Maria Antonia Germano dos Santos Maia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0836305620537064
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


É Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília; desenvolveu pesquisa voltada para o ensino de Língua Portuguesa para estrangeiros. Possui Pós-Graduação em Design Instrucional pela UNOESTE. Possui Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase em multiletramentos pela Universidade Gama Filho-RJ, Pós-graduação em Língua Portuguesa pela Universa - RJ, Pós-graduação em Psicopedagogia pela UniEvangélica - Anápolis, Pós-Graduação em Gestão Escolar: administração, supervisão e orientação (cursando) pela Universidade Cândido Mendes - RJ, graduação em Letras - Português/Inglês pela Faculdade Michelangelo/Instituto Rui Barbosa do Brasil (2004). Graduação em Letras - LIBRAS - Uniasselvi (cursando). Foi Oficial Militar, revisora de textos e professora de Língua Portuguesa - Ensino Médio - no Colégio Militar de Brasília, atuante nas áreas de Gramática, Redação e Literatura. Desenvolve atividades de revisão de textos. Foi revisora textual e é professora titular de Língua Portuguesa no Ensino Médio na empresa Leonardo Da Vinci, Brasília. Foi professora Universitária presencial e virtual atuante na área de Língua Portuguesa, Análise do Discurso e na área de Letramento. Atualmente, professora do Instituto Federal Goiano na área de Letras Português/ Inglês. Email- magermano3@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Antonia Germano dos Santos Maia
Nome em citações bibliográficas
MAIA, M. A. G. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Goiano, Campus - Campos Belos.
Rua Rui Barbosa quadra 13 lote 1A
Campos Belos
73840000 - Campos Belos, GO - Brasil
Telefone: (61) 981274598
URL da Homepage: www.ifgoiano.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A Cultura de Aprender Português como Segunda Língua de Alunos Hispanofalantes dos Ensino Fundamental II em Contexto Militar de Ensino,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Kleber Aparecido da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015
Especialização em andamento em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e orient. (Carga Horária: 1000h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2017 - 2018
Especialização em Design Instrucional para EAD. (Carga Horária: 420h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Título: A interface Fórum na construção do conhecimento coletivo.
Orientador: Lívia Raposo Bardy Ribeiro.
2012 - 2012
Especialização em Língua Portuguesa com ênfase em Multiletramentos. (Carga Horária: 390h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Multiletramento.
Bolsista do(a): Exército Brasileiro, EB, Brasil.
2005 - 2006
Especialização em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 740h).
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Título: Os empréstimos Linguísticos na Língua Portuguesa do Brasil.
Orientador: Laercio Nora Bacelar.
2004 - 2006
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 545h).
Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.
Título: Políticas Públicas de Inclusão: A realidade dos portadores de NEE'S do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série) de uma escola Municipal.
Orientador: Rosana Cipriano Jacinto.
2017
Graduação em andamento em Letras - Libras.
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2001 - 2004
Graduação em Letras - Português/Inglês.
Faculdade Michelangelo, FAMICHE, Brasil.
Título: TCC - Trabalho de Conclusão de Curso.
Orientador: MSc Adriana Levino.




Formação Complementar


2017
Design Instrucional. (Carga horária: 360h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2013
Extensão universitária em LinguInova - Formação para prof. de Língua Inglesa. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Moodle para Tutores de EAD. (Carga horária: 80h).
Instituto Eadvirtual, EADVIRTUAL, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso de Letramento e ensino de leitura e produção. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2002 - 2008
Curso de Espanhol. (Carga horária: 775h).
SEDF, CILT, Brasil.
2006 - 2007
Didática do Português. (Carga horária: 180h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Redação e Revisão de texto.. (Carga horária: 180h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em A Arte de contar histórias e histórias que curam. (Carga horária: 40h).
Faculdade Michelangelo, FAMICHE, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Curso de Sintaxe. (Carga horária: 100h).
Faculdade Michelangelo, FAMICHE, Brasil.
2002 - 2002
LIBRAS. (Carga horária: 72h).
Missões Kolbe DF, MK, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Literatura Infantil. (Carga horária: 30h).
Faculdade Michelangelo, FAMICHE, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Leitura e Interpretação da Língua Inglesa. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Leitura e Interpretação da Língua Portuguesa. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1996 - 2001
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 796h).
SEDF, CILT, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Goiano, IF Goiano, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Letras Português e Inglês, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal de Brasília, IFB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40
Outras informações
Tutora da disciplina Português Instrumental para o curso de Técnico em Informática.


INSTITUTO MAUA DE PESQUISA E EDUCACAO, IMPE_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professora EAD das disciplinas de Redação I e Redação II e Crítica Literária.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora EAD e Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora e Tutora EAD das disciplinas Redação I, Redação II e Crítica Literária do Curso de Letras. É responsável pela elaboração de materiais e pela tutoria.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do curso de Letras, Carga horária: 30

Atividades

01/2016 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EAD - Redação I
EAD - Redação II
EAD Crítica Literária
07/2015 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso
Língua Portuguesa IV
Língua Portuguesa V - Estilística
Técnicas de Redação 2
Estágio Supervisionado de Ensino de Português 3
06/2014 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Crítica Literária
Análise do Discurso
Estilística
Semântica
técnicas de Redação Oficial I
Técnicas de redação Oficial II
02/2017 - 06/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Crítica Literária
Redação I para o curso de Letras
01/2017 - 04/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso
Redação Oficial

Centro educacional Sigma DF, SIGMA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Titular de Redação, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Ensino Médio - Redação


Centro Educacional Leonardo Da Vinci, LEONARDO D VINCI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de L. Portuguesa - Ensino Médio, Carga horária: 32

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Revisora de Texto, Carga horária: 30


Colégio Militar de Brasília, CMB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Militar, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa - Ensino Médi, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura. Executou atividades preparatórias para vestibular, PAS, ENEM, e concursos militares.


Achieve Languages, AL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Professora de Português para Estrangeiros, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Português como língua estrangeira em ambiente de imersão.


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Virtual - Pós-Graduação, Carga horária: 40
Outras informações
Tutora Virtual para a Pós-Graduação intitulada "Mediadores da Leitura", oferecido ao professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora - Projeto INEP, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de Línguistica - projeto Bahia, Carga horária: 40
Outras informações
Tutora de Linguística a distância/moodle no projeto de atualização em práticas pedagógicas - professores da Bahia promovido pela Universidade de Brasília.


Ministério das Cidades, MC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tutora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora de Língua Portuguesa no curso de Língua Portuguesa parte virtual/ moodle para os servidores do Ministério das Cidades.


Colégio Marista de Brasília, MARISTA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Professora Redação - Projeto Prod. de Textos, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Regente do Projeto de Produção de Textos para alunos do Ensino Médio.


Pódion Cursos, PC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professora de Redação para cursos militares, Carga horária: 15


Cursos Cidade, IIC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professora de Redação para cursos militares, Carga horária: 15


Escola Paroquial Santo Antonio, EPSA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Redação, Carga horária: 30


CCAA - Gama, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Professora de Inglês, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 30


Revista Fatos, RFATOS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisão de Texto, Carga horária: 4


Colégio Estadual Benedito Vieira de Sá, CEBVS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20


Colégio Estadual do Novo Gama, CENG, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20


Colégio João XXIII, CJXXIII, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora de Inglês e Português, Carga horária: 40


Faculdade Michelangelo, FAMICHE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: monitora, Enquadramento Funcional: Monitora de Língua Inglesa, Carga horária: 3
Outras informações
Monitora de Língua Inglesa I, cumprindo a carga horária de 50 horas na Faculdade Michelangelo de Brasília.



Projetos de extensão


2018 - 2018
Leitura e Interpretação de Textos
Descrição: Projeto de Formação Iniciada para desenvolver técnicas e práticas de Leitura e de Produção de Texto. O projeto trabalhou com a Comunidade de Campos Belos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (33) .
Integrantes: Maria Antonia Germano dos Santos Maia - Coordenador / Ediramar Lopes Parente - Integrante / Ana Maria Alves Pereira dos Santos - Integrante.


Projetos de ensino


2018 - 2018
Produção de Texto para o ENEM
Descrição: Preparatório para produção de texto para o concurso do ENEM..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Preparar alunos do terceiro ano do Ensino Médio para redigir redação com competências e Habildades, concorrendo sobremaneira com qualquer outro candidato do país..
Alunos envolvidos: Ensino médio: (27) .
Integrantes: Maria Antonia Germano dos Santos Maia - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letramento.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Multiletramento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Medalha Marechal Trompowsky - Magistério Militar, Exército Brasileiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAIA, M. A. G. S.2014 MAIA, M. A. G. S.. A Cultura de Aprender Português como segunda língua de alunos hispanofalantes: conhecer para melhor ensinar. O Saber (Brasília), v. 7, p. 119-132, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VELLOSO, F. C. ; Adriana Sousa ; MAIA, M. A. G. S. . ColeçãoCPREP EsPCEx. 1. ed. Brasília: Fernando Córes Editor, 2011. v. 1. 165p .

2.
MAIA, M. A. G. S.. Série Forças Armadas - EsFCex - Língua Portuguesa. 1. ed. Brasília: Fernando Córes Editor, 2011. v. 4. 108p .

Apresentações de Trabalho
1.
MAIA, M. A. G. S.. A cultura de aprender PLE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MAIA, M. A. G. S.. Técnicas de Redação Oficial. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VIEIRA, P. F. M. D.; SOARES, L. R.; MAIA, M. A. G. S.. Concurso para Docente da área de Letras. 2018.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CLAFPL. Crianças Estrangeiras no Brasil: O papel da Formação de PLE na Mediação de Interações Culturais. 2013. (Congresso).

2.
14º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 5º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Seis séries didáticas de PLE da atualidade: uma análise sincrônica de conjunto.. 2012. (Congresso).

3.
Colóquio do projeto discente: "Oficina de Escrita Acadêmica". 2012. (Oficina).

4.
Colóquio sobre Aspectos formais de uma dissertação de mestrado. 2012. (Outra).

5.
II SIELP. 2012. (Congresso).

6.
I JORNADAS INTERNACIONAIS DESCOBRINDO CULTURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA. A interculturalidade no ensino de PLE para crianças: traçando novos rumos para multiletramentos. 2012. (Congresso).

7.
VIII PLE - Rio de Janeiro. A aprendizagem de PLE de uma criança em perspectiva sociocultural. 2012. (Congresso).

8.
Colóquio de Língua, cultura e representação. 2010. (Outra).

9.
IX CONSIPLE - Congreso Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. 2010. (Congresso).

10.
O professor Reflexivo. 2010. (Outra).

11.
Preparação de Artigo para Publicação - UNB. 2010. (Encontro).

12.
Americas Model United Nation.Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional - Delegada representante do Chile. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONZALES, S. ; MAIA, M. A. G. S. . VI Seminário de Educação da DEPA. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dayse Jeane Ribeiro Silva. A Ideologia Feminista na obra ?As relações Perigosas? de Chordelos de Laclos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Mauá. Orientador: Maria Antonia Germano dos Santos Maia.

2.
Andressa Hermenegilda dos Santos Figueiredo. A Educação de Jovens e Adultos: um dos caminhos para a efetivação da Cidadania. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Mauá. Orientador: Maria Antonia Germano dos Santos Maia.

3.
Reijane Fernanda Pereira dos Santos. Processo Avaliativo como Metodologia de Ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Mauá. Orientador: Maria Antonia Germano dos Santos Maia.

4.
Marcos Lisbôa. A propaganda do Enem 2016 à luz da Análise do Discurso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Mauá. Orientador: Maria Antonia Germano dos Santos Maia.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 4:54:55