Laís Rodrigues Campos

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6081317744445989
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará ,em Geografia pelo Instituto Federal de Educação ,Ciência e Tecnologia do Pará, especialista em Educação para as Relações Etnicorraciais, Mestre em Educação pela UFPA,Doutoranda em Geografia na UFG participo do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (LEPEG), do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cartografias para Escolares (GECE) e do Grupo de Pesquisa Teoria e Metodologia em Geografia (GEOtema) na Universidade Federal de Goiás , atuo como pesquisadora no grupo Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas ( EDUQ) da Universidade do Estado do Pará, aonde coordeno a linha Cartografias Quilombolas, pesquiso e estudo temas relacionados a Educação Formal e Não- Formal com crianças, jovens e adultos, Ensino de Geografia, Cultura,Identidade,Território, Comunidades Quilombolas, Educação do Campo e Populações tradicionais, Gestão de projetos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laís Rodrigues Campos
Nome em citações bibliográficas
CAMPOS, L. R.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Geografia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Construindo cartografias escolares quilombolas,
Orientador: Dr. Denis Richter.
Palavras-chave: cartografia Escolar; Quilombo; Território; Lugar.
2014 - 2016
Mestrado em Educacao.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Do Quilombo à Universidade: trajetórias,relatos,representações e desafios de estudantes quilombolas da Universidade Federal do Pará -Campus Belém quanto a permanência,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Draª Lúcia Isabel da Conceicão Silva.
Palavras-chave: Educação; Quilombo; ações afirmativas; universidade.
Grande área: Ciências Humanas
2013 interrompida
Especialização interrompida em 2013 em Ordenamento Territorial Urbano. (Carga Horária: 460h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Interrompida devido seleção para o mestrado.
Ano de interrupção: 2013
2012 - 2012
Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais. (Carga Horária: 360h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Título: Africanidades e Valorização da identidade afro-brasileira através da arte no espaço escolar :uma abordagem teórica acerca do projeto escolar "Percepção de africanidades e valorização da identidade afro-brasiliera através da arte na comunidade da sococo".
Orientador: Msc Maísa Castro Lopes.
2009 - 2013
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Práticas Educativas do Ensino Fundamental/9 das Séries Iniciais: a interface com a realidade sociocultural de um quilombo em São Miguel (PA).
Orientador: Prof ª Dr ª Ana D'arc Martins de Azevedo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2008 - 2011
Graduação em Licencaitura Plena em Geografia.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ, IFPA, Brasil.
Título: A Geografia da representação social na escola rural e a identidade camponesa na sala de aula : um olhar sobre a escola João Braga de Cristo -NE paraense.
Orientador: Drª Cátia Oliveira Macedo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2003 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
colégio impacto /PA, CI, Brasil.
2000 - 2003
Ensino Fundamental (1º grau).
E.E. de ensino fundamental e médio Dr.Ulysses Guimarães, E.E.F.M.DR. UG, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Docência Universitária. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2017 - 2017
Orientações para normalização de trabalhos acadêmicos -normas ABNT. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2017 - 2017
Cartografias Possíveis : social e hibrida. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2017 - 2017
Slides: construindo e organizando apresentações de trabalho que vão direto. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2016 - 2016
Sistemas de Informações Geográficas com QGIS 2.14. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2015 - 2015
Plataforma MOODLE. (Carga horária: 3h).
universidade do estado do Pará, UEPA, Brasil.
2015 - 2015
Território, política, identidade e autonomia produtiva (emancipação campone. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
História e Imagens. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2012 - 2012
comunidades e territorialidade. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2012
etnografia e história oral. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2011 - 2011
Relevância das Questões Ambientais. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Espaço da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2011
inglês. (Carga horária: 360h).
American School of Languages, ASLAN, Brasil.
2010 - 2010
TRABALHO DE CAMPO EM UMA COMUNIDADE CAMPONESA. (Carga horária: 4h).
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ, IFPA, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia da Pesquisa: a elaboração de projetos em atendimento a editais. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2010 - 2010
A questão do Trabalho infantil no Brasil. (Carga horária: 3h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, IFPA/Parauapebas, Brasil.
2010 - 2010
Produção de Materiais Didáticos em Geografia. (Carga horária: 3h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
2009 - 2009
ECOLOGIA DE PAISAGENS. (Carga horária: 16h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Carga horária: 20
Outras informações
Estudante de Doutorado em Geografia e integrante do grupo de Estudos e Pesquisa em Cartografia para Escolares pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Educação Geográfica da UFG Cursou a disciplina Fenomenologia e Educação, ministrada pelo professor Dr. Ildeu Coelho no Programa de Pós-graduação em Educação, UFG Foi representante Discente no Conselho da Pós-graduação em Geografia, IESA no período de 2016. Realizou estágio docência de doutorado com a professora Drª Lana Cavalcanti na disciplina Geografia e Sociedade do Curso de Geografia -UFG

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de grupo de pesquisa NEPEG, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membro de grupo de pesquisa NUCEF, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de Pesquisa GECE, Carga horária: 20

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental
Estágio Supervisionado em Geografia II
Didática de Geografia I
Organização do Trabalho Científico
Metodologia do Ensino de Geografia II
04/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, .

Linhas de pesquisa
Ensino de Geografia

Faculdade da Academia Brasileira de Educação e Cultura Ltda, FABEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem I
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II
08/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos das Ciências Sociais e do Comportamento
08/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos das Ciências Sociais Sociais e do Comportamento

Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Filiado, Enquadramento Funcional: Associado, Regime: Dedicação exclusiva.


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atua com pesquisas relacionadas a Educação do Campo em escola rural na microrregião de Tomé-açu -PA


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Geografia do Programa de Iniciação á Docência da CAPES no projeto Os Desafios do Ensino da Geografia: entre a Escola e a Academia.


Escola Estadual Donatila Santana Lopes, E.E.D.S.L, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: monitor, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou nesta instituição de ensino como monitora do Programa Mais Educação-SEDUC/MEC


Escola Estadual Visconde de Souza Franco, E.E.F.M .V.S.F, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estagiou como bolsista de Geografia do Programa de Iniciação á Docência da CAPES.


Secretária Municipal de Educação e Cultura de Belém, SEMEC/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 5
Outras informações
Estagiária na UEI "Pof. Wilson Baía " - SEMEC/PA


Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas pelo Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR)

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou disciplinas na área de Geografia Humana pelo Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará no período de agosto de 2013 à dezembro de 2015.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Outro (especifique)Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, .

03/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental
Estágio Supervisionado em Educação Infantil
08/2013 - 12/2015
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Geografia e Ludicidade
Estágio Docente em Geografia I
Geografia Humana
Geografia Política
Geografia Regional
Introdução ao Ensino de Geografia
Metodologia do Ensino de Geografia
08/2013 - 12/2015
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Campo Interdisciplinar II
Fundamentos de Educação Ambiental
Trabalho de Campo Interdisciplinar III
08/2013 - 12/2015
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espaço Local e Ensino de Geografia
Estágio Docente em Geografia II
Geografia Agrária
Geografia da Amazônia
Geografia do Espaço Mundial
Geografia do Pará
Trabalho de Campo Interdisciplinar I

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante,Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estudante do Programa de Pós-graduação em Educação,membro do Grupo de Pesquisa GEPJUV /UFPA

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Professor formador do Plano Nacional de Formação de professores -PARFOR /Curso Pedagogia Disciplina : Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de Geografia

Atividades

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PPGED, .

07/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Geografia

Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/a, ABPN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Associada, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Educação Quilombola na Amazônia
2.
Grupo de Estudos e Pesquisa em Adolescência, juventude e fatores de vulnerabilidades e proteção

Objetivo: Grupo de Pesquisa coordenado pela profª Drª Lúcia Isabel da Conceição Silva /UFPA.
3.
Ensino de Geografia


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
A representação social da identidade camponesa em uma escola rural na microrregião de Tomé-açu
Descrição: No território camponês o sujeito apresenta o saber como um instrumento da prática social que resulta da diversidade da formas com que se relacionam com: a produção, seus costumes e sua cultura permeados por uma significativa organização de territorial, que também é própria de sua história social. Assim, o processo educativo nesse aspecto aparece como um elemento fundamental de construção desse espaço, tanto nos fatores culturais, quanto nos políticos e econômicos que servem para o desenvolvimento desse território. Nesse sentido entender o campo como um território, é ir além de vê-lo como um simples espaço das relações produtivas, mas como um espaço de práticas da existência humana que permeiam seu modo de vida, assim essas dimensões desenvolvem a organização desse território..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Laís Rodrigues Campos - Integrante / Cátia oliveira Macedo - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - 2011
Projeto Ciências em Ação - Subprojeto - Os Desafios do Ensino da Geografia: entre a Escola e a Academia
Descrição: O Ensino da geografia no Brasil ao longo da sua trajetória tem se apresentado sob impulsos renovadores que colocam permanentemente em debate a importância e o papel da geografia na formação do cidadão. Num primeiro momento tal debate se assentava na dualidade Geografia Humana versus Geografia Física, ambas chamando para si a responsabilidade e domínio do objeto da ciência Geográfica. Como desdobramento desta fase da Geografia a produção de um saber completamente distinto de toda prática. Verificamos nas escolas onde temos desenvolvido estágio supervisionado que O espaço geográfico compreendido como exterioridade, como fenômeno externo ao mundo social, condicionando apenas marginalmente os rumos sociais, (...) apreendido por intermédio de metodologias descritivas que não se pretendiam explicativas , ainda perdura nas práticas dos professores de ensino médio (Oliva:36). Cabe-nos diante do exposto, a aproximação e o confronto com essa realidade a fim de construirmos a reflexão sobre ela. Certamente tal confronto nos permitirá a construção de novas práticas que viabilize a renovação da geografia escolar e, por conseguinte, ao aluno autonomia no seu desenvolvimento intelectual, afetivo e social...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Laís Rodrigues Campos - Integrante / marlisson araujo - Integrante / Cátia oliveira Macedo - Coordenador / mirian dias correa - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2014 - Atual
PROJETO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Descrição: Preparar estudantes autodeclarados pretos (as), pardos (as), indígenas e pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, em nível de Curso de Aperfeiçoamento de Metodologia da Pesquisa em Educação, para ingressarem nos programas de Pós- Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) na área de Educação...
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (1) .
Integrantes: Laís Rodrigues Campos - Integrante / Ana D'arc Martins de Azevedo - Coordenador / Elayne de Nazare Almeida dos Santos - Integrante / Simone de Freitas Conceição Souza - Integrante / Creusa Barbosa dos Santos - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: REVISTA TOCANTINENSE DE GEOGRAFIA
2017 - Atual
Periódico: REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Geografia Humana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Quilombola.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: ensino de geografia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
3º melhor TCC - orientador, UEPA.
2015
3º Melhor TCC -orientador, Universidade do Estado do Pará.
2015
Professor Homenageado da TURMA de Geografia -Campus Belém do Plano Nacional de Formação de Professores, UEPA.
2015
Professora Homenageada -turma Geografia Campus Vigia, UEPA.
2015
Professora Homenageada - Curso Geografia Campus Igarapé-açu, UEPA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMPOS, L. R.2012CAMPOS, L. R.. Espaço-vivido e a Escola Rural: o caso da Escola João Braga de Cristo - Nordeste Paraense. Observatorium, v. 3, p. 137, 2012.

2.
CAMPOS, L. R.2012CAMPOS, L. R.. A GEOGRAFIA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL NA ESCOLA RURAL E A IDENTIDADE CAMPONESA NA SALA DE AULA: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA JOÃO BRAGA DE CRISTO - NORDESTE PARAENSE.. Revista Discente Expressões Geográficas, v. 08, p. 239-239, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RICHTER, D. (Org.) ; CAMPOS, L. R. (Org.) . Cartografia Escolar. 2. ed. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2017. v. 2. 99p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPOS, L. R.. Do Quilombo à Universidade: acesso e permanência de estudantes quilombolas no ensino superior. Educação:políticas, cultura e transdiciplinaridade. 1ed.Jundiaí: PACO Editorial, 2018, v. 1, p. 1-.

2.
CAMPOS, L. R.. Ensinar o Espaço Geográfico e o Território com o uso da Cartografia Social. In: RICHTER,Denis; CAMPOS, Laís R.. (Org.). Cartografia Escolar. 2ed.Goiânia: Espaço Acadêmico, 2017, v. 2, p. 5-99.

3.
VIEIRA, A. G. ; OLIVEIRA, A. A. ; SOUZA, C. F. M. ; G,D. C ; MADUREIRA, D. C. ; CAMPOS, L. R. ; ANDRADE, L. ; SANTOS, M. B. ; LIMA, N. ; SOUZA, R. S. ; RODRIGUES, S. N. . Batalha Geografica no Continente Africano. In: Helena do Socorro Campos Rocha. (Org.). Tecnologias Educacionais para o trato com a África na Educação Básica. 1ed.Belém: NEAB/IFPA, 2013, v. 1, p. 1-250.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAMPOS, L. R.. Educação escolar quilombola na Amazônia paraense e o currículo escolar histórico-cultural. Revista Marupiíra.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, L. R.; RODRIGUES, J. I. M. . O MITO DA DESCAMPESINIZAÇÃO ? A COMUNIDADE CAMPONESA E A RESISTÊNCIA PARA ALÉM DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: O CASO NOVA GALILEIA, IRITUIA/PA. In: II Seminário Internacional América Latina : políticas e conflitos contemporâneos, 2017, Belém. Colonialidade, Poder e Territórios. Belém: NAEA, 2017. v. 2. p. 1-6000.

2.
CAMPOS, L. R.. Reflexões para um ensinar geográfico na Educação Escolar Quilombola. In: I Simpósio Regional de Geografia e Interdisciplinaridade escolar: potencialidades e inclusões, 2016, Uberlândia. I Simpósio Regional de Geografia e Interdisciplinaridade escolar: potencialidades e inclusões. Uberlândia: UFU, 2016. v. 1. p. 1.

3.
RODRIGUES, J. I. M. ; MACEDO, C. O. ; CAMPOS, L. R. . A RESISTÊNCIA CAMPONESA PARA ALÉM DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: O CASO DA COMUNIDADE NOVA GALILEIA- IRITUIA -PA. In: XXIII Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2016, Aracaju. ajuste espacial x soberania(s): a multiplicidade das lutas e estratégias de reprodução no campo. Aracaju: UFS, 2016. v. XXIII.

4.
CAMPOS, L. R.. A Contribuição do uso de diferentes linguagens no ensino de geografia para a formação inicial docente. In: Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Geografia, 2015, Presidente Prudente. A diversidade da geografia brasileira : escalas e dimensões da análise e da ação. Grande dourado: UFGD, 2015.

5.
CAMPOS, L. R.. ESTADO DA ARTE SOBRE JUVENTUDE QUILOMBOLA NA UNIVERSIDADE: UM OLHAR NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. In: V Congresso baiano de Pesquisadores Negros, 2015, Jequié. Produções culturais afro-brasileiras e diversidade :territorialidades,histórias e saberes. Jequié: UESB, 2015. p. 1-1950.

6.
M.J.DA S.A. ; CAMPOS, L. R. . Educação Escolar Quilombola na Amazônica: como as políticas públicas influenciam no contexto societário do quilombo de Itacoã-miri-PA. In: I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2015. Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. Belém: PPGED -UFPA, 2015. v. 1. p. 1.

7.
CAMPOS, L. R.. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O CURRÍCULO ESCOLAR HISTÓRICO-CULTURAL: OLHARES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE UM QUILOMBO EM SÃO MIGUEL (PA). In: IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2014, Cidade do Porto. Politicas e Práticas de Administração e Avaliação na Educação Ibero americana. Pernambuco: Espaço Livre, 2014. v. 18.

8.
CAMPOS, L. R.. O Negro no contexto educacional brasileiro : Legislação versus Escola. In: X Seminário Racismo e Educação & IX Seminário Gênero,Raça e Etnia, 2014, Uberlândia. ?Ações do MEC para a Implementação da Lei 10.639/2003 no ensino básico e superior?. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2014. v. 10.

9.
CAMPOS, L. R.. DA SALA DE AULA AO TRABALHO DE CAMPO NA GEOGRAFIA AGRÁRIA: um estudo no assentamento rural João Batista II -PA. In: VII Congresso Brasileiro dos Geógrafos, 2014, Vitória. A AGB e a Geografia Brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos. Vitória: AGB, 2014. v. VII.

10.
TEIXEIRA, T. T. P. B. ; LIMA, A. P. L. E. ; CAMPOS, L. R. ; SOUZA, E. F. S. . A Importância do Campo para a prática da observação: Uma análise sobre O Assentamento João Batista II ? Castanhal - Pará. In: VII Congresso Brasileiro dos Geógrafos, 2014, Vitória. A AGB e a Geografia Brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos. Vitória: AGB, 2014. v. VII.

11.
CAMPOS, L. R.. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, CULTURA E PRÁTICAS DE ENSINO NA VILA DO CRAVO-NORDESTE PARAENSE. In: VII Encontro da Região Norte de História Oral, 2012, belém. VII Encontro da Região Norte de História Oral. Belém: Açai, 2012. p. 1.

12.
CAMPOS, L. R.; MACEDO, C. O. . IDENTIDADES NA MULTIPLATERRITORIALIDADE DA ESCOLA DO CAMPO JOÃO BRAGA DE CRISTO-NORDESTE PARAENSE. In: XXI Encontro Nacional de Geográfia Agrária, 2012, Urberlândia. Os desafios da Geografia Agrária nas contradições do desenvolvimento brasileiro. Urberlândia: LAGEA_UFU, 2012. p. 1.

13.
CAMPOS, L. R.. A CULTURA CAMPONESA, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA JOÃO BRAGA DE CRISTO-NORDESTE DO PARÁ.. In: Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2011, Belém. questões agrárias na Panamazônia no século XXI :usos e abusos do território. Belém: Editora açai, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, L. R.. JUVENTUDE QUILOMBOLA NA UNIVERSIDADE: VOZES E REPRESENTAÇÕES PELA AFIRMAÇÃO DE DIREITOS E VALORIZAÇÃO IDENTITÁRIA.. In: VI Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira, 2015, Rio de Janeiro. Os jovens e seus outros. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015. p. 1-640.

2.
CAMPOS, L. R.. Representações Sociais, Cultura e Práticas de Ensino na Vila do Cravo-Nordeste Paraense. In: I Congresso Pan- Amazônico e VII Encontro da Região Norte de História Oral, 2012, Belém. História do Tempo Presente e Oralidades na Amazônia. Belém: Editora Açai, 2012. p. 1-119.

3.
CAMPOS, L. R.. O avanço do capital na produção camponesa do território amazônico :estudo em algumas comunidades na microrregião de Tomé-açu. In: 1 ° Simpósio de Pesquisa Interdisciplinar na Amazônia Legal, 2011, Belém. ?Diálogos Interdisciplinares em Busca da Integração Regional, 2011. v. 1.

4.
CAMPOS, L. R.. Saberes da Amazônia :cultura,,identidade e educação na escola João Braga de Cristo-nordeste paraense. In: 1 ° simpósio Interdisciplinar de Pesquisa na Amazônia Legal, 2011, Belém. ?Diálogos Interdisciplinares em Busca da Integração Regional, 2011. v. 1.

5.
CAMPOS, L. R.. MOVIMENTO CAMPONÊS ,EDUCAÇÃO,ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS E CULTURAIS NA COMUNIDADE DO CRAVO. In: VI FORPEEXP, 2010, BELÉM. UEPA:CIÊNCIA ,DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE NO ESTADO DO PARÁ .. BELÉM: UEPA, 2010. v. 1. p. 1-846.

Artigos aceitos para publicação
1.
CAMPOS, L. R.. A CONTRIBUIÇÃO DO USO DE DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: RELATANDO A RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA. OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, L. R.. O Papel da Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAMPOS, L. R.. Reflexões Teórico-metodológicas sobre o ensino de Geografia na Educação Escolar Quilombola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CAMPOS, L. R.; MARQUES, F. C. M. S. . O uso da linguagem cartográfica na formação continuada de professores da Educação Escolar Quilombola em Salvaterra-PA?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CAMPOS, L. R.. Os sentidos, obstáculos e avanços do ser professor de Geografia em percurso formativo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CAMPOS, L. R.. A Cartografia Escolar da Identidade Territorial Quilombola em Salvaterra-PA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CAMPOS, L. R.. Uma Cartografia Escolar da Identidade Territorial Quilombola em Salvaterra-PA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CAMPOS, L. R.. Planejamento e Prática Interdisciplinar : uma desafio à construção do conhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CAMPOS, L. R.. Do Quilombo à Universidade: acesso e permanência de estudantes quilombolas no ensino superior.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
CAMPOS, L. R.. Diversidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CAMPOS, L. R.. A contribuição do uso de diferentes linguagens no ensino de geografia para a formação inicial docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CAMPOS, L. R.. Territorialidade e territórios quilombolas ou comunidades negras no Pará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
RODRIGUES, J. I. M. ; CAMPOS, L. R. . Pará -Campo das contradições : abordando as (pseudo) políticas de reforma agrária e a violência na distribuição de terras em Anapu-PA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CAMPOS, L. R.; RODRIGUES, J. I. M. . Conflitos Fundiários na Varzea Amazônica : o uso do território ribeirinho em Afuá -PA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
CAMPOS, L. R.. A África desconhecida: os desafios e tensões na formação docente para a implementação da lei 10.6039-2003. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
CAMPOS, L. R.. A Educação no contexto contemporâneo e suas interfaces. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CAMPOS, L. R.. Quilombos no Pará: antigos embates, novas perspectivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CAMPOS, L. R.. 'O NEGRO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: LEGISLAÇÃO VERSUS ESCOLA'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
CAMPOS, L. R.. DA SALA DE AULA AO TRABALHO DE CAMPO NA GEOGRAFIA AGRÁRIA: um estudo no assentamento rural João Batista II -PA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
M.J.DA S.A. ; CAMPOS, L. R. . EDUCAÇÃO QUILOMBOLA ESCOLAR AMAZÔNICA: COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS INFLUENCIAM NO CONTEXTO SOCIETÁRIO DO QUILOMBO DE ITACOÃ-MIRI-PA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
CAMPOS, L. R.. Geografia : desafios e perspectivas para a Amazônia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
CAMPOS, L. R.; FERREIRA, W. M. ; LEITAO, R. L. A. . A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ATRAVÉS DA PRÁTICA DE PROJETO E VIVÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO VISCONDE DE SOUZA FRANCO-BELÉM/PA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CAMPOS, L. R.; SILVA, A. C. ; GONCALVES, N. C. N. . CIDADANIA E EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR A ACESSIBILIDADE NO TRÂNSITO NA SALA DO 3 ANO/FUNDAMENTAL DA ESCOLA MADRE CELESTE EM BELÉM-PA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
CAMPOS, L. R.. Ludicidade e elementos matemáticos no ensino-aprendizagem do 5º ano da Escola Municipal Walter Leite. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
CAMPOS, L. R.; OLIVEIRA, A. S. . Contação de histórias infantis e identidade negra na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
CAMPOS, L. R.. A formação de professores numa perspectiva atual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
CAMPOS, L. R.. Representações sociais,Cultura,Práticas de ensino na Vila do Cravo -Nordeste Paraense. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
CAMPOS, L. R.; MACEDO, C. O. . Identidades na Multiterritorialidade da escola camponesa João Braga de Cristo na Microrregião de Tomé-açu -Nordeste Paraense. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
CAMPOS, L. R.. Acessibilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
CAMPOS, L. R.; SOUSA, S. N. ; MALCHER, M. A. F. . Territorialidade ,modo de vida e os processos de construção da identidade quilombola no estado do Pará. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CAMPOS, L. R.; SOUSA, S. N. . Batalha Geografica no continente africano : uma forma lúdica de ensinar e aprender sobre a África. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
CAMPOS, L. R.. A representação social da identidade camponesa em uma escola rural na microrregião de Tomé-açu. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
CAMPOS, L. R.. O ensino de Biologia nas sérieis iniciais :atividades lúdicas em sala de aula como recurso didático para aprendizagem de hábitos de higiene pessoal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
CAMPOS, L. R.. SABERES DA AMAZÔNIA: CULTURA, IDENTIDADE E EDUCAÇÃO NA ESCOLA DO CAMPO JOÃO BRAGA DE CRISTO-NORDESTE PARAENSE.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

34.
CAMPOS, L. R.. O AVANÇO DO CAPITAL NA PRODUÇÃO CAMPONESA DO TERRITÓRIO AMAZÔNICO: ESTUDO EM ALGUMAS COMUNIDADES NA MICRORREGIÃO DE TOMÉ-AÇU.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

35.
CAMPOS, L. R.. A CULTURA CAMPONESA, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA JOÃO BRAGA DE CRISTO-NORDESTE DO PARÁ.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

36.
CAMPOS, L. R.. Do territóriocorporativo à transnacionalização do espaço:um estudo sobre a atuação das corporações na avenida visconde de souza franco.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
CAMPOS, L. R.. A INCLUSÃO DA CULTURA NEGRA NO ÂMBITO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA :APLICABILIDADE DA LEI 10.639/03. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
CAMPOS, L. R.. A COMPREENSÃO CARTOGRÁFICA DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA SOUZA FRANCO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
CAMPOS, L. R.. Análise Geopolítica :abordagens e discussões referentes ao estudo de campo realizado na avenida visconde de souza franco.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
CAMPOS, L. R.. O estudo dos Biomas Mundiais para alunos da EJA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CAMPOS, L. R.; SOUZA, C. C. O. . Educação:políticas, cultura e transdiciplinaridade( Sinopse de livro). Jundiaí: PACO Editorial, 2018 (Sinopse de livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CAMPOS, L. R.. Pareceres para a Revista Tocantinense de Geografia. 2017.

2.
CAMPOS, L. R.. Membro do Colegiado do Fórum das Licenciaturas UFG - Regional Goiânia. 2017.

3.
CAMPOS, L. R.. Parecerista Ad Hoc na Revista Brasileira de Educação em Geografia. 2016.

4.
CAMPOS, L. R.. Parecerista dos trabalhos do V Seminário do EDUQ/UEPA -Povos Quilombolas na amazônia: educação em perspectiva. 2016.

5.
MORAES, E. M. B. ; CALACA, M. ; FERREIRA JUNIOR, L. G. ; SOUZA, V. C. ; CAMPOS, L. R. . Comissão de Gestão CG/PROEX.(2016). 2016.

6.
CAMPOS, L. R.; NASCIMENTO, A. C. ; SANTOS, J. A. ; BARROS, C. F. ; FREITAS, J. S. ; SOUZA JUNIOR, C. R. B. . Representação Discente do Programa de Pós- Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás. 2016.

7.
CAMPOS, L. R.. Monitoria no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMPOS, L. R.; OLIVEIRA, K. A. T. . GT Fundamentos teóricos e o ensino de Geografia. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
CAMPOS, L. R.. Do Quilombo a Universidade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CAMPOS, L. R.. Temas e Conteúdos no Ensino de Geografia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
CAMPOS, L. R.. Políticas Públicas e relações étnico-raciais. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
CAMPOS, L. R.. Questão Agrária na Amazônia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
CAMPOS, L. R.. O Estágio Supervisionado no Contexto da Gestão Educacional :Reflexões e Proposições. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
AZEVEDO, A. D. M. ; CAMPOS, L. R. . Educação Quilombola. 2012; Tema: Educação Quilombola. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, A. M. ; CAMPOS, L. R. . Cartografias Possíveis. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CAMPOS, L. R.. Normas e Técnicas de elaboração de trabalhos científicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CAMPOS, L. R.. Educação e Identidade cultural: escola,um espaço de múltiplos olhares. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PENAFORTE ,O. V. ; CAMPOS, L. R. . O uso da imagem como ferramenta de aprendizagem no ensino de Geografia para o ensino funadamental II. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CAMPOS, L. R.; MACEDO, C. O. . A representação social da identidade camponesa em uma escola rural na microrregião de Tomé-açu. 2012. (Relatório de pesquisa).

6.
CAMPOS, L. R.; G,D. C ; SOUSA, S. N. ; SOUZA, R. S. ; MADUREIRA, D. C. . Cartografia Africana. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ARAUJO ,M. L. ; CAMPOS, L. R. ; CORREA,M.D. ; MACEDO, C. O. ; S,V. C L . Os Desafios do Ensino da Geografia: entre a Escola e a Academia. 2010. (Relatório de pesquisa).

8.
CAMPOS, L. R.; S,V. C L ; G,D. C . O estudo dos biomas mundiais para alunos da EJA. 2009. (Palestra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CAMPOS, L. R.. Manifestações culturais no Brasil. 2010 (Peça teatral).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, J. P. S.; CAMPOS, L. R.; SILVA, F. K. R.. Participação em banca de Lucilene dos Santos Sousa; Jânio Edmon Souza da Silva.(re)descobrindo o lugar na Amazônia por meio da visão e audição: uma perspectiva na E.E.E.F. e Médio "Norma Guilhon" Colares -PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - universidade do estado do Pará.

2.
RICHTER, D.; OLIVEIRA, A. O. S. A.; CAMPOS, L. R.. Participação em banca de Luana Xavier.A CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS A PARTIR DE HISTÓRIAS INFANTIS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA APRENDIZAGEM DE CARTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SOUZA, V. C.; CAMPOS, L. R.; ARAUJO, M. V. P.. Participação em banca de JESSICA DAMARES COTRIN DA SILVA.DIVERSIFICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS: SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
CAMPOS, L. R.; CARVALHO, L. S.; SOUZA, V. C.. Participação em banca de Rafael Camilo de Oliveira.Conceitos Geográficos nas temáticas de Geopolítica nos livros didáticos de Geografia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

5.
CAMPOS, L. R.; BARBOSA, M. B. C.; RICHTER, D.. Participação em banca de Diego Guimarães."Mobilidade urbana e cotidiano: uma análise das práticas sociais dos alunos do Ensino Médio para as aulas de Geografia".. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

6.
DUARTE, T. S.; CAMPOS, L. R.; RADTKE, D. T.. Participação em banca de Diego Albuquerque Lopes.Educação Ambiental e a percepção de meio ambiente : um estudo de caso no 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Homero Honorato. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

7.
OLIVEIRA, K. A. T.; CAMPOS, L. R.; BORGES, H. M.. Participação em banca de Jeremias Borba da Silva Machado.Uma análise do conteúdo de Geografia Agrária no livro didático de Geografia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

8.
CAMPOS, L. R.; DIAS, L. C.; DUARTE, T. S.. Participação em banca de Ulisses Alexandre Almeida.A Educação Ambiental e o livro didático : um olhar sobre as coleções do Projeto Buriti. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

9.
COSTA, L. M. G.; BRITO, L. S. A.; CAMPOS, L. R.. Participação em banca de Andressa dos S, Freitas e Elly Crystian de Oliveira Pinto.Geografia Escolar e o Processo de Ensino-aprendizagem : o trabalho com os conceitos de espaço e lugar com os alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - universidade do estado do Pará.

10.
COSTA, L. M. G.; BRITO, L. S. A.; CAMPOS, L. R.. Participação em banca de Thiago Fabricio Lima Bitencort.Geografia,Práxis da transformação : liberdade e autonomia como metas para a educação e formação do cidadão crítico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - universidade do estado do Pará.

11.
CORDEIRO, I. N. A.; CAMPOS, L. R.. Participação em banca de Eliane Costa da Silva.Práticas docentes: Desafios do processo de letramento para o de 3ºano do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - universidade do estado do Pará.

12.
SANTOS, C. T. B.; CAMPOS, L. R.. Participação em banca de Maria Dulcinéia Xavier da Cunha; Rosângela de Farias Sousa.PEDAGOGIA HOSPITALAR: Contribuições metodológicas para a prática docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - universidade do estado do Pará.

13.
SANTOS, J. P. S.; ROCHA, D. P. N.; CAMPOS, L. R.. Participação em banca de Carlos André da Conceição Alves; Luciano Barbosa Souza.A expansão urbana no município de Magalhães Barata-PA: O caso do processo de formação socioespacial do bairro Nonatolândia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Pará.

14.
COUTO, A. C. O.; MEDIEROS, J. F. S.; CAMPOS, L. R.. Participação em banca de Júlio Rodolfo Gomes.ocupações espontaneas e a formação da comunidade Varzea Alegre em Igarapé-açu :limites e possibilidades do direito à cidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - universidade do estado do Pará.

15.
MACEDO, C. O.; CAMPOS, L. R.. Participação em banca de Thiago Luan Bessa Martins.Profissão docente :atratividade,satisfação e desafios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CAMPOS, L. R.. Professo Seletivo Letras-LIBRAS. 2015. universidade do estado do Pará.

2.
CAMPOS, L. R.; BRITO, L. B. L. B.; PEREIRA, V. L. R.. Processo Seletivo do Vestibular UEPA -2015. 2014. Universidade do Estado do Pará.

3.
BRITO, L. B. L. B.; PEREIRA, V. L. R.; CAMPOS, L. R.. Processo Seletivo do Vestibular UEPA -2015 -Bacharelado em Música -Fundação Carlos Gomes. 2014. Universidade do Estado do Pará.

Outras participações
1.
CAMPOS, L. R.; SOUZA, L. F.. Seminário Interno de Pesquisa do Programa de Educação Tutorial. 2017. Universidade Federal de Goiás.

2.
CAMPOS, L. R.; S,V. C L. Elaboração de projetos de pesquisa do curso de preparatório para Pós-graduação Strictu Sensu. 2013. Universidade Federal Rural da Amazônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada de Trabalho do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica. 2018. (Outra).

2.
Ciclo de Debates das Licenciaturas. 2017. (Outra).

3.
Colóquio do LEPEG. 2017. (Outra).

4.
Jornada de Trabalho do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica. 2017. (Outra).

5.
Palestra Dinâmicas Territoriais do Estado de Goiás: território, caminhos e cidades na formação Socioespacial do território goianonoo. 2017. (Exposição).

6.
Palestra Políticas Educacionais e consequências no trabalho dos professores. 2017. (Seminário).

7.
Roda de Conversa ?Leitura e Escrita em Paulo Freire?, do Grupo de Estudos Espaço, Sujeito e Existência ?Dona Alzira?,. 2017. (Outra).

8.
XII Encontro Nacional da ANPEGE.A Cartografia Escolar da Identidade Territorial Quilombola em Salvaterra-PA. 2017. (Encontro).

9.
XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia.Os sentidos, obstáculos e avanços do ser professor de Geografia em processo formativo. 2017. (Encontro).

10.
XXII Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em Geografia -UFG.A Cartografia Escolar da Identidade Territorial Quilombola em Salvaterra-PA. 2017. (Seminário).

11.
IV simpósio Regional de Geografia Agrária do NEPAT. 2016. (Simpósio).

12.
IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares ?20 anos do Colóquio: percursos e perspectivas da Cartografia para Crian-ças e Escolares?. 2016. (Congresso).

13.
Semana da África ? Áfricas ocultas: natureza, cultura e desenvolvimento. 2016. (Outra).

14.
VII Simpósio Internacional de Geografia Agrária. 2015. (Simpósio).

15.
X Seminário Racismo e Educação e IX Seminário Gênero, Raça e Etnia. 2015. (Seminário).

16.
VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. 2014. (Congresso).

17.
XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2014. (Seminário).

18.
XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2014. (Seminário).

19.
II Encontro em Educação Quilombola. 2013. (Outra).

20.
Jornada de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia. 2013. (Outra).

21.
Aula Magna da Especialização ERER :As Áfricas na Amazônia Marajoara:história,cosmologias e saberes afroindígenas. 2012. (Outra).

22.
I Congresso PAN-AMAZÔNICO e VII Encontro Regional Norte de História Oral. 2012. (Congresso).

23.
III Encontro de Pesquisa da Educação do Campo do estado do Pará. 2012. (Encontro).

24.
Seminário : Negritude em movimento 10 anos do grupo de Estudos Afro-amazônico. 2012. (Seminário).

25.
XVII Semana Acadêmica. 2012. (Outra).

26.
Encontro Norte e Nordeste dos estudantes de pedagogia. 2011. (Encontro).

27.
II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA PARAENSE. 2011. (Encontro).

28.
XVI Encontro Paraense de Estudantes de Pedagogia. 2011. (Encontro).

29.
1 ª Mostra científica de Pedagogia da UEPA. 2010. (Encontro).

30.
Café Geográfico. 2010. (Outra).

31.
I Encontro de Iniciação à Docência do IFPA. 2010. (Encontro).

32.
Oficina - Conversa em Libras. 2010. (Oficina).

33.
XVIII ENEG.Do territóriocorporativo à transnacionalização do espaço:um estudo sobre a atuação das corporações na avenida visconde de souza franco. 2010. (Encontro).

34.
1 ° seminário de diversidade e questões etnicorraciais. 2009. (Seminário).

35.
5 ª Jornada de iniciação cientifica -PET PARÁ. Análise Geopolítica :abordagens e discussões referentes ao estudo de campo realizado na avenida visconde de souza franco. 2009. (Congresso).

36.
A diversidade de concepções dos espaços de brinquedotecas :dialógos e experiências. 2009. (Outra).

37.
Forúm Mundial de Educação.voluntária. 2009. (Outra).

38.
I encontro de discentes para estudos ambientais. 2009. (Encontro).

39.
III encontro de didática e prática de ensino. 2009. (Encontro).

40.
I seminário de diversidade e questões étnicos -raciais. 2009. (Seminário).

41.
Semana Técnico Centífica.os diferentes modelos de regionalização do espaço brasileiro. 2009. (Outra).

42.
XVII encontro paraense de geografia -território e poder local :Dos múltiplos usos ao ordenamento político do espaço paraense. 2009. (Encontro).

43.
XVII Seminário Integrador. 2009. (Seminário).

44.
XI seminário integrador de educação e diversidade. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAVALCANTI, L. S. ; RICHTER, D. ; MORAES, E. M. B. ; OLIVEIRA, A. O. S. A. ; BUENO, M. A. ; CAMPOS, L. R. . 5º Colóquio Internacional da Rede Latino-Americana de Investigadores de Didática de Geografia. 2018. (Outro).

2.
CAVALCANTI, L. S. ; RICHTER, D. ; MORAES, E. M. B. ; BUENO, M. A. ; CAMPOS, L. R. . IX Fórum Nacional NEPEG de Formação de professores de Geografia. 2018. (Outro).

3.
MACEDO, C. O. ; BRINGEL, F. O. ; SOUSA, R. B. ; SANTANA, R. M. ; CAMPOS, L. R. . III simpósio Os Nós na questão Agrária na Amazônia : violência, estrangeirização e lutas : novos e velhos frontes no agrário amazônico. 2018. (Outro).

4.
CAMPOS, L. R.; CASTILHO, D. ; CAVALCANTI, L. S. ; OLIVEIRA, I. S. ; NASCIMENTO, A. C. ; ROSCOCHE, L. F. . XXII Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em Geografia-UFG. 2017. (Outro).

5.
CAMPOS, L. R.; BUENO, M. A. ; RICHTER, D. . IX Colóquio de Cartografia para crianças e escolares. 2016. (Congresso).

6.
CAMPOS, L. R.; AZEVEDO, A. D. M. . V Seminásrio do EDUQ/UEPA- Povos Quilombolas na Amazônia: a educação em perspectiva. 2016. (Congresso).

7.
CAMPOS, L. R.; SANTOS, J. A. ; NASCIMENTO, A. C. ; SOUZA JUNIOR, C. R. B. ; FREITAS, J. S. . XXI SINPGEo. 2016. (Outro).

8.
CAMPOS, L. R.; AZEVEDO, A. D. M. . III Roda de Conversa - Educação Popular. 2015. (Outro).

9.
CAMPOS, L. R.; AZEVEDO, A. D. M. . IV Seminário sobre Educação Quilombola. 2015. (Outro).

10.
CAMPOS, L. R.; AZEVEDO, A. D. M. . III Encontro sobre Educação Quilombola. 2014. (Outro).

11.
AZEVEDO, A. D. M. ; CAMPOS, L. R. . I ciclo de palestras sobre educação quilombola. 2013. (Outro).

12.
CAMPOS, L. R.; MALCHER, M. A. F. ; SOUSA, R. B. . II Seminário sobre " Educação Escolar Quilombola". 2013. (Outro).

13.
CAMPOS, L. R.. I Mostra Teatral de Pedagogia. 2010. (Outro).

14.
ARAUJO ,M. L. ; CAMPOS, L. R. . I Encontro de Iniciação à Docência do IFPA. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Ferreira Queiroz. O ensino de cidade na Educação de Jovens e Adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Laís Rodrigues Campos.

2.
Uaquila Borges de Almeida. O conteúdo de solo no Ensino Médio e novas metodologias de ensino desse conteúdo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Laís Rodrigues Campos.

3.
Geovane Mendes de Oliveira Mendes. O conteúdo Região no livro didático de Geografia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Laís Rodrigues Campos.

4.
Silvana Rodrigues Tolentino. Análise do conteúdo de solo nos documentos curriculares e no livro didático de Geografia dos anos finais em Goiás. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Laís Rodrigues Campos.

5.
Darcileia Santos Pereira de Souza e Nívea dos Santos Modesto. O Papel da Educação social para formação de crianças e adolescentes do Projeto Menino Feliz no municipio de Paragominas-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - universidade do estado do Pará. Orientador: Laís Rodrigues Campos.

6.
Eliane da Motta Santos e Marcilene dos Santos Rodrigues. Vivências docentes na educação infantil de classes nultisseriadas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - universidade do estado do Pará. Orientador: Laís Rodrigues Campos.

7.
Josiane do Socorro C. Costa ; Zélia Maria O. da Silva. A Geografia da Territorialidade quilombola através das políticas públicas na comunidade Itacuruça em Abaetetuba-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Laís Rodrigues Campos.

8.
Mariceli B.de Miranda;Maria Alice L. do Nascimento. As mudanças socioespaciais ao entorno do Entroncamento com o projeto BRT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Laís Rodrigues Campos.

9.
Ana Selma L. Pires;Kelly T. Silva. O Agroextrativismo e o desenvolvimento socioeconômico a partir da COOMAC na comunidade de Cearazinho no município de Bragança -PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Laís Rodrigues Campos.

10.
Maria do Socorro de M. Dias; Romilda O. Alves. Organização espacial da comunidade Sirituba do Assentamento Iha Trambioca a partir da implementação do projeto agroextrativista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Laís Rodrigues Campos.

11.
Adriana Caroline P. Moraes;Tatiane T. do Nascimento. Um novo olhar sobre o processo ensinoaprendizagem da geografia nas turmas da 3ª etapa da EJA da E.E.E.F. Castilhos França ? Vigia de Nazaré-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Laís Rodrigues Campos.

12.
Deylan Carlos. A produção do espaço turístico do Balneário Pau Amarelo em São Francisco do Pará e seu reflexo na paisagem local.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - universidade do estado do Pará. Orientador: Laís Rodrigues Campos.

13.
Ananda Pauliane Monteiro. conflito agrario na Amazônia : o agronegocio e a reistência quilombola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - universidade do estado do Pará. Orientador: Laís Rodrigues Campos.

14.
Adrielle Nascimento. A (re) construção de práticas educativas com o uso da cartografia temática na classe multisseriada da escola E.EI.F. Nossa Senhora do Carmo no municipio de Santa Izabel(PA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - universidade do estado do Pará. Orientador: Laís Rodrigues Campos.

15.
Jefferson Luis. Territorialidades Agrarias no Municipio de Santa Maria do Pará em face ao processo de migração :um estudo na Vila Jeju. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - universidade do estado do Pará. Orientador: Laís Rodrigues Campos.

16.
Felipe Ferreira Moreira. Vivências e Experiências pendulares : lugares e deslugares na migração universitária para o Campus X-UEPA-Igarapé-açu (PA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - universidade do estado do Pará. Orientador: Laís Rodrigues Campos.

17.
ALLAN TAYMISSON S. MARTINS;ARLENE DO SOCORRO C. DE SOUSA. A territorialidade do MSXVPS frente aos conflitos territoriais advindos da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte em Altamira-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Laís Rodrigues Campos.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, L. R.. O Papel da Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAMPOS, L. R.. Reflexões Teórico-metodológicas sobre o ensino de Geografia na Educação Escolar Quilombola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CAMPOS, L. R.; MARQUES, F. C. M. S. . O uso da linguagem cartográfica na formação continuada de professores da Educação Escolar Quilombola em Salvaterra-PA?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, A. M. ; CAMPOS, L. R. . Cartografias Possíveis. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMPOS, L. R.. Do Quilombo a Universidade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CAMPOS, L. R.; OLIVEIRA, K. A. T. . GT Fundamentos teóricos e o ensino de Geografia. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
CAMPOS, L. R.. Temas e Conteúdos no Ensino de Geografia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS, L. R.; BUENO, M. A. ; RICHTER, D. . IX Colóquio de Cartografia para crianças e escolares. 2016. (Congresso).

2.
CAMPOS, L. R.; AZEVEDO, A. D. M. . V Seminásrio do EDUQ/UEPA- Povos Quilombolas na Amazônia: a educação em perspectiva. 2016. (Congresso).

3.
CAVALCANTI, L. S. ; RICHTER, D. ; MORAES, E. M. B. ; OLIVEIRA, A. O. S. A. ; BUENO, M. A. ; CAMPOS, L. R. . 5º Colóquio Internacional da Rede Latino-Americana de Investigadores de Didática de Geografia. 2018. (Outro).

4.
MACEDO, C. O. ; BRINGEL, F. O. ; SOUSA, R. B. ; SANTANA, R. M. ; CAMPOS, L. R. . III simpósio Os Nós na questão Agrária na Amazônia : violência, estrangeirização e lutas : novos e velhos frontes no agrário amazônico. 2018. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
AZEVEDO, A. D. M. ; CAMPOS, L. R. . Educação Quilombola. 2012; Tema: Educação Quilombola. (Blog).



Outras informações relevantes


Aprovada e Classificada no concurso público de edital nº 03-2014 da Prefeitura Municipal de Cametá (PA) para o cargo de professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 7:25:26