Adriano Ribeiro Cerullo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8170299179529243
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Adriano é Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pelo Mackenzie. Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual, também pelo Mackenzie, e pós-graduado em Comunicação e Artes, pelo Senac. É pesquisador nas áreas de Comunicação, Artes e Design. Desde 2010, atua como professor na FAAP - Faculdade Armando Álvares Penteado, ministrando aulas de design gráfico, criação e direção de arte, dentro do curso de Comunicação Social. Professor, idealizador e coordenador do curso de Pós-graduação e Extensão Live Marketing: Criação, Planejamento e Inovação. Também é membro colaborador do Núcleo de Inovação em Mídias Digitais da FAAP. Como profissional, possui mais de 20 anos de experiência atuando como diretor de arte e de criação, trabalhando em agências como Bullet, Momentum Worldwide/McCann Worldgroup, The Marketing Store e BFerraz. Durante esse período, criou, planejou e dirigiu projetos de comunicação regionais e multinacionais para importantes marcas. Adriano já foi premiado em diversos festivais locais e internacionais de criatividade incluindo, em 2008, durante a 55ª edição do Festival Internacional de Cannes, os dois primeiros Leões brasileiros da categoria Promo (dois Leões de Bronze pelo case iPod no Palito, para Kibon). Somam-se aos prêmios várias medalhas no Anuário do Clube de Criação de São Paulo; duas medalhas de ouro no El Ojo de IberoAmerica; uma peça finalista no Festival de Londres; medalhas no Wave Festival in Rio, no Globes Awards e em diversas outras premiações relevantes. Tanto em 2008 quanto em 2013, ele foi um dos profissionais indicados para fazer parte do júri no Festival de Cannes, dentro da delegação brasileira de jurados. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriano Ribeiro Cerullo
Nome em citações bibliográficas
CERULLO, A. R.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Armando Álvares Penteado, Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado.
Faap - Fundação Armando Alvares Penteado
Higienópolis
01242902 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 36627085
URL da Homepage: http://www.faap.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Proibida a Entrada de Pessoas Não Autorizadas: um Estudo sobre as Guerrilhas Artísticas Urbanas.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Marcos Rizolli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Guerrilha; Arte Urbana; Intervenção; Subversão; Contracultura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Cultura.
2002 - 2004
Especialização em Comunicação e Artes. (Carga Horária: 430h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Título: Fotomontagens/Photoshopagens - Fundamentação Teórica para a Prática.
Orientador: Simonetta Persichetti.
1996 - 2000
Graduação em Bacharel em Desenho Industrial/Programação Visual.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: História em Quadrinhos em Ilustração Tridimensional.
Orientador: Kito Castanha.




Formação Complementar


2015 - 2015
Da Arte Moderna para a Arte Contemporânea. (Carga horária: 18h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2015 - 2015
Arte Urbana e Digital - Um Encontro Contemporâneo. (Carga horária: 21h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2009 - 2009
Módulo 1 - Introdução. (Carga horária: 9h).
Oficina Tipográfica São Paulo, OTSP, Brasil.
2009 - 2009
Grafitti: Intervenções Urbanas. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Adobe Indesign CS. (Carga horária: 12h).
Graph Work - Centro de Aperfeiçoamento Profissional Ltda., GRAPHWORK, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em DIfusão: Pensadores do Design Visual. (Carga horária: 10h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor colaborador membro da FACOM, ministra aulas das disciplinas de Criação, Design Gráfico e Direção de Arte, dentro do curso de Comunicação Social e Publicidade e Propaganda.


BFerraz, BFE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 40


The Marketing Store - São Paulo, TMSW, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Concepção - Criação e Planejamento, Carga horária: 40


Momentum Worlwide, MOMENTUM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de criação, Carga horária: 40
Outras informações
A Momentum Worldwide é uma agência global, com expertise local em cada um dos 50 países em que atua. Com sede em Nova York, Momentum Worldwide faz parte do McCann Worldgroup, que por sua vez, está ligado ao IPG. Entre seus clientes globais estão American Express, Anheuser-Busch InBev, Coca-Cola, Nestlé, U.S. Army, Microsoft, entre outros.


Bullet, BULLET, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Podcaster, Enquadramento Funcional: Podcaster, Carga horária: 2
Outras informações
Membro da equipe do Podbility, o podcast oficial da agência. Os programetes tinham duração de uma hora, em média, e eram gravados e publicados uma vez por semana. O conteúdo, produzido pelos próprios membros, baseava-se principalmente em opiniões e sentimentos sobre o mercado de comunicação, mas também abrangia questões específicas de acordo com a data. Visite www.podbility.com.br para conhecer o projeto.

Vínculo institucional

2003 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Criação, Carga horária: 40
Outras informações
Direção de criação em marketing promocional, criando para Unilever, Pepsico, Philips, Diageo, Volkswagen, Kraft Foods e Gillette.


Simple Comunicação, SIMPLE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Diretor de criação, Enquadramento Funcional: Diretor de criação, Carga horária: 40
Outras informações
Direção de criação, direção de arte e liderança de time criativo, atendendo clientes como Cielo, Kraft Foods, Novartis e Whirlpool.


Mix21 Comunicação Integrada, MIX21, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 40
Outras informações
Direção de arte em promoção, marketing direto e design promocional, criando para TIM, Adams, Melitta e Grupo Santander-Banespa.


Estúdio Sete Comunicação Ltda., ESTÚDIO SETE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio


Guimarães Profissionais de Comunicação e Marketing, GUIMA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte/Designer, Carga horária: 40
Outras informações
Direção de arte em propaganda, design promocional, identidade visual, criação de campanhas interativas e sites para internet, criando para Natura, Monsanto, Yázigi-Internexus, OESP Mídia, Revistas Trip e TPM, Banco Santos, Disney Vídeos, Tilibra, HP e Webmotors.


Associacão Cidade Escola Aprendiz, ESCOLA APRENDIZ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 2
Outras informações
Participação como voluntário do programa Oficina de Sites, em que se criam e executam sites na internet para entidades da sociedade civil (ONGs). O programa desenvolve a habilidade de trabalhar em equipe, a responsabilidade social e a prática da pesquisa.


Triun Design e Comunicação, TRIUN, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40
Outras informações
Design promocional, identidade visual e web design, criando para Cinemark e Center Formula.



Outros Projetos


2014 - Atual
Mídias Sociais 360º
Descrição: O Mídias Sociais 360° (#MS360FAAP) é um relatório trimestral que apresenta o desempenho dos 100 perfis no Brasil com mais interações (selecionados pela Socialbakers) nas quatro principais plataformas utilizadas para o relacionamento entre as marcas e seus consumidores nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. APRESENTAÇÃO: Cada relatório apresenta dados acumulados dos 3 meses anteriores à publicação e é composto por diferentes gráficos para cada rede. Em cada gráfico, é possível enxergar o comportamento, tanto das marcas quanto dos seguidores e usuários destas plataformas. É um projeto desenvolvido pela FAAP em parceria com a Socialbakers, empresa especialista mundial em monitoramento de marcas nas redes sociais. Em forma de infográfico, o relatório analisa performance, crescimento de fãs, tempo de respostas das marcas às interações dos usuários, entre vários outros indicadores. Com o crescimento constante do uso das redes sociais para a construção de relacionamento entre marcas e seus consumidores, este projeto pretende oferecer não apenas uma forma de aprimoramento das estratégias de comunicação das empresas, mas também um material valioso para o acompanhamento da evolução das mídias sociais no Brasil. IDEALIZAÇÃO: - Núcleo de Inovação em Mídia Digital - FAAP. IDEALIZAÇÃO: - prof. Eric Messa (Núcleo de Inovação em Mídia Digital - FAAP) COLABORADORES: - Prof. Adriano Cerullo - Profa. Karina Bousso - Prof. Thiago Costa..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Artes.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Desenho Industrial.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Bronze - MELHOR PROJETO DE LIVE MARKETING NA OLIMPÍADA E PARALÍMPIADA 2016, Ampro Globes Awards.
2012
Prata, categoria Baixo Investimento, Ampro Globes Awards.
2011
Medalha de Bronze, categoria Promo, 36º Festival, Clube de Criação de São Paulo.
2011
Prata na categoria Promo, Wave Festival in Rio.
2010
Prata, categoria Melhor campanha de percepção de marca e experimentação, Ampro Globes Awards.
2009
Prêmio Anuário, categoria Design, 34º Festival, Clube de Criação de São Paulo.
2009
Medalha de Ouro, categoria Promo, 33º Festival, Clube de Criação de São Paulo.
2008
1º lugar - Ouro na categoria El Ojo Promo, XI Festival Internacional El Ejo de Iberoamerica.
2008
1º lugar - Ouro na categoria Promo Lions/Consumer Goods, Cannes Lions International Advertising Festival.
2008
1º lugar - Ouro na categoria Promo Lions/Promotional Packaging, Cannes Lions International Advertising Festival.
2008
Ouro na categoria Material Promocional, 33º Anuário do Clube de Criação de São Paulo.
2008
Ouro na categoria Promo, Wave Festival in Rio.
2008
Bronze, categoria Melhor ideia ou conceito inovador, Ampro Globes Awards.
2007
1º lugar - Ouro na categoria El Ojo Promo, X Festival Internacional El Ejo de Iberoamerica.
2007
Bronze na categoria Material Promocional, 32º Anuário do Clube de Criação de São Paulo.
2006
3º lugar na categoria Supremo Duo Design, 5º Prêmio Max Feffer.
2006
Ouro na categoria Design, 31º Anuário do Clube de Criação de São Paulo.
2005
Finalista na categoria Below the Line/Collateral: Direct Mail - Consumer, 20th Annual London International Awards.
2005
2º lugar na categoria Reciclato® Editorial., 4º Prêmio Max Feffer.
2005
Bronze na categoria Design, 30º Anuário do Clube de Criação de São Paulo.
2004
Bronze na categoria Material Promocional, 29º Anuário do Clube de Criação de São Paulo.
2000
4º lugar, Prêmio Apple de Criatividade.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos aceitos para publicação
1.
CERULLO, A. R.. Eram os deuses Situacionistas? As memórias de um futuro subversivo.. FACOM (FAAP), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
CERULLO, A. R.. Inteligência e Inovação Digital, Futuro do Live Marketing. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CERULLO, A. R.. Painel CONTEÚDO DE MARCA, NOVOS CAMINHOS CRIATIVOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CERULLO, A. R.. Campanhas com propósito: associando marcas a causas sociais.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CERULLO, A. R.. Rock e TMSW - Workshop / Atividade de Criação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CERULLO, A. R.. A importância do Live Marketing para a Construção de Marcas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CERULLO, A. R.. A importância do Live Marketing para a Construção de Marcas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CERULLO, A. R.. Apresentação do case OMO GPS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CERULLO, A. R.. Apresentação do case iPod no Palito Kibon. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CERULLO, A. R.; MESSA, E. E. . Infográficos Mídias Sociais 360° (#MS360FAAP). 2016.

2.
CERULLO, A. R.; MESSA, E. E. . Infográficos Mídias Sociais 360° (#MS360FAAP). 2015.

3.
CERULLO, A. R.; MESSA, E. E. . Infográficos Mídias Sociais 360° (#MS360FAAP). 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CERULLO, A. R.. Comentário - Divulgação Relatório MS360º. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
CERULLO, A. R.. Entrevista para o Clube do Trade: SETE TENDÊNCIAS DE CONSUMO QUE NINGUÉM PODE IGNORAR. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CERULLO, A. R.. Entrevista para o projeto 'Os Criativos'. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CERULLO, A. R.. Portfolio Digital. 2011; Tema: Portfolio Digital. (Rede social).

2.
CERULLO, A. R.. Livros Portfolio. 2002; Tema: Portfolio. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CERULLO, A. R.. Live Marketing: Criação, Planejamento e Inovação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CERULLO, A. R.. Shopper Marketing. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CERULLO, A. R.. Módulo: Ativação e Shopper Marketing. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
CERULLO, A. R.. Live Marketing: Criação, Planejamento e Inovação.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CERULLO, A. R.. Módulo: CENÁRIO DO MERCADO DE COMUNICAÇÃO: ECONOMIA NA ERA DIGITAL E LIVE MARKETING. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
CERULLO, A. R.. Live Marketing: Criação, Planejamento e Inovação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
CERULLO, A. R.. Live Marketing: Criação, Planejamento e Inovação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CERULLO, A. R.. Finalista no Concurso do Cartaz para o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. 2016. Ilustração.

2.
CERULLO, A. R.. Poster Lollapalooza Brasil. 2013. Desenho.

3.
CERULLO, A. R.. Capa da Revista Brain. 2012. Fotografia.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CERULLO, A. R.. Participação em banca de Natália Ferreira de Souza Nucci. Projeto de marketing e Comunicação: Bonami. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado.

2.
CERULLO, A. R.. Participação em banca de Paloma Garcia Klein. A Internet das Coisas: Magicband. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado.

3.
CERULLO, A. R.. Participação em banca de Raquel de Oliveira Amin. A Interação das Empresas de Entretenimento com os Consumidores nas Redes Sociais: HBO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado.

4.
CERULLO, A. R.. Participação em banca de Juliana Saad Sanchez. Youtubers: A Geração Internet como Produtora de Conteúdo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado.

5.
CERULLO, A. R.. Participação em banca de Nayara de Omena Santos. O Consumidor Mirim & Novas Oportunidades de Negócios: Análise Sobre o Aplicativo Playkids. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado.

6.
CERULLO, A. R.. Participação em banca de Daiana Rodrigues Cerqueira. Instituições Financeiras no Cenário Digital Brasileiro: Do Internet Banking ao Nubank. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado.

7.
CERULLO, A. R.. Participação em banca de Elivânia Saunitti Porto. O Movimento Feminista na Sociedade em rede: Uma Análise da Página Programa Empoderadas, do Portal Vila Mamífera e da Campanha 33 dias sem Machismo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado.

8.
CERULLO, A. R.. Participação em banca de Andressa Ferolla Cardoso. O Desafio Digital para Empresas B2B Voltadas à Pesquisa de Mercado. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação e Marketing Digital) - Fundação Armando Álvares Penteado.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CERULLO, A. R.. Júri - Etapa Regional Ampro Globes Awards. 2015.

2.
CERULLO, A. R.. Júri - Etapa Nacional Ampro Globes Awards. 2015.

3.
CERULLO, A. R.. Ampro Globes Awards. 2009.

4.
CERULLO, A. R.. 34º Anuário do Clube de Criação de São Paulo. 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontros de Comunicação.Total Brand Experience. 2017. (Encontro).

2.
Feira Brazil Promotion - Live Marketing and Retail.ENGAJAMENTO - Campanhas com propósito: associando marcas à causas sociais.. 2016. (Seminário).

3.
Congresso Brasileiro de Live Marketing - 2ª Edição. Painel: O Live Marketing sob o olhar da ideia. 2015. (Congresso).

4.
Congresso Brasileiro de Live Marketing - 2ª Edição. 2015. (Congresso).

5.
36ª Semana da Comunicação FAAP. 2014. (Encontro).

6.
37ª Semana da Comunicação FAAP. 2014. (Encontro).

7.
Diálogos Interdisciplinares - Cultura Visual e interdisciplinaridade, desafios contemporâneos.. 2014. (Outra).

8.
DIREITO À CIDADE, PARTE II - O papel da arte engajada (ativista). 2014. (Simpósio).

9.
Encontros de Comunicação FAAP 2014. 2014. (Encontro).

10.
Encontro sobre Arte - Transdisciplinaridade. 2014. (Encontro).

11.
Encontros sobre Arte Contemporânea. 2014. (Encontro).

12.
Visita orientada à 31ª Bienal. 2014. (Exposição).

13.
Conferência Internacional de Criatividade + Feira Pixel Show. 2013. (Feira).

14.
Diálogos sobre Prática Docente - Ambientes Virtuais e Proc. de Ensino e Aprendizagem?. 2013. (Outra).

15.
New Brand Communication. 2013. (Seminário).

16.
35ª Semana da Comunicação FAAP.Workshop - Portfolio. 2012. (Seminário).

17.
Festival do Clube de Criação de São Paulo. 2012. (Congresso).

18.
New Brand Communication. 2012. (Seminário).

19.
Wave Festival in Rio. 2012. (Congresso).

20.
34ª Semana da Comunicação FAAP.Oficina de Estágio. 2011. (Seminário).

21.
New Brand Communication. 2011. (Seminário).

22.
Ser Publicitário: venha saber como e por quê..A profissão de Don Draper. 2009. (Encontro).

23.
Ser Publicitário: venha saber como e por quê..A profissão de Don Draper. 2009. (Encontro).

24.
3º Almanaque de Criação.Apresentação do case iPod no Palito Kibon. 2008. (Seminário).

25.
Cannes Lions 2008 - 55th International Advertising Festival. 2008. (Seminário).

26.
X Festival Internacional El Ojo de Iberoamerica. 2007. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 14:05:21