Diana Gonçalves dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7069191000550212
  • Última atualização do currículo em 29/12/2018


Graduada em Licenciatura Integrada Educação em Ciências, Matemática e Linguagem pela Universidade Federal do Pará (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional. Mestre em Educação em Ciências pelo programa de Pós Graduação em Educação, Ciências e Matemáticas (PPGECM) da universidade Federal do Pará, na linha de pesquisa Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências. Atualmente trabalha no órgão (SEDUC) na Instituição de Ensino, Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Rodolfo Tourinho (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diana Gonçalves dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, D. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, universidade federal do pará.
Rua Augusto Corrêa - até 937 - lado ímpar
Guamá
66075110 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32271690


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Espaços de Diversidade da Educação das Ciências.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: CONTOS DE TRADIÇÃO ORAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma prática interdisciplinar em aulas de ciências,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria dos Remédios de Brito.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2011 - 2014
Graduação em licenciatura integrada em ciência mat.e linguagem.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: HABILIDADES METACOGNITIVAS DE SÓCIOS MIRINS DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA.
Orientador: Jesus de Nazaré Cardoso Brabo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2010
Curso técnico/profissionalizante.
ESCOLA TECNOLOGICA DO ESTADO DO PARA, EETPA, Brasil.




Formação Complementar


2011
Extensão universitária em licenciatura integrada em ciência mat.e linguagem. (Carga horária: 3080h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista PIBID, Enquadramento Funcional: Estagiária de iniciação cientif. a docência, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação em projetos de iniciação científicas no Clube de Ciências da UFPA. Com estudantes da educação básica.


Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação com a ministração da disciplina História da Cultura Afro- Brasileira, para turma de Pedagogia /Parfor- Campos Parauapebas /Pá.


Escola estadual Monsenhor Azevedo, EEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de praticas de iniciação científica, no processo de ensino e a aprendizagem da cultura Amazônica com estudantes da educação básica da comunidade ribeirinha - Ilha do Combu, Belém/Pá.


Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Rodolfo Tourinho, EEEF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 200, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2013 - 2013
CONHECENDO E PRESERVANDO OS QUELÔNIOS NO MEIO AMBIENTE
Descrição: O projeto tem por objetivo a realização de atividades de iniciação científica infanto-juvenil. Visando o desenvolvimento do diálogo contínuo com as diversas áreas, compartilhando, integrando e buscando novos conhecimentos para agregar planos de ensino relacionados à preservação dos quelônios no meio ambiente e relacionar a importância da conservação da biodiversidade das espécies na região Amazônica. Visando mobilizar os educandos na recuperação das populações das espécies mais representativas da região, bem como o estabelecer o censo critico de autonomia para que os mesmos possam argumentar sobre qualquer dano causado por predadores ?homens? no meio ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Diana Gonçalves dos Santos - Integrante / Jesus Cardoso Brabo - Coordenador / Ana Elisabeth Dias Pereira - Integrante / Sandra Maria Sales Pereira - Integrante / Cristina Maria da Silva Lima - Integrante / Elvis Borges Machado - Integrante.
2012 - 2012
Conhecendo os Anuros e seu processo de metamorfose: Sapo,Rã,Perereca.
Descrição: Este projeto de aula cientifico, tem por finalidade a aguçar a curiosidade dos alunos das series inicias em descobrir os fenômenos, que envolver a vida animal de cada espécie, em especial a dos anfíbios . E a partir deste principio estimula-los a observar o que os cercam com olhar de pesquisador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Diana Gonçalves dos Santos - Integrante / Cristian Corrêa da Paixão - Coordenador / Michelli Neves Magno - Integrante.
2012 - Atual
Aprimorando o estudo da Linguagem nas series iniciais, através da encenação
Descrição: o objetivo deste projeto de aula, e estimular a criatividade dos alunos das series iniciais, em criar suas próprias historias. Manifestando-as através da encenação. e a partir deste principio trabalhar a escrita, a leitura e a representação oral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Diana Gonçalves dos Santos - Integrante / Jesus Cardoso Brabo - Coordenador / Michelli Neves Magno - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, D. G.. CONTOS TRADICIONAIS NA ESCOLA:Práticas interdisciplinres em aulas de ciências. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 175p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, D. G.; Jesus . INTEGRANDO ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA E CIENTÍFICA COM ATIVIDADES DE INTERLINGUAGEM EM TURMAS DE EJA. In: Rodrigo Diego de Souza; José André Peres Angotti. (Org.). Reflexões em ensino de ciências. 1ed.Curitiba/PR: Atica, 2016, v. VII, p. 83-96.

2.
SANTOS, D. G.; MAGNO, C. M. V. . Práticas docentes: reflexões e implicações no ensino aprendizagem nos anos iniciais. In: Márcia Angela da Silva Aguiar (Universidade Federal de Pernambuco) - Coordenadora José Carlos Morgado ( Universidade do Minho) Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Isabel Carvalho Viana, Joana Souza, Edilene Guimarães. (Org.). Currículo, escola, ensino superior e espaços não escolares - Anais do XII Colóquio sobre questões curriculares/VIII Colóquio luso-brasileiro de currículo/II Colóquio luso-afro-brasileiro de questões curriculares.. 1ed.Recife/PE: ANPAE, 2016, v. 1, p. 83-94.

3.
SANTOS, D. G.; BRITO, M. R. . Práticas de iniciação científica com estudantes do ensino fundamental, no clube de ciência da UFPA. In: Antônio Flávio Barbosa Moreira; Márcia Angela da Silva Aguiar; Isabel Carvalho Viana. (Org.). CURRÍCULO, EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO E AVALIAÇÃO. 2ed.Recife/PE: ANPAE, 2016, v. 2, p. 219-229.

4.
Jesus ; PEREIRA, A. E. D. ; PEREIRA, S. M. S. ; SANTOS, D. G. . O impacto do planejamento e execução de atividades didaticas construtivistas na formação docente de professoras- estagiarias do CCIUFPA Novos saberes e fazeres nas politicas e pratica de formação docente: Construindo dialógos entre o ensino superior... Novos saberes e fazeres nas politicas e pratica de formação docente: Construindo dialógos entre o ensino superior e a educação basica no estado do Pará. 1ed.Belém: Brasil, 2016, v. 1, p. 273-286.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, D. G.; PEREIRA, S. M. S. . O MODO DE SE CONSTITUIR NA FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS. In: VII CIPA, CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO) BIOGRAFICA, 2016, CUIABÁ. VII CIPA CUIABÁ 2016, 2016.

2.
SANTOS, D. G.; MAGNO, C. M. V. ; OLIVEIRA, V. L. . PRÁTICAS DOCENTES: REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES NO ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. In: XII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES/ VIII COLÓQUIO LUSO- BRASILEIRO DE CURRÍCULO/ II COLÓQUIO LUSO- AFRO- BRASILEIRO DE QUESTÕES CURRICULARES, 2016, RECIFE. XII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES/ VIII COLÓQUIO LUSO- BRASILEIRO DE CURRÍCULO/ II COLÓQUIO LUSO- AFRO- BRASILEIRO DE QUESTÕES CURRICULARES, 2016.

3.
SANTOS, D. G.; BRITO, M. R. . 'CURRÍCULO: PRATICAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA'. In: XII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES/ VIII COLÓQUIO LUSO- BRASILEIRO DE CURRÍCULO/ II COLÓQUIO LUSO- AFRO- BRASILEIRO DE QUESTÕES CURRICULARES, 2016, RECIFE. XII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES/ VIII COLÓQUIO LUSO- BRASILEIRO DE CURRÍCULO/ II COLÓQUIO LUSO- AFRO- BRASILEIRO DE QUESTÕES CURRICULARES, 2016.

4.
SANTOS, D. G.; BRITO, M. R. . Processo de alfabetização com os contos tradicionais destacando problemas ambientais. In: 1° anped Norte: politicas públicas e formação humana desafios para educação na Panamazônia, 2016, Belém. 1° anped Norte: politicas públicas e formação humana desafios para educação na Panamazônia, 2016.

5.
Jesus ; SANTOS, D. G. ; GOMES, A. S. A. . Protocolos Verbais para diagnostico metacognitivo de crianças: um estudo piloto. In: Encotro Internacional sobre aprendizaje Significativo, 2015, Burgos. VII, encontro Internacional sobre Aprendizaje Significativo, V Encontro Iberoamericano sobre Investigacion en Enseñanza de las ciencias Burgos. Rio Grande do Sul: Apredizagem Significativa Em Revista, 2015. v. VII.

6.
SANTOS, D. G.; Jesus ; FERREIRA NETO, J. A. . ENSINANDO CONCEITOS DE FÍSICA EM TURMAS MULTISERIADAS DE COMUNIDADES RIBERINHAS: UMA EXPERIÊNCIA DO TIPO MÃO NA MASSA. In: V ENCONTRO NASCIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC 2014), 2014, NATAL/ RIO GRANDE DO NORTE. V ENCONTRO NASCIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC 2014), 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, D. G.; Jesus . O ENSINO DE CIÊNCIAS E LINGUAGENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM EXERCÍCIO DA INTERDISCIPLINARIDADE. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2014, BELÉM. 6° CEBEU, CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. BELÉM: htt://www.cbeu.ufra.edu.br/pacote/index.php/537e2a2ae6cfb, 2014. v. 537. p. 6CFB.

2.
SANTOS, D. G.; PEREIRA, A. E. D. ; Jesus . ESTUDANDO QUELÔNIOS NA AMAZÔNIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS.. In: 5° ENCONTRO NASCIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 2014, BELÉM. 5° ENCONTRO NASCIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 2014.

3.
SANTOS, D. G.; Jesus . VIDA DE SAPO:INICIAÇÃO CIENTIFICA DE CRIANÇAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 65° REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2013, PERNANBUCO. 65° REUNIÃO ANUAL DA SBPC. RECIFE/ PE: HELENA B. NADER, Presidente da SBPC, 2013. v. 65. p. 48.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, D. G.. HABILIDADES METACOGNITIVAS DE SÓCIOS MIRINS DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, D. G.; FARIAS, C. A. . o processo alfabetizador com os contos de lendas ressaltando o problema da escassez de água. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SANTOS, D. G.; Martins, F.M . Preservação Ambiental: Possibilidades no ensino de Ciências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, D. G.; Jesus . THE MUSIC 'MOSAIC RAVENA' AS PROCESS SCIENTIFIC LITERACY IN A CLASS OF YOUTH AND ADULTS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SANTOS, D. G.; Jesus . ESTUDANDO E PRESERVANDO QUELÔNIOS NA AMAZÔNIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, D. G.; LIMA, J. S. ; SOUZA, R. A. S. ; GONCALVES, A. C. ; SILVA, M. F. V. . AGENDA SÓCIOAMBIENTAL- COMUNIDADE ILHA DO MAMANGAL IGARAPÉ MIRI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, D. G.; Jesus ; LIMA, C. M. S. . O ENSINO DE CIÊNCIAS E LINGUAGENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM EXERCÍCIO DA INTERDISCIPLINARIDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, D. G.; MAGNO, C. M. V. . PRÁTICAS DOCENTES: REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES NO ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, D. G.; Jesus . VIDA DE SAPO:INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE CRIANÇAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
PARENTE, A. A. G. L. ; MAGNO, C. M. V. ; SANTOS, D. G. . Interações discursivas em aulas de Ciências: promovendo conhecimentos da prática de ensino na formação inicial de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SANTOS, D. G.; Jesus ; LIMA, C. M. S. . EXPLORANDO O ESPAÇO CELESTE A PARTIR DE LENDAS AMAZÔNICAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SANTOS, D. G.. ALUNOS DO 4° ANO COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LIMA, C. M. S. ; SANTOS, D. G. ; ALVES, I. M. T. . BRINCANDO E APRENDENDO COM JOGOS DE MATEMÁTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SANTOS, D. G.. Aprendendo e brincando com jogos de matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SANTOS, D. G.; SANTOS, F. M. . BRINCANDO E APRENDENDO COM JOGOS DE MATEMÁTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SANTOS, D. G.; MAGNO, M. N. ; SILVA, G. P. . CONHECENDO OS ANUROS E SEU PROCESSO DE METAMORFOSE: SAPO.RÃ E PERERECA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SANTOS, D. G.. ENERGIAS RENOVAVEIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SANTOS, D. G.; MAGNO, M. N. ; SILVA, G. P. . Lenda da cobra grande. 2012. Teatral.

Artes Visuais
1.
SANTOS, D. G.; SOUZA, R. A. S. ; MARTINS, F. F. . TÔ DE OLHO NA NOTICIA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TECNOLOGIA. 2016. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, D. G.; Jesus. Participação em banca de Nayara Rosário da Costa.A música popular paraense como instrumento de ensino interdisciplinar para aluno do 5° ano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lincencitura Integrada em Educação em Ciências matemática e Linguagens) - Universidade Federal do Pará.

2.
SANTOS, D. G.; Jesus. Participação em banca de Rosiane Conde da Rosa.Atividades metacognitivas para estudantes do anos iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lincencitura Integrada em Educação em Ciências matemática e Linguagens) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
PANTOJA, R. M.; PANTOJA, A. M.; SANTOS, D. G.. As dificuldades do professor Perante Os Desafios Da Inclusão De Crianças Com Dislexia E T Nas Escolas. 2015.

2.
ROCHA, J. Q.; PANTOJA, A. M.; SANTOS, D. G.. A Gestão Educacional Ressignificando A Ética Profissional. 2015. Faculdades Integradas Ipiranga.

3.
SILVA, J. F. S. E.; PANTOJA, A. M.; SANTOS, D. G.. O Repensar da Gestão Escolar E Qualidade Na Educação. 2015. Faculdades Integradas Ipiranga.

4.
NASCIMENTO, J. G. R.; PANTOJA, A. M.; SANTOS, D. G.. O Gestor Educacional Integrado A Relação Familiar Com O Professor Ensino- Aprendizagem. 2015. Faculdades Integradas Ipiranga.

5.
GARCIA, M. C.; PANTOJA, A. M.; SANTOS, D. G.. Refletindo Sobre As Estrategias Interventistas Para o Favorecimento Da Comunidade Escolar. 2015. Faculdades Integradas Ipiranga.

6.
PEREIRA, M. N. R. A.; PANTOJA, A. M.; SANTOS, D. G.. As Contribuições Do Gestor Educacional Para O Desenvolvimento Das Potencialidades Na Educação Infantil. 2015. Faculdades Integradas Ipiranga.

Outras participações
1.
SANTOS, D. G.; SOUZA, S. H. S. E.. "A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): FATORES QUE CONTRIBUEM PARA EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ GUIMARÃES DE FREITAS NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO PIRIÁ/PÁ". 2016. Universidade Federal Rural da Amazônia.

2.
SANTOS, D. G.; SOUZA, S. H. S. E.. " A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO ESCOLAR". 2016. Universidade Federal Rural da Amazônia.

3.
SANTOS, D. G.. Educação Infantil: um estudo comparativo acerca das contribuições do lúdico no desenvolvimento biopsicossocial do educando. 2015. Universidade Federal Rural da Amazônia.

4.
SANTOS, D. G.. Metodologias e práticas das disciplinas oficiais das séries inicias do ensino fundamental: Dificuldade de aprendizagem com o ensino da matemática. 2015. Universidade Federal Rural da Amazônia.

5.
SANTOS, D. G.. Leitura e Escrita: as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem do 5° ano/9 dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia do PAFOR/UFRA. 2015. Universidade Federal Rural da Amazônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CURSO.MAURICE BLANCHOT: O ESCREVER, A LITERATURA E A MORTE. 2016. (Outra).

2.
FOCAR: MOSTRA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO E ARTE AUTOBIOGRAFIA ARTE E CINEMA NA FORMAÇÃO DOCENTE.OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO POÉTICA E FOTOGRÁFICAS. 2016. (Oficina).

3.
FOCAR: MOSTRA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO E ARTE AUTOBIOGRAFIA ARTE E CINEMA NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2016. (Outra).

4.
I SEMINÁRIO- "POVOS RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA" EDUCAÇÃO O E PESQUISA EM DIÁLOGO. 2016. (Seminário).

5.
VII CIPA, CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO) BIOGRAFICA. O MODO DE SE CONSTITUIR NA FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS. 2016. (Congresso).

6.
XII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES/ VIII COLÓQUIO LUSO- BRASILEIRO DE CURRÍCULO/ II COLÓQUIO LUSO- AFRO- BRASILEIRO DE QUESTÕES CURRICULARES."CURRÍCULO: PRATICAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA". 2016. (Outra).

7.
XII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES/ VIII COLÓQUIO LUSO- BRASILEIRO DE CURRÍCULO/ II COLÓQUIO LUSO- AFRO- BRASILEIRO DE QUESTÕES CURRICULARES.PRÁTICAS DOCENTES: REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES NO ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. 2016. (Outra).

8.
"Patria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo". 2015. (Outra).

9.
3° Seminário de Estudos so Núcleo Gera/ 2015- A Lei 10.639/2003. 2015. (Outra).

10.
Ciência na Ilha 2015.Oficina Histórias da Tradição e preservação ambiental: Possibilidade no Ensino de Ciências. 2015. (Oficina).

11.
I Feira de Ciência, Inovação e tecnologia de Igarapé- Mirim, FEICITI. I feira de Ciência, Inovação e tecnologia de Igarapé- Mirim, FEICITI. 2015. (Feira).

12.
III Seminario de pesquisa em didática da matemática - SPDMAT. 2015. (Seminário).

13.
Minicurso: Educação e Infância. 2015. (Outra).

14.
Mini Curso " Analise Combinatória: Uma sequência didática em uma Perspectiva Construtivista. 2015. (Outra).

15.
Mini Curso "Modelagem Matemática na perspectiva da Teoria Antropologica do Didáico". 2015. (Outra).

16.
PALESTRA: ALGUMAS IMPLICAÇÕES PEDAGOGICAS DA CONCEPÇÃO DE MATEMATICA DE WITTGNSTEIN NAS AULAS DE 1939.PALESTRA: ALGUMAS IMPLICAÇÕES PEDAGOGICAS DA CONCEPÇÃO DE MATEMATICA DE WITTGNSTEIN NAS AULAS DE 1939. 2015. (Outra).

17.
PALESTRA: PROFESSOR PESQUISADOR SOBRE SUA PROPRIA PRATICA.PALESTRA: PROFESSOR PESQUISADOR SOBRE SUA PROPRIA PRATICA. 2015. (Outra).

18.
SEMANA ACADEMICA 2015. 2015. (Outra).

19.
X Encontro Paraense de Educação Matemática.X Encontro Paraense de Educação Matemática. 2015. (Encontro).

20.
X Encontro Paraense de Educação Matemática.participação no Minicurso MC-03 X EPAEM. 2015. (Outra).

21.
5° ENCONTRO NASCIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.MINICURSO; MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.. 2014. (Encontro).

22.
5° ENCONTRO NASCIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2014. (Encontro).

23.
5° ENCONTRO NASCIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.MINICURSO; MODELIZACIÓN, HEURÍSTICOS Y APRENDIZAGEJE SIGNIFICATIVO CRÍTICO. 2014. (Encontro).

24.
CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2014. (Congresso).

25.
II SEMINÁRIO DE PESQUISA EM DIDÁTICA DAS MATEMÁTICA- SPDMAT.. 2014. (Seminário).

26.
I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA.PRÁTICAS DOCENTES: REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES NO ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS.. 2014. (Seminário).

27.
I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. (Seminário).

28.
MINICURSO: A REGRA DE TRÊS ALGEBRIZADA COMO PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA UNIFICADORA..MINICURSO: A REGRA DE TRÊS ALGEBRIZADA COMO PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA UNIFICADORA.. 2014. (Outra).

29.
MINICURSO: ASTROBIOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS. 2014. (Outra).

30.
MINICURSO: O FAZER DA ANÁLISE COMBINATÓRIA SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO..MINICURSO: O FAZER DA ANÁLISE COMBINATÓRIA SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO.. 2014. (Outra).

31.
MINICURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA; A CEGUEIRA E A SALA DE AULA..MINICURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA; A CEGUEIRA E A SALA DE AULA.. 2014. (Outra).

32.
III Ciclo de formação docente do Clube de ciências da UFPA.III Ciclo de formação docente do Clube de ciências da UFPA. 2013. (Encontro).

33.
III SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PIBID-IEMCI: PRÁTICA E REFLEXÃO DE DOCÊNCIA DO.EXPLORANDO O ESPAÇO CELESTE A PARTIR DE LENDAS AMAZÔNICAS. 2013. (Seminário).

34.
III SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PIBID-IEMCI: PRÁTICA E REFLEXÃO DE DOCÊNCIA DO. 2013. (Seminário).

35.
Minicurso: AUTISMO e TDAH na escola: Definições propostas de inclusão e ensino.Minicurso: AUTISMO e TDAH na escola: Definições propostas de inclusão e ensino. 2013. (Outra).

36.
OFICINA, GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.OFICINA, GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. (Oficina).

37.
XV Feira do Vestibular da UFPA. XV Feira do Vestibular da UFPA. 2013. (Exposição).

38.
4° Congresso Brasileiro de Etnomatemática - Belém/ PA. 2012. (Congresso).

39.
Ciência na ilha 2012, oficina "Brincando e aprendendo com jogos de matemática ca.Ciência na ilha 2012, oficina "Brincando e aprendendo com jogos de matemática. 2012. (Oficina).

40.
Circuito de Ciência de Cametá.Aprendendo e Brincando com Jogos de Matemática. 2012. (Oficina).

41.
CURSO: ENSINO COM PESQUISA EM SALA DE AULA: ESTUDANDO A BIODIVERSIDADE LOCAL EM LABORATÓRIOS NATURAIS.CURSO: ENSINO COM PESQUISA EM SALA DE AULA: ESTUDANDO A BIODIVERSIDADE LOCAL EM LABORATÓRIOS NATURAIS. 2012. (Outra).

42.
II Seminário de avaliação do PIBID/IEMCE: Pratica e reflexão de docência.II Seminário de avaliação do PIBID/IEMCE: Pratica e reflexão de docência. 2012. (Seminário).

43.
PALESTRA: CONCEPÇÕES, OBSTÁCULO E ERROS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2012. (Outra).

44.
Programa Clube de ciências da UFPA-CCIUFPA, como professora estagiaria desenvolvendo e orientando atividades de iniciação cientifica infanto-juvenil para estudante da educação básica cie.Programa Clube de ciências da UFPA-CCIUFPA, como professora estagiaria desenvolvendo e orientando atividades de iniciação cientifica infanto-juvenil para estudante da educação básica ci. 2012. (Outra).

45.
Workshop: Experiencias de prática antecipadas em espaços formais e não formais.Workshop: Experiencias de prática antecipadas em espaços formais e não formais. 2012. (Outra).

46.
ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA.MINICURSO "ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA," NOS DIA 23,24 E 25 DE AGOSTO DE 2011,COM CARGA HORARIA DE 09 HORAS/AULA,NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA.. 2011. (Outra).

47.
ciência na ilha.Trabalho Energias Renováveis,direcionado as series inicias. 2011. (Oficina).

48.
Ciência na ilha 2011, ministrante da atividade jogos de matemática.Ciência na ilha 2011, ministrante da atividade jogos de matemática. 2011. (Outra).

49.
III seminário Nacional e V seminário regional sobre formação de professores e relações Étnico-Raciais.III seminário Nacional e V seminário regional sobre formação de professores e relações Étnico-Raciais. 2011. (Seminário).

50.
IV FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.PARTICIPANTE: como oficineira do jogo da dama modificado nas operações matemática.. 2011. (Oficina).

51.
Minicurso: Uso dos jogos para o ensino de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental.Minicurso: Uso dos jogos para o ensino de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. (Outra).

52.
produção e tratamento do lixo como tema de estudos nos anos inicias do ensino fundamental.produção e tratamento do lixo como tema de estudos nos anos inicias do ensino fundamental. 2011. (Oficina).

53.
TREINAMENTO DA REDE PERGAMUM.TREINAMENTO DA REDE PERGAMUM,NO DIA 12 DE ABRIL DE 2011,COM CARGA HORARIA 05 HORAS/AULA,NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPA.. 2011. (Outra).

54.
VII conferencia nacional sobre modelagem na educação matemática.participação como,apoio da VII conferencia nacional sobre modelagem na educação matemática,no período de 16 a 18 de novembro.. 2011. (Outra).

55.
AMIGO DO TURISTA "CÍRIO".BELÉMTUR,COMO RECEPCIONISTA DE TURISTA NO MANGAL DAS GARÇAS. 2009. (Outra).

56.
XIII FEIRA PAN-AMAZONICA DO LIVRO.PARTICIPANTE: COMO APOIO NO PARQUE DA TURMA DA MÔNICA ( MAURICIO DE SOUZA ). 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHAVES, S. N. ; SANTOS, D. G. . MOSTRA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO, CIÊNCIA E ARTE: AUTOBIOGRAFIA, ARTE E CINEMA NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2016. (Congresso).

2.
SANTOS, D. G.; MAGNO, C. M. V. . Semana Acadêmica do curso de Licenciatura Integrada em Educação em ciências, matemática e Linguagem.. 2015. (Outro).

3.
SANTOS, D. G.. COMISSÃO ORGANIZADORA: II COLÓQUIO SOBRE BIODIVERSIDADE.. 2014. (Outro).

4.
SANTOS, D. G.; Jesus . ESTUDANDO E PRESERVANDO QUELÔNIOS NA AMAZÔNIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. 2014. (Exposição).

5.
SANTOS, D. G.. COMISSÃO ORGANIZADORA: I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES NE EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. (Outro).

6.
SANTOS, D. G.. COMISSÃO DE ALIMENTAÇÃO: NO CIÊNCIA NA ILHA 2013.. 2013. (Outro).

7.
SANTOS, D. G.; LIMA, C. M. S. ; Ana Elisabeth Dias Pereira ; PEREIRA, S. M. S. ; MACHADO, E. B. . CONHECENDO E PRESERVANDO OS QUELÔNIOS NO MEIO AMBIENTE. 2013. (Exposição).

8.
SANTOS, D. G.. COMISSÃO ORGANIZADORA CIÊNCIA NA ILHA 2011. 2011. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SANTOS, D. G.. CONTOS TRADICIONAIS NA ESCOLA:Práticas interdisciplinres em aulas de ciências. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 175p .

1.
SANTOS, D. G.; Jesus . INTEGRANDO ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA E CIENTÍFICA COM ATIVIDADES DE INTERLINGUAGEM EM TURMAS DE EJA. In: Rodrigo Diego de Souza; José André Peres Angotti. (Org.). Reflexões em ensino de ciências. 1ed.Curitiba/PR: Atica, 2016, v. VII, p. 83-96.

2.
SANTOS, D. G.; BRITO, M. R. . Práticas de iniciação científica com estudantes do ensino fundamental, no clube de ciência da UFPA. In: Antônio Flávio Barbosa Moreira; Márcia Angela da Silva Aguiar; Isabel Carvalho Viana. (Org.). CURRÍCULO, EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO E AVALIAÇÃO. 2ed.Recife/PE: ANPAE, 2016, v. 2, p. 219-229.


Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, D. G.. ENERGIAS RENOVAVEIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SANTOS, D. G.; MAGNO, M. N. ; SILVA, G. P. . CONHECENDO OS ANUROS E SEU PROCESSO DE METAMORFOSE: SAPO.RÃ E PERERECA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTOS, D. G.; Jesus . VIDA DE SAPO:INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE CRIANÇAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PARENTE, A. A. G. L. ; MAGNO, C. M. V. ; SANTOS, D. G. . Interações discursivas em aulas de Ciências: promovendo conhecimentos da prática de ensino na formação inicial de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, D. G.. ALUNOS DO 4° ANO COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, D. G.; Jesus . ESTUDANDO E PRESERVANDO QUELÔNIOS NA AMAZÔNIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, D. G.; Jesus ; LIMA, C. M. S. . O ENSINO DE CIÊNCIAS E LINGUAGENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM EXERCÍCIO DA INTERDISCIPLINARIDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, D. G.; MAGNO, C. M. V. . PRÁTICAS DOCENTES: REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES NO ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, D. G.. HABILIDADES METACOGNITIVAS DE SÓCIOS MIRINS DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, D. G.; FARIAS, C. A. . o processo alfabetizador com os contos de lendas ressaltando o problema da escassez de água. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SANTOS, D. G.; Martins, F.M . Preservação Ambiental: Possibilidades no ensino de Ciências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SANTOS, D. G.; Jesus . THE MUSIC 'MOSAIC RAVENA' AS PROCESS SCIENTIFIC LITERACY IN A CLASS OF YOUTH AND ADULTS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, D. G.. COMISSÃO DE ALIMENTAÇÃO: NO CIÊNCIA NA ILHA 2013.. 2013. (Outro).

2.
SANTOS, D. G.. COMISSÃO ORGANIZADORA: II COLÓQUIO SOBRE BIODIVERSIDADE.. 2014. (Outro).

3.
SANTOS, D. G.. COMISSÃO ORGANIZADORA CIÊNCIA NA ILHA 2011. 2011. (Outro).

4.
CHAVES, S. N. ; SANTOS, D. G. . MOSTRA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO, CIÊNCIA E ARTE: AUTOBIOGRAFIA, ARTE E CINEMA NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2016. (Congresso).


Artes Cênicas
1.
SANTOS, D. G.; MAGNO, M. N. ; SILVA, G. P. . Lenda da cobra grande. 2012. Teatral.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 4:58:53