Hilda Mendes da Silva Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1540640333011344
  • Última atualização do currículo em 10/05/2018


Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piaui - UESPI, na área de concentração de Linguagens e Letramentos, com trabalho de conclusão final intitulado " Leitura do Livro de Literatura: examinando o letramento literário no espaço da sala de aula". Especialista em Literatura Infanto-juvenil, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Possui graduação em licenciatura em letras pela Universidade Federal do Piauí (1982). Atuou como professora formadora dos programas PROFORMAÇÃO E PROINFANTIL do Instituto Superior de Educação Antonino Freire. Atualmente é professora formadora do IEAF e professora titular da disciplina Leitura e Produçao Textual do do Instituto de Educação Antonino Freire. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professor. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hilda Mendes da Silva Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, H. M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Superior de Educação Antônino Freire.
Praça Firmina Sobreira s/n
Matinha
64001970 - Teresina, PI - Brasil
Telefone: (86) 32162158


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado profissional em Letras.
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Título: Leitura do Livro de Literatura: examinando o letramento literário no espaço da sala de aula, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: NIZE DA ROCHA SANTOS PARAGUASSU MARTINS.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Leitura;Texto literário;LDLP;Letramento literário.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1990 - 1992
Especialização em literatura infantil e juvenil. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: nao imformado.
1978 - 1982
Graduação em licenciatura em letras.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Capacitação Continuadas de Professores Formadores. (Carga horária: 96h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2001 - 2003
Extensão universitária em educação e gestão politica do trabalho. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2002 - 2002
Capacitação Continuadas de Professores Formadores. (Carga horária: 96h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Ensino Superior do Piauí, FAESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Ministrou a disciplina Linguistica da Lingua Portuguesa, no curso de Pós-Graduação em Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS

Atividades

06/2012 - 06/2012
Ensino, Lingua Brasileira de Sinais - Libras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística da Língua Portuguesa - Curso de Pós-Graduação em Libras - Faculdade de Ensino Superior do Piauí - Carga Horária de 30h.

Faculdade de Tecnologia do Piaui, FATEPI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professora convidado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Especialização em Docências do Ensino Superior - Disciplina: Psicodinâmicas das Relações Humanas e Produçao de Saberes do Ensino Superior

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 120
Outras informações
Curso Normal Superior - Ministrou as disciplinas: Literatura Infanto Juvenil


Instituto Superior de Educação Antônino Freire, ISEAF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do Curso Normal Superior - São João da Fronteira ministrando as disciplinas: 2006 Leitura e Produção Textual I 72h 2007 Leitura e produçao textual II 72h 2008 Seminário Interdisciplinar 144h 2008 Linhguistica Aplicada à Educação 72h 2009 Fund. Met. da Alfabetização 80h

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
2005.1 Leitura e Produçao Textual I 72h 2005.2 Leitura e Produçao Textual II 72h 2006.1 Literatura Infanto Juvenil 72h 2007.1 Literatura Infanto Juvenil 36h 2007.2 Seminário Interdisciplinar 144h 2008.1 Linguistica Aplicada à Educ. 72h 2008.2 Seminário Interdisciplinar 80h 2009.1 Leitura e Produção Textual I 160h 2009.2 Seminário Interdisciplinar 160h 2010.1 Ling. Port. Aplic. aos Anos Iniciais 80h 2010.2 Seminário Interdisciplinar 80h 2005 a 2007 - Profª. formadora de Ling Cod. Proformação 2009 a 2011 - Profª. Formadora de Ling. e Cód. Proinfantil

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 144
Outras informações
Metodlogia da Lingua Portuguesa 72h Estudos Teóricos-metoldológicos da Ling. Port. 72h

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Ministrante, Carga horária: 60
Outras informações
Miniatrante do Curso de Formação de Professores Alfabetizadores Brasil Alfabetizados


Unidade de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UECAD, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 80
Outras informações
Curso de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa


Faculdade Santo Agostinho, FSA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: convidado, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 144
Outras informações
Conteudo e Metodologia da Lingua Portuguesa 72h Estudos Teórico-metodologico da Ling. Portuguesa 72h

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor do Curso Supeior, Carga horária: 120
Outras informações
Conteudo e Metodologia da Lingua Portuguesa 120h

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professora do Curso Normal Superior, Carga horária: 72


Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar Provisório, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60
Outras informações
Curso: Geografia - Disciplina: Lingua Portuguesa - C.H: 60

Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora Letras Português, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Normal Superior, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: bosista
Outras informações
2016 disciplina ministrada no curso de Especialização em Língua Portuguesa - UESPI-NEAD : - Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa - 45 horas

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: bosista
Outras informações
2015 - UESPI/PARFOR OFICINA MINISTRADA " DA LEITURA À ESCRITA: TRILHANDO O CAMINHO DA APRENDIZAGEM" - 30 HS

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Provisório
Outras informações
Professora de Leitura e Produção Textual no curso de Licenciatura em Geografia. PARFOR- cidade de Barras-Piauí

Atividades

08/2012 - Atual
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III na Universidade Estadual do Piauí - Campus Clóvis Moura. Carga Horária 150h

Instituto Superior de Educação Antonino Freire, ISEAF, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40



Outros Projetos


2008 - 2008
Linguagens e interdisciplinaridade: Complementos culturais
Descrição: Projeto realizado com o objetivo de investigar os elementos que compõem o parque Nacional de Ubajara..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Hilda Mendes da Silva Freitas - Coordenador.
2007 - 2007
Sete Cidades: Mensagens e inspirações
Descrição: Projeto realizado no curso normal superior com objetivo de realizar um estudo do meio,observando a linguagem verbal e não verbal do parque..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Hilda Mendes da Silva Freitas - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professor.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MELO, B. O. R. ; MELO, M. B. L. M. ; FREITAS, H. M. S. . Trilha metodológica no ensino de língua portuguesa: urdindo a leitura, a produção, a análise e a reflexão.. 1. ed. TERESINA: FUESPI, 2015. v. 1. 82p .

Capítulos de livros publicados
1.
FREITAS, H. M. S.; MARTINS, D. N. R. S. P. . UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA. In: IVAN VALE DE SOUSA. (Org.). LEITURA NA EDUCAÇÃO BASICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. 36ed.JUNDIAÍ - SP: PACO EDITORIAL, 2017, v. 36, p. 79-98.

2.
FREITAS, H. M. S.; FERREIRA, E. C. ; CORDEIRO, F. R. . Caderno de Atividades de verificação da Aprendizagem. In: Mindé Badauy de menezes. (Org.). Caderno de Atividades de Verificação de Aprendizagem. 3ed.Brasilia: SEED-MEC, 2004, v. 2, p. 11-103.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, H. M. S.. A retextualização como metodologia para a produção de textos. In: IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2015, Belém. ANAIS DO IX CONGRESSO INTERNACIONAL DO ABRALIN. BELEM: UFPA, 2015. v. 2. p. 290-297.

2.
FREITAS, H. M. S.. Leitura e Compreensão do Gênero Notícia: do mundo para a Escola. In: IV Colóquio Sobre Gêneros e Textos, 2015, Tersina. Temáticos Gêneros Jornalísticos, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, H. M. S.. LETRAMENTO LITERÁRIO: UM DELINEAR DE PRÁTICAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, H. M. S.. A PRODUÇÃO DO TEXTO ACADEMICO: DA ESCRITA AOS ASPECTOS METODOLÓGICOS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FREITAS, H. M. S.. A PRODUÇÃO DO TEXTO ACADEMICO: DA ESCRITA AOS ASPECTOS METODOLÓGICOS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FREITAS, H. M. S.. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
FREITAS, H. M. S.. Oficina de produção do Artigo Científico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FREITAS, H. M. S.. Formação de Professores Alfabetizadores. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FREITAS, H. M. S.. Formação de professores alfabetizadores. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FREITAS, H. M. S.. Participação em banca de SELINHA CAVALCANTE CARRIAS. PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Estadual do Piauí.

2.
FREITAS, H. M. S.. Participação em banca de FRANCISCO HERBERT DA SILVA. TEXTO MULTIMODAL: ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Estadual do Piauí.

3.
FREITAS, H. M. S.. Participação em banca de RAIMÊRE MARIA CARVALHO DE OLIVEIRA. A LINGUAGEM METAFÓRICA NAS TIRINHAS: UMA ANÁLISE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Estadual do Piauí.

4.
FREITAS, H. M. S.; TAVARES, A. P.; PINHEIRO, L. S.. Participação em banca de Marina de Jesus Pinho. A contribuição da Literatura Infantil no Processo de Ensino Aprendizagem da LIBRAS para alunos surdos no Ensino Fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Piauí.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREITAS, H. M. S.; MARTINS, N. R. S. P.; BORGES, G. B. Participação em banca de CAROLINE BEZERRA LIMA.AS CONTRIBUIÇOES DA SEMANTICA FORMAL PARA A LINGUÍSTICA NO PORTUGUES DO BRASIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

2.
MARTINS, D. N. R. S. P.; FREITAS, H. M. S.; MACHADO, D. S.. Participação em banca de Ana Carla Lima Francisco.As máximas conversasionais em produções textuais de alunos do ensino superior. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

3.
FREITAS, H. M. S.. Participação em banca de Maria da Conceição Ferreira Borralho.A contribuição da relação professor - aluno no processo ensino aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antonino Freire.

4.
FREITAS, H. M. S.. Participação em banca de Francisca Maria pereira da Cunha.A metodologia de ensino e sua contribuição para despertar o gosto pela leitura na 2ª serie do ensino fundamental de uma escola pulblica estadual de teresina-piaui. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

5.
FREITAS, H. M. S.. Participação em banca de Francisca Tatiana Alves Lima.O precesso de formação de leitores no 2ª ano do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

6.
FREITAS, H. M. S.. Participação em banca de Maria Clara Magalhães Rocha.Contribuições da literatura infantil para formação de leitores no 2ª ano de uma escola municipal de Teresina. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antonino Freire.

7.
FREITAS, H. M. S.. Participação em banca de Pablo André Bezerra da Costa.O desenvolvimento de leitura dos alunos do 4ª do ensino fundamental em um escola pulblica estadual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antonino Freire.

8.
FREITAS, H. M. S.. Participação em banca de Márcilia Maria Pereira Lima.Práticas leitoras atraves da diversidade de textos do 3ºano do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antonino Freire.

9.
FREITAS, H. M. S.. Participação em banca de Maria Elismar Vieira de Medeiros.A formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública: ações e transformações na prática cotidiana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

10.
FREITAS, H. M. S.. Participação em banca de Juliana Lopes Lima.A leitura no 3º ano do ensino fundamental como fonte de informação e prazer: a realidade de iuma escola pública. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antonino Freire.

11.
FREITAS, H. M. S.. Participação em banca de Maria do Perpetuo Socorro Guedes da Costa.Ideários pedagógicos - trajetória das reformas e do quadro atual do ensino aprendizagem da matemática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antonino Freire.

12.
FREITAS, H. M. S.. Participação em banca de Vera Lucia Feitosa Pereira.A Leitura ea Escrita na Pre-escola:Um Diàlogo com a Literatura Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

13.
FREITAS, H. M. S.. Participação em banca de Maria Mirtes Silva.O Trabalho com a Leitura na Sala de Aula:em foco as dificuldades do Professor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

14.
FREITAS, H. M. S.. Participação em banca de Francisca Dinarely.Dificuldades de leitura no Processo Ensino-aprendizagem dos Alunos da 1ª Serie do Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.

15.
FREITAS, H. M. S.. Participação em banca de Maria do Socorro dos Santos Sousa.A Literatura Infantil como Isntrumento de Formação de valores na Escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FREITAS, H. M. S.. A sexualidade Infantil em sala de aula: um estudo a partir da prática pedagogica do professor. 2011. Instituto Superior de Educação Antonino Freire.

2.
FREITAS, H. M. S.. O coditiano da Educação Infantil: um estudo do processo de formação da criança de 0 a 6 anos no CMEI Luiz Gonzaga Pires em Teresina-PI. 2011. Instituto Superior de Educação Antonino Freire.

3.
FREITAS, H. M. S.. Hiperatividade na Educação Infantil: um estudo do processo ensinar-aprender. 2011. Instituto Superior de Educação Antonino Freire.

4.
FREITAS, H. M. S.. Pesquisa na Educação Infantil: da curiosidade da criança à ação pedagogica. 2011. Instituto Superior de Educação Antonino Freire.

5.
FREITAS, H. M. S.. As implicações da indisciplina escolar no 1º ano do Ensino Fundamental. 2009. Instituto Superior de Educação Antonino Freire.

6.
FREITAS, H. M. S.. A impotância da familia no processo ensino aprendizagem das crianças de 2º ano do Ensino Fundamental. 2009. Instituto Superior de Educação Antonino Freire.

Livre docência
1.
FREITAS, H. M. S.. Inclusão de Crianças com Sindrome de Dawn: contextualizando o desenvolvimento da leitura e escrita. 2011. Faculdade de Ensino Superior do Piauí.

Avaliação de cursos
1.
FREITAS, H. M. S.. Reflexões sobre o ensino de geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Teresina. 2012. Universidade Estadual do Piauí.

2.
FREITAS, H. M. S.; BORGES, G. B. A prática docente em matemática no 3º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Dep. Antonio Gayoso. 2012. Universidade Estadual do Piauí.

3.
FREITAS, H. M. S.; BORGES, G. B. O jogo nas aulas de matemática: um recurso didático em turmas de 3º do Ensino fundamental. 2012. Universidade Estadual do Piauí.

4.
FREITAS, H. M. S.. O Jogo nas aulas de matemática: um recurso didático em turma de 3º ano Fundamental. 2012. Universidade Estadual do Piauí.

5.
FREITAS, H. M. S.; BORGES, G. B. Investigação da prática pedagógica no curso Norml Superior: do planejamento à influencia na formação do professor dos anos iniciais. 2012. Universidade Estadual do Piauí.

6.
FREITAS, H. M. S.. A contribuição da Literatura Infantil no processo de ensino aprendizagemda LIBRAS para os alunos surdos no Ensino Fundamental. 2012. Universidade Estadual do Piauí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V COGITE - COLOQUIO SOBRE GÊNEROS & TEXTOS.ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO. 2016. (Oficina).

2.
I Seminário Científico do Profletras: linguagens e letramentos. 2015. (Seminário).

3.
IV Colóquio sobre Gênero & Textos.Gêneros e Textos. 2015. (Simpósio).

4.
IV Coloquio sobre Gêneros e Texto.Leitura e Compreensão do Gênero Noticia: do mundo para escola. 2015. (Simpósio).

5.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. 2015. (Congresso).

6.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. A Retextualização como metodologia para a produção de textos. 2015. (Congresso).

7.
IX Encontro de Línguistica e Literatura. 2015. (Encontro).

8.
V Colóquio do NUCEL. 2015. (Outra).

9.
VIII Encontro de Linguística e Literatura: diálogos interdisciplinares. 2015. (Encontro).

10.
VIII Seminário científico de Letras da UESPI. 2015. (Seminário).

11.
VII Seminário Científico de Letras - Lingua e Literatura: diálogos interdisciplinares. 2015. (Seminário).

12.
I Seminário Cientifico PROFLETRAS_UESPI.O texto literario no porcesso de construçao do incentvo: da leitura ao prazer de ressignificar. 2014. (Seminário).

13.
I Congresso Academico Fatep/Faespi "A Cultura como processo formativo: práticas, possibilidades e desafios no mundo globalizado". ISSN-2237-275x. Escola ao Vento: uma sala textualizada para cuidar, iniciar e formar crianças leitoras.. 2012. (Congresso).

14.
I Congresso Academico FATEPI/FAESPI. O ensino de lingua portuguesa: delineamento de práticas e metodologias no PROINFANTIL. 2011. (Congresso).

15.
Encontro Nacional do PROINFANTIL - MOD. IV. 2010. (Encontro).

16.
Generos Literarios e a Linguagem Figurada. 2010. (Outra).

17.
II Forum de Alfabetizadores de Picos-PI.II Forum de Alfabetizadores de Picos. 2010. (Outra).

18.
Múltiplas Linguagens: Artes Visuais, Corpo e Movimento. 2010. (Outra).

19.
Oficina de Linguagens e Códigos.Ouvinte. 2010. (Oficina).

20.
Ouvir e Falar. 2010. (Outra).

21.
Encontro Nacional de Professores Formadores e Articuladores Pedagogicos da Educação Infantil - PROINFANTIL. 2009. (Encontro).

22.
I Encontro Regional de Estudantes de Normal Superior.Ministrante: Sala textualizada. 2009. (Encontro).

23.
Encontros estaduais de Formação de Professores Formadores-PROINFANTIL. 2008. (Encontro).

24.
Semana da Pesquisa Cientifica.Literatura Infantil: O papel dos contos de fadas no desenvolvimento das capacidades linguisticas de crianças pre-escolares. 2008. (Outra).

25.
4º Encontro NAcional de Formação de Professores Formadores e Articuladores Pedagogicos da Educação Infantil-PROINFANTIL. 2007. (Encontro).

26.
I Encontro Sobre Formação de Professores nas Séries Iniciais.Ministrante: Literatura Infantil nas séries iniciais. 2007. (Encontro).

27.
I Séminário de Produção Científfica do ISEAF.Ministrante: Literatura Infantil. 2007. (Seminário).

28.
I Seminario de Produção Cientifica do Instituto Superior Antonino Freire (ISEAF).literatura Infantil. 2007. (Oficina).

29.
Encontro Nacional de professores formadores e articuladores pedagogicos de educaçao infantil do Programa de Formação Inicial para professres em exercicio na educaçao infantil. 2006. (Encontro).

30.
Encontro Nacional de Professores Formadores e de Articuladores Pedagógicos de Educação Infantil do Programa de Formação Inicial para professores em exercicios na educação infantil. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, H. M. S.. I Seminário Científico do Profletras: Linguagens e Letramentos. 2015. (Outro).

2.
FREITAS, H. M. S.. Oficina de Linguagens e Códigos. 2010. (Outro).

3.
FREITAS, H. M. S.. Linguagens e Códigos. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANA KARLA LAGES DA SILVA. O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICADA LEITURA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Estadual do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

2.
FLAVIA REGINA DA COSTA ARAUJO. A CRÔNICA COMO PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Estadual do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

3.
ISANIA MARIA REGO OLIVEIRA. O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA COM ALUNO DO 4º ANO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Estadual do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

4.
Cleydson Serra Santos. A coesão referencial anafórica nas notícias dos jornais impressos de Teresina: Meio Norte e o Dia. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

5.
Elayne Cristina Amarim. A linguagem virtual na escrita de adolescentes do 8º e 9º ano de uma escola particular de Teresina - Piauí. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Helenice Ferreira Matos. Merenda Escolar na Pré-escola: a realidade do CMEI - Pedro Mendes Ribeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

2.
Ana Paula Sousa da Silva e Dayna de Oliveira Miller. A literatura Infantil e o desenvolvimento da criança na Educação Infantil: a realidade de uma escola municipal de Teresina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

3.
Ilcianny Alves dos Santos. Histórias Infantins contadas: contribuição para o desenvolvimento congnitivo das crianças do 1º e 2º ano do ensino fundametal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antonino Freire. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

4.
Francisca Teixeira de Carvalho. Leitura e Literatura Infantil: um estudo a partir da realidade do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal de Teresina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antonino Freire. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

5.
Marilia de Araújo Sousa. Produção Textual no processo de ensini e aprendizagem: um estudo a partir da realidade do 4º e 5º ano do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antonino Freire. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

6.
Marilia de Araújo Sousa. Produção Textual no processo de ensini e aprendizagem: um estudo a partir da realidade do 4º e 5º ano do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antonino Freire. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

7.
Érica Sabóia de Oliveira. Atuação do Professor da Educação de Jovens e Adultos de uma Escola pública de Teresina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antonino Freire. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

8.
Janille de Jesus Cruz. A literatuta infantil como instrumento de formação de valores nos iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antonino Freire. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

9.
Monica das Chagas Batista. Poesia e Leitura: uma relação de múltiplas possibilidades no processo de ensino aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antonino Freire. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

10.
Eliyne Márcia Brito da Silva. Literatura Infantil no Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antonino Freire. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

11.
Maria de Fatima de Castro. Contribuições da poesia para desenvolvimento Integral da criança nos anos iniciais do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

12.
Maria do Rosario Laurindo. Dificuldades de leitura e escrita em alunos do 3ª ano do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

13.
Valdete Luisa de Jesus. Evasão escolar nas primeiras series do centro de educação basica Gov. Freitas Neto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Santo Agostinho. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.

14.
Eva Maria Vieira da Silva. O Preconceito linguistico no 5º ano do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Antonino Freire. Orientador: Hilda Mendes da Silva Freitas.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
FREITAS, H. M. S.. Oficina de produção do Artigo Científico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, H. M. S.. Oficina de Linguagens e Códigos. 2010. (Outro).

2.
FREITAS, H. M. S.. Linguagens e Códigos. 2010. (Outro).



Outras informações relevantes


Professora Formadora da Área de Linguagens e Códigos do programa de Formação de Professores em Exercício - PROFORMAÇÃO 
Professora Formadora da Área de Linguagens e Códigos do Programa de Formação Inicial para professores em Exercício na Educação Infantil - PROINFANTIL



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 8:15:21