Evandro Alexandre da Silva Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1513256332103452
  • Última atualização do currículo em 25/07/2018


Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013), Pós-graduado em Educação matemática pela UNI-BH (2002) e graduado em Licenciatura Matemática pelo Centro Universitário Newton Paiva (2000). Atua como professor de Matemática, Desenho Geométrico, História da Matemática, Matemática Financeira, Estatística e Fundamentos e Metodologias da Matemática. Atualmente, leciona como professor efetivo na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), no curso de Pedagogia. O interesse de pesquisa está relacionado à formação de professores, Tecnologia e Educação Matemática, História da Matemática e Etnomatemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Evandro Alexandre da Silva Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, E. A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Rua Paraíba 29
Santa Efigênia
30130140 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 99580127


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Mestrado profissional em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Analisando algumas potencialidades da historia da matematica no ensino e aprendizagem de desenho geometrico por meio da teoria fundamentada, Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Marger Viana.
Coorientador: Milton Rosa.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2003 - 2003
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 370h).
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Título: As abordagens de metodologias alternativas em livros didáticos e a aplicação destas metodologias pelo professor de 6ª série em sala de aula.
Orientador: Eliane Scheid Gazire.
1999 - 2002
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.




Formação Complementar


2010
Educação Matemática Superior (Isolada Mestrado). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2010 - 2010
História da Matemática (Isolada Mestrado). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Fundamentos e Metodologia da Matemática no curso de Pedagogia.


Colégio Edna Roriz, ER, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática e Desenho Geométrico, Carga horária: 9


Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte, FACISABH, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2017
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de Matemática dos cursos: Administração e Gestão Financeira.


Colégio Militar de Belo Horizonte, CMBH, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática e Desenho Geométrico, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Matemática e Desenho Geométrico.


Colégio Palomar, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Matemática (Supletivo - Fundamental e Médio)


Escola Estadual Caetano Azeredo, EEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 22
Outras informações
Professor do 1º e 2º ano do Ensino Médio


Colégio Pedro II, PEDROII, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática e Desenho Geométrico, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Matemática (Fundamental, Supletivo e Pré-Vestibular) e Professor de Desenho Geométrico.


Escolas da Prefeitura de Contagem, EMC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 25
Outras informações
Professor de Matemática do ensino Fundamental e EJA.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Desenho Geométrico.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, E. A. S.2015 COSTA, E. A. S.; ROSA, M. . HISTORIANDO O DESENVOLVIMENTO DO DESENHO GEOMÉTRICO: DAS INSCRIÇÕES NAS CAVERNAS À CONTEMPORANEIDADE. Vidya (Santa Maria. Online), v. v. 35, p. p. 57-69, 2015.-57, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, E. A. S.; ROSA, M. ; VIANA, M. C. V. . A história da matemática como potencializadora da disciplina desenho geométrico. In: I encontro dos mestrados profissionais em educação e ensino de minas gerais, 2016, Belo Horizonte. I encontro dos mestrados profissionais em educação e ensino de minas gerais, 2016.

2.
COSTA, E. A. S.; ROSA, M. . FRAGMENTOS HISTÓRICOS DO DESENHO GEOMÉTRICO NO CURRÍCULO MATEMÁTICO BRASILEIRO. In: VII ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - VII EMEM, 2015, São João Del-Rei. VII ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - VII EMEM, 2015.

3.
COSTA, E. A. S.; VIANA, M. C. V. ; ROSA, M. . Analisando algumas potencialidades da história da matemática no ensino e aprendizagem da disciplina desenho geométrico. In: VI EMEM- Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2012, Juiz de Fora. Anais do VI Encontro Mineiro de Educação Matemática. Juiz de Fora- MG: UFJF, 2012., 2012. p. 1-12.

4.
COSTA, E. A. S.; VIANA, M. C. V. ; ROSA, M. . Utilizando a História da Matemática no Ensino do Desenho Geométrico: analisando algumas potencialidades da História da Matemática no ensino e aprendizagem desta disciplina.. In: EBRAPEM XVI, 2012, Canoas. ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012. p. 1-12.

5.
COSTA, E. A. S.. História da matemática em foco: uma análise de livros didáticos. In: III coloquio de Educação matemática, 2011, Juiz de Fora. III coloquio de Educação matemática, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
COSTA, E. A. S.; ROSA, M. . HISTORIANDO O DESENVOLVIMENTO DO DESENHO GEOMÉTRICO: DAS INSCRIÇÕES NAS CAVERNAS À CONTEMPORANEIDADE. Vidya (Santa Maria. Online), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, E. A. S.; MOREIRA, Priscila Rezende . Tecnologias Digitais para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
COSTA, E. A. S.. Utilizando Jogos Online para o ensino de frações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COSTA, E. A. S.. Aritmética sem Mistério: Cálculos Básicos sem a utilização de calculadoras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
COSTA, E. A. S.. Potencializando o ensino e a aprendizagem do desenho geométrico por meio da história da matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
COSTA, E. A. S.. A história da matemática no processo de ensino e aprendizagem do desenho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
COSTA, E. A. S.. Analisando algumas potencialidades pedagógicas da história da matemática no ensino e aprendizagem da disciplina desenho geométrico por meio da teoria fundamentada 2013 (Dissertação de Mestrado).

2.
COSTA, E. A. S.. As abordagens de metodologias alternativas em livros didáticos e a aplicação destas metodologias pelo professor de 6ª série em sala de aula 2003 (Monografia Especialização).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, E. A. S.. Ferramentas Tecnológicas para o Ensino da Geometria. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FARIA, E. B.; FARIAS, E. V.; OLIVEIRA, L. T.; SOUZA, I. E. C.; CHAVES, M. L.; COSTA, E. A. S.. Participação em banca de Elisângela Barbara Faria.Um olhar pedagógico sobre os recursos didáticos utilizados pelos professores na educação de jovens e adultos (EJA) no ensino da matemática em duas escolas municipais e uma estadual de belo horizonte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COSTA, E. A. S.. Processo Seletivo Simplificado para designação temporária de professores da educação superior nas unidades acadêmicas de Carangola, Divinópolis, Passos e Faculdade de Políticas Públicas, da UEMG.. 2018. Universidade do Estado de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Emead - Encontro de Matemática modalidade EaD. 2014. (Congresso).

2.
V Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.O Ensino e a Aprendizagem do Desenho Geométrico por meio da História da Matemática. 2014. (Oficina).

3.
EBRAPEM XVI. 2012. (Congresso).

4.
VI Encontro de Educação Matemática - VI EMEM. 2012. (Congresso).

5.
II Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2011. (Seminário).

6.
Programa de Educação e treinamento de 2005 da Rede Pitágoras.A Educação Matemática e a Formação de uma cultura empreendedora: Uma via de mão dupla. 2005. (Seminário).

7.
Programa de Educação e treinamento de 2004 da Rede Pitágoras. O ensino para o século XXI. 2004. (Congresso).

8.
Progama de Educação e treinamento de 2003 da Rede Pitágoras. A Educação Matemática e a formação de uma cultura eempreededora. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maiara Fernanda Sardeli T. Turati. As dificuldades da Aprendizagem Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Evandro Alexandre da Silva Costa.

2.
Aline Silva Machado. Novos caminhos para o ensino - aprendizagem da Matemática: Utilização das tecnologias de informação e comunicação do(a) aluno(a). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Evandro Alexandre da Silva Costa.

3.
Elizianne Raquel Aparecida Orozimbo. Recursos Lúdicos e jogos no ensino e aprendizagem da matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Evandro Alexandre da Silva Costa.

4.
Erika Cruz Silva. A utilização de jogos matemáticos no 9º ano do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Evandro Alexandre da Silva Costa.

5.
Francisco Adélcio dos Santos. Contribuições que a informática pode trazer para o ensino e aprendizagem da matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Evandro Alexandre da Silva Costa.

6.
Valdilene da Conceição Reis. Dificuldades em resolver problemas matemáticos na sala de aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Evandro Alexandre da Silva Costa.

7.
Bruna Marins Ribeiro. A importância do material concreto e dos jogos no ensino da matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Evandro Alexandre da Silva Costa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
COSTA, E. A. S.2015 COSTA, E. A. S.; ROSA, M. . HISTORIANDO O DESENVOLVIMENTO DO DESENHO GEOMÉTRICO: DAS INSCRIÇÕES NAS CAVERNAS À CONTEMPORANEIDADE. Vidya (Santa Maria. Online), v. v. 35, p. p. 57-69, 2015.-57, 2015.


Cursos de curta duração ministrados
1.
COSTA, E. A. S.. Ferramentas Tecnológicas para o Ensino da Geometria. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 5:18:20