Gabriela Souto Alves

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  • Última atualização do currículo em 19/07/2017


Possui graduação em Letras Português e Literaturas/Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e mestrado em Letras (Estudos Linguísticos) pela mesma instituição (2014). Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Santa Maria (Departamento de Metodologia do Ensino). Atualmente é doutoranda em Letras do PPGL/UFSM . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriela Souto Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, G. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Letras.
Universidade Federal de Santa Maria
Camobi
97105900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32208359


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em LETRAS.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Orientador: Amanda Eloina Scherer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: O VERNÁCULO BRASILEIRO NA CONTEMPORANEIDADE,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Anderson Salvaterra Magalhães.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Brasil. Vernáculo. Língua. Contemporaneidade..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2008 - 2011
Graduação em Letras Português e Literaturas-Licenciatura.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Atuação Profissional



Agência Plano9, PLANO9, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Profissional liberal, Enquadramento Funcional: Redatora e Revisora de Textos, Carga horária: 20

Atividades

07/2012 - 08/2015
Serviços técnicos especializados , Plano9, .

Serviço realizado
Revisão e edição de textos.

Orientação Clínica de Estudos, OCE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, C.T.I.S.M, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura Brasileira
Outras informações
60 h

Atividades

06/2011 - 09/2011
Estágios , Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, .

Estágio realizado
Ensino de Literatura brasileira.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Peprétuo Socorro, E.M.E.F.N.S.P.S, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa
Outras informações
60h

Atividades

06/2010 - 08/2010
Estágios , Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Peprétuo Socorro, .

Estágio realizado
Ensino de Língua Portuguesa.

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Departamento de Metodologia do Ensino

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Estudante

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Editora e revisora de textos, Carga horária: 20
Outras informações
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Estudante
Outras informações
2010 - Monitora da disciplina de gramática sistêmico funciona. 2009 - 2010 Participante do Núcleo de estudos em Língua Portuguesa( NELP). Grupo de pesquisa: LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL Linha de pesquisa: LINGUAGEM NO CONTEXTO SOCIAL 2011- Linha de pesquisa: Língua, Sujeito e História

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa
Língua portuguesa e educação
Oralidade, leitura e escrita
08/2015 - Atual
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do ensino da língua portuguesa I
04/2015 - 08/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PED V - SABERES E FAZERES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Língua Portuguesa e Educação
04/2015 - 08/2015
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do ensino da língua portuguesa II

Curso Caxias, CCX, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de redação, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2012 - 2014
O desafio de documentar o vernáculo brasileiro na contemporaneidade: uma abordagem linguístico-discursiva do romance
Descrição: A mobilização de coletividades, na atualidade, está se reinventando por conta de desafios particulares (DUFOUR, 2003). O processo de globalização é um exemplo, uma vez que se sobrepõe às fronteiras geopolíticas consolidadas em outro tempo, enquanto o avanço do capitalismo aplaca sujeitos. Com isso, a estabilização da memória cultural é posta em xeque porque toda anterioridade é afetada por esse rearranjo que provoca a fragmentação do sujeito. Decorre daí uma tensão entre língua e definição do vernáculo nela instaurado. Diante dessa questão, este projeto tem como tema o fato de documentar o vernáculo brasileiro consistir em um duplo desafio na contemporaneidade: 1) a constante redefinição exigida do sujeito contemporâneo reacentua a individualidade em detrimento de padrões coletivos; 2) o senso vernacular brasileiro está ligado à língua portuguesa, ou seja, língua, a priori, do outro. O objetivo é problematizar a noção de vernáculo brasileiro na atualidade. A referência teórica, por sua vez, abrange os processos de subjetivação na história da cultura ocidental (AMORIM, 2007) e, consequentemente, na historicização do Brasil e trata dos conceitos de língua, escrita e memória (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1999; ORLANDI, 2008; GUIMARÃES, 2005). A pesquisa será feita a partir da análise dialógica da experimentação formal em Eles eram muitos cavalos, uma narrativa contemporânea, de Luiz Ruffato, que, ao trazer o recorte da vida que compõe a maior cidade brasileira, tematiza a tensão entre sujeito e linguagem, constituindo espaço relevante para investigação da questão conflituosa do vernáculo brasileiro hoje. O romance trata do sujeito brasileiro na contemporaneidade, construído em meio ao conflito entre a fragmentação e a possível identidade vernácula nela flagrada. O desafio final do trabalho é distinguir por que, de algum modo, a pluralidade documentada no texto pode apontar para uma constituição de unidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriela Souto Alves - Coordenador.
2011 - 2013
A recepção da teoria dialógica no Brasil: sujeitos, linguagens e culturas na construção do conhecimento
Descrição: Descrição: Neste projeto, o objetivo é descrever critérios pertinentes ao pensamento bakhtiniano para: a) delineamento de métodos de abordagem da teoria dialógica e b) construção de conhecimento nos estudos da linguagem por meio de tal teoria. A natureza diversa dos textos fonte, o intervalo de quase sete décadas em que se produziram os originais e os contextos de chegada no Ocidente das traduções geram múltiplos desafios para quem se aventura a lidar com o quadro teórico que emerge desse conjunto de obras e que não se deixa conhecer senão pela pesquisa também histórica. Para a abordagem responsável do pensamento bakhtiniano, é necessária atenção aos contextos de produção e circulação das diferentes fontes, dos diferentes interlocutores nelas implicados, das questões em torno de sua autoria, entendendo que assinatura não é um gesto estritamente empírico, mas discursivo, e a disputa autoral revela tensão de ordem epistemológica. O cuidado histórico, nesse caso, revela um posicionamento acerca da produção de conhecimento e molda um procedimento metodológico pertinente à teoria dialógica. No âmbito acadêmico-científico, o projeto se justifica por corroborar a descrição de métodos de abordagem de textos fonte dos quais emerge uma teoria em consolidação nos estudos da linguagem e por contribuir com a ordenação da recepção do pensamento bakhtiniano no contexto brasileiro. Em especial no âmbito acadêmico-institucional, justifica-se por instituir, no Rio Grande do Sul, um núcleo específico de estudo e desenvolvimento da teoria dialógica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriela Souto Alves - Coordenador / Anderson Salvaterra Magalhães - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Núcleo de estudos de Língua Portuguesa (NELP)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
AVALIATIVIDADE E DISCURSO
Descrição: O projeto Avaliatividade e discurso busca analisar os subsistemas de avaliatividade utilizados pelos autores na construção de textos midiáticos e relacioná-los às ocorrências linguísticas e às especificidades dos gêneros textuais selecionados. Também pretende estender os estudos sobre gramática sistêmico-funcional no que se refere à função interpessoal;..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Gabriela Souto Alves - Integrante / Professor coordenador: Profa. Dr. Sara Regina Scotta Cabral - Coordenador / Luis Adriano de Souza Cezar - Integrante / Daniela Leite Rodrigues - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2009 - 2010
Constituição do sentido de textos do gênero editorial
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Alternativa Pré-Vestibular Popular / 2010
Descrição: Educadora do programa "Universidade Aberta", destinado a vestibulandos carentes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2009 - 2009
Leitura discursiva de textos
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2012 - 2013
Periódico: Revista de Administração da UFSM
2012 - 2013
Periódico: Revista do Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Sa
2012 - 2013
Periódico: Revista Século XXI


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Metodologia do ensino.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Aprovação em concurso público - professor substituto, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.
2015
Aprovação em concurso público - professor substituo, UFSM.
2014
Aprovação em concurso público - revisor de textos, Instituto Federal Farroupilha.
2012
Aprovação em concurso público - Secretariado Executivo, UFSM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES, G. S.2017ALVES, G. S.. O lugar do portunhol selvagem em uma história do conhecimento linguístico. BOITATÁ, v. 22, p. 105-117, 2017.

2.
ALVES, G. S.2017ALVES, G. S.. O NOME PORTUNHOL E A DENOMINAÇÃO SELVAGEM: MARCAS DE RESISTÊNCIA NA E PELA LÍNGUA. ORGANON (UFRGS), v. 32, p. S/N, 2017.

3.
ALVES, G. S.2013ALVES, G. S.. A língua portuguesa e o nascimento do vernáculo brasileiro. ANALECTA (UNICENTRO), v. 11, p. 103-112, 2013.

4.
ALVES, G. S.2011ALVES, G. S.; CABRAL, P. C. P. D. S. R. S. . Os negros pelos negros: uma análise a partir da Teoria da Avaliatividade na revista Raça Brasil. REVISTA UNIABEU, v. 4, p. 50-63, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALVES, G. S.. Uma escolha pela selvageria. Obvious, Digital, 17 ago. 2016.

2.
ALVES, G. S.. Cassie Ainsworth: uma predileção. Obvious, 06 out. 2014.

3.
ALVES, G. S.. Um filme para chamar de meu: 'Jogo de Cena'. Obvious, 01 set. 2014.

4.
ALVES, G. S.. Um pouco de Clarice Lispector: 'A fuga' e a vida. Obvious, 20 jul. 2014.

5.
ALVES, G. S.. As sem-razões do afeto: Confissões de Adolescente. Obvious, 05 jul. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, G. S.; Cezar, L.A.S . O SABER SOBRE A LÍNGUA E AS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO: O CASO DO PORTUNHOL SELVAGEM. In: 5º Encontro Ouvindo Coisas, 2016, Santa Maria. Anais do 5 Encontro Ouvindo Coisas. Santa Maria: UFSM/GEPEIS, 2016. p. 119-125.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, G. S.. O desafio de documentar o vernáculo brasileiro na contemporaneidade: uma abordagem linguístico-discursiva do romance eles eram muitos cavalos. In: XII Seminário Internacional Em Letras:Língua E Literatura Na (Pós-) Modernidade, 2012, Santa Maria- RS. Anais Seminário Internacional em Letras Unifra. Santa Maria: UNIFRA, 2012. v. 2.

2.
ALVES, G. S.. O vernáculo brasileiro na contemporaneidade. In: 27ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2012, Santa Maria- RS. Anais da 27ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. Santa Maria: UFSM, 2012.

3.
ALVES, G. S.; CABRAL, P. C. P. D. S. R. S. . Avaliatividade e resgate do dizer. In: Jornada Acadêmmica Integrada, 2010, Santa Maria - RS. Anais 25ª JAI - 25º Salão de Iniciação Científica, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, G. S.. O NOME PORTUNHOL E A DENOMINAÇÃO SELVAGEM: MARCAS DE RESISTÊNCIA NA E PELA LÍNGUA. In: I SAD A pesquisa em Análise de Discurso na região sul, 2017, Pelotas. Caderno de Resumos do Primeiro SAD, 2017. p. 9-9.

2.
ALVES, G. S.. O desafio de documentar o vernáculo brasileiro na contemporaneidade: uma abordagem linguístico-discursiva do romance eles eram muitos cavalos. In: 60º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos da USP, 2012, São Paulo. Programação e Resumos. São Paulo: USP, 2012.

3.
ALVES, G. S.; CABRAL, P. C. P. D. S. R. S. . Avaliatividade e herança: marcas linguístico-textuais da escravidão. In: InLetras - Seminário Internacional em Letras - UNIFRA, 2010, Santa Maria. X Inletras Linguagem: interfaces e deslocamentos, 2010.

4.
ALVES, G. S.; CABRAL, P. C. P. D. S. R. S. . Os negros pelos negros: uma análise da autoavaliatividade. In: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2010, Palhoça - SC. 9º Encontro do CELSUL : Círculo de Estudos Linguísticos do Sul : caderno de programação e resumos.. Palhoça- SC: Editora Unisul, 2010. p. 1-286.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, G. S.. O NOME PORTUNHOL E A DENOMINAÇÃO SELVAGEM: MARCAS DE RESISTÊNCIA NA E PELA LÍNGUA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALVES, G. S.. O DISCURSO DE RESISTÊNCIA DO PORTUNHOL SELVAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALVES, G. S.; Cezar, L.A.S . O SABER SOBRE A LÍNGUA E AS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO: O CASO DO PORTUNHOL SELVAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALVES, G. S.. O desafio de documentar o vernáculo brasileiro na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ALVES, G. S.. O vernáculo brasileiro na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALVES, G. S.. O vernáculo brasileiro na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ALVES, G. S.. O desafio de documentar o vernáculo brasileiro na contemporaneidade: uma abordagem linguístico-discursiva do romance ?Eles eram muitos cavalos?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALVES, G. S.. O desafio de documentar o vernáculo brasileiro na contemporaneidade: uma abordagem linguístico-discursiva do romance ?Eles eram muitos cavalos?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALVES, G. S.; CABRAL, P. C. P. D. S. R. S. . Avaliatividade e herança: marcas linguístico-textuais da escravidão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALVES, G. S.; CABRAL, P. C. P. D. S. R. S. . Os negros pelos negros: uma análise da autoavaliatividade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ALVES, G. S.; CABRAL, P. C. P. D. S. R. S. . Avaliatividade e resgate do dizer. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALVES, G. S.. TV de Bordo. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, G. S.. Apostila de Redação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso Preparatório).

2.
ALVES, G. S.. ReA - Revista da Administração da UFSM. 2012. (Editoração/Periódico).

3.
ALVES, G. S.. Revista Sociais e Humanas - UFSM. 2012. (Editoração/Periódico).

4.
ALVES, G. S.; Cezar, L.A.S ; MAIA, L.R . Língua Portuguesa-Módulo I. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ALVES, G. S.; BETANCOURT, R.. Concurso Literário Prado Veppo ­ 6ª edição. 2016. Centro Universitário Franciscano.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII InLetras: Linguagens em (inter)ação.Vernáculo Brasileiro: uma atualização entre discursos na comtemporaneidade. 2013. (Seminário).

2.
27ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.O vernáculo brasileiro na contemporaneidade. 2012. (Outra).

3.
Aula inaugural do PPGL/UFSM. 2012. (Outra).

4.
XII InLetras: Língua e Literatura na (pós-)modernidade.O desafio de documentar o vernáculo Brasileiro na contemporaneidade: uma abordagem linguístico-discursiva do romance Eles eram muitos cavalos. 2012. (Seminário).

5.
II Seminário de estágio Português/Literaturas: relatos de experiência.Relatos de Experiência. 2011. (Seminário).

6.
25ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada.Avaliatividade e resgate do dizer. 2010. (Outra).

7.
CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL. Os negros pelos negros: uma análise da autoavaliatividade. 2010. (Congresso).

8.
X Inletras: Linguagem: interfaces e deslocamentos.Avaliatividade e herança: marcas linguístico-textuais da escravidão. 2010. (Seminário).

9.
Fonologia e Ortografia-Discutindo a relação. 2008. (Outra).

10.
III Colóquio do Grupo de Estudos Michel Pêcheux e VIII Encontro do Grupo de Estudos Linguisticos. 2008. (Outra).

11.
I Jornada Regional de Iniciação Científica em Estudos Linguísticos-Políticas e Práticas de IC:Sentido e Memória. 2008. (Outra).

12.
I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas. 2008. (Outra).

13.
I Seminário Internacional sobre Estudos de Português e de Espanhol como Segundas Línguas. 2008. (Seminário).

14.
XIII Encontro Gaúcho dos Estudantes de Letras. 2008. (Encontro).

15.
XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação. 2008. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ALVES, G. S.2013ALVES, G. S.. A língua portuguesa e o nascimento do vernáculo brasileiro. ANALECTA (UNICENTRO), v. 11, p. 103-112, 2013.




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