Natália Cirino Talim Menezes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7629162855972494
  • Última atualização do currículo em 03/04/2017


Pós-doutoranda do Programa de Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Doutora em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2015), com especialização em Linguagem com enfoque nos Distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e na Atuação em Âmbito Educacional (CEFAC-2011) e graduada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2008). Atuou como professora substituta na área de Audiologia do curso de graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2015-2016) e no curso de Pós Graduação Lato Sensu da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente exerce regularmente suas atividades como fonoaudióloga pesquisadora e pesquisadora auxiliar na orientação de acadêmicos de Medicina da UFMG no Centro de Investigação em Esclerose Múltipla de Minas Gerais (CIEM), conveniado com o Sistema Único de Saúde, sem fins lucrativos (2009-Atual). É fonoaudióloga plantonista do Hospital Dia e Maternidade Unimed BH (2009-Atual). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Natália Cirino Talim Menezes
Nome em citações bibliográficas
TALIM, N. C.;TALIM, NATÁLIA;TALIM, N.;TALIM, NATALIA C.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Ciências Aplicadas a Cirurgia e Oftalmologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Fenomenologia clínica, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Marco Aurélio Lana Peixoto.
2009 - 2011
Especialização em Linguagem. (Carga Horária: 500h).
CEFAC Pós-Graduação em Saúde e Educação, CEFAC, Brasil.
Título: Linguagem.
2005 - 2008
Graduação em Fonoaudiologia.
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.
Título: Aleitamento materno: Perspectivas do conhecimento das gestantes que frequentam um Centro de Saúde.
Orientador: Teresa Cristina Moura de Oliveira.
2001 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Imaculada Conceição- Filhas de Jesus, CIC-BH, Brasil.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora substituta na Área de Audiologia para o curso de Graduação de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais.


Centro de Investigação em Esclerose Múltipla de Minas Gerais, CIEM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Fonoaudióloga Colaboradora, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga Colaboradora, Carga horária: 6


Hospital Dia e Maternidade Unimed BH, HDMU, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Plantonista


Projeto Quatro Operações AÇÕES SOCIAIS E VOLUNTARIADO, QUATRO OPERAÇÕES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Profissional Voluntário, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 8


Projeto Vencendo Barreiras, PVB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Profissional Voluntário, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 4


Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 22



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Fenomenologia clínica do espectro da neuromielite óptica com envolvimento do tronco encefálico.
Descrição: Neuromielite óptica (NMO) ou doença de Devic é uma doença imunomediada do sistema nervoso central (SNC), de caráter inflamatório, desmielinizante e necrosante, que acomete preferencialmente o nervo óptico e a medula espinal. Por muito tempo considerada uma variante da esclerose múltipla (EM) a NMO é atualmente considerada uma entidade nosológica independente, que pode ser diferenciada da EM, em bases epidemiolócas, imunopatológicas, clínicas, de imagem, assim como de resposta às medidas terapêuticas. Além do clássico envolvimento dos nervos ópticos e da medula espinal, denominados eventos índices da doença, os pacientes com NMO podem apresentar disfunções relacionadas ao envolvimento de estruturas do encéfalo como as situadas no tronco encefálico, hipotálamo, hipófise e outras regiões, confundindo o diagnóstico. Em alguns pacientes estes sintomas podem preceder as manifestações visuais e mielopáticas da doença..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Natália Cirino Talim Menezes - Integrante / Lívia Edwiges Cirino Talim - Integrante / Cristiane Franklin Rocha - Integrante / Carolina Reis Araújo - Integrante / Marco Aurélio Lana-Peixoto - Coordenador / Rodrigo Kleinpaul - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - Atual
Treinamento de escalas nas disfunções neurológicas
Descrição: Apresentação e justificativa: A utilização de perfis, medidas e indicadores de avaliação padronizados na avaliação e acompanhamento de indivíduos com deficiências e incapacidades decorrentes de lesões neurológicas é consenso nas sociedades médicas e entidades especializadas de áreas afins. As escalas permitem uma avaliação do impacto da doença nas atividades de vida diária dos pacientes e de seus familiares caracterizando a funcionalidade do portador. Este projeto visa promover: 1)a assistência e orientação dos portadores da enfermidade em base multidisciplinar; (2) a educação e o treinamento de profissionais de saúde, de cuidadores e de portadores; e (3) pesquisas científicas na área . Objetivos gerais: 1) Mensurar o nível de independência funcional dos portadores de doenças neurológicas; (2) avaliação funcional e acompanhamento assistencial dos portadores das doenças neurológicas em base multidisciplinar; (3) educação e o treinamento de profissionais de saúde, de cuidadores e de portadores destas doenças; (4) desenvolvimento de pesquisas científicas na área; (5) evolução das doenças e as necessidades humanas integrais, em seus aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais. Objetivos específicos: Trabalho de equipe para avaliar as limitações impostas pelas doenças buscando a capacidade funcional, viabilizando a qualidade de vida em geral e prevenindo complicações debilitantes. 1. Cadastramento dos portadores e estudo da freqüência relativa das doenças neurológicas em Minas Gerais. 2. Estudo do perfil clínico e evolutivo da doença em nosso meio. 3. Investigação de incapacidade funcional, alterações cognitivas e alterações visuais. 4. Estudo da qualidade de vida dos pacientes 5. Promoção de atividades educacionais para portadores, familiares e cuidadores. 6. Promoção de atividades educacionais para médicos e outros profissionais de saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Natália Cirino Talim Menezes - Integrante / Lívia Edwiges Cirino Talim - Integrante / Cristiane Franklin Rocha - Integrante / Carolina Reis Araújo - Integrante / Marco Aurélio Lana-Peixoto - Coordenador / Rodrigo Kleinpaul - Integrante / Viviani F. C. Rodrigues - Integrante / Veronica B. S. Oliveira - Integrante / Cybelle Maria Veiga Loureiro - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8
2010 - Atual
CIEM - Centro de Investigação em Esclerose Múltipla
Descrição: Apresentação e justificativa: O Centro de Investigação de Esclerose Múltipla de Minas Gerais ? CIEM MINAS é uma instituição de natureza acadêmica, sem fins lucrativos, que visa promover: (1) a assistência e tratamento dos portadores da enfermidade em base multidisciplinar; (2) a educação e o treinamento de profissionais de saúde, de cuidadores e de portadores da esclerose múltipla; e (3) pesquisas científicas para o melhor conhecimento da esclerose múltipla em nosso meio. O CIEM MINAS está instalado no Hospital São Geraldo da Universidade Federal de Minas Gerais. Desde o início de seu funcionamento o CIEM MINAS vem exercendo suas atividades com grande zelo, tornando em pouco tempo um centro de referência nacional para o diagnóstico e o tratamento da esclerose múltipla. Devido à qualidade das atividades desenvolvidas o CIEM tornou-se também modelo para a formação de centros similares em outras regiões do país. Registrado no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e contando com profissionais de elevada qualificação e ampla experiência em várias áreas da saúde o trabalho multidisciplinar do CIEM MINAS se projetou internacionalmente tornando-se atualmente um centro de referência em toda a América Latina. Objetivos gerais: (1) a assistência e tratamento dos portadores da esclerose múltipla e outras doenças desmielinizantes em base multidisciplinar; (2) a educação e o treinamento de profissionais de saúde, de cuidadores e de portadores destas doenças; (3) Desenvolvimento de pesquisas científicas na área; (4) Estudo do custo socio-econômico da esclerose múltipla em nosso meio para o indivíduo e para a sociedade, assim como de meios para sua redução. Objetivos específicos: 1. Cadastramento dos portadores de esclerose múltipla e portadores de neuromielite óptica e estudo da epidemiologia da doença em Minas Gerais. 2. Estudo do perfil clínico e evolutivo da esclerose multipla e de outras doenças relacionadas à mesma em nosso meio..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Natália Cirino Talim Menezes - Integrante / Lívia Edwiges Cirino Talim - Integrante / Cristiane Franklin Rocha - Integrante / Carolina Reis Araújo - Integrante / Marco Aurélio Lana-Peixoto - Coordenador / Rodrigo Kleinpaul - Integrante / Vitor G. Haase - Integrante / Cybelle Maria Veiga Loureiro - Integrante.
Número de produções C, T & A: 9
2007 - 2007
Projeto de Extensão Universitária Educação em Saúde : Prevenção Psicomotora e Fonoaudiológica em Creches
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Prêmio de Incentivo à Educação Médica Gilberto Belisário Campos.- BCTRIMS 14th Annual Meeting, ESTUDO DA EQUIPE DO CIEM ?CSF ANALYSIS IN NMO AND MS A COMPARATIVE STUDY OF 560 CASES?.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BECKER, JEFFERSON2016BECKER, JEFFERSON ; CALLEGARO, DAGOBERTO ; LANA-PEIXOTO, MARCO AURÉLIO ; TALIM, NATÁLIA ; VIDALETTI, TAMARA ; DE PAULA CORRÊA, MARCELO ; GOMES, IRENIO . Hypovitaminosis D association with disease activity in relapsing remitting multiple sclerosis in Brazil. Journal of the Neurological Sciences, v. 363, p. 236-239, 2016.

2.
LANA-PEIXOTO, MARCO A.2014 LANA-PEIXOTO, MARCO A. ; CALLEGARO, DAGOBERTO ; TALIM, NATÁLIA ; TALIM, LIVIA E. ; PEREIRA, SAMIRA A. ; CAMPOS, GILBERTO BELISÁRIO . Pathologic yawning in neuromyelitis optica spectrum disorders. Multiple Sclerosis and Related Disorders, v. 3, p. 527-532, 2014.

3.
CARVALHO, DIOGO C.2014CARVALHO, DIOGO C. ; TIRONI, TAUANA S. ; FREITAS, DENISE S. ; KLEINPAUL, RODRIGO ; TALIM, NATALIA C. ; LANA-PEIXOTO, MARCO A. . Sjögren syndrome and neuromyelitis optica spectrum disorder co-exist in a common autoimmune milieu. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso), v. 72, p. 619-624, 2014.

4.
SATO, D. K.2014 SATO, D. K. ; CALLEGARO, D. ; LANA-PEIXOTO, M. A. ; WATERS, P. J. ; DE HAIDAR JORGE, F. M. ; TAKAHASHI, T. ; NAKASHIMA, I. ; APOSTOLOS-PEREIRA, S. L. ; TALIM, N. ; SIMM, R. F. ; MARTINS LINO, A. M. ; MISU, T. ; LEITE, M. I. ; AOKI, M. ; FUJIHARA, K. . Distinction between MOG antibody-positive and AQP4 antibody-positive NMO spectrum disorders. Neurology (Cleveland, Ohio), v. 82, p. 474-481, 2014.

5.
LANA-PEIXOTO, M. A.2011LANA-PEIXOTO, M. A. ; TALIM, L. E. C. ; FARIA-CAMPOS, A. C. ; CAMPOS, S. V. ; ROCHA, C. F. ; HANKE, L. A. ; TALIM, N. C. ; BATISTA, P. H. ; ARAUJO, C. R. ; KLEINPAUL, R. . NMO-DBr: the Brazilian Neuromyelitis Optica Database System. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso), v. 69, p. 687-692, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, C. F. ; ARAUJO, C. R. ; TALIM, L. E. C. ; TALIM, N. C. ; KLEINPAUL, R. ; LANA-PEIXOTO, MARCO A. . ?RISK OF MULTIPLE SCLEROSIS FOLLOWING ISOLATED DEMYELINATING OPTIC NEURITIS IN THE BRAZILIAN POPULATION?. In: BCTRIMS 14th Annual Meeting - XIV Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromelite Óptica, 2013, FOZ DO IGUAÇU. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2013.

2.
TALIM, L. E. C. ; TALIM, N. C. ; ROCHA, C. F. ; ARAUJO, C. R. ; RODRIGUES, V. F. C. ; HAASE, V. G. ; KLEINPAUL, R. ; LANA-PEIXOTO, MARCO A. . PACED AUDITORY SERIAL ADDITION TEST (PASAT) IN DEMYELINATING DISEASES OF THE CNS: A COMPARATIVE STUDY. In: BCTRIMS 14th Annual Meeting - XIV Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromelite Óptica, 2013, FOZ DO IGUAÇU. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2013.

3.
TALIM, N. C.; TALIM, L. E. C. ; ROCHA, C. F. ; ARAUJO, C. R. ; RODRIGUES, V. F. C. ; TIRONI, T. S. ; DUARTE, I. C. A. ; KLEINPAUL, R. ; LANA-PEIXOTO, MARCO A. . ?BRAINSTEM SYMPTOMS IN NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER?. In: BCTRIMS 14th Annual Meeting - XIV Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromelite Óptica, 2013, FOZ DO IGUAÇU. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2013.

4.
CARVALHO, D. C. ; TALIM, N. C. ; TALIM, L. E. C. ; ROCHA, C. F. ; ARAUJO, C. R. ; KLEINPAUL, R. ; TIRONI, T. S. ; LANA-PEIXOTO, MARCO A. . CSF ANALYSIS IN NMO AND MS A COMPARATIVE STUDY OF 560 CASES. In: BCTRIMS 14th Annual Meeting - XIV Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromelite Óptica, 2013, FOZ DO IGUAÇU. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2013.

5.
KLEINPAUL, R. ; TALIM, N. C. ; TALIM, L. E. C. ; ROCHA, C. F. ; ARAUJO, C. R. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . DEATH IN NEUROMYELITIS OPTICA: A STUDY OF 7 CASES. In: BCTRIMS 14th Annual Meeting - XIV Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromelite Óptica, 2013, FOZ DO IGUAÇU. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2013.

6.
DUARTE, I. C. A. ; TALIM, L. E. C. ; TALIM, N. C. ; RODRIGUES, V. F. C. ; KLEINPAUL, R. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . CHARLES BONNET SYNDROME (CBS) IN NEUROMYELITIS OPTICA. In: BCTRIMS 14th Annual Meeting - XIV Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromelite Óptica, 2013, FOZ DO IGUAÇU. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2013.

7.
TALIM, L. E. C. ; TALIM, N. C. ; ROCHA, C. F. ; ARAUJO, C. R. ; KLEINPAUL, R. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . AQUAPORIN-4 ANTIBODY SERUM STATUS IN A SAMPLE OF THE BRAZILIAN. In: BCTRIMS 13TH ANNUAL MEETING, 2012, Florianópolis/SC. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. São Paulo/ Brazil: Zeppelini Editorial, 2012. v. 70. p. 41-41.

8.
TALIM, L. E. C. ; TALIM, N. C. ; ROCHA, C. F. ; ARAUJO, C. R. ; RODRIGUES, V. F. C. ; OLIVEIRA, V. B. S. ; C. NETO, A. B. ; KLEINPAUL, R. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . DEPRESSION IN NEUROMYELITIS OPTICA. In: BCTRIMS 13TH ANNUAL MEETING, 2012, FLORIANÓPOLIS/SC. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. São Paulo/ Brazil: Zeppelini Editorial, 2012. v. 70. p. 42-42.

9.
TALIM, L. E. C. ; TALIM, N. C. ; ROCHA, C. F. ; ARAUJO, C. R. ; RODRIGUES, V. F. C. ; OLIVEIRA, V. B. S. ; KLEINPAUL, R. ; HAASE, V. G. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . MULTIPLE SCLEROSIS FUNCTIONAL COMPOSITE DETECTS NEUROLOGICAL. In: BCTRIMS 13TH ANNUAL MEETING, 2012, Florianópolis/ SC. Arquivos de Neuropsiquiatria. São Paulo/ Brasil: Zeppelini Editorial, 2012. v. 70. p. 43-43.

10.
TALIM, L. E. C. ; TALIM, N. C. ; ROCHA, C. F. ; ARAUJO, C. R. ; RODRIGUES, V. F. C. ; OLIVEIRA, V. B. S. ; KLEINPAUL, R. ; HAASE, V. G. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . MULTIPLE SCLEROSIS FUNCTIONAL COMPOSITE IN NEUROMYELITIS OPTICA. In: BCTRIMS 13TH ANNUAL MEETING, 2012, Florianópolis/SC. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. São Paulo / Brazil: Zeppelini Editorial, 2012. v. 70. p. 44-44.

11.
ROCHA, C. F. ; TALIM, L. E. C. ; TALIM, N. C. ; ARAUJO, C. R. ; KLEINPAUL, R. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . RISK OF CONVERSION OF ISOLATED DEMYELINATING OPTIC NEURITIS INTO. In: BCTRIMS 13TH ANNUAL MEETING, 2012, Florianópolis/ SC. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. São Paulo/ Brasil: Zeppelini Editorial, 2012. v. 70. p. 45-45.

12.
TALIM, L. E. C. ; TALIM, N. C. ; COUY, M. ; Martins ; BARBOSA, M. C. ; BANDEIRA, S. ; ROCHA, C. F. ; ARAUJO, C. R. ; KLEINPAUL, R. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . RELATIVE FREQUENCY OF DEMYELINATING DISEASES IN THE STATE OF MINAS GERAIS, SOUTHEASTERN BRAZIL. In: BCTRIMS 12th Annual Meeting, 2011, Recife/ PE. Arquivos de Neuropsiquiatria, 2011.

13.
TALIM, N. C.; TALIM, L. E. C. ; ROCHA, C. F. ; ARAUJO, C. R. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . DEVIC'S NEUROMYELITIS OPTICA WITH BRAINSTEM LESIONS RELATED TO SPEECH THERAPY. In: BCTRIMS 11th Annual Metting- XI Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla, 2010, Porto Alegre. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. São Paulo: Jornal Oficial da Academia Brasileira de Neurologia, 2010. v. 68.

14.
TALIM, L. E. C. ; TALIM, N. C. ; ROCHA, C. F. ; BARBOSA, M. C. ; Martins ; ARAUJO, C. R. ; KLEINPAUL, R. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . IMPAIRMENT AT FIRST VISIT MAY DIFFERENTIATE DEVIC'S NEUROMYELITIS OPTICA FROM MULTIPLE SCLEROSIS. In: BCTRIMS 2010- 11th Annual Meeting- XI Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla, 2010, Porto Alegre. Arquivos de Neuro-psiquiatria. São Paulo: EPM- Editora Médicos, 2010. v. 68.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, G. O. ; TALIM, N. C. ; TALIM, L. E. C. ; KLEINPAUL, R. ; AMARAL, J. M. S. S. ; PRATES, M. ; ARAUJO, C. R. ; ROCHA, C. F. ; FUJIHARA, K. ; SATO, D. K. ; LANA-PEIXOTO, MARCO A. . ISOLATED BRAINSTEM SYNDROME AS THE SOLE MANIFESTATION OF NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER. In: BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014, 2014, CAMPINAS. Arquivos de Neuro-psiquiatria, 2014.

2.
LANA-PEIXOTO, MARCO A. ; CALLEGARO, D. ; TALIM, N. ; TALIM, LIVIA E. ; PEREIRA, S. A. ; CAMPOS, G. B. . PATHOLOGIC YAWNING IN NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDERS. In: BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014, 2014, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2014.

3.
TALIM, N. C.; TALIM, L. E. C. ; TALIM, M. T. ; GUIRADO, J. R. ; LIMA, G. O. ; CARVALHO, D. C. ; TIRONI, T. S. ; DUARTE, I. C. A. ; SILVA, A. ; AMARAL, J. M. S. S. ; KLEINPAUL, R. ; PRATES, M. ; ARAUJO, C. R. ; ROCHA, C. F. ; LANA-PEIXOTO, MARCO A. . PROPERTIES OF THE RESEARCH PUBLICATIONS IN NEUROMYELITIS OPTICA. THE USE OF THE WEB OF SCIENCE DATABASE. In: BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014, 2014, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2014.

4.
LIMA, G. O. ; CARVALHO, D. C. ; TIRONI, T. S. ; DUARTE, I. C. A. ; SILVA, A. ; TALIM, N. C. ; TALIM, L. E. C. ; TALIM, M. T. ; GUIRADO, J. R. ; AMARAL, J. M. S. S. ; KLEINPAUL, R. ; PRATES, M. ; ARAUJO, C. R. ; ROCHA, C. F. ; LANA-PEIXOTO, MARCO A. . THE GROWTH RATE OF SCIENTIFIC PUBLICATIONS IN NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDERS. In: BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014, 2014, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2014.

5.
LIMA, G. O. ; TALIM, N. C. ; TALIM, L. E. C. ; AMARAL, J. M. S. S. ; KLEINPAUL, R. ; PRATES, M. ; ROCHA, C. F. ; ARAUJO, C. R. ; LANA-PEIXOTO, MARCO A. . TRIGEMINAL NEURALGIA MAY HERALD NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDERS. In: BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014, 2014, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2014.

6.
KLEINPAUL, R. ; VALE, T. C. ; TALIM, N. C. ; TALIM, L. E. C. ; AMARAL, J. M. S. S. ; PRATES, M. ; ARAUJO, C. R. ; ROCHA, C. F. ; FUJIHARA, K. ; SATO, D. K. ; LANA-PEIXOTO, MARCO A. . TRANSIENT STENOSIS OF CEREBRAL ARTERIES IN NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER. In: BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014, 2014, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2014.

7.
KLEINPAUL, R. ; TALIM, N. C. ; TALIM, L. E. C. ; AMARAL, J. M. S. S. ; PRATES, M. ; ARAUJO, C. R. ; ROCHA, C. F. ; LANA-PEIXOTO, MARCO A. . SHORT DORSOLATERAL TRANSVERSE MYELITIS IN NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER. In: BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014, 2014, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2014.

8.
AMARAL, J. M. S. S. ; TALIM, N. C. ; TALIM, L. E. C. ; PRATES, M. ; KLEINPAUL, R. ; ARAUJO, C. R. ; ROCHA, C. F. ; FUJIHARA, K. ; SATO, D. K. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . RELAPSING LONGITUDINALLY EXTENSIVE TRANSVERSE MYELITIS IN HUMAN T-LYMPHOTROPIC VIRUS TYPE 1-2 INFECTION. In: BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014, 2014, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2014.

9.
CARVALHO, D. C. ; TIRONI, T. S. ; DUARTE, I. C. A. ; LIMA, G. O. ; SILVA, A. ; TALIM, N. C. ; TALIM, L. E. C. ; AMARAL, J. M. S. S. ; PRATES, M. ; KLEINPAUL, R. ; ARAUJO, C. R. ; ROCHA, C. F. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . OPTIC NEUROPATHY IN INFLAMMATORY BOWEL DISEASE. In: BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014, 2014, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2014.

10.
CARVALHO, D. C. ; TIRONI, T. S. ; FREITAS, D. S. ; DUARTE, I. C. A. ; LIMA, G. O. ; SILVA, A. ; TALIM, N. C. ; TALIM, L. E. C. ; AMARAL, J. M. S. S. ; PRATES, M. ; KLEINPAUL, R. ; ARAUJO, C. R. ; ROCHA, C. F. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER AND SJÖGREN SYNDROME CO-EXIST IN A COMMON AUTOIMMUNE MILIEU. In: BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014, 2014, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2014.

11.
KLEINPAUL, R. ; AMARAL, J. M. S. S. ; TALIM, L. E. C. ; TALIM, N. C. ; ARAUJO, C. R. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . PAPILLARY THYROID CARCINOMA IN THE COURSE OF INTERFERON BETA THERAPY FOR MULTIPLE SCLEROSIS. In: BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014, 2014, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2014.

12.
AMARAL, J. M. S. S. ; ORNELAS, I. ; TALIM, N. C. ; TALIM, L. E. C. ; KLEINPAUL, R. ; PRATES, M. ; CARVALHO, D. C. ; TIRONI, T. S. ; DUARTE, I. C. A. ; SILVA, A. ; LIMA, G. O. ; ARAUJO, C. R. ; ROCHA, C. F. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . LONGITUDINALLY EXTENSIVE TRANSVERSE MYELITIS IN SCHISTOSOMIASIS. In: BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014, 2014, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2014.

13.
AMARAL, J. M. S. S. ; TALIM, N. C. ; TALIM, L. E. C. ; PRATES, M. ; KLEINPAUL, R. ; ARAUJO, C. R. ; ROCHA, C. F. ; FUJIHARA, K. ; SATO, D. K. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . DENGUE FEVER-ASSOCIATED NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER. In: BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014, 2014, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2014.

14.
TIRONI, T. S. ; CARVALHO, D. C. ; DUARTE, I. C. A. ; TALIM, N. C. ; TALIM, L. E. C. ; SILVA, A. ; LIMA, G. O. ; AMARAL, J. M. S. S. ; PRATES, M. ; KLEINPAUL, R. ; ARAUJO, C. R. ; ROCHA, C. F. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . ANTI-AQP4 SEROPOSITIVE NEUROMYELITIS OPTICA ASSOCIATED WITH MULTIPLE AUTOIMMUNE DISORDERS: 40 RELAPSES IN A 29-YEAR FOLLOW-UP.. In: BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014, 2014, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2014.

15.
KLEINPAUL, R. ; AMARAL, J. M. S. S. ; TALIM, N. C. ; TALIM, L. E. C. ; PRATES, M. ; ARAUJO, C. R. ; ROCHA, C. F. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . GASTRIC ADENOCARCINOMA DURING LONG-TERM EXPOSURE TO GLATIRAMER ACETATE THERAPY FOR MULTIPLE SCLEROSIS. A CASE REPORT. In: BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014, 2014, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2014.

16.
SILVA, A. ; LIMA, G. O. ; CARVALHO, D. C. ; TIRONI, T. S. ; DUARTE, I. C. A. ; TALIM, N. C. ; TALIM, L. E. C. ; AMARAL, J. M. S. S. ; KLEINPAUL, R. ; PRATES, M. ; ARAUJO, C. R. ; ROCHA, C. F. ; LANA-PEIXOTO, M. A. . PREVALENCE OF NEUROMYELITIS OPTICA IN BELO HORIZONTE, BRAZIL. In: BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014, 2014, CAMPINAS. ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, T. C. M. ; TALIM, N. C. . Aleitamento materno: o conhecimento das gestantes que freqüentam um Centro de Saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LEMOS, M. E. S. ; TALIM, N. C. ; ALMEIDA, R. S. . Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) ou Distúrbio de Comportamento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
TALIM, N. C.; Outros . Caminhar com os própios pés: Organização Não Governamental de Inclusão Social do Deficiente Portador de Paralisia Cerebral. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LEMOS, M. E. S. ; OLIVEIRA, T. C. M. ; TALIM, N. C. ; ALMEIDA, R. S. . Violência e Limites. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LEMOS, M. E. S. ; OLIVEIRA, T. C. M. ; TALIM, N. C. ; ALMEIDA, R. S. . Identificação das desordens de comunicação em crianças que frequentam uma creche da Igreja Metodista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
LANA-PEIXOTO, M. A. ; TALIM, L. E. C. ; TALIM, N. C. ; RODRIGUES, V. F. C. ; OLIVEIRA, V. B. S. ; DIAS, C. M. F. ; TIRONI, T. S. ; REIS, I. P. . MULTIPLE SCLEROSIS FUNCTIONAL COMPOSITE DETECTA DISFUNÇÃO NEUROLÓGICA NA NEURITE ÓPTICA ISOLADA IDIOPÁTICA 2012 ("XV ENCONTRO DE EXTENSÃO- UFMG").

2.
LANA-PEIXOTO, M. A. ; TALIM, L. E. C. ; TALIM, N. C. ; RODRIGUES, V. F. C. ; OLIVEIRA, V. B. S. ; DIAS, C. M. F. ; TIRONI, T. S. ; REIS, I. P. . MULTIPLE SCLEROSIS FUNCTIONAL COMPOSITE EM NEUROMIELITE ÓPTICA 2012 ("XV ENCONTRO DE EXTENSÃO- UFMG").

3.
LANA-PEIXOTO, M. A. ; TALIM, L. E. C. ; TALIM, N. C. ; RODRIGUES, V. F. C. ; OLIVEIRA, V. B. S. ; DIAS, C. M. F. ; TIRONI, T. S. ; REIS, I. P. . O SITE WWW.CIEM.COM.BR : EDUCAÇÃO CONTINUADA EM DOENÇAS DESMIELINIZANTES E ORIENTAÇÃO DA POPULAÇÃO 2012 ("XV ENCONTRO DE EXTENSÃO- UFMG").



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RESENDE, L. M.; CARVALHO, S. A. S.; MANCINI, P. C.; CARELLOS, E. V. M.; TALIM, N. C.. Participação em banca de ALINE ALMEIDA FONTES. ESTUDO DOS POTENCIAIS AUDITIVOS DE TRONCO ENCEFÁLICO NA TOXOPLASMOSE CONGÊNITA DIAGNOSTICADA E TRATADA PRECOCEMENTE. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Fonoaudiológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CARVALHO, S. A. S.; GONCALVES, D. U.; PARLATO DE OLIVEIRA, E. M.; REINALDO, A. M. S.; TALIM, N. C.. Participação em banca de Márden Cardoso Miranda Hott. Proposta de Instrumento para triagem auditiva de crianças entre 12 e 48 meses de idade desenvolvido pelo método DELPHI. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Fonoaudiológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
MANCINI, P. C.; FONSECA, J. G. M.; TALIM, N. C.. Participação em banca de Natanael Alves de Souza. Avaliação auditiva em músicos de orquestra clássica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Fonoaudiológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
TALIM, N. C.. Participação em banca de LUCIANE MARIA PEREIRA MICHEL. USO DA FIBRONASOSCOPIA E DO QUESTIONÁRIO SNOT 22 NA AVALIAÇÃO DOS PACIENTES PORTADORES DE POLIPOSE NASOSSINUSAL EOSINOFÍLICA TRATADOS COM MITOMICINA C. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS APLICADAS A CIRURGIA E A OFTALMOLOGIA) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
TALIM, N. C.. Participação em banca de RONALDO ALVARENGA ALVARES. INFLUENCIA DA URODINAMICA E MORDOLOGIA VESICAL NO TRATAMENTO DE BESIGA NEUROGÊNICA REFRATÁRIA A ANTICOLINÉRGICOS SUBMETIDA À INJEÇÃO DE TOXIMA INTRADETRUSORA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS APLICADAS A CIRURGIA E A OFTALMOLOGIA) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
TALIM, N. C.. Participação em banca de GUSTAVO PACHECO. AVALIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA INTEROBSERVADORES DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E SEU PAPEL EM MODIFICAR A CLASSIFICAÇÃO E O TRATAMENTO DAS FRATURAS DA EXTREMIDADE DISTAL DO RÁDIO QUANDO COMPARADA Ã RADIOGRAFIA CONVENCIONAL.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS APLICADAS A CIRURGIA E A OFTALMOLOGIA) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina UFMG. 2016. (Congresso).

2.
2º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina UFMG. COMISSÃO JULGADORA DE TRABALHOS APRESENTADOS NAS FORMAS DE PÔSTER E TEMA LIVRE. 2016. (Congresso).

3.
BCTRIMS 17th Annual Meeting. VISUAL QUALITY OF LIFE IS WORSE IN AQP4-IGG SEROPOSITIVE THAN IN MOG-IGG SEROPOSITIVE OPTIC NEURITIS PATIENTS. 2016. (Congresso).

4.
BCTRIMS 17th Annual Meeting. ADALIMUMAB-ASSOCIATED SERONEGATIVE NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER. 2016. (Congresso).

5.
BCTRIMS 17th Annual Meeting. Brazilian Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis - BCTRIMS 2016. 2016. (Congresso).

6.
BCTRIMS 17th Annual Meeting. LONGITUDINALLY EXTENSIVE TRANSVERSE MYELITIS AS INAUGURAL FEATURE OF SYSTEMIC LUPUS ERYTHEMATOSUS ASSOCIATED WITH PSORIASIS. 2016. (Congresso).

7.
BCTRIMS 17th Annual Meeting. ACUTE DISSEMINATED ENCEPHALOMYELITIS CAUSED BY SINGLE HONEYBEE STING WITH PARTIAL RECOVERY. 2016. (Congresso).

8.
BCTRIMS 17th Annual Meeting. PREVALENCE OF MULTIPLE SCLEROSIS IN PASSO FUNDO, SOUTHERN BRAZIL. 2016. (Congresso).

9.
BCTRIMS 17th Annual Meeting. REPEATED HIGH DOSES OF CYCLOPHOSPHAMIDE IN REFRACTORY NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER. 2016. (Congresso).

10.
BCTRIMS 17th Annual Meeting. VISUAL FUNCTION DIFFERS IN AQP4-IGG SEROPOSITIVE AND MOG-IGG SEROPOSITIVE OPTIC NEURITIS PATIENTS. 2016. (Congresso).

11.
BCTRIMS 17th Annual Meeting. RETINAL NERVE FIBER LAYER THICKNESS IS MORE SEVERELY AFFECTED IN AQP4-IGG SEROPOSITIVE THAN IN ANTI-MOG SEROPOSITIVE OPTIC NEURITIS PATIENTS. 2016. (Congresso).

12.
BCTRIMS 16th ANNUAL MEETING ? FOZ DO IGUAÇU - AUGUST, 2015.. BRAINSTEM SYNDROME AS THE INITIAL MANIFESTATION OF NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER.. 2015. (Congresso).

13.
BCTRIMS 16th ANNUAL MEETING ? FOZ DO IGUAÇU - AUGUST, 2015.. CLINICAL CHARACTERIZATION OF THE AREA POSTREMA SYNDROME IN NEUROMYELITYS SPECTRUM DISORDERS PATIENTS.. 2015. (Congresso).

14.
BCTRIMS 16th ANNUAL MEETING ? FOZ DO IGUAÇU - AUGUST, 2015.. CARDIAC ARRHYTHMIA IN ANTI-MOG IGG SEROPOSITIVE PATIENT WITH PHENOTYPE OF NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER.. 2015. (Congresso).

15.
BCTRIMS 16th ANNUAL MEETING ? FOZ DO IGUAÇU - AUGUST, 2015.. NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDERS PHENOTYPE IN ANTI-MOG SEROPOSITIVE PATIENTS.. 2015. (Congresso).

16.
BCTRIMS 16th ANNUAL MEETING ? FOZ DO IGUAÇU - AUGUST, 2015.. DISTURBANCES OF OCULAR MOTILITY IN NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDERS.. 2015. (Congresso).

17.
BCTRIMS 16th ANNUAL MEETING ? FOZ DO IGUAÇU - AUGUST, 2015.. AREA POSTREMA SYNDROME AS PREDICTIVE FACTOR OF OUTCOME IN NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDERS.. 2015. (Congresso).

18.
BCTRIMS 16th ANNUAL MEETING ? FOZ DO IGUAÇU - AUGUST, 2015.. THE MS SUBOPTIMAL TREATMENT OUTPATIENT CLINIC: RATIONALE, METHODOLOGY AND STRATEGY OF ESCALATION THERAPY.. 2015. (Congresso).

19.
BCTRIMS 16th ANNUAL MEETING ? FOZ DO IGUAÇU - AUGUST, 2015.. PREVALENCE OF MULTIPLE SCLEROSIS IN ARAGUARI, SOUTHEASTERN BRAZIL.. 2015. (Congresso).

20.
BCTRIMS 16th ANNUAL MEETING ? FOZ DO IGUAÇU - AUGUST, 2015.. NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDERS IN PATIENTS UNDER 18 YEARS: ANALYSIS OF 10 CASES.. 2015. (Congresso).

21.
BCTRIMS 16th ANNUAL MEETING ? FOZ DO IGUAÇU - AUGUST, 2015.. MULTIPLE SCLEROSIS DEVELOPING IN PATIENT WITH AUTOIMMUNE HEPATITIS.. 2015. (Congresso).

22.
POSTER SESSION- BCTRIMS 16th ANNUAL MEETING ? FOZ DO IGUAÇU - AUGUST, 2015.. NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDERS IN THE ELDERLY.. 2015. (Congresso).

23.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER AND SJÖGREN SYNDROME CO-EXIST IN A COMMON AUTOIMMUNE MILIEU. 2014. (Congresso).

24.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. RELAPSING LONGITUDINALLY EXTENSIVE TRANSVERSE MYELITIS IN HUMAN T-LYMPHOTROPIC VIRUS TYPE 1-2 INFECTION. 2014. (Congresso).

25.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. THE GROWTH RATE OF SCIENTIFIC PUBLICATIONS IN NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDERS. 2014. (Congresso).

26.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. PATHOLOGIC YAWNING IN NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDERS. 2014. (Congresso).

27.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. LONGITUDINALLY EXTENSIVE TRANSVERSE MYELITIS IN SCHISTOSOMIASIS. 2014. (Congresso).

28.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. BCTRIMS WORKSHOP ON CLINICAL RESEARCH - MILESTONES IN CLINICAL RESEARCH: FROM A GOOD IDEA TO PAPER PUBLICATION.. 2014. (Congresso).

29.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. PROPERTIES OF THE RESEARCH PUBLICATIONS IN NEUROMYELITIS OPTICA. THE USE OF THE WEB OF SCIENCE DATABASE. 2014. (Congresso).

30.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. ANTI-AQP4 SEROPOSITIVE NEUROMYELITIS OPTICA ASSOCIATED WITH MULTIPLE AUTOIMMUNE DISORDERS: 40 RELAPSES IN A 29-YEAR FOLLOW-UP.. 2014. (Congresso).

31.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. PATHOLOGIC YAWNING IN NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDERS. 2014. (Congresso).

32.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. TRIGEMINAL NEURALGIA MAY HERALD NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDERS. 2014. (Congresso).

33.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. DENGUE FEVER-ASSOCIATED NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER. 2014. (Congresso).

34.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. ISOLATED BRAINSTEM SYNDROME AS THE SOLE MANIFESTATION OF NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER. 2014. (Congresso).

35.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. OPTIC NEUROPATHY IN INFLAMMATORY BOWEL DISEASE. 2014. (Congresso).

36.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. PROPERTIES OF THE RESEARCH PUBLICATIONS IN NEUROMYELITIS OPTICA. THE USE OF THE WEB OF SCIENCE DATABASE. 2014. (Congresso).

37.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. ISOLATED BRAINSTEM SYNDROME AS THE SOLE MANIFESTATION OF NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER. 2014. (Congresso).

38.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. THE GROWTH RATE OF SCIENTIFIC PUBLICATIONS IN NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDERS. 2014. (Congresso).

39.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. PREVALENCE OF NEUROMYELITIS OPTICA IN BELO HORIZONTE, BRAZIL. 2014. (Congresso).

40.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. SHORT DORSOLATERAL TRANSVERSE MYELITIS IN NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER. 2014. (Congresso).

41.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. TRANSIENT STENOSIS OF CEREBRAL ARTERIES IN NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER. 2014. (Congresso).

42.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. PREVALENCE OF NEUROMYELITIS OPTICA IN BELO HORIZONTE, BRAZIL. 2014. (Congresso).

43.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. GASTRIC ADENOCARCINOMA DURING LONG-TERM EXPOSURE TO GLATIRAMER ACETATE THERAPY FOR MULTIPLE SCLEROSIS. A CASE REPORT. 2014. (Congresso).

44.
BCTRIMS 15TH ANNUAL MEETING - CAMPINAS - AUGUST, 2014. PAPILLARY THYROID CARCINOMA IN THE COURSE OF INTERFERON BETA THERAPY FOR MULTIPLE SCLEROSIS. 2014. (Congresso).

45.
BCTRIMS 14th Annual Meeting - XIV Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromelite Óptica. ?BRAINSTEM SYMPTOMS IN NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER?. 2013. (Congresso).

46.
BCTRIMS 14th Annual Meeting - XIV Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromelite Óptica. ?DEATH IN NEUROMYELITIS OPTICA: A STUDY OF 7 CASES?. 2013. (Congresso).

47.
BCTRIMS 14th Annual Meeting - XIV Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromelite Óptica. ?RISK OF MULTIPLE SCLEROSIS FOLLOWING ISOLATED DEMYELINATING OPTIC NEURITIS IN THE BRAZILIAN POPULATION?. 2013. (Congresso).

48.
BCTRIMS 14th Annual Meeting - XIV Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromelite Óptica. ?PACED AUDITORY SERIAL ADDITION TEST (PASAT) IN DEMYELINATING DISEASES OF THE CNS: A COMPARATIVE STUDY?. 2013. (Congresso).

49.
BCTRIMS 14th Annual Meeting - XIV Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromelite Óptica. ?CSF ANALYSIS IN NMO AND MS A COMPARATIVE STUDY OF 560 CASES?. 2013. (Congresso).

50.
BCTRIMS 14th Annual Meeting - XIV Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromelite Óptica. ?CHARLES BONNET SYNDROME (CBS) IN NEUROMYELITIS OPTICA?. 2013. (Congresso).

51.
BCTRIMS 14th Annual Meeting - XIV Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromelite Óptica. ?BRAINSTEM SYMPTOMS IN NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDER?. 2013. (Congresso).

52.
BCTRIMS 13TH ANNUAL MEETING. RISK OF CONVERSION OF ISOLATED DEMYELINATING OPTIC NEURITIS INTO. 2012. (Congresso).

53.
BCTRIMS 13TH ANNUAL MEETING. Hot topics in Multiple Sclerosis. 2012. (Congresso).

54.
BCTRIMS 13TH ANNUAL MEETING. MULTIPLE SCLEROSIS FUNCTIONAL COMPOSITE IN NEUROMYELITIS OPTICA. 2012. (Congresso).

55.
BCTRIMS 13TH ANNUAL MEETING. AQUAPORIN-4 ANTIBODY SERUM STATUS IN A SAMPLE OF THE BRAZILIAN. 2012. (Congresso).

56.
BCTRIMS 13TH ANNUAL MEETING. DEPRESSION IN NEUROMYELITIS OPTICA. 2012. (Congresso).

57.
BCTRIMS 13TH ANNUAL MEETING. MULTIPLE SCLEROSIS FUNCTIONAL COMPOSITE DETECTS NEUROLOGICAL. 2012. (Congresso).

58.
BCTRIMS 12th Annual Meeting 2011. Relative frequency of demyelinating diseases in the State of Minas Gerais, southeastem Brazil. 2011. (Congresso).

59.
BCTRIMS 11th Annual Metting- XI Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla. DEVIC'S NEUROMYELITIS OPTICA WITH BRAINSTEM LESIONS RELATED TO SPEECH THERAPY. 2010. (Congresso).

60.
Simpósio CIEM 2010- Esclerose Múltipla em 2010. 2010. (Simpósio).

61.
XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Aleitamento materno: o conhecimento das gestantes que freqüentam um Centro de Saúde. 2010. (Congresso).

62.
BCTRIMS Tenth Annual Meeting - X Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla. 2009. (Congresso).

63.
Grupo de estudos em Linguagem. 2009. (Outra).

64.
II Jornada de Fonoaudiologia e Educação de MInas Gerais. 2009. (Outra).

65.
Qualis - Consultoria e estudos Audiológicos- Treinamento em Emissões Otoacústicas direcionado ao Teste da orelhinha. 2009. (Outra).

66.
Curso- Avaliação dos Transtornos da Aprendizagem. 2008. (Outra).

67.
Grupo de Estudos em Audiologia Clínica. 2008. (Encontro).

68.
I Seminário AMAR- Uma visão dos Aspectos Clínicos e Sociais das Afasias. 2008. (Seminário).

69.
Workshop sobre Dislexia: Identificação, avaliação e intervenção no contexto clínico e educacional. 2008. (Outra).

70.
XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Relato de uma experiencia: ação preventiva da Psicomotricidade com crianças de uma creche. 2008. (Outra).

71.
XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Transtorno de Déficit de atenção/Hiperatividade ou Distúrbios de comportamento. 2008. (Outra).

72.
2º Fórum Mineiro de Implante Coclear. 2007. (Outra).

73.
Campanha Nacional da Voz- Hospital Socor.Campanha Nacional da Voz. 2007. (Outra).

74.
Ciclo de Palestras -Fonoaudiologia Izabela Hendrix. 2007. (Outra).

75.
Dia Nacional da Pessoa Idosa- Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.Dia Nacional da Pessoa Idosa. 2007. (Outra).

76.
III Seminário de Atenção ao Idoso - Governo de MInas Gerais. 2007. (Seminário).

77.
IV Curso de Férias Neuropsicologia - Diagnóstico de Localização em Neuropsicologia. 2007. (Outra).

78.
Izabela Com Vida.Izabela Com Vida. 2007. (Outra).

79.
Simpósio Profissionalizante - Fonoaudiólogos estratégicos com um novo olhar acerca do mercado de trabalho. 2007. (Simpósio).

80.
VII Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix."Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade(TDAH) ou Distúrbio de Comportamento. 2007. (Outra).

81.
VII Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.Identificação das desordens de comunicação em crianças que frequentam uma creche da Igreja Metodista. 2007. (Outra).

82.
VII Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.Caminhar com os próprios pés: Organização Não Governametal de Inclusão Social do Deficiente Portador de Paralisia Cerebral. 2007. (Outra).

83.
VII Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.Violência e Limites. 2007. (Outra).

84.
Avaliação e Tratamento dos Distúrbios de Aprendizagem. 2006. (Outra).

85.
Encontro Mineiro em Defesa dos SUS. 2006. (Encontro).

86.
Evento: Do ponto de vista da Inclusão: Implante Coclear e Vida Independente. 2006. (Outra).

87.
I Jornada Acadêmica Integrada dos Cursos de Saúde do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. 2006. (Outra).

88.
I Seminário Estadual Viva Vida - Governo de Minas Gerais. 2006. (Seminário).

89.
Izabela na Praça.Izabela na Praça. 2006. (Outra).

90.
Normas de Biossegurança- Palestra para os alunos do 8ºPeríodo do curso de Fonoaudiologia.Normas de Biossegurança. 2006. (Outra).

91.
Seminário Linguagem e Literatura Infantil: Uma visão Teórico-Prática. 2006. (Seminário).

92.
XVII Encontro Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia. 2006. (Encontro).

93.
1ª Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Outros ; TALIM, N. C. . Campanha Nacional da Voz. 2007. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 1:36:03