Gastón Cosentino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6183588386011666
  • Última atualização do currículo em 02/06/2018


Professor na Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Professor em Castelhano, Literatura e Latim pelo "Instituto Superior del Profesorado Joaquín V. González (2009), Buenos Aires, Argentina; Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), Florianópólis, Brasil; e Doutorado em Literatura pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Letras e Línguas Clássicas. Sua pesquisa atual desenvolve-se com ênfase em Teoria literária, Filosofia e Literatura Latino-americana. É pesquisador do Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos - UFSC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gastón Cosentino
Nome em citações bibliográficas
COSENTINO, G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, ILAACH.
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 - Sala 102
Loteamento Universitário das Américas
85870901 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (045) 35292194
URL da Homepage: https://unila.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Programa de Pós Graduação em Literatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Delirios arltianos: extimidades, orientalismos e melancolias nas aguas-fortes escritas no exterior por Roberto Arlt, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Liliana Rosa Reales.
2010 - 2012
Mestrado em Pós-Graduação em Literatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: DESEJO-INVENÇÃO-TRAIÇÃO: UMA RE-LEITURA DE EL JUGUETE RABIOSO DE ROBERTO ARLT.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Liliana Rosa Reales.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Roberto Arlt; Literatura rioplatense; Crítica literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
1999 - 2009
Graduação em Profesorado de Castellano, Literatura y Latín.
Instituto Superior del Profesorado Joaquín V. González, ISP JOAQUÍN V. G, Argentina.
Título: La mudez, viva voz. Lecturas en relación al silencio de la mujer y sus mútiples manifestaciones culturales, como aporte a la discusión acerca de Género, a partir del cuento Aves exóticas de la escritora argentina Reina Roffé..
Orientador: José Maristany.




Formação Complementar


2011 - 2011
Capacitação Tutores EAD. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação Citação e Referência. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Competencia digital docente en la enseñanza. (Carga horária: 30h).
Instituto Cervantes (Florianópolis), I C, Brasil.
2010 - 2010
Dinámicas de Aula. (Carga horária: 2h).
Instituto Cervantes (Florianópolis), I C, Brasil.
2010 - 2010
Oficina Moodle I. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Actualización didáctica Español para Extranjeros. (Carga horária: 2h).
Instituto Cervantes (Florianópolis), I C, Brasil.
2010 - 2010
Examinador del DELE (Diplomas de Español). (Carga horária: 10h).
Instituto Cervantes (Florianópolis), I C, Brasil.
2010 - 2010
Estrategias Expresión Oral. (Carga horária: 2h).
Instituto Cervantes (Florianópolis), I C, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Asistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhol Adicional
08/2014 - 12/2014
Ensino, Desenvolvimento Rural e Seduridade Alimentar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhol Adicional

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Doutorando

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EAD Literatura e Ensino, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EAD Literatura Hispânica II, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Tutor Literatura Hispânica IV, Enquadramento Funcional: Tutor EAD Literatura Hispânica IV, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Tutor Introd Estudos Narrativa, Enquadramento Funcional: Tutor EAD Introd. Estudos Narrativa, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Tutor Literatura Hispânica III, Enquadramento Funcional: Tutor EAD Literatura Hispânica III, Carga horária: 20


Escuela Secundaria Básica 13, ESB 13, Argentina.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Práticas da Linguagem, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de Práticas da Linguagem Instituição: Escuela Secundaria Básica 13 Diretor: Jorge Bentivenga Séries: 7, 8 e 9. Endereço: Puerto Argentino 2208 ? Pablo Podestá- Buenos Aires, República Argentina. Telefone: 4769-8195


Escuela Secundaria Básica 28, ESB 28, Argentina.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Práticas da Linguagem, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de Práticas da Linguagem Instituição: Escuela Secundaria Básica 28 Séries: 8 e 9. Diretora: Silvia Agosta Endereço: J. Spandonari 3369 -Caseros- Buenos Aires, República Argentina. Telefone: 4716-6725


Escuela Secundaria Básica 3, ESB 3, Argentina.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Práticas da Linguagem, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Práticas da Linguagem Instituição: Escuela Secundaria Básica 3 Série: 8. Diretora: Liliana Calegari. Endereço: Asamblea 4025 ?Santos Lugares- Buenos Aires, República Argentina. Telefone: 4759-2738


Escuela Secundaria Básica 37, ESB 37, Argentina.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Práticas da Linguagem, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Práticas da Linguagem Instituição: Escuela Secundaria Básica 37 Serie: 8. Diretora: Lucía Hakemian Endereço: García Lorca 2768- José Ingenieros - Buenos Aires, República Argentina Telefone: 4757-2123


Instituto Cervantes (Florianópolis), I C, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor de Espanhol, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol, Carga horária: 15
Outras informações
Carga horária total: 476 h



Projetos de pesquisa


2014 - 2017
Delírios arltianos: melancolia, ironia, e quinismo nas aguafuertes (crônicas) de Roberto Arlt escritas no estrangeiro
Descrição: O objetivo desta investigação é tentar mapear e re-montar a mesa de operações ou o atelier arltiano, esse observatório plural com o qual são arquitetadas as Aguafuertes do escritor argentino Roberto Arlt, por intermédio dos seus escritos em jornais, das fotografias feitas nas suas viagens como enviado especial ao exterior, dos manuscritos das suas obras, cartas, documentos pessoais, etc.., que se encontram dispersos e que formariam parte do arquivo - Arlt..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
DESEJO-INVENÇÃO-TRAIÇÃO: uma re-leitura de El juguete rabioso de Roberto Arlt
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
SONAR: ITINERÁRIOS POÉTICOS MUSICAIS DA AMÉRICA LATINA.
Descrição: O objetivo deste projeto é a produção de uma base de dados, a investigação e divulgação da música alternativa contemporânea da América Latina sob a luz da ressignificação constante do pensamento sobre nosso continente, em suas diferentes vozes e realidades sociais. Partindo da ideia de promover a circulação destas produções artísticas no âmbito da UNILA e de Foz do Iguaçú, propomos um mapeamento e sistematização de tais produções na forma de uma base de dados de caráter inédito, disponibilizada na Internet para futuras pesquisas a respeito destas manifestações. Estabelecendo diálogos diretos entre nossa comunidade e os agentes e protagonistas de estas ações, através de uma série de entrevistas e eventos organizados em parceria, queremos promover o intercâmbio pela criação de espaços de interação virtuais e presenciais. Articulado com esta lógica, pretendemos oferecer oficinas para professores de língua adicional sobre o trabalho com música e letra e a reflexão da potencialidade da discussão da realidade latino-americana através dos seus discursos. A música contemporânea independente produzida na qual nos concentraremos tem como fator agrupador uma lógica de produção, divulgação, composição e sonoridade como práticas dinâmicas que atravessam os gêneros, sendo entendidas na chave do transgenérico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
TANDEM: Pedalando juntos em Espanhol e Português
Descrição: O objetivo principal deste projeto de extensão é oferecer aos servidores e alunos da UNILA e à comunidade da tríplice fronteira um método complementar às aulas de línguas tradicionais para o aprendizado de espanhol e português. Assim, propomos a ação coordenada de encontros de tandem face à face entre servidores e alunos da universidade com interessados da comunidade externa, vivendo na tríplice fronteira, onde metade dos participantes será falante de espanhol como língua materna e a outra metade de português. Para a formação de nossos discentes, esperamos contribuir com a oferta de um ambiente de prática e aperfeiçoamento de um modelo de aprendizagem que se estabelece a partir do desenvolvimento autônomo no aprendizado de línguas. Nossa meta maior, contudo, será oferecer aos servidores de nossa universidade um espaço para o fortalecimento do bilinguismo português-espanhol, buscado mais prontamente na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e ideologicamente, em toda a América Latina. Como resultado, ambicionamos a formação de aprendizes de línguas autônomos e conscientes de sua própria responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, esse projeto continua sendo como experiência piloto para uma futura institucionalização do tandem como ferramenta alternativa/complementar de aprendizagem de línguas, tendo em vista a grande carência, face à demanda, de recursos neste âmbito em nossa comunidade. Para nosso público, reiteramos, o bilinguismo é um imperativo fundamental na sua vida cotidiana, tanto profissional quanto pessoal e social, assim, acreditamos que o desenvolvimento do aprendizado em autonomia contribuirá para o desenvolvimento social, profissional, cultural e linguístico de nossa comunidade. Palavras-chave: Tandem; Bilinguismo; Línguas Próximas; Português LE; Espanhol LE.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Landa
2003 - 2006
Periódico: Parto del Blanco


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Grego
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSENTINO, G.2012 COSENTINO, G.. O desejo em jogo: uma abordagem a El juguete rabioso de Roberto Arlt. Outra Travessia (UFSC), v. I, p. 17-30, 2012.

2.
COSENTINO, G.2012 COSENTINO, G.. O desejo como motor da maquinaria arltiana. LANDA, v. 1, p. 1-16, 2012.

3.
COSENTINO, G.2012 COSENTINO, G.. Lo que tramamos con Borges: Una relectura de 'La trama'. Variaciones Borges, v. I, p. 111-126, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
COSENTINO, G.. Plagiar o no plagiar: esa es la cuestión?. Multiplos olhares sobre a Educação a Distância: Letras Espanhol EaD/UFSC. 1ed.Florianópolis: EaD/UFSC, 2016, v. , p. 17-.

2.
COSENTINO, G.. Cortázar con Arlt: despuntes de un apunte de re-lectura. In: Liliana Reales; Byron Vélez Escallón. (Org.). Cortázar: 100 anos. 1ed.Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2015, v. 1, p. 59-70.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COSENTINO, G.. Martín Chambi: Hijo de la luz. Parto del Blanco, Buenos Aires, Argentina, p. 14 - 15, 01 set. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSENTINO, G.. El placer del fracaso: juego y ruptura escritural en ?El juguete rabioso? de Roberto Arlt.. In: X Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana JALLA, 2012, 2012, Cali. X Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana Fronteras e Interculturalidad, 2012.

2.
COSENTINO, G.. Arlt con Baudelaire: La moral del juguete rabioso. In: VIII Congreso Internacional de Teoría y Crítica Literaria Orbis Tertius, 2012, La Plata, Argentina. Actas del VIII Congreso Internacional de Teoría y Crítica Literaria Orbis Tertius. La Plata: Centro de Estudios de Teoría y Crítica Literaria - IdIHCS/CONICET Facultad de Humanidades y Ciencias, 2012. v. 1. p. 1-8.

3.
COSENTINO, G.. Arlt sob o signo de saturno: melancolia e literatura. In: II SEMINÁRIO DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA., 2012, Florianópolis. Anais do II SEMINÁRIO DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.. Florianópolis: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA., 2012. p. 144-161.

4.
COSENTINO, G.. Arlt com Baudelaire: a moral do brinquedo raivoso. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL LINGUAGENS E CULTURAS: HOMENAGEM AOS 40 ANOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA, LITERATURA E INGLÊS DA UFSC, 2011, Florianópolis. SIMPÓSIO INTERNACIONAL LINGUAGENS E CULTURAS: HOMENAGEM AOS 40 ANOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA, LITERATURA E INGLÊS DA UFSC, 2011. p. 909-921.

5.
COSENTINO, G.. Considerações sobre o jogo arltiano: a propósito de El Juguete Rabioso de Roberto Arlt. In: I SEMINÁRIO DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2011, Florianópolis. ANAIS ELETRÔNICOS / I SEMINÁRIO DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Florianopolis: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2011. v. 1. p. 487-497.

6.
COSENTINO, G.. Proferir o corpo desejado: a dinamica dos construtos discursivo-corporais em Salomé, de Oscar Wilde. In: XIV Seminário Nacional Mulher e Literatura / V Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2011, Brasilia. Anais do XIV Seminário Nacional Mulher e Literatura / V Seminário Internacional Mulher e Literatura. Brasilia: Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011. p. 1-10.

7.
COSENTINO, G.. Desejo/Invenção/Traição: o jogo de Roberto Arlt. Uma releitura de El juguete rabioso. In: I SEMINÁRIO DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA., 2011, Florianópolis. Anais do I SEMINÁRIO DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA., 2011. p. 487-497.

8.
COSENTINO, G.. A mudez, viva voz. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 9, 2010, Florianópolis. Anais do Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. Florianopolis: Fazendo Genero, 2010. p. 1-9.

Apresentações de Trabalho
1.
COSENTINO, G.. Rulfo, los espectros, las piedras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COSENTINO, G.. El placer del fracaso: juego y ruptura escritural en ?El juguete rabioso? de Roberto Arlt.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COSENTINO, G.. Considerações sobre o jogo arltiano: a propósito de El juguete rabioso de Roberto Arlt. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COSENTINO, G.. Pro-ferir o corpo desejado: a dinâmica dos construtos discursivo-corporais em Salomé, de Oscar Wilde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
COSENTINO, G.. Arlt com Baudelaire: a moral do brinquedo raivoso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
COSENTINO, G.. Devenir camino, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
COSENTINO, G.; Bustamante, D. ; GALLI, M. ; PARRACHIN SAN MARTIN, I. . Parto del Blanco. Buenos Aires: Independente, 2002 (Revista de Literatura y Artes).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSENTINO, G.. Edição e arte visual Revista Landa, Literatura Arte e Pensamento. 2014. (Editoração/Outra).

2.
COSENTINO, G.. Edição e arte visual Revista Landa, Literatura Arte e Pensamento. 2013. (Editoração/Outra).

3.
COSENTINO, G.. Língua Espanhola IV. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão gramatical Material Didático).

4.
COSENTINO, G.. Língua Espanhola III. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão gramatical Material Didático).

5.
COSENTINO, G.. Edição e arte visual Revista Landa: Literatura, arte e pensamento. 2012. (Editoração/Outra).

6.
COSENTINO, G.; GIORGI, A. V. . Ediçaõ, produção e arte visual do material de divulgação do II. 2012. (Editoração/Outra).

7.
COSENTINO, G.. Panorama da Literatura Espanhola do Século de Ouro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
COSENTINO, G.. El microcuento en la classe de E.L.E.. 2011. .

9.
COSENTINO, G.. Celebrando América: las festividades de Hispanoamérica en el aula de E.L.E. 2011. .

10.
COSENTINO, G.. Estratégias para uma leitura plural de Don Quijote. 2011. .

11.
COSENTINO, G.. Introdução ao Microconto Lationamericano. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
COSENTINO, G.. Leitura de Textos Literarios e Composição de Textos Acadêmicos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
COSENTINO, G.. Recorrido por la obra del dibujante argentino Miguel Rep. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
COSENTINO, G.. Literatura Hispânica IV. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão gramatical Material Didático).

15.
COSENTINO, G.; JORGE, J. E. . Estudos sobre criação e caracterização e Personagens nos romances de Roberto Arlt. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
COSENTINO, G.. Análise de Contos: Elementos Básicos da Narrativa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
COSENTINO, G.. Ediçaõ, produção e arte visual do material de divulgação do SImpósio Internacional de Literatura Argentina. 2010. (Editoração/Outra).

18.
COSENTINO, G.. Ediçaõ, produção e arte visual do material de divulgação do 1 Fórum Internacional de Estudos Foucauldianos. 2010. (Editoração/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
COSENTINO, G.. Música Latinoamericana na Escola. 2018. Interpretação.

Artes Visuais
1.
COSENTINO, G.. Capa Revista Landa. 2018. WebArt.

2.
COSENTINO, G.. Capa Revista Landa. 2017. WebArt.

3.
COSENTINO, G.. Fotografia Juan Rulfo. 2017. Instalação.

4.
COSENTINO, G.. Capa Revista Landa. 2016. WebArt.

5.
COSENTINO, G.. Capa Revista Landa. 2015. WebArt.

6.
COSENTINO, G.. Capa Revista Landa. 2014. WebArt.

7.
COSENTINO, G.. Editor Gráfico e Arte da Revista Landa. 2013. Programação Visual.

8.
COSENTINO, G.. Editor Gráfico e Arte da Revista Landa. 2012. Programação Visual.

9.
COSENTINO, G.; GIORGI, A. V. . II Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Literatura. 2012. Programação Visual.

10.
COSENTINO, G.; GIORGI, A. V. . Produtor Gráfico do I Seminário de Alunos da Pós-Graduação em Literatura UFSC. 2011. Programação Visual.

11.
COSENTINO, G.. Alejandra Josiowicz. José Martí: Infancia e luto. 2011. Programação Visual.

12.
COSENTINO, G.. I Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Literatura. 2011. Programação Visual.

13.
COSENTINO, G.; REP, M. . Escritores argentinos segundo Miguel Rep: Mostra do Artista Miguel Rep. 2010. Instalação.

14.
COSENTINO, G.. Muestra Chopin. 2010. Instalação.

15.
COSENTINO, G.. Mostra de Cinema Argentino. 2010. Programação Visual.

16.
COSENTINO, G.. Simpósio Internacional de Literatura Argentina. 2010. Programação Visual.

17.
COSENTINO, G.. Mostra de fotografia: O que é um autor?. 2010. Programação Visual.

18.
COSENTINO, G.. I Fórum Internacional de Estudos Foucauldianos. 2010. Programação Visual.

Outras produções artísticas/culturais
1.
COSENTINO, G.. Frío despertar de niña. 2011 (Obra musical).

2.
COSENTINO, G.; Almeida, M. T. R. . Programa Rizoma. 2009.

3.
COSENTINO, G.. Musiquitas criollas. 2009 (Obra musical).

4.
COSENTINO, G.. Sueño sin sueño. 2008 (Obra musical).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSENTINO, G.. Participação em banca de Yeraldín Velásquez López.Entre lo periodístico y lo literario: construcción de los personajes ficionales de los enamorados, solteros y vagos en las aguafuertes porteñas de Roberto Arlt. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudios literarios) - Universidad Pontificia Bolivariana.

2.
COSENTINO, G.; ESCALLON, B. V.; MARSAL, M. H.. Participação em banca de GUSTAVO ADOLFO OSORIO AGREDO.LAS CONTRADICCIONES DE LA MODERNIDAD EN LA NOVELA EL DESPERTAR DE LOS DEMONIOS DE VICTOR ARAGÓN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
COSENTINO, G.. Examinador de las pruebas conducentes a la obtención del DELE Niveles Inicial/Intermedio. 2011. Instituto Cervantes (Florianópolis).

Outras participações
1.
COSENTINO, G.. Banca de Seleção de Estudantes Estrangeiros. 2015. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Coloquio Internacional em homenagem ao escritor argentino Julio Cortázar: CORTÁZAR 100 ANOS.Cortázar con Arlt: despunte de un apunte de relectura.. 2014. (Outra).

2.
VIII Encontro Internacional de Letras ?Línguas, linguagens, cultura e ensino: o cruzamento de Fronteiras Imaginárias?.Outras leituras da América Latina: imagem, palavra e memória. 2014. (Encontro).

3.
A literatura do Inventário: arquivo anacronismo e além. 2013. (Outra).

4.
Genealogia e Primitivismo no Modernismo brasoleio. 2013. (Outra).

5.
I Congresso Internacional Nuevos Horizontes de Iberoamérica. De taedium arltis. 2013. (Congresso).

6.
A formação do pesquisador em Literatura. 2012. (Seminário).

7.
Cartas de Mallarmé: Leituras críticas e tradução. 2012. (Outra).

8.
Censura: ensaio sobre a servidão imaginária. 2012. (Outra).

9.
Conferencia Estudos Literários e Ciências Humanas. 2012. (Seminário).

10.
Congresso Internacional Fluxos Literários. 2012. (Congresso).

11.
Diálogo Público:. 2012. (Encontro).

12.
II SEMINÁRIO DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.Arlt sob o signo de Saturno: melancolía e literatura. 2012. (Seminário).

13.
II SEMINÁRIO DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. 2012. (Seminário).

14.
O animal spignico no texto gramatológico de "A maçã no escuro". 2012. (Outra).

15.
Palestra Teun Van Dijk: Discurso e Poder. 2012. (Seminário).

16.
Performance autoral e problematização da escrita. 2012. (Outra).

17.
VIII Congreso Internacional de Teoría y Crítica Literaria Orbis Tertius. Arlt con Baudelaire: La moral del juguete rabioso. 2012. (Congresso).

18.
X Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana JALLA, 2012.El placer del fracaso: juego y ruptura escritural en ?El juguete rabioso? de Roberto Arlt. 2012. (Outra).

19.
A Condição Humana Em Hannah Arendt. 2011. (Oficina).

20.
Celebrando América: Las festividades de Hispanoamérica en el aula de ELE.Celebrando América: Las festividades de Hispanoamérica en el aula de ELE. 2011. (Encontro).

21.
Curso de los pronombres de O.D. y O. I. en la clase de ELE. 2011. (Encontro).

22.
El audiovisual como herramienta didáctica. 2011. (Encontro).

23.
El microcuento en la clase de ELE.El microcuento en la clase de ELE. 2011. (Encontro).

24.
Español para los negocios: objetivos y contenidos. 2011. (Encontro).

25.
Fórum Cátedra UNESCO MECEAL para desenvovlvimento da Escritura. 2011. (Outra).

26.
I SEMINÁRIO DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. 2011. (Seminário).

27.
I SEMINÁRIO DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.Desejo/Invenção/Traição: O jogo de Roberto Arlt. Uma releitura de El juguete rabioso. 2011. (Seminário).

28.
La evaluación de la expresión e interacción escrita y oral. 2011. (Encontro).

29.
Literatura e Teoria: Pesquisas do Núcleo Onetti.Desejo/Inveção/Traição em Roberto Arlt. 2011. (Encontro).

30.
O novo diálogo cultural: Ensino presencial e a distância. 2011. (Encontro).

31.
Recorrido por la obra del dibujante argentino Miguel Rep.Recorrido por la obra del dibujante argentino Miguel Rep. 2011. (Encontro).

32.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL LINGUAGENS E CULTURAS: HOMENAGEM AOS 40 ANOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA, LITERATURA E INGLÊS DA UFSC.Arlt com Baudelaire: a moral do brinquedo raivoso. 2011. (Simpósio).

33.
XIV Seminário Nacional / V Seminário Internacional Mulher e Literatura.Pro-ferir o corpo desejado: a dinâmica dos construtos discursivo-corporais em Salomé de Oscar Wilde. 2011. (Seminário).

34.
XIV Seminário Nacional / V Seminário Internacional Mulher e Literatura. 2011. (Seminário).

35.
Ciclo de Cinema Colombiano: A diáspora colombiana. 2010. (Outra).

36.
Colóquio Internacional Tempo e Movimento. 2010. (Outra).

37.
Día E - Instituto Cervantes.Literatura argentina e Inmigración. 2010. (Oficina).

38.
Dinámicas de aula en la clase de ELE. 2010. (Encontro).

39.
El fomento de las estrategias en la expresión oral. 2010. (Seminário).

40.
Fazendo Gênero 9. Diásporas, Diversidades, Deslocamemntos. A mudez, viva voz. Leituras em relação ao silêncio da mulher em um conto de Reina Roffé.. 2010. (Congresso).

41.
IV Semana de Letras - CCE- UFSC.Estudos sobre criação e caracterização de personagens nos romances de Roberto Arlt. 2010. (Outra).

42.
Mostra de Cinema Argentino. 2010. (Outra).

43.
Muestra Chopin en el Instituto Cervantes de Florianópolis.Muestra Chopin: La estadía en Mallorca.. 2010. (Encontro).

44.
Oficina Moodle I. 2010. (Oficina).

45.
Qué hacer en una primera clase de español para extranjeros?. 2010. (Encontro).

46.
Seminario para Examinadores del D.E.L.E (Diplomas de español como Lengua extranjera). 2010. (Seminário).

47.
Seminario para Examinadores del D.E.L.E (Diplomas de español como Lengua extranjera Niveles A1-A2 y C1). 2010. (Seminário).

48.
Seminario para examinadores del DELE (Diplomas de español como Lengua Extranjera. 2010. (Seminário).

49.
Seminario para examinadores del DELE (Diplomas de español como Lengua Extranjera Niveles A1-A2 y C1. 2010. (Seminário).

50.
Simpósio Internacional de Literatura Argentina. 2010. (Simpósio).

51.
Simpósio Internacional de Literatura Argentina.Ofío da trama borgeana. 2010. (Simpósio).

52.
Simpósio Internacional de Literatura Argentina: As bibliotecas insaciáveis. 2010. (Simpósio).

53.
Tradução de "Los sonetos de Shakespeare" en una versión argentina. 2010. (Outra).

54.
X Jornadas Borges y los otros. O que tramamos com Borges. 2010. (Congresso).

55.
Ciclo do Cinema Argentino: Entre gauchos y compadritos. 2009. (Outra).

56.
Colóquio Internacional Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul. 2009. (Congresso).

57.
II Colóquio - Perspectivas em Língua e Literatura. 2009. (Encontro).

58.
Primeiro Simpósio Internacional de Literatura Juan Carlos Onetti. 2009. (Simpósio).

59.
La Socialización Tecnológica: los jóvenes mediáticos que recibe la Escuela. 2008. (Seminário).

60.
Primera Jornada Nacional para Educadores. 2005. (Encontro).

61.
1 Exposición y Encuentro de Revistas Alternativas y Digitales.Revista de Literatura y Artes "Parto del Blanco". 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSENTINO, G.. II Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Literatura. 2012. (Outro).

2.
COSENTINO, G.. El Quijote según Rep. Muestra gráfica de las ilustraciones del Quijote por el artista argentino Miguel Rep. 2011. (Exposição).

3.
COSENTINO, G.. Escritores argentinos segundo Miguel Rep. 2011. (Exposição).

4.
COSENTINO, G.. Comissão de apoio da Mostra de Cinema Argentino. 2010. (Outro).

5.
COSENTINO, G.. Comissão de apoio do Simópsio Internacional de Literatura Argentina. 2010. (Outro).

6.
COSENTINO, G.. Comissão de aopio do Colóquio Internacional Tempo e Movimento: imagens argentinas.. 2010. (Outro).

7.
COSENTINO, G.. Ciclo de Cinema Colombiano: A diáspora colombiana. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
COSENTINO, G.. Panorama da Literatura Espanhola do Século de Ouro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
COSENTINO, G.. Celebrando América: las festividades de Hispanoamérica en el aula de E.L.E. 2011. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:46:22