Christopher Robert Kastensmidt

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  • Última atualização do currículo em 27/10/2018


Christopher Kastensmidt é professor e roteirista, especialista em narrativas digitais e literatura fantástica. As suas obras de ficção, quadrinhos e poesia já foram traduzidos para dez idiomas. Em 2010, foi finalista do Prêmio Nebula, o principal prêmio de literatura fantástica do mundo. É membro da organização profissional de escritores SFWA (Science Fiction and Fantasy Writers of America), e é convidado frequentemente a palestrar em eventos literários dentro e fora do Brasil, como a Convenção Mundial de Ficção Científica, a Jornada Nacional de Literatura e o Simpósio de Literatura Fantástica. Foi idealizador do Concurso Hydra, uma iniciativa de expor autores de literatura fantástica brasileira no exterior e foi coorganizador da Odisséia de Literatura Fantástica, um evento para promover autores nacionais do gênero fantástico. Na área de games, dirigiu a empresa de desenvolvimento Southlogic Studios por dez anos, antes de negociar a venda dela para a gigante multinacional de entretenimento Ubisoft Entertainment. Fechou milhões de dólares em contratos com empresas dos EUA, França, Inglaterra, e Canadá. Participou da criação de trinta games publicados internacionalmente, atuando nos cargos de diretor criativo, produtor, game designer, roteirista, gerente de produção e programador de IA. Wedding Designer, jogo baseado no conceito original e game design dele, vendeu mais de 1 milhão de cópias (por um faturamento superior a 30 milhões de dólares), sendo o game brasileiro mais vendido de todos os tempos. Já lecionou em seis universidades e criou a grade curricular de dois programas de pós-graduação em jogos digitais. Antes de trabalhar com games, atuou como engenheiro na IBM, Intel, e AMD. É consultado frequentemente por empresas, universidades, e organizações governamentais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Christopher Robert Kastensmidt
Nome em citações bibliográficas
KASTENSMIDT, C.

Endereço


Endereço Profissional
Consultacad.
Rua Eça de Queiroz 682 / 1201
Petrópolis
90670020 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 37376793
URL da Homepage: http://eamb.org/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2011
Mestrado em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: TECNOLOGIAS DE CONTATO: OS IMPACTOS DAS PLATAFORMAS DOS JOGOS DIGITAIS NA JOGABILIDADE SOCIAL,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Magda Rodrigues da Cunha.
Palavras-chave: Jogos Digitais; Jogabilidade; Interações sociais; Influência de tecnologia.
1991 - 1996
Graduação em Electrical and Computer Engineering.
Rice University, RICE, Estados Unidos.




Formação Complementar


2016 - 2016
Dos fundamentos do desenho ao desenho criativo. (Carga horária: 40h).
galeria hipotética, GH, Brasil.
2016 - 2016
Oficina do verso. (Carga horária: 9h).
galeria hipotética, GH, Brasil.
2015 - 2015
Workshop de Desenvolvimento de Roteiros de Horror. (Carga horária: 8h).
Fantaspoa Produções, FANTASPOA, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Redação de Roteiros. (Carga horária: 6h).
Fantaspoa Produções, FANTASPOA, Brasil.
2012 - 2012
Elaboração de Situações de Aprendizagem. (Carga horária: 60h).
SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
DISCIPLINAS: 1) Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais: - Introdução aos jogos digitais; - Projeto experimental I: Game design; - Estilos, administração e produção de jogos digitais; - Roteirização e estrutura narrativa de mídias; - Linguagem audiovisual. 2) Especialização em Ensino de Língua e Literatura: - Leitura e cultura digital. 3) Especialização em Produção e Revisão Textual: Assessoria Linguística e Comunicação - Cultura e sociedade na era digital.


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Disciplinas: Empreendedorismo e produção (pós-graduação em desenvolvimento de jogos digitais) Foi idealizador do curso e criou a primeira versão da grande curricular.


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Autónomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Disciplinas: Games como Estratégia de Marketing Digital (MBA em marketing digital) Produção de Jogos Digitais (curso de extensão)


Consultacad, CONSULTACAD, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 20
Outras informações
Consultoria sobre propriedade intelectual, narrativas e jogos digitais. Prestando consultoria para empresas, instituições, universidades e governo. Clientes incluem: SENAI, PUCRS, Unisinos, Rockhead Games e Daitan Labs.


Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas: Game Design III (Curso de pós graduação especialização em desenvolvimento de jogos)


Rice University, RICE, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador e monitor de laboratório, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisa, monitoramento e ensino em laboratório de robôtica. Criei um sistema de comunicação robótica utilizando sinais DTMF (som). Gerenciei laboratório e alunos na disciplina ELEC 201 - Introduction to Engineering.

Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico de laboratório, Carga horária: 20
Outras informações
Ajudei a montar e monitorar curso de robôtica. Criei layout de placa mãe de controle de robô com Powerview e PADS. Modifiquei código C e Assembly da MIT para controlar os robôs. Criei documentação pedagógica e técnica. Gerenciei laboratório da disciplina ELEC 201 - Introduction to Engineering.


Ibm Coorporation, IBM, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Programmer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programador de ferramentas internas utilizando REXX.


Ubisoft, UBI, França.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor Criativo, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela visão e organização criativa de todos os projetos do estúdio. Ubisoft é uma das maiores empresas de video game do mundo.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador do Estúdio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pelas operações do Estúdio Porto Alegre da Ubisoft.


Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas: Criatividade (cursos de graduação de publicidade e propaganda; relações públicas e jornalismo) Projetos VI (curso de graduação tecnologia em jogos digitais)

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 5
Outras informações
Disciplinas: Game Design (curso de graduação de tecnologia em jogos digitais)


Criativa Informática Ltda, CRIATIVA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2009
Vínculo: Sócio-Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor Commercial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Dirigi a empresa Southlogic Studios (Criativa Informatica) durante dez anos, controlando finanças, administração, estratégia corporativa, e relações externas. Assinei vários milhões de dólares em contratos, inclusive a venda da empresa para a multinacional francês Ubisoft. Na área de produção, contribuei na criação de mais de vinte títulos publicados internacionalmente.


Intel Corporation, INTEL, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Developer Relations and Engineering, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalhei primeiro em arquitectura de processadores, contribuindo para a arquitectura dos chips Celeron e Pentium III e a primeira placa de video da Intel. Depois troquei para relações com desenvolvedores, onde treinei mais que 30 empresas mundiais em tecnologias 3D, otimização, e reconhecimento de voz.


Advanced Micro Devices, AMD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Processor Architect, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participei na verificação do processador K5, usando Verilog e Design Architect.



Projetos de extensão


2015 - 2015
Tudo a Ler
Descrição: O Tudo a Ler é um programa voltado para a promoção da leitura e a formação de mediadores de leitura. A Literatura ocupa um espaço singular na história da vida e da cultura humana, colocando o leitor frente a si mesmo, ao outro e ao mundo. O acesso ao patrimônio cultural acumulado pela humanidade deve ser garantido para que, em aliança com os saberes populares e por meio da ação-reflexão-ação, possa vir a se construir o conhecimento novo, libertador, contextualizado. Dessa forma, a leitura é ferramenta de transformação, de emancipação e de humanização. Através da formação de leitores e da mediação de leitura, se promove a qualidade social, enquanto processo permanente de formação integral e emancipação; o conhecimento enquanto construção da identidade humana e meio de compreensão do mundo, reconhecendo o contexto, as diversidades culturais, sociais e políticas, o respeito às diferenças e o exercício da democracia. A formação continuada dos professores na área da literatura, juntamente com o desenvolvimento de projetos artísticos e literários de alunos nas escolas e do apoio à leitura do público em geral em vários espaços asseguram o desenvolvimento eficaz do processo de formação de leitores. Para que a política cultural na área do livro e da literatura esteja entrosada com o currículo das escolas públicas, propomos também uma série de formações continuadas para professores e bibliotecários, auxiliando nas práticas pedagógicas através de seminários..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Christopher Robert Kastensmidt - Coordenador.
2014 - 2014
Tecendo Histórias, Traçando Idéias
Descrição: Trata-se de um projeto com ênfase no desenvolvimento de projetos artísticos e literários, a serem realizados por alunos de cinco Escolas Estaduais da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, que contemplam o Ensino Fundamental completo de 9 anos juntamente com o Ensino Médio. O Projeto pretende motivar os alunos à leitura da literatura infantil e juvenil, tendo em vista despertar nesse leitor o desejo de inovar a sua produção artística. Este Projeto objetiva também promover a formação continuada dos professores, o acompanhamento dos projetos e uma reestruturação física das bibliotecas com foco no desenvolvimento do processo de formação de leitores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Christopher Robert Kastensmidt - Coordenador.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Finalista - Prêmio AGES Livro do Ano - Categoria Especial, Associação Gaúcha de Escritores.
2018
Finalista - Cubo de Ouro, Sintonia Geek Magazine.
2018
Artista homenageado, Anime Beach.
2017
Finalista - Prêmio AGES Livro do Ano - Categoria Juvenil, Associação Gaúcha de Escritores.
2017
Finalista - Prêmio Argos - Melhor Romance, Clube de Leitores de Ficção Científica.
2016
Livro do mês - maio de 2016, Universidade de Passo Fundo com a Prefeitura de Passo Fundo.
2015
Finalista - Prêmio AGES Livro do Ano - Categoria Especial, Assoção Gaúcha de Escritores.
2014
Finalista - Prêmio Argos - Melhor Conto, Clube de Leitores de Ficção Científica.
2014
Homenagem Mondo Estronho, Mondo Estronho: Literatura e Cinema.
2013
Amigo do Livro (em nome da Odisseia de Literatura Fantástica), Câmara Rio-Grandense do Livro.
2012
Sócio, Associação Gaúcha de Escritores.
2011
Finalista - Prêmio Nebula para Melhor Noveleta do Ano 2010 (prêmio internacional literário), Science Fiction and Fantasy Writers of America.
2011
Realms of Fantasy Readers' Choice Award for Best Fiction - 2010, Revista norte-americana Realms of Fantasy.
2011
Trofeu Vasco Prado, Cidade de Passo Fundo.
2011
Voto de congratulações, Câmera Municipal de Novo Hamburgo.
2010
Member, Triple Nine Society.
2009
Member, Science Fiction & Fantasy Writers of America.
2003
Member, American Mensa.
2001
Empreendedor Innovar, FINEP.
1999
Best laboratory course, Intel Developer Forum.
1995
Outsanding Senior Electrical Engineer, Rice University.
1995
Tau Beta Pi Honor Society, Tau Beta Pi.
1995
Eta Kappa Nu Honor Society, Eta Kappa Nu.
1993
Louis J. Walsh Engineering Scholarship, Rice University.
1992
National Merit Scholar, National Merit Scholarshop Corporation.
1992
Jesse H. Jones Scholarshop, Houston Endowment.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KASTENSMIDT, C.2017KASTENSMIDT, C.. The Formation of a Multimedia Reader- Writer. Alabe, v. 2017, p. Digital, 2017.

2.
KASTENSMIDT, C.2017KASTENSMIDT, C.. O ROTEIRISTA DE MÍDIAS E A SALA DE AULA: OBSERVAÇÕES E APONTAMENTOS. REVISTA LITERATURA EM DEBATE, v. 11, p. 130-145, 2017.

3.
KASTENSMIDT, C.2015KASTENSMIDT, C.. Simone Saueressig and the Indigenous Fantasy Epic. Foundation: The International Review of Science Fiction, v. 44.2, p. 30-40, 2015.

4.
KASTENSMIDT, C.2013KASTENSMIDT, C.. Apontamentos para o Estudo de Adaptações de Jogos Digitais. Translatio, v. 1, p. eletronico, 2013.

5.
KASTENSMIDT, C.2010KASTENSMIDT, C.. Os impactos das tecnologias dos jogos digitais multijogadores na jogabilidade social. Sessões do Imaginário (Online), v. 1, p. 59-71, 2010.

6.
KASTENSMIDT, C.2004KASTENSMIDT, C.. An Efficient Solution for Controlling a Large Number of Independent, Command-Driven Units in Real-Time. Scientia (Unisinos), v. 15, p. 127-131, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Luciano Campos Tardock (Org.) ; KASTENSMIDT, C. (Org.) . A Bandeira do Elefante e da Arara: A Capitania Real do Rio de Janeiro. 1. ed. São Paulo SP: Devir, 2018. v. 1. 96p .

2.
KASTENSMIDT, C.. The Elephant and Macaw Banner. 1. ed. Guardbridge, Reino Unido: Guardbridge Books, 2018. v. 1. 432p .

3.
KASTENSMIDT, C.. A Bandeira do Elefante e da Arara: A Misteriosa Sesmaria de Dom Perestrelo. 1. ed. São Paulo, SP: Devir Livraria, 2018. v. 1. 32p .

4.
KASTENSMIDT, C.. A minacious appearance. 1. ed. , 2017. 40p .

5.
KASTENSMIDT, C.. Encuentro Fortuito. 1. ed. Guijón, Espanha: Sportula, 2017. 50p .

6.
KASTENSMIDT, C.. The Dolorous Birthing. 1. ed. , 2017. 53p .

7.
KASTENSMIDT, C.. An audacious affair. 1. ed. , 2017. 39p .

8.
KASTENSMIDT, C.. A Bandeira do Elefante e da Arara: Livro de Interpretação de Papéis. 1. ed. São Paulo: Devir, 2017. 208p .

9.
KASTENSMIDT, C.. A Preposterous Plight. 1. ed. Porto Alegre: , 2016. 38p .

10.
KASTENSMIDT, C.. An Inauspicious Visit. 1. ed. Porto Alegre: , 2016. 54p .

11.
KASTENSMIDT, C.. A Tumultuous Convergence. 1. ed. Porto Alegre: , 2016. v. 1. 45p .

12.
KASTENSMIDT, C.. A Bandeira do Elefante e da Arara. 1. ed. São Paulo: Devir, 2016. 326p .

13.
KASTENSMIDT, C.. A torrential complication. 1. ed. , 2016. 38p .

14.
KASTENSMIDT, C.. The Fortuitous Meeting. 1. ed. Porto Alegre: , 2015. 43p .

15.
KASTENSMIDT, C.. A Parlous Battle. 1. ed. Porto Alegre: , 2015. 42p .

16.
KASTENSMIDT, C.. The Discommodious Wedding. 1. ed. Porto Alegre: , 2015. 46p .

17.
KASTENSMIDT, C.. A Bandeira do Elefante e da Arara: O Encontro Fortuito. 1. ed. São Paulo: Devir Livraria, 2014. v. 1. 112p .

18.
KASTENSMIDT, C.. Infraestrutura, projetos e multimídia. 1. ed. , 2014.

19.
KASTENSMIDT, C.; SAUERESSIG, S. . Duplo Fantasia Heroica 3. 1. ed. São Paulo: Devir, 2012. v. 1. 128p .

20.
KASTENSMIDT, C.; CAUSO, R. S. . Duplo Fantasia Heroica 2. 1. ed. São Paulo: Devir, 2011. v. 1. 128p .

21.
KASTENSMIDT, C.; CAUSO, R. S. . Duplo Fantasia Heroica. 1. ed. São Paulo: Devir, 2010. v. 1. 128p .

22.
HINES, J. C. ; KASTENSMIDT, C. . The Faery Taile Project: Book 1. 1. ed. Fort Worth, TX: CatsCurious Press, 2008. v. 1. 100p .

Capítulos de livros publicados
1.
KASTENSMIDT, C.. As Águias de Dois e Meio. In: Cesar Alcázar, Duda Falcão. (Org.). Crimes Fantásticos. 1ed.Porto Alegre: Argonautas, 2017, v. , p. 58-75.

2.
KASTENSMIDT, C.. Ficção interativa: tendências e aplicações. In: Ana Paula Teixeira Porto, Luana Teixeira Porto. (Org.). Novos olhares : leitura, ensino e mundo digital. 1ed.Frederico Westphalen: URI - Frederico Westphalen, 2017, v. , p. 110-127.

3.
KASTENSMIDT, C.. Um curto intermezzo: sexo no mundo dos games. In: Cesar Augusto Barcellos Guazzelli, Rafael Hansen Quinsani. (Org.). Clio e Eros no escurinho do cinema. 1ed.São José dos Pinhais, PR: Editora Estronho, 2016, v. , p. 651-657.

4.
KASTENSMIDT, C.. As Câmaras. In: Duda Falcão e João Pedro Fleck. (Org.). Tu, Frankenstein II. 1ed.Porto Alegre: Besouro Box, 2014, v. , p. 77-89.

5.
KASTENSMIDT, C.. A Copa dos Mitos. In: Clinton Davisson, Grazielle de Marco, Maria Georgina de Souza. (Org.). Brasil Fantástico. 1ed.São Paulo: Editora Draco, 2013, v. , p. 12-28.

6.
KASTENSMIDT, C.. Um Pedaço de Madeira, uima Planície de Poeira. In: Ricardo Sodré Andrade. (Org.). Mundos Distantes. 1ed.Salvador: 9Bravos, 2013, v. , p. 21-47.

7.
KASTENSMIDT, C.. Geniuses. In: BARASSO, Michele-Lee, LADEN, Jonathan. (Org.). Rocket Dragons Ignite: Daily Science Fiction Year Two. 1ed.: Daily Science Fiction, 2013, v. , p. 171-173.

8.
KASTENSMIDT, C.. Dragon Dreams on Cardboard Wings and Tiny Scraps of Yellow. In: BARASSO, Michele-Lee, LADEN, Jonathan. (Org.). Not Just Rockets and Robots: Daily Science Fiction Year One. 1ed.: , 2012, v. , p. 168-169.

9.
KASTENSMIDT, C.. A Joia de Évora. In: Samir Machado de Machado. (Org.). Ficção de Polpa - Aventura!. 1ed.Porto Alegre: Não Editora, 2012, v. , p. 80-101.

10.
KASTENSMIDT, C.. A Joia de Évora. In: Samir Machado de Machado. (Org.). Ficção de Polpa - Aventura!. 1ed.Porto Alegre: Não Editora, 2012, v. , p. 80-101.

11.
KASTENSMIDT, C.. Cada História Tem.... In: Cesar Alcázar, Duda Falcão. (Org.). Sagas: Martelo das Bruxas. 1ed.Porto Alegre: Argonautas, 2011, v. 3, p. 17-41.

12.
KASTENSMIDT, C.. Between the Sheets. In: Jordan Lapp and Camille Gooderham Campbell. (Org.). The Best of Every Day Fiction. : Every Day Publishing, 2007, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
KASTENSMIDT, C.. De Fortuinlijke Ontmoeting van Gerard van Oost en Oludara. SF Terra, p. 4 - 15, 01 jul. 2014.

2.
KASTENSMIDT, C.. Lupta crâncenă împotriva monstrului Capelobo. Revistă Societatea Romana de Science Fiction si Fantasy, 01 jul. 2014.

3.
KASTENSMIDT, C.. Fermentation. Daily Science Fiction, 24 fev. 2014.

4.
KASTENSMIDT, C.. Matar solidão a grito. Zero Hora, 31 out. 2013.

5.
KASTENSMIDT, C.. Fermentação. Zero Hora, Porto Alegre, 20 out. 2013.

6.
KASTENSMIDT, C.. Zuřivý boj Gerarda a Olundary s Capelobem. Pevnost, p. 35 - 47, 01 ago. 2013.

7.
KASTENSMIDT, C.. Hidalgo Vile and his Damn Monkeys. Andromeda Spaceways Inflight Magazine, p. 73 - 75, 01 ago. 2012.

8.
KASTENSMIDT, C.. Întâlnirea întâmplătoare a lui Gerard van Oost cu Oludara. Revistă de Science Fiction şi Fantasy românesc: proză, arte vizuale, critică şi teorie literară, 31 jul. 2012.

9.
KASTENSMIDT, C.. Osudové setkání Oludary a Gerarda van Oosta. Pevnost, , v. 04/201, p. 55 - 65, 01 abr. 2012.

10.
KASTENSMIDT, C.. Geniuses. Daily Science Fiction, 07 nov. 2011.

11.
KASTENSMIDT, C.. The Fortuitous Meeting of Gerard van Oost and Oludara. StarShipSofa, 16 mar. 2011.

12.
KASTENSMIDT, C.. Dragon Dreams on Cardboard Wings and Tiny Scraps of Yellow. Daily Science Fiction, 10 nov. 2010.

13.
KASTENSMIDT, C.. Propelled. MindFlights, 01 jul. 2010.

14.
KASTENSMIDT, C.. The Fortuitous Meeting of Gerard van Oost and Oludara. Realms of Fantasy, Estados Unidos, , v. Abril, p. 51 - 61, 01 mar. 2010.

15.
KASTENSMIDT, C.. Pirate Résumé. From the Asylum, 01 jul. 2009.

16.
KASTENSMIDT, C.. Kroop and the Master of Games. Beyond Centauri, 01 jan. 2009.

17.
KASTENSMIDT, C.. Selv drager danser (Even Dragons Dance). Himmelskibet, 01 jul. 2008.

18.
KASTENSMIDT, C.. The Creation of God. Burst, 01 jun. 2008.

19.
KASTENSMIDT, C.. Sky Dive. Spaceports & Spidersilk, 01 jun. 2008.

20.
KASTENSMIDT, C.. The Master's Eggs. Third Order, 01 jun. 2008.

21.
KASTENSMIDT, C.. I draci tancují (Even Dragons Dance). Pevnost, 01 fev. 2008.

22.
KASTENSMIDT, C.. Heart to Heart. Drabblecast, 30 jan. 2008.

23.
KASTENSMIDT, C.. The Perfect Couple. Every Day Fiction, 10 dez. 2007.

24.
KASTENSMIDT, C.. Ακόμα και οι δράκοι χορεύουν (Even Dragons Dance). Συμπαντικές Διαδρομές, p. 18 - 21, 01 dez. 2007.

25.
KASTENSMIDT, C.. Between the Sheets. Every Day Fiction, 24 set. 2007.

26.
KASTENSMIDT, C.. Even Dragons Dance. Dragons, Knights, & Angels, p. 11 - 17, 01 jun. 2007.

27.
KASTENSMIDT, C.. Nawet smoki tańczą (Even Dragons Dance). Nowa Fantastyka, p. 30 - 31, 01 mar. 2007.

28.
KASTENSMIDT, C.. Heart to Heart. From the Asylum, 01 fev. 2007.

29.
KASTENSMIDT, C.. Even Dragons Dance. Universe Pathways, p. 269 - 272, 01 jan. 2007.

30.
KASTENSMIDT, C.. Alien Intrusion. Appalling Limericks, p. 21 - 21, 01 jan. 2007.

31.
KASTENSMIDT, C.. Even Dragons Dance. Forgotten Worlds, 01 nov. 2006.

32.
KASTENSMIDT, C.. Wizard's Study. Beyond Centauri, p. 22 - 23, 01 jul. 2006.

33.
KASTENSMIDT, C.. Ukochany synek (Daddy's Little Boy). Nowa Fantastyka, p. 13 - 16, 01 mar. 2006.

34.
KASTENSMIDT, C.. Daddy's Little Boy. Deep Magic, p. 57 - 60, 01 out. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KASTENSMIDT, C.. O novo paradigma em controladores de videogames: a remoção da prótese. In: GamePad V, 2012. GamePad V, 2012. p. 104-118.

2.
KASTENSMIDT, C.. Os impactos das tecnologias nas narrativas de videogames - as primeiras décadas. In: IV GamePad, 2011, Novo Hamburgo. Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia, 2011.

3.
KASTENSMIDT, C.. Ubiquidade de Jogos Digitais. In: Intercom, 2010, Caxias do Sul. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

4.
KASTENSMIDT, C.. The Communication Channels of Farmville. In: IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2010, Florianópolis. Proceedings of the IX Simpósio Brasileiro de Jogos Digitais e Entretenimento (SBGames), 2010. p. 196-204.

5.
KASTENSMIDT, C.; ROGERS, D. . Game Developers from Non-Traditional Countries and the U.S. Retail Market: Market Description and Publisher Survey. In: SBGAMES, 2004, Curitiba. Anais do III Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames I / WJogos III), 2004.

6.
KASTENSMIDT, C.. An Efficient Solution for Controlling a Large Number of Independent, Command-Driven Units in Real-Time. In: SBGAMES, 2004, Curitiba. Anais do III Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação em Jogos para Computadores (SBGames I / in2Games), 2004.

7.
DEWES, M. ; KASTENSMIDT, C. ; FRACASSO, E. . Características de Firmas Exportadoras de Software de Jogos Eletrônicos. In: XXVIII Encontro da ANPAD (EnANPAD), 2004, Curitiba. XXVIII Encontro da ANPAD (EnANPAD), 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
KASTENSMIDT, C.; OLIVEIRA, L. ; LANGLOIS, P. . Projeto Tecendo Histórias Traçando Ideias 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
KASTENSMIDT, C.. From Brazilian folklore to speculative fiction: three recent approaches to integrating mythical characters. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
KASTENSMIDT, C.. O Novo Paradigma em Controladores de Videogames: a Remoção da Prótese. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
KASTENSMIDT, C.. Os impactos das tecnologias nas narrativas de videogames - as primeiras décadas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
KASTENSMIDT, C.. The Communication Channels of Farmville. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
KASTENSMIDT, C.. Ubiquidade de Jogos Digitais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
KASTENSMIDT, C.. An Efficient Solution for Controlling a Large Number of Independent, Command-Driven Units in Real-Time. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
KASTENSMIDT, C.; ROGERS, D. . Game Developers from Non-Traditional Countries and the U.S. Retail Market: Market Description and Publisher Survey. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
KASTENSMIDT, C.. A Raíz do Problema. Porto Alegre: Rockhead Games, 2015 (Revistinha em quadrinhos).

2.
KASTENSMIDT, C.. Este Pássaro é Quente. Porto Alegre: Rockhead Games, 2015 (Revistinha em quadrinhos).

3.
KASTENSMIDT, C.. Pedras Pelo Caminho. Porto Alegre: Rockhead Games, 2015 (Revistinha em quadrinhos).

4.
KASTENSMIDT, C.. Prefácio - Dionísio. Porto Alegre, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
KASTENSMIDT, C.. Prefácio - Famintos. Passo Fundo, RS, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

6.
KASTENSMIDT, C.. Act of Extermination. Philadelphia: Running Press, 2015. (Tradução/Outra).

7.
KASTENSMIDT, C.. The Lords of War, 2014. (Tradução/Outra).

8.
KASTENSMIDT, C.. The Other Bank of the River. Greensboro, North Carolina: Orson Scott Card's Intergalactic Medicine Show, 2014. (Tradução/Outra).

9.
KASTENSMIDT, C.. Prefácio - Passado Imperfeito. Porto Alegre, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

10.
KASTENSMIDT, C.. (Story with Pictures and Conversation). Greensboro, North Carolina: Orson Scott Card's Intergalactic Medicine Show, 2012. (Tradução/Outra).

11.
KASTENSMIDT, C.. By a Thread. Greensboro, North Carolina: Orson Scott Card's Intergalactic Medicine Show, 2012. (Tradução/Outra).

12.
KASTENSMIDT, C.. Optimizing Floating-Point Intensive Code for the Pentium Pro and Pentium II Processors. Santa Clara: Intel Developer Services, 1997 (Artigo corporativo).

13.
KASTENSMIDT, C.. Using the RDTSC Instruction for Performance Monitoring. Santa Clara: Intel Developer Services, 1997 (Artigo corporativo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Branco, Marsal ; KASTENSMIDT, C. ; PASE, A. F. ; AL., E. . Grupo de Trabalho Setorial, Setor Indústra da Criatividade. 2012.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
KASTENSMIDT, C.. Literatura fantástica: uma visão do mercado. 2016. .

2.
Rockhead Games ; KASTENSMIDT, C. . Starlit Adventures. 2015. (Jogo digital).

3.
Ubisoft Porto Alegre ; KASTENSMIDT, C. . Gone Amazon. 2010. (Jogo digital).

4.
Ubisoft Porto Alegre ; KASTENSMIDT, C. . Imagine Party Planner. 2009. (Jogo digital).

5.
Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Deer Hunter Tournament. 2008. (Jogo digital).

6.
Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Imagine Wedding Designer. 2008. (Jogo digital).

7.
Totally Games ; Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Dora the Explorer: Dora Saves the Mermaids. 2008. (Jogo digital).

8.
Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Boggle. 2007. (Jogo digital).

9.
Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Boggle Online Party. 2007. (Jogo digital).

10.
Digital Extremes ; Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Dark Sector. 2007. (Jogo digital).

11.
Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Wordscape Online. 2007. (Jogo digital).

12.
Vicious Cycle ; Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Flushed Away. 2006. (Jogo digital).

13.
Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Kellogg's Football Tigers. 2006. (Jogo digital).

14.
Eutechnyx ; Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Hummer Badlands. 2006. (Jogo digital).

15.
Savage Entertainment ; Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Scooby Doo: Who's Watching Who?. 2006. (Jogo digital).

16.
BottleRocket ; Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Xiaolin Showdown. 2006. (Jogo digital).

17.
Monkey Bar Games ; Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Curious George. 2005. (Jogo digital).

18.
Monkey Bar Games ; Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Dora the Explorer: Journey to the Purple Planet. 2005. (Jogo digital).

19.
Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Deer Hunter 2005. 2004. (Jogo digital).

20.
Casa de Cinema ; Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Crime Scene (do filme Meu Tio Matou um Cara). 2004. (Jogo digital).

21.
Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Deer Hunter 2004. 2003. (Jogo digital).

22.
Southlogic Studios ; KASTENSMIDT, C. . Trophy Hunter 2003. 2002. (Jogo digital).

23.
Z-Movie ; KASTENSMIDT, C. . Pluft, O Fantasma. 2000. (Jogo digital).

24.
Trend ; KASTENSMIDT, C. . Blackout. 1999. (Jogo digital).

25.
LucasArts ; KASTENSMIDT, C. . Indiana Jones and the Infernal Machine. 1999. (Jogo digital).

26.
Micropower ; KASTENSMIDT, C. . Aprenda Futebol com Zico. 1998. (Jogo digital).

27.
Byte & Brothers ; KASTENSMIDT, C. . Calculando. 1998. (Jogo digital).

28.
LucasArts ; KASTENSMIDT, C. . Grim Fandango. 1998. (Jogo digital).

29.
Z-Movie ; KASTENSMIDT, C. . Lucas Viaja no Tempo. 1998. (Jogo digital).

30.
Origin ; KASTENSMIDT, C. . Wing Commander Prophecy. 1997. (Jogo digital).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
D?ANDREA, F. P.; PASE, A. F.; KASTENSMIDT, C.. Participação em banca de Diego G. Santos. Level Design para Iniciantes Fundamentos Básicos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
COHEN, M.; PASE, A. F.; KASTENSMIDT, C.. Participação em banca de Lucas T. Scortegagna. Da Simulação ao Jogo: uma proposta de gamificação do Simulador de Instalação de Som Automotivo do SENAI-RS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
TIETZMANN, R.; D?ANDREA, F. P.; KASTENSMIDT, C.. Participação em banca de Gabriel Soldatelli. Criando experiências ressonantes: Combinando narrativa e gameplay em Alchemized. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

4.
PASE, A. F.; TIETZMANN, R.; KASTENSMIDT, C.. Participação em banca de Guilherme Zaffari. Reforço da Marca Através de Narrativa Transmídia. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
PASE, A. F.; TIETZMANN, R.; KASTENSMIDT, C.. Participação em banca de Lívia Lenz Fonseca. As princesas nos jogos digitais: Um estudo sobre o arquétipo feminino medieval. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

6.
TIETZMANN, R.; PASE, A. F.; KASTENSMIDT, C.. Participação em banca de Fabiana Camargo Biazotto. Battletype: uma análise comparativa entre a linguagem do cinema mudo e dos games bidimensionais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

7.
PASE, A. F.; TIETZMANN, R.; KASTENSMIDT, C.. Participação em banca de Edival O. Lago Filho. Gamification: Hold Your Horses. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

8.
MOURA, V.; PASE, A. F.; KASTENSMIDT, C.. Participação em banca de Alexandre Belmonte Oliveira. O Impacto dos jogos eletrônicos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
KASTENSMIDT, C.. Comissão julgadora do Festival de Jogos Independentes - SBGames. 2014.

2.
KASTENSMIDT, C.. Comissão julgadora da Mostra de Artes - SBGames. 2014.

3.
KASTENSMIDT, C.. Competição Nacional de Ideas e Demos Originais de Video Games. 2004. Ministério da Cultura.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Anime Beach. Artista homenageado. 2018. (Feira).

2.
Anime Tchê. O roteirista de mídias. 2018. (Feira).

3.
Autor presente - escola Ernesto Ferreira Maia.Portas. 2018. (Oficina).

4.
DASH Games.Postmortem ABEA RPG. 2018. (Simpósio).

5.
Feira do Livro de Torres. Portas. 2018. (Feira).

6.
Festival CoMA. Storytelling e a diversificação de games. 2018. (Feira).

7.
Rio2C. 2018. (Congresso).

8.
RPGCon Portão.A Bandeira do Elefante e da Arara e a influência do RPG. 2018. (Encontro).

9.
SIQ - Semana Internacional de Quadrinhos.Quadrinhos, Literatura e Mídias Alternativas. 2018. (Simpósio).

10.
Tessituras.Literatura fantástica: uma visão do mercado para mediadores de leitura. 2018. (Oficina).

11.
V Odisseia de Literatura Fantástica. 2018. (Feira).

12.
Anipóliton. O roteirista de mídias. 2017. (Feira).

13.
Autor presente - Escola Paraíba.Portas e Boitatás. 2017. (Encontro).

14.
Bienal do Livro. Sacis, lobisomens e os monstros da ficção brasileira. 2017. (Feira).

15.
Campus Party.Desenvolvimento de mundos transmídias. 2017. (Encontro).

16.
ComicCon RS. Quadrinhos e games: uma relação que dá certo. 2017. (Feira).

17.
Conferência do fantástico.Conferência do fantástico. 2017. (Encontro).

18.
Encontro com EEEP Marvin - Casa da Cultura Digital / Centro Cultural Belchior.Portas. 2017. (Encontro).

19.
Encontro de lojistas e fornecedores (ELFO).A Bandeira do Elefante e da Arara. 2017. (Encontro).

20.
Encontro - Escola Estadual de Ensino Médio Princesa Isabel.Portas e Boitatás. 2017. (Encontro).

21.
Exposição Visões Fantásticas. Edição e produção de livros de RPG. 2017. (Exposição).

22.
Fantástico Brasileiro: Produção Literária e Mercado Editorial. Literatura Fantástica e Cultura Brasileira. 2017. (Congresso).

23.
Feira do livro de Bagé. O escritor de mídias: produzindo roteiros para games, desenhos animados e histórias em quadrinhos. 2017. (Feira).

24.
Feira do Livro de Bento Gonçalves. RPG e literatura. 2017. (Feira).

25.
Feira do livro de Porto Alegre. Debate sobre literatura fantástica brasileira / A jornada do escritor - a formação dos escritores de literatura fantástica / Como os games contam histórias. 2017. (Feira).

26.
Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre 2017 - FRAPA. 2017. (Simpósio).

27.
Literatiba.Como Criar Mundos? Uma Fantasia Possível. 2017. (Encontro).

28.
Literatura Fantástica e Economia Criativa. Literatura Fantástica e Cultura Brasileira. 2017. (Congresso).

29.
Miniciclos de Cultura.Games e filosofia. 2017. (Simpósio).

30.
Nerd Land.Desenvolvimento de games / Literatura fantástica e ilustração. 2017. (Encontro).

31.
Novos Olhares - Leitur@, ensino & mundo digit@l. Leitura, leitores e hipermídias: o texto e os games. 2017. (Congresso).

32.
Sexta-feira do Professor.A ficção interativa: tendências e aplicações. 2017. (Encontro).

33.
SOUL+RPG.Convidados SOUL+RPG. 2017. (Encontro).

34.
Tudo a ler.Personagens ficcionais e a estimulação de empatia. 2017. (Oficina).

35.
Virada Nerd.A Bandeira do Elefante e da Arara. 2017. (Encontro).

36.
Autor presente - E. E. Rui Barbosa.Portas. 2016. (Encontro).

37.
Autor presente - NAR Belem Novo.Portas. 2016. (Encontro).

38.
Convenção mundial de ficção científica - MidAmericon 2. Grimdark and Perilous Adventure, Fandom - We Are the World, Changing the Medium, Transmedia, Writing Tie-ins, Designing Great Boardgames, Political Worldbuilding, YA Fiction Beyond Borders, Non-Anglophone Authors You Must Read. 2016. (Congresso).

39.
Dash Games. 2016. (Encontro).

40.
FantasyLine II. Literatura Fantástica e Cultura Brasileira, Produção nacional de games. 2016. (Feira).

41.
Feira do Livro - Bento Gonçalves. Oficina de literatura fantástica. 2016. (Feira).

42.
Feira do livro de Porto Alegre. Christopher Kastensmidt - aprestação do autor. 2016. (Feira).

43.
Feira Medieval de Porto Alegre. Fantasia Medieval na Literatura. 2016. (Feira).

44.
Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre 2016 - FRAPA. 2016. (Encontro).

45.
I Ciclo de Estudos sobre O Profissional do Livro & O Mercado Editorial.Projetos Transmídia. 2016. (Simpósio).

46.
O Lado B da Feira do Livo de Bagé. Além das Fronteiras de Babel: Traduzir e Inventar um Brasil. 2016. (Feira).

47.
Projeto livro do mês - Passo Fundo.Livro do mês de maio de 2016. 2016. (Encontro).

48.
QI Geek Day. 2016. (Feira).

49.
RioContentMarket. 2016. (Encontro).

50.
Universos Paralelos.Literatura Fantástica. 2016. (Outra).

51.
61a Feira do Livro de Porto Alegre. Projetos editoriais / A literatura fantástica / Lendas brasileiras na literatura. 2015. (Feira).

52.
ComicCon RS.Novidades dos eventos de Cultura Pop / Roteiro para quadrinhos. 2015. (Outra).

53.
Feira do livro da E.E.E.F. Mané Garrincha. Patrono da Feira. 2015. (Feira).

54.
Feira do Livro da E.M.E.F. Monte Cristo. Autor Homenageado. 2015. (Feira).

55.
Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre 2015 - FRAPA. 2015. (Encontro).

56.
I Congresso da Indústria Criativa. 20 anos na indústria criativa. 2015. (Congresso).

57.
IV Odisseia de Literatura Fantástica. A Bandeira do Elefante e da Arara: O Encontro Fortuito. 2015. (Congresso).

58.
Nerd Land.Desenvolvimento de games; Literatura Fantástica. 2015. (Encontro).

59.
Odisseia Itinerante - Santa Maria.Criação de um Mundo Através da Transmídia: A Mitologia de Starlit Adventures. 2015. (Encontro).

60.
Quartas Culturais - SICREDI.Apresentando Christopher Kastensmidt. 2015. (Seminário).

61.
3a Odisseia de Literatura Fantástica. Premiação do Concurso Hydra. 2014. (Congresso).

62.
60a Feira do Livro de Porto Alegre. Olhares sobre violência e morte - games e literatura. 2014. (Feira).

63.
Autor Presente."O Encontro Fortuito" / "A Batalha Temerária". 2014. (Encontro).

64.
DASH Games.A carreira criativa. 2014. (Encontro).

65.
Feira do Livro de Santa Maria. Uma Noite Alucinante. 2014. (Feira).

66.
Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos - FAEL.Processo e produto, mercado e ensino. 2014. (Simpósio).

67.
Jornada da Cultura. 2014. (Encontro).

68.
Literatura Grande do Sul.Christopher Kastensmidt apresenta Simone Saueressig - Papo sobre Literatura Fantástica. 2014. (Encontro).

69.
LonCon 3 - The 72nd World Science Fiction Convention. Simone Saueressig and the Indigenous Epic / The World at Worldcon: Latin American SF/F. 2014. (Congresso).

70.
Monstros de Letras.A Bandeira do Elefante e da Arara. 2014. (Encontro).

71.
Multiverso ComicCon 2014.Novidades dos eventos de Cultura Pop / Bate Papo Escritores: Viagem no Tempo: Dos Livros às Telas. 2014. (Encontro).

72.
SBGames 2014. Inculto #3. 2014. (Congresso).

73.
Tecendo Histórias, Traçando Ideias.A Literatura Fantástica em Sala de Aula. 2014. (Oficina).

74.
Tecendo Histórias, Traçando Ideias.Cultura geek na sala de aula. 2014. (Oficina).

75.
Tecendo Histórias, Traçando Ideias - C.E. Florinda Tubino Sampaio.O processo de criação de obras criativas produzidas em emquipe. 2014. (Oficina).

76.
Tecendo Histórias, Traçando Ideias - E.E.E.M. Itália.'"Cada História Tem". 2014. (Oficina).

77.
VIII EnELLE.Literatura fantástica. 2014. (Encontro).

78.
X Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa).Jurado - mostra de curtas-metragens. 2014. (Outra).

79.
2a Odisseia de Literatura Fantástica. História e Folclore Brasileiro na Literatura Fantástica. 2013. (Congresso).

80.
59a Feira do Livro de Porto Alegre. Criaturas sobrenaturais, o folclore e o medo na literatura nacional. 2013. (Feira).

81.
Encontro de Escritores da AGES.Grupo de Trabalho: A literatura fantástica. 2013. (Encontro).

82.
I Jornada de Estudos de Adaptação. Adaptação de jogos digitais. 2013. (Congresso).

83.
IX Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa).Jurado - mostra de curtas-metragens. 2013. (Outra).

84.
LoneStarCon 3 - The 71st World Science Fiction Convention.Living in another language / Science fiction in South America / Conflicting cultures and the environement / Judging something by its cover / From Brazilian folklore to speculative fiction: three recent approaches to integrating mythical characters. 2013. (Outra).

85.
Multiverso ComicCon 2013.Games e HQs - Uma simbiose crescente. 2013. (Simpósio).

86.
Projeto Tecendo Hístórias, Traçando Ideias.Cultura geek na sala de aula. 2013. (Oficina).

87.
Projeto Tecendo Hístórias, Traçando Ideias.Introdução ao letramento digital. 2013. (Oficina).

88.
Renaissance @ Globalization Services, SAP. Reflexões sobre o mundo digital. 2013. (Congresso).

89.
RPGCon Portão III.A influência do RPG nos jovens. 2013. (Encontro).

90.
VI Gamepad ? Seminário de Games e Tecnologia. 2013. (Seminário).

91.
26a Feira do Livro de Passo Fundo.História e Folclore Brasileiro na Literatura Fantástica. 2012. (Outra).

92.
58a Feira do Livro de Porto Alegre.O papel da Odisseia de literatura fantástica no cenário nacional. 2012. (Outra).

93.
Chicon 7 - The 70th World Science Fiction Convention.Digital narratives / Fantasy series not based on Medieval European culture / Making a more universal Worldcon. 2012. (Outra).

94.
Debate - ASSEC (Associação dos Servidores da Secretaria da Educação e Cultura).Literatura fantástica e adaptações: Game of Thrones do livro para a TV. 2012. (Outra).

95.
Fantásticon 2012 - VI Simpósio de Literatura Fantástica.Festa de premiação: ?Entrega do Prêmio Hydra?. 2012. (Simpósio).

96.
GamePad V. O novo paradigma em controladres de videogames: a remoção da prótese. 2012. (Congresso).

97.
Multiverson ComicCon. 2012. (Encontro).

98.
SENAC - Semana Acadêmica.Mídia e transmídia na série A Bandeira do Elefante e da Arara. 2012. (Outra).

99.
Workshop desenvolvimento da indústria gaúcha de jogos digitais.Mesa de Indústria Criativa. 2012. (Oficina).

100.
14ª Jornada Nacional de Literatura.6ª Jornadinha Nacional de Literatura. 2011. (Encontro).

101.
57a Feira do Livro de Porto Alegre.Fantasia Heroica: das revistas pulp ao panorama da literatura nacional. 2011. (Simpósio).

102.
Fantasticon 2011 ? V Simpósio de Literatura Fantástica.História, matéria-prima da Literatura Fantástica. 2011. (Simpósio).

103.
Feira do Livro de Torres.Fantasia heróica: da ficção e polpa até os dias atuais. 2011. (Simpósio).

104.
GameCraft. A criação do game. 2011. (Congresso).

105.
IV GamePad.Os impactos das tecnologias nas narrativas de videogames - as primeiras décadas. 2011. (Seminário).

106.
Nebula Awards Weekend.Finalista - Prêmio Nebula para Melhor Noveleta do ano 2010 e participação na Mesa Redonda "Old Ways, New Ways". 2011. (Outra).

107.
Renovation - The 69th World Science Fiction Convention.Adventures in Gaming: The Business of Game Design / Fantasy Series not Based on Medieval European Culture / Life Lived in the Extremes / Practical Considerations in Game Design / Revolutions in SF, Fantasy, and the Real World. 2011. (Outra).

108.
RioContentMarket. 2011. (Encontro).

109.
Fantasticon 2010: IV Simpósio de Literatura Fantástica.Multimeios: Alternativas para a Literatura Fantástica. 2010. (Simpósio).

110.
GoGame Exposição Interativa.O Jogo Brasileiro que Vendeu um Milhão de Cópias. 2010. (Outra).

111.
Intercom. Ubiquidade de Jogos Digitais. 2010. (Congresso).

112.
IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).The Communication Channels of Farmville. 2010. (Simpósio).

113.
Ubisoft Design Academy.Audience-Driven Game Design in Trophy Hunter 2003. 2010. (Oficina).

114.
World Fantasy Converence.Leitura, O Encontro Fortuito de Gerard van Oost e Oludara. 2010. (Simpósio).

115.
Anticipation, the 67th World Science Fiction Convention. 2009. (Congresso).

116.
II Gamepad.Case de Jogos: Casamento dos Sonhos. 2009. (Seminário).

117.
World Fantasy Conference. The Google Books Settlement. 2009. (Congresso).

118.
Denvention 3, the 66th World Science Fiction Convention. 2008. (Congresso).

119.
Feevale - Semana Acadêmica.Desvendando uma Desenvolvedora. 2008. (Seminário).

120.
Game Developer's Conference. 2008. (Congresso).

121.
ULBRA - Semana Acadêmcia.Desvendando uma Desenvolvedora. 2008. (Outra).

122.
WonderCon. 2008. (Congresso).

123.
Game Connection.My Perfect Wedding, My Planet. 2007. (Encontro).

124.
Game Developer's Conference. 2007. (Congresso).

125.
Viable Paradise XI. 2007. (Oficina).

126.
ESPM Semana Acadêmica.Desenvolvimento de Jogos. 2006. (Encontro).

127.
Feevale Semana Acadêmica.Desenvolvimento de Jogos. 2006. (Outra).

128.
Game Connection.Porting and Outsourcing. 2006. (Encontro).

129.
GamePad.Mercados de Games do Profissional ao Acadêmico. 2006. (Seminário).

130.
O desafio de publicar. 2006. (Oficina).

131.
Conferência de Desenvolvedores de Games. Desenvolvendo Jogos para o Mercado Internacional. 2005. (Congresso).

132.
Electronic Entertainment Expo (E3). 2005. (Outra).

133.
SBGAMES. Comitê do programa. 2005. (Congresso).

134.
Electronic Entertainment Expo (E3). 2004. (Outra).

135.
SBGAMES. Game Developers from Non-Traditional Countries and the U.S. Retail Market: Market Description and Publisher Survey. 2004. (Congresso).

136.
Game Developer's Conference. 2003. (Congresso).

137.
In2Games. Estudo de Sucesso: Trophy Hunter 2003. 2002. (Congresso).

138.
Electronic Entertainment Expo (E3). 2001. (Outra).

139.
Austin Game Developer's Conference. 2000. (Congresso).

140.
Game Developer's Conference. 2000. (Congresso).

141.
Game Developer's Conference. 1999. (Congresso).

142.
Intel Developer Forum.Speech Recognition. 1999. (Simpósio).

143.
Intel Developer Forum - France.Speech Recognition. 1999. (Simpósio).

144.
Intel Developer Forum - Moscow.Speech Recognition. 1999. (Simpósio).

145.
Electronic Entertainment Expo (E3). 1998. (Outra).

146.
Intel Developer Forum - Brazil.Coordinador técnico. 1998. (Seminário).

147.
Intel Developer Forum - Brazil.Coordinador técnico. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KASTENSMIDT, C.. Festival Cultura em Miniciclos - Filosofia e videogames. 2017. (Festival).

2.
KASTENSMIDT, C.. Odisseia Itinerante - AnimeXtreme (2a edição). 2016. (Outro).

3.
KASTENSMIDT, C.; Carlos Augusto Falcão Filho ; WITTER, N. A. . 4a Odisseia de Literatura Fantástica. 2015. (Congresso).

4.
KASTENSMIDT, C.. Odisseia Itinerante - AnimeXtreme (1a edição). 2015. (Outro).

5.
KASTENSMIDT, C.. Concurso Hydra - 3a edição. 2015. (Concurso).

6.
KASTENSMIDT, C.; WITTER, N. A. ; FALCAO, D. . 3a Odisseia de Literatura Fantástica. 2014. (Congresso).

7.
KASTENSMIDT, C.; Carlos Augusto Falcão Filho ; WITTER, N. A. . 2a Odisseia de Literatura Fantástica. 2013. (Congresso).

8.
KASTENSMIDT, C.. Concurso Hydra - segunda edição. 2013. (Concurso).

9.
Carlos Augusto Falcão Filho ; KASTENSMIDT, C. . 1a Odisseia de Literatura Fantástica. 2012. (Congresso).

10.
KASTENSMIDT, C.. Concurso Hydra. 2011. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Caroline Ferrari. HANNIBAL E O HIPERTEXTO: um estudo sobre a interação da segunda tela. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção e Revisão Textual: Assessoria Linguística) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Christopher Robert Kastensmidt.

2.
Márcio Pantoja Lobato. Habilidades estratégicas e suas aplicações nos jogos: ?StarCraft II: Wings of Liberty? e ?Age of Mytology?. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Christopher Robert Kastensmidt.

3.
Aurélio Athayde Rauber. Jogabilidade para educação: como games comerciais podem auxiliar o design instrucional. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Christopher Robert Kastensmidt.

4.
Ricardo Savelli Bencz. Desenvolvendo o medo através da jogabilidade nos jogos digitais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Christopher Robert Kastensmidt.

5.
Mateus Furian Müller. EndoMarketing em Empresas de Game para a gestão de grupos criativos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Christopher Robert Kastensmidt.

6.
Vitor Severo Leães. Gerenciamento de Projetos para o Desenvolvimento de Jogos Digitais com Equipes Pequenas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Christopher Robert Kastensmidt.

7.
Alessandro Martinello. Gestão de equipes criativas: Evitando problemas em busca do sucesso, uma análise na industria do entretenimento. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Christopher Robert Kastensmidt.




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