Andrew Yan Solano Marinho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0076296251688194
  • Última atualização do currículo em 15/06/2018


Graduado em letras habilitação em língua e literatura inglesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Mestre em Estudos da Linguagem pelo PPGEL-UFRN (2014). Atualmente cursa doutorado em letras no Programa de Pós-graduação em Letras da UEM. Atuou como professor formador bolsista UAB/MEC Letras/Inglês - Universidade Federal de Alagoas. Professor Assistente de Literatura Inglesa do curso de letras da UNEAL. Na mesma instituição, atuou como coordenador do curso de Letras do Campus IV. Professor de Língua inglesa da UNCISAL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de línguas e literaturas. Suas áreas de ensino e pesquisa incluem: leitura e dinâmicas comunicacionais; abordagem intersemiótica no ensino de línguas e de literaturas.. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andrew Yan Solano Marinho
Nome em citações bibliográficas
MARINHO, A. Y. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Alagoas.
Praça Nossa Senhora dos Prazeres, s/n
Nossa Senhora de Fátima
57240000 - São Miguel dos Campos, AL - Brasil
Telefone: (82) 32715276
URL da Homepage: www.uneal.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: O OCASO DO PROFESSOR DE LITERATURA: UMA ANÁLISE DA TRANSIÇÃO DA DOCÊNCIA LITERÁRIA PARA A DOCÊNCIA DOS MULTILETRAMENTOS,
Orientador: Márcio Roberto do Prado.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: DO CIENTISTA AO ATIVISTA: OS PROBLEMAS DA CIÊNCIA DO TEXTO E UMA SOLUÇÃO REVOLUCIONÁRIA NA OBRA DE TERRY EAGLETON,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Gerardo Andres Godoy Fajardo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2009 - 2012
Graduação em letras inglês.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2015
Língua Francesa I & Língua Espanhola II e III. (Carga horária: 50h).
Instituto legislativo Potiguar, ILP, Brasil.
2013 - 2013
Terry Eagleton on Oscar Wilde.
Teachers Club, 36 Parnell Square West, Dublin, SWP, Irlanda.
2012 - 2013
Curso de Estudos Irlandeses I & II. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
minicurso leitura:Prof. Dr. Luiz Carlos Travaglia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
linguística textual Leonor Fávero e Zilda Aquino..
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2009
curso de inglês. (Carga horária: 320h).
CEFET Natal, CEFET, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Teoria da literatura, Literatura Inglesa e Norte-americana, Ensino, Licenciatura em Letras,

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa II- 80h
História da Literatura- 40h
História da Literatura -40h
02/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual de Alagoas, .

Cargo ou função
Conselheiro do Conselho Superior (CONSU).
02/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual de Alagoas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Letras ( NDE).
03/2017 - 08/2017
Ensino, Língua e Literaturas da Língua Inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa - IV - 80h
Literatura Inglesa I- 80h
Literatura Inglesa II - 80h
07/2016 - 12/2016
Ensino, Língua e Literaturas da Língua Inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Tecnologias - 40h
Literatura Inglesa III -60h
Produção escrita em língua inglesa - 80h
03/2016 - 12/2016
Direção e administração, Universidade Estadual de Alagoas, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Letras- Campus IV.
02/2016 - 07/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação & Tecnologias
Literatura Inglesa II
Literatura Inglesa IV
Teoria da Literatura II
07/2015 - 12/2015
Ensino, Língua e Literaturas da Língua Inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA
LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA I
LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA III - T01
LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA III - T02
LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA IV

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, UNCISAL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Língua Inglesa

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Saúde I
08/2017 - Atual
Ensino, Radiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instumental - 40h
02/2017 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês instrumental - 40h
02/2017 - Atual
Ensino, Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental - 40h
02/2017 - Atual
Ensino, Tecnólogo Segurança no Trabalho, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental - 40h
02/2017 - 08/2017
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental - 40h
02/2017 - 07/2017
Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental - 40h

Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor colaborador UAB/MEC, Carga horária: 20

Atividades

09/2016 - 01/2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa III
2016 - 2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa II - 60h
09/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA 1

Instituto Metrópole Digital - UFRN, IMD-UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor de Língua inglesa, Carga horária: 20


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Ensino, Ágora, Institudo de línguas, DLLEM Ministra disciplinas Inglês II

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2011 - 09/2011
Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Estágio realizado
Professor de lingua inglesa II.

Centro de referência educacional, CRE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Língua inglesa ensino médio, Carga horária: 5


HIpócrates Natal zona sul, HZS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Língua Inglesa ensino fundamental, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O PERFIL DO LEITOR JUVENIL ALAGOANO
Descrição: Este trabalho busca conhecer o perfil do leitor juvenil alagoano, seus hábitos, motivações e condições de leitura.Acreditamos que esse trabalho se justifica, pois busca investigar um tema de real interesse para o estado, que é o diagnóstico de um grupo de leitores. Alagoas está entre os estados com maior número de analfabetismo do país, além de demonstrar baixos índices nos rendimentos de leitura. Para isso, este trabalho poderia contribuir para identificar alguns fatores que propiciam este quadro, bem como, sugerir propostas de intervenção, não apenas do ponto de vista teórica e acadêmico, mas também como forma de subsidiar discussões de políticas públicas no que se refere as áreas de educação e cultura. Esta pesquisa de caráter etnográfico e quantitativo-qualitativo, em que faremos um estudo de caso em escolas de ensino médio da rede pública e privada do município de São Miguel dos Campos, sede do Campus IV (instituição do coordenador), podendo se estender para municípios circunvizinhos.Com esse trabalho buscaremos não apenas sua publicação em artigos científicos e sua discussão em congressos acadêmicos, mas também seu debate com o poder público, a fim de contribuir para a melhoria na intervenção de políticas para a leitura nas escolas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andrew Yan Solano Marinho - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa.
2009 - 2010
Cultura e texto literário em aula de língua inglesa
Descrição: Atividades para a aula de língua inglesa. Início: 2009. Iniciação científica - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador Ana Graça Canan.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andrew Yan Solano Marinho - Integrante / Ana graça canan - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2011 - 2011
Periódico: Wanderlore (Natal)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Intersemiótica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARINHO, A. Y. S.2016MARINHO, A. Y. S.. Literaturkritiker, Vereinigt Euch: por um Critivismo. Revista Interfaces, v. 7, p. 65-78, 2016.

2.
MARINHO, A. Y. S.2013MARINHO, A. Y. S.. Tell the world of Paschendale: análise de uma canção de guerra do Iron Maiden. Revista Brasileira de Estudos da Canção â013 RBEC, v. 1, p. http://rbec.ect, 2013.

3.
MARINHO, A. Y. S.2012MARINHO, A. Y. S.. Terry Eagleton: a trajetória da crítica. Aurora (PUCSP. Online), v. 5, p. http://revistas-8, 2012.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARINHO, A. Y. S.. Intermusicality & jazz. Wanderlore (Natal), Natal, p. 21 - 22, 25 dez. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARINHO, A. Y. S.. UMA CONVERGÊNCIA METODOLÓGICA INTERSEMIÓTICA: Uma proposta para a sala de aula de literatura. In: V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos Olhares, 2017, Maringá. ANAIS DO V CONALI ? Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos Olhares, 2017. p. 2760-2775.

2.
MARINHO, A. Y. S.. Uma (re)leitura teórica do poema por Terry Eagleton. In: XIII Encontro da associação brasileira de literatura comparada, 2012, Campina Grande. Anais da Abralic, 2012. v. 1.

3.
MARINHO, A. Y. S.. A contribuição da linguística textual e da crítica sócio-cultural para o ensino de línguas estrangeiras através da literatura.. In: VII SELIMEL, 2011, Campina Grande. Anais do VII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura, 2011. p. 102-104.

4.
MARINHO, A. Y. S.. THE BARD HEARS AMERICA SINGING. In: XVIII Semana de Humanidades, 2011, Natal. Anais da XVIII Semana de Humanidades, 2011.

5.
MARINHO, A. Y. S.. O TEXTO LITERÁRIO NA AULA DE LÍNGUA INGLESA: DIFERENTES ABORDAGENS. In: 6º Seminário Educação e Leitura (SEL), 2011, Natal. Anais eletrônico do 6º Seminário Educação e Leitura (SEL), 2010. p. 2-13.

6.
MARINHO, A. Y. S.. histórias infantis um olhar cultural sobre a literariedade:uma proposta de ensino-aprendizagem.. In: III ENLIJE, Encontro Nacional de Literatura Infanto Juvenil., 2010, Campina Grande. Anais do III ENLIJE, Encontro Nacional de Literatura Infanto Juvenil., 2010. p. 67-72.

7.
MARINHO, A. Y. S.. O TEXTO LITERÁRIO NA AULA DE LÍNGUA INGLESA: DIFERENTES ABORDAGENS. In: 6º Seminário Educação e Leitura (SEL), 2010, Natal. nais eletrônico do 6º Seminário Educação e Leitura (SEL), 2010. p. 2-13.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARINHO, A. Y. S.. Professor Convergente: a transição do professor de literatura para o professor de letramento multimodal. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS SEMIÓTICOS, 2017, Niterói. CADERNO DE RESUMOS DO V CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS SEMIÓTICOS (ABES) 1ª edição Rio de Janeiro Letras/UFRJ 2017 Universidade Federal. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. v. 1. p. 457-457.

2.
MARINHO, A. Y. S.. Caravela & slave ship, music nas americas? confluências entre a ascenção social da música popular urbana do samba e jazz. In: II Colóquio Internacional de Culturas Africanas ? Griots, 2011, Natal. Caderno de resumos do II Griots. Natal: Edufrn, 2011. p. 36-36.

3.
MARINHO, A. Y. S.. histórias infantis um olhar cultural sobre a literariedade:Uma proposta de ensino aprendizagem de linguas.. In: III ENLIJE,encontro nacional de literatura infanto-juvenil, 2010, Campina Grnade. Caderno de Resumos do III encontro nacional de literatura infanto-juvenil., 2010. p. 117-117.

4.
MARINHO, A. Y. S.. ATIVIDADES PARA A AULA DE LÍNGUA INGLESA: O ENCONTRO DA CULTURA. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2010, Natal. Anais do XXI Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2010. p. 199-199.

5.
MARINHO, A. Y. S.. O texto literário na aula de Língua Inglesa:diferentes abordagens. In: 6º Seminário Educação e Leitura-Brasil, 2010, Natal. Programa - Resumos 6º Seminário Educação e Leitura - Brasil. Natal: EDUFRN, 2010. p. 72-72.

Apresentações de Trabalho
1.
MARINHO, A. Y. S.. PROFESSOR CONVERGENTE: A TRANSIÇÃO DO PROFESSOR DE LITERATURA PARA O PROFESSOR DE LETRAMENTO MULTIMODAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MARINHO, A. Y. S.. III Jornada dos grupos de pesquisa em semiótica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARINHO, A. Y. S.. UMA CONVERGÊNCIA METODOLÓGICA INTERSEMIÓTICA: Uma proposta para a sala de aula de literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MARINHO, A. Y. S.. A canção no limbo da academia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MARINHO, A. Y. S.. The bard hears america singing. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MARINHO, A. Y. S.. Caravela & slave ship, music nas americas? confluências entre a ascenção social da música popular urbana do samba e jazz. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MARINHO, A. Y. S.. A contribuição da linguística textual e da crítica sócio-cultural para o ensino de línguas estrangeiras atavés da literatura.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MARINHO, A. Y. S.. histórias infantis e um olhar cultural:Uma proposta de ensino-aprendizagem.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MARINHO, A. Y. S.. UM OLHAR NA TELA, CULTURA EM FOCO: UMA PROPOSTA DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MARINHO, A. Y. S.. O texto literário na aula de Língua Inglesa:Diferentes abordagens. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MARINHO, A. Y. S.. Religious Metaphor; A Cross-culture Approach. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MARINHO, A. Y. S.. ATIVIDADES PARA A AULA DE LÍNGUA INGLESA: O ENCONTRO DA CULTURA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARINHO, A. Y. S.. Cultura e texto literário em aula de língua inglesa. 2010. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Música
1.
MARINHO, A. Y. S.. FESTIVAL UNIVERSITARIO DA CANÇÃO. 2009. Interpretação.

2.
MARINHO, A. Y. S.. ORQUESTRA DE VIOLÃO DA UFRN.. 2008. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARINHO, A. Y. S.; Pantaleão. E. Participação em banca de Carliny Mizael dos Santos.Análise retórico-estilística em poema de Manuel Bandeira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Alagoas.

2.
MARINHO, A. Y. S.; Santos. M. C. Participação em banca de JOSÉ DANIEL MILITÃO DE SOUZA.O Ensino de Espanhol, para alunos com necessidades especiais, de uma escola da rede estadual, no município de São Miguel dos Campos, Alagoas ? uma prática possível.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Alagoas.

3.
MARINHO, A. Y. S.. Participação em banca de Roseane da Silva Cavalcante.Escola Inclusiva: O Ensino da Língua Inglesa para Alunos Surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Abril para as Letras.O Perfil do Leitor Contemporâneo. 2017. (Encontro).

2.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. Professor Convergente: a transição do professor de literatura para o professor de letramento multimodal. 2017. (Congresso).

3.
Marxism A festival of Ideas & Resistance. 2013. (Outra).

4.
Semana de Ciências & Tecnologia da Escola de Ciências & Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Tell the world of Paschendale: análise de uma canção de guerra do Iron Maiden... 2012. (Outra).

5.
XIII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA.Uma (re)leitura teórica do poema por Terry Eagleton.. 2012. (Encontro).

6.
I JORNADA DE ESTUDOS BAHKTINIANOS: PAULO BEZERRA. 2011. (Outra).

7.
Palestra "Resta pouco a dizer": a pagina e o palco a obra final de Samuel Beckett. 2011. (Outra).

8.
SELIMEL ? Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura.A contribuição da linguística textual e da crítica sócio cultural para o ensino de línguas estraneiras através da literatura.. 2011. (Seminário).

9.
VI SINGET-Simpósio internacional de estudos de generos textuais. 2011. (Simpósio).

10.
6ºSeminário Educaçãoe Leitura-Brasil.O texto literário na aula de Língua Inglesa:diferentes abordagens. 2010. (Seminário).

11.
I CLEO, Colóquio de leituras orientadas. 2010. (Outra).

12.
II CLEO, Coloquio de leituras orientadas, horror, histórias infantis.. 2010. (Outra).

13.
III ENLIJE,Encontro nacional de literatura infanto-juvenil..histórias infantis um olhar cutural sobre a literariedade: Uma proposta de ensino-aprendizagem.. 2010. (Encontro).

14.
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE TEXTUAL DOS DISCURSOS. 2010. (Simpósio).

15.
I Semana de Letras UFRN.religious metaphor;cross culture approach. 2010. (Outra).

16.
IV Com-versa com Prosa. 2010. (Outra).

17.
V Com-versa com Prosa. 2010. (Outra).

18.
VI Com-versa com Prosa. 2010. (Outra).

19.
XII EREL-encontro regional dos estudantes de letras.. 2010. (Encontro).

20.
XVIII Semana de Humanidades.UM OLHAR NA TELA, CULTURA EM FOCO: UMA PROPOSTA DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS.. 2010. (Outra).

21.
XXI CIC, Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Atividades para a aula de língua inglesa: O encontro da cultura.. 2010. (Congresso).

22.
Bloomsday em Natal.Mesa redonda Joyce e a literatura do século XX. 2009. (Seminário).. 2009. (Seminário).

23.
I com-Versa Com-Prosa,infância e errância em Clarice Lispector e Mia Couto. 2009. (Encontro).

24.
I festival de cinema brasileiro do DLET. 2009. (Outra).

25.
II Com-versa com Prosa,poesia contemporânea.. 2009. (Outra).

26.
III Com-versa com Prosa, para que poetas em tempos de indigentes. 2009. (Outra).

27.
I simpósio internacional de análise textual dos discursos. 2009. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adilson Francisco da Silva Junior. A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM PARALELO ENTRE AS DIFICULDADES DE PROFESSORES E ALUNOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LITERATURA NAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS ? AL.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua e Literaturas da Língua Inglesa) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JEVANICY MARIA DOS SANTOS GOMES E TATYANNE DOS SANTOS. TÍTULO: TO BE OR NOT TO BE : UMA APLICAÇÃO DE SHAKESPEARE SOB LETRAMENTO LITERÁRIO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua e Literaturas da Língua Inglesa) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Andrew Yan Solano Marinho.

2.
JARDEL MATIAS DOS SANTOS. O Uso de Charges nas Aulas de Texto: da Pesquisa de Campo à Proposta Didática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Andrew Yan Solano Marinho.

3.
Elizângela da Silva & Michelle Santana Marques. O romance Frankenstein e a Literatura Gótica: Uma breve discussão teórica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Andrew Yan Solano Marinho.

4.
Nilma Maria Oliveira Lessa; Artêmia Aparecida dos Santos. UM OLHAR SOBRE O BULLYNG NA ESCOLA E UMA ABORDAGEM SOB OS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE INGLÊS.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Andrew Yan Solano Marinho.

5.
Maria Adriana P. dos Santos; Priscilla Dayana R. dos Santos. A importância da motivação do professor e aluno para o ensino/aprendizagem de inglês na escola pública. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Andrew Yan Solano Marinho.

6.
Fernanda Nascimento dos Passos. Hegemonia do Inglês no Brasil: traços históricos e educacionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Andrew Yan Solano Marinho.

7.
ANTONIO RICARDO DA SILVA OLIVEIRA. O USO DO BLOG NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Andrew Yan Solano Marinho.

8.
WANDERSON MICKAEL JÚNIO DA SILVA. A IMPORTÂNCIA DA HABILIDADE ORAL NA APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA EM UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Andrew Yan Solano Marinho.

9.
Drielle Izidio dos Santos. Os problemas da instituição escolar e seu impacto nas dificuldades de aprendizado em língua inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua e Literaturas da Língua Inglesa) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Andrew Yan Solano Marinho.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MARINHO, A. Y. S.. PROFESSOR CONVERGENTE: A TRANSIÇÃO DO PROFESSOR DE LITERATURA PARA O PROFESSOR DE LETRAMENTO MULTIMODAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 22:29:43