Francieli Jordão Fantoni

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3202971912897248
  • Última atualização do currículo em 19/09/2018


Doutoranda e mestre em comunicação midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN) e produtora editorial formada na UFSM. Atualmente pesquisa os seguintes temas: Universidade, Redes Sociais Digitais; Youtube; Estratégias de Comunicação, Análise de Discurso, Ecologia da Mídia, Midiatização. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francieli Jordão Fantoni
Nome em citações bibliográficas
FANTONI, F. J.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Comunicação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Orientador: Eugênia Maria Mariano da Rocha Barichello.
2013 - 2015
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: ?AMÉM? COMPARTILHE!?: ANÁLISE DA INTERAÇÃO E CIRCULAÇÃO DOS DISCURSOS DE MACEDO, SANTIAGO E USUÁRIOS NO FACEBOOK E TWITTER,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Viviane Borelli.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Palavras-chave: Midiatização; Religião; Circulação; Estratégias Discursivas; redes sociais.
2016 interrompida
Especialização interrompida em 2017 em MBA em Marketing.
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Ano de interrupção: 2017
2010 - 2015
Graduação em Produção Editorial.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: O FENÔMENO MIDIÁTICO ONE PIECE: UMA ANÁLISE DO FEMININO ATRAVÉS DAS PERSONAGENS NAMI E NICO ROBIN NO ANIME.
Orientador: Cristina Marques Gomes.
2008 - 2012
Graduação em Jornalismo.
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Título: Disputas e Tramas Discursivas Evangélicas nas Redes Sociais: Estratégias de Interações entre Líderes e Fiéis no Facebook e no Twitter.
Orientador: Antonio Fausto Neto.




Formação Complementar


2017 - 2017
Oficina: Elaboração de Ebook. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Marketing Digital para Iniciantes. (Carga horária: 2h).
Escola do Marketing Digital, SMD, Brasil.
2010 - 2010
Práticas para o desenvolvimento de competências interpessoais. (Carga horária: 16h).
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
2010 - 2010
Fazendo reportagens em quadrinhos. (Carga horária: 13h).
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
2010 - 2010
Mídia e Movimentos Sociais. (Carga horária: 4h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Comunicação Sindical. (Carga horária: 8h).
Seção Sindical dos Docentes da UFSM, ANDES-SEDUFSM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em O Olho do cinema: visões artísticas, históricas e. (Carga horária: 40h).
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
2009 - 2009
Edição em Jornalismo Cultural. (Carga horária: 4h).
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
2008 - 2008
Workshop: ?Crítica Cinematográfica?. (Carga horária: 20h).
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
2008 - 2008
Análise da Linguagem Cinematográfica. (Carga horária: 8h).
Santa Maria Vídeo e Cinema, SMVC, Brasil.
2008 - 2008
Roteiro e Direção. (Carga horária: 12h).
Santa Maria Vídeo e Cinema, SMVC, Brasil.
2008 - 2008
Convergência de Mídias na Web: A Fotoreportagem. (Carga horária: 20h).
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
2008 - 2008
Workshop: ?Realização de documentários?. (Carga horária: 20h).
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Co-orientador de Monografia, Enquadramento Funcional: Co-orientador, Carga horária: 10
Outras informações
Co-orientação de aluno de graduação na disciplina "TEORIAS APLICADAS EM COMUNICAÇÃO Ii" em 2015/2. Aluna orientada: Renata Engleitner Borsa. Título provisório: "ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL USADAS PELA LIVRARIA ATHENA DE SANTA MARIA ATRAVÉS DO FACEBOOK"

Atividades

2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .


Elo Editorial, ELO EDITORIAL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Produtora Editorial e Assessora de Imprensa, Carga horária: 20
Outras informações
A Elo Editorial é uma editora sem fins lucrativos, que visa dar visibilidade a escritores independentes, por meio da publicação da revista Bang Literário.


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul ( FAPERGS) no projeto "Lógica do consumo e igrejas neopentecostais: um estudo das estratégias de enunciação dos seus produtos midiáticos" sob a orientação da professora Viviane Borelli


Dois Assessoria e Comunicação, DOIS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assessora de Assuntos Comerciais e Imprensa, Carga horária: 16
Outras informações
Assessoria em Assuntos Comerciais para os Cadernos Comerciais do Jornal Diário de Santa Maria - Grupo RBS. Produção dos Cadernos: Quatro Estações - Primavera -Verão - Outono e Inverno; Beleza e Bem Estar; Educação; Guia Lar Doce Lar; Melhor Idade; Coisas de Criança; Quarta Colônia. Assessoria de Imprensa para empresas: Agrimec - http://www.agrimec.com.br/ Instituto Phytus - Notícias Phytus - http://www.institutophytus.com.br/ Instituto Phytus: Academia de Vendas - Editorias Seja Mais, Notícias, Aluno Destaque, Agronegócios e Distribuidor do Mês. http://www.institutophytus.com.br/academiadevendas/portal/?acao=session Syngenta - http://www.syngenta.com/country/br/pt/Pages/home.aspx. Informativo Syngenta n°4 e notícias do Agronegócio. Associação Distrito Vivo - ADV -http://www.distritovivo.org.br/ Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA: Boletim do Vestibulando 2010 ? verão, Edição 3 e Notícias para o site. Atualização de Mídias Sociais: Twitter e Blog da Dois Agência de Conteúdo - http://www.doisac.com/, @doisac Twitter e Orkut da Fadisma Período do estágio: 9 meses. Início 01/06/2010 a 11/02/2011.


Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Repórter, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 8
Outras informações
Repórter do programa Jornal da Unifra ? TV UNIFRA, canal 15 da NET. Como exemplo de produção: http://www.youtube.com/watch?v=fFHZtw-sRts&feature=plcp

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Repórter Aprendiz, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 15
Outras informações
Repórter da Agência CentralSul de Notícias da Unifra.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Produtora, Enquadramento Funcional: Produtora, Carga horária: 5
Outras informações
Produção do Outros Elementos da TV UNIFRA (Canal 15 da Net)

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Apresentadora, Enquadramento Funcional: Apresentadora, Carga horária: 8
Outras informações
Histórias do rock (quadro do Studio Rock) da TV UNIFRA (Canal 15 da net Santa Maria).


Tv Ovo, TV OVO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 15
Outras informações
Repórter, editora, pauteira e produtora para o programa TV OVO no Ônibus. Projeto de produção mensal do ponto de cultura PC Espelho - TV OVO. O programa apresenta reportagens de temática comunitária, educacional, cultural e de inclusão social. Produção eventuais de matérias para o Canal Futura e para a TV Brasil e participação em oberturas compartilhadas como a Feira do Livro de Santa Maria 2010 e Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop). www.tvovo.org


Brain Comunicação, BC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assessoria de Comunicação, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Estudos de Jornalismo

Objetivo: O grupo Estudos em Jornalismo está vinculado ao curso de graduação em Comunicação e ao programa de pós-graduação em Comunicação (POSCOM),ambos da UFSM. As atividades do grupo estão alicerçadas na construção de uma rede de estudos especializada, com aporte central nos debates sobre a mídia e o jornalismo. O grupo realiza a integração entre pesquisadores de diferentes níveis, possibilitando um importante espaço de discussão teórica entre doutores, doutorandos, mestrandos e acadêmicos do curso de Jornalismo. A partir das interlocuções internas, o grupo pretende fortalecer o debate continuado das teorias da comunicação e do jornalismo no âmbito da UFSM, de forma a estimular a produção científica qualificada e sua ampla divulgação, a partir da publicação de resultados de pesquisas,participação em congressos da área e integração com pesquisadores de outras instituições.".
2.
Circulação midiática e estratégias comunicacionais

Objetivo: O grupo de pesquisa "Circulação Midiática e Estratégias Comunicacionais" desenvolve estudos que contemplam questões relativas ao processo de midiatização da sociedade, à produção, à circulação e ao reconhecimento dos discursos midiáticos e suas interações com os demais campos sociais como o religioso, o político, o esportivo, o ambiental, o econômico e com outros movimentos que se constituem enquanto práticas discursivas. Os resultados das pesquisas do grupo repercutem em monografias, dissertações, teses, artigos científicos, relatórios, apresentações de trabalho e palestras de seus pesquisadores e estudantes em revistas, livros e eventos nacionais e internacionais..
3.
Comunicação Instutucional e organizacional
4.
Midiatização das Práticas Sociais

Objetivo: O presente Grupo de Trabalho constitui-se em torno de proposta para desenvolvimento de atividade de pesquisa ?Midiatização das Práticas Sociais?. A partir de investigações realizadas pelos proponentes no âmbito dos programas de pós-graduação onde se encontram inseridos, descreve-se a presença crescente de operações e referências da ?cultura midiática? em práticas sociais diversas, inclusive as práticas midiáticas propriamente ditas, que se constituem nos âmbitos dos seus ofícios profissionais. São privilegiados três sub-eixos: a)marcos analíticos e conceituais; b)estratégias de leituras e de processos de midiatização; e c)estudos de casos ?paradigmáticos?. Originalmente, este grupo focava a problemática da ?Televisão e produção de sentido?, considerando questões que se apresentavam como pertinentes, especialmente na transição da ?sociedade dos meios? para a ?sociedade em vias de midiatização?. De elementos situados neste contexto, resultaram algumas investigações que privilegiavam ainda a ?centralidade? do meio como dimensão pontual dos interesses investigativos do referido grupo. Mas, a emergência das manifestações da midiatização deslocou os focos para preocupações mais de natureza processual. Passou-se a investigar mutações resultantes da sociedade em midiatização sobre as atividades de práticas internas ao campo das mídias, elegendo-se, neste caso, os efeitos das mesmas sobre os processos de noticiabilidade. Desta fase herdou-se algumas conclusões que foram transformadas em hipóteses de trabalho no sentido de examinar dimensões processuais deste fenômeno e, desta feita, suas incidências e afetações, junto a práticas de diferentes campos (educativo, associativo, religioso, político, etc), além das práticas midiáticas propriamente ditas. Tal problemática vinha sendo vivenciada, sob diferentes registros, pelos pesquisadores aqui reunidos que localizavam em suas investigações, manifestações da 'cultura midiática' em práticas-objeto dos seus estudos..


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Lógicas interacionais entre produção e recepção nos jornais gaúchos Pioneiro e Gazeta do Sul
Descrição: Os jornais do interior têm enfrentado um problema que resulta do avanço tecnológico e da convergência de informações: a perda de leitores ou até mesmo a fragmentação do leitor para outras mídias. Esse fenômeno faz com que a mídia impressa desenvolva estratégias para destacar o papel do leitor no processo de produção jornalística. Nesse contexto investiga-se como os gaúchos Pioneiro de Caxias do Sul e Gazeta do Sul de Santa Cruz do Sul tem enfrentado essa 'crise' de leitores e que ações têm desenvolvido para permanecer em contato com os seus leitores...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Francieli Jordão Fantoni - Integrante / Viviane Borelli - Coordenador.
2013 - Atual
Produção e circulação da notícia: as interações entre jornais e leitores
Descrição: : Para enfrentar a perda de leitores para outras mídias em decorrência do avanço tecnológico, da convergência de informações e da produção de conteúdo por outras instâncias, os jornais têm ofertado possibilidades de interação através de e-mails dos repórteres, portais, sites, blogs, microblogs, como o Twitter, e das redes sociais, como Facebook. Entretanto, diante dos caminhos que a notícia segue, o jornal não controla mais a interação que outrora dominava por meio de seus dispositivos específicos (artigos opinativos, carta do leitor e seções específicas que contavam com a participação de leitores). A partir da constatação de que os jornais possibilitam zonas de interação com seus leitores e que eles capturam determinadas notícias e a lançam em dispositivos digitais, questiona-se: quais são os destinos das notícias produzidas pelos jornais Diário de Santa Maria, Pioneiro, Gazeta do Sul, A Plateia, O Nacional, A Razão e Diário Popular? Como ocorrem as interações entre jornal e leitor após a produção da notícia para o jornal e para as mídias digitais e por meio de que dispositivos? Que outros sentidos as notícias produzem a partir da ação dos leitores sobre elas? Como os leitores a reconfiguram e a ressignificam? Os leitores codeterminam os sentidos das notícias produzidas pelo dispositivo jornal e de que maneira? Como os jornais têm lidado com a crescente performance de seus leitores? Os jornais têm refletido sobre essas mudanças? Os jornais estão interessados em compreender esse trabalho interpretativo e performativo dos leitores? Trata-se de uma problemática de circulação de sentidos em que o objetivo principal é analisar os modos através dos quais os leitores produzem as ?suas próprias notícias?. Também questiona-se em que medida as relações entre jornal e leitor podem nos levar a um novo conceito de notícia. E, por fim, indaga-se sobre o futuro do jornalismo diante desse contexto de mutações...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Francieli Jordão Fantoni - Integrante / Elisângela Carlosso Machado Mortari - Integrante / Luan Moraes Romero - Integrante / Cibele Zardo - Integrante / Viviane Borelli - Coordenador / Marlon Dias - Integrante / Laura Moura Quadros - Integrante / Gabriele Wagner - Integrante / Rafael Rangel - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2012 - 2014
Lógicas Interacionais entre Produção e Recepção nos Jornais Gaúchos A Platéia e O Nacional

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Viviane Borelli em 11/10/2012.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Francieli Jordão Fantoni - Integrante / Viviane Borelli - Coordenador / Elisângela Carlosso Machado Mortari - Integrante / Rogério Saldanha Correa - Integrante / Débora Dalla Pozza - Integrante / Eduardo Silva Simioni - Integrante.
2011 - 2013
A dinâmica das interações entre produção e recepção nos jornais do Rio Grande do Sul
Descrição: Os jornais têm enfrentado um problema gerado pelo avanço tecnológico e convergência de informações: a perda de leitores para outras mídias. Esse fenômeno faz com que a mídia impressa desenvolva algumas estratégias editoriais e gráficas que buscam destacar o papel do leitor no processo de produção. Entretanto, pouco se discute sobre as operações realizadas entre essas instâncias e como ocorrem esses processos de interação. Sabe-se que as relações entre recepção e produção são reformuladas pela complexidade da sociedade, pelo processo crescente de midiatização, pela nova ordem digital, mas efetivamente o que significa esse fenômeno e como essas instâncias entram em interação? Essas são as questões centrais da proposta de pesquisa. Para tal, vão ser estudados os processos interacionais empreendidos pelas instâncias da recepção, produção e organização jornalística de alguns jornais representativos do estado do Rio Grande do Sul para compreender os distintos contratos, as especificidades do jornalismo impresso gaúcho e as ações realizadas pelos receptores ao contatarem os ?seus jornais?. Em suma, questiona-se sobre que novos contratos e vínculos são estabelecidos entre a organização jornalística, a instância da produção e da recepção e quais são as lógicas que regem essas interações...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Francieli Jordão Fantoni - Integrante / Elisângela Carlosso Machado Mortari - Integrante / Rogério Saldanha Correa - Integrante / Débora Dalla Pozza - Integrante / Viviane Borelli - Coordenador.
2011 - 2012
A dinâmica das interações entre produção e recepção nos jornais santa-marienses Diário de Santa Maria e A Razão
Descrição: O objetivo principal é descrever e analisar os processos interacionais realizados pela instância da produção (editores, repórteres, editores de arte, diagramadores, fotógrafos) dos jornais santa-marienses Diário de Santa Maria e A Razão e pelos seus receptores, levando-se em conta o modo como a organização jornalística gere os processos interacionais. Busca-se descrever os mecanismos que regem os contratos firmados com seus receptores através de observação das redações dos jornais e entrevistas com jornalistas e editores. Com isso, a meta é compreender o funcionamento e as lógicas que perpassam o contato e o vínculo entre jornal e leitores. De forma interligada, intenciona-se identificar as motivações, descrever e analisar as ações dos receptores ao contatarem os seus jornais ...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Francieli Jordão Fantoni - Integrante / Viviane Borelli - Coordenador / Elisângela Carlosso Machado Mortari - Integrante / Rogério Saldanha Correa - Integrante / Débora Dalla Pozza - Integrante.
2010 - 2012
Lógica do consumo e igrejas neopentecostais: um estudo das estratégias de enunciação dos seus produtos midiáticos
Descrição: O objetivo central da pesquisa é analisar as estratégias discursivas empreendidas por essas duas Igrejas para nomear e referir os seus produtos midiáticos. Essas operações discursivas são efetivadas através de distintos dispositivos a propaganda em seu formato tradicional e também de forma mais híbrida, quando aparece entrelaçada com o discurso religioso. A enunciação dos produtos midiáticos se efetiva através de contratos de leitura por meio de distintas lógicas, processos e estratégias....
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francieli Jordão Fantoni - Integrante / Viviane Borelli - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 17
2010 - 2010
Mídia, consumo e religião: as estratégias de enunciação das igrejas neopentecostais e a comunidade de recepção
Descrição: Analisar as estratégias discursivas empreendidas pelas Igrejas Internacional da Graça de Deus, Universal do Reino de Deus e o movimento Canção Nova para nomear e referir os seus produtos midiáticos. Essas operações discursivas são efetivadas através de distintos dispositivos ? a propaganda em seu formato tradicional e também de forma mais híbrida, quando aparece entrelaçada com o discurso religioso. A análise repousa sobre essas distintas estratégias de enunciação de seus produtos para que depois se possa delinear como se constitui a comunidade de recepção/consumo e, então, se consiga realizar uma pesquisa de recepção acerca dos sentidos produzidos por esses fiéis/receptores/consumidores. Descrever e analisar como a comunidade de recepção desses produtos midiáticos/religioso produz os seus próprios sentidos acerca do processo de recepção. Só por meio de uma pesquisa qualitativa e de caráter etnográfico vai ser possível identificar e compreender os distintos movimentos empreendidos pelos fiéis/consumidores/receptores seja no âmbito individual, familiar, institucional ou social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Produção de Conteúdo - Assessoria de Assuntos Comerciais.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Assessoria de Imprensa.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Midiatização.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Terceiro lugar na feira de tecnologia e ciência do PEIES - UFSM - A censura nos loucos anos do regime militar: resistência x repressão., UFSM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FANTONI, F. J.2017FANTONI, F. J.; BORELLI, V. . ?Viagem? Discursiva: A Circulação do Leitor em Sistemas Midiáticos de Jornais do Interior Gaúcho'.. Verso e Reverso: revista da comunicação (UNISINOS. Impresso), v. 31, p. 1-13, 2017.

2.
BORELLI, Viviane2014BORELLI, Viviane ; FANTONI, F. J. . Os contratos de leitura e a construção de vínculos de líderes evangélicos com seus fiéis na internet. Comunicação & Sociedade (Online), v. 36, p. 279-299, 2014.

3.
BORELLI, Viviane2013BORELLI, Viviane ; FANTONI, F. J. . As estratégias discursivas do apóstolo Valdemiro Santiago no âmbito da Internet. Líbero (FACASPER), v. 6, p. 111-121, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
FANTONI, F. J.; GOMES, Cristina Marques . A Circulação Midiática em One Piece: Uma Análise do Cenário Editorial e Audiovisual da Obra Japonesa. In: Marília de Araujo Barcellos. (Org.). Estudos Editoriais. 1ed.Santa Maria: PE.COM, 2017, v. 1, p. 91-111.

2.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . O Fazer Jornalístico no Contexto da Midiatização: Os Distintos Estágios dos Jornais Gaúchos. In: Fernanda Sagrilo Andres; Luciana Meneses Carvalho; Maicon Elias Kroth; Taís Steffenello Ghisleni. (Org.). Estudos das mídias: do relacionamento ao engajamento nas ambiências midiatizadas. 1ed.Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2014, v. 1, p. 373-398.

3.
FANTONI, F. J.. Tensões e Disputas Discursivas Evangélicas nas Redes Sociais: As Performances de Edir Macedo, R.R. Soares e Silas Malafaia. In: Pedro Gilberto Gomes; Antonio Fausto Neto; Moisés Sbardelotto; Thamiris Magalhães de Souza. (Org.). Mídias e Religiões: A comunicação e a fé em sociedades em midiatização. 1ed.São Leopoldo: Editora Unisinos: Casa Leiria, 2013, v. 1, p. 200-.

4.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . O (super) mercado da religião: as lógicas midiáticas e de consumo das Igrejas e de fiéis da Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça de Deus. In: MORAES, Ana Luiza Coiro; LISBÔA FILHO, Flavi Ferreira; BARCELLOS, Marília de Araújo. (Org.). Histórias da Mídia: Campos da Publicidade e da Comunicação Institucional. 1ed.Santa Maria: FACOS-UFSM, 2013, v. 1, p. 147-166.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FANTONI, F. J.; BARICHELLO, E. M. R. . Apontamentos sobre as Perspectivas Latino-americana e Anglo-saxã da Midiatização. In: VII Encontro Regional Sul de História da Mídia - ALCAR, 2018, Santa Maria. Anais do VII Encontro Regional Sul de História da Mídia - ALCAR. Santa Maria, 2018.

2.
FANTONI, F. J.. A representação feminina em One Piece: Uma análise semiológica das personagens Nami Nico Robin no anime. In: I Simpósio Internacional de Comunicação, 2016, Frederico Westphalen. Anais do I Simpósio Internacional de Comunicação.

3.
BORSA, Renata Engleitner ; FANTONI, F. J. . Athena Livraria e as estratégias de Marketing: Uma análise discursiva do Facebook da empresa. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2016.

4.
FANTONI, F. J.. A Circulação Discursiva de Macedo e Santiago nas Redes Sociais Twitter e Facebook. In: I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, 2016, São Leopoldo. Anais do I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. São Leopoldo: Unisinos, 2016.

5.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . Os Leitores como Agentes da Circulação da Notícia nos Sistemas Midiáticos dos Jornais do Interior Gaúcho. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

6.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . As Disputas Discursivas entre Fiéis e Não-Fiéis nas Redes Sociais de Silas Malafaia. In: VII Congresso Internacional em Ciências da Religião: A Religião entre o Espetáculo e a Intimidade, 2014, Goiânia. GT6: INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E FÉ: ENTRE A INSTRUMENTALIZAÇÃO DA ?PALAVRA DE DEUS? E A ?NATUREZA? DA FÉ. Goiânia: PUC-GO, 2014. v. 1. p. 24-35.

7.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . Projeto 'cura gay' vai às ruas: uma análise semiológica das manifestações populares midiáticas em Santa Maria - RS. In: II Colóquio Semiótica das Mídias - IV Pentálogo, 2013, Japaratinga. Anais do II Colóquio Semiótica das Mídias.. Alagoas: UFAL, 2013. v. 2. p. 1-16.

8.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . Religião Evangélica na Internet: Os Contratos de Leitura dos Portais das Igrejas Universal, da Graça e Assembléia de Deus. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2013, Santa Cruz do Sul. Anais do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: INTERCOM, 2013. p. 1-15.

9.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . A Prática Jornalística Midiatizada nas Redações dos Jornais Gaúchos A Platéia e O Nacional. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2013, Santa Cruz do Sul. Anais do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: INTERCOM, 2013. p. 1-15.

10.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . O Fazer Jornalístico no Contexto da Midiatização: Os Distintos Estágios dos Jornais Gaúchos. In: V Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2013, Santa Maria. Anais do Sipecom [recurso eletrônico]: Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação. Santa Maria, 2013.

11.
FANTONI, F. J.; BORELLI, V. . A Experiência Religiosa Midiatizada: Criação de Vínculos, Manutenção da Crença e Tensionamentos Religiosos. In: XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2012, Chapecó. Anais do XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: INTERCOM, 2012. p. 1-15.

12.
FANTONI, F. J.; BORELLI, V. . Produção da Notícia e Novas Tecnologias: Uma Análise da Mutação da Rotina Jornalística nos Jornais Diário de Santa Maria e A Razão. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Pernambuco. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

13.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . Produção da Notícia e Novas Tecnologias: Uma Análise da Mutação da Rotina Jornalística nos Jornais Diário de Santa Maria e A Razão. In: II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, 2012, Curitiba. Anais do II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (II JPJor), 2012. p. 1-15.

14.
FANTONI, F. J.; BORELLI, V. . O Fiel e o Mercado Religioso: Uma Análise das Lógicas Midiáticas e de Consumo das Igrejas Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça de Deus1. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife - Pernambuco. Anais do XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM., 2011.

15.
FANTONI, F. J.; Silva, C. M. ; BORELLI, V. . A Captura do Fiel/Consumidor: Uma Análise dos Modos de Enunciação dos Produtos e Dispositivos Midiáticos das Igrejas Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça. In: XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2011, Londrina - Paraná. Anais do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2011.

16.
FANTONI, F. J.; BORELLI, V. . Consumo Neopentecostal: Uma Análise das Lógicas Midiáticas e de Consumo das Igrejas Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça. In: IV SIPECOM, 2011, Santa Maria - RS. Anais do Sipecom: Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2011.

17.
FANTONI, F. J.; KRAETZIG, N. C. ; BORELLI, V. . A Expressão da Fé: Uma Análise das Estratégias de Enunciação do Portal Canção Nova. In: Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPE, 2010, Santa Maria. Anais do XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE, 2010.

18.
FANTONI, F. J.; FONSECA, A. E. ; PALMA, G. B. . Jornaleco: Uma Proposta de Jornalismo Ambiental para Mídia Impressa.. In: Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPE, 2010, Santa Maria. XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE, 2010.

19.
FANTONI, F. J.; KRAETZIG, N. C. ; BORELLI, Viviane . A Expressão da Fé: Uma Análise das Estratégias de Enunciação do Portal Canção Nova. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2010, Caxias do Sul. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . Os Sistemas Midiáticos e a Reconfiguração da Oferta Discursiva: Uma Análise do Facebook de Jornais do Interior Gaúcho. In: XXX Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. Anais da XXX Jornada Acadêmica Integrada, 2015.

2.
FANTONI, F. J.; BOMFA, C. . Preparação e Normalização de Originais: O Caso da Revista Experimental O QI, do Curso de Produção Editorial da UFSM. In: XXX Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. Anais do XXX Jornada Acadêmica Integrada, 2015.

3.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . A Midiatização da Experiência Religiosa: Uma Análise dos Fiéis das Igrejas Internacional do Reino de Deus e Universal do Reino de Deus. In: 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012, Santa Maria. Anais 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012. p. 1-5.

4.
FANTONI, F. J.; GABBI, D. ; BORELLI, Viviane ; MORTARI, E. C. M. ; CORREA, R. S. ; RUVIARO, E. do, P. . Fatores determinantes para a comunicação organizacional no jornal regional A Razão de Santa Maria, RS. In: XXVI Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2011, Santa Maria. Anais da XXVI Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2011.

5.
FANTONI, F. J.; RUVIARO, E. do, P. ; BORELLI, Viviane ; MORTARI, E. C. M. ; CORREA, R. S. ; GABBI, D. . Novas Tecnologias e Produção Jornalística no Diário de Santa Maria e em A Razão. In: XXVI Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2011, Santa Maria. Anais da XXVI Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2011.

6.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . Um Estudo das Lógicas de Consumo Midiático e dos Produtos das Igrejas Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça de Deus. In: XXVI Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2011, Santa Maria. Anais da XXVI Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FANTONI, F. J.. Tecnologia, cultura e cognição: as perspectivas teóricas de Mcluhan e Flusser. In: XIV Seminário Internacional de Comunicação (Seicom), 2017, Porto Alegre. Anais do XIV Seminário Internacional de Comunicação (Seicom). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017. p. 43-44.

2.
FANTONI, F. J.. O Uso de ?Emotions? no Facebook do Jornal Gaúcho Diário de Santa Maria. In: 12° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2014, Santa Cruz do Sul. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e IV Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo. Santa Cruz do Sul: Unisc, 2014. p. 60-60.

3.
FANTONI, F. J.. Um estudo de caso dos jornais do interior gaúcho e seus protocolos interacionais. In: XII Seminário Internacional da Comunicação - Imaginário em rede: Comunicação, memória e tecnologia, 2013, Porto Alegre. XII Seminário Internacional da Comunicação - Imaginário em rede: Comunicação, memória e tecnologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. v. 1. p. 121-122.

4.
FANTONI, F. J.. Tensões e disputas discursivas evangélicas nas redes sociais: As performances de Edir Macedo, R.R. Soares e Silas Malafaia. In: Simpósio Internacional IHU ? Igreja, cultura e sociedade, 2012, São Leopoldo. Anais do Simpósio Internacional IHU ? Igreja, cultura e sociedade, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
FANTONI, F. J.; HASLINGER, Evelin . Pesquisas em Mídia e Religião: Um Levantamento Bibliográfico da Produção Discente dos Pós-Graduandos em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS (2006-2017). 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FANTONI, F. J.; BARICHELLO, E. M. R. . Apontamentos sobre as Perspectivas Latino-americana e Anglo-saxã da Midiatização. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FANTONI, F. J.. Mesa ?Estudos Editoriais?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . Os Leitores como Agentes da Circulação da Notícia nos Sistemas Midiáticos dos Jornais do Interior Gaúcho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . Os Sistemas Midiáticos e a Reconfiguração da Oferta Discursiva: Uma Análise do Facebook de Jornais do Interior Gaúcho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
FANTONI, F. J.; BOMFA, C. . Preparação e Normalização de Originais: O Caso da Revista Experimental O QI, do Curso de Produção Editorial da UFSM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . As disputas discursivas entre fiéis e não-fiéis nas redes sociais de Silas Malafaia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . O uso de ?emotions? no Facebook do jornal gaúcho Diário de Santa Maria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . Projeto 'cura gay' vai às ruas: uma análise semiológica das manifestações populares midiáticas em Santa Maria - RS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FANTONI, F. J.. Painel Temático = Estudos do Jornalismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . Religião Evangélica na Internet: Os Contratos de Leitura dos Portais das Igrejas Universal, da Graça e Assembléia de Deus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . O Fazer Jornalístico no Contexto da Midiatização: Os distintos Estágios dos Jornais Gaúchos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
FANTONI, F. J.. Um Estudo de Caso dos Jornais do Interior Gaúcho e seus Protocolos Interacionais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
FANTONI, F. J.; BORELLI, V. . A Prática Jornalística Midiatizada nas Redações do Jornais Gaúchos A Plateia e O Nacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
FANTONI, F. J.; BORELLI, V. . A Experiência Religiosa Midiatizada: Criação de Vínculos, Manutenção da Crença e Tensionamentos Religiosos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
FANTONI, F. J.; BORELLI, V. . O Fiel Midiatizado: Uma Análise da Experiência Religiosa dos Fiéis das Igrejas Internacional da Graça de Deus e Universal do Reino de Deus. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
FANTONI, F. J.. Tensões e Disputas Discursivas Evangélicas nas Redes Sociais: As Performances de Edir Macedo, R.R. Soares e Silas Malafaia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . A Midiatização da Experiência Religiosa: Uma Análise dos Fiéis das Igrejas Internacional do Reino de Deus e Universal do Reino de Deus. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
FANTONI, F. J.; BORELLI, Viviane . Produção da notícia e novas tecnologias: uma análise da mutação da rotina jornalística nos jornais Diário de Santa Maria e A Razão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
BORELLI, V. ; FANTONI, F. J. ; Silva, C. M. . A Captura do Fiel/Consumidor: Uma Análise dos Modos de Enunciação dos Produtos e Dispositivos Midiáticos das Igrejas Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
FANTONI, F. J.; BORELLI, V. . O Fiel e o Mercado Religioso: Uma Análise das Lógicas Midiáticas e de Consumo das Igrejas Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça de Deus. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
FANTONI, F. J.; BORELLI, V. . Um estudo das lógicas de consumo midiático e dos produtos das Igrejas Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça de Deus. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
FANTONI, F. J.; BORELLI, V. . O Fiel/Consumidor: Um Estudo Sobre as Estratégias Enunciativas de Produtos e Dispositivos Midiáticos das Igrejas Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
FANTONI, F. J.; BORELLI, V. . Consumo Neopentecostal: Uma análise das lógicas midiáticas e de consumo das igrejas universal do reino de deus e internacional da graça. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
FANTONI, F. J.; GABBI, D. ; BORELLI, Viviane ; MORTARI, E. C. M. ; CORREA, R. S. ; RUVIARO, E. do, P. . Fatores Determinantes para a Comunicação Organizacional no Jornal Regional A Razão de Santa Maria, RS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
FANTONI, F. J.; RUVIARO, E. do, P. ; BORELLI, Viviane ; MORTARI, E. C. M. ; CORREA, R. S. ; GABBI, D. . Novas Tecnologias e Produção Jornalística no Diário de Santa Maria e em A Razão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
FANTONI, F. J.; KRAETZIG, N. C. ; BORELLI, V. . A expressão da fé: uma análise das estratégias de enunciação do portal canção nova. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
FANTONI, F. J.. Jornaleco: Uma proposta de jornalismo ambiental para mídia impressa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
FANTONI, F. J.; KRAETZIG, N. C. ; BORELLI, V. . A Expressão Da Fé e o Mercado Religioso: Uma Análise Das Estratégias De Enunciação Do Portal Canção Nova. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FANTONI, F. J.. Parecer de artigo científico - Revista Experimental do Curso de Comunicação Social Produção Editorial - OQI. 2018.

2.
FANTONI, F. J.; Meinen, C. ; Merladete, L. . Caderno Educação. 2011.

3.
FANTONI, F. J.; Meinen, C. ; BRAVO, I. . Caderno Beleza & Bem-Estar. 2011.

4.
FANTONI, F. J.; Merladete, L. ; Meinen, C. . Caderno Quarta Colônia. 2010.

5.
FANTONI, F. J.; Meinen, C. ; Merladete, L. . Caderno Beleza & Bem-Estar. 2010.

6.
FANTONI, F. J.; Meinen, C. ; Merladete, L. . Caderno Quatro Estações - Inverno. 2010.

7.
FANTONI, F. J.; Meinen, C. . Caderno Educação. 2010.

8.
FANTONI, F. J.; Meinen, C. ; Merladete, L. . Caderno Melhor Idade. 2010.

9.
FANTONI, F. J.; Meinen, C. . Caderno Beleza & Bem-Estar. 2010.

10.
FANTONI, F. J.; Meinen, C. ; BRAVO, I. . Caderno Coisas de Criança. 2010.

11.
FANTONI, F. J.; Meinen, C. ; BRAVO, I. . Quatro Estações - Primavera. 2010.

12.
FANTONI, F. J.; Meinen, C. ; BRAVO, I. . Guia Lar Doce Lar. 2010.

13.
FANTONI, F. J.; Meinen, C. ; BRAVO, I. . Cadeno Beleza & Bem-Estar. 2010.

14.
FANTONI, F. J.; Meinen, C. ; BRAVO, I. . Caderno Quatro Estações - Verão. 2010.

15.
FANTONI, F. J.; Meinen, C. ; BRAVO, I. . Caderno Beleza & Bem-Estar. 2010.

16.
FANTONI, F. J.; Meinen, C. ; Merladete, L. . Caderno Coisas de Criança. 2010.

17.
FANTONI, F. J.; Meinen, C. ; BRAVO, I. . Caderno Melhor Idade. 2010.

18.
FANTONI, F. J.; BRAVO, I. ; Meinen, C. . Guia Lar Doce Lar. 2010.

19.
FANTONI, F. J.; BRAVO, I. ; Meinen, C. ; Merladete, L. . Caderno Educação. 2010.

20.
MERLADETE, A. SEVERO, B. TAVARES, C. M. GARRIDO, B. P. WENCESLAU, C. ARAUJO, D. CUSTODIO, F. MULLER, F. FANTONI, F. J. SCHAFER, J. MIRANDA FILHO, J. A. ALMEIDA, L. P. MARTINS, L. F. L. GONCALVES, M. S. KRAETZIG, N. C. NASCIMENTO, M. L. MARCON, P. POLL, N. M. VIERO, S. CADORE, P. VIEIRA, R. C. B. RICORDI, R. KLUWE, S. DUTRA, S. P. NEGRINI, T. , et al.CASTRO, U. S. ; Jornaleco - Jornal Laboratório Especializado em Meio Ambiente. 2010.

21.
FANTONI, F. J.; Meinen, C. ; MINUZZI, L. . Caderno Quarta Colônia. 2010.

22.
MERLADETE, A. SCHEFELBANIS, A. S. SEVERO, B. COSTA, D. S. ARAUJO, D. VARGAS, F. S. CUSTODIO, F. BERNARDINI, F. MULLER, F. FANTONI, F. J. MIRANDA FILHO, J. A. MARTINS, J. D. Q. SCHAFER, J. DE ALMEIDA, L. MARTINS, L. F. TEIXEIRA, M. SILVA, L. B. SCHULTZ, N. V. KRAETZIG, N. C. KLUWE, S. DUTRA, S. P. CADORE, P. RICORDI, R. BOLSSON, S. M. NEGRINI, T. , et al.OLIVEIRA, T. CASTRO, U. S. ; Abra - Jornal Experimental do Curso de Comunicação Social. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
FANTONI, F. J.. OQI - Revista Experimental do Curso de Comunicação Social Produção Editorial - UFSM. 2015. (Editoração/Outra).

2.
SUDATI, Auri ; FANTONI, F. J. . A Lagoa Encantada: Contos para o Exercício do Meio Ambiente, Tecnologia e Minorias. 2014. (Editoração/Livro).

3.
FANTONI, F. J.. Revista Bang Literário II. 2013. (Editoração/Outra).

4.
FANTONI, F. J.. Revista Bang Literário III. 2013. (Editoração/Outra).

5.
FANTONI, F. J.; LUCAS, H. D. ; GARCIA, J. M. ; BETAT, L. ; FREITAS, T. A. ; ROSA, C. N. ; SILVEIRA, A. C. M. ; BARICHELLO, E. M. R. ; LISBOA FILHO, F. F. ; FOSSA, M. I. T. ; BARCELLOS, M. A. ; BORELLI, V. ; BRUST, F. ; AGUIAR, F. ; MAINARDI, M. ; CRUZ, R. B. . Estratégias Midiáticas. 2011. (Editoração/Livro).

6.
FANTONI, F. J.; FANTONI, F. J. MERLADETE, A. SEVERO, B. TAVARES, C. M. WENCESLAU, C. BARAUNA, C. H. RODRIGUES, C. R. M. ARAUJO, D. SILVA, E. F. P. OLIVEIRA, F. CUSTODIO, F. MULLER, F. BELMONTE, G. PIERRE, J. RODRIGUES, J. N. SCHAFER, J. BOLZAN, L. O. ALMEIDA, L. P. MARTINS, L. F. BORBA, M. S. GONCALVES, M. S. AMARAL, M. TEIXEIRA, M. SCHULTZ, N. V. KRAETZIG, N. C. , et al.TIRLONI, N. P. MARCON, P. CADORE, P. VIEIRA, R. C. B. RICORDI, R. KLUWE, S. DUTRA, S. P. NEGRINI, T. OLIVEIRA, T. CASTRO, U. S. ; Revista Plural. 2010. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FANTONI, F. J.; KNOLL, Graziela Frainer; HOLLERBACH, Cristina Munarski Jobim. Participação em banca de Paola de Souza Porto. In-Game Advertising como Estratégia de Co-Branding no jogo Pro Evolution Soccer 2017: O Caso da Marca Red Bull. 2017.

2.
FANTONI, F. J.; BRITO, Lucas Charão; MULLER, Fabrise de Oliveira. Participação em banca de Arli Antonio Freo. Mekal Química: Um Estudo das Estratégias de Fidelização de Clientes Através do Marketing de Relacionamento. 2017.

3.
FANTONI, F. J.; GHISLENI, Taís Steffenello; FRAGA, Pauline Neutzling. Participação em banca de Lourenço Mesquita Lima e Silva. Um Estudo da Comunicação Digital das Marcas Nike e Adidas nas Paralimpíadas RIO 2016 Via suas fanpages no Facebook. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Mídias Sociais Digitais) - Universidade Franciscana.

4.
FANTONI, F. J.; DIAS, Mauricio; LAMMEL, Iuri. Participação em banca de Letícia Poerschke de Almeida. ?Ao Vivo? Na Internet: Um Estudo de Caso do Jornal da Band no Facebook. 2016.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DALMOLIN, Aline; FLORES, Ana Cássia Pandolfo; FANTONI, F. J.. Participação em banca de Igor Coutinho Ribeiro.A representação dos evangélicos na mídia: análise da personagem Gina de Amor a Vida.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15° Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional ? MEP.Avaliador de projetos na 15° Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional ? MEP. 2018. (Outra).

2.
33° Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM.Avaliador de trabalhos na 33° Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM. 2018. (Outra).

3.
II Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais.Pesquisas em Mídia e Religião: Um Levantamento Bibliográfico da Produção Discente dos Pós-Graduandos em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS (2006-2017). 2018. (Seminário).

4.
32° Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM.Avaliador de trabalhos na 32° Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM. 2017. (Outra).

5.
SEICOM - XIV Seminário Internacional de Comunicação. 2017. (Seminário).

6.
SEICOM - XIV Seminário Internacional de Comunicação.TECNOLOGIA, CULTURA E COGNIÇÃO: AS PERSPECTIVAS TÉORICAS DE MCLUHAN E FLUSSER. 2017. (Seminário).

7.
I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. 2016. (Seminário).

8.
I Simpósio Internacional de Comunicação.A representação feminina em One Piece: Uma análise semiológica das personagens Nami Nico Robin no anime. 2016. (Simpósio).

9.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2015. (Congresso).

10.
11° Fórum de Comunicação Social da Unifra.Estudos em Jornalismo. 2013. (Outra).

11.
Aula Magna: "Redefinindo a recepção: convergência e transmidiação",com Maria Immacolata Vassallo de Lopes. 2013. (Exposição).

12.
EDITASUL. 2013. (Outra).

13.
Encontro com os Grupos de Pesquisa da Facos.Grupo de Pesquisa em Jornalismo. 2013. (Encontro).

14.
II Colóquio Semiótica das Mídias - Integrante do Pentálogo IV. Projeto ?cura gay? vai às ruas: uma análise semiológica das manifestações populares midiáticas em Santa Maria ? RS. 2013. (Congresso).

15.
Seminário da escola de Altos Estudos. 2013. (Seminário).

16.
V Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação. O fazer jornalístico no contexto da midiatização: os distintos estágios dos jornais gaúchos. 2013. (Congresso).

17.
XIII Seminário Internacional da Comunicação- Imaginário em rede: Comunicação, memória e tecnologia.Um Estudo de Caso dos Jornais do Interior Gaúcho e seus protocolos interacionais. 2013. (Seminário).

18.
XIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Prática Jornalística Midiatizada nas Redações dos Jornais Gaúchos A Platéia e O Nacional. 2013. (Congresso).

19.
XIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Religião Evangélica na Internet: Os Contratos de Leitura dos Portais das Igrejas Universal, da Graça e Assembléia de Deus. 2013. (Congresso).

20.
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. A Prática Jornalística Midiatizada nas Redações dos Jornais Gaúchos A Platéia e O Nacional. 2013. (Congresso).

21.
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2013. (Congresso).

22.
27° Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.Comunicação, Cultura Organizacional e Notícia: Um Estudo Do Grupo RBS-Diário De Santa Maria. 2012. (Outra).

23.
27° Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.A Midiatização da Experiência Religiosa: Uma Análise dos Fiéis das Igrejas Internacional do Reino de Deus e Universal do Reino de Deus. 2012. (Outra).

24.
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR).Produção da notícia e novas tecnologias: uma análise da mutação da rotina jornalística nos jornais Diário de Santa Maria e A Razão. 2012. (Encontro).

25.
XIII Congresso de Ciências da Comunicação da região Sul. A Experiência Religiosa Midiatizada: Criação de Vínculos, Manutenção da Crença e Tensionamentos Religiosos. 2012. (Congresso).

26.
XXIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS.O Fiel Midiatizado: Uma Análise Da Experiência Religiosa Dos Fiéis Das Igrejas Internacional Da Graça De Deus e Univeral Do Reino De Deus. 2012. (Outra).

27.
26° Jornada Acadêmica Científica.Fatores determinantes para a comunicação organizacional no jornal regional A Razão de Santa Maria, RS. 2011. (Outra).

28.
26° Jornada Acadêmica Integrada - JAI.Novas tecnologias e produção jornalística no Diário de Santa Maria e em A Razão. 2011. (Outra).

29.
26° Jornada Acadêmica Integrada - JAI.Um estudo das lógicas de consumo midiático e dos produtos das Igrejas Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça de Deus. 2011. (Outra).

30.
IV SIPECOM.Consumo Neopentecostal: Uma Análise das Lógicas Midiáticas e de Consumo das Igrejas Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça. 2011. (Seminário).

31.
XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. A Captura do Fiel/Consumidor: Uma Análise dos Modos de Enunciação dos Produtos e Dispositivos Midiáticos das Igrejas Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça. 2011. (Congresso).

32.
XXIII Salão de Iniciação Científica - SIC.O Fiel/Consumidor: Um Estudo Sobre As Estratégias Enunciativas de Produtos e Dispositivos Midíáticos das Igrejas Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça. 2011. (Outra).

33.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O Fiel e o Mercado Religioso: Uma Análise das Lógicas Midiáticas e de Consumo das Igrejas Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça de Deus. 2011. (Congresso).

34.
8° Fórum de Comunicação Social da Unifra. 2010. (Outra).

35.
Fórum de Editoração. 2010. (Outra).

36.
Intercom. 2010. (Congresso).

37.
Seminário de Jornalismo Político: O comportamento da mídia brasileira nas eleições 2010. 2010. (Seminário).

38.
Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE.A expressão da Fé: Uma análise das estratégias de enunciação do portal Canção Nova. 2010. (Simpósio).

39.
Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE.Jornaleco: Uma proposta de jornalismo ambiental para a mídia impressa. 2010. (Simpósio).

40.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Expressão Da Fé e o Mercado Religioso: Uma Análise Das Estratégias De Enunciação Do Portal Canção Nova. 2010. (Congresso).

41.
Ciclo histórico de cinema. 2009. (Encontro).

42.
Cultura Audiovisual, Cidadania e Transformação Social. 2009. (Seminário).

43.
6° Fórum de comunicação social da Unifra. 2008. (Simpósio).

44.
7° Fórum de Comunicação Social da Unifra. 2008. (Simpósio).

45.
7° Santa Maria Vídeo e Cinema - Direção Audiovisual e Análise Cinematográfica. 2008. (Oficina).

46.
Dia da Oficina - Formatos de atuação em telejornalismo e produção de textos para telejornalismo. 2008. (Oficina).

47.
Feira de Tecnologia, Ciências e Artes do PEIES.A censura nos loucos anos do regime militar: resistência x repressão. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FANTONI, F. J.. GT Midiatização da Religião: Grupo B (II Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais). 2018. (Congresso).

2.
FANTONI, F. J.. GT 01 Midiatização da Religião A (I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais). 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Arli Antonio Freo. MEKAL QUÍMICA: UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES ATRAVÉS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Marketing) - Universidade Franciscana. Orientador: Francieli Jordão Fantoni.

2.
Paola de Souza Porto. IN-GAME ADVERTISING COMO ESTRATÉGIA DE CO-BRANDING NO JOGO PRO EVOLUTION SOCCER 2017: O CASO DA MARCA RED BULL. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Marketing) - Universidade Franciscana. Orientador: Francieli Jordão Fantoni.

3.
Letícia Poerschke de Almeida. ?AO VIVO? NA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO DO JORNAL DA BAND NO FACEBOOK. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Mídias Sociais Digitais) - Universidade Franciscana. Orientador: Francieli Jordão Fantoni.

4.
Lourenço Lima e Silva. UM ESTUDO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL DAS MARCAS NIKE E ADIDAS NAS PARALIMPÍADAS RIO 2016 VIA SUAS FANPAGES NO FACEBOOK. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Mídias Sociais Digitais) - Universidade Franciscana. Orientador: Francieli Jordão Fantoni.



Outras informações relevantes


Atividades já realizadas:
Cobertura das eleições 2010. Equipe de produção da TV Santa Maria
Assessoria de comunicação da FEISMA 2010
Assessoria de imprensa Feira do Livro de Santa Maria 2010
Cobertura Colaborativa Feicoop pela TV OVO - 2010
Cobertura Colaborativa Feira do Livro de Santa Maria 2010
Práticas para o desenvolvimento de competências interpessoais inerentes ao convívio social e profissional
Diretora Cultural do Grêmio Estudantil, em 2006, do IEE Prof. Guilhermina Javorski
Coordenadora de Comunicação do Diretório Acadêmico de Jornalismo da Unifra - Lucídio Castelo Branco - DACAS



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 6:26:34