Bruno Tateishi

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  • Última atualização do currículo em 13/09/2018


Concluiu o Ensino Fundamental (1º grau) pelo Colégio São José (Liberdade) e o Ensino Médio (2º grau) pelo Colégio Paulista (COPI). Graduação em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui curso de Língua Inglesa (J1, J2, J3, J4, T2, T3, T4, PI2, I1, I2, UI1, UI2, FCE, MAC1, MAC2 e MAC3) pela Associação Brasileira de Cultura Inglesa, além de diversos cursos de extensão realizados em universidades renomadas. Durante sua permanência na Universidade Presbiteriana Mackenzie, fez parte do GP/CNPq/Mackenzie Cultura e identidade linguística na Lusofonia, liderado pela Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito e pela Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos. Atualmente, é membro do GP/CNPq/PUC-SP Linguagem, identidade e memória, liderado pela Profa. Dra. Elisabeth Brait. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Tateishi
Nome em citações bibliográficas
TATEISHI, B.;TATEISHI, BRUNO


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: VOZES DE MACAU: IDENTIDADE E MEMÓRIA NO ROMANCE DE HENRIQUE DE SENNA FERNANDES, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: ELISABETH BRAIT.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2014
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: MACAU SÂM ASSI. A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE LUSOFONIA NA OBRA AMOR E DEDINHOS DE PÉ, DE HENRIQUE DE SENNA FERNANDES,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: ELISABETH BRAIT.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Graduação em Letras.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: NAVEGANDO PELA LÍNGUA PORTUGUESA: A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE LUSOFONIA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO.
Orientador: REGINA HELENA PIRES DE BRITO.
Bolsista do(a): Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2007 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Paulista, COPI, Brasil.
2006 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Colégio São José (Liberdade), CSJ, Brasil.
1998 - 2005
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio São José (Liberdade), CSJ, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em FRANCÊS INSTRUMENTAL PARA PÓS-GRADUANDOS I. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE ÁFRICA. (Carga horária: 42h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em UNIVERSO LITERÁRIO DA CHINA: ESCRITAS DE MACAU. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em UNIVERSO CHINÊS REPORTADO EM PORTUGUÊS. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO. (Carga horária: 32h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em ACTUALIZACIÓN PARA PROFESORES BRASILEÑOS DE E/LE. (Carga horária: 80h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em MACAU: HISTÓRIA, LITERATURA E CULTURA. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em TEXTO, DISCURSO E ENSINO (1º SEMESTRE DE 2009). (Carga horária: 30h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em TEXTO, DISCURSO E ENSINO (2º SEMESTRE DE 2009). (Carga horária: 30h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2009 - 2009
Inglês - Mainstream Advanced Course 2 (MAC2).
Associação Brasileira de Cultura Inglesa, ABCI, Brasil.
2009 - 2009
Inglês - Mainstream Advanced Course 3 (MAC3).
Associação Brasileira de Cultura Inglesa, ABCI, Brasil.
2008 - 2008
Inglês - Mainstream Advanced Course 1 (MAC1).
Associação Brasileira de Cultura Inglesa, ABCI, Brasil.
2008 - 2008
Inglês - First Certificate in English (FCE).
Associação Brasileira de Cultura Inglesa, ABCI, Brasil.
2007 - 2007
Inglês - Upper-Intermediate 1 (UI1).
Associação Brasileira de Cultura Inglesa, ABCI, Brasil.
2007 - 2007
Inglês - Upper-Intermediate 2 (UI2).
Associação Brasileira de Cultura Inglesa, ABCI, Brasil.
2006 - 2006
Inglês - Intermediate 1 (I1).
Associação Brasileira de Cultura Inglesa, ABCI, Brasil.
2006 - 2006
Inglês - Intermediate 2 (I2).
Associação Brasileira de Cultura Inglesa, ABCI, Brasil.
2005 - 2005
Inglês - Pre-Intermediate 2 (PI2).
Associação Brasileira de Cultura Inglesa, ABCI, Brasil.
2003 - 2003
Inglês - Teenager 4 (T4).
Associação Brasileira de Cultura Inglesa, ABCI, Brasil.
2002 - 2002
Inglês - Teenager 3 (T3).
Associação Brasileira de Cultura Inglesa, ABCI, Brasil.
2002 - 2002
Inglês - Teenager 2 (T2).
Associação Brasileira de Cultura Inglesa, ABCI, Brasil.
2001 - 2001
Inglês - Junior 4 (J4).
Associação Brasileira de Cultura Inglesa, ABCI, Brasil.
2001 - 2001
Inglês - Junior 3 (J3).
Associação Brasileira de Cultura Inglesa, ABCI, Brasil.
2000 - 2000
Inglês - Junior 1 (J1).
Associação Brasileira de Cultura Inglesa, ABCI, Brasil.
2000 - 2000
Inglês - Junior 2 (J2).
Associação Brasileira de Cultura Inglesa, ABCI, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2018
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Doutorando, bolsista da CAPES (PROSUP), Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - 2018
Vozes de Macau: identidade e memória no romance de Henrique de Senna Fernandes
Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar como o romance de Henrique de Senna Fernandes orquestra a diversidade social de linguagens representadas artisticamente, recuperando memórias para forjar uma identidade macaense. Esta pesquisa buscará, por conseguinte, responder as seguintes perguntas: 1) Como Senna Fernandes articula artisticamente, no interior de seu universo romanesco, a diversidade social de discursos, recuperando memórias de Macau? 2) A partir da orquestração de vozes, que relações dialógicas são estabelecidas no romance de Senna Fernandes para compreender a identidade macaense representada na obra? Partindo da premissa de que o romance, na concepção bakhtiniana, se caracteriza pela estratificação interna da linguagem e tomando como foco o conceito de plurilinguismo, sustentamos a seguinte hipótese: se o discurso do romance é plurilíngue, ou seja, constrói-se na diversidade de vozes e de discursos, o romance de Senna Fernandes é representativo da memória e da identidade cultural de Macau, à medida que recupera diferentes vozes que aparecem nos romances, que caracterizam as personagens e as localizam em diferentes esferas sociais. O corpus selecionado é o conjunto de dois romances de Senna Fernandes, estando as obras dispostas cronologicamente da seguinte forma: Amor e dedinhos de pé (1985) e a A trança feiticeira (1994). Esta pesquisa, inserida no quadro teórico da Análise Dialógica do Discurso (ADD), estará assim dividida: 1) Elaboração de um panorama do contexto sócio-histórico-cultural de Macau, que partirá do início da ocupação/administração portuguesa em Macau até o fim do período de transição, que garantiria o retorno da soberania de Macau ao governo da China. Ao lado desse panorama do contexto histórico de Macau, tentaremos entender a construção histórico-política da identidade macaense, mais especificamente ao longo do século XX (tempo inscrito no romance e tempo do autor). 2) Na segunda parte, iremos explorar o universo literário de Macau com base na ideia de ?Escrever Macau?. 3) Desenvolvimento da fundamentação teórica, que estará centrada na abordagem bakhtiniana sobre o discurso no romance; 4) Análise do corpus selecionado. Para que se leve adiante a análise das obras literárias escolhidas, proceder-se-á da seguinte forma: (a) Delimitação do contexto representado na obra, explicitando de que forma ele contribui para o desenvolvimento da narrativa e de seus personagens; (b) Leitura das obras e seleção dos enunciados, contendo as vozes do narrador e/ou dos personagens, que remetam a questões de identidade e memória de Macau; (c) Análise dos discursos expressos pelas vozes, mostrando de que forma podemos refletir, por meio deles, sobre questões de identidade percebidas na obra, analisando, por meio de ?lentes dialógicas?, de que forma essas vozes legitimam seus diferentes valores e pontos de vista e como elas dialogam entre si..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Macau sâm assi. A construção da ideia de Lusofonia na obra Amor e dedinhos de pé, de Henrique de Senna Fernandes
Descrição: Lusofonia é um conceito construído na intersecção de culturas de língua portuguesa. Apesar das marcas identitárias de cada uma delas, a heterogeneidade pode ser constatada em manifestações linguísticas que trazem à tona a diversidade do conceito. O objetivo deste trabalho, com o intuito de entender a questão da Lusofonia no contexto de Macau, é observar a construção deste conceito na obra Amor e dedinhos de pé, de Henrique de Senna Fernandes, escritor macaense (1923-2010), considerado significativo representante da literatura de expressão em língua portuguesa. Partindo do objetivo desta pesquisa, buscamos responder às seguintes perguntas de pesquisa: 1) Em que a obra escolhida contribui para a compreensão do conceito de Lusofonia no contexto de Macau? 2) Sendo o autor Henrique de Senna Fernandes macaense, de que maneira apresenta a relação entre culturas que interferem na construção desse conceito? Para responder a estas perguntas e alcançar o objetivo desta pesquisa realizaremos, em primeira instância, uma síntese da história da presença dos portugueses em Macau. Além do levantamento de elementos da história da colonização portuguesa em Macau, será elaborado um breve panorama da literatura de expressão em língua portuguesa produzida em Macau e um estudo sucinto sobre as características que permeiam a composição das obras de Henrique de Senna Fernandes. Em seguida, realizaremos um estudo sobre o conceito de Lusofonia, tentando estabelecer algumas relações com conceitos desenvolvidos por Bakhtin e o Círculo, tais como identidade e alteridade. O estudo da obra Amor e dedinhos de pé, tida como corpus deste trabalho, será dividido em três partes: a busca de elementos que comprovam a existência da interculturalidade em Macau, a análise do personagem Chico Frontaria enquanto elemento de contraste entre as culturas portuguesa e chinesa e, por fim, a questão do plurilinguismo na obra. Este trabalho justifica-se pela necessidade da ampliar os estudos sobre Macau e, também, refletir sobre o conceito de Lusofonia, de uma perspectiva enunciativo-discursiva, situando, por meio do corpus e da teoria escolhida, alguns aspectos da heterogeneidade constituinte e promotora de controvérsias entre os estudiosos e partícipes do mundo lusófono. Esta pesquisa pretende contribuir para um maior conhecimento destas questões, conforme concebida em obras de história e de literatura sobre Macau, situando o problema na Linguística Aplicada, em seu sentido contemporâneo de discussão de identidades e diferenças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Lusofonia: relações culturais, linguísticas e identitárias
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo examinar o papel da língua portuguesa como construtor da identidade cultural e social do sujeito em países lusófonos, discutindo o conceito de lusofonia, traçando um painel das variedades do português, refletindo acerca das políticas linguísticas desenvolvidas e estudando a relação entre discurso lusófono e consciência nacional. Numa perspectiva historiográfico-discursiva pretende abordar aspectos atinentes ao interculturalismo no ensino de diferentes línguas (ao lado da oficial, a portuguesa) e verificar seus reflexos na diversidade do espaço lusófono.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Bruno Tateishi - Integrante / Regina Helena Pires de Brito - Coordenador / Benjamin de Araújo Corte-Real - Integrante / Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos - Integrante / Moisés de Lemos Martins - Integrante / Vera Lúcia Harabagi Hanna - Integrante / Beatriz Pereira de Santana - Integrante / Roberta Gonçalves de Souza Miranda - Integrante / Carlos Alberto Martins da Silva - Integrante / Márcia Vandineide Cavalcante - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2008 - Atual
Verbo-visual e produção de sentidos: perspectiva dialógica
Descrição: Para dar continuidade à pesquisa centrada nas contribuições teórico-metodológicas da perspectiva dialógica de discurso é necessáriol buscar, no conjunto do pensamento bakhtiniano, as categorias, noções e sugestões que, apresentadas para o discurso verbal, mas tendo alcance nos estudos da linguagem como um todo, possam ser recuperadas e mobilizadas em função de uma melhor compreensão das formas de produção do sentido em manifestações discursivas verbo-visuais. Em vários textos do Círculo encontram-se sugestões para o reconhecimento do visual como texto ou mesmo sugestão de articulações verbal, extraverbal, visual. Esse é o caso, por exemplo, do ensaio O autor e o herói (texto inacabado, pertencente aos arquivos, 1920/1930, publicado em Estética da criação verbal). Nele Bakhtin afirma que o objeto estético não é, naturalmente, constituído somente de palavras, ainda que a parte verbal seja importante nele, e esse objeto da visão estética possui uma forma espacial interna artisticamente significante que é representada pelas palavras da obra (essa forma, na pintura, é representada pelas cores, pelo desenho, pelas linhas, e daí não decorre que o objeto estético seja constituído apenas de linhas e de cores; trata-se precisamente de construir um objeto concreto a partir das linhas e das cores). Considerando que a Análise do Discurso de diferentes vertentes coloca a leitura e a produção textual-discursiva como objeto de pesquisa, a dimensão verbo-visual deve aí ser englobada como característica da vida em sociedade e, também, da constituição dos sujeitos e das identidades. As produções de caráter verbo-visual, tais como charge, publicidade, capas de revistas, primeiras páginas de jornal, poemas visuais, dentre outras, serão objeto desta pesquisa, assim como o levantamento e sistematização das sugestões teórico-metodológicas das obras do Círculo. O projeto, apoiado pelo CNPq, terá a duração de 3 anos e está articulado ao Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Identidade e Memória.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) .
Integrantes: Bruno Tateishi - Integrante / Elisabeth Brait - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Outros Projetos


2015 - Atual
Fundamentos e desdobramentos da perspectiva dialógica para a análise de discursos verbais e verbo-visuais
Descrição: O objetivo geral deste projeto é aprofundar as reflexões em torno das especificidades epistemológicas, teóricas e metodológicas da perspectiva dialógica do discurso, também denominada Análise Dialógica do Discurso (ADD), cujos fundamentos advêm do conjunto da obra de Bakhtin e do hoje chamado Círculo. Esse aprofundamento, que dá sequência a pesquisas anteriores, terá como objetivos específicos: (i) demonstrar a pertinência dessa vertente para uma teoria geral da linguagem; (ii) explicitar sua contribuição para as pesquisas em Ciências Humanas; (iii) reiterar, pela teoria e pela análise, a concepção de texto/enunciado/discurso, verbais e verbo-visuais (sendo o verbal considerado em sua dimensão oral, sonora e/ou escrita) constitutivamente implicados na produção, circulação e recepção de conhecimentos próprios das Humanidades; (iv) esclarecer algumas particularidades assumidas pelo pensamento bakhtiniano no Brasil, a partir de sua recepção e de seus desdobramentos.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TATEISHI, B.;TATEISHI, BRUNO2017 TATEISHI, B.. 'BELA, RECATADA E DO LAR': UM OLHAR SOBRE A QUESTÃO DE GÊNERO E SEUS DESDOBRAMENTOS. TABULEIRO DE LETRAS, v. 11, p. 19-37, 2017.

2.
TATEISHI, BRUNO2012 TATEISHI, BRUNO. NAVEGANDO PELA LÍNGUA PORTUGUESA: A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE LUSOFONIA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO.. Pesquisas em Discurso Pedagógico (on-line), v. 2012, p. 26-45, 2012.

3.
TATEISHI, B.;TATEISHI, BRUNO2010TATEISHI, B.; SANTOS, I. ; JINHUI, Z. . A INCLUSÃO DE PORTADORES DE SURDOCEGUEIRA. Revista Pandora, v. 24, p. 1-9, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TATEISHI, B.. A LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU. In: VII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E I MOSTRA DE INICIAÇÃO EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE, 2011, SÃO PAULO. VII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E I MOSTRA DE INICIAÇÃO EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TATEISHI, B.. A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE LUSOFONIA NA OBRA AMOR E DEDINHOS DE PÉ, DE HENRIQUE DE SENNA FERNANDES. In: 15º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA E 6º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA DO IP-PUC-SP, 2014, SÃO PAULO. 15º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA E 6º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA DO IP-PUC-SP, 2014.

2.
TATEISHI, B.. LUSOFONIA: UM CONCEITO SEMÂNTICO-DISCURSIVO INTERCULTURAL. In: XVI MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. LÍNGUA E LITERATURA: LETRAS EM DEBATE, 2012, SÃO PAULO. XVI MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. LÍNGUA E LITERATURA: LETRAS EM DEBATE, 2012.

3.
TATEISHI, B.. NAVEGANDO PELA LÍNGUA PORTUGUESA: A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE LUSOFONIA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. In: I SEMINÁRIO LINGUAGENS, INTERAÇÕES E APRENDIZAGENS: REFLEXÕES SOBRE A FUNÇÃO MEDIADORA DO PROFESSOR, 2012, GUARULHOS. I SEMINÁRIOS LINGUAGENS, INTERAÇÕES E APRENDIZAGENS: REFLEXÕES SOBRE A FUNÇÃO MEDIADORA DO PROFESSOR, 2012.

4.
TATEISHI, B.. A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE LUSOFONIA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. In: 6º SIMPÓSIO AÇÃO CIDADÃ (6º SIAC), 2012, SÃO PAULO. 6º SIMPÓSIO AÇÃO CIDADÃ (6º SIAC), 2012. v. 6.

5.
TATEISHI, B.. A LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU. In: 18º INTERCÂMBIO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA (18º INPLA) DA PUC-SP, 2011, SÃO PAULO. A LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU, 2011.

6.
TATEISHI, B.. A LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU:UMA ESTRATÉGIA POLÍTICO-ECONÔMICA. In: 13º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA E 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA DO IP-PUC-SP, 2010, SÃO PAULO. 13º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA E 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA DO IP-PUC-SP, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
TATEISHI, B.. VOZES DE MACAU: MEMÓRIA E IDENTIDADE NA PROSA LITERÁRIA DE HENRIQUE DE SENNA FERNANDES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TATEISHI, B.. UM PANORAMA DA LITERATURA DE EXPRESSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TATEISHI, B.. VOZES DE MACAU: IDENTIDADE E MEMÓRIA NA PROSA LITERÁRIA DE HENRIQUE DE SENNA FERNANDES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TATEISHI, B.. A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE LUSOFONIA NA OBRA AMOR E DEDINHOS DE PÉ, DE HENRIQUE DE SENNA FERNANDES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTANA, Beatriz Pereira de ; TATEISHI, B. . MINICURSO: LUSOFONIA: A LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
TATEISHI, B.. LUSOFONIA: UM CONCEITO SEMÂNTICO-DISCURSIVO INTERCULTURAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TATEISHI, B.. NAVEGANDO PELA LÍNGUA PORTUGUESA: A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE LUSOFONIA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TATEISHI, B.. A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE LUSOFONIA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TATEISHI, B.. MACAU: LUSOFONIA E LÍNGUA PORTUGUESA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TATEISHI, B.. A LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TATEISHI, B.. A LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TATEISHI, B.. A LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU:UMA ESTRATÉGIA POLÍTICO-ECONÔMICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTANA, Beatriz Pereira de ; TATEISHI, B. . MINICURSO: LUSOFONIA: A LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TATEISHI, B.; SANTOS, D. O. B.; DARTORA, T.. Participação em banca de Elvimar Gonçalves Leite. O PROFESSOR PESQUISADOR DIANTE DOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Centro Universitário de Maringá.

2.
TATEISHI, B.; SANTOS, D. O. B.; DARTORA, T.. Participação em banca de Cristina Emiko Shimada de Siqueira. IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Pública) - Centro Universitário de Maringá.

3.
TATEISHI, B.; SANTOS, D. O. B.; DARTORA, T.. Participação em banca de Sueli Satie Shimada Inoue. GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ESTUDO EM UMA VARA DA JUSTIÇA ESTADUAL DE SÃO PAULO. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Pública) - Centro Universitário de Maringá.

4.
TATEISHI, B.; SANTOS, D. O. B.; DARTORA, T.. Participação em banca de Lizandra de Cássia Souto Proênça. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO ALUNO SURDO. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Centro Universitário de Maringá.

5.
TATEISHI, B.; SANTOS, D. O. B.; DARTORA, T.. Participação em banca de Kozo Nobetani. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM SETOR PÚBLICO. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Pública) - Centro Universitário de Maringá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII SEMANA DE LETRAS DA FMU.A LITERATURA DE MACAU EM CONTEXTO LUSÓFONO. 2016. (Encontro).

2.
20º INTERCÂMBIO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA (20º INPLA) DA PUC-SP. VOZES DE MACAU: IDENTIDADE E MEMÓRIA NA PROSA LITERÁRIA DE HENRIQUE DE SENNA FERNANDES. 2015. (Congresso).

3.
2º CONGRESSO NACIONAL LETRAS EM REDE DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (TRADIÇÃO E INOVAÇÃO). VOZES DE MACAU: MEMÓRIA E IDENTIDADE NA PROSA LITERÁRIA DE HENRIQUE DE SENNA FERNANDES. 2015. (Congresso).

4.
15º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA E 6º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA DO IP-PUC-SP. A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE LUSOFONIA NA OBRA AMOR E DEDINHOS DE PÉ, DE HENRIQUE DE SENNA FERNANDES. 2014. (Congresso).

5.
IV SEMANA DE LETRAS DA FMU (VIDA ACADÊMICA E PROFISSIONAL). MINICURSO: LUSOFONIA: A LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO. 2013. (Congresso).

6.
6º SIMPÓSIO AÇÃO CIDADÃ (6º SIAC) DA PUC-SP, SEDIADO NO COLÉGIO RIO BRANCO.A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE LUSOFONIA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. 2012. (Simpósio).

7.
I SEMINÁRIO LINGUAGENS, INTERAÇÕES E APRENDIZAGENS: REFLEXÕES SOBRE A FUNÇÃO MEDIADORA DO PROFESSOR (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)).NAVEGANDO PELA LÍNGUA PORTUGUESA: A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE LUSOFONIA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. 2012. (Seminário).

8.
VII JORNADA DO GP/CNPq/PUC-SP LINGUAGEM, IDENTIDADE E MEMÓRIA. 2012. (Outra).

9.
XVI MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (LÍNGUA E LITERATURA: LETRAS EM DEBATE).LUSOFONIA: UM CONCEITO SEMÂNTICO-DISCURSIVO INTERCULTURAL. 2012. (Outra).

10.
18º INTERCÂMBIO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA (18º INPLA) DA PUC-SP. A LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU. 2011. (Congresso).

11.
VI ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: DESAFIOS PARA JORNALISMO, PUBLICIDADE E LETRAS). 2011. (Encontro).

12.
VII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E I MOSTRA DE INICIAÇÃO EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.A LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU. 2011. (Outra).

13.
VI SEMANA DE FILOLOGIA NA USP.MACAU: LUSOFONIA E LÍNGUA PORTUGUESA. 2011. (Outra).

14.
13º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA E 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA DO IP-PUC-SP. A LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU:UMA ESTRATÉGIA POLÍTICO-ECONÔMICA. 2010. (Congresso).

15.
21ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO.EXPOSITOR DA FEDERACIÓN DE GREMIOS DE EDITORAS DE ESPAÑA. 2010. (Outra).

16.
EL DÍA DEL ESPAÑOL (MEMORIAL DE AMÉRICA LATINA/INSTITUTO CERVANTES). 2010. (Outra).

17.
I SEMANA MACKENZIE DO ESPAÇO LUSÓFONO:MOÇAMBIQUE. 2010. (Encontro).

18.
TDAH: QUESTÕES PRÁTICAS, TEÓRICAS E POLÊMICAS (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUC-SP)). 2010. (Seminário).

19.
V COLÓQUIO DE ESTUDOS SOBRE LEITURA, ESCRITA E ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA DA PUC-SP. 2010. (Outra).

20.
V ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (COMUNICAÇÃO, CULTURA E MERCADO). 2010. (Encontro).

21.
XIV MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (LÍNGUA E LITERATURA: MÚLTIPLOS OLHARES). 2010. (Outra).

22.
CINE CLUBE DO CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (FILME: ELSA Y FRED). 2009. (Outra).

23.
I CICLO DE PALESTRAS DO CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (LETRAS, JORNALISMO E PUBLICIDADE EM DIÁLOGO). 2009. (Encontro).

24.
II CONGRESSO NACIONAL DAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. 2009. (Congresso).

25.
JOURNÉE DE LA FRANCOPHONIE (UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE). 2009. (Encontro).

26.
XIII MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (LÍNGUA E LITERATURA: POSSIBILIDADES E APROXIMAÇÕES). 2009. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TATEISHI, B.;TATEISHI, BRUNO2017 TATEISHI, B.. 'BELA, RECATADA E DO LAR': UM OLHAR SOBRE A QUESTÃO DE GÊNERO E SEUS DESDOBRAMENTOS. TABULEIRO DE LETRAS, v. 11, p. 19-37, 2017.

2.
TATEISHI, BRUNO2012 TATEISHI, BRUNO. NAVEGANDO PELA LÍNGUA PORTUGUESA: A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE LUSOFONIA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO.. Pesquisas em Discurso Pedagógico (on-line), v. 2012, p. 26-45, 2012.



Outras informações relevantes


- Estágio docente, obrigatório para os bolsistas de doutorado da CAPES (PROSUP), realizado, com uma carga horária de 106 horas, junto ao Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (USP), sob supervisão da Profa. Dra. Margarida Maria Taddoni Petter e da Profa. Dra . Olga Ferreira Coelho Sansone.

- Cursou, na condição de aluno especial, a disciplina PORTUGAL E O ORIENTE: DIÁLOGOS CULTURAIS E LITERÁRIOS, ministrada pela Profa. Dra. Mônica Muniz de Souza Simas no programa de pós-graduação em Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP).
 
- Tornou-se bolsista de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, PROSUP) a partir de novembro de 2014.

- De março de 2012 a outubro de 2012, foi bolsista de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tornou-se bolsista de mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a partir de novembro de 2012, com término em fevereiro de 2014.

- Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie com o projeto A LÍNGUA PORTUGUESA EM MACAU, sob orientação da Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito.

- Designado para a função de monitor da disciplina PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA, sob supervisão da Profa. Dra. Beatriz Pereira de Santana.

- Ministrou aulas de reforço de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, sob supervisão da Profa. Dra. Vera Lúcia Antonio Azevedo, para os alunos dos cursos de Matemática e Física do Centro de Ciências e Humanidades da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

- Trabalhou como expositor da FEDERACIÓN DE GREMIOS DE EDITORAS DE ESPAÑA durante a 21ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO.



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