Helena da Conceição Gonçalves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4011602013009472
  • Última atualização do currículo em 22/08/2018


Possui mestrado em Estudos de Linguagem (2014) e graduação - Habilitação Português / Francês (2012), ambos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora assistente do Departamento de Línguas e Literatura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Nesse contexto, atua no ensino de língua francesa no ensino básico e na orientação de licenciandos em Letras-Francês. Atua igualmente no ensino de francês para adultos e adolescentes na Aliança Francesa. Atualmente é diretora da Associação de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro (APFERJ). Possui pesquisa sobre a francofonia e as variedades linguísticas e culturais relacionadas à língua francesa na formação de professores de francês com base nos conceitos sociolinguísticos de língua e variação, representação e atitude linguística. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helena da Conceição Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
GONÇALVES, H. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira.
Rua Santa Alexandrina, 288
Rio Comprido
20261232 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23338165
URL da Homepage: http://www.cap.uerj.br/site/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2014
Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A FRANCOFONIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FLE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.
Palavras-chave: Francofonia; Ensino de FLE.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Politica Linguistica.
2006 - 2012
Graduação em Abi - Letras Francês.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Formation pour professeurs et formateurs de FLE. (Carga horária: 50h).
Université de Franche-Comté, UFC, França.
2016 - 2016
Formation de correcteurs/examinateurs DELF/DALF A1-B2. (Carga horária: 20h).
Aliança Francesa, AF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ. Ensino de Língua Francesa para o Ensino Básico e orientação de estagiários da Licenciatura em Letras/Francês.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 17
Outras informações
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ. Ensino de Língua Francesa para o Ensino Básico.

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
LÍNGUA FRANCESA V
05/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
LÍNGUA FRANCESA IX
LÍNGUA FRANCESA X
05/2015 - 01/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
LÍNGUA FRANCESA VII

Fundação Municipal de Educação de Niterói, FME, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Língua Francesa, Carga horária: 16
Outras informações
Atuação no ensino da língua francesa em escola municipal de Niterói, para crianças do primeiro segmento do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano).


Aliança Francesa - São Gonçalo, AFSG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Francesa, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação no ensino da língua francesa para adultos brasileiros.


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista PULE, Enquadramento Funcional: Professora de Francês PULE, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação no ensino da língua francesa para graduandos da UFF, inscritos no PULE (Programa de Universalização em Línguas Estrangeiras).


Lycée Molière, LYCÉE MOLIÈRE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Francês, Carga horária: 5
Outras informações
Atuação na monitora aos alunos do primário, visando orienta-los na realização de seus deveres, além de desenvolver atividades lúdicas, em francês.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Francês, Carga horária: 30
Outras informações
Auxilio na comunicação entre professores brasileiros e franceses, envolvidos em projeto entre a França e o Brasil, dando suporte linguístico, traduzindo textos, preparando os professores brasileiros para visitas à colégios franceses e intermediando na comunicação durante reuniões e visitas dos professores franceses ao IFRJ.


Ministère de l'Education Nationale, MEN, França.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Assistente de língua estrangeira, Carga horária: 12
Outras informações
Professora assistente de língua portuguesa em dois estabelecimentos administrados pela Académie de Créteil, durante ano escolar 2010/2011.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
EAL - ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: ABORDAGENS, METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS
Descrição: O objetivo deste grupo de pesquisa é refletir sobre a importância da utilização de metodologias ativas e a integração das tecnologias de informação e comunicação ao processo de formação e o desenvolvimento de professores de idiomas. Uma das possíveis questões é o (des)preparo dos atuais cursos de licenciaturas em Letras para receberem e trabalharem com uma geração dita como mais conectada, incluindo aí uma discussão sobre as competências linguísticas e metodológicas necessárias a esta possível reformulação. A discussão pode ser útil para (futuros) educadores em geral, pois possivelmente lidam (ou lidarão) com diferentes gerações de professores, coordenadores e alunos. Esperamos que as pesquisas desenvolvidas pelo grupo impliquem em uma aplicação mais eficaz de metodologias, abordagens e de tecnologias educacionais, como suporte para a construção de uma educação mais problematizadora, desafiadora, crítica e que propicia a construção de conhecimento colaborativamente. Principais ações: (a) rodas de leitura e discussão sobre linguística aplicada e educação, focando em temas ligados ao ensino e aprendizagem de línguas e formação (continuada) de professores de línguas; (b) eventos organizados em parceira com associação de professores e outras instituições ligadas ao ensino e aprendizagem de idiomas; (c) pesquisas relacionas à área de ensino e aprendizagem de idiomas e de formação docente de línguas; (d) publicações sobre abordagens, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem de idiomas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Helena da Conceição Gonçalves - Integrante / Lívia Cristina Eccard Pinto - Integrante / Janaina da Silva Cardoso - Coordenador / Paulo Roberto de Lima Lopes - Integrante / Elza Maria Duarte Alvarenga de Mello Ribeiro - Integrante / Alessandra Cristina Bittencourt Alcantara - Integrante / Claudio Ricardo Correa - Integrante / Luciana Braga Carneiro Leão Junqueira - Integrante / Lidiane Cintia Costa Gomes da Silva - Integrante / Juliette Rodrigues Vasconcellos - Integrante / Flavia Elisa Cardoso de Souza - Integrante / Tessi Carvalho da Silva - Integrante / Rafael Conceição Falcão - Integrante / Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca - Integrante / Naira de Almeida Velozo - Integrante / Ana Karoline de Araujo Gonçalves Ribas - Integrante / Joris Bianca da Silva - Integrante / Bruna Cardoso Silva Gondim - Integrante / Erika Olímpio Marques - Integrante.
2013 - 2014
A FRANCOFONIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NO RIO DE JANEIRO
Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo a investigação do lugar da francofonia na formação de professores de Francês Língua Estrangeira (FLE) no Rio de Janeiro. O referencial teórico baseou-se nos estudos desenvolvidos na área de sociolinguística, sobretudo nos estudos que tratam dos conceitos de língua e de variação linguística, presentes em Labov (2008), Gadet, (2007), Bagno (2007) e Alkmin (2001); nos estudos sobre representação e atitude linguística de Petitjean (2009), nos conceitos sobre política e planejamento linguísticos desenvolvidos por Calvet (2007), Savedra e Lagares, (2012) e, finalmente, nos estudos sobre francofonia desenvolvidos por Calvet (2007), Leclerc(2012), Wolton (2006), Deniau (2001) e Pereira (2006). A metodologia de investigação adotada é de base qualitativa, utilizando questionários, entrevistas e análise documental como instrumentos de pesquisa. Os resultados apontaram que o estudo da cultura francesa possui ênfase nas formações de professores de FLE investigadas, e que a variedade linguística parisiense é a mais prestigiada nesse contexto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Helena da Conceição Gonçalves - Integrante / Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
CEALD - COLABORAÇÃO, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E LETRAMENTO DIGITAL: O DESAFIO DA EQUIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal diminuir o índice de reprovação e evasão nos níveis iniciais do cursos de Letras da UERJ, usando ações extensionistas, como cursos de curta duração, eventos e rodas de leituras. Muitas das ações são abertas também para professores da rede pública ou privada, que precisem aprimorar seus conhecimentos. o principal objetivo é buscar a equidade. Acreditamos que não basta garantir acesso à universidade, há de ser (pelo menos tentar) romper as barreiras que impedem alunos que vieram de realidades bem diferentes de seguirem em diante de maneira "razoavelmente" igualitárias. Pretendemos também dar a chance de professores já formados se atualizarem, já que muitos deles não têm condições financeiras para custear cursos de formação continuada..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Helena da Conceição Gonçalves - Integrante / Lívia Cristina Eccard Pinto - Integrante / Janaina da Silva Cardoso - Coordenador / Paulo Roberto de Lima Lopes - Integrante / Marcela Iochem Valente - Integrante / Vivian Mendes Lopes - Integrante / Elza Maria Duarte Alvarenga de Mello Ribeiro - Integrante / Alessandra Cristina Bittencourt Alcantara - Integrante / Claudio Ricardo Correa - Integrante / Luciana Braga Carneiro Leão Junqueira - Integrante / Lidiane Cintia Costa Gomes da Silva - Integrante / Juliette Rodrigues Vasconcellos - Integrante / Flavia Elisa Cardoso de Souza - Integrante / Tessi Carvalho da Silva - Integrante / Rafael Conceição Falcão - Integrante / Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca - Integrante / Ana Paula Tavares de Moraes Silva Cypriano - Integrante / Renata Lopes de Almeida Rodrigues - Integrante / Sonia Melo de Jesus Ruiz - Integrante / Rodrigo da Silva Campos - Integrante / Naira de Almeida Velozo - Integrante / Arthur Bruno Rodrigues Pedrosa - Integrante / Ana Beatriz Simões da Matta - Integrante / Nathalia Muniz Cruz da Silva - Integrante / Lais Alves Souza da Silva - Integrante.
2018 - Atual
Oficinas de língua francesa e culturas francófonas e Festa da Francofonia
Descrição: O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira ? CAp-UERJ e das escolas estaduais e federais localizadas na cidade do Rio de Janeiro o acesso ao diversificado universo francófono: língua francesa e culturas francófonas. A partir de um contato inicial ou de um aprofundamento de seus conhecimentos em relação à língua e à cultura do estrangeiro, pretendemos, através de oficinas, despertar nos alunos o olhar crítico sobre o outro e sobre si mesmo, bem como estimulá-los no processo de aquisição ou aperfeiçoamento de uma língua estrangeira. As oficinas têm como proposta o trabalho com a língua francesa e as culturas francófonas, a partir de materiais selecionados e elaborados pela equipe que compõe o projeto, tendo como base a leitura ? de mundo ?, ou seja, da língua como parte integrante de um sistema simbólico, no qual se inserem as manifestações culturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (1) .

Integrantes: Helena da Conceição Gonçalves - Integrante / Maria Ruth Fellows - Integrante / Joanna Barrão Ferreira - Integrante / Luiz Américo Portela dos Santos - Integrante / Shirlei Almeida Baptistone - Integrante / João Marcos Reis Faria - Integrante / Lívia Cristina Eccard Pinto - Integrante / Carlos Eduardo do Prado - Coordenador.
2017 - 2018
CAp-UERJ FLE Oficinas de língua e culturas francófonas
Descrição: O projeto tem como objetivo levar aos alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira ? CAp-UERJ um pouco do mundo francófono: língua, cultura e cotidiano. A partir de um contato inicial ou de um aprofundamento de seus conhecimentos em relação à língua e à cultura do estrangeiro, pretendemos, através de oficinas, despertar nos alunos o olhar crítico sobre o outro e sobre si mesmo, bem como estimulá-los no processo de aquisição ou aperfeiçoamento de outra língua, diferente de sua língua materna. As oficinas têm como proposta o trabalho com a língua e as culturas francófonas, a partir de materiais selecionados e elaborados pela equipe que compõe o projeto, tendo como base a leitura ? de mundo ?, ou seja, da língua como parte integrante de um sistema simbólico, no qual se inserem as manifestações culturais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (1) .

Integrantes: Helena da Conceição Gonçalves - Integrante / Carlos Edurado do Prado - Coordenador / Maria Ruth Fellows - Integrante / Joanna Barrão Ferreira - Integrante / Luiz Américo Portela dos Santos - Integrante / Shirlei Almeida Baptistone - Integrante / João Marcos Reis Faria - Integrante / Lívia Cristina Eccard Pinto - Integrante.
2016 - 2017
CAp-UERJ FLE: oficinas de língua e culturas francófonas
Descrição: O projeto tem como objetivo levar aos alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ um pouco do mundo francófono: língua, cultura e cotidiano. A partir de um contato inicial ou de um aprofundamento de seus conhecimentos em relação à língua e à cultura do estrangeiro, pretendemos, através de oficinas, despertar nos alunos o olhar crítico sobre o outro e sobre si mesmo, bem como estimulá-los no processo de aquisição ou aperfeiçoamento de outra língua, diferente de sua língua materna. As oficinas têm como proposta o trabalho com a língua e as culturas francófonas, a partir de materiais selecionados e elaborados pela equipe que compõe o projeto, tendo como base a leitura de mundo, ou seja, da língua como parte integrante de um sistema simbólico, no qual se inserem as manifestações culturais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Helena da Conceição Gonçalves - Integrante / Carlos Edurado do Prado - Coordenador / Maria Ruth Fellows - Integrante / Joanna Barrão Ferreira - Integrante / Luiz Américo Portela dos Santos - Integrante / Shirlei Almeida Baptistone - Integrante / João Marcos Reis Faria - Integrante / Lívia Cristina Eccard Pinto - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, H. C.. L'écriture créative en classe de FLE. In: XXI Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2017, Aracaju-SE. Cahier de résumés, 2017. p. 124-124.

2.
GONÇALVES, H. C.. Quelle place accorder à la francophonie dans la formation de professeur de FLE ?. In: XXe Congrès Brésilien des Professeurs de Français, 2015, Macapá. Unis dans la Diversité: Le Français Langue Frontière. Programme., 2015. p. 66-66.

3.
GONÇALVES, H. C.; AGUALUZA, L. A. ; SANTOS, C. N. . L'utilisation des TICE en classe de FLE : en faveur de la francophonie. In: XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2013, Niteroi. Réfléchir, séduire, construire: le français pour l'avenir. Niteroi: Aliança Francesa de Niteroi, 2013. v. 19. p. 106-106.

4.
GONÇALVES, H. C.; ROCHA, L. F. ; ANASTACIO, G. V. . PULE: Formation d?apprenants et d?enseignants. In: XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2013, Niteroi. Réfléchir, séduire, construire: le français pour l'avenir. Niteroi: Aliança Francesa de Niteroi, 2013. v. 19. p. 180-180.

5.
GONÇALVES, H. C.. Vivências e práticas de ensino de PLE. In: VIII PLE - Encontro de Português Língua Estrangeira, 2012, Niteroi. VIII PLE - Encontro de Português Língua Estrangeira. Caderno de Resumos. Niteroi: Universidade Federal Fluminense, 2012. p. 55-55.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
STOENESCO, D. ; GONÇALVES, H. C. ; SOUSA, M. . Entretien avec Helena Gonçalves et Mara de Sousa, assistantes de langue. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CASEIRO, P. ; STOENESCO, D. ; CERQUEIRA, A. ; VIEIRA, R. ; GONÇALVES, H. C. ; TORRES, E. R. . Café Central. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
GONÇALVES, H. C.. Politique Linguistique et l'enseignement du FLE au Brésil. 2015. .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GONÇALVES, H. C.. Correção da prova de Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2018. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I SEMINARIO DE ESNSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.Pedagogia de projetos no ensino de línguas estrangeiras. 2018. (Seminário).

2.
XXI Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. L'écriture créative en classe de FLE. 2017. (Congresso).

3.
Curso de formação contínua de professores de francês.La francophonie et la formation de professeurs de FLE. 2016. (Outra).

4.
2e Forum Mondial de la Langue Française. 2015. (Outra).

5.
XXe Congrès Brésilien des Professeurs de Français. Quelle place accorder à la francophonie dans la formation de professeur de FLE ?. 2015. (Congresso).

6.
V Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras- sappil.A FRANCOFONIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2014. (Seminário).

7.
19°InPLA - 5°SIL.PULE: RELATOS E EXPERIENCIAS NA FORMACAO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2013. (Seminário).

8.
IV Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras - SAPPIL.A FRANCOFONIA E O STATUS DAS VARIEDADES DA LINGUA FRANCESA NO ENSINO DE FLE. 2013. (Seminário).

9.
Seminário Teorias Linguísticas e a Pesquisa Científica.A FRANCOFONIA EM AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2013. (Seminário).

10.
Seminário Teorias Linguísticas e a Pesquisa Cientifica: Abordagens e Contribuições.A FRANCOFONIA EM AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2013. (Seminário).

11.
XIXe Congrès Brésilien des Professeurs de Français. PULE: Formation d?apprenants et d?enseignants. 2013. (Congresso).

12.
XIXe Congrès Brésilien des Professeurs de Français. L'utilisation des TICE en classe de FLE : en faveur de la francophonie. 2013. (Congresso).

13.
Forum Mondial de la Langue Française. 2012. (Outra).

14.
Séminaire de Formation de Professeurs de Français Langue Etrangère - FORFLE 2012. 2012. (Seminário).

15.
VIII PLE RJ - Encontro de Português Língua Estrangeira.Vivências e práticas de ensino de PLE. 2012. (Encontro).

16.
XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. 2011. (Congresso).

17.
Formation Continue - Vendredi pédago. 2010. (Outra).

18.
VI Seminário de Práticas Pedagógicas, Pesquisa e Extensão na Formação de Professores.Vivências e práticas de ensino da língua francesa. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONÇALVES, H. C.; PINTO, L. C. E. . Séminaire de Rentrée APFERJ. 2018. (Outro).

2.
GONÇALVES, H. C.; MAGALHAES, P. A. A. ; BARROS, G. G. A. ; BOUTEUR, P. . Atelier Les outils du théâtre dans la classe de FLE. 2017. (Outro).

3.
GONÇALVES, H. C.; MAGALHAES, P. A. A. ; BARROS, G. G. A. . Bain Linguistique. 2017. (Outro).

4.
GONÇALVES, H. C.; MAGALHAES, P. A. A. ; SOUZA, M. M. M. F. . Rentrée Pédgogique. 2017. (Outro).

5.
GONÇALVES, H. C.; MAGALHAES, P. A. A. ; SOUZA, M. M. M. F. ; PEREIRA, T. C. A. S. . 1ª Jornada de Políticas para o Ensino e Formação em Línguas Estrangeiras. 2017. (Outro).

6.
GONÇALVES, H. C.; SOUZA, M. M. M. F. ; PEREIRA, T. C. A. S. ; MAGALHAES, P. A. A. . Minicurso Política e políticas linguísticas, ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais e (trans)formação docente: Avanços e desafios em tempos de globalização e de internacionalização. 2016. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
GONÇALVES, H. C.. Politique Linguistique et l'enseignement du FLE au Brésil. 2015. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 17:59:20