Maria das Graças da Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8697599737315113
  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) e mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Atualmente é professora de Libras - Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte e professora de Língua Portuguesa - Secretaria Estadual de Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e também no Ensino de Libras e Língua Portuguesa para Surdos.. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria das Graças da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, M. G.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Linguagem e Ensino.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Os espaços de indeterminação e as implicitudes do leitor em Coraline, de Neil Gaiman,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Márcia Tavares Silva.
Palavras-chave: Teoria de Leitura; Narrativa Juvenil; Leitor Implícito; Neil Gaiman.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2014 - 2015
Especialização em Libras. (Carga Horária: 420h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: problemáticas da formação e constituição de metodologias de ensino..
Orientador: Adriano de Oliveira Gianotto.
2013 - 2015
Especialização em Literatura e Ensino.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Título: TRÊS OLHARES SOBRE UMA MESMA MENINA ? UM ESTUDO SOBRE A CONFIGURAÇÃO DA PERSONAGEM NAS ADAPTAÇÕES DA OBRA CORALINE, DE NEIL GAIMAN.
Orientador: Concícia Lopes dos Santos.
2013 interrompida
Graduação interrompida em 2016 em Letras - Língua Portuguesa e Libras.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Ano de interrupção: 2016
2009 - 2012
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Bolsista do(a): PROPESQ-REUNI, PRPOPESQ -REUNI, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2015
Ensino de Língua Portuguesa como L2 para Surdos. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2014 - 2014
LIBRAS para ouvintes - nível II. (Carga horária: 40h).
Associação de Surdos de Campina Grande, ASCG, Brasil.
2014 - 2014
Atendimento Educacional Especializado (AEE) Surdez. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2014 - 2014
LIBRAS para ouvintes - nível III. (Carga horária: 40h).
Associação de Surdos de Campina Grande, ASCG, Brasil.
2014 - 2014
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 120h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2013 - 2013
Libras - Língua Brasleira de Sinais. (Carga horária: 50h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SP), SEESP, Brasil.
2013 - 2013
LIBRAS para ouvintes - nível I. (Carga horária: 40h).
Associação de Surdos de Campina Grande, ASCG, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em III Seminário de ensino, pesquisa e extensão. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Atividades avaliativas. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em II Semana de trovadores no Seridó. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em A escrita como prática processual. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em A prática da escrita como processo. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Postura e alívio das tensões. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Enunciados de provas objetivas. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
Curso Profissionalizante de Informática. (Carga horária: 72h).
@L Informática, @L I, Brasil.
2006 - 2007
Formação em Cidadania e Direitos Humanos. (Carga horária: 325h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
Outras informações
O projeto de pesquisa "Narradores e Crianças em Sapato de Salto de Lygia Bojunga Nunes", busca compreender a representação da infância na obra bojunguiana, assim como a atuação do narrador na construção desses personagens. A pesquisa é continuação do plano anterior que buscava destacar o narrador bojunguiano e o ser infantil na obra A cama.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
Outras informações
O projeto de pesquisa "Narradores e Crianças em A cama de Lygia Bojunga Nunes" buscou compreender a representação do ser infantil e o papel do narrador na obra bojunguiana.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
Outras informações
O projeto "Concepções didáticas de ensino e aprendizagem" estudou as problemáticas do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula e buscou desenvolver considerações sobre os aspectos causadores desses problemas, no intuito de construir sugestões para amenizar essas dificuldades.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
Outras informações
O projeto de extensão "Conversas com pesquisadores" objetivou aproximar os alunos do curso de Letras de pesquisadores da área de Linguística, educação e Literatura, no intuito de esclarecer eventuais dúvidas quanto a prática da pesquisa e incentivara participação dos alunos em projetos e produções científicas em suas respectivas áreas de interesse.

Atividades

01/2012 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento , CERES, .

Linhas de pesquisa
Literatura infantil
01/2011 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento , CERES, .

Linhas de pesquisa
Literatura
04/2010 - 07/2010
Pesquisa e desenvolvimento , CERES, .

Linhas de pesquisa
Educação
05/2009 - 04/2010
Pesquisa e desenvolvimento , CERES, .

Linhas de pesquisa
Educação
05/2009 - 04/2010
Extensão universitária , CERES, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão Conversas com pesquisadores.

Secretaria Estadual de Educação, SEEC-RN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 30


Secretaria Estadual de Educação, SEEC - PB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 30


Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, SEEC-RN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Libras, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Literatura infantil
2.
Educação
3.
Literatura
4.
Educação


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Palavra de criança: o leitor e seus pressupostos na narrativa infanto juvenil brasileira

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Tavares Silva em 18/04/2016.
Descrição: É imenso e multifacetado o universo da literatura infantil e juvenil. No Brasil, a produção cultural para a infância e juventude, em especial a literária, cresceu exponencialmente a partir de 1970. Cresceu em quantidade e qualidade tornando cada vez mais refinado o vasto cardápio de obras. Vale lembrar que tal refinamento teve como norte a reverência ao imaginário infanto-juvenil encontrada nas obras de Monteiro Lobato o seu artesão, uma vez que é com Lobato que se tem início um novo estilo de escrever para crianças. Diante deste cenário nossa pesquisa recai sobre a necessidade de se estudar de modo sistemático a representação estética do leitor pressuposto em narrativas da literatura infantil e juvenil brasileira. Delimitamos o acervo do PNBE como corpus, uma vez que percorre a produção do fim da década anterior, 1999, até o final da primeira década de 2000, além de ser um recorte ainda pouco estudado e com um amplo leque de contribuições. Para tanto, utilizaremos os estudos da Estética da Recepção sobre experiência estética de JAUSS (1973) e teorias do leitor implícito de ISER (1981). Sobre os procedimentos do narrador e configuração do narratário tomaremos como fonte a obra de JOUVE (2001) e ZILBERMAN (1998). Sobre linguagem do imaginário na literatura infantil assumiremos os pressupostos metodológicos de análise do texto a partir de HELD (1980) e HUNT (2010). Além das bases argumentativas de PALO e OLIVEIRA (1986) sobre a voz da criança no texto literário e a representação da infância em ARIES (1981) e RESENDE (1988)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Maria das Graças da Costa - Integrante / Márcia Tavares Silva - Coordenador / Andressa dos Santos Pontes - Integrante / Márcia Cassiana Rodrigues - Integrante / Ana Karla da Silva Oliveira - Integrante / Marcela de Araújo Lira - Integrante.
2012 - 2012
Narradores e Crianças em Sapato de Salto de Lygia Bojunga Nunes

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Tavares Silva em 27/11/2012.
Descrição: O projeto "Narradores e Crianças em Sapato de Salto de Lygia Bojunga Nunes" é continuação do plano anterior e procura compreender a construção do ser infantil, na obra de Bojunga, assim como o papel do narrador, investigando quais marcas diferenciam o narrador bojunguiano e a representação da infância na obra Sapato de Salto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria das Graças da Costa - Integrante / Márcia Tavares Silva - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.
2011 - 2012
Representação e identidade discursiva: as temáticas emergentes na literatura infanto juvenil

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Tavares Silva em 19/04/2016.
Descrição: O iníco da produção brasileira de obras infantis revela um pouco do elo com a visão pragmática e pedagógica dos contos de fadas e outros tantos. Mesmo assim, há uma parcela dessa produção que contribui de forma significativa para o crescimento de autores interessados no universo ficcional infantil. O grande boom da literatura infantil acontece entre as décadas de 1960 e 1970, dentro do percurso de urbanização da sociedade brasileira e pelo aumento de bons autores e suas obras. A tendência contestadora de Lobato se intensifica e é retomada por outros veios, enveredando pela temática da cidade, focalizando o personagem criança e dando voz a esse ser infantil através da representação alegórica de seus conflitos e das suas resoluções. Nesse grupo de autores identificam-se as tendências de reinvenções do conto de fadas; alusões à marginalização e pobreza entre outras tantas temáticas renovadoras. A velha prática de isentar o livro infantil de problemas sociais e situações conflituosas fica à margem em nome da discussão e problematização da realidade. Os valores que se apresentam no livro infantil migram na direção da humanização dos personagens, assim o maniqueísmo é deixado de lado e emergem os heróis conflitantes e em busca de suas identidades. As estruturas alegóricas, convivem com essas referenciação ao mundo urbano e cotidiano da realidade brasileira. Nossa investigação tomará por base a temática da infância. Interessa-nos perceber como os autores configuram a infância, se há um olhar de idealização para essa fase da vida ou se, por outro lado, há uma leitura mais realista e vigorosa diante dos conflitos infantis. Na literatura infantil, as representações são consideradas como uma produção cultural, uma vez que retomam a sociedade e delimitam os modelos aceitos e rejeitados. A definição do horizonte de expectativa do leitor mirim passa pelo reconhecimento dos personagens, pela sua valorização e entendimento desse como participante do seu universo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Maria das Graças da Costa - Integrante / Márcia Tavares Silva - Coordenador / Andressa dos Santos Pontes - Integrante.
2011 - 2011
Narradores e crianças em A cama de Lygia Bojunga Nunes

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Tavares Silva em 27/11/2012.
Descrição: O Projeto "Narradores e Crianças em A cama de Lygia Bojunga Nunes" teve por objetivo investigar a representação do ser infantil na obra bojunguiana assim como a atuação do narrador nesse processo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria das Graças da Costa - Integrante / Márcia Tavares Silva - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.
2010 - 2010
Concepções Didáticas Sobre o Ensino e a Aprendizagem
Descrição: O projeto de Pesquisa "Concepções Didáticas Sobre o Ensino e a Aprendizagem" objetivou investigar as dificuldades existentes em sala de aula no que concerne o processo de ensino e aprendizagem, no intuito de promover a interdisciplinaridade e contribuir para uma melhor qualidade desse ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria das Graças da Costa - Integrante / Ana Maria de Oliveira Paz - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.


Projetos de extensão


2009 - 2010
Conversas com Pesquisadores
Descrição: O projeto "Conversas com Pesquisadores" buscou aproximar os alunos de Letras do campus ds UFRN de Currais Novos de pesquisadores da área de Literatura, Linguística e Educação, no intuito de incentivara prática científica e participação em projetos de pesquisa e extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Maria das Graças da Costa - Integrante / Ana Maria de Oliveira Paz - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, M. G.2015COSTA, M. G.; GIANOTTO, A. O. . DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: problemáticas da formação e constituição de metodologias de ensino. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. abril 2016, p. 1-20, 2015.

2.
COSTA, M. G.2015COSTA, M. G.; SILVA, A. R. O. . MUNDOS LENDÁRIOS: LENDAS NEGRAS E URBANAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, v. III, p. 184, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, A. M. E. ; COSTA, M. G. . Uma história sobre pessoas e lobos - o uso das conexões como estratégia de leitura e construção de sentidos. In: Renata Junqueira de Souza; Hélder Pinheiro. (Org.). Literatura Infantil e formação de leitores: estratégias de leitura. 1ed.Campina Grande: EDUFCG, 2015, v. 1, p. 153-164.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, M. G.. PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO L2 NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: formação e constituição de metodologias de ensino. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA, 2015, Campina Grande - PB. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E LITERÁRIA: DISCURSOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS, 2015.

2.
COSTA, M. G.; TAVARES, M. . UM MODO COMUM DE NARRAR: A INFLUÊNCIA DOS ESCRITOS DE POE NA OBRA DE GAIMAN. In: XIV CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC, 2015. Anais - XIV Congresso Internacional Abralic.

3.
COSTA, M. G.; PONTES, A. S. . Arca de Noé: intertextualidade e poesia. In: Sinalge, 2012. Sinalge.

4.
COSTA, M. G.; TAVARES, M. . Narradores e Crianças em A cama de Lygia Bojunga Nunes. In: VII SELIMEL, 2011, Campina Grande - PB. Ensino de Língua e Literatura: práticas, estágios e políticas, 2011.

5.
COSTA, M. G.; TAVARES, M. . Mulheres e Meninas em A cama de Lygia Bojunga. In: VII Colóquio Nacional Representações de Gêneros e Sexualidade, 2011, Campina Grande - PB. Anais, 2011. v. 2.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. V. ; PAZ, A. M. O. ; COSTA, M. G. . Práticas de letramento de graduandos e egressos de letras em múltiplos domínios discursivos. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Ciências do mar: heranças para o futuro, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, M. G.; TAVARES, M. ; PONTES, A. S. . Narradores e crianças em A cama de Lygia Bojunga Nunes. In: XXII CIC -UFRN, 2011, Natal. Anais CIC, 2011.

2.
PONTES, A. S. ; COSTA, M. G. ; TAVARES, M. . A voz da criança em Christiane Gribel. In: XXII CIC -UFRN, 2011, Natal. Anais CIC, 2011.

3.
PONTES, A. S. ; COSTA, M. G. ; TAVARES, M. . Narradores e Personagens Meninos em Christiane Gribel. In: V Colóquio Internacional Cidadania Cultural: jovens nos espaços públicos e institucionais da modernidade ? literatura, cultura popular e de massa, 2011, Campina Grande - PB. Caderno de Resumos do V Colóquio Internacional Cidadania Cultural, 2011.

4.
COSTA, M. G.; PONTES, A. S. ; TAVARES, M. . Lygia Bojunga Nunes e seu destaque na literatura brasileira. In: V Colóquio Internacional Cidadania Cultural: jovens nos espaços públicos e institucionais da modernidade ? literatura, cultura popular e de massa, 2011, Campina Grande - PB. V Colóquio Nacional Cidadania Cultural, 2011.

5.
SILVA, J. V. ; PAZ, A. M. O. ; COSTA, M. G. . O que leem e escrevem acadêmicos e egressos de letras em diferentes domínios discursivos. In: XX CIC - UFRN, 2009, Natal. XX Congresso de Iniciação Científica - Humanas e Sociais, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, M. G.. Mundos lendários: lendas negras e urbanas no contexto da sala de aula,. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COSTA, M. G.. Um modo comum de narrar - a influência dos escritos de Poe na obra de Gaiman. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COSTA, M. G.; TAVARES, M. . Caminhando entre mídias ? a personagem Coraline e sua (re) configuração no processo adaptativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COSTA, M. G.. PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO L2 NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: formação e constituição de metodologias de ensino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COSTA, M. G.. 'Docentes de língua portuguesa na educação de surdos: problemáticas da formação e constituição de metodologias de ensino'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COSTA, M. G.; TAVARES, M. . Dos lobos aos peixes: uma leitura comparativa de obras de Gaiman e Mckean. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COSTA, M. G.; PONTES, A. S. ; TAVARES, M. . A arca de Noé: intertextualidade e poesia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
COSTA, M. G.; PONTES, A. S. ; TAVARES, M. . Narradores e crianças em A cama de Lygia Bojunga Nunes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
COSTA, M. G.; TAVARES, M. . Narradores e Crianças em A cama de Lygia Bojunga Nunes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
COSTA, M. G.; TAVARES, M. . Mulheres e Meninas em A cama de Lygia Bojunga.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
COSTA, M. G.; PONTES, A. S. ; TAVARES, M. . Lygia Bojunga Nunes e seu destaque na literatura brasileira.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PONTES, A. S. ; COSTA, M. G. ; TAVARES, M. . Narradores e Personagens Meninos em Christiane Gribel.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PONTES, A. S. ; COSTA, M. G. ; TAVARES, M. . A voz da criança em Christiane Gribel. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SILVA, J. V. ; COSTA, M. G. ; PAZ, A. M. O. . Práticas de Letramento de Graduandos e Egressos de Letras em Múltiplos Domínios Discursivos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, M. G.. Narradores e Crianças em A cama de Lygia Bojunga Nunes. 2011. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Jornada de Diálogos sobre Acessibilidade. 2017. (Outra).

2.
II Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia.CAMINHANDO ENTRE MÍDIAS ? A PERSONAGEM CORALINE E SUA (RE) CONFIGURAÇÃO NO PROCESSO ADAPTATIVO. 2015. (Encontro).

3.
III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura: nas fronteiras da linguagem.MUNDOS LENDÁRIOS: LENDAS NEGRAS E URBANAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA. 2015. (Encontro).

4.
IX SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA.Dos lobos aos peixes: uma leitura comparativa de obras de Gaiman e Mckean. 2015. (Seminário).

5.
XIV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC. UM MODO COMUM DE NARRAR - A INFLUÊNCIA DOS ESCRITOS DE POE NA OBRA DE GAIMAN. 2015. (Congresso).

6.
III SINALGE - Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais.A arca de Noé: intertextualidade e poesia. 2012. (Simpósio).

7.
CIC2011. A voz da criança em Christiane Gribel. 2011. (Congresso).

8.
III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do CERES. 2011. (Seminário).

9.
III Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura.Mulheres e meninas em A cama de Lygia Bojunga Nunes. 2011. (Simpósio).

10.
V Colóquio Internacional Cidadania Cultural: Jovens nos Espaços Públicos e Institucionais da Modernidade - Literatura, Cultura Popular e de Massa..Narradores e Personagens Meninos em Christiane Gribel. 2011. (Outra).

11.
V Colóquio Internacional Cidadania Cultural: Jovens nos Espaços Públicos e Institucionais da Modernidade - Literatura, Cultura Popular e de Massa..Lygia Bojunga Nunes e seu destaque na literatura brasileira. 2011. (Outra).

12.
VII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades.Mulheres e Meninas em A cama de Lygia Bojunga. 2011. (Simpósio).

13.
VII SELIMEL - Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura e.Narradores e Crianças em A cama de Lygia Bojunga Nunes. 2011. (Seminário).

14.
XXII CIC Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2011. Narradores e crianças em A cama de Lygia Bojunga Nunes. 2011. (Congresso).

15.
62ª Reunião Anual da SBPC.Práticas de Letramento de Graduandos e Egressos de Letras em Múltiplos Domínios Discursivos. 2010. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 22:53:25