Eliton Clayton Rufino Seára

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5368746525848487
  • Última atualização do currículo em 22/08/2018


Doutorando no programa Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem mestrado em Educação (linha Ed e Movimentos Sociais) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É licenciado em Educação Física pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Membro do LABOMIDIA (UFSC), pesquisando assuntos relacionados a mídia esportiva. Professor titular das disciplinas de Lutas e artes marciais do curso de educação física e de disciplinas no curso de pedagogia, ambos na Faculdade Avantis. Professor de Ed.Física (Ed infantil) efetivo com carga horária de 40 semanais no município de Itajaí. Palestrante do tema: A Temática indígena, sendo que em relação a esta temática é membro pesquisador dos Grupos (NEPI- UFSC) e (COEDUC- UFMT), que tratam de assuntos relacionados as populações indígenas no Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliton Clayton Rufino Seára
Nome em citações bibliográficas
SEÁRA, E. C. R.;SEARA, ELITON CLAYTON RUFINO

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Avantis.
Avenida Marginal Leste
Estados
88339125 - Balneário Camboriú, SC - Brasil
Telefone: (47) 33630631
URL da Homepage: avantis.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Curso de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Entre Fraldas, Soninhos E Choros: A Prática Docente Do(A) Professor(A) De Educação Física E As Relações Com A Educação Infantil No Município De Itajaí,
Orientador: Reinaldo Matias Fleuri.
Coorientador: Marynelma Garanhani.
Palavras-chave: educação física; educação infantil.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Movimentos e Diálogos interculturais: um estudo da dança do Tchondaro dos Guarani de M'Biguaçu,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Cristiana Tramonte.
Coorientador: Anotnella Tassinari.
Bolsista do(a): Fundo de desenvolvimento social, FUMDES, Brasil.
Palavras-chave: educação indígena; dança Guarani.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2017 - 2018
Especialização em Educação a Distância: docência e tutoria. (Carga Horária: 440h).
Faculdade Avantis, AVANTIS, Brasil.
Título: Relato da Prática Pedagógica.
Orientador: Gabriella Piske.
2006 - 2009
Graduação em Educação Física-Licenciatura.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Título: DIAS DE ÍNDIO: VIVÊNCIAS E DISCUSSÕES SOBRE A CULTURA INDÍGENA GUARANI NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISÍCA..
Orientador: DINA COBERTTA.




Formação Complementar


2013 - 2013
Re-significando o fazer pedagógico. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Itajaí, SS, Brasil.
2012 - 2012
INTRODUÇÃO A MUSICOTERAPIA NA ESCOLA INCLUSIVA. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2010 - 2010
educação intercultrual e infância indígena. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
II SEMINÁRIO DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. (Carga horária: 8h).
Federação das APAEs do Estado de Santa Catarina, FEAPAES - SC, Brasil.
2010 - 2010
professores contadores. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Cotidiano Escolar e do primeiro encontro de: PROFE. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Itajaí, SS, Brasil.
2009 - 2010
Educação Física e midia(aluno especial de mestrado. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2010
Educação para Diversidade e Cdadania. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
um olhar sobre África: História e perspectivas. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
III Congresso de Ciência do Desporto. (Carga horária: 22h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Neuropedagogia: Educação Holística. (Carga horária: 240h).
Instituto Pedagógico-Teleducativo VERITAS, IV, Brasil.
2009 - 2009
Método concreto de Rethault de Educação da síndrom. (Carga horária: 200h).
Instituto Pedagógico ?Teleducativo VERITAS, IV, Brasil.
2008 - 2008
Conferência da Teoria do auto desenvolvimento. (Carga horária: 4h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2008 - 2008
IV Semana da Educação Física. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2008 - 2008
Curso de locução e interpretação para rádio. (Carga horária: 36h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2008 - 2008
Síndrome da Deficiência da atenção na escola funda. (Carga horária: 240h).
Instituto Pedagógico ?Teleducativo VERITAS, IV, Brasil.
2007 - 2007
III Semana de Educação Física ? Univali. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2007 - 2007
Iniciação para o teatro. (Carga horária: 16h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2007 - 2007
Curso Alongamento Consciente. (Carga horária: 12h).
JOPEF, JOPEF, Brasil.
2007 - 2007
Recreação e Lazer: Programas e técnicas para hotéi. (Carga horária: 12h).
JOPEF, JOPEF, Brasil.
2007 - 2007
1° Simpósio das Licenciaturas.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2007 - 2007
Pedagogia da marginalização. (Carga horária: 240h).
Instituto Pedagógico-Teleducativo VERITAS, IV, Brasil.
2006 - 2006
II Semana de Educação Física ? Univali. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Avantis, AVANTIS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: horista
Outras informações
Professor das disciplinas de LUTAS E ARTES MARCIAIS E METODOLOGIA DAS LUTAS E ARTES MARCIAIS no curso de Educação Física; Professora da disciplina Artes Cênicas e Literatura Infanto-Juvenil no curso de pedagogia EAD


Prefeitura Municipal de Itajaí, SS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR EFETIVO-ED FÍSICA-ED INFANTIL, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE CAPOEIRA (iniciantes), Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Capoeira (iniciação) para educandos do contra turno escolar, sendo observado esta manifestação cultural com um cunho pedagógico e visada através de brincadeiras que contextualizassem não somente a técnica de movimentos, mas sim o contexto histórico-cultural e social desta arte

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade Porto das Águas, FAPAG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina ministrada: Didática geral e da Educação Física (2014-1)

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: HORISTA, Carga horária: 4
Outras informações
Professo da disciplina: Teoria e prática das lutas Professor de estudo dirigido da disciplina Filosofia da educação


Faculdade Aupex, AUPEX, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de pós Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
PROFESSOR DE PÓS GRADUAÇÃO (AUPEX) CURSO: MÚSICA, CULTURA E ARTE --- DISCIPLINA: olhares interculturais: os jogos e brincadeiras afro-descendentes e indígenas na escola (esta disciplina teve a proposta de abordar as questões que abarcam as culturas afro, tais como: danças, lutas ( capoeira), musicalização , jogos ( jongo) e, ainda danças indígenas e duas lutas indígenas: Tchondaro e Kuarup. E os Jogos dos povos indígenas)

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de pós Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
PROFESSOR DE PÓS GRADUAÇÃO (AUPEX) CURSO: DIVERSIDADE DE LINGUAGENS Disciplina ministrada: jogos e brincadeiras na educação infantil: a base para aprendizagem


CAESP VALDIR BENVENUTTI, CAESP VB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, Carga horária: 20
Outras informações
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MUSICALIZAÇÃO NA APAE DE ITAJAÍ (CAESP)

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Associação Educacional Humanity, HUMANITY, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: ALUNO, Enquadramento Funcional: ALUNO DE MESTRADO


Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor universitario, Carga horária: 8
Outras informações
Prof das disciplinas: -- Educação Física e meio ambiente --Introdução à educação Física



Projetos de pesquisa


2012 - 2015
Jogos Olímpicos Londres/2012: um estudo sob o foco da teoria do enquandramento
Descrição: O objetivo principal de pesquisa será observar os programas de jornalismo esportivo da Record e das demais emissoras/redes de televisão de sinal aberto que apresentam programação jornalística, para descrevê-los e caracterizá-los, visando traçar comparações entre os seus discursos midiático-esportivos sobre a preparação e a cobertura dos JO/2012. Embora nosso foco sejam as emissoras de televisão de sinal aberto, pretendemos subsidiariamente recolher matérias pertinentes ao tema de estudo (reportagens, entrevistas, material de blogs e outros, sobre os JO/2012) disponíveis nos principais portais de informações na internet. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Compreensões Antropológicas sobre Conhecimentos Nativos: um diálogo em rede
Descrição: A partir de estudos em contextos indígenas específicos, o projeto visa refletir sobre teorias nativas de conhecimento, processos próprios de sua transmissão, noções de infância e desenvolvimento da pessoa, considerando as estratégias nativas de inserção em redes extra-locais de circulação de saberes, como educação escolar, ensino superior, jogos, performances, campo das artes, turismo, museus e acervos em hipermídia. As pesquisas de campo serão desenvolvidas junto aos Guarani de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; junto aos Xokleng de Santa Catarina; no Rio Negro, em aldeias Tukano e Tuyuka; no Rio Uaçá, em aldeias Karipuna e Galibi-Marworno; no Maranhão, junto aos Guajajara. Nesses contextos, serão estudadas noções de infância e de desenvolvimento da pessoa e redes de transmissão de saberes. Serão consideradas as estratégias nativas de inserção em redes extra-locais de transmissão de saberes a partir de estudos sobre educação escolar, educação desportiva e participação em torneios de futebol, a presença indígena no Ensino Superior, o cyber-ativismo indígena, a circulação de saberes entre especialistas nativos e antropólogos por meio de acervos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Eliton Clayton Rufino Seára - Integrante / antonio luis fermino - Integrante / Antonella Maria Tassinari - Coordenador / Beleni Saléte Grando - Integrante / Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque - Integrante / José Nilton de Almeida - Integrante / Clarissa Rocha de Melo - Integrante / Emilene Leite de Sousa - Integrante / Melissa Santana de Oliveira - Integrante / uzana Cavalheiro de Jesu - Integrante / Nádia Philippsen Fürbringer - Integrante / Viviane Vasconcelos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
O BRASIL NA COPA, A COPA NO BRASIL: antecipação, visibilidade, associações. Os agendamentos para 2014 na cobertura midiática da Copa da África do Sul
Descrição: A realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, em 2014, será um empreendimento vultoso, determinando ampla mobilização da sociedade e investimentos públicos e privados de grande monta na preparação do país para receber o evento. Em vista das ações a serem desenvolvidas até 2014, abriu se um enorme leque de possibilidades de negócios para vários setores da economia brasileira. Um destes é o da mídia, escalada para garantir visibilidade antecipada e proporcionar oportunidades de associação de vários outros setores com o evento. Assim, ao longo dos próximos quatro anos, a mídia, aqui considerada em seus diferentes suportes e dimensões, visará a inserir a Copa de 2014 na pauta social do país. É razoável supor que uma das situações propicias para isso será a cobertura da preparação e da participação do Brasil na Copa da África do Sul. No período pós carnaval (a partir de março) até julho/2010, mês de realização da Copa, será um momento privilegiado para observação deste fenômeno de agendamento esportivo na mídia. Assim, a pesquisa objetiva identificar e analisar, em alguns veículos, mecanismos midiáticos utilizados para antecipar, dar visibilidade, associar produtos, enfim, para agendar a Copa de 2014, desde a cobertura relativa à Copa da África do Sul/2010. Tendo em vista a complexidade do campo midiático, torna se imprescindível a delimitação de um recorte do mesmo, que viabilize o estudo e também garanta a sua representatividade. Assim, nossa pesquisa se constitui de quatro subprojetos que pretendem cobrir dimensões diversificadas do campo midiático, descritos no corpo do projeto...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2011
EXTENSAO PARA ACADEMICOS INDIGENAS DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL DA UFSC
Descrição: O presente projeto tem por objetivos propiciar momentos de integração e descontração entre os estudantes, oferecer para os participantes jogos e atividades lúdicas, e mediar trocas de atividades entre as etnias. O público alvo desse projeto será os estudantes do Curso Licenciaturas dos Povos Indígenas do Sul da Mata Atlântica: Guarani, Kaingáng e Xokleng (UFSC-PROLIND/SECAD/MEC), denominado Vestibular UFSC/2011/Licenciatura Intercultural Indígena. Para o desenvolvimento das atividades serão utilizados diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina. O espaço físico no entanto não é definitivo, uma vez que há a possibilidade do curso ocorrer em três pólos, atendendo a especificidade de cada grupo étnico, e sendo realizado em um município mais próximo aos territórios indígenas/aldeias. As atividades irão ocorrer durante o mês de fevereiro, maio, julho e outubro de 2011 períodos em que acontecerão as aulas para os estudantes do curso. Dois dias na semana as atividades podem ocorrer durante a noite depois do término das aulas e aos domingos no hotel e/ou em locais próximos onde os estudantes estarão hospedados...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Guarani
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
MOÇÃO HONROSA, CÂMARA DE VEREADORES DE ITAJAÍ.
2015
AMIGO DA TURMA -CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA, FACULDADE AVANTIS.
2014
2º Ligar prêmio Mérito Educacional, Secretaria municipal de Itajaí.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:3
Total de citações:3
Seara  Data: 26/07/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, SILVAN MENEZES DOS2018SANTOS, SILVAN MENEZES DOS ; FERMINO, ANTONIO LUIS ; POFFO, BIANCA NATALIA ; SEARA, ELITON CLAYTON RUFINO . -Twittando- sobre os jogos paralímpicos Rio/2016: uma análise do sentimento paralímpico sob o ponto de vista de internautas. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 11, p. 117-135, 2018.

2.
SEÁRA, E. C. R.;SEARA, ELITON CLAYTON RUFINO2016SEÁRA, E. C. R.; BARBIERI, C. A. . A visão de professores de Educação Física acerca da capoeira na escola: uma análise de escolas de balneário Camboriú-SC. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 21, p. 1-1, 2016.

3.
SEÁRA, E. C. R.;SEARA, ELITON CLAYTON RUFINO2014SEÁRA, E. C. R.. A capoeira como conteúdo escolar: uma proposta didática para as aulas de Educação Física. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 19, p. 1, 2014.

4.
SEÁRA, E. C. R.;SEARA, ELITON CLAYTON RUFINO2013SEÁRA, E. C. R.. Cheiro, gosto, sabor e cor: experimentando a educação popular como um aprendiz de professor. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 18, p. 1-1, 2013.

5.
PEREIRA2013PEREIRA ; QUARANTA ; MIRADA ; BITENCOURT ; FERRARI ; MUNARIM, I. ; SEÁRA, E. C. R. . ENTRE AS MÍDIAS E O URBANO: POLIFONIA E AGENDAMENTO DA COPA DO MUNDO DA FIFA 2014 NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS. Praxia - Revista on line de Educação Física da UEG, v. 1, p. 131-151, 2013.

6.
SEÁRA, E. C. R.;SEARA, ELITON CLAYTON RUFINO2012 SEÁRA, E. C. R.. Movimento em diálogo: técnicas corporais dos Guarani da aldeia de M?Biguaçu. visão global, v. 15, p. 319-334, 2012.

7.
SEÁRA, E. C. R.;SEARA, ELITON CLAYTON RUFINO2011SEÁRA, E. C. R.; Fermino L A . A dança do Xondaro Guarani Mbyá em uma instituição de ensino não formal: relatos de uma pesquisa. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 16, p. 01-01, 2011.. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 162, p. 1-1, 2011.

8.
SEÁRA, E. C. R.;SEARA, ELITON CLAYTON RUFINO2010SEÁRA, E. C. R.; Fermino L A . A construção de valores sociais a partir da pedagogização dis esportes coletivos na educação infantil na rede municipal de Itajaí: Resultados de uma pesquisa. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 9, p. 15-20, 2010.

9.
Fermino L A2010Fermino L A ; SEÁRA, E. C. R. . COMPETIÇÃO E COOPERAÇÃO, IMPLICAÇÕES E DIFERENÇAS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: RESULTADOS DE UMA PESQUISA. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 9, p. 20-27, 2010.

10.
SEÁRA, E. C. R.;SEARA, ELITON CLAYTON RUFINO2010SEÁRA, E. C. R.; Zago . O brincar no contexto da psicomotricidade. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 15, p. 1-2, 2010.

11.
SEÁRA, E. C. R.;SEARA, ELITON CLAYTON RUFINO2010SEÁRA, E. C. R.; Fermino L A . Educação Física: um olhar sobre a concepção crítico-superadora. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 15, p. 1-3, 2010.

12.
SEÁRA, E. C. R.;SEARA, ELITON CLAYTON RUFINO2009SEÁRA, E. C. R.. A visão pedagógica e antipedagógica dos esportes coletivos na escola. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 14, p. efdeportes-com, 2009.

13.
SEÁRA, E. C. R.;SEARA, ELITON CLAYTON RUFINO2009SEÁRA, E. C. R.. A capoeira nas aulas de Educação Física: vivências e discussões a partir da abordagem crítica emanicipatória. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 14, p. efdeportes-com, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
SEÁRA, E. C. R.; JESUS, S. C. . Práticas corporais no cotidiano de crianças guarani- ensino e aprendizagem a partir de brincadeiras. Diálogo com os Guarani- articulando compreensões antropológicas e indígenas. 1ed.: , 2016, v. , p. 7-.

2.
SEÁRA, E. C. R.; FAUTH, F. ; MUNARIM, I. ; CAETANO, A. ; SILVEIRA ; BITENCOURT, F. ; FIAMONCINI, L. . A conquista de Arthur Zanetti e as estratégias da mídia esportiva: um exercício com a teoria do enquadramento.. In: Giovani De Lorenzi Pires;Mariana Mendonça Lisbôa. (Org.. A conquista de Arthur Zanetti e as estratégias da mídia esportiva: um exercício com a teoria do enquadramento.. In: Giovani De Lorenzi Pires;Mariana Mendonça Lisbôa. (Org.. 1ed.Florianóplois: Tribo da Ilha, 2015, v. v.1, p. 73-90.

3.
TASSINARI, A. M. I. ; GRANDO, B. S. ; Fermino L A ; SEÁRA, E. C. R. ; ALMEIDA, J. N. ; SOUSA, E. L. . Diálogos interculturais com os Tchondaro Guarani. In: Antonella Maria Imperatriz Tassinari; José Nilton de Almeida; Nicanor Rebolledo Resendíz. (Org.). DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: REFLEXÕES ANTROPOLÓGICAS. 1ed.Florianópolis: Editora UFSC, 2014, v. 1, p. 1-282.

4.
BITENCOURT ; AZEVEDO ; SEÁRA, E. C. R. ; PEREIRA ; QUARANTA ; FERRARI ; MIRADA . Polifonia e mídias urbanas: O agendamento da copa de 2014 na cidade de Florianópolis. In: In: PIRES, Giovani DeLorenzi.. (Org.). (Org.). O Brasil na Copa, a Copa no Brasil : registros de agendamento para 2014 na cobertura da midiática da Copa da África do Sul. 1ed.1 ed. Florianópolis: Tribo da: Tribo da Ilha, 2011,, 2011, v. v.1, p. 47-65.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SEÁRA, E. C. R.. EXPERIÊNCIA INTERDI S CIPLINAR COM A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: MOVIMENTO DIALÓGICO PARA A DIVERSIDADE ETNICORRACIAL. In: V Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas, 2015, Francisco Beltrão. Anais do V Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas, 2015. p. 1001-1012.

2.
SEÁRA, E. C. R.. BRINCADEIRAS (NHAHEWANGÁ) GUARANI OLHARES INTERCULTURAIS DAS TÉCNICAS CORPRAIS DOS GUARANI DA ALDEIA M'BIGUAÇU. In: V Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas, 2015, Francisco Beltrão. Anais do V Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas, 2015.

3.
SEÁRA, E. C. R.; FAUTH, F. ; CAETANO, A. ; BITENCOURT ; MUNARIM, I. ; SILVEIRA, J. ; FIAMONCINI, L. . A CONQUISTA DE ARTHUR ZANETTI E AS ESTRATÉGIAS DA MÍDIA ESPORTIVA: UM EXERCÍCIO COM A TEORIA DO ENQUADRAMENTO. In: VII CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2014, MATINHOS. ANAIS DO CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2014. p. 1-18.

4.
Fermino L A ; SILVEIRA ; SEÁRA, E. C. R. . DIAS DE ÍNDIO: VIVÊNCIAS E DISCUSSÕES SOBRE CULTURA GUARANI MBYÁ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA NÃO INDÍGENA. In: In: XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2011, PORTO ALEGRE. DIAS DE ÍNDIO: VIVÊNCIAS E DISCUSSÕES SOBRE CULTURA GUARANI MBYÁ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA NÃO INDÍGENA, 2011. p. 1-12.

5.
SEÁRA, E. C. R.; PEREIRA ; BITENCOURT ; QUARANTA ; AZEVEDO . POLIFONIA E MÍDIAS URBANAS: O AGENDAMENTO DA COPA DE 2014 NA CIDADE DE. In: conbrace, 2011, porto alegre. ciência e compromisso, 2011.

6.
SEÁRA, E. C. R.; Fermino L A . SELEÇÃO, PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DA NOTÍCIA ESPORTIVA DO JORNAL DO MEIO DIA DA RIC RECORD VALE DO ITAJAÍ: UM ESTUDO DE NEWSMAKING. In: CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE CIENICIAS DO ESPORTE, 2010, ITAJAÍ. Comunicação e Mídia, 2010. p. 1-8.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Fermino L A ; SANTOS, S. M. ; POFFO, B. N. ; SEÁRA, E. C. R. . JOGOS PARALÍMPICOS RIO/2016 NO TWITTER. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2017, Goiânia. Anais e autores, 2017. v. 1. p. 499-514.

2.
SEÁRA, E. C. R.; Fermino L A . RELATO DE EXPERIÊNCIA: BRINCADEIRAS (NHAHEWANGÁ) COMO TÉCNICAS CORPRAIS DOS GUARANI DA ALDEIA M?BIGUAÇU. In: CONBRACE, 2015, ESPIRITO SATO. ANAIS DO CONBRACE, 2015. p. 1-3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SEÁRA, E. C. R.; Fermino L A . Os esportes coletivos na educação infantil contribuindo para educação de valores sociais. In: mercomovimento, 2009, santa maria. Os esportes coletivos na educação infantil contribuindo para educação de valores sociais, 2009.

2.
SEÁRA, E. C. R.; Fermino L A . A Capoeira a partir da abordagem crítica emanicipatória nas aulas de Educação Física.. In: III Congresso de Ciência do Desporto e II Simpósio de Ciência do Desporto,, 2009, CAMPINAS. A Capoeira a partir da abordagem crítica emanicipatória nas aulas de Educação Física, 2009.

3.
Fermino L A ; SEÁRA, E. C. R. . AS BRINCADEIRAS CANTADAS COM A EDUCAÇÃO INFANTIL. In: II Congresso de Ciência do Desporto e II Simpósio de Ciência do Desporto, 2009, CAMPINAS(SP). AS BRINCADEIRAS CANTADAS COM A EDUCAÇÃO INFANTIL, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SEÁRA, E. C. R.; SILVEIRA, J. ; MUNARIM, I. ; BITENCOURT ; FAUTH, F. ; CAETANO, A. . A CONQUISTA DE ARTHUR ZANETTI E AS ESTRATÉGIAS DA MÍDIA ESPORTIVA: UM EXERCÍCIO COM A TEORIA DO ENQUADRAMENTO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SEÁRA, E. C. R.; Fermino L A . CunhataiIaciara: cultura GuRANI Mbyá nas aulas de Educação Física relatos de uma pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SEÁRA, E. C. R.; Fermino L A . A dança do xondaro Guarani Mbyá em uma instituição de ensino não formal: relatos de uma pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SEÁRA, E. C. R.; Fermino L A ; SILVEIRA . DIAS DE ÍNDIO: VIVÊNCIAS E DISCUSSÕES SOBRE CULTURA GUARANI MBYÁ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA NÃO INDÍGENA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SEÁRA, E. C. R.; Fermino L A . SELEÇÃO, PRODUÇÃO, E TRANSMISSÃO DA NOTICIA ESPORTIVA DO JORNAL DO MEIO DIA : UM ESTUDO DE NEWSMAKING. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SEÁRA, E. C. R.; Fermino L A . A CONSTRUÇÃO DE VALORES SOCIAIS A PARTIR DA PEDAGOGIZAÇÃO DOS ESPORTES COLETIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ITAJAÍ: RESULTADOS DE UMA PESQUISA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SEÁRA, E. C. R.. CANTANDO E DANÇANDO NO RITMO GUARANI: VIVÊNCIAS, DIÁLOGOS E ENTENDIMENTOS SOBRE A CULTURA GUARANI MBYA NA ESCOLA JOÃO DUARTE COM ESCOLARES DO PRIMEIRO ANO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SEÁRA, E. C. R.; Fermino L A . A Capoeira a partir da abordagem crítica emanicipatória nas aulas de Educação Física. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SEÁRA, E. C. R.. Os esportes coletivos na educação infantil contribuindo para educação de valores sociais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SEÁRA, E. C. R.; Fermino L A . AS BRINCADEIRAS CANTADAS COM A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SEÁRA, E. C. R.. CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ITAJAÍ: ITAJAÍ, 2014 (REVISTA PREMIO MÉRITO EDUCACIONAL-REVISTA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SEÁRA, E. C. R.. A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SEÁRA, E. C. R.. MUSICOTERAPIA. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SEÁRA, E. C. R.. Educação Popular. 2013. .

2.
SEÁRA, E. C. R.. A ARTE E A CULTURA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2012. .

3.
SEÁRA, E. C. R.. Possibilidade de tematizar as culturas dos povos indígenas na escola: formação e pesquisa. 2011. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SEÁRA, E. C. R.. chutando o balde. 2011. Audiovisual.

Demais trabalhos
1.
SEÁRA, E. C. R.. PLANTA DO AMOR (COMPOSIÇÃO MUSICAL QUE SERÁ GRAVADA NO SEGUNDO CD DO CANTOR CASSIANO BAGGIO). 2010 (COMPOSITOR DE LETRA MUSICAL) .

2.
SEÁRA, E. C. R.. VERSOS DO CORAÇÃO. 2010 (COMPOSITOR MUSICAL (COMPOSIÇÃO MUSICAL QUE SERÁ GRAVADA NO SEGUNDO CD DO CANTOR CASSIANO BAGGIO)) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDES JUNIOR, O. M.; SEÁRA, E. C. R.. Participação em banca de Dermival Cesar Btista da Silva Junior.HIIT E TREINAMENTO CONTÍNUO: SEUS BENEFÍCIOS NA PERDA DE GORDURA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

2.
FERNANDEZ JUNIOR, O. M.; SEÁRA, E. C. R.. Participação em banca de Jessica Koch Ramos; Luana Pavini; Suelen Krammer.OS BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO PARA IDOSOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

3.
FERNANDEZ JUNIOR, O. M.; SEÁRA, E. C. R.. Participação em banca de Felipe Zotto; Rodrigo Evangelhista.A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA NA FUNCIONALIDADE DOS IDOSOS: UM TRABALHO DE REVISÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

4.
PEDRINI, L.; SEÁRA, E. C. R.. Participação em banca de Lia Domingues.A hidroginástica como promoção da saúde na terceira idade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

5.
SEÁRA, E. C. R.. Participação em banca de Bruna Goulart Tredezini da Silva.AS CONTRIBUIÇOES DA RECREAÇÃO E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

6.
SEÁRA, E. C. R.; NIECE, A.. Participação em banca de AlLDO COUTO e LUANA NOGAROLI.MEIO AMBIENTE: conscientização por meio do brincar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Itajaí.

7.
SEÁRA, E. C. R.; ROCHA, M. T. D.. Participação em banca de BIANCA KAROLINE LOPES GOOSSEN E FRANCIEL VIVAN.ATIVIDADES DE AVENTURA ESTIMULANDO HABILIDADES DE MOVIMENTO DA CRIANÇ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Itajaí.

8.
FERNANDEZ JUNIOR, O. M.; SEÁRA, E. C. R.. Participação em banca de Marilene Propp Moreira.AS competências do professor na edução educação física escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

9.
SEÁRA, E. C. R.; FERNANDEZ JUNIOR, O. M.. Participação em banca de MATEUS ALMEIDA.O ESPORTE COMO INCLUSÃO SOCIAL- O JUDÔ COMO POSSIBILIDADE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

10.
FERNANDEZ JUNIOR, O. M.; SEÁRA, E. C. R.. Participação em banca de DOUGLAS ALEXANDRE MULLER.OBESIDADE INFANTIL-CONTRIBUIÇÕES DE UM EF DE QUALIDADE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

11.
PRETTO, A. C.; SEÁRA, E. C. R.. Participação em banca de RAFAEL MARTINS.EF ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

12.
PEDRINI, L.; SEÁRA, E. C. R.. Participação em banca de GRESIANE SOARES.CAPOEIRA- CONTRIBUIÇÕES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

13.
SANTOS, A. P.; SEÁRA, E. C. R.. Participação em banca de AMANDA GALDINE BOLDA.A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

14.
FERNANDEZ JUNIOR, O. M.; SEÁRA, E. C. R.. Participação em banca de RUAN CAETANO VALSOLER.PRINCIPAIS TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS DE EF. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

15.
FERNANDEZ JUNIOR, O. M.; SEÁRA, E. C. R.. Participação em banca de QUEITI MÜLERCHAT.O ESQUEMA CORPORAL NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA- UMA ANÁLISE EM ESCOLARES DE 8 A 9 ANOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

16.
SEÁRA, E. C. R.. Participação em banca de Claudio Silvino da Silva.TIPOS DE ACIDENTES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA REDE DE ENSINO DE PORTO BELO/SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Porto das Águas.

17.
SEÁRA, E. C. R.; FERNANDEZ JUNIOR, O. M.. Participação em banca de Guilherme Melquides Barboza.Ensinando lutas nas escolas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

18.
SEÁRA, E. C. R.; CAMARGO, D. B.. Participação em banca de Camila Roehrig.A educação física na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

19.
SEÁRA, E. C. R.; FLORES, Z. G. M.. Participação em banca de Ewerton Eliakin da Silva Rosa.Jogos cooperativos: cooperando para uma educação física de qualidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

20.
SEÁRA, E. C. R.; BEATRIZ, A.. Participação em banca de Caue Dalmagro.PEDAGOGIA DO ESPORTE - DO JOGO AO DESPORTO: a escola como espaço privilegiado para iniciação esportiva universal.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Porto das Águas.

21.
SEÁRA, E. C. R.; FERNANDEZ JUNIOR, O. M.. Participação em banca de Francisco Matias Lecot.ensinamentos das modalidades de atletismo na EFE no ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.

22.
SEÁRA, E. C. R.; FERNANDEZ JUNIOR, O. M.. Participação em banca de Joslei Cezar Mendes.a EF no ensino noturno: a percepção dos alunos da segunda e terceira série do ensino médio de uma escola de Tijucas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. DIAS DE ÍNDIO: VIVÊNCIAS E DISCUSSÕES SOBRE CULTURA GUARANI MBYÁ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA NÃO INDÍGENA. 2011. (Congresso).

2.
III CONGRESSO DE CIÊNCIA DO ESPORTE. A Capoeira a partir da abordagem crítica emanicipatória nas aulas de Educação Física. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEÁRA, E. C. R.. XI JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
GLAICO FRANÇA MOREIRA. AS LUTAS CORPORAIS/ARTES MARCIAIS COMO CONTEÚDO NA EF ESCOLAR- UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Eliton Clayton Rufino Seára.

2.
RODOLFO DOS SANTOS. A INTRODUÇÃO DAS LUTAS NA EF ESCOLAR POR MEIO DOS JOGOS DE OPOSIÇÃO- UMA ANÁLISE BIBLIGRÁFICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Eliton Clayton Rufino Seára.

3.
GERSON DA SILVA SILVEIRA. ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DOS JOGOS DE OPOSIÇÃO NA EF ESCOLAR- DA TEORIA AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Eliton Clayton Rufino Seára.

4.
Cynara Barbieri. A visão de professores de educação física acerca da capoeira na escola: uma análise de escolas de balneário camboriú. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Eliton Clayton Rufino Seára.

5.
José Navachi JUnior. A CONTRIBUIÇÃO DAS ARTES MARCIAIS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Eliton Clayton Rufino Seára.

6.
Diogo Bernardes. LUTAS COMO CONTEÚDO A SER PRATICADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Eliton Clayton Rufino Seára.

7.
Bryan Franzoi. A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DO TEMA LUTAS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DE ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Avantis. Orientador: Eliton Clayton Rufino Seára.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 22:20:43