Letícia Lenzi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2138480467340950
  • Última atualização do currículo em 19/03/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e mestrado em Filosofia pela mesma universidade (2013). Atualmente é professora de Filosofia no Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú e realiza doutorado em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de ensino de Filosofia para o ensino médio, e pesquisa principalmente os seguintes temas: "Trabalho e Educação" "Educação científica e tecnológica" e a política do "Ensino Médio Integrado". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Letícia Lenzi
Nome em citações bibliográficas
LENZI, L.;LENZI, LETÍCIA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú.
Rua Joaquim Garcia
Centro
88340055 - Camboriú, SC - Brasil - Caixa-postal: 2016
Telefone: (47) 21040800
URL da Homepage: www.ifc-camboriu.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Walter Antonio Bazzo.
2011 - 2013
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A ambiguidade da Tecnologia: da analítica de Mario Bunge à Hermenêutica de Lewis Mumford,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Alberto Oscar Cupani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2010
Especialização em Acupuntura. (Carga Horária: 1260h).
Faculdade de Tecnologia em Saúde CIEPH, CIEPH, Brasil.
Título: A Medicina Tradicional Chinesa na formação do profissional Naturólogo.
Orientador: Luísa Regina Pericolo Erwig.
2005 - 2009
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2003 - 2008
Graduação em Naturologia Aplicada.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2002 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Papanui High School - Intercâmbio Cultural, AFS, Nova Zelândia.




Formação Complementar


2013 - 2013
Biomedições - Ryodoraku. (Carga horária: 8h).
Heiwa - Centro de Estudos e Pesquisa em Qi Gong e Medicina Natural, HEIWA, Brasil.
2013 - 2013
Histórias Clínicas em Medicina Tradicional Chinesa. (Carga horária: 8h).
Heiwa - Centro de Estudos e Pesquisa em Qi Gong e Medicina Natural, HEIWA, Brasil.
2013 - 2013
As 5 Leis Biológicas da Nova Medicina Germânica. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Tecnologia em Saúde CIEPH, CIEPH, Brasil.
2013 - 2013
Formação Docente em Acupuntura Bioenergética. (Carga horária: 20h).
Centro de Enseñanza de la Medicina Tradicional China, CEMETC, Espanha.
2010 - 2010
Curso de Atualização em Filosofia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2010
Acupuntura Bioenergética e Moxabustão. (Carga horária: 60h).
Centro de Enseñanza de la Medicina Tradicional China, CEMETC, Espanha.
2009 - 2009
Primeiros Atendimentos Emergenciais. (Carga horária: 10h).
Faculdade de Tecnologia em Saúde CIEPH, CIEPH, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Tecnologia em Saúde CIEPH, CIEPH, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


EEB Daysi Werner Salles, EEB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10


Centro de Educação de Jovens e Adultos, CEJA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Filosofia, Carga horária: 10


American Field Service, AFS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Ensino Médio Integrado: acomodação social e econômica da força de trabalho jovem nos marcos do capitalismo
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Letícia Lenzi - Coordenador / Walter Antonio Bazzo - Integrante.
2011 - 2013
A ambiguidade da Tecnologia: da analítica de Mario Bunge à hermenêutica de Lewis Mumford
Descrição: Projeto de Pesquisa na área de Epistemologia, tendo como enfoque o Conhecimento Tecnológico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Feira de Orgânicos no Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú: incentivo à agricultura familiar.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LENZI, LETÍCIA2018LENZI, LETÍCIA. Problemas Ontológicos da Filosofia da Tecnologia: natural e artificial na ética ambiental de Holmes Rolston III. Complexitas - Revista de Filosofia Temática, v. 2, p. 20-30, 2018.

2.
1LENZI, L.;LENZI, LETÍCIA2017 LENZI, L.. O problema da racionalidade da ciência no século XX e as implicações para um ensino crítico e reflexivo da ciência. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES, v. 15, p. 29, 2017.

3.
3LENZI, LETÍCIA2017LENZI, LETÍCIA. Entre o Naturalismo e a Hermenêutica: uma abordagem conceitual e epistemológica da Naturologia. CADERNOS DE NATUROLOGIA E TERAPIAS COMPLEMENTARES, v. 6, p. 97-109, 2017.

4.
2LENZI, L.;LENZI, LETÍCIA2015 LENZI, L.. Lewis Mumford: uma voz de resistência à civilização tecnocrática. Cadernos do PET Filosofia (UFPI), v. 6, p. 25-36, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
LENZI, L.. Considerações sobre as concepções Relativista e Pluralista no âmbito da Educação Científica e Tecnológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
LENZI, L.. A peculiaridade de Conhecimento Tecnológico e suas consequências Éticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LENZI, L.. Para pensar o ensino da filosofia no Nível Médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
LENZI, L.. A ambiguidade da Tecnologia: da analítica de Mario Bunge à hermenêutica de Lewis Mumford 2013 (Dissertação de Mestrado).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
HETTERICH, A.; LENZI, L.; HERRERA, K. M.. Participação em banca de Ana Maria Marcon dos Santos. Escola Multisseriada: possibilidade de organização escolar como forma de resistência a pobreza.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
HETTERICH, A.; LENZI, L.; HERRERA, K. M.. Participação em banca de Giliar Ferreira Pacheco. Repensando a Escola para o enfrentamento da pobreza: reflexões sobre Educação, Pobreza e Desigualdade social na perspectiva da organização escolar.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
HETTERICH, A.; LENZI, L.; HERRERA, K. M.. Participação em banca de Julio Cesar Pacheco Augusto. Formação de uma escola de pescadores: novos espaços e novos tempos para resistência da pobreza.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
HETTERICH, A.; LENZI, L.; HERRERA, K. M.. Participação em banca de Nadia Aparecida Anderson Colomeno. Desigualdade Social e Pobreza: reflexões sobre a formação docente inicial e continuada do Ensino Fundamental II. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
HETTERICH, A.; LENZI, L.; HERRERA, K. M.. Participação em banca de Jackson Silvano. A Escola Integral como Espaços e Tempos: de superação da reprodução e resistência da pobreza. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Discente do PPGECT.Ensino Médio Integrado:acomodação social e econômica da força de trabalho jovem nos marcos do capotalismo. 2017. (Seminário).

2.
Seminário Discente do PPGECT. 2017. (Seminário).

3.
15º. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2016. (Seminário).

4.
III Workshop Nacional da Rede Ibero-Americana sobre Educação Profissional e Evasão Escolar. 2016. (Encontro).

5.
Minicurso de História da Ciência e Ensino: contribuições para formação de cidadãos críticos. 2016. (Outra).

6.
37 Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação . ANPED. 2015. (Encontro).

7.
Congreso Mercosur de Terapias Naturales. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Talita Frida Machado e Tainã Cristiani Bilk. Prevenção e Controle de crimes de Exploração Sexual de Crienças e Adolescentes nos meios de hospedagem em Balneário Camboriú. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Hospedagem) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Letícia Lenzi.

2.
Ariadne Pacheco de Borba. Projeto de Conscientização Ambiental para alunos do IFC - Câmpus Camboriú. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Controle Ambiental) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Letícia Lenzi.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
2LENZI, L.;LENZI, LETÍCIA2015 LENZI, L.. Lewis Mumford: uma voz de resistência à civilização tecnocrática. Cadernos do PET Filosofia (UFPI), v. 6, p. 25-36, 2015.

2.
1LENZI, L.;LENZI, LETÍCIA2017 LENZI, L.. O problema da racionalidade da ciência no século XX e as implicações para um ensino crítico e reflexivo da ciência. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES, v. 15, p. 29, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
LENZI, L.. Considerações sobre as concepções Relativista e Pluralista no âmbito da Educação Científica e Tecnológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 8:23:02