Nancy Lizeth Ramírez Roncancio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4232470322781218
  • Última atualização do currículo em 01/02/2019


Doutora e Mestre em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Psicologia pela Universidade Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Tem-se desenvolvido como professora e pesquisadora da Universidade Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Integrante do grupo de Pesquisa Desarrollo Humano Cognición y Educación da Universidade Pedagógica y Tecnológica de Colombia, cadastrado no diretório de Grupos de Pesquisa do CvLack. Seus interesses de pesquisas incluem: psicologia da educação com ênfase na leitura e a compreensão de texto, desenvolvimento cognitivo com ênfase na argumentação e desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo (metacognição). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nancy Lizeth Ramírez Roncancio
Nome em citações bibliográficas
Ramírez, Nancy;Ramírez Roncancio, Nancy;Ramírez, Nancy Lizeth


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Psicologia Cognitiva.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: EFEITO DO DEBATE CRÍTICO NA REDUÇÃO DA POLARIZAÇÃO DO DISCURSO ARGUMENTATIVO EM SALA DE AULA, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Selma Leitão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Argumentaçao; Polarização; Aprendizagem; Compromisso Argumentativo.; Debate Critico.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Mestrado em Psicologia Cognitiva.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Desenvolvimento do Pensamento Reflexivo: avaliaçao da qualidade da argumentação em situacao de debate crítico,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Selma Leitão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Qualidade do Argumento; Debate Critico; Pensamento Reflexivo; Pensamento crítico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2006 - 2007
Especialização em Necesidades de Aprendizaje: En Lectura, Escritura.
UNIVERSIDAD PEDAGÓGICA Y TECNOLÓGICA DE COLOMBIA, UPTC, Colômbia.
Título: Comprensión de Lectura en Niños de Tercero de Primaria: Diseño de una Prueba para Medir los Niveles de Comprensión Lectora.
Orientador: Claudia Patricia Navarro Roldán.
1997 - 2003
Graduação em Psicología.
UNIVERSIDAD PEDAGÓGICA Y TECNOLÓGICA DE COLOMBIA, UPTC, Colômbia.
Título: Recurrencia y Frecuencia del Juego en Adolescentes Jugadores de la Ciudad de Tunja..
Orientador: Noe Ardila Espinel.




Formação Complementar


2018 - 2018
Coaching Educativo. (Carga horária: 43h).
UNIVERSIDAD PEDAGÓGICA Y TECNOLÓGICA DE COLOMBIA, UPTC, Colômbia.
2015 - 2015
La escritura académica-científica: cómo escribir un artículo científico.. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2014 - 2014
A validade lógica na argumentação: quando persuadi. (Carga horária: 6h).
Núcleo de Pesquisa da Argumentação, NUPARG, Brasil.
2011 - 2011
Desarrollo del pensamiento crítico. (Carga horária: 6h).
Núcleo de Pesquisa da Argumentação, NUPARG, Brasil.
2010 - 2010
English Discoveries - Básico II. (Carga horária: 60h).
Servicio Educativo Nacional SENA, SENA, Colômbia.
2010 - 2010
Introducción a la teoría de la argumentación... (Carga horária: 30h).
Universidad Diego Portales, UDP, Chile.
2010 - 2010
English Discoveries - Intermedio I. (Carga horária: 60h).
Servicio Educativo Nacional SENA, SENA, Colômbia.
2010 - 2010
English Discoveries - Básico III. (Carga horária: 60h).
Servicio Educativo Nacional SENA, SENA, Colômbia.
2009 - 2009
Teoría de la Argumentación: Una perspectiva histór. (Carga horária: 9h).
Núcleo de Pesquisa da Argumentação, NUPARG, Brasil.
2008 - 2008
ENGLISH DISCOVERIES - BÁSICO I. (Carga horária: 60h).
Servicio Educativo Nacional SENA, SENA, Colômbia.
2008 - 2008
English course on Reading comprehension strateg. (Carga horária: 60h).
Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, UPTC, Colômbia.
2007 - 2007
Salud Ocupacional. (Carga horária: 60h).
Servicio Educativo Nacional SENA, SENA, Colômbia.
2004 - 2004
Cómo Escribir Para Internet?. (Carga horária: 30h).
AVANZA Portal para el Desarrollo Colombiano, AVANZA, Colômbia.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio de Docencia, Carga horária: 60

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio de Docencia, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, UPTC, Colômbia.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Ocasional Tiempo Completo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profesor Catedrático, Carga horária: 8
Outras informações
Apoyo Tutorial: Metodología de la Investigación

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Profesor Catedrático, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profesor Catedrático, Carga horária: 8
Outras informações
Apoyo Tutorial Modulo Administración Estratégica del Talento Humano

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profesor Ocasional de Tiempo Completo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profesor Ocasional de Tiempo Completo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profesor Ocasional de Tiempo Completo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profesor Ocasional de Tiempo Completo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profesor Ocasional de Tiempo Completo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profesor Ocasional de Medio Tiempo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profesor Ocasional de Tiempo Completo, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profesor Catedrático, Carga horária: 6

Atividades

02/2008 - 11/2008
Ensino, Licenciatura en Educación Básica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminario de Investigación
Práctica Pedagógica Integral
Investigación Aplicada
Innovación Pedagógica
02/2007 - 12/2007
Ensino, Licenciatura en Educación Básica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cátedra Upetecista, Competencias Comunicativas.
Electiva Interdiscipplinar, Ética, Ética Profesional
Procesos de Pensamiento, Métodos de Estudio.
Proyecto Comunitario III, Sociología
Psicología Aplicada, Psicología del Niño en la Educación, Psicología Industrial.
02/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Dirección y administración del Área General de la Facultad de Estudios a Distancia - UPTC
Competencias Comunicativas
Métodos de Estudio
Procesos de Pensamiento
Psicología del Niño en la Educación
02/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Dirección y administración del Área General de la Facultad de Estudios a Distancia - UPTC
Competencias Comunicativas
Métodos de Estudio
Orientación Vocacional
08/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Competencias Comunicativas
Competencias Investigativas
Dirección y administración del Área Interdisciplinar de la Facultad de Estudios a Distancia - UPTC
Procesos de Pensamiento
02/2004 - 07/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Dirección y administración del Ciclo Introdutorio y Área Interdisciplinar de la Facultad de Estudios a Distancia - UPTC
Orientación Vocacional
08/2003 - 11/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Orientación Profesional


Projetos de pesquisa


2014 - 2018
EFEITO DO DEBATE CRÍTICO NA REDUÇÃO DA POLARIZAÇÃO DO DISCURSO ARGUMENTATIVO EM SALA DE AULA
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Nancy Lizeth Ramírez Roncancio - Coordenador.
2011 - 2016
O Debate Crítico como contexto de desenvolvimento do pensamento reflexivo
Descrição: O objetivo central do presente projeto é investigar o impacto da participação de estudantes universitários em práticas sistemáticas, estruturadas e intensivas de argumentação tais como propostas no Modelo do Debate Crítico formulado por Fuentes (2009a; 2009b; 2009c; 2009d; 2009e) sobre o desenvolvimento do seu pensamento crítico-reflexivo. O pressuposto teórico básico em que se ancora o estudo proposto é o de que o engajamento do indivíduo na justificação pontos de vista e na resposta a contra-argumentos e perspectivas contrárias (ações discursivas que constituem atividades de argumentação) transformam o pensamento do argumentador (suas cognições sobre o tema discutido) em objeto de sua própria reflexão (Leitão, 2007; 2009). A possibilidade de tomar o próprio pensamento como objeto de reflexão é vista como elemento essencial no desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo dos indivíduos. Com base num delineamento metodológico qualitativo e longitudinal, o presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto da participação nas práticas de argumentação implementadas no contexto do ensino-aprendizagem de uma disciplina de curso de graduação, sobre o desenvolvimento cognitivo dos estudantes envolvidos. Numa primeira fase do estudo, os dados analisados serão registros e materiais produzidos pelos estudantes como parte das atividades de sala de aula da referida disciplina. Numa segunda fase do estudo, prevê-se que estudantes participantes da disciplina em questão sejam acompanhados ao longo de todo seu curso de Graduação (do segundo ao décimo períodos) com o objetivo de investigar se, e em que medida, competências adquiridas no contexto daquela disciplina, perduram, se generalizam e podem ser observados em seu desempenho acadêmico em disciplinas outras que não aquela na qual o Modelo do Debate Crítico terá sido implementado. O acompanhamento dos estudantes nesta segunda fase se dará através de observações e análise do desempenho dos estudantes em atividades de sala..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Nancy Lizeth Ramírez Roncancio - Integrante / Selma Leitao - Coordenador / Laura Clemencia Ruiz Guevara - Integrante / Dayse Ariane de Souza - Integrante / Larissa Canto Fernandes - Integrante / Natália Alexandre Barros - Integrante / Maria Cristina Damianovic - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2
2010 - 2012
Desarrollo del Pensamiento Reflexivo: evaluación de la calidad de la argumentación en situación de debate crítico
Descrição: El objetivo de este proyecto fue analizar las posibles transformaciones en el uso de criterios de evaluación de la calidad de los argumentos en situación de enseñanza-aprendizaje de contenidos curriculares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Nancy Lizeth Ramírez Roncancio - Coordenador / Selma Leitao - Integrante.

Número de produções C, T & A: 6
2008 - 2008
Racionalidad científica a edades tempranas frente a ambientes virtuales
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) .

Integrantes: Nancy Lizeth Ramírez Roncancio - Integrante / Claudia Patricia Navarro Roldán - Coordenador / Diana Carolina Latorre Velásquez - Integrante.
Financiador(es): Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia - Auxílio financeiro.
2006 - 2007
Comprensión de Lectura en Niños de Tercero de Primaria: Diseño de una Prueba para Medir los Niveles de Comprensión Lectora
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Nancy Lizeth Ramírez Roncancio - Coordenador / Claudia Patricia Navarro Roldán - Integrante / Diana Carolina Latorre Velásquez - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2
2002 - 2003
Recurrencia y Frecuencia del Juego en Adolescentes Jugadores de la Ciudad de Tunja
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Nancy Lizeth Ramírez Roncancio - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 2


Revisor de projeto de fomento


2018 - 2018
Agência de fomento: Centro de Extensión e Investigaciones UPTC


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MACEDO, G. F.2018 MACEDO, G. F. ; Ramírez, Nancy Lizeth ; SOUZA, D. A. . A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO: PESQUISA QUALITATIVA EM CONTEXTO DE SALA DE AULA. Argumentos Pró-Educação, v. 3, p. 29-50, 2018.

2.
MACÊDO, GABRIEL FORTES2018 MACÊDO, GABRIEL FORTES ; Ramírez, Nancy Lizeth . Formando mediadores de argumentação: uma experiência de estágio docência. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL, v. 22, p. 647-651, 2018.

3.
Ramírez, Nancy;Ramírez Roncancio, Nancy;Ramírez, Nancy Lizeth2013 Ramírez, Nancy; SOUZA, D. A. ; Leitao, S . Desarrollo de habilidades argumentativas en contexto de enseñanza-aprendizaje de contenidos curriculares. Cogency: Journal of Reasoning and Argumentation, v. 5, p. 107-134, 2013.

4.
Leitao, S2012Leitao, S ; Ramírez, Nancy ; Guevara, L ; Barros, N. ; SOUZA, D. A. ; Fernandes, L. . Desenvolvimento de competências argumentativas no ensino superior: discussão de uma experiência-piloto. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA), v. 1, p. 87-100, 2012.

5.
Ramírez, Nancy;Ramírez Roncancio, Nancy;Ramírez, Nancy Lizeth2007Ramírez, Nancy; Latorre Velásquez, Diana Carolina ; Navarro Roldán, Claudia Patricia . Estudio psicométrico de los niveles de comprensión de lectura en niños(as) de tercero de primaria. Educación y Ciencia, v. 1, p. 19-31, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Ramírez, Nancy; Acosta, L. C. . Incidencia de la Ludopatia en el Marco de la Salud Metal. In: 1 Congreso de Innovación en Psicología y Salud Mental, 2006, Tunja. 1 Congreso de Innovación en Psicología y Salud Mental. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, 2006. v. 1. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Ramírez, Nancy; Leitao, S . Desarrollo del Pensamiento Reflexivo: Evaluación de la Calidad de los Argumentos en Contexto de Enseñanza-Aprendizaje. In: II Congreso Internacional y VII Nacional de Innovación en Psicologia y Salud Mental, 2013, Tunja. Memorias II Congreso Internacional y VII Nacional de Innovación en Psicologia y Salud Mental. Tunja: UPTC, 2013.

2.
Ramírez, Nancy; Leitao, S . Desarrollo del pensamiento reflexivo: transformaciones en la calidad de los argumentos de estudiantes participantes del debate crítico. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Brasilia. Anais VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Brasilia: Associção Brasileira de Psicologia do desenvolvimento, 2011. v. 1. p. 1166-1168.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Ramírez, Nancy; SOUZA, D. A. ; Leitao, S . Desarrollo de Habilidades de Producción y Evaluación de Argumentos en Situaciones de Enseñanza-Aprendizaje de Contenidos Curriculares. In: III congreso Internacional de Lógica, Argumentación y Pensamiento Crítico, 2013, Santiago de Chile. Libro de Resúmenes III congreso Internacional de Lógica, Argumentación y Pensamiento Crítico. Santiago de Chile: Universidad Diego Portales, 2013. v. 1. p. 32-33.

2.
Ramírez, Nancy; Latorre Velásquez, Diana Carolina . Comprensión de Lectura en niños de Primaria: Diseño de una Prueba para medir Niveles de Comprensión. In: Primer Congreso Internacional de Creatividad y Pedagogía, 2007, Cartagena. Memorias del Primer Congreso Internacional de Creatividad y Pedagogía. Cartagena: Ediciones Versalles Lta, 2007. v. 1. p. 46-46.

Apresentações de Trabalho
1.
MACEDO, G. F. ; Ramírez, Nancy Lizeth . Students? developmental pathways: internalization of argumentative semiotic regulators. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MACEDO, G. F. ; Ramírez, Nancy Lizeth ; Leitao, S . ARGUMENTATIVE DESIGN AND CLASSROOM DISCUSSION MEDIATION: CREATING A REFLECTIVE ENVIRONMENT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MACEDO, G. F. ; Ramírez, Nancy Lizeth ; Leitao, S . ARGUMENTATIVE DESIGN AND CLASSROOM DISCUSSION MEDIATION: CREATING A REFLECTIVE ENVIRONMENT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Leitao, S ; Lira, D.A ; MACEDO, G. F. ; Ramírez, Nancy ; SOUZA, D. A. . Developing argumentation in a Psychology course.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Ramírez, Nancy; Latorre Velásquez, Diana Carolina ; Leitao, S . La psicología es una ciencia unificada?: análisis del cambio de perspectivas en estudiantes de psicología. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Ramírez, Nancy; Leitao, S . Desarrollo del Pensamiento Reflexivo: Evaluación de la Calidad de la Argumentación en contexto de enseñanza-aprendizaje.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Ramírez, Nancy; SOUZA, D. A. ; Leitao, S . Desarrollo de Habilidades de Producción y Evaluación de Argumentos en Situaciones de Enseñanza-Aprendizaje de Contenidos Curriculares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Ramírez, Nancy; Leitao, S . Desenvolvimento do pensamento reflexivo: transformações na qualidade dos argumentos de estudantes participantes do debate crítico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Ramírez, Nancy; Latorre Velásquez, Diana Carolina . Comprensión de Lectura en niños de Primaria: Diseño de una Prueba para medir Niveles de Comprensión.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Ramírez, Nancy. Incidencia de la Ludopatía en el Marco de la Salud Metal. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
LARRAIN, A. ; Freire, P. ; Ramírez, Nancy . Capitalizando a Controversia: algumas reflexoes para tornar visível e aproveitar a contra-argumentacao dos alunos no ensino de ciências. Sao Paulo: Pontes, 2011. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Ramírez, Nancy; Leitao, S . O modelo do ?Debate Crítico? como recurso de desenvolvimento do pensamento reflexivo. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
Ramírez, Nancy; CASTELLANOS, V. . IV Congreso Internacional y IX Nacional de Innovaciones en Psicología y Salud Mental. 2017. (Editoração/Anais).

2.
Ramírez, Nancy. Memorias III Congreso Nacional y VIII Internacional de Innovaciones en Psicología y Salud Mental (5ª: 13- 17 sep., 2010: Tunja). ISBN - 978-958-660-160-3.. 2015. (Editoração/Anais).

3.
Leitao, S ; Guevara, L ; Fernandes, L. ; Ramírez, Nancy ; Barros, N. ; MACEDO, G. F. ; VASCONSELOS, A. . O 'Debate Crítico': Uma proposta de trabalho com Argumentação em sala de aula. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Ramírez, Nancy. Revista Ciencia y Agronomia. 2012. (Editoração/Periódico).

5.
Ramírez, Nancy; Guevara, L ; VASCONSELOS, A. ; SOUZA, D. A. ; Fernandes, L. ; Barros, N. . O debate crítico - uma possibilidade de trabalho com a argumentacao em sala de aula. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
Alarcón Peña, Angélica María ; Navarro Roldán, Claudia Patricia ; Latorre Velásquez, Diana Carolina ; Ramírez, Nancy . VI Congreso nacional y I Internacional de Innovaciones en Psicologia y Salud Mental. 2011. (Editoração/Anais).

7.
Ramírez, Nancy; Alarcón Peña, Angélica María ; Latorre Velásquez, Diana Carolina . Memorias V Congreso Nacional de Innovaciones en Psicologia y Salud Mental. 2010. (Editoração/Anais).

8.
Navarro Roldán, Claudia Patricia ; Alarcón Peña, Angélica María ; Latorre Velásquez, Diana Carolina ; Ramírez, Nancy . Memorias IV Congreso Nacional de Innovaciones em Psicología y Salud Mental. 2009. (Editoração/Anais).

9.
Navarro Roldán, Claudia Patricia ; Alarcón Peña, Angélica María ; Latorre Velásquez, Diana Carolina ; Ramírez, Nancy . Memorias III Congreso Nacional de Innovaciones en Psicología y Salud Mental. 2008. (Editoração/Anais).

10.
Navarro Roldán, Claudia Patricia ; Latorre Velásquez, Diana Carolina ; Ramírez, Nancy . Memoria 2° Congreso Nacional Innovaciones en Psicologia y Salud Mental. 2007. (Editoração/Anais).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
Navarro Roldán, Claudia Patricia ; Latorre Velásquez, Diana Carolina ; Ramírez, Nancy . Racionalidad científica a edades tempranas frente a ambientes virtuales. 2008. Vídeo.



Patentes e registros



Programa de computador
1.
Navarro Roldán, Claudia Patricia ; Ramírez, Nancy ; Latorre Velásquez, Diana Carolina . PACANA. 2008.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 1-2009-846, título: "PACANA" , Instituição de registro: Dirección Nacional de Derecho de Autor.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Ramírez, Nancy Lizeth; Latorre Velásquez, Diana Carolina. Participação em banca de Laura Estefanía Zamudio Sisa.Diseño y validación del cuestionario de riesgo de deserción percibido en estudiantes universitarios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicología) - UNIVERSIDAD PEDAGÓGICA Y TECNOLÓGICA DE COLOMBIA.

2.
Ramírez, Nancy Lizeth; PAEZ, V.. Participação em banca de Jeimy Alejandra Garavito Contreras, María Fernanda Ávila.Relaciones entre las creencias matemáticas y las estrategias metacognitivas empleadas por los estudiantes de ingeniería y psicología de la UPTC, sobre rendimiento académico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicología) - UNIVERSIDAD PEDAGÓGICA Y TECNOLÓGICA DE COLOMBIA.

3.
Ramírez, Nancy. Participação em banca de Diana Alexandra Pérez Romero y Marlid Rodríguez Cabrera.EVALUACIÓN DEL PLAN DE ESTUDIOS PROPUESTO PARA ATENDER A NIÑOS Y NIÑAS CON SÍNDROME DE DOWN EN LA UNIDAD BÁSICA LAS AMÉRICAS EN LAS JORNADAS MAÑANA Y TARDE DE LA LOCALIDAD OCTAVA EN EL DISTRITO CAPITAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

4.
Ramírez, Nancy. Participação em banca de Lyda Constanza Sarmiento Segura.FORTALECIMIENTO DE LA INTELIGENCIA SOCIAL MEDIANTE EL RESCATE DE JUEGOS TRADICIONALES EN LA INSTITUCIÓN EDUCATIVA AGUSTÍN PARRA SEDE IV DE SIMIJACA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

5.
Ramírez, Nancy. Participação em banca de Andrea Lisseth Amador Reyes.NUESTRA CAPACIDAD CREATIVA Y LÚDICA PARA LA PRODUCCIÓN DE TEXTO LIBRE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

6.
Ramírez, Nancy. Participação em banca de Nidia Esther Ávila Zarate y Transito Martínez Blanco.ANÁLISIS DE LOS TIPOS DE EVALUACIÓN APLICADOS POR LOS DOCENTES EN EL ÁREA DE MATEMÁTICAS DE PRIMERO A QUINTO DE EDUCACIÓN BÁSICA EN LA UNIDAD EDUCATIVA PRADOS DE ALAMEDA DE LA LOCALIDAD 9 DE BOGOTÁ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

7.
Ramírez, Nancy. Participação em banca de ÁNGELA MERCEDES MURCIA RUBIANO.INTELIGENCIA EMOCIONAL CLAVE PARA EL AUTOCONTROL EN LA COMUNIDAD EDUCATIVA DEL GIMNASIO FERNANDO SOTO APARICIO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

8.
Ramírez, Nancy. Participação em banca de Blanca Inés Cruz Mora y Nubia Marisol Gómez Parra.ANÁLISIS DE LA CAPACIDAD CREATIVA DE LOS NIÑOS CON BAJO, MEDIO Y ALTO RENDIMIENTO ACADÉMICO DEL COLEGIO JUAN JACOBO ROUSSEAU DEL MUNICIPIO DE RAMIRIQUÍ BOYACÁ. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

9.
Ramírez, Nancy. Participação em banca de Elizabeth González Gutiérrez y Ángela Lilina Jaime Pérez.VALORACIÓN DEL PROCESO DE INTEGRACIÓN ACADÉMICA Y SOCIAL AL AULA REGULAR DE LOS NIÑOS (AS) CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES EN EL GIMNASIO MODERNO SANTA SOFÍA DE LA CIUDAD DE DUITAMA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

10.
Ramírez, Nancy. Participação em banca de Luz Fanny Espinosa Prieto y Martha Rubiela Pérez Cuesto.INFLUENCIA QUE EJERCE EL CURRÍCULO EN EL PROYECTO DE VIDA DE LOS ESTUDIANTES DE LOS GRADOS SEXTO, SÉPTIMO Y OCTAVO DE LA INSTITUCIÓN EDUCATIVA RURAL DEPARTAMENTAL BARRO BLANCO, SEDE ESCUELA RURAL SANTA BÁRBARA, MUNICIPIO BOJACÁ (CUNDINAMARCA). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

11.
Ramírez, Nancy. Participação em banca de Dora Milce Parrales Arias y Magda Nohemy Camargo Coronel.CAUSAS DEL BAJO RENDIMIENTO ACADÉMICO EN LOS ESTUDIANTES DE GRADOS 3º Y 5º DE PRIMARIA DEL INSTITUTO TÉCNICO GONZALO SUÁREZ RENDÓN. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

12.
Ramírez, Nancy. Participação em banca de Sonia Cadena Garavito y Elizabeth Vargas Peña.RENDIMIENTO ACADÉMICO ESCOLAR Y AMBIENTES PEDAGÓGICOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

13.
Ramírez, Nancy. Participação em banca de Nidia Esther Ávila Zarate y Transito Martínez Blanco.Análisis de los Tipos de Evaluación Aplicados por los Docentes en el Área de Matemáticas de Primero a Quinto de Educación Básica en la Unidad Educativa Prados de Alameda de la Localidad 9 de Bogotá. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

14.
Ramírez, Nancy. Participação em banca de CLELYA NUBIA BARRETO, YOHANA ALEXANDRA PÉREZ.EL PROYECTO DE VIDA FORMA VERDADEROS TRIUNFADORES. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

15.
Ramírez, Nancy. Participação em banca de MARÍA CAROLINA GUTIÉRREZ Y ROSA HELENA SALAMANCA.ESTUDIO SOBRE LA DESERCIÓN ESCOLAR EN LA VEREDA LLANO DE ALARCÓN DEL MUNICIPIO DE CUITIVA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

16.
Ramírez, Nancy. Participação em banca de Alba Noris Poveda Rincón y Nelly Sánchez Flórez.AMBIENTE ESCOLAR Y RENDIMIENTO ACADÉMICO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

17.
Ramírez, Nancy. Participação em banca de Martha Janeth Báez Agudelo.FACTORES QUE INCIDEN EN LA PRÁCTICA DEL VALOR DE LA RESPONSABILIDAD ESCOLAR, EN NIÑOS DE NUEVE AÑOS DE ESTRATO SOCIOECONÓMICO ALTO DEL CENTRO EDUCATIVO SUAZAPAWA DE LA CIUDAD DE NOBSA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

18.
Ramírez, Nancy. Participação em banca de Fabiola Parra Rodríguez.CONFLICTOS AL INTERIOR DEL NÚCLEO FAMILIAR DE LOS ESTUDIANTES DEL GRADO TERCERO DE LA ESCUELA CHORRERA Y EL RENDIMIENTO ACADÉMICO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Questionar on-line: Possibilidades de pensamento crítico com a utilização do ArguQuest. 2015. (Oficina).

2.
The irrelevance of data for advancement of Psychology. 2015. (Seminário).

3.
A Validade Lógica na Argumentação: quando presuadir não é tudo. 2014. (Oficina).

4.
Funções e outras relações, representações, modelização e raciocínio do estudante no ensinsino Fundamenta. 2014. (Outra).

5.
Memory and Cultural Psychology. 2014. (Seminário).

6.
II Congreso Internacional y VII Nacional de Innovación en Psicologia y Salud Mental. Desarrollo del Pensamiento Reflexivo: Evaluación de la Calidad de la Argumentación en contexto de enseñanza-aprendizaje. 2013. (Congresso).

7.
II Congreso Internacional y VII Nacional de Innovaciones en Psicologia y Salud Mental. Desarrollo del Pensamiento Reflexivo: evaluación de la calidad de los argumentos en contexto de enseñanza-aprendizaje. 2013. (Congresso).

8.
III Congreso Internacional de Lógica, Argumentación y Pensamientiento Crítico. Desarrollo de Habilidades de Producción y Evaluación de Argumentos en Situaciones de Enseçanza;Aprendizaje de Contenidos Curriculares. 2013. (Congresso).

9.
II Fórum ISCAR BRASIL. Desenvolvimento de competências argumentativas no ensino superior: discussão de uma experiência-piloto. 2012. (Congresso).

10.
Workshop (Serrambi IV): Construcao cultural do sujeito. 2012. (Oficina).

11.
2 Seminário Internacional de Argumentacao na escola.O debate critico - uma possibilidade de trabalho com a argumentacao em sala de aula. 2011. (Seminário).

12.
VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Desenvvolvimento do pensamento reflexivo: Transformacoes na qualidade dos argumentos de estudantes participantes do debate critico. 2011. (Congresso).

13.
1 Seminario Internacional Argumentaçao na Escola. 2009. (Seminário).

14.
Estado da Arte da Psicologia Cultural e as Ciências Humanas. 2009. (Seminário).

15.
1º Congreso Internacional de Creatividad y Pedagogía. Comprensión de Lectura con Niños de Tercer grado de Primaria: Diseño de una Prueba para Medir los Niveles de Comprensión de Lectura. 2008. (Congresso).

16.
1º Congreso Internacional en Linea de Educación a Distancia.. 2008. (Congresso).

17.
3º Congreso Nacional de Inovaciones em Psicologia e Salud Mental. 2008. (Congresso).

18.
2º Congreso Nacional de Inovaciones em Psicologia e Salud Mental. 2007. (Congresso).

19.
1º Congreso Nacional de Inovaciones em Psicologia e Salud Mental. Incidencia de la Ludopatia en el Marco de la Salud Mental. 2006. (Congresso).

20.
1º Encuentro de Reflexión Pedagógica.. 2004. (Simpósio).

21.
Congreso Internacional ?La Educación del Siglo XXI: Balance y Prospectiva?.. 2004. (Congresso).

22.
?Estratégias Docentes para uma Aprendizagem Significativa?.. 2003. (Simpósio).

23.
Foro Departamental de Prevención y Control de Sustancias Psicoativas.. 2002. (Simpósio).

24.
?Violencia Intrafamiliar: Alternativas de Evaluación e Intervención?.. 1999. (Simpósio).

25.
3º Conversatorio de Psicologia.. 1999. (Simpósio).

26.
2º Conversatorio de Psicologia, Instituciones de Socialización, Suicidio y Vida.. 1998. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Navarro Roldán, Claudia Patricia ; MATEUS, S. ; CASTELLANOS, V. ; REYES, P. ; JIMENEZ, M. ; Ramírez, Nancy . III Congreso Internacional y VIII de Innovaciones en Psicología y Salud Mental. 2015. (Congresso).

2.
Leitao, S ; De Chiaro, S ; Souza, W ; Ferro, T ; Fernandes, L. ; Guevara, L ; MACEDO, G. F. ; Barros, N. ; Ramírez, Nancy ; SOUZA, D. A. ; CASTRO, J. ; AMARAL, S. . 3° Seminàrio Internacional de Argumentação na Escola. 2013. (Congresso).

3.
Leitao, S ; De Chiaro, S ; Fernandes, L. ; Ferro, T ; Guevara, L ; Ramírez, Nancy ; Santa-Clara, A ; SOUZA, D. A. ; Damianovic, M. C. . 2 Seminario Internacional "Argumentaçao na Escola". 2011. (Congresso).

4.
Alarcón Peña, Angélica María ; Latorre Velásquez, Diana Carolina ; Ramírez, Nancy . V Congreso de Innovaciones en Psicología y Salud Mental. 2010. (Congresso).

5.
Navarro Roldán, Claudia Patricia ; Alarcón Peña, Angélica María ; Latorre Velásquez, Diana Carolina ; Ramírez, Nancy . IV Congresso Nacional de Inovações em Psicologia e Saúde Mental.. 2009. (Congresso).

6.
Leitao, S ; Almeida, E ; Basilio, L ; De Chiaro, S ; Ferreira, a ; Ferro, T ; Guevara, L ; Ramírez, Nancy ; Santa-Clara, A ; Souza, W . 1 Seminario Internacional "Argumentaçao na Escola". 2009. (Outro).

7.
Navarro Roldán, Claudia Patricia ; Alarcón Peña, Angélica María ; Latorre Velásquez, Diana Carolina ; Ramírez, Nancy . III Congresso Nacional de Inovações em Psicologia e Saúde Mental. 2008. (Congresso).

8.
Ramírez, Nancy; Espejo Lozano, Ruby Libeth . 1. Seminário ?Redação de Texto?. 2008. (Outro).

9.
Navarro Roldán, Claudia Patricia ; Latorre Velásquez, Diana Carolina ; Ramírez, Nancy . II Congresso de Inovações em Psicologia e Saúde Mental. Universidade Pedagógica y Tecnológica de Colômbia.. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leonor Cano Plata y Rocio del Pilar Rojas Cruz. Factores que Intervienen en el Proceso de Adaptación Escolar de los Estudiantes de Grado Sexto del Colegio Chicamocha del Municipio de Tuta, Año 2007. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Orientador: Nancy Lizeth Ramírez Roncancio.

2.
Luisa Gallo. Las Habilidades Sociales Como Estrategia para Mejorar la Expresión Oral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Orientador: Nancy Lizeth Ramírez Roncancio.

3.
Edibelcy Soler Arias y Manuel Salvador Mesa Barajas. Factores que Inciden en la Deserción Escolar de los Estudiantes de Básica Secundaria del Colegio San Rafael del Municipio de Rondón Durante los Años 2004 Y 2005. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura en Educación Básica) - Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Orientador: Nancy Lizeth Ramírez Roncancio.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MACEDO, G. F.2018 MACEDO, G. F. ; Ramírez, Nancy Lizeth ; SOUZA, D. A. . A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO: PESQUISA QUALITATIVA EM CONTEXTO DE SALA DE AULA. Argumentos Pró-Educação, v. 3, p. 29-50, 2018.

2.
MACÊDO, GABRIEL FORTES2018 MACÊDO, GABRIEL FORTES ; Ramírez, Nancy Lizeth . Formando mediadores de argumentação: uma experiência de estágio docência. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL, v. 22, p. 647-651, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
Ramírez, Nancy; Latorre Velásquez, Diana Carolina ; Leitao, S . La psicología es una ciencia unificada?: análisis del cambio de perspectivas en estudiantes de psicología. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MACEDO, G. F. ; Ramírez, Nancy Lizeth ; Leitao, S . ARGUMENTATIVE DESIGN AND CLASSROOM DISCUSSION MEDIATION: CREATING A REFLECTIVE ENVIRONMENT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 17:50:09