Rafaela Silva Moreira

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  • Última atualização do currículo em 02/07/2018


Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2008) e especialização em Fisioterapia em Neurologia (adulto e infantil) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestrado (2013) e Doutorado (2016) em Ciências da Saúde, sub-área: saúde da criança e do adolescente pela Faculdade de Medicina da UFMG. Professora efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Araranguá). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Neurologia e Pediatria (LANEP) da UFSC-Araranguá. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Pediátrica e Neurológica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafaela Silva Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, R. S.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Ciências da Saúde.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Triagem de Atraso de Desenvolvimento e de Alterações de Comportamento: Estudo Normativo do Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC) no contexto brasileiro, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Cláudia Regina Lindgren Alves.
Coorientador: Lívia de Castro Magalhães.
2011 - 2013
Mestrado em Ciências da Saúde.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Desenvolvimento global de crianças em idade escolar nascidas prematuras e acompanhadas no Ambulatório de Crianças de Risco do Hospital das Clínicas da UFMG (ACRIAR): habilidades motoras e fatores associados,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Claudia Regina Lindgren Alves.
Coorientador: Lívia de Castro Magalhães.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2009
Especialização em Fisioterapia em Neurologia ( adulto e infantil). (Carga Horária: 450h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Desenvolvimento Infantil- Revisão narrativa dos principais instrumentos de avaliação de crianças de 0 a 2 anos.
Orientador: Elyonara Mello de Figueiredo.
1997 - 1999
Aperfeiçoamento em Magistério de 1º grau. (Carga Horária: 360h).
Instituto Sagrada Família, ISFUC, Brasil.
Título: ---. Ano de finalização: 1999.
Orientador: ---.
2004 - 2008
Graduação em Fisioterapia.
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Título: ?A efetividade de dois programas de reabilitação para Fibromialgia: um desenho experimental de caso único.?.
Orientador: Marcus Alessandro Alcântara.




Formação Complementar


2015 - 2015
Treinamento do Newborn Behavior Observation (NBO). (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Treinamento em escala Bayley de desenv infantil. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Melhorando a função na Paralisia Cerebral. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional, ABRAFIN, Brasil.
2014 - 2014
Desenvolvimento de disciplina no ensino via moodle. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem- Moodle. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação na ClF e a Prática Docente. (Carga horária: 16h).
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 10, CREFITO 10, Brasil.
2013 - 2013
Redação Oficial- Memorando, Ofício, Ata e Portaria. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Estágio Probatório e Progressão Funcional Docente. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Formação em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
PREAUT: Sinais de Risco para Autismo na 1 Infância. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Método Lógico para Redação Científica. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Língua Espanhola CACS/FAFICH Nível:Préintermedio 1. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Oficina: Objetos de Aprendizagem-PREZI. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Oficina: Metodologias do Ensino Superior. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Língua Espanhola (Pré-IntermediárioII)-CACS/FAFICH. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Paralisia Cerebral. (Carga horária: 92h).
Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, FCMMG, Brasil.
2011 - 2011
Língua Espanhola ( Básico 1)- CACS/FAFICH. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Língua Espanhola (Básico 2)-CACS (FAFICH). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Projeto Rondon. (Carga horária: 160h).
Ministério da defesa do Brasil, -, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Estimulação aquática infantil. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2010 - 2010
Terapia de Contensão Induzida (Teórico e Prático). (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Anatomia do cérebro em três dimensões. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2010 - 2010
Manual Abilities Classification System. (Carga horária: 4h).
Clinica de Fisioterapia Sensorial, -, Brasil.
2009 - 2009
II Infant Course Based on NDT. (Carga horária: 20h).
Clinica de Fisioterapia Sensorial, -, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em JIMI- Jogos do interior de Minas.
Prefeitura municipal de Gouveia, --, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Caminhada pela saúde. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Projeto Rondon. (Carga horária: 160h).
Ministério da defesa do Brasil, -, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Prevenção de alterações posturais em crianças. (Carga horária: 7h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Atendimento fisioterapêutico em PSF de Diamantina. (Carga horária: 96h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Estimulação aquática infantil. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2008 - 2008
Atividade física para alzheimer e parkinson. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2008 - 2008
Desempenho muscular na doença de Parkinson. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2008 - 2008
Marcha em Neuropediatria: Análise e Reabilitação. (Carga horária: 20h).
Fisioterapeuta Andréa Lopes de Jesus, --, Brasil.
2008 - 2008
Técnicas Modernas em Fisioterapia Respiratória. (Carga horária: 22h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação para o projeto Rondon. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Prevenção de alterações posturais em crianças. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2007 - 2007
Cadeias Musculares. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2007 - 2007
Curso Teórico e Prático em Próteses e Órteses. (Carga horária: 32h).
Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
2007 - 2007
Hidroterapia. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2006 - 2006
Análise crítica da literatura científica. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2006 - 2006
Avaliação cíinica da marcha. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Caminhada pela saúde. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2005 - 2005
massoterapia. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Caminhada pela saúde. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2004 - 2004
Aplicação de laser e leds em Fisioterapia. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2004 - 2004
anatomia palpatória. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2004 - 2004
Biomecânica de ossos e músculos. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2003 - 2003
Inglês- Upper-Intermediate.
Angloskill - Instituto Americano de Línguas, ANGLOSKILL, Brasil.
2003 - 2003
Treinamento de Iniciação a informática. (Carga horária: 72h).
Centro de Formação Profissional Dom Orione, -, Brasil.
2002 - 2002
Inglês- Nível: Elementary.
Angloskill - Instituto Americano de Línguas, ANGLOSKILL, Brasil.
2002 - 2002
Inglês- Nível: Intermediate.
Angloskill - Instituto Americano de Línguas, ANGLOSKILL, Brasil.
2001 - 2001
Inglês- Nível: Intro.
Angloskill - Instituto Americano de Línguas, ANGLOSKILL, Brasil.


Atuação Profissional



Clinica de Fisioterapia Funcional, ---, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação em várias sub-áreas da Fisioterapia, principalmente em Ortopedia, Neurologia E Pediatria.


Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Docente das disciplinas: Fisioterapia em Pediatria II, Saúde Pública e Estágio Supervisionado I e II.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Funcionário Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente das disciplinas: Movimento e desenvolvimento humano I, Pediatria, Fisioterapia em Pediatria I e Estágio Supervisionado I e II.

Atividades

01/2013 - 07/2013
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisioterapia em Pediatria II
01/2013 - 07/2013
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Saúde Coletiva
01/2013 - 07/2013
Estágios , Departamento de Fisioterapia, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado I - Clínica Escola de Fisioterapia.
01/2013 - 07/2013
Estágios , Departamento de Fisioterapia, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado II- Estratégia Sáude da Família.
03/2010 - 12/2010
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pediatria
03/2010 - 12/2010
Estágios , Departamento de Fisioterapia, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado II- Estratégia de Saúde da Família de Diamantina MG.
03/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Departamento de Fisioterapia, .

Atividade de extensão realizada
Estimulação Aquática e Natação Infantil - Clínica Escola de Fisioterapia da UFVJM.
09/2009 - 12/2010
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Movimento e Desenvolvimento Humano I
09/2009 - 12/2010
Estágios , Departamento de Fisioterapia, .

Estágio realizado
Estágio SupervisionadoI- Clínica Escola de Fisioterapia da UFVJM.
09/2009 - 12/2009
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisioterapia em Pediatria I

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.


University of Massachusetts Boston, UMass Boston, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboração em projeto de pesquisa, Carga horária: 4


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Direção e administração, Colegiado do curso de Fisioterapia, .

Cargo ou função
Coordenador de Estágios do Curso de Fisioterapia da UFSC/Araranguá-SC.
09/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Fisioterapia da UFSC, .

Cargo ou função
Membro de Núcleo Docente Estruturante.
08/2016 - Atual
Estágios , Curso de Fisioterapia da UFSC, .

Estágio realizado
Preceptor do Estágio de Fisioterapia em Pediatria no Hospital Regional de Araranguá.
01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFSC - Campus Araranguá, .

08/2016 - 12/2016
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Humano e Fisioterapia em Pediatria II
08/2015 - 12/2015
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisioterapia em Pediatria II
03/2015 - 12/2015
Estágios , Curso de Fisioterapia da UFSC, .

Estágio realizado
Preceptor do Estágio de Pediatria/Atenção a Portadores de Necessidades Especiais- APAE Araranguá.
08/2013 - 12/2015
Direção e administração, Colegiado do curso de Fisioterapia, .

Cargo ou função
Membro de colegiado de Curso.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação do Desenvolvimento Infantil, Saúde Pública, Fundamentos de Fisioterapia e Desenvolvimento Humano
03/2014 - 07/2014
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação do Desenvolvimento Infantil, Fisioterapia Pediátrica I e II, Legislação Profissional e Fundamentos em Fisioterapia
08/2013 - 12/2013
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisioterapia em Pediatria II, Fundamentos de Fisioterapia
08/2013 - 12/2013
Estágios , Curso de Fisioterapia da UFSC, .

Estágio realizado
Preceptor do Estágio em Equoterapia- Haras Araranguá.


Linhas de pesquisa


1.
Avaliação, Intervenção e Acompanhamento do Desenvolvimento Neuropsicomotor de Lactentes/Crianças Brasileiras


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Avaliação da qualidade de ambientes de creches/pré-escolas e estímulo ao desenvolvimento neuropsicomotor de crianças matriculadas na educação infantil de Araranguá-SC
Descrição: O presente projeto tem como objetivos: avaliar a qualidade dos ambientes de creches no município de Araranguá; examinar o desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos de idade que frequentam creches públicas em Araranguá e auxiliar os profissionais das creches na busca de alternativas para melhorar estes ambientes educacionais. O projeto será realizado nos 18 centros de Educação Infantil do município de Araranguá (SC) no qual estão matriculadas 2.400 crianças de zero a cinco anos. Na primeira etapa do projeto será realizada a avaliação do ambiente da creche por meio da aplicação da escala ?Infant Toddler Environment Rating Scale (ITERS-R)?. Posteriormente para avaliação do desenvolvimento global das crianças será aplicado o Teste de Triagem Denver II na própria instituição, em horários previamente agendados, respeitando a rotina das crianças. Adicionalmente os responsáveis pelas crianças serão convidados a responder outro questionário de desenvolvimento global: ?Survey of Wellbeing of Young Children-SWYC). Na segunda etapa do projeto, após análises dos dados coletados, os docentes e discentes participantes do projeto promoverão reuniões de capacitação da equipe da instituição de ensino e com os pais dos alunos com a finalidade de fornecer informações relativas ao ambiente da creche e possíveis mudanças ambientais, prevenção de atraso de desenvolvimento, prática de cuidados e atividades para estimulação das crianças..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Rafaela Silva Moreira - Coordenador / Janaína Medeiros de Souza - Integrante / Giovana Pascoali Rodovanski - Integrante / Elaine Damiani Daniel - Integrante / Franciani Rodrigues - Integrante / Laura Rodrigues Alves - Integrante / Tainara Pedro - Integrante / Bruna de Souza Canella - Integrante / Fernanda Vicente Homem - Integrante.
2014 - 2015
Aplicação de Kinesiotaping no tempo utilizado para atividades funcionais em crianças com Paralisia Cerebral
Descrição: Introdução: a utilização de dispositivos auxiliares, como o Kinesiotaping (KT), pode ser empregada com o intuito de tornar possível a execução de atividades funcionais, como a atividade seantdo para de pé (STDP) por meio de estratégias motoras eficientes em crianças com Paralisia Cerebral (PC). Objetivos: verificar o efeito da utilização do KT no tempo utilizado para executar a atividade ST-DP em crianças com PC. Métodos: serão avaliadas crianças com PC espástica. A funcionalidade será avaliada pelo tempo utilizado para executar o teste sentado para de pé, o teste de subida de degraus lateral, e as dimensões D e E da Medida de Função Motora Grossa (GMFM 88). Acredita-se que a aplicação do KT promoverá aumento na ativação muscular, culminando na adoção de estratégias motoras mais eficientes para execução das atividades funcionais em crianças com PC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rafaela Silva Moreira - Integrante / Adriana Neves dos Santos - Coordenador / Giovana Pascoali Rodovanski - Integrante / Maria Tereza Cauduro - Integrante.
2014 - Atual
Avaliação do desenvolvimento infantil e intervenção precoce em crianças de alto risco e suas famílias no Brasil
Descrição: Projeto de pesquisa e extensão em parceria com o Hospital Sofia Feldman e cooperação com o Brazelton Institute e o Center for Children with Special Needs do Floating Hospital for Children de Boston (EUA) para implantar um novo método de estimulação do desenvolvimento infantil baseado no fortalecimento do vinculo família-bebê e redução do estresse parental no cuidado com seus filhos nascidos prematuros e para validação de uma nova escala de desenvolvimento infantil baseada na avaliação de comportamentos sociais, marcos do desenvolvimento e organização familiar chamado Survey of the wellbeing of young children (SWYC). Contemplado no Edital 2013 do Grand Challenges Canada - Saving Brains (inicio do financiamento setembro de 2013) sob o título "Fostering the development of premmies through stronger child-family well-being: innovating early child development assessment and intervention in high risk infants and their families in Brazil"..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Rafaela Silva Moreira - Integrante / Cláudia Regina Lindgren Alves - Coordenador / Lívia de Castro Magalhães - Integrante / Claúdia Machado Siqueira - Integrante / Elyzangêla Ditzz Duarte - Integrante / tatiana coelho lopes - Integrante.Financiador(es): Grand Challenges Canadá - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Effects of Immigration on Maternal Well-Being and Early Childhood Development: A Study of Brazilian Mothers and their Infants living in Massachusetts and in non-migrant mothers and infants living in the sending community
Descrição: The general aim of this study is to analyze the way in which the immigration process, in particular, transcultural and transnational factors, may impact the development of young children of Brazilian immigrant families living in the Boston metropolitan area. Specifically, the goal is to describe the effects of immigration on the well-being of Brazilian mothers and their young children, while focusing on cultural protective factors in light of contextual risks due to immigration. To accomplish this goal, 50 Brazilian immigrant mothers and their 12-month infants from Governador Valadares, Minas Gerais (MG), living in Massachusetts?the most highly represented group of Brazilian immigrants living in the Boston area?will be interviewed and assessed in their homes. Maternal generation, immigration history, education, acute and chronic stress, social support, acculturation and language fluency will be measured. Early childhood measures, such as the Bayley Scales of Infant and Toddler Development and the Infant-Toddler Social and Emotional Assessment (ITSEA), will be used to evaluate cognitive, language, gross and fine motor, and socio-emotional development of the infants. A control group of non-migrant Brazilian mothers and infants (N=50), from Governador Valadares, MG, with similar socio-economic status, will be included in this study. These mothers will also be assessed in their homes. The same protocol will be used for both US and Brazil samples. All instruments used in this study will be standardized and/or translated from English to Brazilian Portuguese and back-translated from Brazilian Portuguese to English to ensure construct validity of the assessments..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rafaela Silva Moreira - Integrante / ALVES, CRL - Integrante / Fernanda Lucchese - Coordenador / Alice Carter - Integrante / Ester Shapiro - Integrante.
2013 - Atual
Adaptação Transcultural e Validação para o Brasil do instrumento Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC)
Descrição: Profissionais de saúde que trabalham com desenvolvimento infantil se deparam atualmente com o desafio de identificar precocemente problemas de comportamento e desenvolvimento. Em vista disso, uma avaliação adequada do desenvolvimento infantil mostra-se fundamental para a detecção de possíveis atrasos e deficiências. Atualmente há escassez de instrumentos de avaliação padronizados para a criança brasileira, o que dificulta o acesso e o uso dos testes pelos profissionais de saúde. Além disso, muitos instrumentos de triagem do desenvolvimento infantil apresentam alto custo, requerem treinamento e tempo de aplicação prolongado, impossibilitando seu uso na prática clínica. Diante das dificuldades apresentadas pretende-se realizar a adaptação transcultural e validação para o Brasil do "Surveillance of the Wellbeing of Young Children (SWYC)". Este instrumento demonstra ser viável para ser aplicado na atenção primária (é breve, acessível e abrangente) e apresenta indícios de adequadas propriedades psicométricas. O processo de adaptação transcultural e validação do SWYC consistirá em várias etapas, dentre elas, a tradução do instrumento por dois tradutores qualificados independentes, seguida da combinação das traduções para produzir um documento único, que sera retroatraduzido por 2 tradutores. Na retrotradução, os tradutores serão nativos e não cientes do construto e da população alvo. Em seguida, um comitê formado por especialistas na área, realizará a revisão do questionário obtido. Logo após, será feito pré-teste (aplicação do instrumento na população alvo) objetivando detectar erros. Corrigidos os erros, os questionários serão aplicados na população alvo e, por fim, os pesquisadores farão a análise, a equivalência dos escores obtidos por meio de fórmulas matemáticas e estudo psicométricos do teste. Serão testadas a reprodutibilidade (confiabilidade teste reteste, sensibilidade, especificidade) e a validade em crianças brasileiras nas mesmas faixas etárias do teste original. A validade concorrente será realizada por meio da comparação com os instrumentos "Ages and Stages Questionnaire (ASQ)", versão traduzida e validada para crianças brasileiras, e a escala "Bayley Scales of Infant and Toddler Development(Bayley-III). A adaptação e validação transcultural do SWYC resultarão na oferta de um questionário de avaliação confiável, válido e de livre acesso para triagem de atraso desenvolvimento em crianças brasileiras de 0 a 5 anos de idade nos programas de atenção primária a saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafaela Silva Moreira - Coordenador / Cláudia Regina Lindgren Alves - Integrante / Lívia de Castro Magalhães - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2011 - 2014
Avaliação do desenvolvimento global de crianças em idade escolar, nascidas prematuras a partir de 2002 e acompanhadas no Ambulatório de Crianças de Risco do Hospital das Clínicas da UFMG (ACRIAR).
Descrição: Recém-nascidos pré-termo estão susceptíveis a prejuízos em seu desenvolvimento a curto, a médio e longo prazo, tais como, comportamento motor, coordenação, atenção e até desempenho acadêmico. Entretanto os riscos advindos do desenvolvimento nesta população podem ser mediados por experiências ambientais. O presente projeto tem por objetivo avaliar desenvolvimento global de crianças em idade escolar, nascidas prematuras a partir de 2002 e acompanhadas no Ambulatório de Crianças de Risco do Hospital das Clínicas da UFMG (ACRIAR) e discutir a associação do desenvolvimento com o ambiente familiar e o desempenho escolar. As crianças incluídas apresentam idade gestacional menor ou igual a 34 semanas e/ou peso ao nascer inferior ou igual a 1500 g e seu desenvolvimento foi acompanhado pela equipe multiprofissional do ACRIAR, localizado no Hospital Bias Fortes, até os 7 anos de idade.O desenvolvimento global será avaliado através de testes de desenvolvimento motor, de linguagem e neuropsicológico. O desempenho motor será avaliado através do teste Movimento ABC, segunda Edição (MABC-2). O desenvolvimento do léxico será avaliado por meio do TVfusp-92º e da fonologia por meio da prova de fonologia do ABFW. Será realizada a Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo (ASPA). A avaliação neuropsicológica será realizada através do Token Test. Para avaliar o perfil emocional das crianças será usada a versão portuguesa do Strengths and Difficulties Questionnaire ? SDQ. Utilizando o questionário RAF ? Inventário de recursos do ambiente familiar, com perguntas abertas e itens de escolha múltipla, serão avaliados os recursos do ambiente familiar que podem contribuir para o desenvolvimento das crianças. Em seguida será aplicado o teste de desempenho escolar para avaliar de forma objetiva a escrita, aritmética e leitura das crianças. Os resultados obtidos neste estudo irão auxiliar os profissionais de saúde na prevenção e/ou intervenção nos fatores de risco, de maneira precoce e efi.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Rafaela Silva Moreira - Coordenador / Cláudia Regina Lindgren Alves - Integrante / Lívia de Castro Magalhães - Integrante / Stela Maris Aguiar Lemos - Integrante / Jordana Siuves Dourado - Integrante.
2011 - 2012
O desenvolvimento neuropsicomotor aos 4 e aos 8 meses de idade corrigida de recém nascidos pretermos pequenos para a idade gestacional.
Descrição: Estudo transversal no qual foram avaliadas crianças nascidas prematuras AIG e PIG aos 4 e 8 meses de idade corrigida. A hipótese nula do estudo é que o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças nascidas com idade gestacional menor ou igual a 34 semanas PIG aos 4 e 8 meses de idade corrigida apresenta diferenças significativas em relação a crianças nascidas com idade gestacional menor ou igual a 34 semanas AIG da mesma idade. Objetivo Geral: comparar o desenvolvimento neuropsicomotor através do teste Bayley Scales Infant Development (BSID) de recém-nascidos AIG e PIG pretermos, com idade gestacional menor ou igual a 34 semanas. Objetivos Específicos: ? Documentar o desenvolvimento neuropsicomotor aos 4 e 8 meses de idade corrigida de bebes nascidos com idade gestacional menor ou igual 34 semanas caracterizados como AIG e PIG, ? Investigar se existe diferença significativa no desenvolvimento aos 4 e 8 meses de idade corrigida entre bebes nascidos com idade gestacional menor ou igual 34 semanas distribuídos em grupo AIG e PIG..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Rafaela Silva Moreira - Integrante / Lívia de Castro Magalhães - Integrante / Caroline de Oliveira Alves - Coordenador / Maria Cândida Ferrarez Bouzada Viana - Integrante.
2007 - 2008
" A Efetividade de dois programas de reabilitação para Fibromialgia: um desenho exprimental de caso único"
Descrição: Objetivo: Comparar a efetividade da fisioterapia aquática e no solo em dois pacientes com fibromialgia. Métodos: Foi utilizado um desenho experimental de caso único do tipo A-B-A-C. Cada fase A correspondeu a um período sem intervenção terapêutica (baseline), enquanto as fases B e C consistiram de fisioterapia realizada na água e no solo, respectivamente. Cada período baseline perdurou quatro semanas e as intervenções sete semanas, cada uma. As voluntárias foram avaliadas semanalmente quanto à intensidade da dor (Escala Visual Analógica), qualidade da dor (Questionário McGill de Dor), qualidade de vida (Questionário de Impacto da Fibromialgia) e depressão (Inventário de Depressão de Beck). A análise estatística foi realizada através da Celeration Line, Banda de Dois Desvios-padrão e Análise Visual. Resultados: A fisioterapia aquática foi mais efetiva para a paciente 2, enquanto a fisioterapia no solo foi melhor para a paciente 1. As duas intervenções promoveram benefícios sobre a qualidade de vida das participantes, independentemente da pouca variação dos níveis de dor. Conclusão: Os resultados mostraram que tanto a fisioterapia aquática, quanto a fisioterapia no solo, realizada durante sete semanas, três vezes por semana, foi capaz de reduzir os níveis de dor e sintomas depressivos e aumentar a qualidade de vida das participantes do estudo. O nível de motivação e interesse do paciente e presença de fatores psicossociais, como sintomas depressivos devem ser considerados na escolha da intervenção. Palavras chave: Fisioterapia, Dor crônica, Hidroterapia, Qualidade de vida, Funcionalidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Desenvolv- Ninos; Estimulando o desenvolvimento dos pequeninos
Descrição: A inserção precoce e cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho conduziu a um aumento do tempo de exposição das crianças aos cuidados não parentais, se destacando a influência de ambientes educacionais no desenvolvimento infantil. Considerando a precocidade, o aumento da exposição das crianças as creches e o fato de que estas crianças podem estar expostas a múltiplos fatores de riscos se estiverem em um ambiente inadequado, faz-se necessário avaliar o impacto destas instituições no desenvolvimento infantil e implantar estratégias preventivas para ocorrência de atraso de desenvolvimento neuropsicomotor. Diante do exposto o presente projeto tem como objetivos: avaliar a qualidade dos ambientes de creches no município de Araranguá; examinar o desenvolvimento infantil de crianças de zero a cinco anos de idade que frequentam creches públicas em Araranguá e auxiliar os profissionais das creches na busca de alternativas para melhorar estes ambientes educacionais. O projeto será realizado nos 18 centros de Educação Infantil do município de Araranguá (SC) no qual estão matriculadas 2.400 crianças de zero a cinco anos. Na primeira etapa do projeto será realizada a avaliação do ambiente da creche por meio da aplicação da escala ?Infant Toddler Environment Rating Scale (ITERS-R)?. Posteriormente para avaliação do desenvolvimento global das crianças será aplicado o Teste de Triagem Denver II na própria instituição, em horários previamente agendados, respeitando a rotina das crianças. Adicionalmente os responsáveis pelas crianças serão convidados a responder outro questionário de desenvolvimento global: ?Survey of Wellbeing of Young Children-SWYC). Na segunda etapa do projeto, após análises dos dados coletados, os docentes e discentes participantes do projeto promoverão reuniões de capacitação da equipe da instituição de ensino e com os pais dos alunos com a finalidade de fornecer informações relativas ao ambiente da creche e possíveis mudanças ambientais, prevenção de atraso de desenvolvimento, prática de cuidados e atividades para estimulação das crianças. É esperado que este projeto tenha um grande impacto comunitário pois avaliaremos a qualidade dos ambientes de todas as creches e pré-escolas de Araranguá, além de examinar o desenvolvimento global das crianças participantes, capacitar sobre o desenvolvimento infantil toda equipe (professores e funcionários) que trabalha no ambiente de creche e treinar pelo menos 20 alunos nas atividades propostas. Este projeto possibilitará ampla interação entre a universidade e a comunidade visto que os discentes de fisioterapia conduzirão as atividades propostas. Dessa forma fortalece-se a tríade ensino/pesquisa/extensão essencial para o desenvolvimento social e regional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Pingo de Gente: Estimulação Aquática Infantil
Descrição: Objetivos: Promover a adaptação de bebês(0 a 2 anos) ao meio aquático, o lazer, a socialização e o desenvolvimento da capacidade psicomotora, bem como avaliar e acompanhar o desenvolvimento motor grosso. Metodologia: As atividades serão realizadas em piscina aquecida, 1 vez por semana com duração de 45 minutos. A estimulação aquática será coordenada por estudantes de Fisioterapia. As turmas poderão contemplar bebês de 3 meses até crianças de 2 anos. O material utilizado envolverá desde objetos lúdicos (brinquedos) a materiais técnicos apropriados para a piscina. O plano de aula será composto de ambientação no meio aquático, trabalhos de individuais, em grupo, de deslocamento e mergulhos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Rafaela Silva Moreira - Coordenador / Núbia Carelli Pereira de Avelar - Integrante / Danielle Leandro Darós - Integrante / Elaine Damiani Daniel - Integrante / Mariana Rodrigues - Integrante / Mariane Menegazzi - Integrante / Ananda Paola Exterkoetter - Integrante.
2014 - 2014
Massagem Shantala: incluindo a família no cuidado de seus bebês
Descrição: Objetivos:Instruir e facilitar o aprendizado e desenvolvimento da técnica Shantala por mães ou cuidadores, e investigar as implicações da massagem no comportamento e na saúde física do bebê, além das repercussões e benefícios no vínculo mãe-criança.Metodologia:O projeto será conduzido nas estratégias de saúde da família de Araranguá (SC). As atividades de massagem em bebês ocorrerão 1 vez por semana, tendo com público alvo dois grupos (gestantes e mães/cuidadoras de bebês de no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses). Perfazendo, em média, 45 minutos por semana para cada turma, totalizando 04 encontros, onde se ensinará a aplicação da técnica da Shantalla..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Rafaela Silva Moreira - Coordenador / Ketlyn G. Hendler - Integrante / Larissa de Sousa - Integrante / Maria Luiza S. Cruz - Integrante / Jordana G. S. Feltrin - Integrante.
2013 - 2014
Estímulo ao Desenvolvimento Neuropsicomotor em Neuropediatria
Descrição: Introdução: Crianças com patologias neurológicas podem apresentar repercussões funcionais no seu desenvolvimento global, o que pode acarretar limitações e restrições sociais em seu dia-a-dia. Objetivo Geral: estimular Desenvolvimento Neuropsicomotor de crianças portadoras de patologias neurológicas. Objetivos específicos: promover a discussão clínica das principais patologias neurológicas que acometem crianças; capacitar o aluno a identificar as deficiências, as limitações e as restrições sociais de crianças com traumas e distúrbios do sistema nervoso; habilitar o aluno para avaliar, aplicar condutas e prescrições fisioterapêuticas em crianças com patologias neurológicas. Metodologia: Serão avaliadas e atendidas crianças da APAE que frequentam a Equoterapia no Haras Araranguá. Será realizada intervenção fisioterapêutica e programa psicomotor para estímulo do desenvolvimento global no sentido de atuar sobre as limitações e restrições sociais. Resultados Esperados: A partir do trabalho voltado aos aspectos psicomotores do desenvolvimento destas crianças espera-se uma maior integração destas com a sociedade, com os alunos e com a comunidade de Araranguá..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Rafaela Silva Moreira - Coordenador / Janaína Medeiros de Souza - Integrante.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Journal of Educational Research and Reviews
2014 - Atual
Periódico: African Educational Research Journal
2014 - Atual
Periódico: International Journal of Educational Policy Research and Review
2014 - Atual
Periódico: Research in Developmental Disabilities
2015 - Atual
Periódico: Fisioterapia e Pesquisa
2017 - 2017
Periódico: REVISTA PAULISTA DE PEDIATRIA (IMPRESSO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia pediátrica.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA/Especialidade: Fisioteapia em neurologia infantil.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
3 melhor pôster no módulo Fisioterapia: UtIlização da Estratégia Atenção Integrada as Doenças Prevalentes na infância (AIDPI) no Brasil: Revisão Sistemática, IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas.
2013
Menção Honrosa de melhor pôster do evento, 10th International Conference on Developmental Coordination Disorder.
1997
Concurso Filho nota 10- Melhores notas de segundo grau, Rede Globo Minas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOREIRA, R. S.2018 MOREIRA, R. S.; MAGALHÃES, L. C. ; SIQUEIRA, C. M. ; ALVES, C. R. L. . 'Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC)': how does it fit for screening developmental delay in Brazilian children aged 4 to 58 months?. RESEARCH IN DEVELOPMENTAL DISABILITIES, v. 78, p. 78-88, 2018.

2.
ALVES, C.O.2016ALVES, C.O. ; MAGALHÃES, L. C. ; MOREIRA, R. S. ; SILVEIRA, I. F. ; MACHADO, M. G. P. ; VIANA, M. C. F. B. . Fatores associados ao desenvolvimento global aos 4 e 8 meses de idade corrigida de crianças nascidas prematuras. Journal of Human Growth and Development (Print), v. 26, p. 42-48, 2016.

3.
SANTOS, M. T. N.2014SANTOS, M. T. N. ; MOURA, S. C. D. O. ; XAVIER-GOMES, L. M. ; LIMA, A. H. ; MOREIRA, R. S. ; SILVA, C. D. ; GUIMARAES, E. M. P. . Telehealth application on the rehabilitation of children and adolescents. Revista Paulista de Pediatria (Impresso), v. 32, p. 136-143, 2014.

4.
MOREIRA, R. S.2014 MOREIRA, R. S.; MAGALHÃES, L. C. ; ALVES, C. R. L. . Effect of preterm birth on motor development, behavior, and school performance of school-age children: a systematic review. Jornal de Pediatria (Impresso), v. 90, p. 119-134, 2014.

5.
MOREIRA, R. S.2014 MOREIRA, R. S.; MAGALHÃES, L. C. ; DOURADO, J. S. ; LEMOS, S.M.A.L. ; ALVES, C. R. L. . Factors influencing the motor development of prematurely born school-aged children in Brazil. Research in Developmental Disabilities, v. 35, p. 1941-1951, 2014.

6.
MOREIRA, R. S.2013MOREIRA, R. S.; FIGUEIREDO, E. M. . Instrumentos de avaliação para os dois primeiros anos de vida do lactente. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso), v. 23, p. 215-221, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, C. R. L. ; MOREIRA, R. S. ; MAGALHÃES, L. C. ; GODOI, B. ; MACHADO, F. ; SCHERRER, I. ; AMARAL, M. ; COSTA, S. . Validity of the Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC) to Screen Developmental Delay in Brazilian Children aged one to 65 months. In: AAP National Conference & Exhibition, 2017, Chicago. Validity of the Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC) to Screen Developmental Delay in Brazilian Children aged one to 65 months, 2017.

2.
MOREIRA, R. S.; SIQUEIRA, C. M. ; AMARAL, M. O. ; RIBEIRO, L. N. A. L. ; RIBEIRO, L. F. M. S. D. ; FARIA, T. S. ; SOUSA, A. P. C. E. ; MAGALHÃES, L. C. ; ALVES, C. R. L. . Survey Of Wellbeing Of Young Children (Swyc): Adaptação Cultural E Estudo Normativo Para Crianças Brasileiras. In: 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, 2017, Fortaleza. Survey Of Wellbeing Of Young Children (Swyc): Adaptação Cultural E Estudo Normativo Para Crianças Brasileiras, 2017.

3.
RODOVANSKI, G. P. ; MOREIRA, R. S. . Eficácia da Equoterapia na função motora grossa e na interação social de uma criança com Paralisia Cerebral: Estudo de Caso. In: IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas, 2015, Curitiba. Anais Criança 2015- IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. Curitiba: Hospital Pequeno Príncipe, 2015. v. 1. p. 1-543.

4.
ENGELKE, V. G. S. ; MOREIRA, R. S. . Utilização da Estratégia ?Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI)? no Brasil: Revisão Sistemática. In: IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas, 2015, Curitiba. Anais Criança 2015- IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. Curitiba: Hospital Pequeno Príncipe, 2015. v. 1. p. 1-543.

5.
MOREIRA, R. S.; FELTRIN, J. G. S. ; SOUSA, L. ; HENDLER, K. G. ; CRUZ, M. L. S. . Massagem Shantala: incluindo a família no cuidado de seus bebês. In: IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas, 2015, Curitiba. Anais Criança 2015- IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. Curitiba: Hospital Pequeno Príncipe, 2015. v. 1. p. 1-543.

6.
PERETRO, G. ; BALLICO, A. L. ; MOREIRA, R. S. . Atuação Fisioterapêutica nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal no Brasil: Revisão Sistemática. In: IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas, 2015, Curitiba. Anais Criança 2015-IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. Curitiba: Hospital Pequeno Príncipe, 2015. v. 1. p. 1-543.

7.
DANIEL, E. D. ; SILVEIRA, R. C. ; ZANOTTO, W. ; MOREIRA, R. S. . Os benefícios da Equoterapia na criança autista: Relato de caso. In: 7 Congresso Internacional de Fisioterapia, 2014, Porto de Galinhas. ANAIS DO 7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA. São Paulo: Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 2014.

8.
PACHECO, B. B. ; MOREIRA, R. S. ; SOUZA, J. M. . A influência da Equoterapia no Alinhamento Postural do Paciente com Paralisia Cerebral: um estudo de caso. In: 7 Congresso Internacional de Fisioterapia, 2014, Porto de Galinhas. ANAIS DO 7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA. São Paulo: Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 2014.

9.
MOREIRA, R. S.; DOURADO, J.S. ; LEMOS, S.M.A.L. ; MAGALHÃES, L. C. ; DECARIS, Y. F. V. ; GONZE, P. V. ; ALVES, C.R.L. . Trajetória assistencial e prevalência de alterações motoras de prematuros acompanhados no ACRIAR/UFMG.. In: 3 Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, 2014, Belo Horizonte. Anais do 3º Congresso de Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, 2014.

10.
MOREIRA, R. S.; MAGALHÃES, L. C. ; LEMOS, S. M. A. ; DOURADO, J. S. ; DECARIS, Y. F. V. ; GONZE, P. V. ; Cláudia Regina Lindgren Alves . Prevalence of motor, neuropsychological and school performance deficits and their associations in preterm children. In: 10th International Conference on Developmental Coordination Disorder, 2013, Ouro Preto. Prevalence of motor, neuropsychological and school performance deficits and their associations in preterm children. Porto Alegre: SOCIBRACOM, 2013. v. 7. p. 1-150.

11.
MOREIRA, R. S.; MAGALHÃES, L. C. ; LEMOS, S. M. A. ; DOURADO, J. S. ; DECARIS, Y. F. V. ; GONZE, P. V. ; Cláudia Regina Lindgren Alves . Factors associated with the motor development of preterm born school children. In: 10th International Conference on Developmental Coordination Disorder, 2013, Ouro Preto. Factors associated with the motor development of preterm born school children. Porto Alegre: SOCIBRACOM, 2013. v. 7. p. 1-150.

12.
GONCALVES, R. V. ; CAMARGOS,A.C.R. ; DUPIM, C. M. ; OLIVEIRA, L. N. ; MOREIRA, R. S. ; ALMEIDA, K. M. . Uso Terapêutico do Nintendo Wii em crianças com Paralisia Cerebral: Revisão de Literatura. In: XXII Congresso Brasileiro/ II Congresso Internacional ABENEPI, 2013, Belo Horizonte. Uso Terapêutico do Nintendo Wii em crianças com Paralisia Cerebral: Revisão de Literatura, 2013. v. 1. p. 50.

13.
MOREIRA, R. S.; GOMES,W.F. ; CAMARGOS,A.C.R. . "Cubo d' água: estimulação aquática para bebês e natação infantil". In: III Congresso Internacional de Especialidadades Pediátricas, 2010, Curitiba (PR). "Cubo d' água: estimulação aquática para bebês e natação infantil", 2010.

14.
MOREIRA, R. S.; FIGUEIREDO, E. M. . "Desenvolvimento infantil: revisão narrativa de instrumentos de avaliação da criança de 0 a 2 anos de idade". In: III Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas, 2010, Curitiba (PR). "Desenvolvimento infantil: revisão narrativa de instrumentos de avaliação da criança de 0 a 2 anos de idade", 2010.

15.
MOREIRA, R. S.; LOPES, A. C. F. ; GONTIJO, D. C. ; MOURA, F. S. ; SILVA, L.C.D ; MELO,R.A. ; PEREIRA, W. F. . Osteoporose e Exercício Físico. In: Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2005, Diamantina - MG. Osteoporose e Exercício Físico, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, R. S.; SIQUEIRA, C. M. ; AMARAL, M. O. ; RIBEIRO, L. N. A. L. ; RIBEIRO, L. F. M. S. D. ; FARIA, T. S. ; SOUSA, A. P. C. E. ; MAGALHÃES, L. C. ; ALVES, C.R.L. . Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC): Adaptação Cultural e Estudo Normativo para Crianças Brasileiras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ALVES, C. R. L. ; MOREIRA, R. S. ; MAGALHÃES, L. C. ; GODOI, B. ; MACHADO, F. ; SCHERRER, I. ; AMARAL, M. ; COSTA, S. . Validity of the Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC) to Screen Developmental Delay in Brazilian Children Aged One to 65 Months. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MOREIRA, R. S.; FELTRIN, J. G. S. ; SOUSA, L. ; HENDLER, K. G. ; CRUZ, M. L. S. . Massagem Shantala: incluindo a família no cuidado de seus bebês. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ENGELKE, V. G. S. ; MOREIRA, R. S. . Utlização da Estratégia Atenção Integrada as Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) no Brasil:Revisão Sistemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RODOVANSKI, G. P. ; MOREIRA, R. S. . Eficácia da Equoterapia na função motora grossa e na interação de uma criança com Paralisia Cerebral: estudo de caso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PERETRO, G. ; BALLICO, A. L. ; MOREIRA, R. S. . Atuação Fisioterapêutica nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal no Brasil: Revisão Siistemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MOREIRA, R. S.; DOURADO, J. S. ; LEMOS, S.M.A.L. ; MAGALHÃES, L. C. ; DECARIS, Y. F. V. ; GONZE, P. V. ; ALVES, C. R. L. . Trajetória Assistencial e prevalência de alterações motoras de prematuros acompanhados no ACRIAR/UFMG. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
DANIEL, E. D. ; MOREIRA, R. S. ; ZANOTTO, W. ; SILVEIRA, R. C. . Os Benefícios da equoterapia na criança autista:relato de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MOREIRA, R. S.; MAGALHÃES, L. C. ; LEMOS, S. M. A. ; DOURADO, J. S. ; DECARIS, Y. F. V. ; GONZE, P. V. ; Cláudia Regina Lindgren Alves . Factors associated with the motor development of preterm born school children. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MOREIRA, R. S.; MAGALHÃES, L. C. ; LEMOS, S. M. A. ; DOURADO, J. S. ; DECARIS, Y. F. V. ; GONZE, P. V. ; Cláudia Regina Lindgren Alves . Prevalence of motor, neuropsychological and school performance deficits and their associations in preterm children. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MOREIRA, R. S.. Fisioterapia Pediátrica: Fundamentações Neurológicas, Biomecânicas e Cinesiológicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
GOMES, R.T. ; MOREIRA, R. S. ; CAMARGOS,A.C.R. . 'Perfil dos Bebês e Crianças atendidas no Projeto Cubo D' água: Estimulação para Bebês e Natação Infantil". 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
MOREIRA, R. S.; GOMES,W.F. ; CAMARGOS,A.C.R. . Cubo d'água: Estimulação Aquática para Bebês e Natação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MOREIRA, R. S.; FIGUEIREDO, E. M. . DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Revisão Narrativa de Instrumentos de Avaliação da Criança de 0 a 2 anos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
GOMES, R.T. ; BERNARDES, F.R. ; SILVA, A.A.S. ; PEREIRA, L.R. ; AMORIM, K.T.G. ; MOREIRA, J.L. ; NOGUEIRA, R.M.V. ; DUARTE, T.C. ; OTTONE, V.O. ; MOREIRA, R. S. ; XAVIER, M . 'Integrando a Família no cuidado de seus bebês: ensinando a aplicação da massagem Shantala". 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
AMORIM, M. ; LARA, J. ; MIRANDA, RP ; CAIXETA, M. ; REIS, V. ; CAMARGOS,A.C.R. ; MOREIRA, R. S. ; ALMEIDA, K. M. . Concepção de professores sobre a inclusão escolar de crianças com necessidades especiais em uma escola regular do interior de Minas Gerais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
MOREIRA, R. S.. Atualizações em Fisioterapia Pediátrica: Fundamentações e Evidências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ALCÂNTARA,M.A. ; MOREIRA, R. S. ; SILVA, L.C.D ; GOMES,W.F . Efetividade de dois programas de reabilitação para Fibromialgia: um estudo experimental de caso único. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MOREIRA, R. S.; BATISTA,F.L. ; CANUTO,M.H. ; AVILA, R. G. ; FERREIRA,S.E.C. ; LEAL, P. A. ; OLIVEIRA,G.N. ; SOUSA,J.C.R. . Patis: um resgate cultural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
MOREIRA, R. S.; BATISTA,F.L. ; CANUTO,M.H. ; OLIVEIRA,G.N. ; SOUSA,J.C.R. ; LEAL, P. A. ; AVILA, R. G. ; FERREIRA,S.E.C. . " Metodologia aplicada pela UFVJM no Projeto Rondon". 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
MOREIRA, R. S.. ?Osteoporose e Exercício Físico?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
LOPES, A. C. F. ; MOREIRA, R. S. ; GONTIJO, D. C. ; SILVA, L.C.D ; MELO,R.A. . ?Automedicação entre os acadêmicos das Faculdades Federais Integradas de Diamantina?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, K. M. ; CAMARGOS,A.C.R. ; MOREIRA, R. S. ; REIS, R. M. ; LARA, J. ; CAIXETA, M. . Auxílio na Inclusão escolar de crianças com necessidades especiais. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Confecção de cartilha).

2.
MORAIS, R. L. S. ; DUPRAT, A. ; SAKAMOTO, E. T. ; NEVES, G. S. ; OLIVEIRA, G. F. ; OLIVEIRA, M. S. ; VIEIRA, T. G. ; MOREIRA, R. S. . Não carregue o mundo nas costas!. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Confecção de cartilha).

3.
MORAIS, R. L. S. ; NOGUEIRA, J. V. ; FRANCA, L. I. ; BARBOSA, M. P. ; MOREIRA, R. S. . Faça sua mochila ser sua amiga!. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Confecção de cartilha).

4.
MORAIS, R. L. S. ; BORGES, E. ; CAPUTO, F. ; FELICIO,L.R. ; VIEIRA, M. ; MASCARENHAS, R. ; MOREIRA, R. S. . Educação Postural na Escola. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Confecção de cartilha).

5.
MORAIS, R. L. S. ; ROCHA, E. R. E. ; PINHO, L. F. ; REIS, R. M. ; MAGALHAES, S. M. ; MOREIRA, R. S. . Cuidando da sua Coluna. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Confecção de cartilha).

6.
MOREIRA, R. S.; EMANUELLE, S. . Diabetes: Qual o seu jeito de se cuidar?. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Confecção de cartilha).

7.
MOREIRA, R. S.; FERREIRA,S.E.C. . Hipertensão: Qual o seu jeito de se cuidar?. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Confecção de cartilha).

8.
MOREIRA, R. S.. Orientações aos Pais e Cuidadores: Paralisia Cerebral. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Confecção de cartilha).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOREIRA, R. S.; VIEIRA, D. S. R.; MORAN, C. A.; SANTOS, D. C. C.. Participação em banca de Giovana Pascoali Rodovanski. Estimulação sensorial precoce em lactentes pré-termo de baixo risco. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PEREZ, A. L. F.; LUNARDI, G. M.; ROCHA, F. R. L.; MOREIRA, R. S.. Participação em banca de Lucas Borges Castellan. Proposta de um robô assistivo para pessoas idosas. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
VIEIRA, D. S. R.; MOREIRA, R. S.; RIBEIRO, S. N. S.. Participação em banca de Franciely Maria Souza dos Santos. "Retraction scoring (boletim Silverman e Andersen) e clinical respiratory distress scoring system (escore downes): adaptação transcultural e propriedades pscicométricas?.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOREIRA, R. S.; RODOVANSKI, G. P.; MORAN, C. A.. Participação em banca de Bruna Pereira da Rosa.Comparação do desenvolvimento motor entre lactentes pré-termo e a termo de 0 a 3 meses de idade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MOREIRA, R. S.; SOUZA, J. M.; MORAN, C. A.. Participação em banca de Bruna de Souza Canella.Comparação do perfil sensorial em lactentes pré-termo e a termo de 1 dia a 3 meses de idade: estudo transversal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
MOREIRA, R. S.; SOUZA, J. M.; RODRIGUES, F.. Participação em banca de Elaine Damiani Daniel.Condições sócioeconômicas e ambientais influenciam o desenvolvimento e comportamento infantil?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
SANTOS, A. N.; MOREIRA, R. S.; KURIKI, H. U.. Participação em banca de Dienifer Cardeal.Análise dos Músculos Reto Femoral e Tibial Anterior na atividade sentado para de pé em três alturas de banco em crianças saudáveis". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
MOREIRA, R. S.; SOUZA, J. M.; RODOVANSKI, G. P.. Participação em banca de Larissa de Souza.Benefícios da Massagem Shantala no Desenvolvimento Motor Grosso de Lactentes.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
SANTOS, A. N.; MOREIRA, R. S.; LOVATEL, G. A.. Participação em banca de Maria Tereza Ramos Cauduro.Efeito do Kinesiotaping no Controle Postural e na Força Muscular de Membros Inferiores em Crianças com Paralisia Cerebral. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
SANTOS, A. N.; MOREIRA, R. S.; LOVATEL, G. A.. Participação em banca de Maria Tereza Ramos Cauduro.Efeito da Kinesiotaping no tempo do teste sentado para de pé por 5 vezes e no escore da berg em crianças com paralisia cerebral". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
MOREIRA, R. S.; SANTOS, A. N.; SOUZA, J. M.. Participação em banca de Giovana Pascoali Rodowanski.Efeitos da Kinesiotaping na execução de atividades motoras grossas de crianças com Paralisia Cerebral. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
MOREIRA, R. S.; SOUZA, J. M.; BEZERRA, P. P.. Participação em banca de Daniele da Rocha Medeiros.Investigação de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de 0 a 6 anos institucionalizadas". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
ANDRADE, P. M. O.; MOREIRA, R. S.; FERREIRA, F. O.. Participação em banca de Isadora Ferreira Henriques.Prevalência de Cinetose de crianças em idade escolar e impacto na qualidade de vida. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

11.
ALMEIDA, K. M.; MOREIRA, R. S.; CAMARGOS,A.C.R.. Participação em banca de Livia Nara Oliveira e Camila de Miranda Dupim.Realidade Virtual e Paralisia Cerebral: Revisão de Literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

12.
BALTHAZAR, C. H.; VITORINO, D.F.M.; TREDE, R.; MOREIRA, R. S.. Participação em banca de Ana Gabriela Nunes França Louredo e Ariane Teixeira Andrade.Criação de novos núcleos de apoio a saúde da família nas capitais brasileiras como perspectiva de expansão do campo de trabalho para o Fisioterapeuta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

13.
FERREIRA, F. O.; MOREIRA, R. S.; ANDRADE, P. M. O.. Participação em banca de Bárbara Letícia Santos Costa.Prioridade Funcional na recuperação cognitiva em crianças com Paralisia Cerebral. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

14.
FERREIRA, F. O.; MOREIRA, R. S.; ANDRADE, P. M. O.. Participação em banca de Luana Rodrigues Damasceno.Discordância entre a percepção de crianças com Paralisia Cerebral e seus pais sobre as limitações nas atividades e restrições na participação social, cuidado pessoal e vida doméstica de crianças com Paralisia Cerebral. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

15.
MOREIRA, R. S.; BASTOS,V.H.; MORAIS, R. L. S.. Participação em banca de Adriana Ferreira Dias e Aline Duprat Ramos.Percepção da fadiga e da dor e a relação com a função motora de adolescentes e adultos com paralisia cerebral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

16.
ALMEIDA, K. M.; MOREIRA, R. S.; CAMARGOS,A.C.R.; XAVIER, M. Participação em banca de Amanda Azevedo Gomes e Breno Morais Fonseca."Qualidade de vida de cuidadores de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

17.
MOREIRA, R. S.; CAMARGOS,A.C.R.; MORAIS, R. L. S.. Participação em banca de Larissa Rosa Felício.Influência da qualidade de ambiente de creche no desenvolvimento global de crianças em desvantagem social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

18.
MOREIRA, R. S.; MURTA, A. M. G.; ALMEIDA, K. M.. Participação em banca de Analídia Duarte e Nathália Martins Silva Bicalho Lopes.Paralisia Cerebral e Inclusão escolar em Diamantina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

19.
GOMES,W.F.; AMORIM, F.T.; VITORINO, D.F.M.; MOREIRA, R. S.. Participação em banca de Dalila Freitas e Daniela Peron Castro.A estimulação aquática nos primeiros anos de vida influencia no desenvolvimento motor da criança?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOREIRA, R. S.; SOUZA, J. M.; SANTOS, A. N.. Processo seletivo simplificado na área subárea de conhecimento Fisioterapia e Terapia Ocupacional/ Fisioterapia em Pediatria.. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SOUZA, J. M.; MOREIRA, R. S.; SANTOS, A. N.. Processo seletivo simplificado na área subárea de conhecimento Fisioterapia e Terapia Ocupacional/ Fisioterapia em Saúde Coletiva.. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
MOREIRA, R. S.. Avaliador de Pôster na I Jornada de Fisioterapia da UFSC. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MOREIRA, R. S.. Parecerista Ad hoc do 3 simpósio de integração científica e teconológica sul catarinense. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
MOREIRA, R. S.. II Semana de Integração (SINTEGRA- UFVJM). 2013. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

4.
MOREIRA, R. S.. 2 mostra do Pró-Saúde e PET-saúde de Belo Horizonte. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
MOREIRA, R. S.. 2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1 Jornada do Programa de Extensão EstimulAção. 2017. (Outra).

2.
IV Congresso Internacional de Especialidadades Pediátricas. Massagem Shantala: incluindo a família no cuidado de seus bebês. 2015. (Congresso).

3.
3 Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (3 COBRAFIN). 2014. (Congresso).

4.
3 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul). 2014. (Simpósio).

5.
10th International Conference on Developmental Coordination Disorder. Factors associated with the motor development of preterm born school children. 2013. (Congresso).

6.
2 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinensense.Ciências Biológicas/Saúde. 2013. (Simpósio).

7.
2 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinensense. 2013. (Simpósio).

8.
2 Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinensense. 2013. (Simpósio).

9.
I Fórum dos Hospitais de Ensino: construindo um novo cenário. 2013. (Outra).

10.
XXII Congresso Brasileiro/II Congresso Internacional ABENEPIEPIII. Uso Terapêutico do Nintendo Wii em crianças com Paralisia Cerebral: Revisão de Literatura. 2013. (Congresso).

11.
Ciclo de Palestras da Pós- Graduação em Bioinformática do ICB/UFMG. 2012. (Outra).

12.
II Fórum de Docência do Ensino Superior. 2012. (Outra).

13.
2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. Comissão de Avaliação d e pôsteres, dos Melhores Trabalhos e escolha dos trabalhos premiados.. 2011. (Congresso).

14.
III Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Revisão Narrativa de Instrumentos de Avaliação da Criança de 0 a 2 anos. 2010. (Congresso).

15.
I Seminário de Formação Pedagógica Docente. 2010. (Seminário).

16.
Oficinas do Projeto Ações integradas de saúde em Diamantina.Não houve apresentação. 2010. (Oficina).

17.
Seminário Uiversidade, Serviço e Comunidade: pilares para consolidação do SUS. 2010. (Seminário).

18.
V Encontro de Neuro-Ortopedia e Reabilitação na Infância e Adolescência. 2010. (Encontro).

19.
Ciclo de Palestras da Fisioterapia."Atualizações em Fisioterapia Pediátrica: Fundamentação e Evidências". 2009. (Outra).

20.
?Palestra: ?Funcionalidade e Conservação de Energia em pacientes com DPOC?.. 2008. (Outra).

21.
Capacitação para a Operação Norte de Minas do Projeto Rondon. 2008. (Outra).

22.
III Fórum de Extensão do Projeto Rondon na UFVJM."Metodologia aplicada pela UFVJM no projeto Rondon" e 'Patis: um resgate cultural". 2008. (Outra).

23.
I Simpósio Mineiro de Saúde- Doenças neurodegenerativas: Parkinson e Alzheimer. 2008. (Simpósio).

24.
Oficina de Capacitação em Gravidez precoce, DST e Hepatite; HIV/AIDS. 2008. (Oficina).

25.
Technology and Medical Sciences International- TMSI2008. 2008. (Congresso).

26.
Palestra: ?Atendimento Fisioterapêutico em Pacientes Queimados?. 2007. (Outra).

27.
Seminário: ?Bioética?. 2007. (Seminário).

28.
Seminário: ?Metrologia: Qualidade da Pesquisa?. 2007. (Seminário).

29.
V Encontro de Fisioterapia. 2007. (Encontro).

30.
IV Encontro de Fisioterapia. 2006. (Encontro).

31.
I Fórum de Ética na Pesquisa. 2005. (Outra).

32.
III Encontro de Fisioterapia. 2005. (Encontro).

33.
Seminário de Pesquisa e Extensão.Osteoporose e exercício físico. 2005. (Seminário).

34.
V Jornada de Metodologia da Pesquisa."Automedicação entre os acadêmicos das Faculdades Federais Integradas de Diamantina"!. 2005. (Outra).

35.
II Encontro de Fisioterapia. 2004. (Encontro).

36.
II Jornada de Controle de Infecção Hospitalar. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TORRES, S. ; MOREIRA, R. S. . Palestra: Atuação do CREFITO-10 no estado de Santa Catarina. 2014. (Outro).

2.
CACERES, V. M. ; MOREIRA, R. S. . I Jornada de Fisioterapia da UFSC-Araranguá. 2014. (Outro).

3.
MAGALHÃES, L. C. ; OLIVEIRA, M. A. ; REZENDE, M. B. ; MOREIRA, R. S. . 10th International Conference on Developmental Coordination Disorder. 2013. (Congresso).

4.
BASTOS,V.H. ; MOREIRA, R. S. ; ALMEIDA, K. M. ; CAMARGOS,A.C.R. . VII Semana da Fisioterapia; Reabilite sua mente promovendo ações. 2010. (Outro).

5.
MOREIRA, R. S.; XAVIER, M ; VITORINO, D.F.M. ; SANTOS, A.P. . Universidade de Portas Abertas. 2010. (Outro).

6.
MORAIS, R. L. S. ; MOREIRA, R. S. . Prevenção de alterações posturais em crianças. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Bruna Aparecida Bêz Réus. Efeito da Estimulação Visual Domiciliar no Desenvolvimento Motor de Lactentes Pré-Termos de 0 a 3 Meses: Estudo Clínico Randomizado Controlado. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maysa Lisle Petermann. Relação entre Perfil Sensorial, perfil socioeconômico dos pais e fatores determinantes do nascimento em Pré-Termos e 0 a 3 meses. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Laura Rodrigues Alves. Avaliação da Qualidade de Ambientes Escolares e Estímulo ao Desenvolvimento Neuropsicomotor de Crianças Matriculadas na Educação Infantil de Araranguá-SC. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Giovana Pascoali Rodowanski. Avaliação da Acuidade Visual e Estimulaçao Sensorial de Lactentes Pré-Termo e a Termo em Unidades de Terapia Intensiva e Ambiente Domiciliar. 2016. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Rafaela Silva Moreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruna Pereira da Rosa. Comparação do desenvolvimento motor entre lactentes Pré-Termo e a Termo de 0 A 3 meses de idade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rafaela Silva Moreira.

2.
Bruna de Souza Canella. Perfil Sensorial em lactentes Pré-Termo e a Termo de 0 A 3 Meses de Idade: estudo transversal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rafaela Silva Moreira.

3.
Elaine Damiani Daniel. Condições sócioeconômicas e ambientais influenciam o desenvolvimento e comportamento infantil?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rafaela Silva Moreira.

4.
Larissa de Souza. Benefícios da Massagem Shantala no Desenvolvimento Motor Grosso de Lactentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rafaela Silva Moreira.

5.
Giovana Pascoali Rodovanski. Efeitos da Kinesiotaping na execução de atividades motoras grossas em crianças com Paralisia Cerebral. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rafaela Silva Moreira.

6.
Daniele da Rocha Mediros. Investigação de Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor de crianças de 0 a 6 anos institucionalizadas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rafaela Silva Moreira.

Iniciação científica
1.
Giovana Pascoali Rodovanski. Aplicação do Kinesiotaping em crianças com Paralisia Cerebral.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rafaela Silva Moreira.

Orientações de outra natureza
1.
Larissa de Souza. Massagem Shantala: incluindo a família no cuidado de seus bebês. 2014. Orientação de outra natureza. (Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Pró-reitoria de extensão da UFSC. Orientador: Rafaela Silva Moreira.

2.
Ketlyn G. Hendler. Massagem Shantala: incluindo a família no cuidado de seus bebês. 2014. Orientação de outra natureza. (Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Pró-reitoria de extensão da UFSC. Orientador: Rafaela Silva Moreira.

3.
Elaine Damiani Daniel. Pingo de Gente: Estimulação Aquática Infantil. 2014. Orientação de outra natureza. (Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Pró-reitoria de extensão da UFSC. Orientador: Rafaela Silva Moreira.

4.
Danielle Leandro Darós. Pingo de Gente: Estimulação Aquática Infantil. 2014. Orientação de outra natureza. (Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Pró-reitoria de extensão da UFSC. Orientador: Rafaela Silva Moreira.

5.
Mariana Rodrigues. Pingo de Gente: Estimulação Aquática Infantil. 2014. Orientação de outra natureza. (Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Pró-reitoria de extensão da UFSC. Orientador: Rafaela Silva Moreira.

6.
Mariane Menegazzi. Pingo de Gente: Estimulação Aquática Infantil. 2014. Orientação de outra natureza. (Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Pró-reitoria de extensão da UFSC. Orientador: Rafaela Silva Moreira.

7.
Maria Luiza S. Cruz. Massagem Shantala: incluindo a família no cuidado de seus bebês. 2014. Orientação de outra natureza. (Fisioterapia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Pró-reitoria de extensão da UFSC. Orientador: Rafaela Silva Moreira.



Outras informações relevantes


* Monitoria remunerada das disciplinas: Fisioterapia em Pediatria I e II e Movimento e desenvolvimento Humano I totalizando uma carga horária de 432 horas.
*Estágios extra curriculares:
- Clínica Fisioform(área: Ortopedia,Reumatologia e Geraitria) carga horária:120 horas,Local: Aracaju (SE)
- Núcleo de Reabilitação Nossa Senhora da Saúde(áera:ortopedia e próteses e órteses) carga horária: 50 horas Local: Diamantina(MG)
* Aprovação em Concurso Público para professor substituto de Fisioterapia em Pediatria na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2009)-1º lugar; e em 2013 em Fisioterapia em Pediatria e Sáude Coletiva - 1º lugar.
* Aprovação em Concurso Público para professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina- 2° lugar.



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