Laura Paola Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9915706776212765
  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


Doutoranda em Arte e Experiência Interartes na Educação (UFMG, 2019), Mestre em Ensino de Arte (UFMG, 2018), Especialização em História da Cultura e da Arte (UFMG, 2009) e Licenciada em Arte Visuais (UEMG, 2007). Professora do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino, compondo o Núcleo de Estudos Étnicos Raciais (PBH). Supervisor do Projeto PIBID/CAPES/UEMG - Arte. Possui capítulo de livro e artigos publicados. Atua principalmente: Ensino de Arte/Cultura; Metodologia de Ensino; Supervidão de Estágio; Tecnologia educacional; Cultura étnico- raciais no ensino; Prática de Ensino;Tutora a distância e supervisão de estágio docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laura Paola Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, L. P.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Municipal Josefina Souza Lima, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
Rua Maria Madalena Esteves
Minaslândia (P Maio)
31812115 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 31810310
Telefone: (31) 3132776765


Formação acadêmica/titulação


2019
Doutorado em andamento em Artes.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O ENSINO DE ARTE NA CONTEMPORANEIDADE E O USO DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR: proposta pedagógica para formação continuada e construção de material pedagógico/vídeo para professores de Arte,
Orientador: Maurílio A. Rocha.
Palavras-chave: Ensino de Arte.
2016 - 2018
Mestrado profissional em Artes.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Máscaras Sociais: Construindo os caminhos para o aprendizado em Arte, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Fabrício Andrade Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ARTE EDUCAÇÃO; Educação; Ensino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2008
Especialização em História da cultura e da Arte. (Carga Horária: 600h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Como se analise o conceito de Cultura nos livros didáticos das Escolas Públicas do Estado de Minas Gerais.
Orientador: Magno Morães Melo.
2003 - 2006
Graduação em Educação Artística- habilitação em Artes Plasticas.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: Os desafios da era interativa relacionados às práticas pedagógicas.
Orientador: Paulo Tavares.




Formação Complementar


2017
Grupo de Estudo Éticos-raciais.
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
2018 - 2018
Leitura e Produção de textos acadêmicos. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
REDE NACIONAL DE CERTIFICADORES. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Circuito de Museus. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
2016 - 2016
DESILGUALDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: MENINAS E MENINOS. (Carga horária: 48h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2016 - 2016
Sair do Território- Arte Cênica, Tradição e Transdiciplinaridade. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
TEITEC- Tecnologia e Inovação no Ensino Fundamental. (Carga horária: 24h).
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
2011 - 2011
Projeto Trem de Histórias UAI. Módulo I. (Carga horária: 18h).
Serviço Social do Comércio, SECS, Brasil.
2009 - 2010
Educação em Rede. (Carga horária: 15h).
Rede Pitágotas de escolas, RG, Brasil.
2009 - 2009
OBSERVATORIO DA DIVERSIDADE CULTURAL. (Carga horária: 24h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2008 - 2008
Subsídios para ações educativo-culturais. (Carga horária: 2h).
Museu de Arte da Pampulha, NAE/MAP, Brasil.
2007 - 2007
ENCONTRO DE PROFESSORES. (Carga horária: 4h).
SUPERINTENDENCIA DE MUSEUS, SUM, Brasil.
2007 - 2007
Segurança em Museus. (Carga horária: 12h).
Fundação Clovis Salgado, FCS, Brasil.
2006 - 2006
Educação Patrimonial do MAP. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte da Pampulha, NAE/MAP, Brasil.
2006 - 2006
Encontro Regional sobre Currículo Básico Comum CBC. (Carga horária: 4h).
Secretaria de Estado de Educação, SEE, Brasil.
2006 - 2006
Seminário de Arte Educação. (Carga horária: 14h).
Universidade Estadual de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2006 - 2006
Congresso de Arte Educação.
Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil, CONFAEB, Brasil.
2003 - 2003
Oficina de Artes Plásticas. (Carga horária: 120h).
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor municipal, Carga horária: 22
Outras informações
Elaborar e desenvolver plano de aula, ministrar aulas, acompanhar o desempenho individual de cada aluno, proporcionar ao aluno um ambiente sadio de aprendizagem dentro da sala de aula, e aplicar avaliações. Coordenadora do projeto Câmara Mirim e do OPCA (Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente), no ano de 2015, na E.M Francisco Magalhães Gomes.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do projeto Câmara Mirim, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenadora do projeto Câmara Mirim e do OPCA (Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente), no ano de 2015, na E.M Francisco Magalhães Gomes.


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Supervisora- PIBID, Carga horária: 8
Outras informações
Projeto/subprojeto UEMG - Arte na modalidade de Supervisão da Universidade/Instituto Universidade do Estado de Minas Gerais, está vinculada(a) ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desde setembro de 2018 recebendo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Supervisor- PIBID, Carga horária: 8
Outras informações
O PIBID é um programa? CAPES de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério


Secretaria de Educação de Minas Gerais- Metropolitana C, SEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Pedagógico, Carga horária: 44
Outras informações
Ministrava palestra e seminários, orientava professores e coordenadores da rede estadual de ensino.

Atividades

08/2011 - 01/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Análise e orientação do processo pedagógico escolar. Ministrava palestras, cursos para professores da rede estadual de ensino.

Colégio Sagrado Coração de Jesus, SCJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor da História da Arte e da Cultura, Carga horária: 15
Outras informações
Elaborar e desenvolver plano de aula, ministrar aulas, acompanhar o desempenho individual de cada aluno, proporcionar ao aluno um ambiente sadio de aprendizagem dentro da sala de aula, e aplicar avaliações.

Atividades

02/2010 - 01/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Elaborar e desenvolver plano de aula, ministrar aulas, acompanhar o desempenho individual de cada aluno, proporcionar ao aluno um ambiente sadio de aprendizagem dentro da sala de aula, e aplicar avaliações.

Fundação Logosófica, FL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 18


Instituto Manoel Pinheiro, IEMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professora de História da Arte, Enquadramento Funcional: Professora de Artes, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Artes, Carga horária: 6


Instituto de Educação de Minas Gerais, IEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ARTES, Carga horária: 18


Fundação Clovis Salgado, FCS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Monitor de exposição, Enquadramento Funcional: Educador na exposição, Carga horária: 24
Outras informações
Monitoria da Exposição "Vitor Meireles - um artista do Império", ocorrida na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard do Palácio das Artes, no período de 02 a 29 de maio de 2005. A exposição contou com a presença de um público variado que incluiu também alunos de escolas municipais, estaduais e particulares.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: monitoria da exposição, Enquadramento Funcional: monitor de exposição, Carga horária: 24
Outras informações
Monitoria da Exposição "Abstração como Linguagem - Perfil de um Acervo", ocorrida na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard do Palácio das Artes, no período de 21 de outubro a 24 de novembro de 2004. A exposição contou com a presença de um público variado que incluiu também alunos de escolas municipais, estaduais e particulares.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Professor Nota 10, Grupo Abril e Fundação Victor e Cívita.
2018
Prêmio Arte na Escola, Instituto Arte na Escola.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERREIRA, L. P.; Abreu, N.A.C (Org.) ; SANTOS, M. A. V. (Org.) ; SILVA, R. M. (Org.) . Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento. 532. ed. Belo Horizonte: Grupo Editorial Letramento, 2015. v. 2. 141p .

Capítulos de livros publicados
1.
FERREIRA, L. P.; ANDRADE, Fabricio . RELATO DOS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA O APRENDIZADO NAS AULAS DE ARTE: A PARTIR DO ESTUDO DOS ARTÍSTAS JOHN AHEARN E RIGOBERTO TORRES. In: Jeanine Mafra Migliorini. (Org.). Reflexões sobre a Arte e o seu Ensino. 332ed.Ponta Grossa (PR): Atena, 2018, v. I, p. 1-324.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, L. P.; LEUNG, D. S. . SOMOS TODOS IGUAIS NAS DIFERENÇAS: Experiência estético-social a partir do vídeo clipe Black or White, do artista Michael Jackson. In: I Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Rede Municipal de Belo horizonte, 2018, Belo Horizonte. I Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Rede Municipal de Belo horizonte, 2018. v. I.

2.
ANDRADE, Fabricio ; FERREIRA, L. P. . RELATO DOS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA O APRENDIZADO NAS AULAS DE ARTE: A PARTIR DO ESTUDO DOS ARTÍSTAS JOHN AHEARN E RIGOBERTO TORRES. In: CONFAEB XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2017, Campo Grande/ MS. ?Enquanto esse velho trem atravessa...?: outros caminhos na experimentação e na formação docente em Arte, 2017. v. Unico. p. 1-3051.

3.
FERREIRA, L. P.; ANDRADE, Fabricio . Experiência estético social em arte: O caminho como método nos aprendizados em arte. In: XXVI CONFAEB, 2016, Roraima. Políticas públicas e ensino da arte: processos educativos em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, 2016. p. 532-542.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, L. P.; Abreu, N.A.C . Reflexões sobre a prática pedagógica na formação do professor. In: Seminário PIBID UEMG, 2015, Belo Horizonte. Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento. Belo Horizonte: Grupo editorial Letramento, 2015. p. 1-141.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, L. P.; ANDRADE, Fabricio . Reflexões sobre o saber docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FERREIRA, L. P.; LEUNG, D. S. . SOMOS TODOS IGUAIS NAS DIFERENÇAS: Experiência estético-social a partir do vídeo clipe Black or White, do artista Michael Jackson. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FERREIRA, L. P.. Encontro Centralizado dos Grupos de Estudo Étinico-raciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FERREIRA, L. P.. Encontro Centralizado dos Grupos de Estudos Éticos-raciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
FERREIRA, L. P.. Experiência Estético Social em Arte: O caminho do método nos aprendizados de Arte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FERREIRA, L. P.; Abreu, N.A.C . Reflexões sobre a prática pedagógica na formação do professor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FERREIRA, L. P.. Como elaborar um projeto- Lei de incentivo á cultura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA, L. P.. Estudantes de escola pública exibem 'máscaras sociais' em exposição. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FERREIRA, L. P.. Máscaras Sociais: construindo os caminhos para o aprendizado em Arte, de Laura Paola. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
FERREIRA, L. P.. Convite para exposição na reitoria. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
FERREIRA, L. P.. Promove IDEIAS. 2018.


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
FERREIRA, L. P.. Máscaras Sociais. 2018. Diversas.

2.
FERREIRA, L. P.. "AÇÃO SOBRE O BARRO". 2003. Escultura.

Outras produções artísticas/culturais
1.
FERREIRA, L. P.. Máscaras Sociais: Construindo os caminhos para o aprendizado em Arte. 2018 (Exposição de Arte).

2.
FERREIRA, L. P.. Projeto Aluno de Tempo Integral e Abrindo Espaço. 2005 (Projeto social).

3.
FERREIRA, L. P.. Arena da Cultura "ESSE POVO FAZ ARTE". 2003 (Mostra Cultural).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, L. P.; ANDRADE, Fabricio; LOPES, J. S. M.. Participação em banca de Luciana Cristina Gotelip Teixeira.O CINEMA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: perspectivas de sua integração no ambiente escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Rede Municipal de PBH. SOMOS TODOS IGUAIS NAS DIFERENÇAS: Experiência estético-social a partir do vídeo clipe Black or White, do artista Michael Jackson. 2018. (Congresso).

2.
I Seminário Arte e Experiência Interartes na Edcucação. 2018. (Seminário).

3.
Arte e Tecnologia no Ensino de Artes. 2017. (Seminário).

4.
Diálogos sobre Arte e Educação: Narrativas de si e aprendizagem autobiográfica/UFMGMG. 2017. (Seminário).

5.
Encontro Regional sobre Curriculo Básico Comum- CBC e Programa de Avaliação de Aprendizagem Escolar - PAAE. 2016. (Seminário).

6.
Perspectiva de Formação em Residência Docente. 2016. (Encontro).

7.
Perspectiva de Formação em Residência Docente. 2016. (Outra).

8.
Que sujeito é esse? Reflexões sobre concepções pedagógicas. 2016. (Seminário).

9.
XXVI CONFAEB- Congresso Nacional da Federação de Arte/ Educação do Brasil. Experiência Estético Social: O caminho como método nos aprendizados em Arte. 2016. (Congresso).

10.
XXVI CONFAEB- Congresso Nacional da Federação de Arte/ Educação do Brasil. 2016. (Congresso).

11.
Seminário Interdisciplinar PIBID.Reflexões sobre a prática pedagógica na formação do professor. 2015. (Seminário).

12.
Seminário Interdisciplinar PIBID. 2015. (Seminário).

13.
Laboratório de Aprendizagem/JOVEM2013. 2013. (Oficina).

14.
Saúde Vogal para profissionais da voz. 2012. (Encontro).

15.
Subsídios para ações educativo- culturais com deficientes visuais em museus. 2008. (Outra).

16.
ENCONTRO DE PROFESSORES- SUM. 2007. (Encontro).

17.
Oficina de Segurança em Museus- Fundação Clovis Salgado e IPHAN- DEMU. 2007. (Oficina).

18.
Encontro Regional sobre Curriculo Básico Comum- CBC e Programa de Avaliação de Aprendizagem Escolar - PAAE.Encontro Regional sobre Curriculo Básico Comum- CBC e Programa de Avaliação de Aprendizagem Escolar - PAAE. 2006. (Encontro).

19.
III Seminário Arte na Escola- Diferentes abordagens da arte no ensino Fundamental/ UFMG. 2006. (Seminário).

20.
Seminário de Arte Educação- UEMG. 2006. (Seminário).

21.
XVI CONFAEB- Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil. 2006. (Congresso).

22.
Arena da Cultura mostra 2003. ESSE POVO FAZ ARTE. 2003. (Exposição).

23.
Encontro de Arte Educação- Guignard UEMG. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, L. P.. Máscaras Sociais. 2018. (Exposição).

2.
FERREIRA, L. P.. Máscaras Sociais: Construindo os caminhos para o aprendizado em Arte. 2018. (Exposição).

3.
BERNARDES, R. K. ; PIMENTEL, L. G. ; FERREIRA, L. P. . I Seminário Arte Educar: Narrativas de Si e Aprendizagem (Auto)biográfica. 2017. (Outro).

4.
FERREIRA, L. P.. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: INTERFACES DOS SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. 2015. (Outro).

5.
FERREIRA, L. P.. Seminário PIBID/UEMG: INTERFACES DOS SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. 2015. (Outro).

6.
FERREIRA, L. P.; CLETO, M. ; MORAIS, T. . ESSE POVO FAZ ARTE. 2003. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
FERREIRA, L. P.; Abreu, N.A.C (Org.) ; SANTOS, M. A. V. (Org.) ; SILVA, R. M. (Org.) . Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento. 532. ed. Belo Horizonte: Grupo Editorial Letramento, 2015. v. 2. 141p .


Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, L. P.. Como elaborar um projeto- Lei de incentivo á cultura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FERREIRA, L. P.. Encontro Centralizado dos Grupos de Estudos Éticos-raciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
FERREIRA, L. P.; ANDRADE, Fabricio . Reflexões sobre o saber docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA, L. P.. Estudantes de escola pública exibem 'máscaras sociais' em exposição. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FERREIRA, L. P.. Máscaras Sociais: construindo os caminhos para o aprendizado em Arte, de Laura Paola. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
FERREIRA, L. P.. Convite para exposição na reitoria. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERNARDES, R. K. ; PIMENTEL, L. G. ; FERREIRA, L. P. . I Seminário Arte Educar: Narrativas de Si e Aprendizagem (Auto)biográfica. 2017. (Outro).

2.
FERREIRA, L. P.; CLETO, M. ; MORAIS, T. . ESSE POVO FAZ ARTE. 2003. (Exposição).

3.
FERREIRA, L. P.. Seminário PIBID/UEMG: INTERFACES DOS SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. 2015. (Outro).

4.
FERREIRA, L. P.. Máscaras Sociais: Construindo os caminhos para o aprendizado em Arte. 2018. (Exposição).



Outras informações relevantes


Aprovada em 1° lugar no EDITAL UEMG Nº 03/2018 - Seleção de Bolsistas professor supervisor do PIBID/UEMG//SUBPROJETO ARTES VISUAIS - DESIGN. Semifinalista Nacional do Prêmio Arte na Escola 2018- Categoria Ensino Fundamental. Semifinalista ao Prêmio Professor Nota 10 - 2018 - Categoria Ensino Fundamental. Classificada no Prêmio Funarte de Arte Educação 2018. Aprovada em 7° lugar para tutora do curso de especialização em Artes Visuais- Edital n° 021/2018 Seleção de Tutores CEEAV. Aprovada no processo de seleção das propostas artísticas EBA/UFMG - Ofício Circular nº 003/2017/CENEX-EBA. Aprovada em 5°lugar no concurso para professor de educação superior da Universidade Federal de Minas Gerais. Aprovada para cargo de Professor Municipal- Edital 02/10, homologado em 05/07/2011.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 16:40:45