Carlos Federico Buonfiglio Dowling

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7509944337646577
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Possui Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Especialização em Roteiro de Cinema e Televisão pela Escuela Superior de Artes e Espectáculos - TAI (Espanha/2003) como bolsista da CAPES/APARTES, Mestrado Profissionalizante Iberoamericano em Roteiro Cinematográfico pela Universidad Internacional Menéndez Pelayo (Espanha/2008) como bolsista do Programa IBERMEDIA e Mestrado em Artes visuais pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). É cineasta independente e professor de 3º grau da Universidade Federal da Paraíba, tendo trabalhado como produtor cultural no período de 2008 a 2013 na mesma instituição, atuando principalmente nos seguintes temas: filme ficcional, direção cinematográfica, direção audiovisual, roteiro audiovisual, videoclipe, documentário e roteiro cinematográfico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Federico Buonfiglio Dowling
Nome em citações bibliográficas
DOWLING, C. F. B.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em UFRJ - Escola de Comunicação - Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Kines Quanta _Narrativas Audiovisuais Expandidas_,
Orientador: Ivana Bentes Oliveira.
Palavras-chave: Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisu; Cinema Contemporâneo; Convergência; Conteúdos Audiovisuais; Filme Experimental; Filme ficcional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo / Especialidade: Animação Gráfica.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo / Especialidade: Programa TV Digital.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
2010 - 2012
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: IMAGO RUMORI: transmutações intersemióticas audiovisuais: estudos aplicados aos processos de criação artística em transmediação de LELÊ e BAPTISTA VIROU MÁQUINA,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: João de Lima Gomes.
Palavras-chave: semiótica; Conteúdos Audiovisuais; DVD Musical; Televisão Digital; videoclipe.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
2007 - 2008
Mestrado profissional em Máster Iberoamericano en guión de cine.
Universidad Internacional Menéndez Pelayo, UIMP, Espanha.
Título: Bestiário, Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Joan Álvarez.
Bolsista do(a): Programa Ibermedia, IBERMEDIA, Espanha.
Palavras-chave: Roteiro Audiovisual; Roteiro Cinematográfico; Roteiro Televisivo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
2002 - 2003
Especialização em Master en Guion de Cine y Television. (Carga Horária: 400h).
Escuela Superior de Arte y Espectáculos, TAI, Espanha.
Título: Felices Son Los Toros o Le Petit Mort.
Orientador: Fermin Cabal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1996 - 1999
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: ROCK EM JOÃO PESSOA - OPUS II.
Orientador: João de Lima Gomes.




Formação Complementar


2018 - 2018
Masterclass Realidade Virtual 2018. (Carga horária: 6h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2011 - 2011
Oficina Ginga João Pessoa. (Carga horária: 35h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de 3º grau, Classe Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Produtor Cultural, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
CINE ARUANDA EDUCAÇÃO
Descrição: Projeções de cinema e audiovisual como instrumento de inserção protagonista O presente projeto de iniciação científica é um desdobramento de anteriores projetos de extensão, respectivamente o projeto PROBEX NÚCLEO DE PRODUÇÃO DIGITAL PARAÍBA [NPD-PB] atualmente em execução, e o projeto PROEXT CINEMATECA ARUANDA , em fase de desenvolvimento e implementação no ano de 2015, e pretende assim estabelecer marcos de parâmetros relacionais entres conteúdos audiovisuais nacionais e independentes a serem utilizados na iniciação científica de estudantes egresso da rede pública de ensino, propondo inicialmente sistematizar modelos e metodologias de utilização da difusão do cinema e do audiovisual como elemento complementar de formação e inserção protagonista de discentes, através da realização de sessões de exibição semanais quinzenais e mensais conduzidas e voltadas ao públicos de alunos e alunas que atualmente integram a rede pública de ensino médio, a ocorrerem no Cine Aruanda, espaço qualificado de exibição vinculada ao curso de Cinema e Audiovisual do CCTA/UFPB..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
CORPO_TRANS_MEDIUM: IMAGENS, SONS, TECNOLOGIAS
Descrição: O presente projeto de pesquisa é um desdobramento de anterior projeto de pesquisa em pós-graduação, IMAGO_RUMORI: transmutações intersemióticas audiovisuais nos estudos aplicados aos processos de criação artística em transmediação de LELÊ e BAPTISTA VIROU MÁQUINA, desenvolvido, defendido e aprovado junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais [PPGAV UFPE/UFPB] no ano de 2012, e pretende estabelecer marcos de análise relacional sobre a ambivalência signo-cognitiva entre o som, a imagem, o corpo e a tecnologia no processo de articulação de uma linguagem e estética audiovisual, propondo inicialmente sistematizar um levantamento cronológico de estudos relevantes acerca do tema e de algumas de suas derivações, com especial atenção ao estatuto da linguagem cinematográfica e audiovisual e de algumas implicações de tal relação de intersemiose entre signos sonoros e visuais em sua consolidação com o advento de novas tecnologias digitais em rede..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2006 - Atual
Núcleo de Produção Digital Paraíba [NPD PB]
Descrição: A proposta central da Unidade de Produção Audiovisual Paraíba [ UPA / NPD PB] é a de dar continuidade e ampliar as ações do Núcleo de Produção Digital Paraíba, projeto integrante do Programa Olhar Brasil do Governo Federal, implementado da Secretaria Audiovisual do Ministério da Cultura a partir do ano de 2006. Para tal,fortalecerá vínculos já existentes com as atividades de ensino e formação, apresentando-se como uma referência e base de apoio à produção de conteúdos audiovisuais independentes na UFPB. A UPA / NPD PB firma-se consecutivamente como um centro de apoio à produção audiovisual independente na Paraíba, que disponibilize de maneira transparente e democrática, um parque de equipamentos de vídeo digital em alta definição, voltados para a produção em vídeo com qualidade profissional; bem como à edição de imagem, e captação e edição de som para cinema, vídeo e televisão. Visa assim estabelecer também um ponto de convergência entre produção independente, poder público e mercado audiovisual, que sirva de base para o desenvolvimento de políticas para o desenvolvimento da atividade audiovisual local..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carlos Federico Buonfiglio Dowling - Coordenador / Arthur Fernandes Andrade Lins - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2010
Rede Nordestina Audiovisual_RNA
Descrição: A principal meta da Rede Nordestina Audiovisual_RNA é estabelecer e manter uma rede de interlocução e intercâmbio efetivo entre os diversos pontos de cultura sediados na região nordeste que atuam prioritariamente em atividades do audiovisual, sejam de produção, formação ou difusão. Tal rede propõe estabelecer e concretizar simultâneos espaços contínuos de Articulação e Distribuição de conhecimentos, obras e experiências produzidos em cada um dos pontos de cultura atendidos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Carlos Federico Buonfiglio Dowling - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Cultura - Outra.
Número de produções C, T & A: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Administração e Produção de Filmes.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo/Especialidade: Animação Gráfica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Animation Bronze para LELÊ, Hong Kong International Mobile Film Awards (HKIMFA).
2012
Prêmio Melhor Videoclipe pelo Júri Popular João Pessoa LELÊ, Conexão VIVO MOVIDA.
2010
Melhor Animação para a obra LELÊ, I Festival de Vídeo Estação Cabo Branco.
2009
Menção Honrosa no prêmio Energisa para a obra LELÊ, 4º Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa ? CINEPORT.
2009
Finalista Festival de Vídeo Tela Digital LELÊ, FESTIVAL DE VÍDEO TELA DIGITAL - Associação Cultural Kinoforum / TV BRASIL.
2009
Rumos Homenagem Itaú Cultural Música - PIREX NÃO É FAX, Itaú Cultural.
2008
Menção Especial do Júri/competição ibero-americana para a obra LELÊ, Festival Internacional de Animación en Ecuador - ANIMEC.
2003
Menção Honrosa para a obra GOD.O.TV, Festival Tela em Transe (São Paulo).
2001
Prêmio Curta-Metragem Revelação para a obra A SINTOMÁTICA NARRATIVA DE CONSTANTINO, 5 Festival de Cinema Luso Brasileiro - Sta Maria da Feira - Portugal.
2001
Melhor Roteiro para a obra A SINTOMÁTICA NARRATIVA DE CONSTANTINO, VI Festival Brasileiro de Cinema Universitário.
2001
Melhor Direção para a obra A SINTOMÁTICA NARRATIVA DE CONSTANTINO, VI Festival Brasileiro de Cinema Universitário.
2001
Prêmio Especial da ABD-RJ para a obra A SINTOMÁTICA NARRATIVA DE CONSTANTINO, VI Festival Brasileiro de Cinema Universitário.
2001
Prêmio Oficial pela Contribuição Técnica para a obra A SINTOMÁTICA NARRATIVA DE CONSTANTINO, VI Festival Brasileiro de Cinema Universitário.
1999
Troféu ABD-MA de Melhor Filme Nacional para a obra FUNESTO - FARSA IRREPARÁVEL EM TRÊS TEMPOS, 22o Festival Guarnicê de Cine-Vídeo/Maranhão.
1998
Melhor Videoclipe Nacional para a obra A FEIRA - BALAIO DO FUTURO, 20o Festival Guarnicê de Cine-Vídeo/Maranhão.
1998
Melhor Ficção, 2o lugar para a obra A FEIRA - BALAIO DO FUTURO, V FENART ? Festival Nacional de Artes.
1996
Prêmio do Júri Popular, categoria ?vídeo paraibano? para a obra APOKALIPSE! AND NOW?, III FENART - Festival Nacional de Artes.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
DOWLING, C. F. B.. IMAGO RUMORI: TRANSMUTÇÕES INTERSEMIÓTICAS AUDIOVISUAIS NOS ESTUDOS APLICADOS AOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA EM TRANSMEDIAÇÃO DE LELÊ E BAPTISTA VIROU MÁQUINA. 1. ed. João Pessoa: Edição do Autor, 2012. v. 1. 277p .

2.
DOWLING, C. F. B.. BESTIÁRIO. 3. ed. João Pessoa: Edição do Autor, 2012. v. 1. 127p .

3.
DOWLING, C. F. B.. BESTIARIO. 1. ed. João Pessoa: Edição do Autor, 2012. v. 1. 127p .

4.
DOWLING, C. F. B.. FELIZES SÃO OS TOUROS OU LA PETITE MORT. 1. ed. João Pessoa: Edição do Autor, 2012. v. 1. 61p .

5.
DOWLING, C. F. B.. FELICES SON LOS TOROS O LA PETITE MORT. 4. ed. João Pessoa: Edição do Autor, 2012. v. 1. 69p .

6.
DOWLING, C. F. B.. APPENDIX. 1. ed. João Pessoa: Edição do Autor, 2012. v. 1. 14p .

7.
DOWLING, C. F. B.. A SINTOMÁTICA NARRATIVA DE CONSTANTINO. 1. ed. João Pessoa: Edição do Autor, 2012. v. 1. 24p .

8.
DOWLING, C. F. B.. FUNESTO - FARSA IRREPARÁVEL EM TRÊS TEMPOS. 1. ed. João Pessoa: Edição do Autor, 2012. v. 1. 72p .

9.
DOWLING, C. F. B.. QUIXOTE #3. 1. ed. João Pessoa: Editora UFPB, 1998. v. 1. 66p .

Capítulos de livros publicados
1.
DOWLING, C. F. B.; GOMES, J. L. . O advento de um audiovisual hipermoderno: som e imagem em movimentos <> fragmentos. In: Madalena Zaccara; Maria Betânia e Silva. (Org.). Encontros e Conexões em Artes Visuais. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. , p. 105-122.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DOWLING, C. F. B.. I Fórum Paraibano de TVs Públicas na Era Digital. Contribuições da sociedade para a construção de uma televisão interativa e de qualidade. In: I FÓRUM PARAIBANO DE TVS PÚBLICAS NA ERA DIGITAL, 2010, João Pessoa. Produção Audiovisual da PB. João Pessoa: Editora UFPB, 2009. v. 1. p. 57-75.

2.
DOWLING, C. F. B.. RNA ? Rede Nordestina Audiovisual. In: Seminário de Comercialização de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração, 2010, São Paulo. Reflexões e Modelos de Negócio para Comercialização de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração. São Paulo: Kinoforum, 2010. v. 1. p. 1-160.

Apresentações de Trabalho
1.
DOWLING, C. F. B.. Complementariedade e interação. O desafio de contar histórias em um ambiente multiplataforma. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DOWLING, C. F. B.; PAIVA, C. C. . Utopia, Atopia, Distopia: interfaces locais e globais da cultura midiática audiovisual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DOWLING, C. F. B.. A experiência da Assocaição Brasileira de Documentaristas Seção e a formação da Rede Nordestina Audiovisual - RNA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
DOWLING, C. F. B.. BESTIÁRIO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
DOWLING, C. F. B.. Matizes da sexualidade no cinema - Henry & June: Transmutação do eu autoral, fetichismo e questões de gênero. João Pessoa: Editora UFPB, 2012 (Capítulo em livro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DOWLING, C. F. B.; VILAR, M. . Cena Cultural PB - 28 de junho de 2014. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
DOWLING, C. F. B.. Sobre videopoeses: olhares, fragmentos, videoclipes. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
DOWLING, C. F. B.. Movimento Acorda Brasil: novas configurações ou despolitização?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
DOWLING, C. F. B.; ROSSATTO, L. B. . As Políticas da SAV para o setor de Audiovisual. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
DOWLING, C. F. B.. Arte em Transição. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
DOWLING, C. F. B.. Programa Piloto A ARTE E A MANEIRA DE ABORDAR O SEU CHEFE IMEDIATO _ A ARTE E A MANEIRA DE PEDIR UM AUMENTO OU AS SETE PONTES DE KINIGBESG - XPTA.LAB. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

7.
DOWLING, C. F. B.. Curta e Mercado. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
DOWLING, C. F. B.. Produção cultural no Brasil. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
DOWLING, C. F. B.. Cinema Falado. 1998. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
DOWLING, C. F. B.. Direcciones para un Cine de Invención. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
DOWLING, C. F. B.. Oficina Vídeo Literário. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
DOWLING, C. F. B.. Roteiro para Ficção. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
DOWLING, C. F. B.. Roteiro para Ficção. 2010. .

5.
DOWLING, C. F. B.. Operação Câmera HD. 2010. .

6.
DOWLING, C. F. B.. Direção de Arte. 2010. .

7.
DOWLING, C. F. B.. Clipes a Granel. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
DOWLING, C. F. B.. Oficina Ponto Brasil - TV BRASIL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
DOWLING, C. F. B.. Cinematografia Eletrônica Digital. 2008. .

10.
DOWLING, C. F. B.. Imagem Jovem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
DOWLING, C. F. B.. Um Detalhe Luzi. 2009. Audiovisual.

Música
1.
DOWLING, C. F. B.; SILVA, C. A. B. . TOTONHO E OS CABRA Samba Luzia Gorda. 2018. Audiovisual.

2.
DOWLING, C. F. B.. BURRO MORTO Baptista Virou Máquina. 2011. Audiovisual.

3.
DOWLING, C. F. B.. ChicoCorrea & ElectronicBand. 2006. Registro Fonográfico.

Artes Visuais
1.
DOWLING, C. F. B.. O Azul Indiferente do Céu. 2018. Animação.

2.
DOWLING, C. F. B.. Shake-Up. 2018. Vídeo.

3.
DOWLING, C. F. B.. Samba de Luto. 2018. Vídeo.

4.
DOWLING, C. F. B.. Anima Latina. 2018. Animação.

5.
GONCALVES, F. C. ; DOWLING, C. F. B. . Chico César ESTADO DE POESIA. 2017. Vídeo.

6.
DOWLING, C. F. B.. AUTOPISTAS. 2017. Vídeo.

7.
DOWLING, C. F. B.. BAPTISTA VIROU MÁQUINA / BAPTISTA EX MACHINA. 2011. Filme.

8.
DOWLING, C. F. B.. A ARTE E A MANEIRA DE ABORDAR O SEU CHEFE IMEDIATOS; Episódio A ARTE E A MANEIRA DE PEDIR UM AUMENTO ou AS SETE PONTES DE KÖNIGSBERG. 2011. Vídeo.

9.
DOWLING, C. F. B.. Panorama do Curta-metragem Paraibano. 2010. Outra.

10.
DOWLING, C. F. B.. O CÉU ACIMA DO PORTO. 2010. Vídeo.

11.
DOWLING, C. F. B.. TRANSISTOR RIDDIM. 2010. Vídeo.

12.
DOWLING, C. F. B.. TOCANDIRA. 2010. Vídeo.

13.
DOWLING, C. F. B.. BAPTISTA O MAQUINISTA. 2010. Vídeo.

14.
DOWLING, C. F. B.. VOLKS VELHO. 2010. Vídeo.

15.
DOWLING, C. F. B.. FODA DO FUTURO. 2010. Vídeo.

16.
DOWLING, C. F. B.. CATACLISMA. 2010. Vídeo.

17.
DOWLING, C. F. B.. KALAKUTA. 2010. Vídeo.

18.
DOWLING, C. F. B.. VOLTE AMOR. 2010. Vídeo.

19.
DOWLING, C. F. B.. LUZ VERMELHA. 2010. Vídeo.

20.
DOWLING, C. F. B.. PIREX NÃO É FAX. 2009. Vídeo.

21.
DOWLING, C. F. B.. REISADO DE ZABELÊ. 2009. Vídeo.

22.
DOWLING, C. F. B.. LUZINEIDES 10 PLUS 1. 2009. Animação.

23.
DOWLING, C. F. B.. LELÊ. 2008. Animação.

24.
DOWLING, C. F. B.. PESSOAS E PERTENCIMENTOS. 2008. Vídeo.

25.
DOWLING, C. F. B.. SIVUCA O POETA DO SOM. 2006. Vídeo.

26.
DOWLING, C. F. B.. FÁCIL DEMAIS. 2004. Vídeo.

27.
DOWLING, C. F. B.. O PAÍS DE WU-MING. 2003. Vídeo.

28.
DOWLING, C. F. B.. UMMO ? ALGUMA VEZ JÁ SE SENTIRAM LOGRADOS?. 2003. Vídeo.

29.
DOWLING, C. F. B.. QUEM É CHICO CORREA?. 2003. Vídeo.

30.
DOWLING, C. F. B.. MANGANGÁ. 2003. Vídeo.

31.
DOWLING, C. F. B.. GOD.O.TV. 2002. Filme.

32.
DOWLING, C. F. B.. A SINTOMÁTICA NARRATIVA DE CONSTANTINO. 2000. Filme.

33.
DOWLING, C. F. B.. ROCK EM JOÃO PESSOA ? OPUS II. 2000. Vídeo.

34.
DOWLING, C. F. B.. FUNESTO - FARSA IRREPARÁVEL EM TRÊS TEMPOS. 1999. Filme.

35.
DOWLING, C. F. B.. A FEIRA - BALAIO DO FUTURO. 1997. Vídeo.

36.
DOWLING, C. F. B.. APOKALIPSE! AND NOW?. 1995. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ACCO, M. A. C.; MEDEIROS, R. S.; DOWLING, C. F. B.. Participação em banca de José Gregório de Medeiros Neto. Políticas de Incentivo da Ancine: interpretações da Economia Criativa na produção audiovisual em tempos de Fundo Setorial do Audiovisual. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustent) - Universidade Federal da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, M. J. P.; FALCONE, F. T.; DOWLING, C. F. B.. Participação em banca de Mercyo Matias da Costa.Produção do Videoclipe AMORÉRIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
LINS, Arthur; SILVA, M. V. B.; DOWLING, C. F. B.. Participação em banca de LEONARDO GONÇALVES DA SILVA.RUA SÓRDIDA: A CONCEPÇÃO DE UM CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
SILVA, M. V. B.; DOWLING, C. F. B.; MASCARENHAS, A. M.. Participação em banca de Raíza Isabely Pacheco Almeida.Sorkinismo e Redações: Autoria e Representação do Jornalismo na Obra de Aaron Sorkin. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
FALCONE, F. T.; DOWLING, C. F. B.; VASCONCELOS, E.. Participação em banca de Luiza Maria de Oliveira.Tropós em Persona: O Ator Enquanto Dispositivo Construtor de Personagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
LINS, Arthur; DOWLING, C. F. B.; PAIVA, C. C.; BARRETO, E. R. M. B.. Participação em banca de Dimitri Cabral de Araújo & Rhalyston Lyncoln de Araújo Moisé.Posfácio Onírico de Uma Epifania. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radialismo) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
SILVA, M. V. B.; MAGALHAES, L. A. M.; DOWLING, C. F. B.. Participação em banca de Andréa Meireles de Freitas Lima.Um Olhar sobre a Estrutura Narrativa de FRIENDS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
BELTRÃ DOWLING, C. F. B.; SILVA, M. V. B.. Participação em banca de LEON GUIMARÃES FELIX DA SILVA.PROJETO DE PRODUÇÃO DO VIDEOCLIPE ?MOVING ON?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
LINS, Arthur; DOWLING, C. F. B.; MAGALHAES, L. A. M.. Participação em banca de Giovanna Ismael.Além do Almocreve: Caminhos de Caiçara. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
SILVA, M. V. B.; DOWLING, C. F. B.; LINS, Arthur. Participação em banca de Jéssica Maria B. Figueiredo.Todos saúdam o rei: análise da transformação do personagem Walter White na série de TV Breaking Bad. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
NEPOMUNENO, M. A.; DOWLING, C. F. B.; MASCARENHAS, A. M.. Participação em banca de Gabriela Muniz Barbosa.A MAGIA DA TRANSMÍDIA: o envolvimento dos fandoms na franquia Harry Potter. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

11.
PAIVA, C. C.; MAGALHAES, L. A. M.; DOWLING, C. F. B.. Participação em banca de Gracielle Bezerra Araújo.As estratégias de comunicabilidade do telejornal Caso de Polícia da TV Tambaú. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo) - Universidade Federal da Paraíba.

12.
DOWLING, C. F. B.; PAIVA, C. C.; NUNES FILHO, P.. Participação em banca de Clarissa Mesquita Cabral de Azevedo.A qualidade da televisão brasileira: o projeto Quadrante. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo) - Universidade Federal da Paraíba.

13.
DOWLING, C. F. B.. Participação em banca de José Fernando Miranda de Farias Júnior.Granphone Vancouver - Projeto de direção em artes integradas sobre banda de rock independente, da gravação musical ao videoclipe. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte e Mídia) - Universidade Federal de Campina Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ANDRADE, M. J. P.; LINS, Arthur; DOWLING, C. F. B.. Som para cinema e audiovisual. 2015. Universidade Federal da Paraíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum RNP 2018. Cinemas em Rede. 2018. (Congresso).

2.
III Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2018). CINEMAS E REDES ? A EXPERIÊNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS PROJETOS ?CINEMAS EM REDE? (RNP) E A ?REDE DE SALAS DIGITAIS? (RECAM).. 2018. (Congresso).

3.
IV Encontro do projeto Cinemas em Rede.IV Encontro do projeto Cinemas em Rede. 2018. (Encontro).

4.
Goiamum Audiovisual.Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. 2015. (Seminário).

5.
Nordeste.Lab.Audiovisual no Nordeste: Cenas Locais e diálogos inovadores. 2015. (Seminário).

6.
Audiovisualidades e Transmidiações. 2014. (Seminário).

7.
Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0.Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0. 2013. (Seminário).

8.
Conferencia Direcciones para un Cine de Invención.Direcciones para un Cine de Invención. 2013. (Outra).

9.
Política, Cinema e Relações Humanas. 2011. (Seminário).

10.
8 Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual. Rede Nordestina Audiovisual_RNA. 2010. (Congresso).

11.
Encontro Preparatório para o Seminário de Comercialização de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração.A experiência da Assocaição Brasileira de Documentaristas Seção e a formação da Rede Nordestina Audiovisual - RNA. 2010. (Encontro).

12.
Interfaces Digitais Colaborativas ? Linguagens e Experiências em Rede. 2010. (Seminário).

13.
Seminário de Comercialização de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração.Multiplataforma: Tempo e formatos para Conteúdos de Curta Duração. 2010. (Seminário).

14.
I Fórum Paraibano de TVs Públicas na Era Digital.Produção audiovisual na Paraíba. 2009. (Outra).

15.
XIII Festival Nacional 5 Minutos.Ombudsman. 2009. (Outra).

16.
I Mostra Interestadual do Audiovisual Paraibano - tradição e renovação: limites e possibilidades.A SINTOMÁTICA NARRATIVA DE CONSTANTINO. 2008. (Outra).

17.
Produire au Sud - Brasil - Seminário para jovens produtores e realizadores de Cinema.BESTIÁRIO. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DOWLING, C. F. B.; LINS, Arthur ; FALCONE, F. T. ; BELTRÃ ; GOMES, J. L. ; MAGALHAES, L. A. M. ; SILVA, M. V. B. ; ANDRADE, M. J. P. . XXI Encontro SOCINE. 2017. (Congresso).

2.
DOWLING, C. F. B.. 1 Encontro Rede Nordestina Audiovisual RNA. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LARISSA MENDES SILVANI. LUCID DREAM: Sonho Lúcido. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carlos Federico Buonfiglio Dowling.

2.
ABRAÃO MATHEUS SIQUEIRA DE LIMA. RELATÓRIO FINAL DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO PROJETO EXPERIMENTAL EX_POSTXS ?FILME DE LONGA METRAGEM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radialismo) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carlos Federico Buonfiglio Dowling.

3.
Jailson Batista de Barros. AQUÉM DOS MUROS: A direção de um curta-metragem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carlos Federico Buonfiglio Dowling.

4.
EDSON IZIDRO DE LEMOS FILHO. ESTRANGEIRO E A ESTÉTICA DA CAPTURA DO ESPONTÂNEO: UMA PRÁTICA AUDIOVISUAL ATRAVÉS DO PROCESSO CRIATIVO DE TERRENCE MALICK. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carlos Federico Buonfiglio Dowling.

5.
Rosivaldo da Silva. RETOMADA - A Cidade É Nossa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radialismo) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carlos Federico Buonfiglio Dowling.

6.
Yordan de Oliveira Cavalcanti. CULTURA NERD: UMA PRODUÇÃO EM VÍDEO UTILIZANDO AS NOVAS MÍDIAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carlos Federico Buonfiglio Dowling.

7.
Clarissa Ulisses Lopes. AS ALA URSAS DO CARNAVAL TRADIÇÃO DE JOÃO PESSOA: REPRESENTATIVIDADE E IMPORTÂNCIA DA MANIFESTAÇÃO CULTURAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carlos Federico Buonfiglio Dowling.

8.
JOSÉ GREGÓRIO DE MEDEIROS NETO. Políticas do Audiovisual: Análises e perspectivas da cadeia produtiva do Audiovisual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carlos Federico Buonfiglio Dowling.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
DOWLING, C. F. B.; PAIVA, C. C. . Utopia, Atopia, Distopia: interfaces locais e globais da cultura midiática audiovisual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DOWLING, C. F. B.. Complementariedade e interação. O desafio de contar histórias em um ambiente multiplataforma. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
DOWLING, C. F. B.. Direcciones para un Cine de Invención. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DOWLING, C. F. B.; LINS, Arthur ; FALCONE, F. T. ; BELTRÃ ; GOMES, J. L. ; MAGALHAES, L. A. M. ; SILVA, M. V. B. ; ANDRADE, M. J. P. . XXI Encontro SOCINE. 2017. (Congresso).


Artes Visuais
1.
DOWLING, C. F. B.. O Azul Indiferente do Céu. 2018. Animação.

1.
DOWLING, C. F. B.. Anima Latina. 2018. Animação.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 21:56:10