Bruna Colombo dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2600745281411289
  • Última atualização do currículo em 23/08/2018


Possui graduação em Psicologia (Bacharelado, Lincenciatura e Formação de Psicólogo) pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Em 2009 foi aluna especial do programa de Mestrado em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Doutora pelo Núcleo de Teoria e Pesquisado Comportamento, da Universidade Federal do Pará, com período sanduiche na Harvard University e B. F. Skinner Foundation. Atualmente é professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da PUC-SP. Trabalha desde de 2011 com indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA). Áreas de interesse: pesquisa histórico-conceitual; análise experimental do comportamento; análise aplicada do comportamento para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Colombo dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, B. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará.
Núcleo Universitário
Guamá
66075900 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32018471
URL da Homepage: http://www3.ufpa.br/ppgtpc/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
com período sanduíche em Harvard University/B. F. Skinner Foundation (Orientador: Julie Skinner Vargas/ Jan François Gauvin).
Título: O conceito de punição na obra de B. F. Skinner: um estudo histórico-conceitual (1930-1990), Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Marcus Bentes de Carvalho Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O estudo do controle aversivo no Brasil com base em teses e dissertações: uma perspectiva histórica,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Maria Eliza Mazzilli Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2005 - 2008
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso Básico PECS. (Carga horária: 13h).
Pyramid Educational Consultants, PECS, Brasil.
2017 - 2017
Alcances e limites do modelo de seleção pelas consequências de B. F. Skinne. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2016 - 2016
Tópicos Avançados em Análise Funcional. (Carga horária: 6h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2015 - 2015
Intervenção Comportamental em Pessoas com Desenvolvimento Atípico. (Carga horária: 12h).
Instituto Transformação, IT, Brasil.
2015 - 2015
Processo de Certificação do BCBA no Brasil. (Carga horária: 2h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2010 - 2010
Questões de difícil manejo na terapia infantil ....
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
O que o analista do comportamento tem a dizer sobre o autismo. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2009 - 2009
Atendimento Clínico Infantil à comunidade de baixa. (Carga horária: 94h).
Instituto de Análise do Comportamento em Estudos e Psicoterapia, IACEP, Brasil.
2009 - 2009
Controle Aversivo e suas implicações teóricas e pr. (Carga horária: 4h).
Instituto de Psicoterapia e Análise do Comportamento, PSICC, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Grupo de Estudos sobre o Behaviorismo. (Carga horária: 102h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2008 - 2008
Comportamento e sensibilidade: vida, prazer e etica. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2008 - 2008
Comportamento e Sensibilidade:vida, prazer e ética. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2008 - 2008
O desenvolvimento infantil sob a perspectiva da an. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2008 - 2008
Analise do Comportamento Complexo. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2007 - 2007
Treinamento para aplicação e interpretação dos dad. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2007 - 2007
Análise do comportamento complexo. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações
Disciplina de Conceitos Básicos de Análise do Comportamento, ministrada no curso de férias em Análise do Comportamento aplicada (ABA) ao transtorno do espectro autista e atraso no desenvolvimento.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplina de Conceitos Básicos de Análise do Comportamento, ministrada no Curso de Férias em Análise do Comportamento aplicada (ABA) ao transtorno do espectro autista e atraso no desenvolvimento". Total de horas: 18


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Pós-graduando (mestrado), Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 5
Outras informações
A monitoria foi realizada por 2 semanas e envolveu: orientação de alunos na leitura de literatura indicada para as aulas da disciplina de Pesquisa Supervisionada; e acompanhamento das atividades realizadas. Total de horas: 10

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora da disciplina de "Conceitos Básicos e avanços recentes". Atividades realizadas: atendimento a alunos; plantão de dúvidas relativas à textos;confecção de gabaritos das avaliações elaboradas pelo professor da disciplina; correção das atividades feitas pelos alunos e acompanhamento das aulas ministradas. Total de horas: 120

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estágio didático supervisionado, Carga horária: 4
Outras informações
O estágio foi realizado como prática docente com graduandos de laboratório de psicologia, na disciplina de comportamental IV. Atividades realizadas: planejamento de plantões, atendimento pedagógico, aprofundamento teórico e acompanhamento do desempenho de graduandos. Total de horas: 64


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaboradora


Faculdade São Bento da Bahia, FSBB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Fundação Visconde de Cairu, FVC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6


Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Atividades: Módulos: Delineamentos experimentais de sujeito único Princípio de Premack Comportamento adjuntivo Teoria das Molduras Relacionais


Faculdade INESP, INESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Módulo Análise Aplicada do Comportamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)



Projetos de pesquisa


2007 - 2009
CARACTERIZAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS APRESENTADOS POR MÃES EM INTERAÇÃO COM SEUS
Descrição: O presente projeto pretende comparar o padrão de interação de 80 mães com seus filhos pré-escolares, em uma situação lúdica arranjada em laboratório, sendo 40 voluntárias com filhos que não apresentam comportamento opositor e agressividade e 40 mães cujas filhostenham sido encaminhados por apresentar tais problemas. as mães serão gravadas em vídeo brincando livremente com seu filho no laboratório, durante vinte minutos. o repertório da mãe será analisado quanto à freqüência de emissão de elogios genéricos e descritivos, descrições, imitações e concordâncias, ordens e direcionamentos à criança. de acordo com os dados da literatura, os problemas de crianças pré-escolares relacionam-se diretamente às dificuldades de manejo dos pais.dessa forma, espera-se que haja diferenças no padrão de comportamento das mães com crianças clínicas e não-clínicas. hipotetiza-se que as mães cujos filhos não apresentem comportamento opositor na faixa considerada clínica, discriminem melhor os comportamentos adequados dos filhos e assim apresentem maior freqüência de elogios aos comportamentos das crianças, emitindo menos ordens e críticas e mais interações verbais positivas. outra contribuição esperada diz respeito à avaliação da efetividade deste procedimento de gravação da interação como um recurso de análise, verificando a possibilidade de que padrões de interação semelhantes àqueles ocorridos em ambientes naturais possam ocorrer e ser assim analisados, superando as dificuldades encontradas pelos clínicos em reproduzir as situações naturais em laboratório ou de fazer observação em ambientes naturais. este método de observação pode se configurar assim, como um procedimento padrão de utilidade para intervenções em contextos ambulatoriais com pais que tenham filhos nesta faixa etária..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Bruna Colombo dos Santos - Integrante / Annie Wielewick - Integrante / Maria Luiza Marinho Casanova - Integrante / Cynthia Borges de Moura - Coordenador / Ana Claudia Paranzini Sampaio - Integrante / Joana D arc Costa - Integrante / Leidiany Cristina da Silva - Integrante / Luciana Helena da Silva - Integrante / Mariana Amaral - Integrante / Patricia Motta Cordeiro - Integrante / Paula Freire A. da Cumha - Integrante / Renata Grossi - Integrante / Thais F. Roberto - Integrante.
2007 - 2009
Avaliação dos efeitos do procedimento de video feedback na orientação de mães de crianças pré-escolares com comportamento opositor
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
As relações entre saúde e trabalho: a polissemia de significados e práticas no campo da saúde do trabalhador
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2007
INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS DURANTE A REALIZAÇÃO DA TAREFA ESCOLAR :
Descrição: Pesquisas afirmam a importância do envolvimento parental na vida escolar dos filhos. esse envolvimento pode compreender as interações entre pais e filhos com relação à tarefa escolar. Estudos apontam a efetividade de treinamentos que ensinem os pais a atuarem como facilitadores da aprendizagem de seus filhos. esse estudo tem por objetivos: (a) investigar se pais melhorarão a interação com seus filhos durante a realização da tarefa de casa a partir de um treinamento em grupo que utilize instruções e/ou ensino dos pais através do reforço direto dos comportamentos adequados deles e (b) comparar a efetividade de um treinamento envolvendo apenas instruções com um treinamento que, além das instruções, empregue treino direto através do reforço de comportamentos adequados dos pais durante a realização da tarefa escolar. participarão 12 pais de crianças encaminhadas à clínica-escola da universidade estadual de londrina com a queixa de dificuldade de aprendizagem. os pais serão designados aleatoriamente para três grupos (grupo 1.2 e 3). o estudo será composto de três fases. na fase 1 (pré-teste) uma tarefa composta por contas ou problemas de matemática ou tarefas de português (interpretação e composição de textos), será dada aos pais e eles deverão auxiliar seu filho na realização dessa tarefa. A interação entre pais e filhos durante a realização da tarefa será filmada. em seguida, os comportamentos observados e registrados serão avaliados de acordo com as categorias elaboradas por Sampaio (2003). A fase 2 (intervenção) será composta por aproximadamente seis sessões de uma hora cada. nessas sessões conceitos importantes para que os pais possam ser mais efetivos no auxílio de seus filhos com a tarefa escolar serão passados. os grupos diferirão apenas quanto à forma como o treinamento será realizado. para o grupo 1 o treinamento será realizado através de palestras dadas pela pesquisadora com discussões em seguida. para o grupo 2 o treinamento será realizado a partir de instr.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Bruna Colombo dos Santos - Integrante / Silvia Regina de Souza - Coordenador / Ana Luiza Costa Zaninotto - Integrante / Barabara Salviano Cavalin - Integrante / Camila Harumi Sudo - Integrante / Carlos Eduardo Costa - Integrante / Gisele Fernandez da Silva - Integrante / Katiane Cavalcanti de Moraes - Integrante / Leandro Canalli Quilles - Integrante / Maria Luiza Marinho Casanova - Integrante / Marta Yuriko Nomiso - Integrante / Silmara Batistela - Integrante / Thalita Canato - Integrante / Bruna Lunardelli - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Conhecendo o Protocolo Verbal Behavior Milestones and Assessment Placement and Program (VBMAPP)
Descrição: O Verbal Behavior Milestone Assessment and Placement Program (VBMAPP) é um instrumento de avaliação de habilidades de comunicação e comportamento social, baseado na abordagem skinneriana do comportamento verbal. É amplamente utilizado por pesquisadores e prestadores de serviço em Análise Aplicada do Comportamento, que trabalham com indivíduos com algum atraso no desenvolvimento. O instrumento é composto por cinco componentes: (1) Avaliação dos marcos do desenvolvimento; (2) Avaliação das barreiras do desenvolvimento; (3) Avaliação de repertórios de transição; (4) Análise de tarefas e rastreamento de habilidades; e (5) Interpretação dos níveis e construção do plano de ensino individualizado. Nosso objetivo é explorar e conhecer esse instrumento de avaliação de forma teórica e prática. Sendo assim, serão realizadas leitura e discussão do instrumento e também algumas situações de role-play, para que sejam treinadas habilidades de aplicação e sanar dúvidas que possam surgir nesse processo. Certificados dependerão da taxa de frequência..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Prêmio de Iniciação Científica no 3º Congresso Nacional de extensãp universitária/12º Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Recebimento do prêmio em 2º lugar nas área de Biológicas e Saúde, UNOPAR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, B. C.2017SANTOS, B. C.; SOUZA, C. B. . Comportamento autoclitico: caracteristicas, classificações e implicações para Análise Comportamental Aplicada. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 19, p. 88-101, 2017.

2.
SANTOS, B. C.2016SANTOS, B. C.; PUREZA, H. Q. ; CARVALHO NETO, M. B. . Interações comportamentais em esquema múltiplo utilizando o Jato de Ar Quente como estimulo punidor. REVISTA BRASILEIRA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, v. 12, p. 106-116, 2016.

3.
SANTOS, B. C.2016SANTOS, B. C.; Pereira, M. E> M . Análise das definições punição em teses e dissertações brasileiras: considerações sobre simetria e assimetria. REVISTA BRASILEIRA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, v. 12, p. 117-125, 2016.

4.
SANTOS, B. C.2015 SANTOS, B. C.; Pereira, M. E> M . O estudo do controle aversivo no Brasil com base em teses e dissertações: uma caracterização. Acta Comportamentalia, v. 23, p. 289-306, 2015.

5.
Bueno, A. W.2011Bueno, A. W. ; Grossi, R. ; SANTOS, B. C. ; Silva, L. C ; Moura, C. B. . Comparação entre comportamentos apresentados por mães de pré-escolares clínicos e não clínicos em uma situação lúdica. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (Impresso), v. 13, p. 4-20, 2011.

6.
Bueno, A. W.2011Bueno, A. W. ; SANTOS, B. C. ; Costeline, C. P. . Variáveis e procedimentos de controle do comportamento de obedecer em crianças: uma análise da literatura. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 19, p. 541-562, 2011.

7.
Bueno, A. W.2010Bueno, A. W. ; SANTOS, B. C. ; Moura, C. B. . Obediência infantil: conceituação, medidas comportamentais e resultados de pesquisa. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 26, p. 203-216, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, B. C.; Moura, Cynthia . Procedimentos e estratégias para treino de toalete e resolução de problemas de controle fecal em crianças pré-escolares. In: V.B. Haydu; S. R. Souza. (Org.). Título: Psicologia comportamental aplicada : avaliação e intervenção nas áreas da saúde, da clínica, da educação e do esporte. 1ed.Londrina: Eduel, 2012, v. 2, p. 93-120.

2.
Moura, Cynthia ; Bueno, A. W. ; SANTOS, B. C. ; Sampaio, A. C. P . Análise e conceituação do comportamento de obedecer em crianças: Implicações para a clínica. In: WIELENSKA,R. C. (Org.). Sobre comportamento e cognição: Desafios, soluções e questionamentos. 1ed.Santo André: ESEtec, 2009, v. 23, p. 281-295.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, B. C.. XXIV Brazilian Meeting of Psychology and Behavioral Medicine. Operants, Estados Unidos, p. 22 - 24, 15 out. 2015.

2.
SANTOS, B. C.; Pereira, M. E> M . O Estudo do controle aversivo no Brasil: um breve panorama historico. Boletim Contexto, p. 13 - 18, 01 dez. 2011.

3.
Saconatto, André ; SANTOS, B. C. . O PExp no contexto dos Programas em Análise do Comportamento. Behaviors, p. 10 - 13, 01 dez. 2010.

4.
Fidalgo, A. ; Saconatto, André ; SANTOS, B. C. ; SOUZA, F. M. S. ; CANDIDO, G. V. ; GUIMARAES, T. A. ; GUEDES, M. C. . Os grupos de estudo do laboratório - LEHAC - Relatório de atividades 2010. Behaviors, p. 69 - 71, 01 dez. 2010.

5.
HABARAD, S. ; LEAO, M. ; SANTOS, B. C. . Editor's column. Operants, Estados Unidos.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, B. C.; Moura, C. B. . Revisão de estratégias e procedimentos para ensino de respostas de controle fecal e para solução de problemas derivados de treino de toalete inadequado. In: 3º Congresso Nacional de Extensão Universitária/12º Encontro de atividades Cientificas da Unopar, 2009, Londrina. Resumos dos trabalhos do 3º Congresso Nacional de Extensão Universitária/12º Encontro de atividades Cientificas da Unopar, 2009.

2.
Grossi, R. ; Moura, C. B. ; Bueno, A. W. ; SANTOS, B. C. ; Oliveira, T. F. R . Comportamentos de mães em interação com seus filhos pré-escolares, com e sem queixa de comportamento opositor. In: III Congresso Internacional de Saúde, 2009, Maringá. III Congresso internacional de sáude- Resumos, 2009. v. 1. p. 31.

3.
SANTOS, B. C.; Moura, C. B. . Revisão de estratégias e procedimentos para ensino de respostas de controle fecal e para solução de problemas derivados de treino de toalete inadequado.. In: Encontro Anual de Iniciação Científica, 2009, Londrina. Anais do XVIII EAIC, 2009.

4.
SANTOS, B. C.; Bueno, A. W. ; Moura, C. B. . Conceitos e medidas de obediência infantil: Revisão Analítico-comportamental de literatura. In: 2 Congresso Nacional de Extensão universitária/ 11 Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2008, Londrina. Anais do 2º Congresso Nacional de Extensão Universitária/11º Encontro de Atividades científicas Unopar, 2008. v. 11.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Bueno, A. W. ; SANTOS, B. C. . Variáveis de controle do comportamento de obedecer em crianças. In: Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento: Diversidade, Integração e sustentabilidade; IV Encontro Paranaense de Análise do Comportamento e I Encontro Brasileiro de Psicoterapias Analítico-comportamentais da terceira onda, 2010, Londrina. Anais do I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento,, 2010. p. 284-284.

2.
SANTOS, B. C.; Moura, C. B. . Revisão de estratégias e procedimentos para ensino de respostas de controle fecal e para solução de problemas derivados de treino de toalete inadequado. In: XVII Simpósio de Iniciação Científica da Unifil, 2009, Londrina. Anais do XVII Simpósio de Iniciação Científica da Unifil, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, B. C.; CALDAS, R. A. . Evolução cultural das práticas aplicadas em Análise do Comportamento: o caso da punição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, B. C.. Processo Terapêutico Baseado em ABA para indivíduos com autismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, B. C.. The state of science: a closer look to dissemination. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, B. C.. Pesquisa histórico-conceitual em Análise do Comportamento: o que é, por que e como fazer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, B. C.. Extinção operante: uma introdução. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SANTOS, B. C.; CARVALHO NETO, M. B. . O desenvolvimento do conceito de punição na obra de B. F. Skinner: uma análise da década de 1930. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SANTOS, B. C.; CARVALHO NETO, M. B. . O conceito de punição na obra de B. F. Skinner: uma análise histórico-conceitual da década de 1930. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, B. C.. O conceito de punição na obra 'Comportamento Verbal'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SANTOS, B. C.; CARVALHO NETO, M. B. . O conceito de punição na obra 'Comportamento Verbal'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SANTOS, B. C.; CARVALHO NETO, M. B. . Estudos experimentais sobre recuperação de respostas após a punição. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SANTOS, B. C.; Pereira, M. E> M . História da produção em controle aversivo no Brasil com base em teses e dissertações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
SANTOS, B. C.; Pereira, M. E> M . O Estudo do controle aversivo no Brasil com base em teses e dissertações: uma perspectiva histórica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
SANTOS, B. C.; Pereira, M. E> M . Controle aversivo: denominações e aspectos controversos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, B. C.; Pereira, M. E> M . Teses e dissertações brasileiras sobre punição: uma perspectiva histórica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SANTOS, B. C.; Bueno, A. W. . Variáveis e procedimentos envolvidos no controle do comportamento de obedecer em crianças. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SANTOS, B. C.; Moura, C. B. . Revisão de estratégias e procedimentos para ensino de respostas de controle fecal e para solução de problemas derivados de treino de toalete inadequado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, B. C.; Moura, C. B. . Revisão de estratégias e procedimentos para ensino de respostas de controle fecal e para solução de problemas derivados de treino de toalete inadequado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
Moura, C. B. ; Grossi, R. ; Bueno, A. W. ; Oliveira, T. F. R ; SANTOS, B. C. . Grupo Clínico e Não Clínico: Comportamentos apresentados por mães em interação com seus filhos pré-escolares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SANTOS, B. C.; Moura, C. B. . Revisão de estratégias e procedimentos para ensino de respostas de controle fecal e para solução de problemas derivados de treino de toalete inadequado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
Moura, Cynthia ; SANTOS, B. C. ; Wielewicki, Annie . Obediência Infantil: Conceituação e resultados de pesquisa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
SANTOS, B. C.; Wielewicki, Annie ; Moura, Cynthia ; Aguiar, Bruna de Moraes . Conceitos e Medidas de obediência infantil: Revisão analítico comportamental de literatura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
Silva, L. C ; Moura, C. B. ; Sampaio, A. C. P ; Bueno, A. W. ; SANTOS, B. C. ; Grossi, R. ; Roberto, T. F. . Comparação dos resultados de um instrumento de avaliação dos comportamentos problema de crianças pré-escolares clínicas e não clínicas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SANTOS, B. C.. Orientação de pais: procedimentos, processos e resultados. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SANTOS, B. C.. Influências na escolha da carreira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, B. C.. FIFA World Cup and Olympics as an opportunity, 2016. (Tradução/Outra).

2.
SANTOS, B. C.. Does Participant's gender interfere with behavior studies, 2016. (Tradução/Outra).

3.
SANTOS, B. C.. First Brazilian Championship of Rats' Basketball, 2016. (Tradução/Outra).

4.
SANTOS, B. C.. To advance in science we need to study its history, 2016. (Tradução/Outra).

5.
SANTOS, B. C.. Sobre a ciência de examinar os produtos de eventos privados, 2015. (Tradução/Outra).

6.
SANTOS, B. C.. Novas visões de Walden Two, 2015. (Tradução/Outra).

7.
SANTOS, B. C.. The Liberated workplace by Bill Abernathy, 2015. (Tradução/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, B. C.; Bitondi, Fernanda Rizzi . Contingencia e contiguidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, B. C.; SOUZA, F. M. S. . Extinção operante. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, B. C.; Bitondi, Fernanda Rizzi . Esquemas simples de reforçamento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANTOS, B. C.; SOUZA, F. M. S. . Controle Aversivo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SANTOS, B. C.; MATHEUS, N. . Controle Aversivo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SANTOS, B. C.; SOUZA, F. M. S. . Pesquisa Histórica em Análise do Comportamento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Simpósio de controle aversivo. 2010. (Simpósio).

2.
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2010. (Congresso).

3.
II Jornada de Psicologia e Educação Infantil: A infância e adolescência.A Criança com necessidades especiais. 2008. (Outra).

4.
Manejo de comportamentos difíceis de crianças em sala de aula. 2008. (Encontro).

5.
O que o Analista do Comportamento tem a dizer sobre o autismo?. 2008. (Outra).

6.
Reflexões Analítico Comportamentais, com o tema Metacontingências e o Estatuto da criança e do adolescente. 2008. (Encontro).

7.
VVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2008. (Congresso).

8.
Reflexões Analíticos Comportamentais sobre o Transtorno de Humor Bipolar e o Suicídio.. 2007. (Outra).

9.
I simpósio de psicologia clínica do IACEP- contextos terapêuticos e análise comportamental intervenções clínicas e multidisciplinaridade. 2006. (Simpósio).

10.
I Congresso Brasileiro de Psicologia Clínica e da Saúde. 2005. (Congresso).

11.
I Seminário sobre a prática da pesquisa no ensino de estatística. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEONARDI, J. L. ; Macchione, Ana Carolina ; Bitondi, Fernanda Rizzi ; SANTOS, B. C. ; MARTINS, T. ; SELIOS, T. ; CRUZ, M. T. M. . II Curso de Verão em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


Realização de Estágio voluntário nos núcleos do Programa Atitude, no município de Foz do Iguaçu, no período de 6 a 20 de julho de 2009, com carga horária de 40 horas. as atividades desenvolvidas foram:Treinamento dos profissionais psicólogos para o planejamento, preparação e execução de grupo com pais para discussão de temas relacionados à educação de filhos e para a aplicação de um programa de ensino de resolução de problemas a grupo de adolescentes de 12 a 14 anos, além de realização de palestras-modelo aos profissionais treinados, diretamente nas comunidades de atuação do programa.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 8:57:54