Lígia Maria Oliveira de Quadros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4985230865281065
  • Última atualização do currículo em 04/07/2017


Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG; Graduada em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2010); Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2011); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012); Professora titular da Prefeitura Municipal de Rio Grande;Tutora da UAB-FURG; Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Educação, Educação Infantil e Séries Iniciais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lígia Maria Oliveira de Quadros
Nome em citações bibliográficas
QUADROS, L. M. O.

Endereço


Endereço Profissional
Escola de Ensino Fundamental Jardim do Sol.
Rua Dr. Mario Nicola, 111
96200-970 - Rio Grande, RS - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2014
Mestrado em andamento em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO DAS INFÂNCIAS DE RIO GRANDE,Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
2014 - 2016
Mestrado em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: CRIANÇA E ARTE: EXPRESSÃO DA CULTURA REGIONAL EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EM ARTE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE RIO GRANDE/RS,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Pré-Escolar.
2010 - 2011
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 600h).
Portal Faculdades, PF, Brasil.
Título: Processo de criação na infância.
Orientador: Prof.ª Me Maria Mirta de Oliveira.
2008 - 2011
Graduação em Pedagogia.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
2007 - 2010
Graduação em Artes Visuais Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Aspectos da Trimensionalidade no Ensino de Arte: um recorte a partir da experiência de estágio.
Orientador: Profª Me. Roseli Nery.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em A Literatura Infantiol na Formação Inicial e Conti. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em A escola que se vive e a escola que se sonha. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Sexualidade e Formação Inicial. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Rio Grande, PMRG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20


Escola de Ensino Fundamental Jardim do Sol, EJSOL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS NOS TRÊS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO GRANDE (RS)
Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar as práticas alfabetizadoras nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, nas 54 escolas urbanas da rede municipal do Rio Grande (RS). A escolha dessa temática deu-se em razão das incertezas instauradas no cotidiano das escolas com a nova estruturação da Educação Básica, mais especificamente com a Resolução do CEB/ CNE no 07/2010, que define os três primeiros anos do Ensino Fundamental como um bloco pedagógico, sem interrupção. Diversos são os questionamentos e as dúvidas que as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental vem expressando em reuniões de trabalho e na formação continuada realizada pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE), ao longo do ano de 2012. Nesse sentido, buscamos identificar as concepções de alfabetização e letramento das professoras envolvidas na pesquisa e as avaliações que realizam das aprendizagem das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em espaços de formação continuada das professoras, como, por exemplo, as ações que vem sendo realizadas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e no contexto de sala de aula em que atuam. A análise dos dados será realizada a partir dos trabalhos de Soares (2004, 2006); Frade (2003), Morais (2006); Braslavsky (2007); Rosemberg e Borzone (2004); Dioníso (2007), sobre alfabetização e letramento e Hoffmann (1991); Esteban (2010) e Hidji (2010) sobre avaliação. Esperamos com esta pesquisa contribuir para a elaboração de propostas de trabalho e para a reflexão sobre avaliação e práticas pedagógicas voltadas para alfabetização e letramento nos três primeiros anos do Ensino Fundamental de nove anos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Alfabetização e letramento na pré-escola e no 1º ano do Ensino Fundamental: aproximações e distanciamentos
Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a alfabetização e o letramento no cotidiano da pré-escola e do 1º ano, buscando através da pesquisa documental e etnográfica, identificar aproximações e distanciamentos entre as duas primeiras etapas da educação básica. Para tanto serão utilizados dados coletados em uma instituição escolar da rede municipal de Pelotas no período de 2008 a 2011 e cotejados com dados de investigações desenvolvidas pela professora Drª Célia Renata Rosemberg e sua equipe de trabalho no CONICET e SECyt e pela professora Drª Eliane Peres no HISALES. Os resultados encontrados serão utilizados como fonte e subsídio na reflexão sobre práticas pedagógicas de alfabetização e letramento que possibilitem a continuidade entre as duas primeiras etapas da educação básica no processo de formação continuada de professores da educação básica da Educação Infantil de dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cabe ressaltar ainda, que a viabilização dessa pesquisa possibilita o fomento de parcerias entre os grupos de pesquisas brasileiros NEPE/ FURG; HISALES/UFPEL e Argentinos CONICET/SECyT, quanto à investigações sobre alfabetização e letramento. Dentre os autores que embasarão os aspectos teóricos metodológicos da pesquisa salientamos Soares (2001, 2004, 2004a e 2006), Manrique (1997, 2005), Cook-Gumperz (2008), Morais (2005, 2010), Leal (2005 e 2006), Baptista (2011), Kleiman (1995, 2008) Street (2003 e 2010), Marinho (2010), Catanheira (2004).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lígia Maria Oliveira de Quadros - Coordenador / Gabriela Medeiros Nogueira - Integrante / Eliane terezinha Perez - Integrante / Celia Renata Rosemberg - Integrante / Maia Migdalek - Integrante / Taiana Duarte Loguercio - Integrante / Letícia de Aguiar Bueno - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Grupo de Estudos em Alfabetização e Letramento
Descrição: O Grupo de Estudos em Alfabetização e Letramento na Infância- GEALI, está vinculado ao Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE do Instituto de Educação da FURG, tem como propósito fomentar reflexões no campo da alfabetização e letramento a partir de leitura e discussões de textos. Serão propostos artigos de diferentes autores, em geral apresentando resultados de pesquisa que discutem práticas pedagógicas e/ou processos de aprendizagem sobre a leitura e escrita. O grupo está aberto a professores, acadêmicos, pesquisadores que tenham o desejo e a disponibilidade em participar dos encontros promovidos pelo grupo e contribuir com as discussões..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
A literatura infantil na formação inicial de acadêmicas do curso de pedagogia
Descrição: Este projeto tem por objetivo promover a prática da literatura infantil tanto para as acadêmicas do curso de pedagogia, como para as professoras da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública estadual e municipal e também, da rede privada. Serão considerados neste projeto acadêmicos da pedagogia presencial, PARFOR e a distância, compreendendo os seguintes municípios: Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul. O propósito principal é ampliar e aprofundar aspectos teórico-práticos no campo literatura infantil e as possíveis articulações com a alfabetização e o letramento, a fim de, subsidiar as práticas alfabetizadoras tanto das professoras em exercício, como das futuras professoras, egressas dos diferentes cursos de pedagogia oferecidos pela FURG. Para tanto, os seguintes eixos temáticos estão previstos: i) O papel da literatura infantil na formação do professor; ii) Relações entre literatura infantil e escola; iii) A literatura infantil na infância atual; iv) Diferentes modos de contar e ler histórias infantis no cotidiano escolar; v) A literatura infantil e as múltiplas linguagens O trabalho será desenvolvido em diferentes etapas, que vão desde estudos sobre a temática, planejamento de oficinas e confecção de materiais, até realização de oficinas e escrita de textos reflexivos e memorialísticos...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - Atual
Educação Inicial e Continuada:Construindo Pontes entre a Universidade e a Escola
Descrição: O projeto intitulado Educação inicial e continuada: construindo pontes entre a universidade e a escola tem por objetivo proporcionar ao grupo de professoras da Escola Jardim do Sol um espaço para a educação continuada, incentivando o diálogo coletivo através de problematizações e estudos, assim como oferecer aos(as) estudantes dos Cursos de Pedagogia, um contato com o cotidiano escolar. Através desta ênfase, fica evidente a caracterização do presente trabalho como projeto de ensino, pesquisa e extensão uma vez que se direciona ao ensino escolar. Um dos aspectos desta tríade é o fato do projeto contemplar discussões a respeito da prática educativa. A partir dos encontros é fomentado o conhecimento das teorias implícitas das professoras e, também, a busca por novos referenciais teóricos que possam contribuir para o crescimento do trabalho. Desta forma, a interação entre estudantes e professoras ganha destaque no contexto do projeto...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2012 - Atual
Núcleo de Estudos ePesquisas em Educação e Infância
Descrição: O NEPE é vinculado ao Instituto de Educação da FURG e cadastrado no CNPq, desde 1996, e vem desenvolvendo ações com o objetivo de contribuir para o debate e aprofundamento de temáticas relativas às infâncias, ampliado as temáticas de investigação, abrangendo não só as infâncias e a Educação Infantil, mas também os processos de escolarização nos anos iniciais do Ensino Fundamental...
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Lígia Maria Oliveira de Quadros - Coordenador / Gabriela Medeiros Nogueira - Integrante / Suzane Vieira da Rocha Gonçalves - Integrante / Maria Renata Alonso Mota - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
QUADROS, L. M. O.; ZASSO, S. M. B. ; Sobral, Cleusa, M. ; Vieira, Roberta, B. . A linguagem oral e escrita no contexto da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: situações de pesquisa no Brasil e na Argentina. 1ª. ed. Rio Grande: Editora da Furg, 2014. v. 24. 123-144p .

2.
QUADROS, L. M. O.. Prática Pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: diferentes perspectivas. 1ª. ed. Rio Grande: Editora da Furg, 2013. v. 16. 117-1333p .

Capítulos de livros publicados
1.
ZASSO, S. M. B. ; Sobral, Cleusa, M. ; Brião,C Eliane ; QUADROS, L. M. O. ; Vieira, Roberta, B. ; S. B. Acosta . Alfabetização e Letamento: encontros e desencontros entre concepções e práticas de professoras alfabetizadoras. In: Silvana Maria Bellé Zasso; Cleuza Maria Sobral Dias; Eliane Costa Brião; Lígia Maria Oliveira de Quadros;Roberta Barcellos Vieira; Sidiane Barbosa Acosta. (Org.). Alfabetização e Letramento: encontros e desencontros entre concepções e práticas de professoras alfabetizadoras. 1ed.Rio Grande: FURG, 2014, v. 24, p. 123-144.

2.
QUADROS, L. M. O.. Aspectos da tridimensionalidade no ensino de arte: um recorte a partir da experiencia de estágio. In: Gabriela Medeiros Nogueira. (Org.). Aspectos da tridimensionalidade no ensino de arte: um recorte a partir da experiência de estágio. 1ed.Rio Grande: FURG, 2013, v. 16, p. 117-133.

Apresentações de Trabalho
1.
QUADROS, L. M. O.; Brião,C Eliane ; Prado, Ortiz Gabriela ; NOGUEIRA, G. M. ; ZASSO, S. M. B. . A articulação entre alfabetização e letramento no cotidiano de sala de aula a partir das proposições das professoras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
QUADROS, L. M. O.; Brião,C Eliane ; NOGUEIRA, G. M. . Aspectos da tridimensionalidade no ensino da arte: um recorte da experiência de estágio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
QUADROS, L. M. O.; Brião,C Eliane ; Prado, Ortiz Gabriela ; NOGUEIRA, G. M. ; ZASSO, S. M. B. . A articulação entre alfabetização e letramento no cotidiano de sala de aula a partir das proposições das professoras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
QUADROS, L. M. O.; BUENO, L. A. . A música e a literatura: estratégias de ação no fazer pedagógico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
QUADROS. J.R.M ; MINASI. A ; SCHIMIT, M. S. ; QUADROS, L. M. O. ; NOVO. J. S . UM DIALOGO NECESSARIO: PREVENÇÃO AS DROGAS E A VIOLENCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
QUADROS, L. M. O.. Oficina de Arte e Literatura Infantil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
QUADROS, L. M. O.. Arte na Educação Infantil. 2016. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14º Mostra de Produção Universitária- FURG.A Literatura Infantil na Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Outra).

2.
Curso de Formação para Professores do 1º 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. 2015. (Outra).

3.
Curso de Formação para Professores do 3º ano do Ensino Fundamental. 2015. (Outra).

4.
I Encontro de Pós Graduação em Educação.A literatura infantil na formação inicial e continuada de professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Encontro).

5.
I Encontro de Pós Graduação em Educação. 2015. (Encontro).

6.
seminário de Formação para Professores do Ciclo da Alfabetização. 2015. (Seminário).

7.
Seminário de Formação para Professores do Ciclo da Alfabetização. 2015. (Seminário).

8.
Seminário de Formação para Professores do Ciclo de Alfabetização. 2015. (Seminário).

9.
II Simpósio Luso- Brasileiro de Estudos da Criança: desafios éticos e metodológicos.A construção do livro digital como prática de letramento. 2014. (Simpósio).

10.
II Simpósio Luso- Brasileiro de Estudos da Criança: desafios èticos e metodológicos.Ensino de Arte no cotiodiano escolar:tridimensionalidade e aprendizagem significativa em Arte. 2014. (Simpósio).

11.
X ANPED Sul. 2014. (Seminário).

12.
X Educação Infantil em Debate.Aspectos da Tridimensionalidade no Ensino de Arte: Um recorte a partir da experiencia de estágio. 2014. (Seminário).

13.
X Seminário Educação Infantil em Debate. 2014. (Seminário).

14.
X Edducação Infantil em Debate: Infâncias, Educação e Contemporaneidade. 2013. (Seminário).

15.
XII Mostra de Produção Universitária. 2013. (Outra).

16.
XII Mostra de Produção Universitária. 2013. (Outra).

17.
1º Seminário sobre o transtorno do Estectro Autista. 2012. (Seminário).

18.
IX Seminário Educação Infantil em Debate: Currículo, Linguagens e Infâncias. 2011. (Seminário).

19.
VII Encontro Estadual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil. 2011. (Outra).

20.
II SEMINARIO NACIONAL DE LINGUAGEM, CULTURA, E EDUCAÇÃO: DOS MEIOS ÀS MEDIAÇOES DE ENSINO M.DOS MEIOS ÀS MEDIAÇÕES DE ENSINO. 2010. (Seminário).

21.
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO SARAIVA ATUAL.ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2010. (Seminário).

22.
CURSO DE DIREITOS HUMANOS E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS. 2009. (Outra).

23.
CURSO DE EXTENSÃO SEXUALIDADE E FORMAÇÃO INICIAL: DOS CURRICULOS ESCOLARES AOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. 2009. (Outra).

24.
VIII SEMINARIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM DEBATE. 2009. (Seminário).

25.
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BASICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. 2008. (Outra).

26.
IV SIMPÓSIO ENSINO DE ARTE. 2007. (Simpósio).

27.
INFORMATICA PARA PROFESSORES. 2002. (Outra).

28.
Curso na área de deficiência visual. 2001. (Encontro).

29.
FORUM INTERNACIONAL INCLUSIVE EU. 2001. (Outra).

30.
OFICINA DE JOGOS PEDAGOGICOS. 2001. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, G. M. ; QUADROS, L. M. O. ; BUENO, L. A. ; Pereira. Cleusa ; Brião,C Eliane ; Prado, Ortiz Gabriela . Grupo de Estudos em Alfabetização e Letramento na Infância. 2016. (Outro).

2.
NOGUEIRA, G. M. ; BUENO, L. A. ; Pereira. Cleusa ; Brião,C Eliane ; Prado, Ortiz Gabriela ; QUADROS, L. M. O. . Programa de Formação Continuada para Professores dos Três Primeiros Anos do Ensino Fundamental em Alfabetização e Letramento- PROEXT. 2015. (Outro).

3.
NOGUEIRA, G. M. ; QUADROS, L. M. O. ; LOGUERCIO, T. D. ; BUENO, L. A. ; Brião,C Eliane . X Educação Infantil em Debate: Infâncias, Educação e Contemporaneidade. 2013. (Outro).

4.
NOGUEIRA, G. M. ; QUADROS, L. M. O. . A Literatura Infantil na Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
QUADROS, L. M. O.; Brião,C Eliane ; NOGUEIRA, G. M. . Aspectos da tridimensionalidade no ensino da arte: um recorte da experiência de estágio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
QUADROS, L. M. O.; BUENO, L. A. . A música e a literatura: estratégias de ação no fazer pedagógico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


Participa como aluna especial do Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG, cursando a disciplina de Estudos e pesquisas em alfabetização e letramento;
Participa como integrante do GEALI- Grupo de estudos em alfabetização letramento e infância;
Participa como colaboradora do NEPE- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação da Infância



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 5:45:27