Maria Helena Machado Canella

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8307223098310141
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Possui graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e mestrado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente está realizando doutorado em Ciência dos Alimentos na Universidade Federal de Santa Catarina. Envolvida em projetos de inovação tecnológica nas áreas de probióticos, prebióticos, soro de leite e crioconcentração. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Helena Machado Canella
Nome em citações bibliográficas
CANELLA, M. H. M.;CANELLA, MARIA HELENA MACHADO;MACHADO CANELLA, MARIA HELENA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina.
Rodovia Admar Gonzaga - até 2024/2025
Itacorubi
88034000 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37215366


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ciências dos Alimentos.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Elane Schwinden Prudêncio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014
Mestrado em andamento em Ciências dos Alimentos.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Orientador: Dra. Elane Schwinden Prudêncio..
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: VIABILIDADE DE Lactobacillus paracasei MICROENCAPSULADO COM ALGINATO DE SÓDIO.
Orientador: Elane Schwinden Prudêncio.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Curso Extra-Curricular de Inglês - Nível 3. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Introdução ao LaTeX. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Oficinas Gerenciadores Bibliográficos: Mendeley. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação Normalização de Trabalho Acadêmico -A5. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Segurança de Alimentos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso Extracurricular de Inglês - Nível I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária, FAPEU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Alimentos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq no Laboratório de Biotecnologia Alimentar no Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Com o projeto intitulado "Identificação de bactérias láticas em fermento natural obtido a partir de uva", sob orientação do Prof. Dr. Ernani Sebastião Sant'anna.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista Prae, Enquadramento Funcional: Bolsista Permanência, Carga horária: 20


Laboratório Biológico Análise Química e Microbiológica, KIT LABOR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório de Análises Químicas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Inovação e desenvolvimento de produtos lácteos
Descrição: Este projeto terá como objetivos gerais a utilização de novos agentes encapsulantes visando à proteção de bactéria probiótica durante simulação gastrointestinal in vitro e durante o armazenamento, visando avaliar as propriedades tecnológicas. Os objetivos específicos serão os seguintes: microencapsular a cultura probiótica (Bifidobacterium BB-12) utilizando leite de diferentes espécies e/ou prebiótico, através da técnica de spray drying; avaliar a efetividade do processo de microencapsulação, que será determinada através da análise de morfologia e do tamanho de partícula; e avaliar a sobrevivência das bactérias probióticas microencapsuladas com leite de diferentes espécies e prebióticos na simulação gastrointestinal in vitro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .

Integrantes: Maria Helena Machado Canella - Integrante / Elane Schwinden Prudêncio - Coordenador / Isabella de Bona Muñoz - Integrante / Renata Dias de Mello Castanho Amboni - Integrante / Silvani Verruck - Integrante / Gabriela Rodrigues de Liz - Integrante.
2017 - Atual
IMPACTO DO PROCESSO DE CRIOCONCENTRAÇÃO DO LEITE E DO SORO DE LEITE: APROVEITAMENTO DOS SEUS CONCENTRADOS VISANDO O DESENVOLVIMENTO E A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA OBTENÇÃO DE DERIVADOS LÁCTEOS FUNCIONAIS
Descrição: Este projeto apresenta relevância, característica inovativa, tecnológica, científica.e potencial econômico. O processo de crioconcentração será utilizado para concentrar o leite e o soro de leite. Os concentrados do leite e do soro de leite serão utilizados na produção de derivados lácteos funcionais. Produtos lácteos produzidos com concentrado de leite e de soro de leite em associação com bactérias probióticas e inulina pode resultar em alimentos funcionais. Destes produtos serão avaliadas suas propriedades físicas, químicas, de cor, reológicas e microbiológicas. Em relação as análises microbiológicas sabe-se que muitos ensaios clássicos, como a contagem em placas, são usados para identificar e quantificar as Bifidobacterium BB-12. Desta forma, neste estudo se pretende verificar o crescimento e a viabilidade de bifidobactéria em produtos lácteos através da contagem em placas e comparar com a eficácia dos protocolos de extração de DNA. Este projeto tem relação com trabalhos realizados e a experiência de um grupo de pesquisa já consolidado na área...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Maria Helena Machado Canella - Integrante / Renata Dias de Melo Castanho Amboni - Integrante / Elane Schwinden Prudêncio - Coordenador / Isabella de Bona Muñoz - Integrante / Edna Regina Amante - Integrante / Carmen M. O. Muller - Integrante / Silvani Verruck - Integrante / Gabriela Rodrigues de Liz - Integrante / Carlise B. FRITZEN-FREIRE - Integrante / Ana Carolina Maisonave Arisi - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
Química e bioquímica de produtos lácteos
Descrição: Estudos sobre as aplicações e propriedades dos leites de diferentes fontes, alergenicidade e comportamento das matérias primas e produtos submetidos a diferentes formas de armazenagem,transporte e processamento. Efeitos sobre o valor nutricional e funcional dos produtos. Estudos dos efeitos das técnicas de filtração, nano, micro e ultrafiltração sobre as propriedades nutricionais, físico-químicas, microscópicas reológicas e sensorias de leite e derivados...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Maria Helena Machado Canella - Integrante / Elane Schwinden Prudêncio - Coordenador / Isabella de Bona Muñoz - Integrante / Sofia Grechi Garcia - Integrante / Silvani Verruck - Integrante / Gabriela Rodrigues de Liz - Integrante / Carlise B. FRITZEN-FREIRE - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS LÁCTEOS
Descrição: Utilizar o soro de leite líquido, produto secundário da indústria queijeira, considerado um potencial poluente ambiental em tecnologias emergentes eficientes, como a crioconcentração, visando reduzir problemas relativos ao seu descarte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Maria Helena Machado Canella - Integrante / Elane Schwinden Prudêncio - Coordenador / Isabella de Bona Muñoz - Integrante / Renata Dias de Mello Castanho Amboni - Integrante / Edna Regina Amante - Integrante / Carmen M. O. Muller - Integrante / Sofia Grechi Garcia - Integrante / Silvani Verruck - Integrante.
2009 - 2012
Microalgas: Uma inédita alternativa para a produção de biodiesel e insumos alimentares no Semi árido do Nordeste
Descrição: Descrição: É verdadeiro que grande parte do petróleo existente atualmente tenha sido originado a partir de algas em oceanos remotos. Entende-se também que este petróleo não renovável esgota-se rapidamente e que alternativas para substituição devem ser estudadas. A energia solar apresenta-se como renovável e uma excelente opção para captar esta energia é a fotossíntese, o que acontece normalmente para suprir nossas necessidades de alimentos, mas que também pode vir a suprir nossas necessidades energéticas, desde que conversões químicas apropriadas sejam executadas. Esta opção torna-se mais atrativa na medida em que se aliem algumas situações problemáticas oriundas de necessidades atuais, como geração de águas residuais e ocupação de áreas impróprias para cultivo e produção de alimentos. Esta situação apresenta-se no semi árido nordestino onde existe a necessidade da utilização de águas subterrâneas. Porém, devido a características geológicas e climáticas, além de ações antrópicas, muitos destes aqüíferos apresentam concentrações salinas em níveis superiores aos recomendados para o consumo. Assim, para que estas águas possam ser utilizadas para o consumo humano, faz-se necessária a utilização de processos de dessalinização. Estes, no entanto, produzem rejeitos com elevadas concentrações salinas que apresentam grande impacto ambiental, o qual se presta sobremaneira para o cultivo de microalgas, particularmente de Chlorella vulgaris. Paralelamente, a carência de água e na maioria das regiões com solos inférteis e inadequados a produção de alimentos, obrigam muitas comunidades a viverem em situações com baixos níveis de desenvolvimento social. O sucesso desta iniciativa pode vir a minimizar ou ou reverter algumas destas situações. Sistemas de produção de microalgas, desde que agregados as unidades de desalinização ou mesmo com captação direta de águas subterrâneas, irão se constituir em uma excelente alternativa para geração de rendas a partir da produção de biodiesel e de insumos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Helena Machado Canella - Coordenador / Tiago da Silva - Integrante / Ernani Sebastião Sant'anna - Integrante / Luiz Rodrigo Ito Morioka - Integrante / Regina C. O. Torres - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MUNOZ, I. B.2018MUNOZ, I. B. ; CANELLA, M. H. M. ; VERRUCK, S. ; MULLER, C. M. O. ; LIZ, G. R. ; AMBONI, R. D. M. C. ; PRUDENCIO, E. S. . Use of Concentrated Whey by Freeze Concentration Process to Obtain a Symbiotic Fermented Lactic Beverage. ADVANCE JOURNAL OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 14, p. 56-68, 2018.

2.
BERENHAUSER, ANA CLAUDIA2017 BERENHAUSER, ANA CLAUDIA ; MACHADO CANELLA, MARIA HELENA ; BONA MUÑOZ, ISABELLA DE ; SCHWINDEN PRUDENCIO, ELANE ; OLIVEIRA, J. VLADIMIR ; BLOCK, JANE MARA . The Impact of the Block Freeze Concentration Process on Human Milk Properties Intended for Feeding Newborns. FOOD AND NUTRITION SCIENCES (ONLINE), v. 08, p. 402-418, 2017.

3.
MATOS, ÂNGELO PAGGI2014 MATOS, ÂNGELO PAGGI ; FERREIRA, WERUSKA BRASILEIRO ; DE OLIVEIRA TORRES, REGINA COELI ; MORIOKA, LUIZ RODRIGO ITO ; CANELLA, MARIA HELENA MACHADO ; ROTTA, JEFFERSON ; DA SILVA, TIAGO ; MOECKE, ELISA HELENA SIEGEL ; SANT?ANNA, ERNANI SEBASTIÃO . Optimization of biomass production of Chlorella vulgaris grown in desalination concentrate. Journal of Applied Phycology, v. 27, p. 1473-1483, 2014.

4.
APLEVICZ, K. S.2013 APLEVICZ, K. S. ; CANELLA, M. H. M. ; SILVA, T. ; OGLIARI, P. J. ; SANT?ANNA, E. S. . Influence fermentation time of sourdough through the aplication of linear regression analysis. Revista SODEBRAS, v. 8, p. 15-18, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
SERGIO, C. E. ; CANELLA, M. H. M. ; VERRUCK, SILVANI ; PRUDENCIO, E. S. . EMPREGO E PROPRIEDADES DO LEITE FERMENTADO DE CABRA (Capra aegragus) ADICIONADO DE INULINA. In: Silvani Verruck; Elane Schwinden Prudencio. (Org.). Inovação na tecnologia de derivados do leite de cabra. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 50-60.

2.
CARDOSO, L. M. ; CARDOSO, A. E. M. ; CANELLA, M. H. M. ; VERRUCK, SILVANI ; PRUDENCIO, E. S. . PROPRIEDADES DE DOCE DE LEITE DE CABRA (Capra aegragus) ADICIONADO DE PREBIÓTICO VISANDO A SUBSTITUIÇÃO DA GORDURA. In: Silvani Verruck; Elane Schwinden Prudencio. (Org.). Inovação na tecnologia de derivados do leite de cabra. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 39-49.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CANELLA, M. H. M.; MUNOZ, I. B. ; LIZ, G. R. ; VERRUCK, S. ; GARCIA, S. G. ; PRUDENCIO, E. S. . Effect of the block freeze concentration process in the casein content of skimmed goat milk. In: IX Congreso Ibérico y VII Congreso Iberoamericano de Ciencias y Técnicas del Frío, 2018, Valência, Espanha. Libro de Actas del IX Congreso Ibérico y VII Congreso Iberoamericano de Ciencias y Técnicas del Frío. Valência, Espanha: INSTITUTO DE INGENIERÍA ENERGÉTICA UNIVERSITAT POLITÈCNICA DE VALÈNCIA - UPV, 2018.

2.
MUNOZ, I. B. ; CANELLA, M. H. M. ; RAVENTOS, M. ; HENANDEZ, E. ; PRUDENCIO, E. S. . PROGRESSIVE FREEZE CONCENTRATION OF WHEY IN A PILOT PLANT: PROCESS PERFORMANCE. In: IX Congreso Ibérico y VII Congreso Iberoamericano de Ciencias y Técnicas del Frío, 2018, Valência, Espanha. Libro de Actas del IX Congreso Ibérico y VII Congreso Iberoamericano de Ciencias y Técnicas del Frío. Valência, Espanha: INSTITUTO DE INGENIERÍA ENERGÉTICA UNIVERSITAT POLITÈCNICA DE VALÈNCIA - UPV, 2018.

3.
MUNOZ, I. B. ; CANELLA, M. H. M. ; FRITZEN-FREIRE, C. B. ; MULLER, C. M. O. ; AMBONI, R. D. M. C. ; PRUDENCIO, E. S. . EFEITO DO PROCESSO DE CRIOCONCENTRAÇÃO EM BLOCOS NAS PROPRIEDADES QUÍMICAS DO LEITE. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos: Alimentação: a árvore que sustenta a vida, 2016, Gramado. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos: Alimentação: a árvore que sustenta a vida, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SERGIO, C. S. ; CANELLA, M. H. M. ; PRUDENCIO, E. S. ; MUNOZ, I. B. ; VERRUCK, S. . Emprego do leite de cabra na elaboração de leite fermentado prebiótico. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2017, Santos. Anais ZOOTEC 2017, 2017.

2.
I. B. MUÑOZ ; AMBONI, R. D. M. C. ; CANELLA, M. H. M. ; PRUDENCIO, E. S. . O potencial de produtos a base de erva-mate (Ilex paraguariensis A. St.Hil) como fonte de compostos bioativos. In: XXII Jornadas Jovens Pesquisadores, 2014, Valparaíso. XXII Jornadas Jovens Pesquisadores, 2014.

3.
I. B. MUÑOZ ; I. S. OLIVO ; CANELLA, M. H. M. ; R. SILVEIRA ; D. H. B. RIBEIRO . ANÁLISE DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E PROPOSIÇÃO DO SISTEMA APPCC EM UMA PANIFICADORA. In: XI Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2011, Curitiba. XI Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VERRUCK, SILVANI ; BARRETTA, C. ; MIOTTO, M. ; CANELLA, M. H. M. ; LIZ, G. R. ; GARCIA, S. G. ; MARAN, B. M. ; CUNHA, J. ; PRUDENCIO, E. S. . Bifidobacterium animalis subs. lactis BB-12: Influência da produção de ácidos orgânicos e modificação do pH Intestinal na viabilidade de uma bactéria patogênica. In: VII Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2018, Florianópolis. Anais da Mostra Científica da VII Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Florianópolis: Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos/UFSC, 2018., 2018. v. 1. p. 69-69.

2.
MUNOZ, I. B. ; CANELLA, M. H. M. ; LIZ, G. R. ; GARCIA, S. G. ; HERNANDEZ, E. ; RAVENTOS, M. ; PRUDENCIO, E. S. . EFEITO DA CRIOCONCENTRAÇÃO PROGRESSIVA NA CONCENTRAÇÃO DE SORO DE LEITE. In: VII Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2018, Florianópolis. Anais da Mostra Científica da de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Florianópolis: Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos/UFSC, 2018. v. 1. p. 48-48.

3.
CANELLA, M. H. M.; MUNOZ, I. B. ; LIZ, G. R. ; GARCIA, S. G. ; MARAN, B. M. ; CUNHA, J. ; MOLOGNONI, L. ; DAGUER, H. ; PRUDENCIO, E. S. . PROCESSO DE CRIOCONCENTRAÇÃO EM BLOCOS: EFEITO DOS ESTÁGIOS DE CONGELAMENTO E DESCONGELAMENTO NO TEOR DE CÁLCIO DO LEITE DE CABRA DESNATADO. In: VII Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2018, Florianópolis. Anais da Mostra Científica da VII Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Florianópolis: Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos/UFSC, 2018. p. 49-49.

4.
LIZ, G. R. ; CANELLA, M. H. M. ; MUNOZ, I. B. ; GARCIA, S. G. ; MARAN, B. M. ; CUNHA, J. ; PRUDENCIO, E. S. . AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE PROTEÍNAS NOS SOROS CAPRINO E BOVINO ATRAVÉS DO PROCESSO DE CRIOCONCENTRAÇÃO EM BLOCOS. In: VII Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2018, Florianópolis. Anais da Mostra Científica da VII Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Florianópolis: Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos/UFSC,, 2018. v. 1. p. 29-29.

5.
LIZ, G. R. ; CANELLA, M. H. M. ; MUNOZ, I. B. ; VERRUCK, SILVANI ; DANTAS, A. ; GARCIA, S. G. ; MARAN, B. M. ; CUNHA, J. ; PRUDENCIO, E. S. . EFEITO DO PROCESSO DE DESCONGELAMENTO NA CRIOCONCENTRAÇÃO EM BLOCOS DO SORO DE LEITE DE CABRA. In: VII Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2018, Florianópolis. Anais da Mostra Científica da VII Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Florianópolis: Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos/UFSC, 2018. v. 1. p. 28-28.

6.
VERRUCK, S. ; LIZ, G. R. ; CANELLA, M. H. M. ; MUNOZ, I. B. ; PRUDENCIO, E. S. . Emprego do leite de cabra em pó e inulina como agentes encapsulantes protetores de bifdobactéria na simulação gastro intestinal in vitro.. In: 3º CONGRESSO BRASILEIRO DE PRE, PRO E SIMBIÓTICOS - PREPROSIM, 2017, São Paulo. 3º CONGRESSO BRASILEIRO DE PRE, PRO E SIMBIÓTICOS - PREPROSIM, 2017.

7.
ALVES, L. F. ; CANELLA, M. H. M. ; PEREIRA, L. C. ; CAVALCANTE, B. D. M. ; MUNOZ, I. B. ; AMBONI, R. D. M. C. ; PRUDENCIO, E. S. . USO DO CONCENTRADO DO SORO DE LEITE OBTIDO A PARTIR DA CRIOCONCENTRAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE BEBIDAS LÁCTEAS FERMENTADAS FUNCIONAIS. In: XIII Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2015, Curitiba. XIII Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2015.

8.
CANELLA, M. H. M.; I. B. MUÑOZ ; PRUDENCIO, E. S. ; CASSANEGO ILHA, E. ; SANTANNA, E. S. . CARACTERISTICAS PROBIÓTICAS DE Lactobacillus paracasei MICROENCAPSULADO PELO MÉTODO DE SPRAY DRYING. In: First International Workshop: Innovation in Food Science, 2014, Florianópolis. First International Workshop: Innovation in Food Science, 2014.

9.
APLEVICZ, K. S. ; CANELLA, M. H. M. ; MORIOKA, L. R. I. ; SANT?ANNA, E. S. . Freeze-drying of lactic acid bacteria and yeast isolated from grape sourdough. In: XI Congreso Latinoamericano de Microbiología e Higiene de Alimentos, 2012, Buenos Aires. XI Congreso Latinoamericano de Microbiología e Higiene de Alimentos, 2012.

10.
APLEVICZ, K. S. ; SANT?ANNA, E. S. ; CANELLA, M. H. M. ; SILVA, T. . Evaluation of fermentation kinetics of microrganisms isolated from grape sourdough. In: 16 th World Congress of Food Science and Technology, 2012, Foz do Iguaçu. 16 th World Congress of Food Science and Technology, 2012.

11.
APLEVICZ, K. S. ; CANELLA, M. H. M. ; SILVA, T. ; SANT?ANNA, E. S. ; OGLIARI, J. P. . Estudo do comportamento de bactérias láticas e leveduras no processamento de fermento natural. In: XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia, 2012, Santos. XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia, 2012.

12.
C. B.CAMPOS ; R. C. O. TORRES ; J. G. LORENZ ; CANELLA, M. H. M. ; I. M. PONTALTI . ANÁLISE SENSORIAL E MICROSCÓPICA EM SORVETE DE ABACAXI COM HORTELÃ ADICIONADO DA BIOMASSA DE ARTHROSPIRA PLATENSIS. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2010, Curitiba. XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
MUÑOZ, ISABELLA DE BONA ; VERRUCK, SILVANI ; CANELLA, MARIA HELENA MACHADO ; DIAS, CAROLINNE ODEBRECHT ; AMBONI, RENATA DIAS DE MELLO CASTANHO ; PRUDENCIO, ELANE SCHWINDEN . The use of soft fresh cheese manufactured from freeze concentrated milk as a novelty protective matrix on Bifidobacterium BB-12 survival under in vitro simulated gastrointestinal conditions. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
PRUDENCIO, E. S. ; CANELLA, M. H. M. ; MUNOZ, I. B. ; VERRUCK, S. . Tecnologia de produção de leites fermentados. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PRUDENCIO, E. S. ; MUNOZ, I. B. ; CANELLA, M. H. M. ; VERRUCK, S. . Produção de leites fermentados. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Alimentos.PROCESSO DE CRIOCONCENTRAÇÃO EM BLOCOS: EFEITO DOS ESTÁGIOS DE CONGELAMENTO E DESCONGELAMENTO NO TEOR DE CÁLCIO DO LEITE DE CABRA DESNATADO. 2018. (Outra).

2.
V Workshop in Food Safety. 2017. (Outra).

3.
First International Workshop: Innovation in Food Science.CARACTERISTICAS PROBIÓTICAS DE Lactobacillus paracasei MICROENCAPSULADO PELO MÉTODO DE SPRAY DRYING. 2014. (Outra).

4.
Semana de Integração da Pós-Graduação "Internacionalização: panoramas e perspectivas. 2014. (Outra).

5.
Semana de Iniciação Científica.Identificação de bactérias láticas em fermento natural obtido a partir de uva. 2012. (Outra).

6.
Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2011. (Outra).

7.
XI Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos.ANÁLISE DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E PROPOSIÇÃO DO SISTEMA APPCC EM UMA PANIFICADORA. 2011. (Encontro).

8.
Fórum de Discussão Acadêmica e Atuação Profissional em Ciências dos Alimentos. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CANELLA, M. H. M.; PRUDENCIO, E. S. ; LIZ, G. R. ; VERRUCK, S. ; BARROS, G. . Workshop de Boas Práticas de Pipetagem em Laboratório. 2017. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 22:42:29