Bernadete de Fatima Bastos Valentim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9357511841571706
  • Última atualização do currículo em 19/11/2018


Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Unicentro/PR (2015). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1999). Membro do GIEDH - Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação. Membro do LaPE - Laboratório de Psicologia Educacional. Atualmente é Pedagoga do Quadro Próprio do Magistério da Secretaria Estadual do Paraná no Município de Guarapuava/PR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: altas habilidades/superdotação, inclusão e atendimento educacional especializado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bernadete de Fatima Bastos Valentim
Nome em citações bibliográficas
VALENTIM, B. F. B.;VALENTIM, BERNADETE DE FÁTIMA BASTOS

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Colégio Estadual da Palmeirinha.
Rua Arthur Moreira, 160
Distrito Palmeirnha
85118000 - Guarapuava, PR - Brasil
Telefone: (42) 36631206


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: PROGRAMA DE INTERVENÇÃO EM DILEMAS MORAIS NA SUPERDOTAÇÃO - PIDeMS,
Orientador: Carla Luciane Blum Vestena.
Coorientador: Cristina Costa-Lobo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Altas Habilidades/Superdotação.
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2015
Mestrado em Educacao.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: ANÁLISE DA NOÇÃO DE JUSTIÇA EM ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO EDUCACIONAL,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: CARLA LUCIANE BLUM VESTENA.
Palavras-chave: Moralidade, Altas Habilidades, Superdotação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Altas Habilidades/Superdotação.
2010 - 2012
Especialização em ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE GUARAPUAVA-PR.
Orientador: ALESSANDRO SANTOS DA ROCHA.
2006 - 2007
Especialização em Gestão, Orientação, Supervisão Escolar. (Carga Horária: 510h).
Instituto Superior do Litoral do Paraná, ISULPAR, Brasil.
Título: Dislexia.
Orientador: Jussara Isabel Saldanha da Costa.
2000 - 2001
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 405h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: Dislexia - A confusão das Letras.
Orientador: Maria Clarice Linhares.
1995 - 1999
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: Uma reflexão sobre a Alfabetização e o Alfabetizador.
Orientador: Maria Aparecida Crissi Knuppel.




Formação Complementar


2017 - 2017
Caminhos Pedagógicos em Foco 2 - Descentralizados - NRE Guarapuava. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2017 - 2017
SEMANA PEDAGÓGICA - 2º SEM/ 2017 - EST. DE ENSINO 16 h - NRE GUARAPUAVA. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação Estado do Paraná, SEED, Brasil.
2017 - 2017
SEMANA PEDAGÓGICA - 1º SEMESTRE 2017 - NRE GUARAPUAVA. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação Estado do Paraná, SEED, Brasil.
2017 - 2017
FORMAÇÃO EM AÇÃO ? OFICINAS ? 1º SEM/2017 ? PROFESSORES E PEDAGOGOS ? NRE G. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação Estado do Paraná, SEED, Brasil.
2016 - 2016
FORMAÇÃO EM AÇÃO ? OFICINAS DESCENTRALIZADAS. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2016 - 2016
Currículo, Reconhecimento e Valorização Étnico-Racial. (Carga horária: 56h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2016 - 2016
FORMAÇÃO EM AÇÃO ? OFICINAS DESCENTRALIZADAS. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2016 - 2016
SEMANA PEDAGÓGICA. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2015 - 2015
FORMAÇÃO EM AÇÃO ? OFICINAS DESCENTRALIZADAS. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2015 - 2015
FORMAÇÃO EM AÇÃO ? OFICINAS DESCENTRALIZADAS. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2015 - 2015
GRUPO DE TRABALHO EM REDE - GTR 2014. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2015 - 2015
SEMANA PEDAGÓGICA. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2015 - 2015
FORMAÇÃO EM AÇÃO ? OFICINAS DESCENTRALIZADAS. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2011 - 2012
Escola Ativa. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Guarapuava, PMG/SMS, Brasil.
2011 - 2011
Letramento como condição para a alfabetização de c. (Carga horária: 30h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, SEMEC, Brasil.
2011 - 2011
INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL DE ALUNOS CEGOS. (Carga horária: 24h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, SEMEC, Brasil.
2011 - 2011
Como incluir a criança com DF que faz uso da CAA. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, SEMEC, Brasil.
2009 - 2009
Língua Brasileira de Sinais em Contexto. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, SEMEC, Brasil.
2008 - 2008
Programa Dinheiro Direto na Escola. (Carga horária: 40h).
Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
2008 - 2008
Aprofundamento nas Técnicas de Atendimento Especia. (Carga horária: 80h).
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, SEMECE, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Gestores e Educadores. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Guarapuava/Secretaria de Educação, PMG/SEMEC, Brasil.
2008 - 2008
Conhecendo o aluno com NEE. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
LIBRAS EM CONTEXTO Básico 2. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Guarapuava/Secretaria de Educação, PMG/SEMEC, Brasil.
2008 - 2008
Competências Básicas. (Carga horária: 40h).
Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Atividade física para pessoas com Def. Física. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2007 - 2008
LIBRAS EM CONTEXTO. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Guarapuava/Secretaria de Educação, PMG/SEMEC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Formação Continuada Educação Inclusiva.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação em Alfabetização. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, SEMEC, Brasil.
2006 - 2006
Estudos Pedagógicos II. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Guarapuava/Secretaria de Educação, PMG/SEMEC, Brasil.
2006 - 2006
Estudos Pedagógicos !. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Guarapuava/Secretaria de Educação, PMG/SEMEC, Brasil.
2004 - 2004
Programa de Formação Continuada do PTTE. (Carga horária: 48h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, SEMEC, Brasil.
2004 - 2004
Projeto Pedagogia Empreendedora. (Carga horária: 50h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, SEMEC, Brasil.
2004 - 2004
Pedagogia Hospitalar. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2003 - 2004
Programa: formação de professores alfabetizadores. (Carga horária: 152h).
Ministerio da Educacao e Cultura, MEC, Portugal.
2003 - 2004
Habilitação em Orientação Educacional. (Carga horária: 510h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2002 - 2002
Habilidades e Competências no Ensino Fundamental. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura Guarapuava/PR, SEMEC, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Braille e Sorobã. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Guarapuava/Secretaria de Educação, PMG/SEMEC, Brasil.
2002 - 2002
Programa Pedagogia Empreendedora. (Carga horária: 50h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, SEMEC, Brasil.
2001 - 2002
Parâmetros em Ação. (Carga horária: 182h).
Ministerio da Educacao e Cultura, MEC, Portugal.
2001 - 2001
Indisciplina/Agressividade no cotidiano escolar. (Carga horária: 24h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, SEMEC, Brasil.
2001 - 2001
Parâmetros em Ação - Alfabetização. (Carga horária: 48h).
Ministerio da Educacao e Cultura, MEC, Portugal.


Atuação Profissional



Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 20
Outras informações
Pedagoga do Quadro Próprio do Magistério da SEED/PR, atuando no Colégio Estadual Dulce Maschio.


Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Colaboradora do Departamento de Pedagogia. Disciplinas de atuação: - Teoria e Metodologia da Alfabetização - Teoria e Metodologia da Educação Especial e Inclusiva - Educação de Jovens e Adultos - Currículo da Educação Básica - Estágio do Ensino Médio

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Setor de Educação Especial, Carga horária: 20


Faculdade Guairacá, ISEG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Didática, Fundamentos e Metodologias de História e Geografia, Planejamento Educacional


Escola Municipal Hildegard Burjan, EMHB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40


Prefeitura Municipal de Guarapuava, PMG/SMS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fund., Carga horária: 20


Escola Municipal Professora Dirce Terezinha Jaeger, EMPDTJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora das séries iniciais, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora alfabetizadora e professora de apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem


Colégio Aliança, CA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora das séries iniciais, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Arca de Noé, EAN, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1994
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Adaptação, validação e aferição da bateria EPoC (Evaluation of Potential Creativity) em estudantes brasileiros

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carla Luciane Blum Vestena em 01/08/2017.
Descrição: Objetivo geral da pesquisa é contribuir para a validação e aferição da versão brasileira da bateria EPoC. A EPoC pode contribuir para a identificação de crianças com potencial criativo. Em suma, este é um instrumento que pretende aferir do potencial criativo ao invés do desempenho criativo de crianças e adolescentes, distanciando-se portanto da abordagem clássica do talento. Importa também destacar que nesta bateria o potencial criativo é entendido como sendo específico ao domínio e não geral. Esta bateria tem demonstrado ser uma ferramenta de diagnóstico eficiente na identificação do potencial criativo e na monitorização do seu progresso, utilizando pré-testes e pós-testes, em programas educacionais concebidos para desenvolver a criatividade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Bernadete de Fatima Bastos Valentim - Integrante / Carla Luciane Blum Vestena - Coordenador / Patricia Neumann - Integrante / Carla Sant'Ana de Oliveira - Integrante / FREITAS, SAMARAH PERSZEL DE - Integrante / Juliana Berg - Integrante / Ana Carolina das Neves - Integrante / Cristina Costa Lobo - Integrante.
2016 - Atual
Mapeamento da compreensão emocional de crianças em risco social e vulnerabilidade
Descrição: O objetivo da pesquisa é investigar como o conhecimento sobre as emoções das crianças em risco e vulnerabilidade social no Brasil, refere-se às interações e aceitação entre seus pares, em comparação com os dados do Reino Unido. Será aplicado a Escala de Tarefa da Mente (Wellman & Liu, 2004), o Teste de Compreensão Emocional (Pons & Harris, 2000; Pons, Harris & de Rosnay, 2004), o Teste de Inteligência Emocional (Mayer, Caruso e Salovey, 2000) às crianças e o Teste da Escala de Percepção do Comportamento do Professor (Ladd & Profilet, 1996), aos professores que lecionam às crianças investigadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bernadete de Fatima Bastos Valentim - Integrante / Carla Sant'Ana de Oliveira - Integrante / VESTENA, CARLA LUCIANE BLUM - Coordenador / FREITAS, SAMARAH PERSZEL DE - Integrante / Ana Caroline das Neves - Integrante.
2016 - Atual
Programa de Intervenção em Dilemas Morais na Superdotação - PIDiMS
Descrição: Projeto de Pesquisa de Doutorado que tem como objetivo objetivo avaliar a eficácia de um programa de intervenção educativa em dilemas morais. O programa contém sessões grupais, divididas em vários módulos, e abrange variáveis psicoeducativas. A amostra será constituída por estudantes do ensino fundamental II pertencentes ao Núcleo Regional de Educação do Estado do Paraná. Será adotada uma metodologia de estudo quase-experimental do tipo pré e pós-teste com grupo de controle (GC), com vista a avaliar o impacto do Programa de Intervenção em Dilemas Morais na Superdotação ? PIDeMS. Antecipa-se e hipotetiza-se que a intervenção surta efeitos positivos no grupo de intervenção (GI) quanto às variáveis psicoeducativas consideradas, em particular quanto à motivação extrínseca e quanto à motivação intrínseca. Serão os resultados à luz de estudos prévios e apresentar-se-ão limitações e pistas para futuras investigações e para a intervenção educativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Bernadete de Fatima Bastos Valentim - Coordenador / VESTENA, CARLA LUCIANE BLUM - Integrante / Cristina Costa Lobo - Integrante.
2015 - Atual
Investigação de alunos que apresentam indicativos de Altas Habilidades/Superdotação no processo de escolarização, com vistas a intervenção pedagógica
Descrição: O panorama da alta habilidade nacional e internacional na década de 1980 está estruturado em três grandes blocos, sendo estes: dos papéis e habilidades (cognitivas, profissionais e emocionais) de professores para os alunos de alta capacidade; de identificação e avaliação de alunos com altas competências; e o de estudo de várias práticas, programas e medidas para a atenção à diversidade de alunos com altas habilidades. Sendo assim, o presente projeto investiga alunos regularmente matriculados no Ensino Regular das Escolas Municipais de Guarapuava/PR que apresentam indicadores de altas habilidades/superdotação, com vista à intervenção pedagógica. Vinculado ao PQC Resolução n. 184/2014 Conset/SEHLA/G, vigência de 1 de fevereiro de 2015 a 31 de janeiro de 2018.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Bernadete de Fatima Bastos Valentim - Integrante / Carla Luciane Blum Vestena - Coordenador / Patricia Neumann - Integrante / JARCI MARIA MACHADO - Integrante / Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação: Criatividade, Afetividade e Inteligências
Descrição: Com a execução deste projeto pretendemos que a universidade, por meio da pesquisa e da extensão, proporcione o enfrentamento desta questão, sendo pioneira na organização de um evento específico, com a participação de profissionais da equipe técnico pedagógica do Núcleo Regional de Educação do Estado do Paraná. Serão convidados a participar, prioritariamente os professores das escolas municipais e também acadêmicos do curso de Pedagogia, Psicologia, comunidade em geral e outros afins. Trata-se de este um evento pioneiro, uma vez que propõe para a região uma discussão específica sobre a identificação; o atendimento educacional especializado; encaminhamentos pedagógicos em sala de aula comum a esta parcela do público alvo da educação especial, tão pouco reconhecida no cotidiano escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Bernadete de Fatima Bastos Valentim - Coordenador / Patricia Neumann - Integrante / JARCI MARIA MACHADO - Integrante / Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby - Integrante / Carla Sant'Ana de Oliveira - Integrante / VESTENA, CARLA LUCIANE BLUM - Integrante / Juliana Berg - Integrante / Ana Carolina das Neves - Integrante / Mariangela Deliberrali - Integrante.
2017 - 2017
I Seminário de Relatos de investigação em contextos educativos Portugueses

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carla Luciane Blum Vestena em 21/10/2018.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Bernadete de Fatima Bastos Valentim - Integrante / Carla Luciane Blum Vestena - Coordenador.
2015 - 2016
III Círculo de Formação de Professores: articulando a cultura, a educação e a Pedagogia na formação dos acadêmicos de Pedagogia
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Bernadete de Fatima Bastos Valentim - Coordenador / Marcos Gehrke - Integrante.
2015 - 2015
Programa Multicultural de Línguas - PROMUL
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Bernadete de Fatima Bastos Valentim - Coordenador / Elaine Maria dos Santos - Integrante.
2014 - 2014
IV Seminário Integrador de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Bernadete de Fatima Bastos Valentim - Integrante / Giselli C. Silva - Coordenador.
2011 - 2012
Formação de professores - Jornada em Educação Infantil: o cuidar e o educar na prática pedagógica
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Bernadete de Fatima Bastos Valentim - Coordenador / Valdirene Manduca de Moraes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Altas Habilidades/Superdotação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VALENTIM, BERNADETE DE FÁTIMA BASTOS2017VALENTIM, BERNADETE DE FÁTIMA BASTOS; VESTENA, CARLA LUCIANE BLUM . Análise da noção de justiça em estudantes com altas habilidades/superdotação: uma contribuição educacional. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. Epud, p. s/p-s/p, 2017.

2.
PISKE, FERNANDA HELLEN RIBEIRO2016PISKE, FERNANDA HELLEN RIBEIRO ; STOLTZ, TANIA ; VESTENA, CARLA LUCIANE BLUM ; FREITAS, SAMARAH PERSZEL DE ; VALENTIM, BERNADETE DE FÁTIMA BASTOS ; OLIVEIRA, CARLA SANT?ANA DE ; MACHADO BARBY, ANA APARECIDA DE OLIVEIRA ; MACHADO, CRISTIANA LOPES . Barriers to Creativity, Identification and Inclusion of Gifted Student. Creative Education, v. 07, p. 1899-1905, 2016.

3.
VALENTIM, B. F. B.2014VALENTIM, B. F. B.; VESTENA, C. L. B. ; NEUMANN, P. . Educadores e estudantes: um olhar para a afetividade nas altas habilidades/superdotação. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 27, p. 525, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
SCHVARZ, L. H. C. ; IGLESIAS, S. L. S. ; VALENTIM, B. F. B. . Interfaces da formação e profissionalização do Pedagogo: Limites e Possisbilidades na Esfera da Cotidianidade. In: Ademir Nunes Gonçalves; Marcos Gehrke. (Org.). A trajetória dos 40 anos do curso de Pedagogia da Unicentro. 1ed.Ijuí-RS: UNIJUÍ, 2016, v. 1, p. 45-67.

2.
BARBY, A. A. O. M. ; VESTENA, C. L. B. ; VALENTIM, B. F. B. . Educação Especial e Inclusiva no curso de Pedagogia. In: Ademir Nunes Gonçalves; Marcos Gehrke. (Org.). A trajetória dos 40 anos do curso de Pedagogia da Unicentro. 1ed.Ijuí-RS: UNIJUÍ, 2016, v. 1, p. 151-159.

3.
VALENTIM, B. F. B.; VESTENA, C. L. B. ; HYCAVEI JUNIOR, P. . Perspectivas Atuais em Políticas Públicas voltadas para a Educação Especial: o Estado do Paraná em foco. In: Jáima Pinheiro de Oliveira; Gilmar de Carvlho Cruz; Regina Keiko Kato Moura; Priscila Molinari Melllo, Rudahyra Taísa Osswald de Oliveira. (Org.). Perspectivas e Contribuições da Educação Especil para a Inclusão Escolar. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2014, v. , p. 1-162.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Schipper, C. M. ; VALENTIM, B. F. B. ; VESTENA, C. L. B. ; BERG, J. ; Volski, V. . Caráter substitutivo das escolas de educação básica na modalidade especial no Estado do Paraná. In: VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018, São Carlos, SP. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018.

2.
VALENTIM, B. F. B.; VESTENA, C. L. B. ; LOBO, C. C. ; Schipper, C. M. ; BERG, J. . Estudantes com AH/SD: desafios para o contexto da pesquisa e da intervenção. In: VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018, São Carlos, SP. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018.

3.
NASCIMENTO, S. M. DE B. ; VALENTIM, B. F. B. . FORMAÇÃO DOCENTE PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS AOS CURSOS DE PEDAGOGIA. In: XIII EDUCERE: Formação de professores: contextos, sentidos e práticas, 2017, Curitiba/PR. XIII EDUCERE: Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba/PR, 2017.

4.
VALENTIM, B. F. B.; VESTENA, C. L. B. . Reflexões sobre o juízo moral de alunos e alunas com altas habilidades/superdotação. In: II Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/superdotação X Congresso Iberoamericano de Superdotación Talento y Creatividad VI Encontro Nacional do ConBraSD, 2014, Foz do Iguaçu. II Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/superdotação X Congresso Iberoamericano de Superdotación Talento y Creatividad VI Encontro Nacional do ConBraSD. Guarapuava-PR: Appprehendere, 2014. v. 1. p. 1-216.

5.
VALENTIM, B. F. B.; NEUMANN, P. . Altas habilidades/superdotação e afetividade: reflexões a partir de um estudo de caso. In: XXI Semana de Pedagogia, II Seminário Internacinal de Pesquisa em Educação, II Encontro Pibid Diversidade, 2013, Guarapuava/PR. Altas Habilidades/Superdotação e Afetividade: reflexões a partir de um estudo de caso. Guarapuava/PR: Unicentro, 2013. v. 2.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Mariana Schinaider Do Carmo ; VALENTIM, B. F. B. . Altas habilidades/Superdotação na Percepção de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação, 2017, Guarapuava/PR. I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação, 2017. v. 1.

2.
ARAUJO, M. O. ; VALENTIM, B. F. B. . ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: CONCEPÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. In: V SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Guarapuava. Anais da V SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão 23 a 27 de outubro de 2017, UNICENTRO, Guarapuava ?PR, ISSN ? 2236-7098, 2017.

3.
VALENTIM, B. F. B.. Atendimento Educacional Especializado: novas perspectivas à inclusão de alunos com deficiência intelectual. In: I Seminário de Pesquisaem Educação - XX Semana de Pedagogia: Educação eHumanidades: conceitos e contextos, 2012, Guarapuava. I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e XX Semana de Pedagogia, 2012. v. 1.

4.
VALENTIM, B. F. B.; ROCHA, A. S. . A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE GUARAPUAVA-PR. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL VII ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2012, SÃO CARLOS/SP. V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL VII ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VALENTIM, BERNADETE DE FÁTIMA BASTOS; VESTENA, CARLA LUCIANE BLUM ; LOBO, C. C. . Programa de Intervenção em Dilemas Morais na Superdotação - PIDiMS. In: XIII Congresso Internacional ANEIS 2018, 2018, Braga/Portugal. XVIII Congresso Internacional ANEIS 2018, 2018.

2.
VALENTIM, BERNADETE DE FÁTIMA BASTOS; VESTENA, CARLA LUCIANE BLUM ; LOBO, C. C. . Altas Habilidades/Superdotação no Contexto das Políticas Educacionais Brasileiras'. In: XIII Congresso Internacional ANEIS 2018, 2018, Braga/Portugal. XIII Congresso Internacional ANEIS 2018, 2018.

3.
VESTENA, C. L. B. ; OLIVEIRA, C. S. ; STOLTZ, T. ; VALENTIM, B. F. B. ; PISKE, FERNANDA HELLEN RIBEIRO ; BARBY, A. A. O. M. . PROCESSO CRIATIVO DE ESTUDANTES BRASILEIROS COM INDICATIVOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: 4th International Congress of Educational Sciences and Development., 2016, Santiago de Compostela. 4th International Congress of Educational Sciences and Development.. Santiago de Compostela, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
VALENTIM, B. F. B.; VESTENA, CARLA LUCIANE BLUM ; LOBO, C. C. . Altas Habilidades/Superdotação no Contexto das Políticas Educacionais Brasileiras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VALENTIM, BERNADETE DE FÁTIMA BASTOS; VESTENA, CARLA LUCIANE BLUM ; LOBO, C. C. . Programa de Intervenção em Dilemas Morais na Superdotação - PIDiMS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Mariana Schinaider Do Carmo ; VALENTIM, B. F. B. . ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
VALENTIM, B. F. B.; VESTENA, C. L. B. ; FREITAS, SAMARAH PERSZEL DE ; LOBO, C. C. . O processo criativo na elaboração da noção de justiça em estudantes com altas habilidades/superdotação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ARAUJO, M. O. ; VALENTIM, B. F. B. . ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: CONCEPÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VALENTIM, B. F. B.. Enriquecimento Curricular para Altas Habilidades/Superdotação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
VALENTIM, B. F. B.. Deficiências: mitos e verdades sobre a inclusão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
NASCIMENTO, S. M. DE B. ; VALENTIM, B. F. B. . 'FORMAÇÃO DOCENTE PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS AOS CURSOS DE PEDAGOGIA'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VALENTIM, B. F. B.. Estudantes com AH/SD: desafios para o contexto da pesquisa e da intervenção. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
OLIVEIRA, C. S. ; VESTENA, C. L. B. ; MACHADO, J. M. ; VALENTIM, B. F. B. ; BARBY, A. A. O. M. ; STOLTZ, T. ; PISKE, FERNANDA HELLEN RIBEIRO . Processo criativo de estudantes brasileiros com indicativos de AH/SD. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
VALENTIM, B. F. B.; NEUMANN, P. ; VESTENA, C. L. B. . LA AFECTIVIDAD EN LAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACIÓN: UN ESTUDIO BRASILEÑO DE CASO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VALENTIM, B. F. B.. A sala de recursos multifuncionais no contexto da educação especial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
VALENTIM, B. F. B.; VESTENA, C. L. B. . ANALYSIS OF THE NOTION OF JUSTICE OF HIGH ABILITY/GIFTED YOUNG BRAZILIAN STUDENTS: AN EDUCATIONAL CONTRIBUTION. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
VALENTIM, B. F. B.; VESTENA, C. L. B. . Reflexões sobre o juízo moral de alunos e alunas com altas habilidades/superdotação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VALENTIM, B. F. B.. ALTAS HABILIDADES/SUPEROTAÇÃO NO CONTEXTO ESCLAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
VALENTIM, B. F. B.. 'Altas habilidades/Superdotação: eis a questão'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
VALENTIM, B. F. B.; NEUMANN, P. . Altas habilidades/superdotação e afetividade: reflexões a partir de um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
VALENTIM, B. F. B.; VESTENA, C. L. B. . Desenvolvimento social em crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
VALENTIM, B. F. B.; VESTENA, C. L. B. . Altas habilidades/superdotação e desenvolvimento moral: discussões em pauta. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
VALENTIM, B. F. B.. Atendimento Educacional Especializado: novas perspectivas à inclusão de alunos com deficiência intelectual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
VALENTIM, B. F. B.; ROCHA, A. S. . A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE GUARAPUAVA - PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
VALENTIM, B. F. B.. Dislexia: A confusão das letras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
VALENTIM, B. F. B.. Uma reflexão sobre a Alfabetização e o Alfabetizador. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VALENTIM, B. F. B.. I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação. 2017.

2.
VALENTIM, B. F. B.. I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
VALENTIM, B. F. B.. Educação Especial e Inclusão. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
VALENTIM, B. F. B.. Educação Especial e Inclusão. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
VALENTIM, B. F. B.. Processos cognitivos e desenvolvimento humano. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
VALENTIM, B. F. B.. Distúrbios da Aprendizagem. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
VALENTIM, B. F. B.. Atendimento Educacional Especializado. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
VALENTIM, B. F. B.. A aprendizagem do aluno com deficiência intelectual. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, J. DE; SCHROEDER, S. L.; VALENTIM, B. F. B.. Participação em banca de Élena Mendes di Bernardi. Estudos sobre crianças com AH/SD: revisão da literatura. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Faculdade Guairacá.

2.
SOUZA, J. DE; SCHROEDER, S. L.; VALENTIM, B. F. B.. Participação em banca de Meri Terezinha Beckers. Percepção dos pais de alunos com altas habilidades. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Faculdade Guairacá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASCIMENTO, S. M. DE B.; SILVA, G. C.; VALENTIM, B. F. B.. Participação em banca de Debora Biauki.Altas Habilidades/Superdotação: identificar e atender. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
NASCIMENTO, S. M. DE B.; VALENTIM, B. F. B.; SILVA, V. DA S.. Participação em banca de Jessica de Paula Bueno.Políticas para a Educação Inclusiva: limites e desafios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
SCHVARZ, L. H. C.; VALENTIM, B. F. B.; NASCIMENTO, S. M. DE B.. Participação em banca de Josiane Miqueleto.O Bullying na escola: uma análise sobre ações educativas e preventivas da violência no espaço escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

4.
SCHVARZ, L. H. C.; VALENTIM, B. F. B.; LINHARES, C. S.. Participação em banca de Renata Armiliato dos Santos.Um estudo bibliográfico sobre Jean Piaget e suas contribuições sobre o desenvolvimento da inteligência da criança. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
NASCIMENTO, S. M. DE B.; VALENTIM, B. F. B.; VESTENA, C. L. B.. Participação em banca de Mariana Schinaider do Carmo.Altas Habilidades/Superdotação na percepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

6.
NASCIMENTO, S. M. DE B.; VALENTIM, B. F. B.; RODRIGUES, V. A. R.. Participação em banca de Maria Oneide de Araújo.Altas Habilidades/Superdotação: concepções na formação inicial de professores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

7.
NASCIMENTO, S. M. DE B.; VALENTIM, B. F. B.; RODRIGUES, V. A. R.. Participação em banca de Maria Elizabete Neckel Schelle.Desafios metodológicos para o atendimento à sala de recursos multifuncional na rede pública de Chopinzinho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

8.
SILVA, G. C.; PACCO, M. T. V.; VALENTIM, B. F. B.. Participação em banca de Danieli Aparecida Amerschmidt.A formação de professores e o atendimento do aluno surdo: dilemas para a prática pedagógica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

9.
PACCO, M. T. V.; SILVA, G. C.; VALENTIM, B. F. B.. Participação em banca de Viviane de Fatima Diniz.O professor e a violência na escola: dilemas e práticas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

10.
BARBY, A. A. O. M.; VALENTIM, B. F. B.; PACCO, M. T. V.. Participação em banca de Juliana Bortolanza.Inclusão de crianças com Síndrome de Down no ensino regular: o papel da equipe escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

11.
BARBY, A. A. O. M.; VALENTIM, B. F. B.; W. A. P. Rosangela. Participação em banca de Elisangela Casarotto Marques.Aprendizagem da leitura em alunos com autismo incluídos em escolas de ensino regular: um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

12.
BARBY, A. A. O. M.; VALENTIM, B. F. B.; PACCO, M. T. V.. Participação em banca de Lidiane Aparecida Martins.As concepções dos professores sobre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com autismo incluídos nos anos iniciais em escolas públicas de Guarapuava. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

13.
SCHVARZ, L. H. C.; VALENTIM, B. F. B.; KRAUSE, A. L. L.. Participação em banca de Vera Lúcia Enderle.Temáticas correlacionadas na deficiência visual seus limites e possibilidades para a inclusão: uma revisão de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

14.
VESTENA, C. L. B.; VALENTIM, BERNADETE DE FÁTIMA BASTOS; WOLF, R. A. P.. Participação em banca de Janaine Lustosa Rodrigues.Estudo teórico sobre a teoria da mente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

15.
VESTENA, C. L. B.; SILVA, G. C.; VALENTIM, B. F. B.. Participação em banca de Angela Vieira Antunes.Afetividade da criança superdotada incluída em sala regular de ensino: um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

16.
BARBY, A. A. O. M.; JOSEFI, A. B. H.; VALENTIM, B. F. B.. Participação em banca de Denise Stupp.Revisão de publicações nos periódicos "Revista Educação Especial" e "Revista Brasileira de Educação Especial" sobre deficiência intelectual entre os anos de 2005 2 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

17.
VALENTIM, B. F. B.; NEVES, I. C.. Participação em banca de Erica Krupek.A avaliação qualitativa em vusca de um ensino de qualidade no ensino fundamental: avanços e retrocessos". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

18.
VALENTIM, B. F. B.; ECKSTEIN, M. P. W.. Participação em banca de Renata Souza Silva.Contando, lendo e brincando: o uso de livros brinquedos na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

19.
VALENTIM, B. F. B.; ECKSTEIN, M. P. W.. Participação em banca de Andrielli Dal Pizzol.A disciplina de Didática no curso de Pedagogia da Unicentro: uma análise". 2013 - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

20.
VALENTIM, B. F. B.; VESTENA, C. L. B.. Participação em banca de Elisangela Aparecida Antonichen.O processo de Inclusão dos estudantes com baixa visão no ensino superior: reflexões acerda das práticas docentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

21.
VALENTIM, B. F. B.; SILVA, G. C.. Participação em banca de Janice Correa de Siqueira e Eronice Ribeiro.Desafios do trabalho pedagógico do professor com estudante surdo na escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

22.
VALENTIM, B. F. B.; LIPPMAN, E. R.; SILVA, G. C.. Participação em banca de Junior Cezar Ferreira, Sônia Mara Valério.A inclusão do aluno com baixa visão no ensino regular no Município de Guarapuava. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

23.
VALENTIM, B. F. B.; SILVA, G. C.; PACCO, M. T. V.. Participação em banca de Dimari Wachter.A formação de professores no processo inclusivo nas escolas de ensino fundamental de Guarapuava. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

24.
VALENTIM, B. F. B.; SILVA, A. P. F. S.; SERETUKI, E. R.. Participação em banca de Eliziete Mariano Cordeiro de Cristo.A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL E A SUA APRENDIZAGEM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Guairacá.

25.
VALENTIM, B. F. B.; RIBEIRO, I. S.; SERETUKI, E. R.. Participação em banca de Juliane Aparecida Antunes.A MODIFICABILIDADE COGNITIVA NA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Guairacá.

26.
VALENTIM, B. F. B.; SERETUKI, E. R.; ILIVINSKI, D. C. C.. Participação em banca de Edimari Faria Plavaki Mamcasz.DIAGNÓSTICO E ENCAMINHAMENTO: da escola para o Centro Municipal de Atendimento ao Portador de Necessidades Especiais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Guairacá.

27.
SERETUKI, E. R.; SILVA, A. P. F. S.; VALENTIM, B. F. B.. Participação em banca de Simone de Fátima Ferreira Zwarycz.A Dificuldade do Aluno Surdo em Aprender a Língua Portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Guairacá.

28.
VALENTIM, B. F. B.; SERETUKI, E. R.; RIBEIRO, I. S.. Participação em banca de Juliane Aparecida Antunes.A Modificabilidade Cognitiva na Criança com Deficiência Intelectual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Guairacá.

29.
VALENTIM, B. F. B.; ILIVINSKI, D. C. C.; SERETUKI, E. R.. Participação em banca de Edimari Faria Plavaki Mamcasz.Diagnóstico e Encaminhamento: da Escola para o Centro Municipal de Atendimento ao Portador de Necessidades Especiais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Guairacá.

30.
VALENTIM, B. F. B.; SILVA, A. P. F. S.; VIRGINHESKI, L. V. M.. Participação em banca de Arlete de Souza Carpolato.A Importância de Jogos Lógicos para o Ensino da Matemática: uma aplicação da Torre de Hanoi com Pessoas Cegas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade Guairacá.

31.
VALENTIM, B. F. B.. Participação em banca de Sonia Mara Valério e Junior Cezar Ferreira.A Inclusão do aluno com baixa visão no ensino regular do Município de Guarapuava. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

32.
VALENTIM, B. F. B.; VESTENA, C. L. B.. Participação em banca de Patrícia dos Santo.Altas Habilidades/Superdotação: descortinando saberes". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

33.
VALENTIM, B. F. B.. Participação em banca de Regina Elizabeth Moro Silva.Dialogando sobre Interdisciplinaridade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Faculdade Guairacá.

34.
VALENTIM, B. F. B.. Participação em banca de Gracielle Fatima da Silva Primak.Alfabetização de crianças com Síndrome de Down - um estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Faculdade Guairacá.

35.
VALENTIM, B. F. B.. Participação em banca de Ana Claudia Bail Firman.A afetividade no contexto Ensino Aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Insituto Superior de Educação Faculdade Guairacá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Congresso Brasileiro para Educação de AH/SD. 2018. (Congresso).

2.
1º Congresso Brasileiro para Educação de AH/SD.Altas Habilidades/Superdotação e Afetividade: isto importa na escola?. 2018. (Oficina).

3.
Congresso Brasileiro de Educação Especial. O estudante com AH/SD: perspectivas piagetianas. 2018. (Congresso).

4.
Congresso Brasileiro de Educação Especial. Caráter substitutivo das escolas de educação básica na modalidade especial no Estado do Paraná. 2018. (Congresso).

5.
IV EDUSO/PARANÁ e I encontro de formação docente para educação escolar indígena. XXVI SEPED. I SICET.Teorias do desenvolvimento moral e a educação escolar de crianças e adolescentes. 2018. (Outra).

6.
IV EDUSO/PARANÁ e I encontro de formação docente para educação escolar indígena. XXVI SEPED. I SICET.Influência das redes sociais no aspecto socioemocional do indivíduo com AH/SD. 2018. (Outra).

7.
VIII Encontro Nacional do ConBraSD, III Congresso Internacional sobre AH/SD. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SENSIBILIDADE AUDITIVA: RELATO DE CASO. 2018. (Congresso).

8.
VIII Encontro Nacional do ConBraSD, III Congresso Internacional sobre AH/SD. Motivação para Aprender em Estudantes com AH/SD. 2018. (Congresso).

9.
XIII Congresso Internacional ANEIS 2018. Programa de Intervenção em Dilemas Morais na Superdotação - PIDiMS. 2018. (Congresso).

10.
XIII Congresso Internacional ANEIS 2018. Altas Habilidades/Superdotação no Contexto das Políticas Educacionais Brasileiras. 2018. (Congresso).

11.
15th Internacional Conference on Excellence, Innovation, & C. 2017. (Outra).

12.
EDUCERE.FORMAÇÃO DOCENTE PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS AOS CURSOS DE PEDAGOGIA. 2017. (Seminário).

13.
I Jornada de Altas Habilidades/Superdotação. 2017. (Outra).

14.
I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação. 2017. (Seminário).

15.
I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação.Altas habilidades/Superdotação na Percepção de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. (Seminário).

16.
Jornadas Internacionales Panorámica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales, 3ª Edición.O processo criativo na elaboração da noção de justiça em estudantes com altas habilidades/superdotação. 2017. (Outra).

17.
XXV Semana de Pedagogia "Paulo Freire: um legado de esperança, diálogo e libertação.Altas Habilidades/Superdotação: isto existe?. 2017. (Oficina).

18.
4th International Congress of Educational Sciences and Development. PROCESSO CRIATIVO DE ESTUDANTES BRASILEI ROS COM INDICATIVOS DE ALTAS HABILIDADES/S UPERDOTAÇÃO. 2016. (Congresso).

19.
I Congreso Internacional de Nuevas Perspectivas en el Estudio de la Superdotación y el Talento. LA AFECTIVIDAD EN LAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACIÓN: UN ESTUDIO BRASILEÑO DE CASO. 2016. (Congresso).

20.
XI Reunião Científica da Região Sul - ANPED Sul.Estudantes com AH/SD: desafios para o contexto da pesquisa e da intervenção. 2016. (Encontro).

21.
45 th Annual Meeting of The Jean Piaget Society. ANALYSIS OF THE NOTION OF JUSTICE OF HIGH ABILITY/GIFTED YOUNG BRAZILIAN STUDENTS: AN EDUCATIONAL CONTRIBUTION. 2015. (Congresso).

22.
VII Semana dos normalistas: diálogos e intervenções para a docência em educação infantil e anos iniciais.Educação Especial e Inclusão: Diálogos e intervenções. 2015. (Outra).

23.
XXIII Semana de Pedagogia: 40 anos de História do Curso de Pedagogia.Mediador de apresentação de trabalhos. 2015. (Outra).

24.
XXII Semana de Pedagogia - discutindo as bases epistemológicas: reflexos para sua prática.Coordenador de Comunicação. 2015. (Outra).

25.
II Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/superdotação X Congresso Iberoamericano de Superdotación Talento y Creatividad VI Encontro Nacional do ConBraSD. Reflexões sobre o juízo moral de alunos e alunas com altas habilidades/superdotação. 2014. (Congresso).

26.
III SEDIUNI Simpósio de Educação Infantil.Sessão de Trabalhos. 2014. (Simpósio).

27.
III Colóqui Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas. 2013. (Outra).

28.
I Simpósio Intern e Interd A Vocação Social da Pedagogia.Desenvolvimento social em crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação. 2013. (Simpósio).

29.
I Simpósio Intern e Interd A Vocação Social da Pedagogia."Altas habilidades/Superdotação: eis a questão". 2013. (Simpósio).

30.
IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Altas habilidades/superdotação e desenvolvimento moral: discussões em pauta. 2013. (Congresso).

31.
V Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecn. 2013. (Simpósio).

32.
XXI Semana de Pedagogia, II Seminário Internacinal de Pesquisa em Educação, II Encontro Pibid Diversidade.Biblioteca Escolar e o Trabalho do professor. 2013. (Seminário).

33.
XXI Semana de Pedagogia, II Seminário Internacional de Pesquisas em Educação e II Encontro PIBID Diversidade.Altas habilidades/superdotação e afetividade: reflexões a partir de um estudo de caso. 2013. (Seminário).

34.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial. A inclusão de alunos com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado: uma análise a partir da experiência de Guarapuava-PR. 2012. (Congresso).

35.
VIII Seminário do Programa Educação Inclusiva:direito a diversidade. 2012. (Seminário).

36.
Seminário Internacional: A escola aprendendo com as diferenças. 2010. (Seminário).

37.
VII Seminário de Educação Especial - Educação e Inclusão na perspectiva Histórico-Cultural. 2010. (Seminário).

38.
VI Seminário do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2010. (Seminário).

39.
V Seminário Nacional de Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2009. (Seminário).

40.
Capacitação dos Educadores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.Combatendo a violência na Escola. 2008. (Encontro).

41.
I Jornada Pedagógica "O Pedagogo e o Psicólogo em busca de interfaces". 2007. (Outra).

42.
IV Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2007. (Seminário).

43.
III Encontro Interdisciplinar de Aprendizagem - Diferenças e Diferentes. 2005. (Encontro).

44.
Palestra Educação e Modernidade. 2001. (Outra).

45.
II Encontro Interdisciplinar de Aprendizagem. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VALENTIM, B. F. B.; VESTENA, C. L. B. ; NEVES, A. C. ; BERG, J. ; OLIVEIRA, C. S. . I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação. 2017. (Outro).

2.
VALENTIM, B. F. B.. Seminário Regional de Educação Inclusiva Direito à Diversidade: A escola que aprende com as diferenças. 2012. (Outro).

3.
VALENTIM, B. F. B.. II Jornada d Pedagogia "Desafios Contemporâneos da Educação". 2010. (Outro).

4.
VALENTIM, B. F. B.. Organização das Provas do Teste Seletivo Municipal. 2009. (Outro).

5.
VALENTIM, B. F. B.; VIVIANE, REGIANI . Conhecendo o aluno com necessidades educacionais especiais e desenvolvendo estratégias que possibilitem a construção da aprendizagem. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Elisabete Neckel. Atendimento Educacional Especializado. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

2.
Maria Oneide de Araújo. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: CONCEPÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

3.
Caroline Locatelli. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: IDENTIFICAR E ATENDER. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

4.
Mariana Schinaider Do Carmo. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Oneide de Araújo. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: CONCEPÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

2.
Caroline Locatelli. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: IDENTIFICAR E ATENDER. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

3.
Mariana Schinaider do Carmo. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

4.
Vanild Fávero. O desenho como manifestação da arte e sua contribuição nos anos iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

5.
Jessica Osviany. Trocas de letras no processo de alfabetização: um estudo de caso nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

6.
Solange de Jesus Feliz Shnaider. Ensino e Aprendizagem de alunos com autismo no ensino comum. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

7.
Dieniffer Socoloski. Altas Habilidades/Superdotação: da identificação ao diagnóstico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

8.
Elissa Simão Marcondes. Identificação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Guarapuava. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

9.
Gislayne Valter. Inclusão nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas e desafios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

10.
Mirian Paula Tomé. Autismo no contexto escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

11.
Evely Martins de Souza. Altas Habilidades/Superdotação no município de Pitanga/PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

12.
Patrícia Freitas dos Santos. Altas Habilidades/Superdotação: descortinando saberes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

13.
Simone Dias. IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Faculdade Guairacá. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

14.
Irene Borges. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA ADOLESCÊNCIA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Faculdade Guairacá. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

15.
André Bertoncelo. Dificuldades de aprendizagem em Matemática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Insituto Superior de Educação Faculdade Guairacá. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

16.
Tacianne Ferreira. Inclusão de alunos com deficiência física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Insituto Superior de Educação Faculdade Guairacá. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

17.
Renata de Souza Lentsch. A dislexia em uma visão multidisciplinar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Insituto Superior de Educação Faculdade Guairacá. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

18.
Denise Silla. Altas Habilidades/Superdotação: esclarecendo conceitos e construindo práticas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Insituto Superior de Educação Faculdade Guairacá. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

Orientações de outra natureza
1.
Vera Elisa Enderle Zanin. Tutoria Discente. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

2.
Giele Duarte. Tutoria Discente. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.

3.
Glaci Terezinha Maia. Tutoria discente. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia: Docência e Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Bernadete de Fatima Bastos Valentim.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VALENTIM, B. F. B.2014VALENTIM, B. F. B.; VESTENA, C. L. B. ; NEUMANN, P. . Educadores e estudantes: um olhar para a afetividade nas altas habilidades/superdotação. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 27, p. 525, 2014.


Cursos de curta duração ministrados
1.
VALENTIM, B. F. B.. Educação Especial e Inclusão. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
VALENTIM, B. F. B.. Processos cognitivos e desenvolvimento humano. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 18:29:20