Felipe Silva Araujo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9916432465917343
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe (2004-2008). Mestre em Antropologia Social também pela UFS (2010-2012), com pesquisa na área de expressões culturais, histórias e discursos de identidades. Professor no Departamento de Filosofia da UFS (2013-2015). Professor da Rede Pública de Sergipe (2014-). Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFS (2017-). Integrante do Grupo de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas (GERTS, www.dialogosantropologicos.blogspot.com.br). Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (www.neip.info). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Silva Araujo
Nome em citações bibliográficas
ARAUJO, F. S.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em ANTROPOLOGIA.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: Fazeres antropológicos e discursos no NEIP: antiproibicionismo e ressignificações do uso de drogas,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Frank Nilton Marcon.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: usos de psicoativos; antropologia contemporânea; atuações antiproibicionistas; discurso; Neip.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.
2004 - 2008
Graduação em Letras Português.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.




Atuação Profissional



Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Colégio Mundial LTDA., CM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: Titular, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Externo - DCS, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado em Antropologia Social, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Fazeres antropológicos e discursos no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre psicoativos (Neip): antiproibicionismo e ressignificações do uso de drogas
Descrição: As práticas sociais com substâncias que alteram a percepção estão ganhando uma atenção crescente dentro das humanidades. Esse pressuposto nos conduziu a observar descritivamente um grupo de pesquisadores que propõe e representa justamente o aprofundamento dessa relação entre as humanidades e conhecimentos sobre uso de ?drogas?. Esse grupo, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP), do qual sou membro desde 2011, foi criado em 2001 e tem o ponto mais forte de sua constante articulação política no fato de ser uma rede virtual de contato, que não oferece restrições de espaço e língua, agregando pesquisadores do mundo inteiro. Um site. Essa instituição é, na verdade, uma constelação de instituições, cujos pesquisadores, mesmo em diferentes ciências, atuam em uma área comum: drogas e sociedade. Esse estudo focaliza a atuação deste espaço, especialmente em relação a fazeres antropológicos sobre os usos rituais de uma bebida psicoativa muito conhecida como ayahuasca. Buscamos constituir um plano descritivo da formação da ideia de não proibição das drogas, que está presente tanto na área da antropologia como atravessa por inteiro os interesses de todos os associados ao grupo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: AMBIVALÊNCIAS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Expressões culturais e discursos de identidades.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAUJO, F. S.2013ARAUJO, F. S.. Ativismo político, ciência e religião na antropologia brasileira: o surgimento do NEIP. Examãpaku (Boa Vista), v. 6, p. 1, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, F. S.. O ativismo científico e a antropologia antiproibicionista dos usos da ayahuasca. In: IV Seminário de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas, 2015, São Cristóvão-SE. Anais do IV Seminário de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas, 2015.

2.
ARAUJO, F. S.. Discursos, política e ciência no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos. In: III Seminário de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas, 2013, São Cristóvão. Anais do III Seminário de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas, 2013.

3.
ARAUJO, F. S.. Os usos lícitos da ayahuasca no contexto internacional de políticas sobre drogas. In: II Seminário de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas, 2011, São Cristóvão. Anais do II Seminário de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas, 2011.

4.
ARAUJO, F. S.. Santo Daime em Aracaju: Conflito e Identidade. In: IV Fórum Identidades e Alteridades: Educação e Relações Etnicorraciais, 2010, Itabaiana-SE. IV Forum Identidades e Alteridades: Educação e Relações Etnicorraciais, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, F. S.. O ativismo científico e a antropologia antiproibicionista dos usos da ayahuasca. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARAUJO, F. S.. Discursos, política e ciência no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ARAUJO, F. S.. Os usos lícitos da ayahuasca no contexto internacional de políticas sobre drogas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ARAUJO, F. S.. Santo Daime em Aracaju: conflito e identidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ARAUJO, F. S.. 'O pensamento como ato moral: dimensões éticas do trabalho de campo antropológico nos países novos' 2015 (Resenha).

2.
ARAUJO, F. S.. Resenha do texto 'Isto Não É um Cachimbo', de Michel Foucault. 2013 (Resenha).

3.
ARAUJO, F. S.. Fazeres antropológicos e discursos no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (Neip): antiproibicionismo e ressignificações do uso de drogas 2012 (Dissertação de Mestrado).

4.
ARAUJO, F. S.. A autoria etnográfica na validação de uma antropologia dos usos da ayahuasca: primeiros apontamentos de pesquisa 2011 (Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ARAUJO, F. S.. Membro da Comissão Científica do IV Seminário de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas. 2015.

2.
ARAUJO, F. S.. Membro da Comissão Científica do III Seminário de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
VIDAL, S. ; ARAUJO, F. S. . Pesquisas sobre o uso de plantas e substâncias psicoativas: dilemas éticos e metodológicos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ARAUJO, F. S.. Abordagens filosóficas na pós-modernidade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
ARAUJO, F. S.; Souza, Williams ; Neto, Mateus . Identidade e cultura: possibilidades metodológicas. 2011. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas.O ativismo científico e a antropologia antiproibicionista dos usos da ayahuasca. 2015. (Seminário).

2.
III Seminário de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas.Debatedor/Avaliador no Grupo de Trabalho sobre Mediações Culturais, Identidades e Relações de Poder. 2013. (Seminário).

3.
II Seminário de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas.Os usos lícitos da ayahuasca no contexto internacional de políticas sobre drogas. 2011. (Seminário).

4.
IV Forum Identidades e Alteridades: Educação e Relações Etnicoraciais.Santo Daime em Aracaju: conflito e identidade. 2010. (Outra).

5.
III Colóquio Nacional Representações de Gênero e de sexualidades. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAUJO, F. S.. IV Seminário de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas. 2015. (Outro).

2.
ARAUJO, F. S.. III Seminário de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas. 2013. (Outro).

3.
ARAUJO, F. S.. II Seminário de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


Estágio de 60h/a na Universidade Federal de Sergipe, período letivo 2011/2, na disciplina "Métodos e Técnicas da Pesquisa em Ciências Sociais", sob orientação do Prof. Dr. Frank Nilton Marcon.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 18:41:24