Kalyna Ynanhiá Silva de Faria

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9421078313405760
  • Última atualização do currículo em 29/06/2018


Doutoranda em História pela Universidade Federal de Goiás. Possui Graduação (2010) e Mestrado (2014) em História pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é docente nível superior da Universidade Estadual de Goiás.Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Saúde em Goiás, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Estágio Supervisionado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kalyna Ynanhiá Silva de Faria
Nome em citações bibliográficas
FARIA, K. Y. S.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Orientador: Alexandre Martins de Araújo.
2012 - 2014
Mestrado em História.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: DA DIGNIFICAÇÃO DOS FILHOS DE LÁZAROS: Um estudo sobre o Preventório Afrânio de Azevedo . Goiânia 1942-1950.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Cristina de Cássia Pereira Moraes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2017 - 2018
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Mauá DF, FMDF, Brasil.
Título: Experiências e vivências do Estágio Supervisionado.
2007 - 2010
Graduação em História.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Tutoria, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária Especialização, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora Acadêmica, Carga horária: 20


Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, CEPAE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitoria- Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Monitoria - Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Atividades

04/2010 - 12/2010
Estágios , Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, .

Estágio realizado
Auxiliar os professores nas atividades.

Faculdade Integrada de Goiás, FIG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora


Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente Nível Superior, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A História Ambiental e suas relações com as comunidades tradicionais no Estado de Goiás.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Comunidades tradicionais, grupos étnicos e representatividade cultural.
Descrição: A pesquisa se propõe analisar as comunidades tradicionais e os grupos étnicos no Estado de Goiás dando foco para a representatividade cultural dessas comunidades como fator de construção de identidades da população goiana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Políticas de preservação cultural em Africa e no Brasil: o patrimônio religioso em questão.
Descrição: O presente projeto propõe a investigação e comparação dos contornos semânticos preteridos pelas políticas oficiais e suas narrativas no que se refere ao patrimônio religioso africano e afro-brasileiro, bem como busca entender como a ideia de patrimônio religioso é concebida e tratada pelas agências de preservação, entre os anos 1972 e 2010. No caso brasileiro, desejamos estudar as patrimonializações de candomblés realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a fim de conhecer a maneira como tais tradições religiosas vêm sendo enquadradas nas categorias e critérios de preservação. E no âmbito do continente africano pretendemos, com igual objetivo, identificar os bens culturais patrimonializados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) cujo ?valor? se relaciona à história de religiões tradicionais para, partir disso, localizar um objeto por meio do qual possamos verificar a efetiva possibilidade de comparação entre as políticas em questão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E ENSINO DE HISTÓRIA: PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA PELA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
REPRESENTAÇÃO, INFÂNCIA E HISTÓRIA: A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA PELA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS
Descrição: O projeto se propõe analisar e estimular a produção historiográfica pela perspectiva das crianças entre 07 e 12 anos das escolas públicas da cidade de Jussara-Go. O projeto contará com oficinas para discutir a produção historiográfica atual e a relevância da perspectiva historiográfica das crianças; e também com oficinas nas escolas para a captação dessa produção historiográfica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Revista Chrônidas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FARIA, K. Y. S.. Comunicação ?Ad te clamamos, éxsules filii Hevae! A vós bradamos os degredados filhos de eva! Um ensaio sobre o Preventório Afrânio de Azevedo em Goiânia (1942-1950)?. In: VI Congresso Internacional de História: Democracia e Autoritarismo no Mundo Contemporâneo, 2013, Maringá. ANAIS DO VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2013.

2.
FARIA, K. Y. S.. ?Os filhos da doença: A lepra/hanseníase em Goiânia na década de 1940?,. In: X Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2013, Goiânia. Anais no X Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2013.

3.
FARIA, K. Y. S.. A sala de aula e a tranferencia da capital de Goiás: a questão sanitarista. In: II Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí, 2011, Jataí. I Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí. Goiânia: UFG, 2011.

4.
FARIA, K. Y. S.. A História da Africa nos Manuais Escolares. In: II Simposio Nacioanal do Centro Interdisciplinar de Estudos Africa-Americas, 2009, Goiânia. Anais, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
FARIA, K. Y. S.. A oralidade das crianças quilombolas do Território Kalunga em Goiás. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FARIA, K. Y. S.. As crianças quilombolas e a sua percepção das culturas materiais e imateriais das comunidades de Vão de Almas e Engenho II no Território Kalunga ? Goiás.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FARIA, K. Y. S.. ?Território Quilombola Kalunga: a invisibilidade das crianças nos RTID?s das comunidades quilombolas?.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FARIA, K. Y. S.. Os filhos do Preventório Educandário Afrânio de Azevedo - Goiânia 1942-1950. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FARIA, K. Y. S.. Educandário Afrânio de Azevedo, a profilaxia aos sãos em Goiânia das decadas de 1940 e 1950.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FARIA, K. Y. S.. ?Ad te clamamos, éxsules filii Hevae! A vós bradamos os degredados filhos de eva! Um ensaio sobre o Preventório Afrânio de Azevedo em Goiânia (1942-1950)?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FARIA, K. Y. S.. ?Ensino da História de Goiânia: uma questão de saúde?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FARIA, K. Y. S.. ?Os filhos da doença: A lepra/hanseníase em Goiânia na década de 1940?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FARIA, K. Y. S.. Saúde e Educação no Preventório Afrânio de Azevedo - Goiânia/Goiás. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FARIA, K. Y. S.. Aprender, Ensinar e Curar: o caso do Preventório Afrânio de Azevedo em Goiânia (1940-1950). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FARIA, K. Y. S.. História e Saúde: possibilidades de se ensinar História a partir das doenças.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FARIA, K. Y. S.. 'A sala de aula e a transferência da capital de Goiás: a questão sanitarista.'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FARIA, K. Y. S.. A história da Africa nas questões dos Vestibulares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FARIA, K. Y. S.. As representações da História da Africa nos livros didáticos do 6 ao 9 ano do ensino fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
FARIA, K. Y. S.. História de Goiás: A transferência da Capital em Novas perspectivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
FARIA, K. Y. S.. Abordagens e Representações da História da África nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FARIA, K. Y. S.. A História da África nos Manuais Escolares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Guimarães, F.F.F; Ribeiro, A.L.J.; FARIA, K. Y. S.. Participação em banca de Lidiane Adália de Oliveira.Aspectos da formação e transformação nos rituais de banho no candomblé na cidade de Goiânia.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

2.
Guimarães, F.F.F; Ribeiro, A.L.J.; FARIA, K. Y. S.. Participação em banca de Tayana de Souza Santos Martins.A música popular brasileira na ditadura militar.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

3.
Ribeiro, A.L.J.; Guimarães, F.F.F; FARIA, K. Y. S.. Participação em banca de Dayana de Souza Santos.Namoro de portão e tempo de coração: narrativas dos asilados do Lar Bom Jesus. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

4.
FARIA, K. Y. S.. Participação em banca de Eduardo Castro da Silva.Os Leprosos como um problema de estado: a Colônia Santa Marta e a experiência sanitarista em Goiás.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FARIA, K. Y. S.; SOUZA, R. B.; SCARAMAL, E. S. T.. Comissão dos candidatos ao processo seletivo de Orientadores Acadêmicos para o curso de Especialização Latu Sensu História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (EAD). 2014. Universidade Federal de Goiás.

2.
FARIA, K. Y. S.; SOUZA, R. B.; SCARAMAL, E. S. T.. Comissão de seleção dos candidatos ao processo seletivo de Cursistas para o Curso de Especialização Latu Sensu História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (EAD).. 2014. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Semana de Licenciatura em História do IFG: História, Educação e Sociedades: demandas e tendências. Aprender, Ensinar e Curar: o caso do Preventório Afrânio de Azevedo em Goiânia (1940-1950). 2012. (Congresso).

2.
VI Simpósio Nacional de História Cultural Escritas da História: Ver- Sentir - Narrar.Saúde e Educação No Preventório Afrânio de Azevedo (1950) Goiânia/Goiás. 2012. (Simpósio).

3.
XI Semana de História e Seminário Nacional Marxismo e HIstória.História e Saúde: possibilidades de se ensinar História a partir das doenças.. 2012. (Seminário).

4.
II Congresso Internacional de História: História e Mídia. A sala de aula e a tranferencia da capital de Goiás: a questão sanitarista. 2011. (Congresso).

5.
Conferência Humanismo e Pensamento Histórico. 2010. (Oficina).

6.
Estágio Curricular no CEPAE/UFG: Uma construção coletiva. 2010. (Outra).

7.
Imagem didática da História. 2010. (Oficina).

8.
Oficina de Ensino de História e Materiais Didáticos. 2010. (Outra).

9.
O que é meta-história. 2010. (Oficina).

10.
Projeto História a Mão.História de Goiás: A transferência da Capital em Novas perspectivas. 2010. (Outra).

11.
Quantos passos já foram dados? A questão da raça nas leis educacionais. 2010. (Oficina).

12.
Reflexões sobre avaliação pedagógicas. 2010. (Oficina).

13.
VIII Semana de História e III Colóquio de Pesquisa da História.A história da Africa nas questões dos Vestibulares. 2010. (Outra).

14.
XVII Encontro Regional de História: Conhecer, Pesquisar e Ensinar História: O lugar do Conhecimento no mundo contemporaneo.As representações da História da Africa nos livros didáticos do 6 ao 9 ano do ensino fundamental. 2010. (Encontro).

15.
II Coloquio de Pesquisas da História : Arte, Poder e Sociedade.Abordagens e Representações da História da África nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. 2009. (Outra).

16.
II Simposio Nacional do Centro Interdisciplinar de Estudos África-Américas e VIII Semana de História e Geografia.A História da África nos Manuais Escolares. 2009. (Simpósio).

17.
Minicurso A monstruosidade no século XVIII. 2009. (Outra).

18.
Minicurso Memória, Religião e Morte. 2009. (Outra).

19.
Oficina de Fotografia e Ensino de História. 2009. (Oficina).

20.
Oficina do Livro Didatico. 2009. (Oficina).

21.
Oficina do livro didático de História. 2009. (Oficina).

22.
XI Simpósio Nacional da Associaçao Brasileira de História das Religioes - Sociabilidades religiosas: mitos, ritos e identidades.. 2009. (Simpósio).

23.
I Coloquio de Pesquisas da Hisória. 2008. (Outra).

24.
VII Semana de História I Colóquio de Pesquisas da História. 2008. (Outra).

25.
III Simpósio Internacional Cultura e Identidades. 2007. (Simpósio).

26.
XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. 2007. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FARIA, K. Y. S.. 1º Colóquio História da Medicina, Saúde e Doenças em Goiás. 2014. (Congresso).

2.
FARIA, K. Y. S.; ARANTES, Gabriela Carmona . VIII Semana de História e III Colóquio de Pesquisas da História. 2010. (Outro).

3.
FARIA, K. Y. S.. II Coloquio de Pesquisa da Historia Arte, Poder e Sociedade. 2009. (Outro).

4.
FARIA, K. Y. S.. Xi Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões - Sociabilidades religiosas: mitos, ritos e identidades. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
João Pedro Pereira de Lima. Brasil e Estados Unidos: O que pensavam os movimentos negros da década de 1960.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Kalyna Ynanhiá Silva de Faria.

2.
Elizângela Marcelina de Araújo. Representatividade do feminino dos orixás nas religiões afro-brasileiras.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Kalyna Ynanhiá Silva de Faria.

3.
Giovana Martins Teixeira Marques. Escravidão no Brasil e aspectos da comunidade Kalunga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Kalyna Ynanhiá Silva de Faria.

4.
Samantha Isaura Magalhães Machado Araújo. "A importancia da instituição "Fundação Viva Vida" para a sociedade jussarense.". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Kalyna Ynanhiá Silva de Faria.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FARIA, K. Y. S.. 1º Colóquio História da Medicina, Saúde e Doenças em Goiás. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 6:14:30