Bruna Damiana de Sá Sólon Heinsfeld

M.A. in Education (PUC-Rio), specialization in Distance Education (UFF). B.A. in English Language and Literature (UERJ). Formation in instructional design, information and comunication technologies, Moodle, ciberculture, e-learning etc.
(Text informed by the author)

Last updated 09/29/2018
Address to access this CV:
http://lattes.cnpq.br/3277884898568993

29/09/2018

Personal Information
NameBruna Damiana de Sá Sólon Heinsfeld
Bibliographic CitationDAMIANA, Bruna;HEINSFELD, B. D. S. S.;HEINSFELD, Bruna Damiana;HEINSFELD, Bruna;HEINSFELD, Bruna Damiana de Sá Sólon

Formal Education/Degree
2016 - 2018Master´s in Educação .
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil. Year of degree: 2018.
Advisor: Magda Pischetola.
Keywords: Tecnologia; Políticas Públicas; Epistemologia.
Major Area: Humanities.
Major Area: Humanities / Área: Education / Subarea: Tecnologia.
Activities Sectors: Education.
2013 - 2015Specialization in Planejamento, implementação e gestão da EaD . (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Advisor: Daniela Ribeiro Monteiro.
2007 - 2011Graduation in Letras - Inglês/Literaturas (Bacharelado) .
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.



Complementary Education
2016 - 2016Desenho de cursos: introdução ao modelo ADDIE. (Credit Hours: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2015Gestão para a Aprendizagem: Módulo Gestão Estratégica.
Fundação Lemann, FL, Brasil.
2015 - 2015Emerging Trends & Technologies in the Virtual K-12.
University of California, Irvine, UCI, Estados Unidos.
2015 - 2015University Teaching 101.
Johns Hopkins University, JHU, Estados Unidos.
2014 - 2014Construção da Sala de Aula na Plataforma Moodle/CE. (Credit Hours: 30h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2014 - 2014Fundamentals of Virtual Instruction.
University of California, Irvine, UCI, Estados Unidos.
2013 - 2013Teoria e Prática do Design Instrucional. (Credit Hours: 50h).
Livre Docência Tecnologia Educacional, LD, Brasil.
2013 - 2013E-learning and Digital Cultures.
University of Edinburgh, EDINBURGH, Escócia.
2012 - 2012Tecnologia da Informação na Educação. (Credit Hours: 33h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2012 - 2012De acordo com o Novo Acordo. (Credit Hours: 10h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2012 - 2012Introdução ao e-Learning. (Credit Hours: 12h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2012 - 2012Comunicação Escrita. (Credit Hours: 91h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2012 - 2012Conhecimento, saber e ciência. (Credit Hours: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009Preparatório CAE. (Credit Hours: 100h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa S/A, CULTURA INGLESA, Brasil.
2005 - 2005Express Plus.
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa S/A, CULTURA INGLESA, Brasil.
2002 - 2004Young Express. (Credit Hours: 450h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa S/A, CULTURA INGLESA, Brasil.


Professional Experience
SESC - Departamento Nacional, SESC DN, Brasil.
Contract
2017 - 2018 Type of contract: Hired Under Employment Laws, Functional Placement: , Credit Hours: 40
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa S/A, CULTURA INGLESA, Brasil.
Contract
2009 - 2010 Type of contract: Estagiária, Functional Placement: , Credit Hours: 20
Skill Idiomas, SKILL, Brasil.
Contract
2012 - 2012 Type of contract: CLT, Functional Placement: , Credit Hours: 44
Secretaria Municipal de Educaçao, SME, Brasil.
Contract
2010 - 2010 Type of contract: Estagiária, Functional Placement: , Credit Hours: 20
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Contract
2010 - 2011 Type of contract: Bolsista, Functional Placement: , Credit Hours: 40
Contract
2010 - 2010 Type of contract: Livre, Functional Placement: , Credit Hours: 8
Contract
2008 - 2010 Type of contract: Bolsista, Functional Placement: , Credit Hours: 20
Activities
2010 - PresentProject participation activities, Instituto de Letras, .
Research Projects
PROCIÊNCIA - Iconicidade em Eça de Queiroz: Leitura para o domínio da língua
ID Projetos Educacionais, ID, Brasil.
Contract
2012 - 2014 Type of contract: CLT, Functional Placement: , Credit Hours: 40
Cengage Learning, CENGAGE, Brasil.
Contract
2014 - 2018 Type of contract: Freelancer, Functional Placement:
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Contract
2014 - 2017 Type of contract: , Functional Placement: , Credit Hours: 40
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Contract
2017 - 2017 Type of contract: Estágio Docente, Functional Placement: , Credit Hours: 4
Activities
2017 - PresentProject participation activities, Programa de Pós-Graduação em Educação, .
Research Projects
Epistemologia e didática com uso de mídias
2014 - 2016Project participation activities, Programa de Pós-Graduação em Educação, .
Research Projects
Desafios à sustentabilidade dos programas de inclusão digital para a educação básica: formação de professores e apoio à prática pedagógica


Research Projects
2017 - PresentEpistemologia e didática com uso de mídias
Description: O projeto de pesquisa representa um desdobramento do projeto "Desafios à sustentabilidade dos programas de inclusão digital para a educação básica: Formação de professores e apoio à prática pedagógica", desenvolvido entre outubro de 2014 e dezembro de 2015 pelo grupo de pesquisa em Formação docente e Tecnologias (ForTec) do PPGE/PUC-Rio. Os resultados apresentam as percepções dos professores sobre as tecnologias e sua adaptação nas escolas como processos inevitáveis, mas ao mesmo tempo demonstram pouca reconfiguração das práticas didáticas. Na maioria dos casos, as tecnologias não são percebidas como artefatos culturais e as experiências dos alunos, imersos na cultura digital, não são valorizadas. A partir dessas considerações, põem-se novos e interessantes questionamentos. Há uma relação entre a concepção de conhecimento e a prática pedagógica? Qual a visão epistemológica dos professores subjacente ao discurso de integração das tecnologias em educação? E ainda, mais especificamente: as tecnologias da informação e da comunicação estariam apontando para uma "revolução paradigmática" da educação (Behrens, 2000; Moraes, 2010)? Embasados em autores como Sterling (2010), Machado (2002) e Serres (1995), entre outros, procuramos responder a essas perguntas, voltando ao contexto escolar com uma nova investigação de abordagem qualitativa. A pesquisa será realizada em duas das oito escolas selecionadas anteriormente, escolhidas por apresentarem uma visão dos professores mais próxima do nosso conceito de sustentabilidade..
Situation: in Progress; Nature: Research.
Participant Students: Graduation ( 2) / Specialization ( 0) / Master's ( 1) / Professional Master Studies ( 0) / Ph.D. ( 2) .
Participants: Bruna Damiana de Sá Sólon Heinsfeld - Participant / Magda Pischetola - Co-ordinator / Maria Paula Rossi Nascentes da Silva - Participant / Danielle Fucs Ghelman - Participant / Juliana Gomes Correa - Participant.
.

Areas of Expertise
1. Major Area: Humanities / Area: Education.
2. Major Area: Linguistics, Letters and Arts / Area: Lingüístics / Subarea: Análise Crítica do Discurso.

Languages
English Comprehends Well, Speaks Well, Reads Well, Writes Well.
Spanish Comprehends Reasonably Reads Reasonably.

Awards and Titles
2017TOEFL, ETS.
2017Google Certified Educator Level 1, Google.
2014Aprovada, convocada e empossada no concurso para Técnico em Educação a Distância e Divulgação Científica da Fundação CECIERJ., Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
2012BRAZ-TESOL membership, BRAZ-TESOL (Association of teachers of English to speakers of other languages).
2011Certificate in Advanced English (CAE), University of Cambridge, England.
2010Aprovada e convocada no concurso do magistério municipal e convocada para o cargo de Professor I - Língua Inglesa (3ª CRE), Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ.
2010Aprovada no concurso do magistério para a Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC/RJ) para o cargo de Professor I - Língua Inglesa, Governo do Estado do Rio de Janeiro - RJ.
2004Preliminary English Test (PET), University of Cambridge, England.
2002Key English Test (KET), University of Cambridge, England.


Scientific, Technological, Artistic and Cultural Production
Bibliographical Production
Articles in Scientific Journals
1.   PISCHETOLA, M. ; HEINSFELD, Bruna Damiana . 'They are born knowing!': Demystifying the concept of digital natives in the educational context. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-10, 2018.
2.   HEINSFELD, Bruna Damiana ; SILVA, M. P. R. N. . . CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 18, p. 668-690, 2018.
3. PISCHETOLA, M. ; HEINSFELD, Bruna Damiana . Technologies and Teacher's Motivational Style: A Research Study in Brazilian Public Schools. Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies, v. 1, p. 163-177, 2018.
4.   HEINSFELD, B. D. S. S. ; PISCHETOLA, M. . Cultura digital e educação, uma leitura dos Estudos Culturais sobre os desafios da contemporaneidade. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1349-1371, 2017.
5. HEINSFELD, B. D. S. S. ; PENA, A. L. . Design educacional e material didático impresso para educação a distância: um breve panorama. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP, v. 98, p. 783-804, 2017.
6. PENA, A. L. ; DAMIANA, Bruna . . ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), v. 01, p. 1-12, 2016.
Complete works published in proceedings of conferences
1.   RAMOS, F. R. O. ; HEINSFELD, B. D. S. S. . , 2017, Curitiba. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba : PUCPRess - Editora Universitária Champagnat, 2017. p. 18284-18300.
2. NUNES, BERNARDO PEREIRA ; MARTINS, IGOR ; CAMPOS, GILDA HELENA BERNARDINO DE ; HEINSFELD, Bruna ; CHERMAN, ALEXANDRE ; HAUN, LUIS GUILHERME . , 2017, Recife, 2017. p. 192-199.
3. PISCHETOLA, M. ; HEINSFELD, B. D. S. S. . , 2017, Rio de Janeiro. IX Seminário Internacional Redes Educativas e Tecnologias - Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário. Rio de Janeiro : UERJ, 2017. v. 1.
4. DAMIANA, Bruna . , 2010, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2010. v. XV. p. 877-886.
5. DAMIANA, Bruna . , 2010, Rio de Janeiro. Linguagem: Teoria, Análise e Aplicações (6), 2010. p. 380-395.
Summary published in proceedings of conferences
1. DAMIANA, Bruna ; GOMES, S. L. O. ; TEIXEIRA, Y. N. S. . , 2011, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF - Livro de Resumos, 2011. v. XV. p. 113-113.
2. DAMIANA, Bruna . , 2010, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF - Livro de Resumos, 2010. v. XV. p. 123-123.
Articles accepted for publication
1.   HEINSFELD, Bruna Damiana ; PISCHETOLA, M. . . EDUCAÇÃO E PESQUISA, 2018.
Presentations of Work
1. PISCHETOLA, M. ; SANTOS, E. R. B. ; LENZ-CESAR, P. L. A. ; HEINSFELD, B. D. S. S. ; SILVA, M. P. R. N. . . 2018. (Presentation/Communication).
2. PISCHETOLA, M. ; HEINSFELD, B. D. S. S. . . 2017. (Presentation/Communication).
3. RAMOS, F. R. O. ; HEINSFELD, B. D. S. S. . . 2017. (Presentation/Communication).
4. DAMIANA, Bruna . . 2010. (Presentation/Other).
5. DAMIANA, Bruna . . 2009. (Presentation/Other).
6. DAMIANA, Bruna . . 2008. (Presentation/Other).
Technical Production
Other Kinds of Technical Production
1. DAMIANA, Bruna . . 2015. (Instrutional Material Development - Caderno Didático).
2. DAMIANA, Bruna . . 2015. (Instrutional Material Development - Caderno Didático).
3. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
4. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
5. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
6. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
7. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
8. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
9. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
10. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
11. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
12. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
13. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
14. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
15. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
16. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
17. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
18. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
19. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
20. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
21. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
22. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
23. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Unidade de Livro).
24. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Unidade de Livro).
25. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Material do Professor).
26. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Unidade de Livro).
27. DAMIANA, Bruna . . 2014. (Instrutional Material Development - Caderno didático).
28. DAMIANA, Bruna . . 2011. (Research Report).

Boards
Participations in Judging Commissions' Boards
Government Worker Selection
1. DAMIANA, Bruna. . 2016. Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

Events
Participation in events
1. . 2017. (Participation In Events/ Congresses).
2. . 2017. (Participation In Events/ Congresses).
3. . 2017. (Participation In Events/ Seminary).
4. . 2017. (Participation In Events/ Meetings).
5. . 2016. (Participation In Events/ Seminary).
6. . 2016. (Participation In Events/ Seminary).
7. . 2016. (Participation In Events/ Seminary).
8. . 2016. (Participation In Events/ Meetings).
9. . 2014. (Participation In Events/ Congresses).
Organization of Events
1. DAMIANA, Bruna ; SHEPHERD, T. M. G. . . 2009. (Event Production/Congress).
2. DAMIANA, Bruna ; GUEDES, P. V. . . 2009. (Event Production/ Other).
3. DAMIANA, Bruna ; SHEPHERD, T. M. G. . . 2009. (Event Production/ Other).
4. DAMIANA, Bruna ; ROCHA, D. O. S. . . 2008. (Event Production/Congress).

Other Relevant Information
Participação como pesquisadora no grupo "ForTec - Formação docente e Tecnologias", da PUC-Rio. O ForTec desenvolve estudos sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar, com foco especifico na formação de professores, percebida como revisão das metodologias para uso da mídia em sala de aula. O grupo aborda assuntos relacionados com os conceitos de inclusão digital, mídia educativa, cultura digital e inovação escolar, sustentabilidade cultural..
Page generated by Lattes Database System - CNPq at 23/10/2018 - 9:32:04