Luciana Cristina Nogueira Honorio Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8742955130446462
  • Última atualização do currículo em 29/07/2018


Mestre em educação pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação - UFMG (2016), na linha de Políticas Públicas em Educação: concepção, implementação e avaliação. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação - UFMG (2012). Atualmente é Professora Municipal de Santa Luzia - MG, Professora da Rede Estadual de Minas Gerais (REEMG), e tutora do Curso de Especialização Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento, modalidade a distância, no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/Faculdade de Educação/UFMG desde 2009, e membro do Grupo de Estudos sobre a Universidade (UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG) desde 2015. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Cristina Nogueira Honorio Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, L. C. N. H.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096372


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Remuneração e piso salarial em Minas Gerais: Valorização ou Precarização do Trabalho Docente,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Savana Diniz Gomes Melo.
Coorientador: Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: trabalho docente; remuneração; lei do piso salarial profissional nacional; precarização do trabalho docente.
Grande área: Ciências Humanas
2012 interrompida
Especialização interrompida em 2013 em Políticas Públicas.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Ano de interrupção: 2013
2007 - 2011
Graduação em pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Intensificação do trabalho docente: estudo de caso de uma escola da rede estadual em Belo Horizonte.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2011
Grupos Focais.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Os Docentes e as Políticas de Avaliação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora/efetivo, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: professora designada, Enquadramento Funcional: professora designada, Carga horária: 20
Outras informações
professora designada de História da educação

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: professora designada, Enquadramento Funcional: professora designada, Carga horária: 20
Outras informações
professora designada de Filosofia da educação

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: professora designada, Enquadramento Funcional: professora designada, Carga horária: 20
Outras informações
professora designada de Metodologia da aprendizagem e prática de Língua Portuguesa/Alfabetização, História e Geografia.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: professora designada, Enquadramento Funcional: professora designada, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Designada de Metodologias da Aprendizagem e Prática História e Geografia

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: professora designada, Enquadramento Funcional: professora designada, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Designada de Metodologias da Aprendizagem e Prática, Língua Portuguesa e Alfabetização

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: professora designada, Enquadramento Funcional: professora designada, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Designada de Metodologias da Aprendizagem e Prática da Matemática e Ciências

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: professora designada, Enquadramento Funcional: professora designada, Carga horária: 20
Outras informações
professora designada de História da educação

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: professora designada, Enquadramento Funcional: professora designada, Carga horária: 20
Outras informações
professora designada de Filosofia da Educação

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: professora designada, Enquadramento Funcional: professora designada de História da Educação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: professora designada, Enquadramento Funcional: professora designada de Filosofia da Educação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professora designada, Enquadramento Funcional: Professora designada, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Designada de Sociologia da Rede Estadual de Minas Gerais

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professora designada, Enquadramento Funcional: Professora designada, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Designada de Sociologia da Rede Estadual de Minas Gerais


Prefeitura Municipal de Santa Luzia, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 24
Outras informações
Professora Municipal - ensino fundamental


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora modalidade a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Especialização Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento, modalidade a distância, no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) - ofertado pelo Centro de Capacitação e Pesquisas em Projetos Sociais ? CECAPS/FAFich - UFMG

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Auxiliar de pesquisa, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa/Grupo/Gestrado/UFMG
Outras informações
Trabalho docente na Educação Básica no Brasil ? Fase II (SEB/MEC/INEP) Pesquisa quali-quanti sobre trabalho docente na educação básica no Brasil, realizada em cinco estados brasileiros - MG, PA, PR, GO e RN, que pretende investigar opinião dos docentes, por meio de grupos focais e outras estratégias de investigação, sobre mudanças na organização do trabalho, decorrentes de mudanças introduzidas nas políticas educacionais nos últimos vinte anos. Constitui-se na prespectiva de aprofundamento das informações produzidas na fase 1 da pesquisa de mesmo nome.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Apoio Técnico à Pesquisa
Outras informações
2012 ? Bolsa de Apoio Técnico à Pesquisa/CNPq ? Grupo/GESTRADO/UFMG.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica (2009-2012)



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
O PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL EM MINAS GERAIS: IMPLICAÇÕES SOBRE A CARREIRA, A REMUNERAÇÃO E REPRESENTAÇÃO SINDICAL DOCENTE
Descrição: O projeto visa identificar e analisar as implicações do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), instituído pela Lei nº. 11.738/2008, sobre os planos de carreira, a remuneração e a atuação das organizações sindicais docentes em Minas Gerais. Para tanto prevê a utilização dos relatórios dos grupos focais concretizados na investigação TDEBB com recorte sobre a Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais (REEMG) e a Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RMEBH) e sobre o bloco de questões sobre a valorização do magistério. O estudo prevê, também, a busca de dados disponíveis nas páginas do governo federal, estadual e municipal, e de sindicatos mineiros sobre o PSPN, salário e carreira; pressupostos normativos que regulam a carreira e remuneração dos professores das redes públicas de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Luciana Cristina Nogueira Honorio Rodrigues - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Integrante / Savana Diniz Gomes Melo - Coordenador / Maria Helena Augusto - Integrante / Tiago Antonio Jorge da Silva - Integrante / Samila nayara dos santos Pinto - Integrante / Francilene Macedo Rocha - Integrante / Vera Lucia Ferreira Alves de Brito - Integrante / Adriana Maria Cancella Duarte - Integrante / Luiz Fernando da Silva - Integrante / Pauliane Romano - Integrante.
2009 - 2014
Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil
Descrição: A pesquisa O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil, coordenada pelo Grupo de Pesquisas sobre Política Educacional e Trabalho Docente ? GESTRADO/UFMG, por meio de um survey realizado em 2009, analisou o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições realizam suas atividades nas escolas de Educação Básica no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELO, S. D. G. ; RODRIGUES, L. C. N. H. . Financiamento e trabalho docente na educação superior pública : arremate de um projeto de mercantilização. In: XXV SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS: DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA CRISE BRASILEIRA, 2017, BRASÍLIA. XXV SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS/BR, 2017.

2.
RODRIGUES, L. C. N. H.; MELO, S. D. G. . PISO SALARIAL DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS ? BRASIL: REBAIXAMENTO DA REMUNERAÇÃO E DESESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA. In: IV Seminario Nacional de la Red ESTRADO/ Argentina, 2017, BUENOS AIRES. ?La regulación del trabajo y la formación docente en el siglo XXI, 2017.

3.
RODRIGUES, L. C. N. H.; MELO, S. D. G. . Piso Salarial Docente na Rede Estadual de Minas Gerais ? Brasil: Rebaixamento da remuneração e desestruturação da carreira. In: Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente ? Argentina, 2017, Buenos Aires. La regulación del trabajo y la formación docente en el siglo XXI, 2017.

4.
RODRIGUES, L. C. N. H.. O trabalho docente no capitalismo contemporâneo. In: XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO: MOVIMIENTOS PEDAGÓGICOS Y TRABAJO DOCENTE EN TIEMPOS DE ESTANDARIZACIÓN, 2016, Ciudad de México. XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO: MOVIMIENTOS PEDAGÓGICOS Y TRABAJO DOCENTE EN TIEMPOS DE ESTANDARIZACIÓN, 2016.

5.
RODRIGUES, L. C. N. H.; PINTO, S. N. S. . Subsídio em Minas Gerais: efeitos quanto ao cumprimento da lei do piso salarial profissional nacional. In: X SEMINARIO DE LA RED ESTRADO, 2014, Salvador - Bahia. Derecho a la educación, políticas educativas y trabajo docente en América Latina: experiencias y propuestas en disputa, 2014.

6.
RODRIGUES, L. C. N. H.. Intensificação do trabalho docente: estudo de caso de uma escola da Rede Estadual em Belo Horizonte. In: IX Seminário Internacional da La Red Estrado - Praxis Docente y Transformacion Social, 2012, Santiago do Chile. Anais. Santiago do Chile: RED ESTRADO, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, L. C. N. H.. A intensificação do trabalho Docente na Rede Estadual de Minas Gerais. In: VII Simpósio Internacional: O Estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2013, Uberlandia. VII Simpósio Internacional: O Estado e as políticas educacionais no tempo presente - Anais, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
MELO, S. D. G. ; RODRIGUES, L. C. N. H. . FINANCIAMENTO E TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA BRASILEIRA: ARREMATE DE UM PROJETO DE MERCANTILIZAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
RODRIGUES, L. C. N. H.; MELO, S. D. G. . Piso Salarial Docente na Rede Estadual de Minas Gerais ? Brasil: Rebaixamento da remuneração e desestruturação da carreira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
RODRIGUES, L. C. N. H.; ROCHA, F. M. ; MELO, S. D. G. . Concepções e perspectivas sindicais sobre carreira e remuneração docente em Minas Gerais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
RODRIGUES, L. C. N. H.; PINTO, S. N. S. . Subsídio em Minas Gerais: efeitos quanto ao cumprimento da lei do piso salarial profissional nacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RODRIGUES, L. C. N. H.; SILVA, T. A. J. . A intensificação do Trabalho Docente na Rede Estadual de Minas Gerais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
RODRIGUES, L. C. N. H.. Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil - 2a. Fase. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RODRIGUES, L. C. N. H.. Intensificação do trabalho docente: estudo de caso de uma escola da Rede Estadual em Belo Horizonte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RODRIGUES, L. C. N. H.; PAULA, M. P. ; OLIVEIRA, D. A. . Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RODRIGUES, L. C. N. H.. Intensificação do trabalho docente: estudo de caso de uma escola da rede estadual em Belo Horizonte. Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2011 (Monografia (Licenciatura em Pedagogia)).

2.
RODRIGUES, L. C. N. H.. Estudante. Belo Horizonte: GESTRADO/FAE/UFMG, 2009 (Verbete).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, D. A. ; AUGUSTO, M. H. ; GOMES, H. S. O. ; RODRIGUES, L. C. N. H. . PASEM/003-2012 Estudo sobre os critérios de qualidade e melhoria da formação docente do MERCOSUL - Informe Nacional sobre os Sistemas de Formação Docente- Brasil. 2013.

2.
RODRIGUES, L. C. N. H.. Membro da Comissão de Apoio à Reunião da Comissão de Avaliação dos Periódicos da Área de Educação. 2012.

3.
RODRIGUES, L. C. N. H.. Membro da Comissão de Apoio Técnico - 35a. Reunião Anual da ANPEd. 2012.

4.
RODRIGUES, L. C. N. H.. Comissão de apoio IX Seminário Internacional da La Red Estrado - Praxis Docente y Transformacion Social. 2012.

5.
RODRIGUES, L. C. N. H.. Entrevistadora do Censo da população de alunos vinculados à Educação de Jovens e Adultos nas escolas municipais de Belo Horizonte, pesquisa feita em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, através do GAPED - Gerência de Avaliação de Políticas Educacionais. 2011.

6.
RODRIGUES, L. C. N. H.. Comissão de Apoio ao VIII Seminário Internacional RED ESTRADO - UCH - CLACSO y II Seminário de Políticas Educativas en Latinoamérica - UCH. 2010.

7.
RODRIGUES, L. C. N. H.. Auxiliar de Pesquisa na Elaboração do Dicionário Trabalho, Profissão e Condição Docente. 2009.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUALBERTO, JULIANA; RODRIGUES, L. C. N. H.; CASTRO, R. M. P. C. E.. Participação em banca de Alessandra Aparecida Amaral.O uso da brinquedoteca na educação infantil como espaço de aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE MINAS - BH.

2.
GUALBERTO, JULIANA; RODRIGUES, L. C. N. H.; CASTRO, R. M. P. C. E.. Participação em banca de THAISSA MARIANA TEODORO DE ALCANTARA.A hora do conto: contribuições para o processo de aprendizagem na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE MINAS - BH.

3.
RODRIGUES, L. C. N. H.; RUAS, THATIANE; SILVA, MARCO ANTONIO. Participação em banca de PRISCILA PEREIRA MOTA.Relação de afetividade entre professor e aluno no processo ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE MINAS.

4.
RODRIGUES, L. C. N. H.; SILVA, MARCO ANTONIO; GUALBERTO, JULIANA. Participação em banca de SABRINA SOUSA DARQUES.O Pedagogo no ambiente empresarial: identidade, saberes e atuação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE MINAS.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminario Nacional de la Red ESTRADO Argentina ?La regulación del trabajo y la formación docente en el siglo XXI.PISO SALARIAL DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS ? BRASIL: REBAIXAMENTO DA REMUNERAÇÃO E DESESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA. 2017. (Seminário).

2.
TRABALHO DOCENTE, CARREIRA, REMUNERAÇÃO E PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL: DEBATES SOBRE RESULTADOS DE PESQUISA.TRABALHO DOCENTE, CARREIRA, REMUNERAÇÃO E PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DE BELO HORIZONTE E MINAS GERAIS. 2017. (Seminário).

3.
XXV SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS/BR DIREITO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA CRISE BRASILEIRA.Financiamento e trabalho docente na educação superior pública : arremate de um projeto de mercantilização. 2017. (Seminário).

4.
Seminario de pesquisa "Sindicalismo Docente e o Piso Salarial Profissional Nacional". 2015. (Seminário).

5.
Seminário Internacional Trabalho Docente para uma Educação Democrática e Inclusiva.Seminário Internacional Trabalho Docente para uma Educação Democrática e Inclusiva. 2015. (Seminário).

6.
V Seminario Internacional de la Red de Investigadores sobre Asociacionismo y sindicalismo de los trabajadore de la educacion mo.Concepções e perspectivas sindicais sobre carreira e remuneração docente em Minas Gerais. 2015. (Seminário).

7.
X Seminário de la Red Estrado.Subsídio em Minas Gerais: efeitos quanto ao cumprimento da lei do piso salarial profissional nacional. 2014. (Seminário).

8.
36 ª Reunião Nacional da Anped. 2013. (Congresso).

9.
VII Simpósio Internacional: O Estado e as políticas educacionais no tempo presente.A intensificação do trabalho Docente na Rede Estadual de Minas Gerais. 2013. (Simpósio).

10.
35a. Reunião Anual da ANPEd. 2012. (Congresso).

11.
IX Seminario Internacional da La Red Estrado, Práxis Docente y Tranformación Social.Assistente na organização. 2012. (Seminário).

12.
IX Seminário Internacional da la RED ESTRADO - Praxis Docente y Transformacion Social. 2012. (Seminário).

13.
X Colóquio sobre Questões Curriculares/VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo. 2012. (Congresso).

14.
34a. Reunião Anual da ANPEd. Secretaria Executiva. 2011. (Congresso).

15.
34a. Reunião Anual da ANPEd. 2011. (Congresso).

16.
Participação na palestra sobre o Plano Nacional de Educação, A educação superior, a formação. 2011. (Seminário).

17.
Participação na palestra sobre os temas, Organizaciones magisteriales em Chile, e Tendências. 2011. (Seminário).

18.
Participação no Seminário Estadual Docentes na Educação Básica Brasileira: o caso de Minas. 2011. (Seminário).

19.
Participação no Seminário Rede Latino - Americana de Estudos sobre Trabalho Docente ? Rede. 2011. (Seminário).

20.
1a. Semana Ser Professor/a, promovida pela Faculdade de Educação da UFMG.Coordenação da atividade: Sindicalismo Docente: Aportes para refletir. 2010. (Seminário).

21.
33a. Reunião Anual da ANPEd. 2010. (Congresso).

22.
33a. Reunião Anual da ANPEd. Educação no Brasil: o balanço de uma década. 2010. (Congresso).

23.
Participação no Seminário Nacional O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil. 2010. (Seminário).

24.
VIII Seminário Internacional Red Estrado - UCH - Clacso y II Seminário de Políticas Educativas en Latinoamérica - Educación y Trabajo Docente en el Nuevo Escenario Latinoamericano - Entre la mercantilización y la democratización del conocimientoUCH. 2010. (Seminário).

25.
32a. Reunião Anual da ANPEd. 2009. (Congresso).

26.
32a. Reunião Anual da ANPEd.Sociedade, cultura e educação: novas regulações?. 2009. (Outra).

27.
LABEPEH Promove Diálogos - Letramento: responsabilidade de todos os professores. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUES, L. C. N. H.. Seminário Internacional Trabalho Docente para uma Educação Democrática e inclusiva. 2015. (Outro).

2.
RODRIGUES, L. C. N. H.. 36ª Reunião Anual da Anped. 2013. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, D. A. ; RODRIGUES, L. C. N. H. . Participação na equipe organizadora IX Seminário Internacional da La Red Estrado - Praxis Docente y Transformacion Social. 2012. (Congresso).

4.
OLIVEIRA, D. A. ; MELO, S. D. G. ; RODRIGUES, L. C. N. H. . Participação na Organização do Seminário de Pesquisa O Trabalho Docente na Educação Básica em Minas Gerais e Luta Sindical: Desafios Atuais. 2011. (Congresso).

5.
RODRIGUES, L. C. N. H.. 1a. Semana Ser Professor/a. 2010. (Outro).

6.
OLIVEIRA, D. A. ; RODRIGUES, L. C. N. H. . Participação na equipe organizadora do VIII Seminário Internacional Red Estrado - UCH - Clacso y II Seminário de Políticas Educativas en Latinoamérica - UCH - Educación y Trabajo Docente en el nuevo escenario Latinoamericano entre la mercantilización y la democratización del conocimiento. 2010. (Outro).

7.
OLIVEIRA, D. A. ; MELO, S. D. G. ; RODRIGUES, L. C. N. H. . Seminário Internacional Políticas Educacionais e Trabalho Docente. 2010. (Congresso).



Outras informações relevantes


- Espanhol ? Cenex/FALE 1 estágio, conclusão em 2008.
- Espanhol ? Cenex/FALE 2 estágio, conclusão em 2009.
- Espanhol ? Cenex/FALE 3 estágio, conclusão em 2009.
- Espanhol ? Cenex/FALE 4 estágio, conclusão em 2010.
- Espanhol ? Cenex/FALE 5 estágio, conclusão em 2010.
- Windows, Word, Excel, Power Point, digitação, concluídos em 2000.
2010-2011 ? Monitora do GTD/Construindo brinquedos e brincadeiras (Grupo de trabalhos direcionados) desenvolvido pela Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais - Centro Pedagógico da UFMG.
2010-2011 ? Monitora do GTD/Turismo (Grupo de trabalhos direcionados) desenvolvido pela Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais - Centro Pedagógico da UFMG.
2010-2011 ? Estagiária na coordenação pedagógica do Tempo Integral na Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais ? Centro Pedagógico da UFMG.
2012 ? Bolsa de Apoio Técnico à Pesquisa/CNPQ ? Grupo/GESTRADO/UFMG.
2010-2011 ? Bolsista de iniciação científica/CNPQ ? Grupo/GESTRADO/UFMG.
2009-2010 ? Bolsista de iniciação científica/CNPQ ? Grupo/GESTRADO/UFMG.
2009-2010 ? Pesquisadora de campo da pesquisa, Trabalho docente na educação Básica no Brasil, desenvolvida pelo grupo de pesquisa Gestrado/UFMG e mais sete grupos que abordam o trabalho docente.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 16:35:56