Lucas de Melo Andrade

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  • Última atualização do currículo em 27/06/2018


Possui licenciatura (2012), bacharelado (2013) e mestrado (2014) em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente, é professor efetivo em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Paranavaí (IFPR), atuando no Ensino Médio Integrado ao Técnico e no Ensino Superior. É membro dos seguintes grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Bilgung e NUSEINTEC - Núcleo de Sociedade, Educação e Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Paraná. Interessa-se pelos seguintes temas de pesquisa: Brasil Imperial, Literatura, História das Ciências, Teoria da História, Ensino de História, Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas de Melo Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, L. M.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em História.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Romantismo e Ciência em O Doutor Benignus: Augusto Emílio Zaluar e seu romance científico e instrutivo,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Helena Miranda Mollo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2013
Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Classificar a natureza ou entregar-se à sua sublimidade? Sobre uma "expedição romântica e científica" no romance O Doutor Benignus, de Augusto Emílio Zaluar.
Orientador: Helena Miranda Mollo.
2008 - 2011
Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Política Contemporânea. (Carga horária: 60h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2016 - 2016
Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Interdisciplinaridade. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2015 - 2015
Doutrina Política: Liberalismo. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2015 - 2015
Doutrina Política: Novas Esquerdas. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2015 - 2015
Doutrina Política: Socialismo. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2014 - 2014
Saúde vocal para professores. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, SES-MG, Brasil.
2013 - 2013
Historicidade e Transformação Conceitual.. (Carga horária: 6h).
Univeridade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2011 - 2011
Os jesuítas na Idade Moderna. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2008 - 2008
Investigando o patrimônio e a história do Brasil. (Carga horária: 3h).
Centro de Estudos do Oitocentos, CEO, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplinas ministradas ao Ensino Básico e Tecnológico: História e Sociologia


Univeridade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Formar gestores e gestoras para a condução das políticas públicas de gênero e raça. Esse é um dos objetivos do curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça que será desenvolvido por universidades federais das cinco regiões do País. A iniciativa é resultado da parceria entre Ministério da Educação, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher - UNIFEM Brasil e Cone Sul, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ? IPEA e Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ? CLAM/UERJ, sendo a oferta na Universidade Federal de Ouro Preto conduzida pelo Programa de Educação para a Diversidade, coordenado pela Profª Dra Keila Deslandes, em parceria com a Cátedra UNESCO ?Água, Mulheres e Desenvolvimento?. O público-alvo é formado por servidoras e servidores dos três níveis da administração pública, integrantes dos Conselhos de Direitos da Mulher, dos Fóruns Intergovernamentais de Promoção da Igualdade Racial, dos Conselhos de Educação, gestores e gestoras das áreas de educação, saúde, trabalho, segurança e planejamento e dirigentes de organismos não governamentais ligados à temática de gênero e da igualdade etnicorracial. O curso utiliza a plataforma da Universidade Aberta do Brasil, composto por um sistema integrado de universidades públicas através da metodologia da educação a distância com uso de ferramentas de aprendizagem e conteúdo ministrados pela internet, com carga total de 380 horas. Estão programados de dois a três encontros presenciais. Ao final do curso, deverá ser apresentado um trabalho de conclusão de curso (TCC). Tal formação é uma oportunidade para instrumentalizar gestores, interessados a ingressar na carreira de administração pública ou lideranças de ONGs para intervenção no processo de elaboração, implementação e monitoramento de políticas públicas.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediador de aprendizagem
Outras informações
O curso de aperfeiçoamento "Educação para a Diversidade" visa promover o debate sobre a educação como um direito fundamental, que precisa ser garantido a todos e todas sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, a igualdade de direitos e o respeito à diversidade sociocultural, étnicas racial, etária e geracional, de gênero e orientação afetivo-sexual e às pessoas com necessidades especiais. A formação e a qualificação de professores para a inserção dos temas da diversidade têm como uma de suas atribuições promover, transversalmente ao currículo escolar, temas como os direitos humanos, a educação ambiental, a diversidade étnico-racial e a demandas específicas de indígenas, afro-brasileiros, pessoas com necessidades especiais, questões de gênero e diversidade de orientação afetivo-sexual, no sentido de garantir a efetividade do direito à educação a todas e todas e estabelecer políticas e mecanismos de participação e controle social que assegurem aos grupos historicamente desfavorecidos condições para sua emancipação e afirmação cidadã. O Curso de formação continuada a distância, objeto dessa proposta, envolve 180 horas de formação, distribuídas em módulos temáticos que abrangem um largo espectro dos temas da diversidade. Objetivos Promover o debate sobre a Educação como um direito fundamental que precisa ser garantido a todos e todas sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, a igualdade de direitos e o respeito à diversidade. Promover a reflexão de professores e profissionais da educação com o objetivo de compreender os temas da diversidade e introduzi-los na prática pedagógica. Formar professores, gestores, demais profissionais da educação e estudantes de licenciatura para a promoção de um ambiente pedagógico inclusivo, capacitando-o a propor estratégias de intervenção sustentáveis nas instituições escolares onde atuam e contribuindo para a formação de uma cultura democrática inclusiva e cidadã.


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Bolsista PIVIC/UFOP, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Bolsista/monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria da disciplina Introdução ao Estudo da História. A monitoria é um Programa da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto que consiste na execução de um projeto elaborado por um professor responsável, contemplando atividades teóricas e práticas de caráter pedagógico a serem desenvolvidas com estudantes de uma determinada disciplina, visando a esclarecimentos quanto ao conteúdo da disciplina e à superação de dificuldades de aprendizado. O Programa tem como objetivos específicos: a) ampliar a participação de alunos de graduação no processo educacional, nas atividades relativas ao ensino e na vida acadêmica da universidade; b) favorecer o desenvolvimento de atividades de reforço escolar aos alunos, de modo a superar problemas de repetência, evasão e falta de motivação; c) criar condições para a iniciação da prática da docência por meio de atividades de caráter pedagógico diferenciadas e do desenvolvimento de habilidades relacionadas a estas atividades; d) propor formas de acompanhamento de alunos que apresentem dificuldades; e) pesquisar metodologias de ensino adequadas ao ensino da disciplina em questão; f) desenvolver projetos de pesquisa e/ou de extensão relativos à disciplina; g) contribuir para a formação dos alunos-monitores, visando à docência no ensino superior, por permitir a vivência pedagógica.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Bolsista PROEX/UFOP, Carga horária: 12
Outras informações
O projeto Perspectivas para o Letramento em História, fomentado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (PROEX-UFOP), pelo Departamento de História da mesma universidade (DEHIS-UFOP) e pelo Programa de Extensão Universitária MEC/SESu 2009 (PROEXT 2009), centra-se na pesquisa e elaboração de ferramentas pedagógicas voltadas para o ensino de História. É coordenado pela Profª. Drª. Helena Miranda Mollo.


Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana, AHCMM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntário, Carga horária: 5

Atividades

05/2008 - 07/2008
Outras atividades técnico-científicas , Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana, Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana.

Atividade realizada
Higienizar e identificar a documentação avulsa pertencente ao Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana.

Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História II; História III e História IV
07/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Comissão de Normatização dos Conselhos de Classe do Instituto Federal do Paraná - Campus Paranavaí.
07/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Colegiado do Curso Técnico em Eletromecânica/Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio.
07/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Colegiado do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
05/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Campus Paranavaí, Campus Paranavaí.

Atividade realizada
Equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFPR - Campus Paranavaí.
03/2017 - Atual
Direção e administração, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Especialização em Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estruturação de Curso: Engenharia de Software.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Especialização em Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar.
02/2017 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade e Ética
02/2017 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Ciência
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Química.
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro do Grupo de Trabalho sobre Avaliação de Aprendizagem - IFPR - Campus Paranavaí.
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso Técnico de Agroindústria Integrado ao Ensino Médio.
07/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
História I; História II; História III e História IV
02/2017 - 06/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
História III; História IV
04/2017 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro Suplente da Comissão de Avaliação de Projetos Educacionais do IFPR - Campus Paranavaí.
04/2017 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação de Projetos Escolares Esportivos.
02/2017 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Análise de Aproveitamento de Estudos Anteriores.
02/2017 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Análise de Aproveitamento de Estudos Anteriores.
02/2017 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Ajuste Curricular - CAJ do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
01/2017 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação do Processo Seletivo 2017.
01/2017 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Local do Processo Seletivo Simplificado para Seleção dos Docentes do Magistério da Educação Básica.
08/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Readequação do PPP (Projeto Político Pedagógico) - Campus Paranavaí.
02/2016 - 12/2016
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade e Ética Profissional
02/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
História II; História III
07/2016 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro da Comissão responsável pela elaboração do PPC (Projeto Político Pedagógico) do curso de Especialização em Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar.
02/2016 - 07/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
História I; História II; História III
06/2016 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro da comissão de afastamento integral para participação em programa de pós-graduação stricto sensu dos docentes Felipe Luiz Gomes Figueira e Josimar Priori.
05/2016 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Paranavaí, .

Cargo ou função
Membro da comissão de afastamento integral para participação em programa de pós-graduação stricto sensu do docente Josimar Priori.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Sobre horizontes (im)possíveis: Modernidade e Experiência do Tempo
Descrição: O presente projeto de pesquisa procura estudar a forma com que alguns autores importantes para o campo das humanidades, tais como Zygmunt Bauman, Reinhart Koselleck, Anthony Giddens, Peter Berger, Thomas Luckmann, entre outros, caracterizam e problematizam o conceito de Modernidade. Nossa análise parte do pressuposto téorico-metodológico koselleckiano, segundo o qual todo conceito é polissêmico, isto é, congrega significados sociais, culturais, políticos e econômicos fomentados por uma determinada experiência de tempo. Sendo assim, analisaremos os mais variados significados que o conceito de Modernidade, em meio a experiências de tempo específicas, assume na obra de pensadores relevantes para a tradição do pensamento ocidental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Investigação sobre o uso do cinema como metodologia de ensino
Descrição: A partir da segunda metade do século XX, o cinema, com a sua aproximação de tecnologias como a televisão, tornou-se altamente popularizado no Brasil. Nossos estudantes têm acesso às obras cinematográficas em suas residências e enquanto ferramenta de atividades didáticas utilizados no processo de educação. O cinema é uma obra de arte. Produzido em um contexto, ele tem uma intenção que pode ser estudada. Ao mesmo tempo, ele também é utilizado como ferramenta didática. O presente projeto busca compreender o fenômeno cinema e suas relações sociais, compreender o que são metodologias de ensino, como o cinema vem sendo relatado enquanto experiência de ensino na literatura científica e a sua possibilidade de aplicação enquanto metodologia de ensino. Inicialmente a proposta divide-se em quatro anos de estudo, sendo o primeiro: investigar o conceito de indústria cultural na obra ?Dialética do esclarecimento?; no segundo, estudar metodologias de ensino voltadas ao cinema; no terceiro, analisar relatos de experiência em literatura científica sobre o tema; no quarto ano, estudar o cinema enquanto ferramenta de ensino. Enquanto o projeto desenvolver-se no estudo de obras de literatura específica, também serão desenvolvidos estudos de obras cinematográficas do acervo do campus ou adquiridas novas obras para comparar literatura e cinematografia. Espera-se que o projeto possa contribuir como uma reflexão sobre um melhor uso do cinema como metodologia de ensino.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Cinema na escola
Descrição: O projeto de pesquisa ?Cinema na escola? objetiva entender e aplicar o processo pelo qual o cinema pode ser um instrumento cultural de produção e divulgação de conhecimento. Dentre seus objetivos específicos delimitam-se três perspectivas: a primeira é de o cinema enquanto produto da indústria cultural e suas implicações sociais; a segunda, é a perspectiva pedagógica e lúdica do cinema no processo de ensino e aprendizagem e de massificação ou construção do intelectual orgânico; e, por última, a capacidade artística, científica e, principalmente, didática da obra cinematográfica na produção do conhecimento e da autonomia intelectual. Acrescenta-se aos objetivos o atendimento à legislação, lei 13.006/2014, que regulamenta nas escolas da educação básica à exibição obrigatória de, no mínimo, duas horas mensais de filmes de produção nacional como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica. O projeto de pesquisa é composto por docentes, técnicos em assuntos educacionais e discentes bolsistas ou voluntários com financiamento pela Fundação Araucária/CNPQ e IFPR, sendo parte integrante do grupo de pesquisa NUSEINTEC do IFPR campus de Paranavaí..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (7) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Lucas de Melo Andrade - Coordenador / Josimar Priori - Integrante / Edmar da Silva - Integrante / Marcelo Lopes Rosa - Integrante / Sérgio Alexandre Júnior - Integrante / Joyce Allane Apolinário Ferreira - Integrante / Alessandra Batista de Godoi Branco - Integrante / Dalva Oliveira Cabral - Integrante / Vanilza Valentim dos Santos - Integrante / Zineide Pereira dos Santos - Integrante / Gabriela de Souza Silva - Integrante / Giulia Camilo Bresolin - Integrante / Juliana da Silva Rocha - Integrante / Lucieli de Souza Oliveira - Integrante / Rodolfo Ricken do Nascimento - Integrante / Rosimeire Silva Frota - Integrante / Victor Henrique Fernandes do Nascimento - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DF) - Bolsa / Instituo Federal do Paraná - Bolsa / Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - 2014
O Doutor Benignus: entre o romance e a vulgarização da ciência no Brasil do século XIX
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lucas de Melo Andrade - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2011 - 2012
O Doutor Benignus na cientificidade do oitocentos brasileiro
Descrição: Nos últimos anos, vem sendo crescente no Brasil o número de estudos importantes direcionados à História da Historiografia. O século XIX, momento em que a construção narrativa historiográfica do passado brasileiro ganha contornos ?independentes? e românticos, é o recorte mais frequentado pelos grandes nomes do campo, sendo constantemente problematizado em suas dimensões sociais, políticas e econômicas. Por outro lado, é ainda pouco desenvolvida no Brasil, se comparada às outras linhas de pesquisa clássicas da historiografia brasileira, o que chamamos de História das Ciências. Restringindo-se, por vezes, à história de instituições específicas, ou a análises teórico-filosóficas de alguns pensadores, a História das Ciências no Brasil ainda não estabeleceu um diálogo mais verticalizado com as novas tendências historiográficas da segunda metade do século XX. A pesquisa que o presente projeto propõe é verificar como, nesse objeto, a saber, a obra ?O Doutor Benignus?, de Emílio Zaluar, pode-se analisar a interface entre história das ciências e história da historiografia. Julga-se, como a proposta demonstra, que a produção do conhecimento no Brasil oitocentista ainda é pouco explorada como um objeto, sendo vistas, com mais freqüência, propostas que analisam iniciativas separadamente, sem que a interface seja privilegiada. A pesquisa que se pretende iniciar tem como objeto principal a compreensão de formas de expressão que circulem entre os campos de conhecimento em criação ou em consolidação, entre eles, a própria história. A metodologia vem, principalmente, das propostas do contextualismo, aqui já mencionadas. Verificar como certas expressões circulam entre comunidades elucidará a construção de níveis de expressão no mundo. Aqui, a ficção científica, tomada como um conjunto próprio e que circula extensamente na sociedade, será uma chave de compreensão da delimitação dos campos de conhecimento, que ainda acontece no oitocentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lucas de Melo Andrade - Coordenador / helena miranda molloo - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
LABIEN - Laboratório Inter e Multidisciplinar de Ensino
Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal construir um espaço de apoio ao ensino de disciplinas básicas do Ensino Médio: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, Artes, Filosofia, Português/Inglês e História. Será um espaço de integração entre professores e alunos do Ensino Técnico, especialmente dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, mas também dos cursos subsequentes do IFPR câmpus Paranavaí, promovendo o conhecimento de conteúdos científicos, por meio de metodologias alternativas próprias de espaços didáticos de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - 2016
Projeto PBIS Jornal Estudantil do IFPR - Campus Paranavaí
Descrição: o projeto PBIS Jornal Estudantil do IFPR - Campus Paranavaí tem como objetivo promover a integração entre alunos bolsistas e a instituição por meio da elaboração de um jornal estudantil..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Projeto PBIS Cine Sophia - uso do cinema para aprendizado com significado
Descrição: Projeto vinculado ao Programa de Bolsas acadêmicas de Inclusão Social - PBIS com financiamento do Instituto Federal do Paraná - IFPR, desenvolvendo, junto com os bolsistas, estudo do fenômeno cinema, estudo e pesquisa de obras cinematográficas que abordem temas transdisciplinares, como: bioética, tecnologia, trabalho, economia, educação, desigualdade social, política, entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Projeto PBIS Memórias de um campus - o registro da construção histórica e da identidade de uma instituição
Descrição: Projeto vinculado ao Programa de Bolsas acadêmicas de Inclusão Social - PBIS com financiamento do Instituto Federal do Paraná - IFPR, desenvolvendo, junto com os bolsistas, pesquisa, coleta e organização de documentos, fotos, relatos sobre o IFPR campus Paranavaí organizando e sistematizando os dados obtidos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2012 - 2014
Periódico: Revista Eletrônica Cadernos de História


Membro de comitê de assessoramento


2016 - Atual
Agência de fomento: Instituto Federal do Paraná


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARAO, C. E. (Org.) ; ANDRADE, L. M. (Org.) ; SILVA, R. C. (Org.) ; KLOSOSKI, S. J. (Org.) ; PIMENTEL, T. C. (Org.) ; CANGUSSU, T. A. (Org.) ; OLHER, V. G. A. (Org.) . Anais do SIMPAGRO 2016. 1. ed. , 2016.

2.
FREITAS, F. (Org.) ; GODOI, F. D. do L. (Org.) ; SILVA, F. A. (Org.) ; ÁVILA, G. da C. (Org.) ; ANDRADE, L. M. (Org.) ; SILVA, P.P. (Org.) . Anais do III Encontro Nacional de Pós-Graduandos em História das Ciências. 1. ed. , 2014.

3.
FREITAS, F. (Org.) ; GODOI, F. D. L. (Org.) ; SILVA, F. A da (Org.) ; ÁVILA, G. da C. (Org.) ; ANDRADE, L. M. (Org.) ; SILVA, P.P. (Org.) . Caderno de Resumos e Programação das Atividades. 1. ed. , 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE, L. M.. Notas sobre uma expedição realizada por heroicos homens de ciência: Augusto Emílio Zaluar e seu romance O Doutor Benignus (1875) no processo de institucionalização das Ciências Naturais no Brasil. In: Helena Miranda Mollo; Rodrigo Machado da Silva. (Org.). Abordagens e representações narrativas: problemas para a história da historiografia. 1ed.Ouro Preto: Editora UFOP, 2015, v. 1, p. 146-170.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, L. M.. A 'vulgarização da ciência' em O Doutor Benignus: o romance e suas especificidades enquanto gênero literário. In: 6º. Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O giro-linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas, 2012, Mariana-MG. Caderno de Resumos & Anais, 2012.

2.
ANDRADE, L. M.. O Doutor Benignus na cientificidade brasileira dos oitocentos. In: 5º. Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia e história intelectual, 2011, Mariana. Anais e resumos. 5º. Seminário Nacional de História da historiografia: biografia e história intelectual. Ouro Preto: EdUFOP, 2011.

3.
ANDRADE, L. M.. Letramento em História: o conhecimento histórico e seu ensino em perspectiva. In: II Encontro memorial do Instituto de Ciências Humanas e Sociais: Nossas Letras na História da Educação, 2009, Mariana. Nossas letras na história da educação : anais do II Encontro Memorial do Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Ouro Preto: Editora da Universidade Federal de Ouro Preto, 2009.

4.
ANDRADE, L. M.; RAMALHO, A. D. ; MOLLO, H. M. . Perspectivas para o letramento em História. In: IV Congresso Internacional de História, 2009, Maringá. Anais do ... Congresso Internacional de História (Online), 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, L. M.. A vulgarização da ciência em O Doutor Benignus: o romance e suas especificidades enquanto gênero literário. In: 6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O giro-linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas, 2012, Mariana. Caderno de resumos & Anais do 6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O giro-linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012.

2.
ANDRADE, L. M.. O Doutor Benignus na cientificidade dos oitocentos brasileiro. In: 5º Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia & história intelectual, 2011, Mariana. Caderno de Resumos & Anais do 5º Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia & história intelectual. Ouro Preto: EdUFOP, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARAES, A. P. V. ; ANDRADE, L. M. . O lado triste e violento da vida: a morte enaltecida nos contos de Hans Christian Andersen. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANDRADE, L. M.. O Doutor Benignus (1875): sobre uma ciência moderna e romântica na viagem ficcional de Augusto Emílio Zaluar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ANDRADE, L. M.. Viagem e ciência desbravando novos espaços: a totalidade romântica em O Doutor Benignus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ANDRADE, L. M.. Nem a monarquia, 'porque já está velha', nem a república, 'porque ainda está nova': um romance e os imperativos de vulgarização da ciência no Brasil do século XIX.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ANDRADE, L. M.. Modernidade e ciência em "O Doutor Benignus". 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ANDRADE, L. M.. A vulgarização da ciência em 'O Doutor Benignus': o romance e suas especificidades enquanto gênero literário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ANDRADE, L. M.. O Doutor Benignus na cientificidade do oitocentos brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ANDRADE, L. M.. O Doutor Benignus na cientificidade brasileira dos oitocentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
ANDRADE, L. M.. Letramento em História: o conhecimento histórico e seu ensino em perspectiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ANDRADE, L. M.; MAROSTICA, M. S. ; MOLLO, H. M. . Perspectivas para o letramento em História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ANDRADE, L. M.; MOLLO, H. M. ; RAMALHO, A. D. . Perspectivas para o letramento em História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ANDRADE, L. M.; PASCHOAL, A. D. D. . Prefácio. São Carlos, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SHINKAWA, B. P. U. ; SILVA, E. ; ANDRADE, L. M. . Visões sobre a questão etnorracial no Brasil: brasilidade, discriminação e identidade negra. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MOLINA, L. P. P. ; BONIFACIO, F. A. M. ; ROSA, M. L. ; ANDRADE, L. M. . A rua é pública ou se paga por ela?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ANDRADE, L. M.. Doutor Benignus e os extraterrestres. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SILVA, G. F. ; ANDRADE, L. M. . Nasce o Brasil - Literatura e História no século XIX. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Amanda de Sá Borges Pinheiro. Sistema prisional e gênero: como acontece a reprodução das hierarquias sociais nesse espaço?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Dalton Alves da Silva. Violência contra a mulher: contribuindo com a prevenção e redução no índice de ocorrências. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Dayene Severino Gouvêa. Sofrimento silencioso: abuso sexual de crianças e adolescentes. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Geraldo Tereza da Silva Filho. Violência de gênero: compreendendo a Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica em Congonhas - MG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Helton Sales. A relação de gênero e a proletarização do magistério em Belo Horizonte/MG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Izabela Hudson Miranda. A Igreja e a violência doméstica contra as mulheres. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Maria José Cardoso. A naturalização do racismo na escola e a Lei nº 10.639. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Maria Luiza da Trindade Almeida. O racismo institucional. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Mirtes Lucas Gonçalves. A evasão escolar e o serviço social como integralizador entre a família e o equipamento CREAS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Sérgio Ricardo Arcas de Abreu. Em busca da autonomia econômica: mulheres e economia solidária em Franco da Rocha. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Vanessa Ferreira Barbosa. A monoparentalidade feminina no contexto do Programa Auxílio Moradia em Ouro Preto. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

12.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Vânia Maria do Carmo Mendonça. A execução das medidas socioeducativas no município de Timóteo - MG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Karina Correia da Silva. A assistência prestada às mulheres com deficiência que são acompanhadas pela APAE de Cruzeiro do Sul. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

14.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Neuseli Benevides Alves Lopes. A mulher portadora do HIV/AIDS: análise sob uma perspectiva de superação dos aspectos restritos ao corpo físico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

15.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Sheila Cristina Cabral de Matos. Indígenas não aldeados devem ter tratamento de saúde igual aos aldeados. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

16.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Teresinha Scapin. Violência institucional no presídio feminino de Rio Branco - AC. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

17.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Vanda de Oliveira Silva. Preconceito racial na sociedade estudantil no ensino fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

18.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Altamira Maria Gondim da Silva. A Maternidade Bárbara Heliodora: Políticas Públicas e Saúde da Mulher em Rio Branco - Acre. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

19.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Belchior Carrilho dos Santos. A recepção e a aplicação da Lei nº 11.645/08 na Escola Lourival Pinho. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

20.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Charlaine Alves de Souza. A Assistência Social no atendimento às mulheres que desempenham dupla jornada de trabalho. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

21.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Drielly Sarkis Botelho. Visões das mulheres indígenas acerca do atendimento oferecido pela Casa de Saúde Indígena de Rio Branco - Acre. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

22.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Elidiane Soares de Araújo Cruz. A Casa-abrigo Mãe da Mata no enfrentamento à violência doméstica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

23.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Elza Abreu de Souza. O movimento das trabalhadoras rurais e o recorte urbano das políticas para as mulheres: uma análise das ações da Secretaria de Políticas para as Mulheres no Meio Rural. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

24.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Fabiana Ponte de Albuquerque. Potencialidades da educação no enfrentamento ao racismo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

25.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Fábio Gonçalves Carvalho Ferreira. (DES)enterrem meu coração na curva do Rio Acre: contribuições da Comissão Pró-Índio do Acre para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a educação indígena no estado. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

26.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Luciana Farias Alves Barbosa. A condição social das mulheres em situação de rua. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

27.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Margarete Edul Prado de Souza Lopes. Reflexões sobre gênero e raça no Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Acre. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

28.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Marinaldo Gonçalves de Paula. A inclusão das mulheres no mercado de trabalho Rio-Branquense: desafios e perspectivas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

29.
ANDRADE, L. M.; PAIVA, A. T.; HOT, A. D.. Participação em banca de Margareth Maria Souza Oliveira Costa. Os impactos da anemia falciforme no contexto escolar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

30.
ANDRADE, L. M.; HOT, A. D.; PAIVA, A. T.. Participação em banca de Eliane Matos Martins Miranda. Proposta de articulação da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica no município de Ipatinga. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

31.
ANDRADE, L. M.; PAIVA, A. T.; HOT, A. D.. Participação em banca de Eliane Campos dos Santos. O controle social da política de promoção da igualdade racial: um estudo sobre o conselho de integração da comunidade negra do município de Governador Valadares. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

32.
ANDRADE, L. M.; REZENDE, D. F. de; COSTA, E. R.. Participação em banca de Melissa Raquel Leite. A invisibilidade das mulheres encarceradas em um sistema prisional masculinizante. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

33.
ANDRADE, L. M.; REZENDE, D. F. de; COSTA, E. R.. Participação em banca de Marilene Herculano de Oliveira. O negro na escola. Racismo e propostas ao seu combate. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

34.
ANDRADE, L. M.; ADACHI, A. A. C. T.; OLIVEIRA, I. K. A. P. de. Participação em banca de Dalva Morais Silva Gonçalves. A figura masculina nos anos iniciais de escolarização: impactos, desafios e contribuições para as relações de gênero. 2014.

35.
ANDRADE, L. M.; TEIXEIRA, P. C.. Participação em banca de Valdirene Firmina Pacheco. A política de saúde pública e a relação de gênero: análise sobre a implementação da política de atenção integral à saúde da mulher. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

36.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Camila Silva Pereira Lara. Adolescentes de Ipatinga: Discutindo trabalho, educação e questões raciais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Raça) - Univeridade Federal de Ouro Preto.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ANDRADE, L. M.; PRIORI, J.; INABA, V. C. M.. Processo seletivo simplificado para vaga de professor substituto de História. 2016. Instituto Federal do Paraná.

2.
ANDRADE, L. M.; BONIFACIO, F. A. M.; DONATO, L.. Processo seletivo simplificado para vaga de professor substituto de Geografia. 2016. Instituto Federal do Paraná.

Outras participações
1.
ANDRADE, L. M.. Avaliador ad hoc de projetos de extensão submetidos ao Programa de Bolsas de Extensão referente ao edital n. 19/2016 - PROEPI/IFPR. 2017. Instituto Federal do Paraná.

2.
ANDRADE, L. M.; SHINKAWA, B. P. U.; FIGUEIRA, F. L. G.; PRIORI, J.; CANGUSSU, T. A.. Presidente da Comissão de Avaliação do processo seletivo simplificado para ingresso em curso de pós-graduação lato sensu Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar. 2017. Instituto Federal do Paraná.

3.
ANDRADE, L. M.; INABA, V. C. M.; SILVA, G. F.; CARVALHO, R. P.; NASCIMENTO, S. B.. Comissão Julgadora do Gênero Crônica da Etapa Escolar da 5. ed. da Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro. 2016. Instituto Federal do Paraná.

4.
SILVA, G. F.; ANDRADE, L. M.. Seleção de bolsistas para o projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior do IFPR (PIBIC-Jr), PROEPI/IFPR. 2016. Instituto Federal do Paraná.

5.
PETERMANN, R.; ANDRADE, L. M.; SILVA, G. F.. Banca final do Trabalho de Projeto Final de Curso Publicidade e Incentivo à Leitura: Uma análise. 2016. Instituto Federal do Paraná.

6.
PETERMANN, R.; ANDRADE, L. M.; SILVA, G. F.. Banca final do Trabalho de Projeto Final de Curso Exauribilidade Temática na Escrita em Contexto de Avaliação, defendido por Pâmela de Souza Venâncio. 2016. Instituto Federal do Paraná.

7.
SANTOS JUNIOR, S. A.; BONIFACIO, F. A. M.; ANDRADE, L. M.. Banca final do Trabalho de Projeto Final de Curso A Crise na Economia Brasileira: Análise e Perspectiva para o Ano de 2016, defendido por Gabriela Gomes de Carvalho e Carolayne Beatriz da Silva. 2016. Instituto Federal do Paraná.

8.
PRIORI, J.; MOLINA, L. P. P.; ANDRADE, L. M.. Banca final do Trabalho de Projeto Final de Curso O Renascimento e suas Características em Obras de Michelangelo Buonarroti, defendido por Amanda Ribeiro. 2016. Instituto Federal do Paraná.

9.
BONIFACIO, F. A. M.; SANTOS JUNIOR, S. A.; ANDRADE, L. M.. Banca final do Trabalho de Projeto Final de Curso Os atentados de Paris: Comparação entre Coberturas Jornalísticas sobre o Estado Islâmico na perspectiva dos Jornais Charlie Hebdo e Le fígaro, defendido por Thiago Moura Marques. 2016. Instituto Federal do Paraná.

10.
PETERMANN, R.; ANDRADE, L. M.; SILVA, G. F.. Banca final do Trabalho de Projeto Final de Curso Pesquisas Brasileiras sobre Construção Conjunta de Conhecimento na Fala-em-interação: Um Levantamento Bibliográfico, defendido por Larissa Jaroskevicz. 2016. Instituto Federal do Paraná.

11.
ANDRADE, L. M.. Avaliação de projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR). 2016. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Noite no IF: Céu Profundo e Histórias de Lobisomens... 2016. (Outra).

2.
Reflexões sobre a portaria 120 do IFPR e critérios de avaliação. 2016. (Outra).

3.
Semana Pedagógica. 2016. (Outra).

4.
Seminário de Pesquisa em Humanidades da Educação Técnica e Tecnológica do IFPR Campus Paranavaí... 2016. (Seminário).

5.
Seminário de Pesquisa em Humanidades da Educação Técnica e Tecnológica do IFPR Campus Paranavaí. 2016. (Seminário).

6.
V SEPIN - Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR.A Representação da Morte e o Morrer na Obra de Hans Christian Andersen. 2016. (Seminário).

7.
IV Encontro de Estágio de Licenciatura: Escola e Universidade.Debate e avaliação dos trabalhos apresentados.. 2013. (Encontro).

8.
I Mostra de Ensino de História. 2011. (Outra).

9.
IV Colóquio Internacional do LEIR. 2011. (Outra).

10.
4º. Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente e usos do passado. 2010. (Seminário).

11.
III Simpósio ILB. Itinerários da Pesquisa Histórica: Métodos, Fontes e Campos Temáticos. 2010. (Simpósio).

12.
Projeto Mesa Social. 2010. (Outra).

13.
II Encontro Memorial do Instituto de Ciências Humanas e Sociais: Nossas Letras na História da Educação. 2009. (Encontro).

14.
IV Congresso Internacional de História. 2009. (Congresso).

15.
VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de História. 2009. (Encontro).

16.
VII SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2009. (Simpósio).

17.
2º. Seminário Nacional de História da Historiografia. 2008. (Seminário).

18.
3º. Seminário Regional do CEO/PRONEX. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PITTARELLI, V. A. M. ; KOZUKI, C. ; BARAO, C. E. ; SCHULZ, E. C. B. ; BONIFACIO, F. A. M. ; ANDRADE, L. M. ; SANTOS, R. R. ; SILVA, R. C. ; KLOSOSKI, S. J. ; PIMENTEL, T. C. ; CANGUSSU, T. A. ; MONTEIRO, V. . Simpósio de Agroindústria (SIMPAGRO) do IFPR - Campus Paranavaí. 2017. (Outro).

2.
ROSA, M. L. ; BONIFACIO, F. A. M. ; PRIORI, J. ; MOLINA, L. P. P. ; CANGUSSU, T. A. ; FULY, V. M. S. ; SILVA, E. ; POLIDO, E. M. ; HIGUTI, M. ; ANDRADE, L. M. . Semana da Mulher 2017 do IFPR - Campus Paranavaí. 2017. (Outro).

3.
ANDRADE, L. M.; SILVA, E. ; POLIDO, E. M. ; BONIFACIO, F. A. M. ; SILVA, G. F. ; MOLINA, L. P. P. ; ROSA, M. L. ; HIGUTI, M. . Semana da Independência do IFPR. 2016. (Outro).

4.
ANDRADE, L. M.; PITTARELLI, V. A. M. ; BARAO, C. E. ; SCHULZ, E. C. B. ; BONIFACIO, F. A. M. ; SILVA, R. C. ; KLOSOSKI, S. J. ; PIMENTEL, T. C. ; CANGUSSU, T. A. ; OLHER, V. G. A. ; SANTOS, V. S. ; VERGILIO, D. S. ; SANTOS, L. L. M. . Semana do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio. 2016. (Outro).

5.
ANDRADE, L. M.; PRIORI, J. ; NASCIMENTO JUNIOR, A. J. ; SHINKAWA, B. P. U. ; SILVA, E. ; POLIDO, E. M. ; BONIFACIO, F. A. M. ; MOLINA, L. P. P. ; ROSA, M. L. ; CANGUSSU, T. A. ; FULY, V. M. S. ; SILVA, C. W. ; SILVA, J. M. ; OLIVEIRA, R. S. . 5ª Semana da Consciência Negra do IFPR - Campus Paranavaí. 2016. (Outro).

6.
FREITAS, F. ; GODOI, F. D. do L. ; SILVA, F. A. ; ÁVILA, G. da C. ; ANDRADE, L. M. ; SILVA, P.P. . III Encontro Nacional de Pós-Graduandos em História das Ciências (Enapehc). 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Altamira Maria Gondim da Silva. A Maternidade Bárbara Heliodora: Políticas Públicas e Saúde da Mulher em Rio Branco - Acre. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

2.
Belchior Carrilho dos Santos. A recepção e a aplicação da Lei nº 11.645/08 na Escola Lourival Pinho. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

3.
Charlaine Alves de Souza. A Assistência Social no atendimento às mulheres que desempenham dupla jornada de trabalho. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

4.
Drielly Sarkis Botelho. Visões das mulheres indígenas acerca do atendimento oferecido pela Casa de Saúde Indígena de Rio Branco - Acre. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

5.
Elidiane Soares de Araújo Cruz. A Casa-abrigo Mãe da Mata no enfrentamento à violência doméstica. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

6.
Elza Abreu de Souza. O movimento das trabalhadoras rurais e o recorte urbano das políticas para as mulheres: uma análise das ações da Secretaria de Políticas para as Mulheres no Meio Rural. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

7.
Fabiana Ponte de Albuquerque. Potencialidades da educação no enfrentamento ao racismo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

8.
Fábio Gonçalves Carvalho Ferreira. (DES)enterrem meu coração na curva do Rio Acre: contribuições da Comissão Pró-Índio do Acre para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a educação indígena no estado. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

9.
Luciana Farias Alves Barbosa. A condição social das mulheres em situação de rua. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

10.
Margarete Edul Prado de Souza Lopes. Reflexões sobre gênero e raça no Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Acre. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

11.
Marinaldo Gonçalves de Paula. A inclusão das mulheres no mercado de trabalho Rio-Branquense: desafios e perspectivas. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

12.
Eliane Campos dos Santos. O controle social da política de promoção da igualdade racial: um estudo sobre o conselho de integração da comunidade negra do município de Governador Valadares. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

13.
Melissa Raquel Leite. A invisibilidade das mulheres encarceradas em um sistema prisional masculinizante. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

14.
Eliane Matos Martins Miranda. Proposta de articulação da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica no município de Ipatinga. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

15.
Marilene Herculano de Oliveira. O negro na escola. Racismo e propostas ao seu combate. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

16.
Dalva Morais Silva Gonçalves. A figura masculina nos anos iniciais de escolarização: impactos, desafios e contribuições para as relações de gênero. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

17.
Camila Silva Pereira Lara. Adolescentes de Ipatinga: discutindo trabalho, educação e questões raciais. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

18.
Valdirene Firmina Pacheco. A política de saúde pública e a relação de gênero: análise sobre a implementação da política de atenção integral à saúde da mulher. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

19.
Margareth Maria Souza Oliveira Costa. Os impactos da anemia falciforme no contexto escolar. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

Iniciação científica
1.
Ana Paula Guimarães. O lado triste e violento da vida: a morte enaltecida nos contos de Hans Christian Andersen. 2016. Iniciação Científica - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

Orientações de outra natureza
1.
Aline Gabriela Bambolim Lucas. Ciência e Progresso em o Jornal do Agricultor (1879). 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

2.
Renato Preuss Montanholi. Nazismo e Hitlerismo no periódico O Homem Livre (1933). 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

3.
Jhonata Gabriel dos Santos Henri. Jornal Estudantil do IFPR - Campus Paranavaí. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Lucas de Melo Andrade.

4.
Lorena do Nascimento Pereira. Jornal Estudantil do IFPR - Campus Paranavaí. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Lucas de Melo Andrade.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, L. M.; PITTARELLI, V. A. M. ; BARAO, C. E. ; SCHULZ, E. C. B. ; BONIFACIO, F. A. M. ; SILVA, R. C. ; KLOSOSKI, S. J. ; PIMENTEL, T. C. ; CANGUSSU, T. A. ; OLHER, V. G. A. ; SANTOS, V. S. ; VERGILIO, D. S. ; SANTOS, L. L. M. . Semana do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio. 2016. (Outro).

2.
PITTARELLI, V. A. M. ; KOZUKI, C. ; BARAO, C. E. ; SCHULZ, E. C. B. ; BONIFACIO, F. A. M. ; ANDRADE, L. M. ; SANTOS, R. R. ; SILVA, R. C. ; KLOSOSKI, S. J. ; PIMENTEL, T. C. ; CANGUSSU, T. A. ; MONTEIRO, V. . Simpósio de Agroindústria (SIMPAGRO) do IFPR - Campus Paranavaí. 2017. (Outro).




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