Fernando Filgueira Barbosa Júnior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7593559877168428
  • Última atualização do currículo em 08/03/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012) e Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras - Programa de Pós Graduação em Letras (2016). Atualmente é professor substituto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e cursa Doutorado em Letras pela referida instituição, vinculado a Linha de Pesquisa "Texto literário, crítica e cultura". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Inglesa e Norte Americana. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, docência, argumentação, metodologia e discurso & Literaturas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando Filgueira Barbosa Júnior
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA JÚNIOR, F. F.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras.
Programa de Pós Graduação em Letras, PPGL, Brasil.
Título: A confluência dos espaços mágicos e não-mágicos em Harry Potter,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Charles Albuquerque Ponte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Espaço; Mágico e Não-Mágico; Harry Potter; J. K. Rowling.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Infanto-Juvenil.
2009 - 2012
Graduação em letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: O Nordeste na canção popular: o éthos sertanejo nas canções interpretadas por Elba Ramalho.
Orientador: Gilton Sampaio de Souza.
2005 interrompida
Graduação interrompida em 2008 em Geografia.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Ano de interrupção: 2008
2001 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Educandário Imaculada Conceição, EIC, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Inglês nível básico. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2014 - 2014
Leituras da AD Francesa: uma proposta de análise aplicada ao cordel e outra. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em I Curso de Des. Profiss. em Pedagogia Hospitalar. (Carga horária: 40h).
Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia, CAMEAM, Brasil.
2012 - 2012
Learning English (Nível Básico). (Carga horária: 30h).
Rotaract Club - Pau dos Ferros, ROTARACT CLUB, Brasil.
2010 - 2010
Os desafios da (não) correção de textos.... (Carga horária: 8h).
Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia, CAMEAM, Brasil.
2010 - 2010
Minicurso "Argumentação e discurso acadêmico". (Carga horária: 20h).
Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia, CAMEAM, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Oratória. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2009 - 2009
Spreading wings. (Carga horária: 45h).
FISK, FISK, Brasil.
2008 - 2009
Breaking Free. (Carga horária: 45h).
FISK, FISK, Brasil.
2007 - 2007
Informática e Digitação. (Carga horária: 100h).
Escola de Computação Pauferrense, ECOMP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em ACC "Diálogos na Reforma Agrária". (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
Gestão escolar: desafios e perspectivas na socied.. (Carga horária: 8h).
Núcleo de Estudos em Educação - DE/CAMEAM/UERN, NEED, Brasil.
2006 - 2006
Reciclagem: 1 ação ped. p. Educ. Ambiental Criativ. (Carga horária: 12h).
Departamento de Geografia - CAMEAM/UERN, DG, Brasil.
2006 - 2006
Os princípios fund.da verdadeira liderança. (Carga horária: 8h).
Núcleo de Estudos em Educação - DE/CAMEAM/UERN, NEED, Brasil.
2006 - 2006
O Uso da Música Potiguar no Ensino da Geografia. (Carga horária: 15h).
Departamento de Geografia - CAMEAM/UERN, DG, Brasil.
2006 - 2006
A escola c. foco das p. de promoção da... inclusão. (Carga horária: 2006h).
Núcleo de Estudos em Educação - DE/CAMEAM/UERN, NEED, Brasil.
2005 - 2005
Uma Abordagem sobre Reforma Agrária e Assentament. (Carga horária: 9h).
Departamento de Geografia - CAMEAM/UERN, DG, Brasil.
2005 - 2005
Princípios e técnicas laborat em sedimentologia. (Carga horária: 9h).
Departamento de Geografia - CAMEAM/UERN, DG, Brasil.
2004 - 2005
Melhoria e adequação tecnológica na... panificação. (Carga horária: 60h).
SEBRAE - Escritório de Pau dos Ferros/RN, SEBRAE, Brasil.
1999 - 1999
Comunicação. (Carga horária: 20h).
Departamento Diocesano de Ação Social - Mossoró/RN, DDAS, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Agrícola de Jundiaí, EAJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Lecionou Inglês Básico e Inglês Intermediário para cursos FIC e Técnico.


Escola Estadual Teófilo Rêgo, EETR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Língua Inglesa


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio na disciplina Literatura norte-Americana II, referente à disciplina Estágio Docência do Curso de Mestrado Acadêmico em Letras.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações
Cursos de Extensão do Núcleo de Estudo de Línguas e Literaturas (NELL) do Departamento de Letras/CAMEAM/UERN, ministrados na E. E. Ubiratan Galvão e no CAMEAM/UERN - Pau dos Ferros/RN.

Atividades

01/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Departamento de Educação/Campus Avançado de Pau dos Ferros, .

Atividade de extensão realizada
Membro voluntário da "Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) - 5ª Edição".
03/2011 - 08/2011
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras Estrangeiras.

Atividade de extensão realizada
Monitoria no Curso "Literatura Estrangeira e Cinema".
08/2010 - 07/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras Estrangeiras.

04/2011 - 04/2011
Extensão universitária , Departamento de Educação/Campus Avançado de Pau dos Ferros, .

Atividade de extensão realizada
Participante do "Viva BALE Nordeste-Sudeste: "Conte de lá que eu conto de cá", ação vinculada a 4ª Edição do BALE em Águas Vermelhas - MG.
08/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Instituto de Letras e Artes, Departamento de Letras Estrangeiras.

Atividade de extensão realizada
Monitoria do Curso "Fundamentos de Língua Inglesa".
03/2010 - 08/2010
Extensão universitária , Departamento de Educação/Campus Avançado de Pau dos Ferros, .

Atividade de extensão realizada
Membro voluntário da Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) - 4ª Edição.

Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo, EEJFM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

07/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
Sociologia
Artes
Filosofia e Ética
03/2008 - 06/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
Sociologia
Artes
Filosofia e Ética


Linhas de pesquisa


1.
Linguísitica, Letras e Artes


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Indústria Cultural e Apropriação
Descrição: Descrição: Dentro da organização interna da indústria cultural, uma de suas maiores características, mimetizando o funcionamento do próprio capitalismo, é a capacidade de adaptar-se a qualquer novo elemento que lhe é apresentado, apropriando-se dele em diversas esferas. Assim, o principal objetivo desta pesquisa é examinar, a partir do escrutínio de obras literárias e filmes, essa apropriação em relação a outros discursos, sejam estes artísticos, históricos ou congêneres. Sua fundamentação terá como base primordial o conceito de indústria cultural formulado por Adorno e Horkheimer (1985) e as elaborações posteriores de Adorno acerca do tema (2001). Espera-se, com essa metodologia eminentemente comparativa, bem como através da fundamentação teórica calcada nas elaborações culturais marxistas da chamada escola de Frankfurt, esclarecer as relações entre produtos culturais e os discursos que os rodeiam, tanto em termos conteudísticos quanto formais, em especial no que concerne às implicações estéticas desses diálogos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Fernando Filgueira Barbosa Júnior - Integrante / Charles Albuquerque Ponte - Coordenador / José Carlos Félix - Integrante / Maria Bevenuta Sales de Andrade - Integrante / Paulo José Cavalcanti Holanda - Integrante / Luiza Helena Praxedes Fernandes - Integrante.
2010 - 2011
Os discursos que constituem o CAMEAM/UERN: Das vozes de gestores às vozes de segmentos acadêmicos e comunidade
Descrição: Este projeto aborda uma análise descritiva e interpretativa de discursos sobre o CAMEAM e sua história de mais de 30 anos como Instituição de Ensino Superior em Pau dos Ferros-RN. O aporte teórico que dá sustentação a esta análise advém das teorias da Nova retórica e Argumentação no Discurso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fernando Filgueira Barbosa Júnior - Coordenador / Gilton Sampaio de Souza - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2011 - 2011
Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) - 5ª Edição
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) - 4ª Edição
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Infanto-Juvenil.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Homenagem do Projeto MULHERES NA LITERATURA a personagem WALQUIRIA (Criação deste titular), Escola Estadual Dr José Fernandes de Melo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.2017BARBOSA JÚNIOR, F. F.; BARBOSA, Z. R. S. ; TEIXEIRA, M. L. B. . A subversão consciente do caráter não infantilizado da criança em Machado de Assis. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN, v. 09, p. 17-19, 2017.

2.
SOUZA, G. S.2012 SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. ; BARBOSA JÚNIOR, F. F. . A ARGUMENTAÇÃO EM DISCURSOS SOBRE O ENSINO SUPERIOR NA UERN: SENTIDOS QUE CONSTITUEM O CAMPUS DE PAU DOS FERROS. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. n.2, p. 63-75, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Além do Brilho da Estrela. 1. ed. Mossoró: Queima-Bucha, 2014. 159p .

2.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Walquiria. 01. ed. Mossoró/RN: Queima-Bucha, 2012. v. 01. 136p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.; SOUZA, G. S. . O ethos sertanejo nas canções interpretadas por Elba Ramalho. In: I Colóquio Nacional de Análise do Discurso, 2014, Pau dos Ferros - RN. Anais do I Colóqui Nacional de Análise do Discurso: discurso, poder e heterogeneidade. Mossoró-RN: Queima Bucha, 2014. v. 1. p. 853-859.

2.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.; SOUZA, G. S. . Os discursos que constituem o CAMEAM/UERN: Das vozes de gestores às vozes de segmentos acadêmicos e comunidade. In: VII Salão de Iniciação Científica da UERN, 2011, Mossoró. Anais do VII SIC, 2011. v. 1.

3.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Docência universitária centrada no ensino ou voltada para a aprendizagem. In: III Fórum Internacional de Pedagogia, 2010, Quixadá/CE. Anais do III FIPED, 2010.

4.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Tessituras teórico-metodológicas da pesquisa na graduação: complexificando relações, saberes e arquétipos formativos. In: II Fórum Internacional de Pedagogia, 2009, Campina Grande - PB. Anais do II FIPED, 2009. v. 1.

5.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Práticas docentes: docência centrada no ensino e docência voltada para a aprendizagem. In: II Fórum Internacional de Pedagogia, 2009, Campina Grande - PB. Anais do II FIPED, 2009. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.; SOUZA, G. S. . Os discursos que constituem o CAMEAM/UERN: Das vozes de gestores às vozes de segmentos acadêmicos e comunidade. In: VII Salão de Iniciação Científica da UERN, 2011, Mossoró. Anais do VII SIC, 2011. v. 1.

2.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.; PINHEIRO, M. C. ; CORDEIRO, M. M. P. ; BARBOSA, Z. R. S. . Um olhar sobre a ação prática, metológica nos cursos de Letras (Inglês) e Enfermagem no CAMEAM. In: VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, 2010, Pau dos Ferros - RN. Anais do VII CMELP, 2010. v. 1.

3.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Docência universitária centrada no ensino ou voltada para a aprendizagem. In: III Fórum Internacional de Pedagogia, 2010, Quixadá/CE. Anais do III FIPED, 2010. v. 1.

4.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Tessituras teórico-metodológicas da pesquisa na graduação: complexificando relações, saberes e arquétipos formativos. In: II Fórum Internacional de Pedagogia, 2009, Campina Grande - PB. Anais do II FIPED, 2009. v. 1.

5.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Práticas docentes: docência centrada no ensino e docência voltada para a aprendizagem. In: II Fórum Internacional de Pedagogia, 2009, Campina Grande - PB. Anais do II FIPED, 2009. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Espaço Fantástico em A Casa da Madrinha, de Lygia Bojunga. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. O Nordeste na cnação popular: O Ethos sertanejo nas canções interpretadas por Elba Ramalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. A Universidade e o seu papel na contemporaneidade: desafios, avanços e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.; SOUZA, G. S. . Os discursos que constituem o CAMEAM/UERN: Das vozes de gestores às vozes de segmentos acadêmicos e comunidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Docência universitária centrada no ensino ou voltada para a aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.; PINHEIRO, M. C. ; CORDEIRO, M. M. P. ; BARBOSA, Z. R. S. . Um olhar sobre a ação prática, metológica nos cursos de Letras (Inglês) e Enfermagem no CAMEAM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Práticas docentes: docência centrada no ensino e docência voltada para a aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Tessituras teórico-metodológicas da pesquisa na graduação: complexificando relações, saberes e arquétipos formativos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Pau dos Ferros, uma cidade polo de destaque no Alto-Oeste. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Da vida os fatos. 2010; Tema: Atualidades em Literatura, Política e Justiça. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Oficina 'As imagens do Nordeste na canção popular'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Curso 'Literatura Estrangeira e Cinema'. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Minicurso 'Argumentação e discurso acadêmico'. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Curso 'Fundamentos da Língua Inglesa'. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Pedagógica IEMS.Oficina de contação de histórias e estratégias de leitura. 2017. (Oficina).

2.
William Shakespeare: Quadringentésimo aniversário de morte. 2016. (Outra).

3.
VI Encontro Nacional O Insólito como questão na narrativa ficcional.Espaço Fantástico em A Casa da Madrinha, de Lygia Bojunga. 2015. (Encontro).

4.
I Colóqui Nacional de Análise do Discurso. 2014. (Outra).

5.
I Colóquio Nacional de Análise do Discurso.O nordeste na canção popular: o éthos sertanejo nas canções interpretadas por Elba Ramalho. 2014. (Outra).

6.
I Colóquio Nacional de Análise do Discurso.O Nordeste na cnação popular: O Ethos sertanejo nas canções interpretadas por Elba Ramalho. 2014. (Outra).

7.
III Fórum Internacional de Pedgogia.Docência universitária centrada no ensino ou voltada para a aprendizagem. 2010. (Outra).

8.
XV Semana Universitária - CAMEAM/UERN.Minicurso. 2010. (Outra).

9.
II Fórum Internacional de Pedgogia.Práticas docentes: docência centrada no ensino e docência voltada para a aprendizagem. 2009. (Outra).

10.
I Encontro Local sobre Desenvolvimento Rural e I Jornada de Estudos Agrários do Rio Grande do Norte. 2007. (Encontro).

11.
III Jornada Geográfica.Pau dos Ferros, uma cidade pólo de destaque no Alto Oeste. 2007. (Outra).

12.
Seminário Estudos Geográficos. 2007. (Seminário).

13.
II Jornada Geográfica. 2006. (Outra).

14.
II Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas.Práticas Educativas na Experiência de Ensino Médio. 2006. (Encontro).

15.
II Semana de Estudos, Teórias e Práticas Educativas. 2006. (Encontro).

16.
XIII Encontro Estadual de Geografia. 2006. (Encontro).

17.
XIII Semana Universitária. 2006. (Encontro).

18.
XII Semana Universitária. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Coordenação do GT - Produção, análise e ensino do texto instrumental e administrativo no II SINATE. 2012. (Outro).

2.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Comissão de Alojamento do VII CMELP. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOUZA, G. S.2012 SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. ; BARBOSA JÚNIOR, F. F. . A ARGUMENTAÇÃO EM DISCURSOS SOBRE O ENSINO SUPERIOR NA UERN: SENTIDOS QUE CONSTITUEM O CAMPUS DE PAU DOS FERROS. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. n.2, p. 63-75, 2012.


Livros e capítulos
1.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Walquiria. 01. ed. Mossoró/RN: Queima-Bucha, 2012. v. 01. 136p .


Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Pau dos Ferros, uma cidade polo de destaque no Alto-Oeste. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.; PINHEIRO, M. C. ; CORDEIRO, M. M. P. ; BARBOSA, Z. R. S. . Um olhar sobre a ação prática, metológica nos cursos de Letras (Inglês) e Enfermagem no CAMEAM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.; SOUZA, G. S. . Os discursos que constituem o CAMEAM/UERN: Das vozes de gestores às vozes de segmentos acadêmicos e comunidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. A Universidade e o seu papel na contemporaneidade: desafios, avanços e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Minicurso 'Argumentação e discurso acadêmico'. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Curso 'Fundamentos da Língua Inglesa'. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Curso 'Literatura Estrangeira e Cinema'. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BARBOSA JÚNIOR, F. F.. Da vida os fatos. 2010; Tema: Atualidades em Literatura, Política e Justiça. (Blog).



Outras informações relevantes


O Projeto MULHERES NA LITERATURA trata-se de um estudo direcionado com alunos e professores de Literatura e Língua Portuguesa da Escola Estadual Dr José Fernandes de Melo, cuja memória reside em homenagear personagens da Literatura Brasileira. Nesse ínterim, a personagem WALQUIRIA, cuja obra é assinada por este titular, recebeu da turma uma homenagem em forma de caracterização e debate sobre a formação da mesma. WLAQUIRIA é o primeiro livro de criação independente deste autor.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 6:33:04