Célio Roberto Melillo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6754673478600995
  • Última atualização do currículo em 02/06/2017


Possui Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais (2017); Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (2011); e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, no campus Betim. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Célio Roberto Melillo
Nome em citações bibliográficas
MELILLO, C. R.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A DUALIDADE NA FORMAÇÃO NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Jussara de Loiola Araújo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Dualidade; Modelagem matemática; Escola Unitária.
2010 - 2011
Mestrado profissional em Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Modelagem Matemática no Futebol: uma atividade de crítica e criação encaminhada pelo método do caso, Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Dale William Bean.
Grande área: Ciências Humanas
2000 - 2003
Graduação em Matemática - Licenciatura.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Educacional de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Professor efetivo, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola SESI Newton Antônio da Silva Pereira, SESI ESNASP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 14


Conjunto Assistencial Marisa Araújo, SESI COMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Coordenador da Área de Ciências Exatas, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio e Fundamental, Carga horária: 24
Outras informações
Carga horária variou no período. Informada a carga horária média.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental no EJA, Carga horária: 8


Escola Estadual Barão do Rio Branco, E.E.B.R.B., Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Colégio Técnico do Centro Pedagógico da UFMG, COLTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 20


Escola Estadual Professor Pedro Aleixo, E.E.P.P.A., Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Escola Estadual Professor Francisco Brant, E.E.P.F.B., Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 20


Instituto de Educação de Minas Gerais, IEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 20



Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MELILLO, C. R.; BEAN, Dale . Modelagem Matemática na atribuição de probabilidades em jogos do campeonato brasileiro de futebol. In: Lourdes Maria Werle de Almeida; Jussara de Loiola Araújo; Eleni Bisognin. (Org.). Práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática. 1ed.Londrina: EDUEL, 2011, v. 1, p. 83-103.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELILLO, C. R.. Ambientes de Aprendizagem de Modelagem Matemática em Foco: o debate sobre a dualidade formação geral / formação técnica no ensino profissionalizante. In: XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Matemática - EBRAPEM, 2013, Vitória. XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Matemática - EBRAPEM, 2013.

2.
MELILLO, C. R.. Modelagem Matemática no Futebol: uma proposta didática para o estudo de estatística e probabilidades através do método do caso. In: IX Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Matemática, 2010, Campo Grande - MS. IX EBRAPEM, 2010.

3.
MELILLO, C. R.. Investigando as propriedades dos determinantes com o uso de planilhas eletrônicas. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador - BA. X ENEM, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Almeida, A. L. ; MELILLO, C. R. . A matemática do futebol e outras propostas para o ensino de probabilidades e análise combinatória. In: XXVI Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa, 2012, Belo Horizonte. XXVI Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa - Anais. Ouro Preto: Editora UFOP, 2012. v. 7. p. 27-29.

2.
MELILLO, C. R.. Matemática no futebol: essa mistura dá jogo?. In: III Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG e I Workshop de Inovação Tecnológica do Centro-Oeste Mineiro, 2011, Formiga - MG. III Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG e I Workshop de Inovação Tecnológica do Centro-Oeste Mineiro, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TEIXEIRA, Allan Rodrigo Fonseca ; MELILLO, C. R. . Uso do GeoGebra como ambiente informatizado para manipulação e visualização das propriedades da função modular. In: I Conferência Latino-Americana de GeoGebra, 2011, São Paulo - SP. I Conferência Latino-Americana de GeoGebra, 2011.

2.
MELILLO, C. R.; BEAN, Dale . Método do caso: uma possibilidade didática para encaminhar atividades de modelagem matemática. In: VII Conferência Nacional Sobre Modelagem na Educação Matemática, 2011, Belém - PA. VII Conferência Nacional Sobre Modelagem na Educação Matemática, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAGA, Denise da Silva ; MELILLO, C. R. ; Davidson Paulo Azevedo Oliveira . Reflexões sobre o papel da escola e a prática docente na formação do profissional na perspectiva emancipatória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MELILLO, C. R.. Futebol: Entram em campo a modelagem matemática e o método do caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TEIXEIRA, Allan Rodrigo Fonseca ; MELILLO, C. R. . Uso do GeoGebra como ambiente informatizado para manipulação e visualização das propriedades da função modular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MELILLO, C. R.; BEAN, Dale . Método do caso: uma possibilidade didática para encaminhar atividades de modelagem matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MELILLO, C. R.. Matemática no futebol: essa mistura dá jogo?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo ; Davidson Paulo Azevedo Oliveira ; MELILLO, C. R. . Investigando as propriedades dos determinantes com o uso de planilhas eletrônicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MELILLO, K. ; MELILLO, C. R. . Ferramentas online para a potencialização do ensino: Prezi. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MELILLO, C. R.. Modelagem Matemática no Futebol: uma proposta didática para o estudo de estatística e probabilidades através do estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MELILLO, C. R.. Oficina de Xadrez. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MELILLO, C. R.; BEAN, Dale . Probabilidades no Futebol: entram em campo o Método do Caso e a Modelagem Matemática. 2011.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Egressos do Mestrado em Educação Matemática da UFOP compartilham suas experiências no Doutorado. 2017. (Encontro).

2.
III Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.Ambientes de aprendizagem de modelagem matemática em foco: o debate sobre formação geral/formação técnica no ensino profissionalizante. 2013. (Encontro).

3.
III Seminário do Programa de Iniciação Científica Júnior da UFMG.III Seminário do Programa de Iniciação Científica Júnior da UFMG. 2013. (Seminário).

4.
VIII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. VIII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2013. (Congresso).

5.
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Reflexões sobre o papel da escola e a prática docente na formação do profissional na perspectiva emancipatória. 2012. (Congresso).

6.
III Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.Futebol: entram em campo a modelagem matemática e o método do caso. 2012. (Encontro).

7.
XXVI Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa. A MATEMÁTICA DO FUTEBOL E OUTRAS PROPOSTAS PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE E ANÁLISE COMBINATÓRIA. 2012. (Congresso).

8.
I Conferência Latino-Americana de GeoGebra. Uso do GeoGebra como ambiente informatizado para manipulação e visualização das propriedades da função modular. 2011. (Congresso).

9.
II Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2011. (Encontro).

10.
III Jornada de Ciência, Educação e Tecnologia do IFMG e I Worshop de Inovação Tecnológica do Centro-Oeste Mineiro. Matemática no futebol: essa mistura dá jogo?. 2011. (Congresso).

11.
VII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Método do caso: uma possibilidade didática para encaminhar atividades de modelagem matemática. 2011. (Congresso).

12.
Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2010. (Encontro).

13.
IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Matemática.Modelagem Matemática no Futebol: uma proposta didática para o estudo de estatística e probabilidades através do estudo de caso. 2010. (Encontro).

14.
Seminário e Encontro dos NTE de Minas Gerais - SemeNTE II.Ferramentas online para a potencialização do ensino: Prezi. 2010. (Seminário).

15.
X Encontro Nacional de Educação Matemática.Investigando as propriedades dos determinantes com o uso de planilhas eletrônicas. 2010. (Encontro).

16.
II Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura.Oficina de Xadrez. 2009. (Oficina).

17.
V Encontro Mineiro de Educação Matemática. 2009. (Encontro).

18.
II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. 2004. (Congresso).

19.
Ciclo de Conferências da SBEM - Reflexões em Educação Matemática. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Denilia Andrade Teixeira dos Santos. Práticas Docentes em Modelagem Matemática no Ciclo da Alfabetização. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Educacional de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Orientador: Célio Roberto Melillo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 23:27:47