.; PESSOA, FERNANDO L. P.; NASCIMENTO, FÁBIO P.. Participação em banca de Diego Aboul Hosn Carneiro e Lucas Vilela de Souza.Biorrefinaria para a produção de biodiesel a partir da borra da soja. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Karen Marques de Souza. EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR DO SISTEMA CO2 + N-HEXANO: DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DAS PRESSÕES DE BOLHA. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Pedro do Nascimento.

2.
Vanessa Pimentel Lages. MEDIDA EXPERIMENTAL DO EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR DO SISTEMA CO2 + TETRALINA. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Pedro do Nascimento.

3.
Diego Cavaliere Ribas. Medida da velocidade do som em hidrocarbonetos líquidos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Pedro do Nascimento.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/08/2018 às 3:32:13