Elisvânia Nunes Braz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9756897572961670
  • Última atualização do currículo em 27/07/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003), Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Grupo Educacional UNINTER e Mestrado Interdisciplinar do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Possui experiência, em atividades relacionadas a Assessoria Pedagógica e Coordenação de Ensino no Instituto Federal de Educação do Pará - Campus Tucuruí, na Coordenação Pedagógica e docência em Cursos ofertados na modalidade a distância (EaD). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisvânia Nunes Braz
Nome em citações bibliográficas
BRAZ, E. N.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Tucuruí.
Rua Porto Colombo nº 12
Vila Permanente
68460000 - Tucuruí, PA - Brasil
Telefone: (94) 37783131


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia.
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Título: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/UNIFESSPA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA MATERIALIZADA EM TEMPOS-ESPAÇOS DE FORMAÇÃO,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: NILSA BRITO RIBEIRO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO DO CAMPO; DISCURSO.
2011 - 2013
Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Superior. (Carga Horária: 420h).
Grupo Educacional UNINTER, UNINTER, Brasil.
Título: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPA - CAMPUS TUCURUÍ.
1998 - 2003
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A televisão como fonte de aprendizado de educadores e educandos: avanços e recuos.
Orientador: Eliana da Silva felipe.




Formação Complementar


2013 - 2013
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. (Carga horária: 35h).
PRIME CURSOS DO BRASIL, PRIMER, Brasil.
2013 - 2013
PRESSUPOSTO DA AVALIAÇÃO ESCOLAR. (Carga horária: 80h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2012 - 2013
Supervisão escolar e seus desafios. (Carga horária: 120h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2009 - 2010
Programa de Formação Continuada em Mídias na Educa. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2009
PRÓ-LETRAMENTO - ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESTATUTÁRIO, Carga horária: 40


Secretaria Municipal de Educação de Tucuruí, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga horária: 20
Outras informações
Atualmente encontra-se em período de Licença Sem Vencimento pela Prefeitura Municipal de Tucuruí.


Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESTATUTÁRIO, Carga horária: 30

Atividades

11/2010 - Atual
Serviços técnicos especializados , Instituto Federal do Pará - Campus Tucuruí, .

Serviço realizado
Atividades relacionadas a Coordenação Pedagógica do Campus.
01/1999 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplinas obrigatórias para o Ensino Fundamental - Séries Iniciais


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Educação do Campo e Educação Superior: Uma Análise de Práticas contra-hegemônicas na formação de profissionais da Educação e das Ciências Agrárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte
Descrição: Esta pesquisa objetiva analisar os processos contra-hegemônicos de formação dos profissionais da Educação e das Ciências Agrárias, refletindo sobre as transformações que desencadeiam no mundo do trabalho e nas Escolas do Campo. No âmbito da formação de profissionais da Educação, serão analisados os cursos de Licenciatura em Educação do Campo - Ledocs, e nas Ciências Agrárias, os cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária ? Pronera. A formação destes profissionais nestes cursos faz-se a partir nova modalidade de oferta da Educação Superior: a Alternância, composta pelo Tempo Escola, que ocorre nas universidades e pelo Tempo Comunidade, que desenvolve-se nos territórios rurais de origem destes educandos. Portanto, a metodologia da pesquisa requererá a análise e o acompanhamento dos processos formativos que ocorrem no Tempo Escola e no Tempo Comunidade das Ledocs e dos cursos do PRONERA, ofertados pelas instituições proponentes, com educados oriundos da três regiões de abrangência do Projeto. Nos dois processos formativos, indagar-se-á de que forma o trabalho pedagógico pode garantir o movimento entre apropriação e produção do conhecimento, por meio de uma abordagem que dê conta de compreender totalidades, nas suas contradições, no seu movimento histórico. Para adotar a perspectiva gramsciana da contra-hegemonia no âmbito cultural e ideológico é fundamental não perder de vista a estreita relação entre conhecimento, política e educação. Gramsci reconhece que a disputa contra-hegemônica passa pela educação, no sentido da formação moral e intelectual das classes subalternas para se tornarem classe para si. Ele entende a educação como um trabalho de penetração cultural e de impregnação de idéias, pois toda hegemonia passa necessariamente pelas vinculações pedagógicas recíprocas que existem na sociedade, incluindo a relação escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Elisvânia Nunes Braz - Coordenador / NILSA BRITO RIBEIRO - Integrante / Maura Pereira dos Anjos - Integrante / Salomão Antônio Mufarrej Hage - Integrante / Fernando Michelotti - Integrante / Mônica Castagna Molina - Integrante / Sônia de Jesus A. Meire - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Rural.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAUJO, E2016ARAUJO, E ; RODRIGUES, Q. C. ; MENDES, E. ; BORBA-PINHEIRO, C. J. ; BRAZ, E. N. . VARIABLES DE LA SALUD Y CALIDAD DE VIDA DE LOS MAESTROS EN UNA CIUDAD DEL NORTE ?. Revista Ciencias de la Actividade Física UCM, v. 17, p. 9-21, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAZ, E. N.; RIBEIRO, N. B. . A MATERIALIDADE DA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO NO CAMPO NOS RELATÓRIOS DO TEMPO-ESPAÇO ESPAÇO LOCALIDADE DO CURSO LPEC/UNIFESSPA. In: VII Seminário de Ensino-Aprendizagem de Línguas e Literatura e do IV Seminário interação e subjetividade no ensino de línguas: produz-se conhecimento nas licenciaturas?, 2015, MARABÁ. Anais do VII Seminário de Ensino-Aprendizagem de Línguas e Literatura e do IV Seminário interação e subjetividade no ensino de línguas: produz-se conhecimento nas licenciaturas?, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRAZ, E. N.; FERNANDES, N. M. G. . CURRÍCULO INTEGRADO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. In: ENCONTRO NACIONAL PROEJA FIC 2010, 2010, PORTO ALEGRE RIO GRANDE DO SUL. DIÁLOGO DE EXPERIÊNCIAS - CADERNO DE RESUMOS, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAZ, E. N.. DIALOGISMO E ALTERIDADE EM DISCURSOS DE EDUCANDOS DO CAMPO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRAZ, E. N.. 1. Memorias e identidades em narrativas de educadores do campo: sentidos da formação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRAZ, E. N.; RIBEIRO, N. B. . NARRATIVAS E MEMÓRIA DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO: DIFERENTES TEMPOS-ESPAÇOS DA FORMAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BRAZ, E. N.; RIBEIRO, N. B. . LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/UNIFESSPA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS TEMPOS-ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIFESSPA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BRAZ, E. N.; RIBEIRO, N. B. . O ENTRECRUZAMENTO DE VOZES NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/UNIFESSPA: FILIAÇÕES CONFLITOS E RESISTÊNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRAZ, E. N.; RIBEIRO, N. B. . A MATERIALIDADE DA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS RELATÓRIOS DO TEMPO-ESPAÇO LOCALIDADE DO CURSO LPEC/UNIFESSPA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BRAZ, E. N.. FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS ÍNDICES DE ABANDONO DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFPA - CAMPUS TUCURUÍ, APÓS AS NOVAS POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BRAZ, E. N.; PEREIRA, R. G. ; SILVA, M. L. ; FERNANDES, N. M. G. . A promoção da verticalização do Ensino no IFPA - Campus Tucuruí como forma de valorização e democratização da Educação profissional: caminhos percorridos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BRAZ, E. N.; SANTANA, V. M. . NA CONTRA MÃO DA INDUSTRIALIZAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS FEITOS COM SUCATAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRAZ, E. N.. EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMAZÔNIA. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BRAZ, E. N.. ALFABETIZANDO E LETRANDO NA EJA. 2010; Tema: ALFABETIZAÇÃO NA EJA. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAZ, E. N.. NA CONTRA MÃO DA INDUSTRIALIZAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS FEITOS COM SUCATAS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRAZ, E. N.; SILVA FILHO, J. P.; ANDERSON, K. K. S.. Participação em banca de ANA PAULA GARCIA ARAÚJO;MARIA CLÁUDIA UCHOA GABRIEL.BULLYING ENTRE ADOLESCENTES NA ESCOLA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará.

2.
BRAZ, E. N.; VIEIRA JUNIOR, L. A. B.; ARAUJO, A. M. C.. Participação em banca de CHARLA GOMES PASSOS;NEDINA LUIZ SOUZA DE SOUZA.O USO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EM GOIANÉSIA DO PARÁ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

3.
BRAZ, E. N.; ANDERSON, K. K. S.; BUGARIM, M. C. P.. Participação em banca de FRANCISCO OLIVEIRA GOMES.O SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO OFERTADO AOS JOVENS DO PÓLO GLEBA JACARÉ DO MUNICIPIO DE NOVA IPIXUNA - PARÁ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA DO CAMPO) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BRAZ, E. N.; SOUZA, A. L. F.; ALVES, C. N.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS PARA PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO IFPA. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

2.
BRAZ, E. N.. Concurso público para professor substituto de nsino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

3.
BRAZ, E. N.. Concurso público para professor substituto de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

4.
BRAZ, E. N.. BANCA EXAMINADORA DE DESEMPENHO DIDÁTICO. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JORNADA PEDAGÓGICA DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO INTEGRADO NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO.Organização e Integralização Curricular no contexto da Reforma do Ensino Médio. 2017. (Outra).

2.
JORNADA PEDAGÓGICA DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO INTEGRADO NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO,.Desafios e perspectivas para o Ensino Integrado no contexto da Reforma do Ensino Médio. 2017. (Outra).

3.
CAMPESINATO, COMUNIDADES TRADICIONAIS E GRANDES EMPRESAS? TERRITORIALIZAÇÕES ESTRATÉGICAS EM CONFRONTO. 2016. (Outra).

4.
Colaboração Intercultural Superior: conflitos e negociação em experiências na Argentina, no Brasil, na Colômbia e no Peru - Seminário de Abertura do Semestre do PDTSA. 2016. (Outra).

5.
CONJUNTURA ECONÔMICA DO BRASIL. 2015. (Outra).

6.
NEODESENVOLVIMENTISMO NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA. 2015. (Simpósio).

7.
POLITICA EDUCACIONAL EM CUBA: APORTES PARA DISCUSSÃO SOBRE DINÂMICAS EDUCACIONAIS. 2015. (Outra).

8.
VII SEMINÁRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E E LITERATURA E IV SEMINÁRIO: INTERAÇÃO E SUBJETIVIDADE NO ENSINO DE LINGUAS.A MATERIALIDADE DA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS RELATÓRIOS DO TEMPO-ESPAÇO LOCALIDADE DO CURSO LPEC/UNIFESSPA. 2015. (Seminário).

9.
II WORKSHOP NACIONAL SOBRE EVASÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E TECNOLÓGICA.FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS INDÍCES DE ABANDONO DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFPA - CAMPUS TUCURUÍ, APÓS AS NOVAS POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. 2014. (Outra).

10.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL LUSO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. 2013. (Seminário).

11.
II ENCONTRO SOBRE O ENSINO DO IFPA. 2012. (Encontro).

12.
II FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.A promoção da verticalização do Ensino no IFPA - Campus Tucuruí como forma de valorização e democratização da Educação profissional: caminhos percorridos.. 2012. (Outra).

13.
5ª FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES FORMADORES EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2011. (Encontro).

14.
Encontro Nacional PROEJA FIC 2010.Currículo Integrado e construção do Conhecimento. 2010. (Encontro).

15.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. (Outra).

16.
PRÓ-LETRAMENTO - ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM - REVEZAMENTO NO PARÁ. 2009. (Outra).

17.
4º Congresso sobre Formação de Professores das Escolas Particulares e Públicas do Brasil. 2008. (Congresso).

18.
Congresso Internacional sobre Educação Infantil e Séries INiciais. 2008. (Congresso).

19.
II Fórum do Ensino Médio. 2008. (Outra).

20.
3º Congresso Internacional sobre Formação de professores e prática Pedagógica. 2007. (Congresso).

21.
A natureza da Paisagem - Energia: recurso da vida. 2007. (Outra).

22.
Capacitação em Sala de Apoio Pedagógico. 2007. (Outra).

23.
I Fórum Municipal de Educação - Caminhos para uma Educação com Responsabilidade Social. 2007. (Outra).

24.
III Congresso Internacional sobre Formação de Professores e Prática pedagógica. 2007. (Congresso).

25.
A natureza da Paisagem - Energia. 2005. (Outra).

26.
Lingua de sinais: aprendendo a falar com as mãos. 2005. (Oficina).

27.
Fundamentando a Formação de Professores do Ensino Regular para a prática Inclusiva - Programa Conhecer para Acolher. 2004. (Outra).

28.
Avaliação Escolar: enfoque sobre a prática. 2003. (Encontro).

29.
II Jornada do Capítulo do Pará da ABN e do X Congresso Paraense de Neurocirurgia. 2003. (Congresso).

30.
Capacitação em Educação Sexual e Prevenção das DST/AIDS e uso indevido de Drogas. 2002. (Oficina).

31.
Capacitação Pedagógica em Informática Aplicada à Educação. 2002. (Outra).

32.
Como elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2002. (Oficina).

33.
I Seminário de Pedagogia de Tucuruí. 2002. (Seminário).

34.
Linguagem Oral e Escrita: Voz e Higiene Vocal. 2001. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAZ, E. N.; MEZZOMO, L. P. ; BRANCH, E. C. N. ; MARTINS, R. M. . PROCESSO SELETIVO DE 2014 DOS CURSOS TÉCNICOS DO CAMPUS TUCURUÍ. 2014. (Concurso).

2.
BRAZ, E. N.; BRANCH, E. C. N. ; MEZZOMO, L. P. ; BUGARIM, M. C. P. . PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARFOR. 2013. (Concurso).

3.
BRAZ, E. N.. I Processo Seletivo Técnico 2011. 2011. (Concurso).

4.
BAPTISTA, H. C. ; BRANCH, E. C. N. ; BRAZ, E. N. ; CARDOSO, A. C. P. ; CARIELLO, L. I. L. ; CASTRO, A. C. L. F. ; COELHO, C. C. ; DIAS, D. S. ; FERNANDES, N. M. G. ; FERRAZ, D. O. ; LOPES, L. N. A. ; MARTINS, O. S. ; MARTINS, R. M. ; MEZZOMO, L. P. ; MIRANDA, F. M. S. ; PINHEIRO, L. P. ; PINTO, R. O. ; SANTOS, D. B. ; SILVA, L. P. ; SOUSA, D. G. . IX EXPOTEC - EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS, CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E CULTURAIS. 2011. (Exposição).

5.
BRAZ, E. N.; CASTRO, A. C. L. F. ; PAIVA, A. F. S. G. ; BARBOSA, A. W. J. ; MONTEIRO, A. L. V. W. ; SANTOS, D. B. ; CARRIAS, E. V. ; BRANCH, E. C. N. ; ESTUMANO, F. P. ; ANDERSON, K. K. S. ; MEZZOMO, L. P. ; FERNANDES, L. M. ; BUGARIM, M. C. P. ; LOUREIRO, M. T. R. ; FERNANDES, N. M. G. ; MARTINS, O. S. ; MARTINS, R. M. ; PINTO, R. O. ; BORGES, S. L. ; SANTANA, V. M. . III SICTI. 2011. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JURANDIR GOMES DE SOUZA. O PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DA ESCOLA SÃO VICENTE NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Elisvânia Nunes Braz.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ARAUJO, E2016ARAUJO, E ; RODRIGUES, Q. C. ; MENDES, E. ; BORBA-PINHEIRO, C. J. ; BRAZ, E. N. . VARIABLES DE LA SALUD Y CALIDAD DE VIDA DE LOS MAESTROS EN UNA CIUDAD DEL NORTE ?. Revista Ciencias de la Actividade Física UCM, v. 17, p. 9-21, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
BRAZ, E. N.. 1. Memorias e identidades em narrativas de educadores do campo: sentidos da formação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAZ, E. N.; MEZZOMO, L. P. ; BRANCH, E. C. N. ; MARTINS, R. M. . PROCESSO SELETIVO DE 2014 DOS CURSOS TÉCNICOS DO CAMPUS TUCURUÍ. 2014. (Concurso).

2.
BRAZ, E. N.; BRANCH, E. C. N. ; MEZZOMO, L. P. ; BUGARIM, M. C. P. . PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARFOR. 2013. (Concurso).



Outras informações relevantes


Nos anos de 1999 a 2012 trabalhei como professora das séries iniciais e na Educação de Jovens e Adultos. Nos anos de 2004 à 2008 desenvolvi atividades de Assessoria Técnico-Pedagógica, na qual as principais atividades desenvolvidas consistiam em promover treinamento no âmbito da Formação Continuada para professores, Coordenadores e gestores escolares da Rede Municipal de Ensino, além de coordenar o Exame municipal de Avaliação do Ensino Fundamental.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 5:34:52