Mariana Andrade Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6739323667118824
  • Última atualização do currículo em 06/01/2019


Possui graduação (Licenciatura) em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) da Bahia, concluída em 2013 e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), concluído em 2017. Atualmente é discente do Programa de Pós­-Graduação em Filosofia (PPGFil) da Faculdade de Filosofia (FaFil) da Universidade Federal de Goiás (UFG), pela qual realiza suas pesquisas de doutoramento em Filosofia, iniciadas em 2018. Durante a graduação realizou pesquisas como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) da UESC e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID); durante o mestrado foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desenvolve pesquisas na área Estética e Filosofia da Arte com ênfase nas relações entre Filosofia e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: formas literárias e discurso filosófico; escrita filosófica e forma ensaística; memória e narração; escrita da história e esquecimento; Walter Benjamin e Theodor Adorno; Walter Benjamin e Marcel Proust; Teoria Crítica e Escola de Frankfurt. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariana Andrade Santos
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, Mariana;SANTOS, Mariana Andrade


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Filosofia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O caleidoscópio estilhaçado: memória, história e esquecimento em Walter Benjamin,
Orientador: Carla Milani Damião.
2015 - 2017
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Os rastros de uma travessia: a filosofia da (na) apresentação,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Carla Milani Damião.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Walter Benjamin; filosofia e literatura; escrita filosófica; forma ensaística; apresentação (Darstellung).
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Contemporânea.
2009 - 2013
Graduação em Filosofia.
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Título: Como dizer a filosofia? Entre Filosofia e Literatura: O ensaio como forma de expressão da Filosofia em Theodor Adorno.
Orientador: Carla Milani Damião/ Christiani Margareth de Menezes e Silva.




Formação Complementar


2016 - 2016
Ancient Greek Myth and Brazilian Cinema. (Carga horária: 16h).
Programa de Pós-Graduação em Filosofia/ PPGFil - UFG, FAFIL/ UFG, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Filosofia e Literatura Francesa no século XVII. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2009 - 2009
A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2009 - 2009
O autor como produtor - Walter Benjamin. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Sobre a Capacidade Mimética. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.


Atuação Profissional



Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/ CAPES, PIBID - UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID/ CAPES - UESC, Carga horária: 20
Outras informações
Subprojeto de Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Coordenação de área do professor Dr. Josué Cândido da Silva. Atuação no Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Ilhéus/ Bahia e no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Ilhéus/Bahia.


Programa Institucional de Iniciação Científica/ UESC, PROIC - UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estudante Pesquisador, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica PROIC-ICV/UESC, Carga horária: 20
Outras informações
Título do projeto de Iniciação Científica: O ensaio como forma de exposição na filosofia de Theodor Adorno. Orientador: Prof.ª Dr.ª Carla Milani Damião/ Prof.ª Dr.ª Christiani Margareth de Menezes e Silva. Projeto vinculado ao Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIC) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) na modalidade Iniciação Científica (ICV).


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia/ UESC, FAPESB - UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Tecnológica UESC/FAPESB, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) no Projeto Apoio à Disseminação Institucional da Cultura Empreendedora e Concurso de Idéias Inovadoras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Orientador do projeto Prof. Drª. Liliane de Queiroz Antonio.


Programa de Pós-Graduação em Filosofia/ UFG, CAPES, FAFIL - UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador/ Menstrando, Carga horária: 20
Outras informações
Título do projeto de pesquisa do Mestrado: A forma ensaística na filosofia: rastros e afinidades entre Walter Benjamin e Theodor Adorno. Orientador: Prof.ª Dr.ª Carla Milani Damião. Projeto de pesquisa vinculado ao Mestrado em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da Faculdade de Filosofia (FAFIL) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).


Programa de Pós-Graduação em Filosofia/ PPGFil - UFG, FAFIL/ UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Pesquisador/ Doutorando, Carga horária: 20
Outras informações
Título do projeto de pesquisa do Doutorado: O caleidoscópio estilhaçado: memória, história e esquecimento em Walter Benjamin. Orientador: Prof.ª Dr.ª Carla Milani Damião. Projeto de pesquisa vinculado ao Doutorado em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da Faculdade de Filosofia (FAFIL) da Universidade Federal de Goiás (UFG).



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Contemporânea.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Alemão
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, Mariana2018ANDRADE, Mariana. A tecitura filosófica de Walter Benjamin e os entrelaçamentos entre beleza e verdade. CADERNOS WALTER BENJAMIN, v. 21, p. 137-159, 2018.

2.
ANDRADE, Mariana2016ANDRADE, Mariana. Margens entre literatura, filosofia e política:o ensaio como expressão do pensamento. Revista Valise, v. 6,n,12, p. 65-77, 2016.

3.
ANDRADE, Mariana2014ANDRADE, Mariana. A forma contra a norma: sobre o ensaio em Theodor Adorno. Filosofando - Revista de Filosofia da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), v. 2, n.1, p. 85-101, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE, Mariana. O corpo do pensamento: sobre a escrita filosófica e sua dimensão expressiva. In: CORREIA, Adriano; DUARTE, Pedro; SILVA, Cintia V. da;. (Org.). Estética - Coleção XVII Encontro ANPOF. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2017, v. , p. 318-329.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, Mariana. Como caminha o pensamento? Sobre as críticas adornianas às regras do método cartesiano. In: VIII Jornada Internacional de Estudos de Kierkegaard da Sociedade Brasileira de Estudos Kierkegaard (Sobreski), 2013, Vitória da Conquista, Bahia. Anais - VIII Jornada Internacional de Estudos de Kierkegaard da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI). Vitória da Conquista UESB: Edições UESB, 2013. p. 409-419.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, Mariana. Os arabescos entrelaçados entre o lembrar e o esquecer. In: X Seminário Interno de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFG, 2018, Goiânia - GO. Caderno de Resumos do X Seminário Interno do PPGFIL FAFIL-UFG, 2018. p. 54.

2.
ANDRADE, Mariana. A escrita como desvio. In: II Colóquio Internacional de Estética da UFG, 2017, Goiânia. Caderno de Resumos do II Colóquio Internacional de Estética da UFG, 2017. p. 28.

3.
ANDRADE, Mariana. À imagem de Proust. In: Anais da XXIII Semana de Filosofia e XVIII Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação, 2016, Goiânia - GO. Anais da XXIII Semana de Filosofia e XVIII Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação, 2016. p. 74-75.

4.
ANDRADE, Mariana. A forma ensaística na filosofia: rastros e afinidades entre Walter Benjamin e Theodor Adorno. In: VIII Seminário Interno da Pós-Graduação em Filosofia da UFG, 2016, Goiânia. Anais do VIII Seminário Interno PPGFil. Goiânia: Editora da UFG, 2016. p. 46.

5.
ANDRADE, Mariana. O corpo da filosofia, o corpo na filosofia: entre estética e feminismo. In: I Colóquio Internacional de Estética da UFG, 2016, Goiânia. Caderno de Resumos do I Colóquio Internacional de Estética da FAFIL - UFG. Goiânia: Gráfica UFG, 2016. p. 50-52.

6.
ANDRADE, Mariana. A escrita filosófica do eu e a arte de pintar a si mesmo com palavras. In: XXII Semana de Filosofia e XVI Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação da Universidade de Goiás, 2015, Goiânia, Goiás. Caderno de Resumos - XXII Semana de Filosofia e XVI Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação da Universidade de Goiás. Goiânia: Kelps, 2015. v. 1. p. 61-62.

7.
ANDRADE, Mariana. Os ornamentos do olvido ou as contingências da memória. In: VII Seminário Interno de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG), 2015, Goiânia - GO. Caderno de Resumos da VII Seminário Interno de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG), 2015. p. 10-11.

8.
ANDRADE, Mariana. A arte da pintura de si: as cores do eu na escrita filosófica. In: II Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA), 2015, Salvador - Bahia. Caderno de Resumos do II Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA), 2015. v. 1. p. 15.

9.
ANDRADE, Mariana. O pensamento às margens: a forma da filosofia. In: XXI Semana de Filosofia e XVI Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG), 2014, Goiânia, Goiás. Caderno de Resumos - XXI Semana de Filosofia e XVI Semana de Integração Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás 2014. Goiânia: Kelps, 2014. p. 96-97.

10.
ANDRADE, Mariana. O estreito e as margens: a travessia de Walter Benjamin. In: I Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA), 2014, Feira de Santana, Bahia. Caderno de Resumos - I Encontro de filosofia da Bahia (EFIBA), 2014. p. 47.

11.
ANDRADE, Mariana. Como caminha o pensamento? Sobre as críticas adornianas às regras do método cartesiano. In: VIII Jornada Internacional de Estudos de Kierkegaard da Sociedade Brasileira de Estudos Kierkegaard (Sobreski), 2013, Vitória da Conquista, Bahia. Anais - VIII Jornada Internacional de Estudos de Kierkegaard da Sociedade Brasileira de Estudos Kierkegaard (Sobreski). Vitória da Conquista: Edições UESB, 2013.

12.
ANDRADE, Mariana. As fronterias entre filosofia e literatura: sobre a escrita ensaística em Theodor Adorno. In: III Semana Acadêmica de Filosofia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), 2013, Vitória da Conquista, Bahia. Caderno de Resumos - III Semana Acadêmica de Filosofia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Vitória da Conquista: Edições UESB, 2013. p. 74-75.

13.
ANDRADE, Mariana. Dizer o não se deixa dizer. In: V Colóquio Filosofia e Ficção (FIFI), 2011, Goiânia, Goiás. Caderno de Resumos V Colóquio Filosofia e Ficção (FIFI). Goiânia, Goiás: Almeida & Clemént Edições, 2011. p. 26-27.

14.
ANDRADE, Mariana. Como dizer a filosofia?. In: X Semana de Filosofia/ V Seminário Interno de Pesquisa na Graduação em Filosofia (SIPESF), 2010, Ilhéus, Bahia. Caderno de Resumos - X Semana de Filosofia/ V Seminário Interno de Pesquisa na Graduação em Filosofia (SIPESF). Ilhéus, Bahia: Editus, 2010. p. 19.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, Mariana. Os arabescos entrelaçados entre o lembrar e o esquecer. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANDRADE, Mariana. O rigoroso olhar índio: sobre 'o quem das coisas'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ANDRADE, Mariana. A escrita como desvio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ANDRADE, Mariana. A rasura da linguagem: sobre o sem-expressão em Walter Benjamin. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ANDRADE, Mariana. O corpo da filosofia, o corpo na filosofia: entre estética e feminismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ANDRADE, Mariana. O corpo do pensamento: sobre a escrita filosófica e sua dimensão mimético expressiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ANDRADE, Mariana. À imagem de Proust. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANDRADE, Mariana. A forma ensaística na filosofia: rastros e afinidades entre Walter Benjamin e Theodor Adorno. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ANDRADE, Mariana. A escrita filosófica do eu e a arte de pintar a si mesmo com palavras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ANDRADE, Mariana. Os ornamentos do olvido ou as contingências da memória. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ANDRADE, Mariana. O pensamento às margens: a forma da filosofia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ANDRADE, Mariana. O estreito e as margens: a travessia de Walter Benjamin. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ANDRADE, Mariana. A filosofia como expressão da dor: sobre a negatividade no pensamento de Theodor Adorno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ANDRADE, Mariana. As fronteiras entre filosofia e literatura: sobre a escrita ensaística em Theodor Adorno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ANDRADE, Mariana. Como caminha o pensamento? Sobre as críticas adornianas às regras do método cartesiano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ANDRADE, Mariana. Entre filosofia e literatura: O ensaio como forma de exposição da filosofia em Theodor Adorno. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ANDRADE, Mariana. A filosofia pensa a arte: sobre o ensino de estética no Ensino Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ANDRADE, Mariana. Como dizer a filosofia?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ANDRADE, Mariana. A movimentação argumentativa paradoxal de Hume em Do Padrão do Gosto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
DAMIAO, C. M. ; SILVA, G. G. ; ANDRADE, Mariana . Caderno de Resumos do II Colóquio Internacional de Estética da Universidade Federal de Goiás da Universidade Federal de Goiás. 2017. (Editoração/Anais).

2.
SILVA, G. G. ; DAMIAO, C. M. ; MATOS, L. ; ANDRADE, Mariana . Caderno de Resumos do I Colóquio Internacional de Estética da Universidade Federal de Goiás da Universidade Federal de Goiás. 2016. (Editoração/Anais).

3.
ANDRADE, Mariana. Oficina de Filosofia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Colóquio Internacional de Estética da UFG - Estética Indígena. 2018. (Congresso).

2.
III Colóquio Internacional de Estética da UFG - Estética Indígena. O rigoroso olhar índio: sobre "o quem das coisas". 2018. (Congresso).

3.
II Colóquio Internacional de Estética da UFG. A escrita como desvio. 2017. (Congresso).

4.
II Colóquio Internacional de Estética da UFG. 2017. (Congresso).

5.
I Colóquio Internacional de Estética da UFG. 2016. (Congresso).

6.
I Colóquio Internacional de Estética da UFG. O corpo da filosofia, o corpo na filosofia: entre estética e feminismo. 2016. (Congresso).

7.
XI Colóquio de Filosofia e Literatura. 2016. (Congresso).

8.
XVII Encontro Nacional da ANPOF. O corpo do pensamento: sobre a escrita filosófica e sua dimensão mimético expressiva. 2016. (Congresso).

9.
XVII Encontro Nacional da ANPOF. 2016. (Congresso).

10.
XXIII Semana de Filosofia e XVIII Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação da UFG.À imagem de Proust. 2016. (Seminário).

11.
XXII Semana de Filosofia e XVI Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação da Universidade de Goiás.A escrita filosófica do eu e a arte de pintar a si mesmo com palavras. 2015. (Seminário).

12.
I Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA). 2014. (Congresso).

13.
I Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA). O estreito e as margens: a travessia de Walter Benjamin. 2014. (Congresso).

14.
XXI Semana de Filosofia e XVI Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O pensamento às margens: a forma da filosofia. 2014. (Congresso).

15.
XXI Semana de Filosofia e XVI Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação da UFG. 2014. (Congresso).

16.
III Semana Acadêmica de Filosofia da UESB.As fronterias entre filosofia e literatura: sobre a escrita ensaística em Theodor Adorno. 2013. (Encontro).

17.
VIII Jornada Internacional de Estudos de Kierkegaard da Sociedade Brasileira de Estudos Kierkegaard (Sobreski). Como caminha o pensamento? Sobre as críticas adornianas às regras do método cartesiano. 2013. (Congresso).

18.
VIII Jornada Internacional de Estudos de Kierkegaard da Sociedade Brasileira de Estudos Kierkegaard (Sobreski). 2013. (Congresso).

19.
VIII Seminário Interno de Pesquisa na Graduação em Filosofia (SIPESF) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).A filosofia como expressão da dor: sobre a negatividade no pensamento de Theodor Adorno. 2013. (Seminário).

20.
I Seminário de Educação Básica e Universidade, Diversidade, Práticas e Saberes.A filosofia pensa a arte: sobre o ensino de estética no Ensino Médio. 2011. (Seminário).

21.
I Seminário Educação Básica e Universidade: Diversidade, Práticas e Saberes. 2011. (Seminário).

22.
XI Semana de Filosofia - A Filosofia na Antiguidade - da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).Entre filosofia e literatura: O ensaio como forma de exposição da filosofia em Theodor Adorno. 2011. (Encontro).

23.
XI Semana de Filosofia - A Filosofia na Antiguidade - da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 2011. (Encontro).

24.
IV Seminário de História e Filosofia da Ciência. 2010. (Seminário).

25.
X Semana de Filosfia e V Pesquisa na Graduação em Filosofia (SIPESF) - A crise da razão da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 2010. (Seminário).

26.
X Semana de Filosfia e V Pesquisa na Graduação em Filosofia (SIPESF) - A crise da razão da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).Como dizer a filosofia?. 2010. (Encontro).

27.
IV Seminário Interno de Pesquisa na Graduação em Filosofia (SIPESF) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).A movimentação argumentativa paradoxal de Hume em Do Padrão do Gosto. 2009. (Seminário).

28.
IX Semana de Filosofia - O Lugar da Filosofia na Experiência Educativa - da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 2009. (Seminário).

29.
A Fenomenologia e as Ciências Humanas. 2008. (Seminário).

30.
III Seminário de História e Filosofia da Ciência. 2008. (Seminário).

31.
Seminário Cidadania e Direitos Humanos: O papel das ciências sociais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 2008. (Seminário).

32.
Seminário Cultura e Alteridade da Faculdade Dom Valfredo Tape (FACTEPE). 2008. (Seminário).

33.
VIII Semana de Filosofia - Estética e Idealismo Alemão - da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 2008. (Seminário).

34.
II Seminário Interno de Pesquisa na Graduação em Filosofia (SIPESF) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 2007. (Seminário).

35.
VII Semana de Filosofia - O Sentido da Visão - da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, Mariana; ROCHA, A. ; SILVA, F. ; CASTRO, L. . II Colóquio Internacional de Estética da UFG. 2017. (Congresso).

2.
ANDRADE, Mariana; TRINDADE, B. ; SILVA, F. F. ; MATOS, L. ; ARAUJO, R. . I Colóquio Internacional de Estética da UFG. 2016. (Congresso).

3.
ANDRADE, Mariana; SILVA, D. R. R. ; SANTOS JUNIOR, J. C. A. ; BISPO, M. F. M. ; DIAS, K. S. . VI Seminário Interno de Pesquisa na Graduação em Filosofia (SIPESF) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 2012. (Outro).

4.
ANDRADE, Mariana; SILVA, D. R. R. ; SANTOS JUNIOR, J. C. A. ; OLIVEIRA, M. S. ; CARDOSO, M. W. . XI Semana de Filosofia - A Filosofia na Antiguidade - da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 2011. (Outro).

5.
ANDRADE, Mariana; SILVA, D. R. R. ; SANTOS JUNIOR, J. C. A. ; PACHECO, N. A. ; SEGUNDO, A. A. R. S. . X Semana de Filosofia e V Seminário Interno de Pesquisa na Graduação em Filosofia (SIPESF) - A Crise da Razão - da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 2010. (Outro).



Outras informações relevantes


Participa do Grupo de Estudos Kinosophia de Filosofia e Cinema, ligado à Faculdade de Filosofia (FAFIL) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenado pela Prof.ª Dr.ª Carla Milani Damião.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 19:36:59