Daniel Ganzarolli Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4416080132065813
  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


É Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com período sanduíche na Universidade de Queensland, Austrália. Atua nas áreas educacional, socioambiental e suas interfaces, possuindo experiência em Educação Ambiental, Etnobiologia e Ecologia Humana. Participou do Grupo de Educação e Estudos Ambientais (GEABio), do Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica e do Grupo Tecendo: Educação Ambiental e Estudos Culturais, todos coletivos pertencentes à UFSC. Atualmente é mestrando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e participa do grupo de pesquisa em Currículo, Docência e Cultura (CDC). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Ganzarolli Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, D. G.;MARTINS, DANIEL GANZAROLLI


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Um Ambiente Chamado Escola: Narrativas Atravessadas por Afetos e Encontros,Orientador: Shaula Maíra Vicentini de Sampaio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estudos Culturais.
2009 - 2015
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em University of Queensland (Orientador: Helen Ross).
Título: Um Educador-navegante em Mares Gancheiros: Encontros entre Etnoecologia e Educação Ambiental na APA do Anhatomirim.
Orientador: Natalia Hanazaki.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Por uma Educação Descolonizadora: a formação em uma ótica não ocidental. (Carga horária: 30h).
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAP UERJ, Brasil.
2018 - 2018
Utopias, realidades e abordagens pedagógicas. (Carga horária: 5h).
Instituto Moreira Salles, IMS, Brasil.
2018 - 2018
O corpo como mídia de si. (Carga horária: 5h).
Instituto Moreira Salles, IMS, Brasil.
2017 - 2017
Fotopoesia: Inaugurando outros olhares. (Carga horária: 5h).
Instituto Moreira Salles, IMS, Brasil.
2016 - 2016
Fungos na escola: Vamos dialogar sobre eles?. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Etnografia Visual e narrativas visuais. (Carga horária: 7h).
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2013 - 2013
Summer Global Workplace Skills Development Program.
The University of Queensland, UQ, Austrália.
2012 - 2012
Curso de Planejamento em Permacultura (PDC). (Carga horária: 72h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Agroecologia: Manejo com o bambu. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Ciclo de palestras em Educação Ambiental. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Etnoecologia e educação: o eterno retorno . (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Vivência em Permacultura e Bioconstrução. (Carga horária: 8h).
Casa Colméia - Estação de Permacultura Litorânea, CASA COLMÉIA, Brasil.
2011 - 2011
I Curso de Inverno em Ecologia da PPGE/UFSC. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Metodologias Participativas de Educação Ambiental. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2011 - 2011
Inventário da vegetação da Floresta Semidecidual. (Carga horária: 24h).
Instituto Econsciência, ECONSCIÊNCIA, Brasil.
2011 - 2011
O litoral, o homem e a sociedade. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de Oceanografia, AOCEANO, Brasil.
2011 - 2011
A fauna de répteis de Santa Catarina. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Ecossistema de Restinga na Lagoa da Conceição. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Plano de Manejo em Unidades de Conservação. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Curso Básico de Agroecologia. (Carga horária: 60h).
Ecotopias Escola de Sustentabilidade, ECOTOPIAS, Brasil.
2011 - 2011
Comunidades e Povos Tradicionais no Sul do Brasil. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Tradições indígenas - Visita aos Jenipapo-Kanindé. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Agroecologia, ABA-Agroecologia, Brasil.
2011 - 2011
III Curso de Verão em Ecologia e Recursos Naturais. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
Ecologia de Campo. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Biodiversidade da Lagoa Pequena. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Monitoreo etnobiológico y conservación. (Carga horária: 4h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2010 - 2010
Planejamento de trilhas em Unidades de Conservação. (Carga horária: 4h).
Simbiosis Empresa Junior, SIMB, Brasil.
2010 - 2010
Introdução à Agroecologia. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Etnobiologia e Conservação. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Impacto da iluminação artificial sobre o ambiente. (Carga horária: 4h).
Sociedade de Ecologia do Brasil, SEB, Brasil.
2009 - 2009
Manguezal e seus diversos aspectos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito, E. B. M. BEATRIZ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Admitido por Caráter Temporário, Carga horária: 20


Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador pelo PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PIBIC do Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica, sob orientação da professora Natalia Hanazaki.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro atuante, Carga horária: 4
Outras informações
GEABio - O Grupo de Educação e Estudos Ambientais do CCB



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Um Meio Ambiente chamado Escola: Narrativas Atravessadas por Afetos e Encontros
Descrição: A presente pesquisa se desenovela por entre os encontros e afetos que ocorrem entre o pesquisador, os funcionários e os estudantes da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito, localizada em Florianópolis (SC). Tem-se como ponto de partida as brechas numa educação ambiental de viés pastoral, que busca formar consensos e prescrever comportamentos vistos como ecologicamente corretos, observando-se nas suas lacunas que outras possibilidades de educações ambientais estão a germinar e proliferar. O cenário de pesquisa escolhido é uma escola com um potente histórico de reinvindicações quanto ao seu caráter público, inclusivo e plural. Toma-se como impulso as seguintes questões de pesquisa: quais narrativas e poéticas, sejam estas orais, escritas ou visuais, estão a povoar este ambiente-escola? De que forma estes narrares se relacionam com os sujeitos que o habitam, com suas diferenças e multiplicidades? Como dar vazão às múltiplas potências advindas dos afetos e encontros que perpassam tal ambiente? O objetivo deste trabalho consiste, portanto, em articular encontros inventivos e afetivos entre a educação ambiental, a escola e o campo de estudo das diferenças. Os afetos e os encontros foram compreendidos como os principais disparadores de criação inventiva e cartográfica da pesquisa. Nesta construção, criaram-se narrativas acerca de tal ambiente-escola a partir de alguns dispositivos, dentre eles um diário de campo do próprio pesquisador, o qual se articula com oficinas realizadas junto aos estudantes de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental e dez distintos funcionários da Escola Beatriz. Ademais, os conceitos de narrativas em abismo, performance, perambulações e narrativas mínimas movimentaram experimentações múltiplas com os ?ambientes-escola? que nasceram dos olhares desses distintos sujeitos. Tais formas desestabilizadoras do ato de narrar criaram ranhuras nas normas e convenções de uma educação ambiental prescritiva e inchada de verdades, incitando diálogos com educações ambientais outras. Um convite de abertura a um ambiente-escola que vibra com as diferenças que o habitam, adentrando nas delicadas tramas de afetos e encontros que o estão a envolver..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniel Ganzarolli Martins - Coordenador / Shaula Maíra Sampaio - Integrante.
2014 - 2015
Um Educador-Navegante em Mares Gancheiros: Encontros entre Etnoecologia e Educação Ambiental na APA do Anhatomirim
Descrição: Esta pesquisa buscou aprofundar uma reflexão acerca da interface entre os campos da Etnoecologia e da Educação Ambiental, possuindo como objetivos específicos analisar as percepções e as relações que os alunos de uma escola no entorno de uma unidade de conservação mantêm com a mesma e o seu ambiente, assim como debater acerca da importância de dinâmicas de sensibilização nas práticas de Educação Ambiental. No segundo semestre de 2014 foram realizadas oficinas educativas no período de contraturno com um grupo de estudantes da Escola Maria Amália, em Governador Celso Ramos (SC). As oficinas tiveram um formato dialógico e exploraram temas relacionados com a Área de Proteção Ambiental de Anhatomirim e sua sociobiodiversidade. Para a análise dos dados, a pesquisa se utilizou de estudos sobre narrativas e das reflexões propiciadas por um diário de campo. Foram discutidas as percepções dos alunos acerca da unidade de conservação, as transformações neste espaço e as relações com os animais, as plantas e o imaginário que lá existem. Também foi refletido acerca das práticas de sensibilização aplicadas neste projeto de educação ambiental, com um enfoque nas saídas de campo, numa entrevista com antiga moradora da região e na utilização de dinâmicas teatrais. Através da metáfora do educador como um navegante, o autor buscou abrir caminhos para novas releituras sobre o tema.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Daniel Ganzarolli Martins - Coordenador / HANAZAKI, N - Integrante / Aline Krelling - Integrante.
2010 - 2012
Pontos de referência dinâmicos: mudanças temporais no conhecimento ecológico tradicional de pescadores do litoral brasileiro
Descrição: Pesquisa da área de Ecologia Humana com os pescadores artesanais da região de Tijucas (SC), visando compreender a dinâmica da pesca no local e seus efeitos no meio ambiente e nas populações de peixes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniel Ganzarolli Martins - Coordenador / Ivan Machado Martins - Integrante / HANAZAKI, N - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2015 - 2015
Projeto Conhecer para preservar
Descrição: O projeto Conhecer para preservar tem a proposta de publicação e distribuição de livros infantis de cunho educacional sobre o bioma e a biodiversidade da mata atlântica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Daniel Ganzarolli Martins - Integrante / Carlos Rogério Tonussi - Coordenador.
2011 - 2012
Projeto Agroecologia no CCB
Descrição: Projeto que busca fomentar o desenvolvimento de uma horta agroecológica, utilizando-a para a produção de ervas medicinais, alimentos e mudas de árvores nativas, como também para a Educação Ambiental.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Daniel Ganzarolli Martins - Integrante / Ana Paula Tripadalli de Almeida - Integrante / André Ganzarolli Martins - Coordenador / Nivaldo Peroni - Integrante.
2011 - 2011
Projeto EspressArte
Descrição: Atividades lúdicas e artísticas junto a instituições de atendimento a crianças, como Casas Lares (orfanatos) e ONG`s. Realizavam-se jogos, brincadeiras e dinâmicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Daniel Ganzarolli Martins - Integrante / Ana Paula Tripadalli de Almeida - Integrante / André Ganzarolli Martins - Coordenador / Maiara Hayata - Integrante.
2010 - 2012
Projeto Biodiversidade, O Mundo em que vivemos
Descrição: Realização de atividades de Educação Ambiental junto a crianças e adolescentes da ONG Casa da Criança. Os participantes atuaram no planejamento e elaboração das atividades lúdicas, dinâmicas, saídas de campo, discussões, etc. Os temas abordados foram ecossistemas e ambientes de Santa Catarina, como manguezais, mata atlântica, oceanos. Foram abordados aspectos relacionados às condições bióticas e abióticas de cada ecossistema, bem como pressões antrópicas e conservação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Daniel Ganzarolli Martins - Integrante / Ariana Moraes Sarmento - Integrante / Júlia Côrrea de Oliveira - Integrante / Barbara Segal Ramos - Coordenador.
2010 - 2010
Projeto Pinus
Descrição: Manejo ecológico do pinheiro exótico invasor no Parque Municipal da Dunas da Lagoa da Conceição, em parceria com o Instituto Hórus..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Daniel Ganzarolli Martins - Coordenador / Tania Tarabini Castellani - Integrante / Mariana Barbosa de Amorim - Integrante.
2009 - 2009
Projeto CCB Recicla
Descrição: Atividades de Educação Ambiental para a coleta seletiva e reciclagem do lixo assim como conscientização de sua atual problemática com os alunos da escola pública Simão Heiss..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Daniel Ganzarolli Martins - Coordenador / Alberto Lindner - Integrante.


Outros Projetos


2015 - 2015
Núcleo de Humanização, Arte e Saúde (NUHAS)
Descrição: O Nuhas conta com a participação de estudantes de diferentes cursos além de pessoas da comunidade. Por meio de seus dois projetos, utiliza a arte como elemento de transformação social e cultural e como ferramenta para promoção do bem estar e da qualidade de vida. Para isso realiza diversas ações visando formar indivíduos capazes de exercer sua criatividade para, através do domínio de teorias e técnicas ligadas ao uso do corpo, à expressão, ao domínio de artes e à utilização de processos culturais, agir terapeuticamente, ajudando seus semelhantes, promovendo a qualidade de vida, a humanização e o bem-estar social. O projeto Humanizarte-IPq proporciona aos moradores do Centro de Convivência Santana oficinas de arte e vivencias para a desmecanização e humanização das relações ali estabelecidas. Já o Projeto Terapeutas da Alegria se utiliza da arte e da cultura por meio do personagem palhaço, como ferramentas terapêuticas para minorar o sofrimento das pessoas em hospitais, ao mesmo tempo em que transforma profundamente seus participantes, sensibilizando-os para questões centrais da vida humana..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Daniel Ganzarolli Martins - Integrante / Walter Ferreira de Oliveira - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Humana.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Etnobiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Guarani
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, D. G.2017 MARTINS, D. G.; HANAZAKI, NATALIA ; KRELLING, A. . NAVEGANDO ENTRE A ETNOECOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE GOVERNADOR CELSO RAMOS (SC). Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online), v. 12, p. 139-154, 2017.

2.
MARTINS, DANIEL GANZAROLLI2013 MARTINS, DANIEL GANZAROLLI; MARTINS, IVAN MACHADO ; HANAZAKI, NATALIA . Desembarque de peixes da pesca artesanal na Barra do Rio, Tijucas - SC, Brasil. Biotemas, v. 26, p. 237-247, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINS, D. G.; SARMENTO, A. M. ; OLIVEIRA, J. C. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA ? REFLEXÕES DO PROJETO BIODIVERSIDADE JUNTO A ONG CASA DA CRIANÇA, FLORIANÓPOLIS, SC. In: Giovanni Seabra; Ivo Mendonça. (Org.). Educação Ambiental: responsabilidade para conservação da sociobiodiversidade. 1ed.João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2011, v. 4, p. 842-849.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, DANIEL GANZAROLLI. Um Meio Ambiente chamado Escola: Narrativas Atravessadas por Afetos e Encontros. In: IV SEMINÁRIO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, 2017, Niterói. PESQUISA E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE. Niterói: Pedro & João Editores, 2017. p. 1-295.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, DANIEL GANZAROLLI. Antropoceno: perspectivas de educação ambiental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MARTINS, DANIEL GANZAROLLI; SAMPAIO, S. M. . Enlaces entre educações, ambientes e imagens: Poéticas ocultas em recantos improváveis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MARTINS, DANIEL GANZAROLLI. Entrelaçamentos entre as Diferenças, a Igualdade e a Escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MARTINS, D. G.; SAMPAIO, S. M. . Narrar, Performar, Afetar: Encontros com as Diferenças num Ambiente-Escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MARTINS, D. G.. Ensino de Ciências através da Ficção Científica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MARTINS, D. G.; SAMPAIO, S. M. . A Poesia do Ambiente: Narrativas Visuais Transbordantes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MARTINS, D. G.; SANTOS, R. S. F. . Epistemes Indígenas em Resistência: O que os Guarani nos Ensinam sobre Educação?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MARTINS, D. G.. Escolarização e seus (des)encontros com as diferenças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MARTINS, D. G.. Mesa Redonda: 'Quando me vi licenciando'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MARTINS, D. G.. Percepção de conflitos socioambientais por uma organização aborígene na ilha Stradbroke, Austrália. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
MARTINS, D. G.; ALVES, R. P. ; HANAZAKI, N. . Percepções de moradores locais acerca da Área de Proteção Ambiental de Anhatomirim, Santa Catarina: implicações para atividades educativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
MARTINS, D. G.; ALMEIDA, A. P. T. ; MARTINS, F. ; OLIVEIRA, J. C. . GEABIO: Coletivos autogestionados como forma de promover a Educação Ambiental dentro e fora da Universidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MARTINS, A. G. ; ALMEIDA, A. P. T. ; GUIMARAES, L. ; HAYATA, M. ; MARTINS, D. G. . EXPRESSARTE: Relatos de uma experiência envolvendo arte e educação ambiental em instituições de assistência social de Florianópolis, SC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MARTINS, D. G.; MARTINS, I. M. ; HANAZAKI, N. . A importância do retorno de resultados em pesquisas etnoecológicas - Estudo de caso com os pescadores artesanais da Barra do Rio, em Tijucas, SC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
MARTINS, D. G.; SARMENTO, A. M. . Educação Ambiental na Prática - Reflexões do Projeto Biodiversidade junto a ONG Casa da Criança, Florianópolis, SC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
MARTINS, D. G.; MARTINS, I. M. ; HANAZAKI, N. . Desembarque pesqueiro e conflitos socioambientais na comunidade de pescadores artesanais da Barra do Rio, em Tijucas, Santa Catarina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
MARTINS, D. G.; MARTINS, I. M. ; HANAZAKI, N. . A pesca artesanal de peixes na baía de Tijucas, SC, avaliada através de desembarques pesqueiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
MARTINS, D. G.; MARCON, C. B. . GEABio, o Grupo de Educação e Estudos Ambientais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
GUIMARÃES, L. B. ; MARTINS, DANIEL GANZAROLLI . Narrativas sobre o processo de criação de um TCC. Tocantins: Universidade Federal do Tocantins, 2016 (Material didático para Curso de Especialização em Educação Ambiental).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, D. G.. Unidades de Conservação e Comunidade Tradicionais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MARTINS, D. G.. Hidrelétricas: Reflexões a partir de Duas Vivências em um Reassentamento de Atingidos por Barragem. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MARTINS, D. G.; SARMENTO, A. M. . Projeto Biodiversidade, o Mundo em que vivemos. 2012 (Curta-metragem).

2.
MARTINS, D. G.. Agroecologia e a cabeça bem-feita. 2011 (Curta-metragem).

3.
MARTINS, D. G.. A Revolta do Estaleiro. 2010 (Curta-metragem).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
21o Congresso de Leitura do Brasil. Entrelaçamentos entre as Diferenças, a Igualdade e a Escola. 2018. (Congresso).

2.
I Seminário Poéticas e Políticas da Pesquisa em Educação. 2018. (Seminário).

3.
VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia.ENLACES ENTRE EDUCAÇÕES, AMBIENTES E IMAGENS: POÉTICAS OCULTAS EM RECANTOS IMPROVÁVEIS. 2018. (Encontro).

4.
V Seminário Discente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFF.Narrar, Performar, Afetar: Encontros com as Diferenças num Ambiente-Escola. 2018. (Seminário).

5.
III Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade. Epistemes Indígenas em Resistência: O que os Guarani nos Ensinam sobre Educação?. 2017. (Congresso).

6.
V Jornada Discente e Seminário do PPGCS.Escolarização e seus (des)encontros com as diferenças. 2017. (Seminário).

7.
Encontro Regional de Estudantes de Biologia. 2016. (Encontro).

8.
II Feira Municipal de Ciências. Foguete Químico e a Garrafa de Leyden. 2016. (Feira).

9.
II Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social. 2015. (Encontro).

10.
X Simpósio Brasileiro de Etnoecologia e Etnobiologia.Percepção de conflitos socioambientais por uma organização aborígene na ilha Stradbroke, Austrália. 2014. (Simpósio).

11.
Bio na Rua 2012.Projetos do GEABio. 2012. (Outra).

12.
Cúpula dos Povos na Rio+20 por justiça social e ambiental. 2012. (Outra).

13.
Encontro Regional de Estudantes de Biologia Sul. 2012. (Encontro).

14.
IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e  Etnoecologia. 2012. (Simpósio).

15.
V Formação do GEABio. 2012. (Outra).

16.
VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.GEABIO: Coletivos autogestionados como forma de promover a Educação Ambiental dentro e fora da Universidade. 2012. (Outra).

17.
10a. SEPEX - SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFSC.Estande do Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica. 2011. (Outra).

18.
Bio na Rua 2011.Projeto Biodiversidade, o Mundo em que vivemos. 2011. (Outra).

19.
Encontro Regional de Estudantes de Biologia Sul. 2011. (Encontro).

20.
II Congresso Nacional de Educação Ambiental. Educação Ambiental na Prática - Reflexões do Projeto Biodiversidade junto a ONG Casa da Criança, Florianópolis, SC. 2011. (Congresso).

21.
IV Formação do GEABio.Apresentação sobre Educação Libertária. 2011. (Outra).

22.
VII Congresso Brasileiro de Agroecologia. 2011. (Congresso).

23.
XIII Semana da Biologia UFSC. 2011. (Outra).

24.
XIV Congresso Latino-americano de Ciências do Mar. Desembarque pesqueiro e conflitos socioambientais na comunidade de pescadores artesanais da Barra do Rio, em Tijucas, Santa Catarina. 2011. (Congresso).

25.
XXI Seminário de Iniciação Científica da UFSC.A pesca artesanal de peixes na baía de Tijucas, SC, avaliada através de desembarques pesqueiros. 2011. (Seminário).

26.
XXXII Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia. 2011. (Encontro).

27.
1º Simpósio de Socialização das Práticas de Educação Ambiental de Florianópolis.GEABio, o Grupo de Educação e Estudos Ambientais. 2010. (Simpósio).

28.
9a. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Biodiversidade, o mundo em que vivemos. 2010. (Outra).

29.
Bio na Escola, Escola Básica Getúlio Vargas.Biodiversidade, O Mundo em que vivemos. 2010. (Outra).

30.
Ecos teatrais: inventando e investindo a vida. 2010. (Oficina).

31.
Encontro Regional Sul de Estudantes de Biologia: "Uma Odisséia neste espaço". 2010. (Encontro).

32.
Fórum Social Mundial 2010 - Grande Porto Alegre. 2010. (Outra).

33.
II Congresso Latinoamericano de Etnobiologia. 2010. (Congresso).

34.
III Ciclo de Palestras Intercursos. 2010. (Outra).

35.
III Formação do GEABio.Organização. 2010. (Outra).

36.
I Semana Simbiosis. 2010. (Outra).

37.
I Seminário do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental RH 08. 2010. (Seminário).

38.
IV Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia. 2010. (Encontro).

39.
Seminário Ecologias Inventivas: conversas sobre educação. 2010. (Seminário).

40.
V Seminário Estadual de Agroecologia. 2010. (Seminário).

41.
XII Semana da Biologia da UFSC.Organização. 2010. (Outra).

42.
Bio na Escola, Instituto Estadual de Educação.Questionário e discussão sobre pegada ecológica. 2009. (Outra).

43.
Bio Na Rua 2009.Questionário e discussão sobre pegada ecológica. 2009. (Outra).

44.
Encontro Regional de Estudantes de Biologia (Região Sul). 2009. (Encontro).

45.
I Formação do GEABio.Pensamentos e ideais de Paulo Freire. 2009. (Outra).

46.
II Formação do GEABio.Oficina de jogos teatrais. 2009. (Outra).

47.
IX Congresso de Ecologia do Brasil. 2009. (Congresso).

48.
XXVIII Encontro Nacional de Estudantes de Biologia. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, D. G.. V Seminário Discente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFF. 2018. (Congresso).

2.
MARTINS, D. G.. IV Seminário Discente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFF. 2017. (Congresso).

3.
Natália Hanazaki ; MARTINS, D. G. . IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e  Etnoecologia. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Mahoany Machado Madalena. Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniel Ganzarolli Martins.

2.
Leili Haussmann. Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniel Ganzarolli Martins.

3.
Priscila Scarpa. Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniel Ganzarolli Martins.

4.
Marília Da Nova Storck. Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniel Ganzarolli Martins.

5.
Rinaldo Oriano Junior. Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniel Ganzarolli Martins.

6.
Thuann Wueslley Medeiros. Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniel Ganzarolli Martins.

7.
Leonardo Soares. Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniel Ganzarolli Martins.

8.
Amanda Tuyama Angheben. Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniel Ganzarolli Martins.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MARTINS, D. G.2017 MARTINS, D. G.; HANAZAKI, NATALIA ; KRELLING, A. . NAVEGANDO ENTRE A ETNOECOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE GOVERNADOR CELSO RAMOS (SC). Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online), v. 12, p. 139-154, 2017.



Outras informações relevantes


Voluntariado em Agroecologia na Reserva Natural Aldea Luna, em Jujuy, Argentina, tendo duração de 3 semanas em janeiro de 2013. Participação do IV Estágio Interdisciplinar de Vivência em Santa Catarina junto aos movimentos sociais do campo.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 12:02:32