Joziane Porcino da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0265877539820295
  • Última atualização do currículo em 03/01/2019


Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Brasília (2016) e mestrado em andamento em Sistemas Mecatrônicos (UnB). Possui conhecimentos de Microprocessadores e Sistemas Embarcados, Instrumentação Eletrônica e Biomédica. Experiência com Engenharia Biomédica (Biomateriais, Certificação de Equipamentos Eletromédicos, Engenharia Clínica) e Engenharia de Produto Mecatrônico. É membro da Sociedade Brasileira de Eletromiografia e Cinesiologia - SOBEC e pesquisadora do Laboratório de Engenharia Biomédica - LaB/UnB. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joziane Porcino da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, J. P.;DA SILVA, JOZIANE PORCINO;Joziane Porcino da Silva;JOZIANE PORCINO DA SILVA;Silva, Joziane Porcino;P. DA SILVA, J.;SILVA, J. P. da


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Sistemas Mecatrônicos.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Análise do Equipamento Médico Assistencial Eletrodo Ativo de NiTi para procedimento de Ablação Hepática por Radiofrequência.,Orientador: Suelia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2016
Graduação em Engenharia Eletrônica.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Avaliação de conformidade quanto à segurança elétrica e compatibilidade eletromagnética de dois equipamentos eletromédicos em estudo.
Orientador: Suelia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa.
2008 interrompida
Graduação interrompida em 2009 em Gestão de Saúde.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Ano de interrupção: 2009




Formação Complementar


2017 - 2017
Introdução às Ferramentas: Data Acquisition Toolbox & SimBiology. (Carga horária: 8h).
Opencadd Advanced Technology Comércio e Serviços, OPENCADD, Brasil.
2017 - 2017
Metodologia Prática de Escrita: Roteiro de Ação. (Carga horária: 4h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2017 - 2017
Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. (Carga horária: 4h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2017 - 2017
Simulink Fundamentals. (Carga horária: 16h).
Opencadd Advanced Technology Comércio e Serviços, OPENCADD, Brasil.
2017 - 2017
MATLAB Fundamentals. (Carga horária: 16h).
Opencadd Advanced Technology Comércio e Serviços, OPENCADD, Brasil.
2017 - 2017
Mini-Workshop de Avaliação de Equipamentos Médico-Assistenciais. (Carga horária: 16h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



INDUSTRIAS ROSSI ELETROMECANICA LTDA., IRE_FORN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Acompanhamento e execução de projetos eletrônicos; linha de produção eletrônica; Suporte técnico aos sistemas de portões eletrônicos; Supervisão de manutenção de equipamentos eletrônicos de linha de produção.


Laboratório de Ensaios e Certificação de Equipamentos Eletromédicos, LABCERT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Técnico/Pesquisador, Carga horária: 30
Outras informações
Ensaios em Equipamentos Eletromédicos: testes de segurança elétrica e compatibilidade eletromagnética. Foram feitos testes de conformidade em equipamentos eletromédicos em fase de desenvolvimento. Melhoria de qualidade de equipamento por meio da certificação de conformidade, Execução de ensaios necessários para a obtenção do registro da ANVISA. Execução dos procedimentos recomendados na norma geral ABNT NBR IEC 60601-1:2010, ABNT NBR IEC 60601-1-2:2006 e ABNT NBR IEC/CISPR 11:2012.


Hospital Universitário de Brasília, HUB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em Engenharia Clínica/ Instrumentação, Carga horária: 20
Outras informações
Acompanhamento das atividades do setor de Engenharia do hospital, por meio de atividades de Engenharia Clínica: auxílio na gestão dos equipamentos hospitalares, observação do seu funcionamento, utilização, técnicas envolvidas, controle de entrada e saída. Instrumentação Biomédica: trabalho com equipamentos médicos, acompanhamento de manutenção, curso ministrado sobre a utilização dos equipamentos para profissionais da saúde.


RF Engenharia, RF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em Engenharia Elétrica, Carga horária: 20
Outras informações
Acompanhamento dos projetos elétricos e eletrônicos na empresa, auxiliando na verificação de circuitos e Montagem de sistemas. Elaboração de laudos técnicos de testes em circuitos.


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Administrativo

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio Docência na disciplina de Eletricidade Aplicada: Engenharias

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

Atividades

08/2017 - Atual
Direção e administração, Campus Gama, .

Cargo ou função
Apoio e Administração em Pós Graduação.
07/2017 - Atual
Estágios , UnB - Campus Gama, .

Estágio realizado
Estágio Docência na disciplina de Eletricidade Aplicada.

Banco do Brasil - Diretoria de Tecnologia, DITEC BB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Menor Aprendiz, Carga horária: 20
Outras informações
Atendimento telefônico, Serviços Administrativos, Suporte Técnico em TI, Auxiliar bibliotecária.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
SOFIA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa em 27/06/2017.
Descrição: A incidência de câncer cresce a uma taxa proporcional ao envelhecimento da população mundial. A necessidade de terapias eficientes, seguras e com o mínimo de efeitos colaterais levou ao desenvolvimento da técnica de ablação térmica por radiofrequência. A ablação térmica por radiofrequência (RF) é a técnica ablativa mais comum no mundo. O objetivo da ablação hepática por RF é usar calor para destruir tumores de maneira pouco invasiva danificando minimamente os tecidos sadios ao redor do tumor. Neste método pouco invasivo, um eletrodo com diversos prolongamentos é inserido na região do tumor e energia de radiofrequência produzida por um gerador eletrônico é aplicada. A energia de RF aquece o tumor o que provoca sua necrose, i.e., as células são destruídas devido ao aumento da temperatura. Assim, o procedimento, quando bem sucedido, permite o aquecimento controlado somente das células cancerígenas em um volume bem definido do fígado de forma a eliminar completamente o carcinoma. Portanto, a ablação térmica por RF pode curar o paciente de um carcinoma potencialmente fatal. Infelizmente a indústria brasileira não domina esta tecnologia. Assim, o Brasil é totalmente dependente de importação de equipamentos e acessórios de ablação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
Construção de um Ambiente Web de Ensino e Aprendizagem para a Área de Saúde
Descrição: O projeto proposto apresenta uma abordagem diferenciada do ensino convencional para a transmissão do conhecimento de anatomia humana. Visa solucionar as carências de ordem didática pedagógica das disciplinas de morfologia em Instituições de Ensino Superior, com relação à falta de peças anatômicas, falta de monitores treinados para o auxílio de professores e estudantes e dificuldade de visão espacial de estruturas internas. Para a solução destes problemas, é sugerido um modelo de ambiente virtual inteligente, isto é, um Ambiente de Simulação Médica (ASM) para a Web, que integra o STI e a RV ao processo de ensino da anatomia humana, bem como apresenta um Estudo de Caso para a área de anatomia da mama. Além disso, apresenta um módulo de procedimento cirúrgico no sentido de minimizar erros e melhorar o diagnóstico quanto à utilização de técnicas de punção de mama. Neste sentido, a inovação contida no projeto busca afetar positivamente a aquisição de novos conhecimentos por parte dos estudantes e profissionais da área médica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Estudo e desenvolvimento de uma biomembrana de látex como lente de contato oclusora.
Descrição: O objetivo é criar um oclusor, no formato de lente de contato à base de látex, que irá facilitar o manuseio e controle da aplicação deste produto dentro de uma técnica já existente no tratamento da ambliopia, doença que deixa o olho preguiçoso e ataca principalmente crianças de 0 à 6 anos, e pode atingir jovens e adultos. Esse projeto também beneficiará, jovens e adultos, que não foram tratados na época certa ou não chegaram à resultados satisfatórios com os oclusores comuns. Esse produto garantirá maior índice de aproveitamento do método de tratamento da ambliopia, atingindo maiores índices de bons resultados, que tem grande margem a ser ampliado. Os produtos utilizados atualmente pelo método de tratamento da ambliopia, estão com margens de aproveitamento muito baixa, devido à complicação em colocar e mantê-lo no local adequado, que neste caso é o olho. E isso traz grandes problemas à saúde pública. O produto a ser desenvolvido vai ocluir o olho do paciente, evitando a passagem de luz do meio externo para dentro do olho, reduzindo muito o desconforto que é gerado pelos produtos atuais, principalmente entre as crianças de 0 a 6 anos, que são as grandes vítimas da ambliopia. Os oclusores convencionais, fixados com esparadrapo diretamente sobre a órbita ocular da criança, gera prejuízos estéticos e também possibilita a sua retirada pela criança, com muita freqüência, trazendo transtornos consideráveis ao tratamento. O oclusor comum, tem duas formas de ser usado. Uma é aderido à face do paciente, principalmente crianças, por meio de adesivo. E o outro, é um oclusor que vai direto aos óculos que é quase inoperante e o paciente, principalmente os infantis, tira-os com muita facilidade. Os oclusores comuns, não são versáteis e a fixação deles, que é fundamental para o tratamento da ambliopia, depende muito da vontade de quem os usa, na maioria crianças, que os retiram muito facilmente, fazendo assim com que o tratamento não atinja seu objetivo na maioria dos casos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Joziane Porcino da Silva - Integrante / Suélia Rodrigues - Coordenador / Adson Ferreira da Rocha - Integrante / Yovanka Pérez Ginoris - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2009 - 2010
Estudo do módulo controlador de fluxo esofagiano em ação no sistema digestivo
Descrição: O objetivo do projeto é o desenvolvimento de um dispositivo para auxílio ao tratamento da obesidade embasado no controle do fluxo de substâncias no esôfago para ser aplicado em humanos. No método proposto, um dispositivo colocado no esôfago diminui o raio deste, diminuindo a velocidade e fluxo com que o alimento pode ser consumido. A base do método é um módulo de látex com formato aproximadamente cilíndrico que é aplicado no esôfago. Este contém um lúmen central, com diâmetro consideravelmente menor que o diâmetro do esôfago, que limita a taxa de passagem de alimento pelo órgão. Busca-se realizar o controle de fluxo alimentar através do esôfago sem causar agressões ao tecido e sem comprometer a digestão e absorção dos alimentos. Em um projeto recente o módulo foi desenvolvido a partir do látex natural extraído da seringueira Hevea brasiliensis, e este foi avaliado quanto às características construtivas, mecânicas, aplicabilidade, remoção, bio-compatibilidade, eficácia na redução de fluxo, peso e danos ao esôfago, em dezesseis cães. Posicionou-se o módulo no esôfago por meio de vídeo-endoscopia. O seguimento pós-aplicação foi de quinze dias. A apreciação dos resultados foi feita segundo as avaliações clínicas, complicações, radiografias sucessivas e vídeo-endoscopia. Os experimentos mostram que não ocorreram alterações nem danos: ao esôfago, ao estado comportamental dos animais e que a perda de peso observada manteve os indicadores clínicos em bom estado, constando-se perda de até 8%. Apresentamos aqui uma proposta de projeto de alteração estrutural adaptativa do módulo para ser aplicada em humanos, com objetivo de se realizar o controle do volume da ingesta alimentar através de um sistema mecânico aplicado ao esôfago. Com isso, obter resultados de perda de peso sem causar danos e alterações nutricionais e sanguíneos significativas, sem alterar o trato digestivo, realizado por um procedimento minimamente invasivo ? fatos estes desejáveis e não alcançados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Joziane Porcino da Silva - Integrante / Suélia Rodrigues - Coordenador / Adson Ferreira da Rocha - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2014 - 2015
Incentivo dos estudantes do Ensino Médio à Engenharia com o uso do microprocessador Arduino
Descrição: O objetivo principal de estudante extensionista, foi incentivar alunos de Ensino Médio a se interessarem pela área de Engenharia, apresentando de forma principal a Engenharia Eletrônica visando aprender com conhecimentos práticos o que o curso pode oferecer, seus benefícios e áreas de atuação. Na execução do projeto, foram separados grupos de 3 a 5 alunos para realizar as experiências a partir de um plano de trabalho definido. A definição da programação do curso visou valorizar o trabalho coletivo, o diálogo e a troca de argumentos durante suas atividades e a integração com o ensino público utilizando teoria e prática. A organização do programa privilegiou momentos de reflexão teórica nas reuniões e atividades de comunicação da produção científica e de resultados práticos. A temática das atividades procurou responder a questões relevantes, como a aplicação no uso cotidiano dos microcontroladores, as formas de atuação da engenharia nos diversos pólos tecnológicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Joziane Porcino da Silva - Integrante / Luis Filomeno de Jesus Fernandes - Coordenador / Alinny Eugenia Veras - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Desenvolvimento de Produto.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Metodologia de Projeto do Produto.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Engenharia Clínica.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Engenharia Médica/Especialidade: Instrumentação Biomédica.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Engenharia Médica/Especialidade: Biomateriais e Materiais Biocompatíveis.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Instrumentação Eletronica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, J. P.;DA SILVA, JOZIANE PORCINO;Joziane Porcino da Silva;JOZIANE PORCINO DA SILVA;Silva, Joziane Porcino;P. DA SILVA, J.;SILVA, J. P. da2018SILVA, J. P.; RODRIGUES, B. A. ; CASADO, J. C. S. ; RODRIGUES, Suélia de Siqueira Fleury Rosa . Infusion Pump: Bond Graph Mathematical Modeling for Blood Pressure Control. IEEE Latin America Transactions, v. 16, p. 1569-1573, 2018.

2.
1SILVA, J. P.2017 SILVA, J. P.; RODRIGUES, B. A. ; CORREA, S. K. T. ; COSTA, D. O. ; ROSA, S. S. R. F. . SISTEMA DE APOIO AO DIAGNÓSTICO DE NÓDULOS CANCERÍGENOS ESOFÁGICOS SUBCUTÂNEOS COM USO DE ANÁLISE TÉRMICA. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde, v. 7, p. 4-14, 2017.

3.
DA SILVA, JOZIANE PORCINO2016DA SILVA, JOZIANE PORCINO; RODRIGUES, BEATRIZ ARAUJO ; CORREIA, STEFANE KAROLINE ; SILVA, JOÃO VICTOR CAMPOS ; DIAS, TATIANA ; CASADO, JOCYELLEN ; ROSA, SUELIA RODRIGUES FLEURY . MODELO MATEMÁTICO DO COMPORTAMENTO DE PÉ DE UMA PRÓTESE PARA AMPUTADOS ABAIXO DO JOELHO. HOLOS (NATAL. ONLINE), v. 3, p. 31, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, J. P.; ROSA, S. S. R. F. ; CASADO, J. C. S. ; OLIVEIRA, V. M. ; FERNANDES, J. A. E. ; R. F.S. MARÃES, V. . ELETRODOS PARA PROCEDIMENTO DE ABLAÇÃO HEPÁTICA POR RADIOFREQUÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: Lais Daiene Cosmoski; Fabrício Loreni da Silva Cerutti. (Org.). Bases da saúde e engenharia biomédica. 1ed.: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 86-95.

2.
CASADO, JOCYELLEN ; MONTEIRO, M. S. ; SILVA, J. P. ; ROSA, S. S. R. F. . ANÁLISE DO USO DA ABLAÇÃO HEPÁTICA EM NEOPLASIAS: PERSPECTIVA PARA DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA NEOPLASIAS. In: Lais Daiene Cosmoski; Fabrício Loreni da Silva Cerutti. (Org.). Bases da Saúde e Engenharia Biomédica. 1ed.: Atena Editora, 2018, v. 2, p. 29-36.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
P. DA SILVA, J.; S. R. F. ROSA, S. ; C. S. CASADO, J. ; M. OLIVEIRA, V. ; ELIAS, J. ; R. F.S. MARÃES, V. . ELETRODOS PARA PROCEDIMENTO DE ABLAÇÃO HEPÁTICA POR RADIOFREQUÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia (COBEC) e o Simpósio de Engenharia Biomédica (SEB) COBECSEB, 2018, Uberlândia. Anais do V Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia e X Simpósio de Engenharia Biomédica, 2017.

2.
C. S. CASADO, J. ; S. MONTEIRO, M. ; P. DA SILVA, J. ; R. MENDONÇA, K. ; R. F.S. MARÃES, V. ; S. R. F. ROSA, S. . ANÁLISE DE DESEMPENHO DE FILTRAGEM BIOMECÂNICA DERIVADA DE BIOMATERIAL LÁTEX APLICADA EM SISTEMA DE AQUISIÇÃO EXIBIÇÃO E ANÁLISE DE SINAIS ELETROMIOGRÁFICOS. In: Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia (COBEC) e o Simpósio de Engenharia Biomédica (SEB) COBECSEB, 2018, Uberlândia. Anais do V Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia e X Simpósio de Engenharia Biomédica, 2017.

3.
C. S. CASADO, J. ; S. MONTEIRO, M. ; P. DA SILVA, J. ; S. R. F. ROSA, S. . Revisão de atualização do uso da ablação térmica por radiofrequência: perspectiva de desenvolvimento de inovação tecnológica para neoplasias. In: Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia (COBEC) e o Simpósio de Engenharia Biomédica (SEB) COBECSEB, 2018, Uberlândia. Anais do V Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia e X Simpósio de Engenharia Biomédica, 2017.

4.
SILVA, J. P.; CANDIDO, A. J. T. ; AMARAL, G. ; FERNANDES, L. ; ALMEIDA, V. ; FIRMINO, G. ; ROSA, S. S. R. F. ; SANTOS, A. C. . Nickel-Titanium Electrode for Radiofrequency Hepatic Ablation Procedure. In: 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017, Curitiba. 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017.

5.
OLIVEIRA, V. M. ; SILVA, J. P. ; SIERRA, Y. ; ROSA, S. S. R. F. . Síndrome da mão diabética: modelagem e simulação. In: DINCON ? Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações, 2017, São José do Rio Preto. DINCON ? Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações, 2017.

6.
CASADO, JOCYELLEN ; DIAS, TATIANA ; SILVA, J. V. C. ; CORREIA, S. K. T. ; DA SILVA, JOZIANE PORCINO ; ROSA, S. S. R. F. . CONTROLE DO FLUXO ESOFAGIANO: UMA NOVA PROPOSTA NO CONTROLE DA OBESIDADE. In: Congresso Alagoano de Anatomia, 2015, Maceió. I Encontro de Ligas de Anatomia, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, B. A. ; SILVA, J. P. ; BRASIL, L. M. . Method of Spring-Mass Deformation in 3D Modeling for Breast Surgical Procedure.. In: Pan American Health Care Exchanges (PAHCE), 2014, Brasília. 2014 PAN AMERICAN HEALTH CARE EXCHANGES (PAHCE). CONFERENCE, WORKSHOPS, AND EXHIBITS. COOPERATION / LINKAGES., 2014. p. 50-50.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, J. P.; ROCHA, A. F. ; RODRIGUES, Suélia . Estudo e Desenvolvimento de uma biomembrana de látex como lente de contato oclusora. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, J. P.; BRITO, M. F. ; PEREIRA, N. S. ; RODRIGUES, Suélia ; ROCHA, A. F. . Estudo do módulo controlador de fluxo esofagiano: proposta de método para avaliação do grau de obesidade.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, J. P.; PEREIRA, N. S. ; BRITO, M. F. ; RODRIGUES, Suélia ; ROCHA, A. F. ; SOARES, F. A. . PROPOSTA DE MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DO GRAU DE OBESIDADE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, J. P.; ROCHA, A. F. ; RODRIGUES, Suélia . PROPOSTA DE MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DO GRAU DE OBESIDADE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, J. P.; RODRIGUES, B. A. . Plano de Projeto para Sistema de Neoformação Tecidual RAPHA. 2017.

2.
SILVA, J. P.; RODRIGUES, B. A. . Processo de Desenvolvimento de Produto Equipamento de Neoformação Tecidual RAPHA: PROJETO INFORMACIONAL. 2017.

3.
SILVA, J. P.. Avaliadora no processo de seleção dos Projetos de Inovação Tecnológica do EDITAL DE INOVAÇÃO PARA A INDÚSTRIA CICLO 2017.2.. 2017.

4.
SILVA, J. P.. Avaliadora no processo de seleção dos Projetos de Inovação Tecnológica do EDITAL DE INOVAÇÃO PARA A INDÚSTRIA CICLO 2017.3. 2017.

5.
SILVA, J. P.; RODRIGUES, B. A. . Processo de Desenvolvimento de Produto Equipamento de Neoformação Tecidual RAPHA: PROJETO CONCEITUAL. 2017.

6.
SILVA, J. P.. Equipamento de Neoformação Tecidual (RAPHA). 2016.

Trabalhos técnicos


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROSA, S. S. R. F.; CAVALCANTE, G. C.; MOTTA, B. C.; SILVA, J. P.; MACEDO, Y. C. L.. Participação em banca de Lais Lima Ribeiro.Estudo e Análise do uso do equipamento Soft-Starter em práticas de Laboratório de Eletricidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade de Brasília.

2.
ROSA, S. S. R. F.; OLIVEIRA, D. S.; MARQUES, M. P.; CAVALCANTE, G. C.; SILVA, J. P.. Participação em banca de Ludimila Evangelista dos Santos.Caracterização Compressiva de Elastômeros: Avaliação experimental e modelagem matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade de Brasília.

3.
ROSA, S. S. R. F.; FLEURY, M. F. R.; MONTEIRO, M.; SILVA, J. P. da; OLIVEIRA, D. S.. Participação em banca de Lívia Sant'Anna Alves.Sistema de Segurança para o Equipamento de Ablação Hepática de Radiofrequencia - SOFIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade de Brasília.

4.
ROSA, S. S. R. F.; MOTTA, B. C.; SILVA, J. P. da; MACEDO, Y. C. L.; FONSECA, R. D.. Participação em banca de Gustavo Oliveira do Amaral.Pesquisa e Inovação em Saúde para tratamento do Carcinoma Hepatocelular (CHC): Estudo do eletrodo de 5 hastes com sensor de temperatura embutido. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade de Brasília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2ª Imersão Técnica Científica realizada pelos Projetos Vera e Sofia.Projetos Sofia e Vera: Testes in vivo. 2016. (Outra).

2.
63ª Reunião Anual da SBPC- Jornada Nacional de Iniciação Científica.Estudo do Módulo Controlador de Fluxo Esofagiano. 2011. (Outra).

3.
XVII Congresso de Iniciação Científica na UnB. Estudo e desenvolvimento de uma biomembrana de látex como lente de contato oclusora. 2011. (Congresso).

4.
XVI Congresso de Iniciação Científica da UnB. Estudo do módulo controlador de fluxo esofagiano em ação no sistema digestivo - Proposta de método para avaliação do grau de obesidade. 2010. (Congresso).

5.
XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. Proposta de método para avaliação do grau de obesidade. 2010. (Congresso).

6.
I Encontro de Ciência e Tecnologia da Faculdade UnB-Gama.Estudo do módulo controlador de fluxo esofagiano. 2009. (Encontro).

7.
IX Semana de Extensão da UnB. 2009. (Outra).

8.
Fórum Internacional Sobre Educação e Promoção da Saúde. 2008. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mateus Alves da Rocha. Análise e Desenvolvimento de eletrodo para sistema de ablação pulmonar por radiofrequencia (Helena) com ensaios ex vivo.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade de Brasília. (Orientador).



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Monitoria prestada na disciplina de Sistemas Digitais 90 h (2011) do curso de Engenharia Eletrônica.
Atividade de Extensão "Incentivo à Engenharia no ensino médio com o uso do microprocessador Arduino " 60 h (2014).
Estágio em Docência na disciplina de Eletricidade Aplicada (2017) dos cursos de Engenharias.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 7:57:47