Miguel Angel Lomillos García

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1720690711036500
  • Última atualização do currículo em 28/10/2018


Professor Adjunto do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz, desde 2013, onde leciona Estética e Mídias, Teoria da Imagem e Laboratório de Fotojornalismo. Possui graduação em Jornalismo pela Universidad del País Vasco (1985), graduação em Publicidade/Propaganda pela mesma universidade (1988), mestrado em Artes (Cinema) pela Universidade de São Paulo (1993), doutorado em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidad del País Vasco (2003) e pós-doutorado pela University of the West of England (2006) e pela Universidad Complutense de Madri (2017). Desenvolve pesquisa nas áreas de Comunicação Audiovisual, Estéticas da Comunicação, Mídias Digitais, Tecnologias Contemporâneas da Comunicação e Teorias e Técnicas da Narrativa. Tem experiência na área de Jornalismo, Mídias Audiovisuais, Cinema, Telejornalismo, Roteiro e Fotografia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Miguel Angel Lomillos García
Nome em citações bibliográficas
LOMILLOS, M. A. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia.
Rua Urbano Santos
Centro
65900410 - Imperatriz, MA - Brasil
Telefone: (99) 35246200
URL da Homepage: www.ufma.br


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2002
Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais.
Universidad del País Vasco, UPV - EHU, Espanha.
Título: Una poética de la ausencia. El espiritu de la colmena de Víctor Erice, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Prof. Dr. Patxi Lanceros Méndez.
Palavras-chave: Teoria do Cinema; Cinema de autor; Analise textual; Dramaturgia audiovisual; Mídias Audiovisuais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1988 - 1993
Mestrado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Uma poética da ausência. O espírito da colmeia de Victor Erice,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Ismail Norberto Xavier.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.
2006 - 2007
Especialização em Certificate in Further Education Teaching. (Carga Horária: 240h).
City of Bristol College, CITY&GUILDS, Grã-Bretanha.
Título: Techniques and Principles of Teaching/Learning.
Orientador: J. Thompson.
1998 - 1998
Especialização em Cine cubano: directores, filmes, hitos relevantes. (Carga Horária: 200h).
Universidad Holguin "Oscar Lucero Moya", UHO, Cuba.
Título: Perspectivas del nuevo cine cubano.
Orientador: Prof. Dr. José Rojas Bez.
Bolsista do(a): Agencia Española de Cooperación Internacional, AECI, Espanha.
1985 - 1988
Graduação em Publicidade.
Universidad del Pais Vasco, EHU, Espanha.
1980 - 1985
Graduação em Jornalismo.
Universidad del Pais Vasco, EHU, Espanha.
Bolsista do(a): Ministerio de Educación y Ciencia, MEC, Espanha.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Intermidialidade.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Novas mídias.
2004 - 2006
Pós-Doutorado.
University of the West of England, UWE, Inglaterra.
Bolsista do(a): Departamento de educación, universidades e investigación del Gobierno Vasco, DEUI-GV, Espanha.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Novas mídias.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.


Formação Complementar


2017 - 2017
Taller de Escritura de Guiones. (Carga horária: 8h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2011 - 2011
Certificate in Filmmaking. (Carga horária: 200h).
Central Film School, CFS, Grã-Bretanha.
1994 - 1994
Oficina de Teatro. (Carga horária: 48h).
Grupo Tapa, GT, Brasil.
1994 - 1994
Auto-edição e desenho gráfico. (Carga horária: 200h).
INUTEC, INUTEC, Espanha.
1992 - 1992
Extensão universitária em A Intertextualidade em Filmes Mexicanos de Bunuel. (Carga horária: 75h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1987 - 1987
Produção de Vídeo.. (Carga horária: 340h).
Escuela de Cine y Video, ECV, Espanha.
1983 - 1984
Fotografia. (Carga horária: 200h).
Sociedad Fotográfica de Bilbao, SFB, Espanha.


Atuação Profissional



Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pós Doutoramento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2018 - Atual
Ensino, Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Crítica de Mídia
09/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Imagem
Laboratório de Fotojornalismo
01/2016 - 07/2017
Ensino, Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Crítica de Mídia
04/2015 - 11/2015
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Especialização em Assessoria da Comunicação Empresarial e Institucional (Lato Sensu).
03/2014 - 08/2014
Direção e administração, Coordenação do Curso de Jornalismo - CCSST - Campus de Imperatriz, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de Jornalismo.
03/2014 - 08/2014
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e Mídias
09/2013 - 01/2014
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e Mídias
Jornalismo Especializado
Metodologias de Pesquisa em Comunicação
08/2013 - 08/2013
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e Mídias

Mañana (Produtora de cinema, video e DVDs), MANANA, Polônia.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Freelance
Outras informações
Mañana é uma produtora de cinema, vídeo e DVDs. Também organiza festivais de cinema e outros eventos culturais na América Latina e de cinema latino americano e espanhol na Polônia. Venho colaborando com eles como ?script doctor? na análise e estudo de roteiros. Ultimo trabalho como script-doctor é Lasting (2013), longa-metragem do cineasta polonês Jacek Borcuch apresentado nos Festivais de Sundance, Rotterdam, Málaga e Seattle, todos eles celebrados em 2013.


Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, CEUNSP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 20

Atividades

08/2011 - 10/2011
Ensino, Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Não ficção I (Institucional e Treinamento)
Documentário,
Produção e Gestão cultural I,
Direção I,
Roteiro e Argumento,
Gerência e captação de recursos,
Produção II.

Junta de Andalucía, Secretaría General de Universidades, SICA, Espanha.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de grupo pesquisador, Carga horária: 15
Outras informações
Membro do Grupo internacional de pesquisa PAIDI-HUMO33 ?Discursos cosmopolitas em criadores contemporâneos?. Trata-se de un projeto internacional a desenvolver durante quatro anos sobre a dimensão universalista dos seguintes criadores: Pasolini, Rossellini, Buñuel, Cacoyannis y González Iñárritu, cineastas; Lorca, Goytisolo y Mansfield, escritores; Clavé y Bacon, pintores; Vernant y Sánchez Albornoz, historiadores; Said, teórico da literatura e filósofo; Buzzi, arquiteto; y Lino, músico. Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Francisco Salvador Ventura, Departamento de Historia Antigua, Universidad de Granada.


Monarch Education, ME, Grã-Bretanha.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Lecionei em cursos pré vestibulares para as áreas de comunicação visual, ciências sociais e línguas modernas, através da Monarch Education, em escolas de segundo grau e escolas técnicas do oeste da Inglaterra para alunos de A-Level (17/19 anos) em cursos de preparação para a universidade. Monarch Education é uma instituição ou agência de educação que trabalha a nível nacional para o governo britânico.


IKUSMEDIA S.L., ISL, Espanha.
Vínculo institucional

1987 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Freelance
Outras informações
Colaboração como script-doctor na produtora IKUSMEDIA na revisão, análise e recriação de diálogos e roteiros de, entre outros, os seguintes trabalhos audiovisuais de ficção e documentário: ?Los zapatos mágicos? (Curtametragem de ficção de 35 mm., 1988), ?Aprilis Vegen? (Curtametragem de ficção de 35 mm., 1988), ?Hogar, Dulce Hogar?? (Primeiro Prêmio Inserso, 1991), ?Crónicas del Reino de Quito? (série de documentário em vídeo de seis capítulos, 1993), ?Euskal Herriko Museo Txikiak? (vídeo educativo e institucional, 2007) ?Palestina, Bizitzatik Gertuago? (vídeo educativo e institucional, 2008).


University of Bristol e outros centros, UB, Grã-Bretanha.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Idiomas, Carga horária: 10
Outras informações
Ministrei aulas de Espanhol nos cursos noturnos de nível avançado para adultos em diversos Language Centres de Bristol: University of Bristol, Cactus Language, One in Eight Organization, Listen and Learn, Global LT, etc.


University of the West of England, UWE, Inglaterra.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Rádio Nacional da Polônia, Canal IV, POLSKIERADIO BIS, Polônia.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Jornalista Free-lance
Outras informações
Em 2004 colaborei com artigos semanais sobre cultura espanhola e latinoamericana no site da seção em espanhol da Rádio Nacional da Polônia, Canal IV, Polskie Radio Bis.


Universidad de Deusto, U.D., Espanha.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Doutorando e Pesquisador, Carga horária: 30


Governo Basco, GV-EJ, Espanha.
Vínculo institucional

1995 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 35
Outras informações
Professor, Tradutor e Intérprete de Português para diversas instituições públicas e privadas do País Basco (Espanha): Governo Basco, Prefeituras (Departamento de Intervenção Social), Juizados, Indústrias, Agências de tradução e Escolas de línguas.


Jornal El mundo, EM, Espanha.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Jornalista Free-lance
Outras informações
Publiquei mais de cem artigos para o suplemento cultural do jornal espanhol El Mundo (Edição El País Vasco) sobre matérias de cultura geral: arte, cinema, fotografía, música, exposições de arte, crítica de livros e filmes, etc.


Colegio Miguel de Cervantes, CMC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol
Outras informações
Professor de Espanhol em alguns centros e companhias de São Paulo como o Colegio Miguel de Cervantes (Aulas noturnas para adultos)



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Novos desafios do audiovisual brasileiro e latino-americano contemporâneo: a estética realista, a linguagem e as problemáticas sociais na cultura midiática da imagem
Descrição: Este projeto tem como objetivo a análise das narrativas visuais e audiovisuais - especialmente cinematográficas, mas também fotográficas, televisuais, multimídia - que abordam com rigor as problemáticas sociais e conjunturais na produção brasileira e latino-americana contemporâneas, com ênfase no contexto do Maranhão e do Nordeste. O projeto inclui articulações de distintas abordagens em relação ao cinema e ao audiovisual como uma arena de problematização da esfera midiática que permite investigações com aportes políticos, estéticos, econômicos, históricos e narrativos. Entre os temas de pesquisa estão preocupações em torno dos processos da política e subjetividade, da história e da historiografia no contexto brasileiro e latino-americano, problemas de economia política e do mercado, questões de gêneros narrativos, espectatorialidade e construção do olhar além de problematizações culturais e narrativas da representação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Miguel Angel Lomillos García - Coordenador / Marcus Túlio Borowiski Lavarda - Integrante / Joedson Marcos Silva - Integrante.
2016 - Atual
O cinema de Murilo Santos e Frederico Machado: uma análise comparativa no contexto do audiovisual brasileiro e latino-americano contemporâneo
Descrição: O projeto tem como objetivo a análise da obra cinematográfica de duas figuras proeminentes do cinema do Maranhão: Murilo Santos, no campo do documental, e Frederico Machado no campo da ficção. Após a pormenorizada análise textual dos filmes mais importantes de M. Santos (Tambor de Crioula, Bandeiras Verdes) e de F. Machado (O Exercício do Caos, O Signo das Tetas), a análise comparativa toma como pano de fundo aqueles filmes contemporâneos de Brasil e América Latina que apresentam linhas convergentes no estilo de representação, formas e temáticas dos dois autores maranhenses em foco..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2015
Grupo de Pesquisa de Mídia Jornalística (G.Mídia) Linha de Pesquisa: Mídia, imagem e contemporaneidade
Descrição: Análise do papel da imagem (fotográfica, televisual, cinematográfica ou virtual) nos dias atuais a partir de categorias como: natureza, elemento informativo, presença nos produtos jornalísticos, natureza discursiva, relação com o texto verbal, relação real/virtual, dentre outras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Miguel Angel Lomillos García - Coordenador / Marcus Túlio Borowiski Lavarda - Integrante / Nícia de Oliveira Santos - Integrante / Jordana Fonseca Barros - Integrante.
2009 - 2013
?Discursos cosmopolitas em criadores contemporâneos: O cinema mexicano de Luis Buñuel?
Descrição: Trata-se de um projeto internacional sobre a dimensão universalista dos seguintes criadores: Pasolini, Rossellini, Buñuel, Cacoyannis e González Iñárritu, cineastas; Lorca, Goytisolo e Mansfield, escritores; Clavé e Bacon, pintores; Vernant e Sánchez Albornoz, historiadores; Said, teórico da literatura e filósofo; Buzzi, arquiteto; e Lino, músico. Segundo consta na memória do projeto: ?A equipe que levará a cabo o projeto contará, junto com o coordenador, nove membros doutores e cinco não doutores procedentes de distintas áreas: História da Arte, História, Literatura, Filologia clássica, Arquitetura e Comunicação Audiovisual. Sendo o projeto uma iniciativa da Universidade de Granada, esta cidade será o lugar estabelecido para a confluência dos distintos pesquisadores, havendo a possibilidade de fazer outros encontros nos centros de pesquisa internacionais onde desenvolvem seu trabalho?. Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Francisco Salvador Ventura, Departamento de História Antiga, Universidade de Granada, Espanha.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Cinema in the Digital Era: New Technologies in Contemporary Audio-visual Culture
Descrição: O objetivo da pesquisa é a análise das novas tecnologias digitais e sua repercussão na cultura audiovisual, principalmente no cinema contemporâneo. O projeto consta de uma parte teórica e uma parte analítica. Na primeira, desde uma abordagem multidisciplinar, serão discutidas as teorias que se ocupam da imagem e da comunicação, assim como questões que lidam com a convergência do cinema com os outros meios e suportes, a miniaturização dos aparelhos, a noção de dispositivo, a hibridação e mutação das imagens, os novos regimes de visibilidade e de difusão/exibição, etc. Na segunda, serão explorados a partir da análise textual e da teoria crítica um conjunto de filmes e novos artefatos (CD-ROM, instalações, performances com as novas mídias, etc.) realizados com tecnologia digital na primeira década do milênio. A escolha deste corpus foi feita em função dos cineastas mais pessoais e interessantes do cinema de autor (principalmente europeus e latino americanos), um tipo de cinema que pensa sempre o meio tecnológico em relação às questões históricas, sociais e estéticas: Sokurov, Kiarostami, Varda, Godard, Marker, Rohmer, Bergman, Costa, Ripstein, Coutinho, Sacramento e outros. Esta pesquisa oferecerá um exame das novas imagens na cultura visual digital, mas também um diagnóstico dos conteúdos e pautas simbólicas de nosso tempo, das identidades, paradigmas e conflitos que o cinema tematiza no início do século XXI..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - 2002
?Teoria e História do cinema: o cinema de autor contemporâneo?
Descrição: No período 1997-2002, o investigador realizou, sob a orientação do Prof. Dr Patxi Lanceros Méndez, da Universidade de Deusto, além da tese doutoral na Universidad del País Vasco UPV, um trabalho de pesquisa sobre o cinema de autor contemporâneo que incluia o cinema espanhol (Víctor Erice, José Luis Guerín, Iván Zulueta, Montxo Armendáriz, Pedro Almodóvar, José Luis Borau, Manuel Gutiérrez Aragón, Julio Medem, Benito Zambrano e outros), cinema europeu e mundial (Manoel de Oliveira, Jean-Pierre e Luc Dardenne, Bertrand Tavernier, Darejan Omirbaev, Jean-Marie Straub, Abbas Kiarostami) e cinema latino americano (Arturo Ripstein, filmes mexicanos de Luis Buñuel, Walter Salles, Fabián Bielinsky, A. Gonzalez Iñárritu e outros)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2005 - Atual
Periódico: Trama & Fondo. Revista de cultura
1995 - 2001
Periódico: Banda Aparte


Revisor de periódico


1995 - 2001
Periódico: Banda Aparte
2013 - Atual
Periódico: Vivat Academia. Revista de Comunicación
2013 - Atual
Periódico: Revista de la SEECI -Soc. Esp. de Estudios de Comunicación Iberoamericana


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Publicidade e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Novas mídias.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Jornalismo.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
O cinema do Murilo Santos e Frederico Machado: uma análise comparativa no contexto do audiovisual brasileiro e latino-americano contemporâneo, FAPEMA.
2004
El cine en la era digital. las nuevas tecnologías en la cultura audiovisual actual, Departamento de Educação, Universidades e Pesquisa do Governo Regional do Pais Basco, Espanha..
1992
Bolsa de finalização da dissertação de mestrado, FAPESP.
1989
Bolsa da CNPq para realizar dissertação de mestrado na Universidade de São Paulo, CNPq.
1988
Bolsa de estudos para o programa dos cursos de pós-graduação, Coordenadoria da Universidade de São Paulo, CODAC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOMILLOS, M. A. G.2018LOMILLOS, M. A. G.. Peregrinos (Pilgrimage, 1933) de John Ford. La huida de la peregrinación y el rito funerario en soledad. Trama y Fondo, v. 43, p. 155-170, 2018.

2.
LOMILLOS, M. A. G.2017LOMILLOS, M. A. G.. Adolescencia, violencia y pasión. La Virgen de los Sicarios de Barbet Schroeder. Trama & Fondo, v. 42, p. 163-180, 2017.

3.
LOMILLOS, M. A. G.2017LOMILLOS, M. A. G.. No Quarto de Vanda e a trilogia de Fontainhas de Pedro Costa: plasticidade, documentário, história encontrada. Rebeca, v. 6, p. 76-98, 2017.

4.
LOMILLOS, M. A. G.2017LOMILLOS, M. A. G.. La entrada del cine moderno en Maranhão (Brasil) Tambor de Crioula y Bandeiras Verdes de Murilo Santos. Atlante Revue d'études romanes, v. 6, p. 302-327, 2017.

5.
LOMILLOS, M. A. G.2016LOMILLOS, M. A. G.. Humanización del preso en el inventario documental de Carandiru: O Prisioneiro da Grade de Ferro de Paulo Sacramento. TOMA UNO, v. 5, p. 33-46, 2016.

6.
LOMILLOS, M. A. G.2012LOMILLOS, M. A. G.. La mirada visceral e hiperbólica de Takashi Miike sobre la familia:Visitor Q y La felicidad de los Katakuris. Trama y Fondo, v. 31, p. 107-122, 2012.

7.
LOMILLOS, M. A. G.2012LOMILLOS, M. A. G.. Carandiru (2003) de Héctor Babenco: humanización, estigma y masacre. Revista de la SEECI - Sociedad Española de Estudios de la Comunicación Iberoamericana, v. 29, p. 31-54, 2012.

8.
LOMILLOS, M. A. G.2012LOMILLOS, M. A. G.. 'El convento de Manoel de Oliveira. Riesgos intelectuales y precipitaciones ordinarias'. Shangrila, v. 1, p. 1-7, 2012.

9.
LOMILLOS, M. A. G.2011 LOMILLOS, M. A. G.. Gleaning Images From Others and Myself with a DV Camera: Agnès Varda?s The Gleaners and I. Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, v. 10, p. 22-59, 2011.

10.
LOMILLOS, M. A. G.2011 LOMILLOS, M. A. G.. De los usos amorosos tras la resaca del 68. Shangrila Textos Aparte, v. 4, jan, p. 51-85, 2011.

11.
LOMILLOS, M. A. G.2010LOMILLOS, M. A. G.. El cine belicoso (Enemigo a las puertas, Jean-Jacques Annaud, 2001). Shangrila, v. 22, p. 19-24, 2010.

12.
LOMILLOS, M. A. G.2010LOMILLOS, M. A. G.. Cine y violencia vasca. Shangrila, v. 22, p. 31-35, 2010.

13.
LOMILLOS, M. A. G.2010LOMILLOS, M. A. G.. Amores Perros (A. González Iñarritu). Shangrila, v. 22, p. 114-115, 2010.

14.
LOMILLOS, M. A. G.2010LOMILLOS, M. A. G.. Silencio Roto (Montxo Armendariz). Shangrila, v. 22, p. 117-118, 2010.

15.
LOMILLOS, M. A. G.2010 LOMILLOS, M. A. G.. Artistic Testament or Final Exorcism? Passion and Tragedy in Bergman?s Saraband (2003). Framework, v. 51, p. 248-272, 2010.

16.
LOMILLOS, M. A. G.2008LOMILLOS, M. A. G.. La última palabra de Bergman: Saraband (2003). Trama&Fondo, v. 25, p. 141-156, 2008.

17.
LOMILLOS, M. A. G.2008LOMILLOS, M. A. G.. Eduardo Coutinho y el cine digital. Repensar la identidad y la cultura brasileñas. Metakinema - Revista de Cine e Historia, v. 3, p. 4-10, 2008.

18.
LOMILLOS, M. A. G.2007LOMILLOS, M. A. G.. Épica y mito en un cine (digital) emergente. Atanarjuat. The fast Runner (Zacharias Kunuk, 2001). Trama&Fondo, v. 22, p. 103-113, 2007.

19.
LOMILLOS, M. A. G.2005LOMILLOS, M. A. G.. Reconstruyendo la identidad: Agnès Varda se pasea con su cámara digital. Trama & Fondo, v. 19, p. 77-88, 2005.

20.
LOMILLOS, M. A. G.2004LOMILLOS, M. A. G.. La mirada documental en el cine de Marc Recha: la materia, lo real, el cuerpo y el lugar. Asociación Española de Historiadores de Cine (AEHC), v. 1, p. 41-46, 2004.

21.
LOMILLOS, M. A. G.2003LOMILLOS, M. A. G.. La concepción y experiencia del cine en la obra de Víctor Erice. Ikusgaiak. Cuadernos de Cinematografía, v. 6, p. 37-60, 2003.

22.
LOMILLOS, M. A. G.2003LOMILLOS, M. A. G.. La obra gráfica de un cineasta suburbano: Iván Zulueta. Imagen-Enigma. Ikusgaiak. Cuadernos de Cinematografía, v. 1, p. 225-228, 2003.

23.
LOMILLOS, M. A. G.2001LOMILLOS, M. A. G.. Escritos de Luis Buñuel. Banda Aparte, v. 21, p. 165-166, 2001.

24.
LOMILLOS, M. A. G.2001LOMILLOS, M. A. G.. La joven, Luis Buñuel. Banda Aparte, v. 21, p. 163-164, 2001.

25.
LOMILLOS, M. A. G.2001LOMILLOS, M. A. G.. De balcón a balcón pasó la (invisible) transición. Aunque tú no lo sepas (Juan Vicente de Córdoba, 2000). Banda Aparte, v. 21, p. 156-158, 2001.

26.
LOMILLOS, M. A. G.2001LOMILLOS, M. A. G.. Análisis de Leo (2000) de José Luis Borau. BANDA APARTE. Revista de cine - Formas de ver, v. 20, p. 73-76, 2001.

27.
LOMILLOS, M. A. G.2000LOMILLOS, M. A. G.. La figura del padre en 'El Espíritu de la colmena': un ser subyugado y obnubilado por la colmena. Ikusgaiak. Cuadernos de Cinematografía, v. 4, p. 99-116, 2000.

28.
LOMILLOS, M. A. G.2000LOMILLOS, M. A. G.. 48º Festival Internacional de Cine Donostia/San Sebastián. BANDA APARTE. Revista de cine - Formas de ver, v. 20, p. 78-80, 2000.

29.
LOMILLOS, M. A. G.2000LOMILLOS, M. A. G.. Retrato de una luchadora. Yoyes (Elena Taberna, 1999),. BANDA APARTE. Revista de cine - Formas de ver, v. 19, p. 80-82, 2000.

30.
LOMILLOS, M. A. G.2000LOMILLOS, M. A. G.. Muy mal, ofender al mundo. Sicilia! (Danièle Huillet, Jean-Marie Straub, 1999). BANDA APARTE. Revista de cine - Formas de ver, v. 18, p. 67-69, 2000.

31.
LOMILLOS, M. A. G.2000LOMILLOS, M. A. G.. Filmar la realidad quebrando las imágenes. Entrevista a los hermanos Dardenne. Banda Aparte - Revista de cine / Formas de ver, v. 17, p. 33-36, 2000.

32.
LOMILLOS, M. A. G.2000LOMILLOS, M. A. G.. El cine de los hermanos Dardenne.(Je pense à vous, 1992; La promesa, 1996; Rosetta, 1999),. Banda Aparte, v. 17, p. 26-32, 2000.

33.
LOMILLOS, M. A. G.2000LOMILLOS, M. A. G.. Hoy empieza todo (Bertrand Tavernier, 1999). Banda Aparte, v. 17, p. 8-10, 2000.

34.
LOMILLOS, M. A. G.2000LOMILLOS, M. A. G.. Una poética de la contemporaneidad y el compromiso humano. El cine de los hermanos Dardenne. Cinemais (UENF), v. 21, p. 135-152, 2000.

35.
LOMILLOS, M. A. G.1999LOMILLOS, M. A. G.. La vida y el cine continúan. La trilogía de Abbas Kiarostami. Banda Aparte, v. 16, p. 74-77, 1999.

36.
LOMILLOS, M. A. G.1999LOMILLOS, M. A. G.. Amor de madre para una ópera prima. (Solas, Benito Zambrano, 1999). Banda Aparte, v. 16, p. 4-6, 1999.

37.
LOMILLOS, M. A. G.1999LOMILLOS, M. A. G.. Cosas que dejé en La Habana de Manuel Gutiérrez Aragón (1997). Banda Aparte, v. 14/15, p. 95-99, 1999.

38.
LOMILLOS, M. A. G.1999LOMILLOS, M. A. G.. La levedad parabólica de las manzanas. La manzana (Samira Majmalbaf, 1997). Banda Aparte, v. 14/15, p. 12-15, 1999.

39.
LOMILLOS, M. A. G.1999LOMILLOS, M. A. G.. Brasil vuelve a mirarse a la cara. Estación Central de Brasil (Walter Salles, 1998). Banda Aparte, v. 14/15, p. 7-10, 1999.

40.
LOMILLOS, M. A. G.1999LOMILLOS, M. A. G.. El antihéroe heroico. Unforgiven de Clint Eastwood (1992). Banda Aparte, v. 13, p. 75-81, 1999.

41.
LOMILLOS, M. A. G.1998LOMILLOS, M. A. G.. El cine de José Luis Guerín: cuando el metacine se convierte en meta. Banda Aparte, v. 12, p. 26-30, 1998.

42.
LOMILLOS, M. A. G.1998LOMILLOS, M. A. G.. Pan(demónium) y circo. Freaks de Tod Browning (1932). Banda Aparte, v. 11, p. 39-43, 1998.

43.
LOMILLOS, M. A. G.1998LOMILLOS, M. A. G.. El arte de la elipsis. Kairat de Darejan Omirbaev (1991). Banda Aparte, v. 11, p. 9-10, 1998.

44.
LOMILLOS, M. A. G.1998LOMILLOS, M. A. G.. El discurso familiar en El espíritu de la colmena de Víctor Erice. Banda Aparte, v. 9/10, p. 57-70, 1998.

45.
LOMILLOS, M. A. G.1998LOMILLOS, M. A. G.. Donde todas las historias pueden suceder. Entrevista con Víctor Erice. Banda Aparte, v. 9/10, p. 85-89, 1998.

46.
LOMILLOS, M. A. G.1998LOMILLOS, M. A. G.. El cine joven de los viejos europeos. Viaje al principio del mundo (Manoel Oliveira, 1997). Banda Aparte, v. 9/10, p. 128-134, 1998.

47.
LOMILLOS, M. A. G.1998LOMILLOS, M. A. G.. Un nuevo Almodóvar en busca de clasicismo (Carne trémula, Pedro Almodóvar, 1997). Banda Aparte, v. 9/10, p. 139-145, 1998.

48.
LOMILLOS, M. A. G.1997LOMILLOS, M. A. G.. El cine arraigado con la realidad. La promesa (Jean-Pierre y Luc Dardenne, 1996). Banda Aparte, v. 8, p. 92-94, 1997.

49.
LOMILLOS, M. A. G.1997LOMILLOS, M. A. G.. Una foto sin revelar. Familia de Fernando León de Aranoa. Banda Aparte, v. 8, p. 86-88, 1997.

50.
LOMILLOS, M. A. G.1997LOMILLOS, M. A. G.. Análisis de Tierra de Julio Medem (1996). Banda Aparte, v. 6, p. 67-73, 1997.

51.
LOMILLOS, M. A. G.1996LOMILLOS, M. A. G.; AGABITI, A. F. . El ciclo de la violencia, la culpa y la redención. Banda Aparte, v. 5, p. 67-72, 1996.

52.
LOMILLOS, M. A. G.1996LOMILLOS, M. A. G.. Riesgos intelectuales. Sobre El convento de Manoel Oliveira. Banda Aparte, v. 4, p. 50-53, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LOMILLOS, M. A. G.. Una poética de la ausencia. El espíritu de la colmena de Víctor Erice. 1. ed. Saarbrücken: Editorial Académica Española, 2012. v. 1. 441p .

2.
LOMILLOS, M. A. G.. Visualidad, estigma y experiencia entre las rejas. Dos films sobre la prisión brasileña Carandiru. 1. ed. Saarbrücken: Editorial Académica Española - LAP LAMBERT, 2012. v. 1. 84p .

3.
LOMILLOS, M. A. G.; RODRIGO, J. (Org.) . Jean Eustache. El cine imposible. 1. ed. Santander: Shangrila Ediciones, Colección Materiales 4, 2011. v. 1. 200p .

4.
LOMILLOS, M. A. G.; RODRIGO, J. (Org.) . Jean Eustache. El cine imposible. 1. ed. Valencia: Ediciones de la Mirada, 2001. v. 1. 168p .

Capítulos de livros publicados
1.
LOMILLOS, M. A. G.. La huella digital que embalsama el tiempo: mutaciones y pervivencias del cine en el siglo XXI. In: Mercedes Miguel Borrás. (Org.). Qué es el cine. 1ed.Valladolid, Espanha: Ediciones Universidad de Valladolid, 2018, v. , p. 784-802.

2.
LOMILLOS, M. A. G.. Del bosque franquista al polígono industrial. Leo de José Luis Borau. In: J. Hilario Rodríguez. (Org.). Un extraño entre nosotros. Las aventuras y utopías de José Luis Borau. 1ed.Madri: Notorious Ediciones SL, Colección Trayectorias, 2008, v. , p. 245-248.

3.
LOMILLOS, M. A. G.. Familial Discourse in The spirit of the Behive: The Parent's Estrangement. In: Linda C. Ehrlich. (Org.). The Cinema of Victor Erice. An Open Window. 2ed.Maryland: Scarecrowpress, 2007, v. 1, p. 117-128.

4.
LOMILLOS, M. A. G.. Cinematografía (Una aproximación hermenéutica al cine). In: A. Ortiz-Osés; P. Lanceros. (Org.). Diccionario de Hermenéutica. 5ed.Bilbao: Publicaciones de la Universidad de Deusto, 2006, v. , p. 56-60.

5.
LOMILLOS, M. A. G.. Poder y representación en el cine de la era digital: Ten (Kiarostami) y El arca rusa (Sokurov). In: J. Amiot; J.C. Seguin. (Org.). Image et Pouvoir. 1ed.Lyon: LE GRIMH/ LCE-GRIMIA, 2006, v. 4, p. 479-489.

6.
LOMILLOS, M. A. G.. Marc Recha: La solitude d?un regard poétique dans le cinéma espagnol. In: P. Thibaudeau; C. Murcia. (Org.). Le cinéma espagnol des années 90. 1ed.Poitiers: Maison des Sciences de l'Homme et de la Société, 2001, v. 1, p. 155-171.

7.
LOMILLOS, M. A. G.. De los usos amorosos tras la resaca del 68. A propósito de La maman et la putain. In: M. A. Lomillos; J. Rodrigo. (Org.). Jean Eustache. El cine imposible. 1ed.Valencia: Ediciones de la mirada, 2001, v. , p. 47-74.

8.
LOMILLOS, M. A. G.. Tabú y pasión: el melodrama trágico con happy end (La mujer del puerto). In: J. Rodrigo. (Org.). El cine de Arturo Ripstein: La solución del bárbaro. 1ed.Valencia: Ediciones de la Mirada, 1998, v. , p. 75-89.

9.
LOMILLOS, M. A. G.. Cine: 100 años de historia. In: A. Ortiz-Osés; P. Lanceros. (Org.). Diccionario Interdisciplinar de Hermenéutica. 1ed.Bilbao: Universidad de Deusto, 1997, v. , p. 101-108.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AGABITI, A. F. ; LOMILLOS, M. A. G. . Mimese e simulacro- Entrevista. Revista da Cultura, São Paulo, p. 54 - 59, 01 mar. 2013.

2.
LOMILLOS, M. A. G.. La violencia amistosa de la tecnología? (sobre A. Kiarostami). El Viejo Topo, Barcelona, p. 74 - 74, 01 fev. 2002.

3.
LOMILLOS, M. A. G.. Cambalache del 2000. El cine argentino. El Viejo Topo, Barcelona, p. 81 - 82, 01 dez. 2001.

4.
LOMILLOS, M. A. G.. Viejos y niños insobornables. Sobre Manoel de Oliveira. El Viejo Topo, Barcelona, p. 78 - 79, 01 nov. 2001.

5.
LOMILLOS, M. A. G.. Cine y violencia en el País Vasco. Lateral. Revista Cultural, Barcelona, p. 21 - 23, 01 out. 2001.

6.
LOMILLOS, M. A. G.. La fotografía de Joan Fontcuberta. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 15, 21 jan. 1999.

7.
LOMILLOS, M. A. G.. Ben Jelloun: La noche del pecado. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 10, 07 dez. 1998.

8.
LOMILLOS, M. A. G.. Cuarenta años del Festival Internacional de Cine de Bilbao. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 11, 03 dez. 1998.

9.
LOMILLOS, M. A. G.. Los titanes venideros (sobre Ernst Junger). El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 6, 09 nov. 1998.

10.
LOMILLOS, M. A. G.. Oteiza/Gehry. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 10, 23 out. 1998.

11.
LOMILLOS, M. A. G.. El romanticismo trágico. El Mundo, Bilbao, p. 11, 21 out. 1998.

12.
LOMILLOS, M. A. G.. Muerte y sentido en Kurosawa. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 10, 19 set. 1998.

13.
LOMILLOS, M. A. G.. Full Monty y el cine de trabajadores. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 1, 04 set. 1998.

14.
LOMILLOS, M. A. G.. La pasión de Pasolini. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 12, 01 jul. 1998.

15.
LOMILLOS, M. A. G.. El cine de autor. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 10, 10 jun. 1998.

16.
LOMILLOS, M. A. G.. Que viva Eisenstein!. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 16, 27 maio 1998.

17.
LOMILLOS, M. A. G.. Cine de la palabra, cine de la imagen. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 15, 18 maio 1998.

18.
LOMILLOS, M. A. G.. Fernando Fernán Gómez. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 10, 28 abr. 1998.

19.
LOMILLOS, M. A. G.. Tren de sombras. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 15, 23 abr. 1998.

20.
LOMILLOS, M. A. G.. Cine y homosexualidad. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 14, 08 abr. 1998.

21.
LOMILLOS, M. A. G.. Amor prohibido en Norteamérica. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 12, 24 mar. 1998.

22.
LOMILLOS, M. A. G.. Mujeres y trabajadoras. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 2, 16 mar. 1998.

23.
LOMILLOS, M. A. G.. La pintura de Sorolla y Zuloaga. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 9, 12 mar. 1998.

24.
LOMILLOS, M. A. G.. La salud del cine vasco. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 2, 11 mar. 1998.

25.
LOMILLOS, M. A. G.. Monstruos y cine. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 2, 04 mar. 1998.

26.
LOMILLOS, M. A. G.. Literatura portuguesa. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 16, 28 fev. 1998.

27.
LOMILLOS, M. A. G.. El nuevo proyecto de Victor Erice. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 15, 28 fev. 1998.

28.
LOMILLOS, M. A. G.. Ficción y no ficción. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 4, 18 fev. 1998.

29.
LOMILLOS, M. A. G.. Bertrand Tavernier en el museo. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 12, 13 fev. 1998.

30.
LOMILLOS, M. A. G.. Victor Erice vuelve a rodar. Pérgola de la Cultura (Periódico municipal Bilbao), Bilbao, , v. 106, p. 40, 01 fev. 1998.

31.
LOMILLOS, M. A. G.. Subtítulos o doblaje. El Mundo (edición del País Vasco), Bilbao, p. 2, 10 jan. 1998.

32.
LOMILLOS, M. A. G.. Cine y terrorismo. El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 12, 26 nov. 1997.

33.
LOMILLOS, M. A. G.. Muerte co-incidental de dos anarquistas (W. S. Burroughs y F. A. Kuti). El Mundo (edición El País Vasco), Bilbao, p. 2, 13 ago. 1997.

34.
LOMILLOS, M. A. G.. Ilegible hijo de flauta. Guión cinematográfico de Juan Larrea y Luis Buñuel. Pérgola de Cultura. Periódico mensual Bilbao, Bilbao, , v. 75, p. 7 - 8, 01 jul. 1995.

35.
LOMILLOS, M. A. G.. La llave del azar. Sobre la trilogia de K. Kieslowski. Pérgola de la Cultura (Periódico municipal Bilbao), Bilbao, , v. 69, p. 15 - 16, 01 jan. 1995.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOMILLOS, M. A. G.. Continuidad y transformación de las cuestiones de la ontología de Bazin en la era digital. In: ASAECA VI CONGRESO: Intensidades políticas en el cine y los estudios audiovisuales latinoamericanos. Identidades, dispositivos, territorios., 2018, Santa Fe, UNL. Intensidades políticas en el cine y los estudios audiovisuales latinoamericanos. Identidades, dispositivos, territorios. Actas del VI Congreso Internacional AsAECA. Buenos Aires: ASAECA Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual, 2018. v. Único. p. 294-311.

2.
LOMILLOS, M. A. G.. La huella digital que embalsama el tiempo: mutaciones y pervivencias del cine en el siglo XXI. In: IX Congreso Internacional de Análisis Textual: Qué es el cine, 2018, Valladolid, Espanha. Qué es el cine? IX Congreso Internacional de Análisis Textual. Valladolid, Espanha: Ediciones Universidad de Valladolid, 2017. v. Único. p. 784-802.

3.
LOMILLOS, M. A. G.. Violencia, pasión y muerte: La Virgen de los Sicarios (2000) de Barbet Schroeder. In: VIII Congreso de análisis textual Trama y Fondo. Infancia y violencia: escenas de un drama, 2017, Bogotá. Actas Infancia y violencia: escenas de un drama. Madri: Asociación Cultural Trama y Fondo, 2016.

4.
LOMILLOS, M. A. G.. Al margen del margen: El cine poético de Frederico Machado realizado en Maranhão (Brasil). In: LASA LIMA 2017 XXXV International Congress Latin American Studies Association, 2017, Lima. LASA 2017 CONGRESS PAPERS: Diálogo de Saberes, 2017.

5.
LOMILLOS, M. A. G.. Poder y representación en el cine de la era digital. Dos propuestas prominentes: Kiarostami y Sokurov. In: Actes du 4 Congrès International du Grimh. Image et Pouvoir (Reeditado em Flippingbook), 2017, Lyon. Image et pouvoir. Actes du 4 Congrès International du GRIMH (Version électronique revue et corrigée). Lyon: Le Grimh, 2017. p. 481-491.

6.
LOMILLOS, M. A. G.. Chats Perchés (2004) de Chris Marker: Arte e Política na Cidade sob o Olhar de um Gato Sorridente. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2015, Rio de Janeiro. Portal dos Anais do Congresso Intercom Rio 2015, 2015.

7.
LOMILLOS, M. A. G.. Inland Empire (2006) de David Lynch: Paradigma de intermidialidade no cinema contemporâneo. In: 1º Congresso Internacional de Intermidialidade, 2015, Juiz de Fora- MG. 1º Congresso Internacional de Intermidialidade, 2014. v. 1. p. 58-71.

8.
LOMILLOS, M. A. G.. Poder y representación en el cine de la era digital. Dos propuestas prominentes: Kiarostami y Sokurov. In: 4 Congres International du GRIMH. Image et Pouvoir, 2006, Lyon. Actes du 4 Congres International du GRIM. Lyon: Université Lumière-Lyon 2, 2006. v. 4. p. 479-489.

9.
LOMILLOS, M. A. G.. La mirada documental en el cine de Marc Recha: la materia, lo real, el cuerpo y el lugar. In: Documental, carcoma de la ficción. X Congreso Internacional de la Asociación Española de Historiadores de Cine, 2004, Granada. Actas Oficiales del X Congreso Internacional de la AEHC. Granada: AEHC - Diputación de Granada Cultura, 2004. v. 2. p. 41-47.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LOMILLOS, M. A. G.. El cine poético de Frederico Machado: memoria, delirio y sueño. In: CIHALCEP 2017 IV Congreso Internacional de Historia, Literatura y Arte en el cine en español y portugués, 2017, Salamanca. CIHALCEP 2017 LIBRO DE RESÚMENES. Salamanca: Centro de Estudos Brasileños, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
LOMILLOS, M. A. G.. La huella digital que embalsama el tiempo:la ontología de lo fotográfico de Bazin más allá del índice. Trama & Fondo, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
LOMILLOS, M. A. G.. Continuidad y transformación de las cuestiones de la ontología de Bazin en la era digital. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LOMILLOS, M. A. G.. El cine poético de Frederico Machado: memoria, delirio y sueño. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LOMILLOS, M. A. G.. Al margen del margen: El cine poético de Frederico Machado realizado en Maranhão (Brasil). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LOMILLOS, M. A. G.. La huella digital que embalsama el tiempo: mutaciones y pervivencias del cine en el siglo XXI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LOMILLOS, M. A. G.. La huida de la peregrinación y el rito funerario en soledad (Peregrinos, Pilgrimage, 1933). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LOMILLOS, M. A. G.. Violencia, pasión y muerte: La Virgen de los Sicarios (2000) de Barbet Schroeder. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LOMILLOS, M. A. G.. El cine documental de Murilo Santos: representaciones e imaginarios de Maranhão (Brasil). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
LOMILLOS, M. A. G.. Chats Perchés (2004) de Chris Marker: Arte e Política na Cidade sob o Olhar de um Gato Sorridente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LOMILLOS, M. A. G.. Inland Empire (2006) de David Lynch: paradigma de intermidialidade no cinema contemporâneo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LOMILLOS, M. A. G.. Imagem, cinema e audiovisual: o debate da questão digital segundo os modelos teóricos de P. Dubois, L. Santaella, F. Ramos e A. Parente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LOMILLOS, M. A. G.. A trilogia de Fontainhas de Pedro Costa: a forma artística de uma experiência de pobreza e humildade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LOMILLOS, M. A. G.. Parábolas familiares en dos films de Takashi Miike: Visitor Q y The Happiness of the Katakuris. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LOMILLOS, M. A. G.. Cinema and Experience Behind Bars: Two Films About the Brazilian Prison Carandiru. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LOMILLOS, M. A. G.. La última palabra de Ingmar Bergman: Saraband. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LOMILLOS, M. A. G.. Apuntes sobre la repercusión de ETA en el actual contexto socio-político español. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
LOMILLOS, M. A. G.. Épica y mito en un cine (digital) emergente. Atanarjuat. The fast Runner (Zacharias Kunuk, 2001). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LOMILLOS, M. A. G.. Eduardo Coutinho y el cine digital brasileño: repensar la identidad y la cultura brasileñas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LOMILLOS, M. A. G.. Reconstruyendo la identidad: Agnes Varda se pasea con su cámara digital. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LOMILLOS, M. A. G.. Victor Erice y el cine moderno español. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LOMILLOS, M. A. G.. Parecerista de trabalho de Intercom 2018 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOMILLOS, M. A. G.. 'Los espigadores del arte, del campo y de la ciudad, según Agnès Varda. Entrevista con Miguel Ángel Lomillos, doctor en Comunicación Audiovisual por la Universidad del País Vasco'. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LOMILLOS, M. A. G.. Miguel Angel Lomillos La Nacional Cultural de la Emisora de la Universidad Nacional de Colombia 05 de septiembre de 2016. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
LOMILLOS, M. A. G.. Entrevista ao Prof. Miguel Angel Lomillos no Jornal da Difusora. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
KLEBER, A. ; LOMILLOS, M. A. G. . Fome de Amor. 2012. Vídeo.

2.
LOMILLOS, M. A. G.. The Joke. 2011. Vídeo.

3.
LOMILLOS, M. A. G.. La margen izquierda del Nervión. 1998. Vídeo.

4.
LOMILLOS, M. A. G.. Ir ao cinema. 1992. Filme.

5.
LOMILLOS, M. A. G.. Separação de campo. 1992. Filme.

6.
LOMILLOS, M. A. G.. El agujero. 1987. Vídeo.

7.
LOMILLOS, M. A. G.. Los trenes de Bilbao. 1987. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOMILLOS, M. A. G.; LAVARDA, M. T. B.; MATOS, M. F. B.. Participação em banca de Brigithy Karen Canuto Silva.Segredos Revelados: Uma análise da representação do Gatekeeper no filme Spotlight. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
LOMILLOS, M. A. G.; Freire, G.; Evangelista, AF. Participação em banca de Julielli Jasmini Soares Silva e Mikaell de Souza Carvalho.Vídeo Documentário sobre o processo de reassentamento do bairro de Piquiá de Baixo, Açailandia - MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
LOMILLOS, M. A. G.; BARROS, J. F.; Farias, C. Participação em banca de Marina Pereira Cardoso.Análise de conteúdo das manifestações de junho de 2013 no portal Imirante. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
LOMILLOS, M. A. G.; Tavares de Moura, Salvador; Gehlen MA. Participação em banca de Hilton Marcos Ferreira e Raimundo Nonato Silva.Revista Panorama: Desbravando os caminhos de Serra Pelada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

5.
LOMILLOS, M. A. G.; Evangelista, AF; LAVARDA, M. T. B.. Participação em banca de Layane do Nascimento Ribeiro.A representação da morte nas fotografias de capa do jornal Correio Popular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
LOMILLOS, M. A. G.; Bueno, Thaísa; Silva Sousa, Li. Participação em banca de Heider Menezes de Sousa.A história de Imperatriz contada através da graphic novel Farra. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

7.
LOMILLOS, M. A. G.; Nascimento, Rodrigo; Evangelista, AF. Participação em banca de Maiely Cabral dos Santos e Sararuth Andrade Chagas Abreu.Coco Babaçu: processo produtivo em São Félix (MA). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

8.
LOMILLOS, M. A. G.; Arraes L; Nascimento, Rodrigo. Participação em banca de Evanilde Miranda de Souza.O atual cenário de webjornalismo em Imperatriz e os desafios no processo de expansão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

9.
LOMILLOS, M. A. G.; Nascimento, Rodrigo; Silva C. Participação em banca de Clésio Mendes Costa.Jornalismo Científico: uma análise das matérias divulgadas pela revista Inovação (FAPEMA). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

10.
LOMILLOS, M. A. G.; Tavares de Moura, Salvador; LAVARDA, M. T. B.. Participação em banca de Jessika Roberto Ribeiro.Marabá centenária: fotografias do cotidiano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Congreso ASAECA "Intensidades políticas en el cine y los estudios audiovisuales latinoamericanos. Identidades, dispositivos, territorios. Continuidad y transformación de las cuestiones de la ontología de Bazin en la era digital. 2018. (Congresso).

2.
CIHALCEP 2017 / IV Congreso Internacional Historia, Arte y Literatura en el cine en español y portugués. El cine poético de Frederico Machado: memoria, delirio y sueño. 2017. (Congresso).

3.
Jornada de Análisis Fílmico Los funerales fordianos. Homenaje a Juan Carlos González.La huida de la peregrinación y el rito funerario en soledad (Peregrinos, Pilgrimage, 1933). 2017. (Seminário).

4.
LASA 2017 / XXXV International Congress of the Latin American Association. Diálogo de Saberes. Al margen del margen: El cine poético de Frederico Machado realizado en Maranhão (Brasil). 2017. (Congresso).

5.
Qué es el cine? IX Congreso Internacional de Análisis Textual Trama y Fondo. La huella digital que embalsama el tiempo: mutaciones y pervivencias del cine en el siglo XXI. 2017. (Congresso).

6.
Colloque International: Les publics cinématographiques dans les aires ibéro-américaines. Representaciones de la cultura popular de Maranhão (Brasil): Recepción estética y referencias intertextuales del cine documental de Murilo Santos. 2016. (Congresso).

7.
I Workshop Internacional RIIR: Investigación en Imaginarios y Representaciones. El cine documental de Murilo Santos: representaciones e imaginarios de Maranhão (Brasil). 2016. (Congresso).

8.
VIII Congreso de Análisis Textual. Infancia y violencia: Escenas de un Drama. Violencia, pasión y muerte: La Virgen de los Sicarios (2000) de Barbet Schroeder. 2016. (Congresso).

9.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. Chats Perchés (2004) de Chris Marker: Arte e Política na Cidade sob o Olhar de um Gato Sorridente. 2015. (Congresso).

10.
Intermidialidade 2014 - 1º Congresso Internacional UFJF. Inland Empire (2006) de David Lynch: Paradigma de intermidialidade no cinema contemporâneo. 2014. (Congresso).

11.
VIII Simpósio de Comunicação da Região Tocantina.Imagens da ditadura no cinema brasileiro moderno: mídia, memória e resistência. 2014. (Simpósio).

12.
VII Simpósio de Comunicação da Região Tocantina.Imagem, cinema e audiovisual: a questão digital segundo os modelos teóricos de Dubois, Santaella, Ramos e Parente. 2013. (Simpósio).

13.
XV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema.A trilogia de Fontainhas de Pedro Costa: a forma artística de uma experiência de pobreza e humildade. 2011. (Encontro).

14.
VI Congreso Internacional de análisis textual: El relato. Parábolas familiares en dos films de Takashi Miike: Visitor Q y The Happiness of the Katakuris. 2010. (Congresso).

15.
Practices of Production and Consumption - Popular Culture and World Politics Workshop.A Cinema Weighed Down by History in Godard's Eloge de l'amour and Notre Music. 2009. (Oficina).

16.
Popular Culture and (World) Politics. Cinema and Experience Behind Bars: Two Films About the Brazilian Prison Carandiru. 2008. (Congresso).

17.
BBS Teaching and Learning Conference. 2007. (Congresso).

18.
Spanish Cultural Week.?Notes on ETA in the context of the contemporary Spanish political landscape?. 2007. (Encontro).

19.
V Congreso Internacional de Análisis Textual. Tramas de la verdad. La última palabra de Bergman: Saraband (2003). 2007. (Congresso).

20.
IV Congreso Internacional de Análisis Textual. Símbolos e Imágenes. Épica y mito en un cine (digital) emergente. Atanarjuat. The fast Runner (Zacharias Kunuk, 2001). 2006. (Congresso).

21.
ASCA Conference: Cinema Europe: Networks in Progress. European's Author's Cinema in the Digital Era. 2005. (Congresso).

22.
III Congreso Internacional de Análisis Textual. De la Deconstrucción a la Reconstrución. Reconstruyendo la identidad: Agnes Varda se pasea con su cámara digital. 2005. (Congresso).

23.
Playfull Subjects Symposioum: Technology, Agency & Computer Games. 2005. (Simpósio).

24.
XII Congreso de la Federación Internacional de Estudios sobre América Latina y el Caribe ? FIEALC. Eduardo Coutinho y el cine brasileño digital.. 2005. (Congresso).

25.
4 Congres International du GRIMH. Image et Pouvoir. Poder y representación en el cine de la era digital. Dos propuestas prominentes: Kiarostami y Sokurov. 2004. (Congresso).

26.
Documental, carcoma de la ficción. X Congreso Internacional de la Asociación Española de Historiadores de Cine. La mirada documental en el cine de Marc Recha: la materia, lo real, el cuerpo y el lugar. 2004. (Congresso).

27.
International Conference 'Challenges for the New Ubiquitous Identity'. 2004. (Congresso).

28.
XXV Congreso de Jóvenes Filósofos. 2001. (Congresso).

29.
IMAGO 98 - V TALLER DE COMUNICACION AUDIOVISUAL.Victor Erice y el cine moderno español. 1998. (Encontro).

30.
VIII Jornadas Internacionales de Semiótica. "Los relatos de los origenes". 1996. (Congresso).

31.
VII Jornadas Internacionales de Semiótica. "Ver y creer". 1995. (Congresso).

32.
VII Jornadas Internacionales de Semiótica. "De la naturaleza a la cultura". 1994. (Congresso).

33.
Congresso Internacional América 92 Raízes e Trajetórias. 1992. (Congresso).

34.
Artes do século XX. 1989. (Congresso).

35.
II Encuentro Internacional de Criterios: Cine, Literatura y Teatro. 1989. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marina Cardoso Pereira. Análise de Conteúdo das manifestações de junho de 2013 no portal Imirante. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Miguel Angel Lomillos García.

2.
Hilton Marcos Ferreira e Raimundo Nonato Cardoso. Revista Panorama: Desbravando os caminhos de Serra Pelada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Miguel Angel Lomillos García.

3.
Clésio Mendes Costa. Jornalismo Científico: Uma análise das matérias divulgadas pela Revista Inovação (FAPEMA). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Miguel Angel Lomillos García.

4.
Evanilde Miranda de Souza. O atual cenário do webjornalismo em Imperatriz (MA) e os desafios no processo de expansão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Miguel Angel Lomillos García.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
LOMILLOS, M. A. G.. La huella digital que embalsama el tiempo:la ontología de lo fotográfico de Bazin más allá del índice. Trama & Fondo, 2018.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOMILLOS, M. A. G.. Miguel Angel Lomillos La Nacional Cultural de la Emisora de la Universidad Nacional de Colombia 05 de septiembre de 2016. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LOMILLOS, M. A. G.. Entrevista ao Prof. Miguel Angel Lomillos no Jornal da Difusora. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
LOMILLOS, M. A. G.. 'Los espigadores del arte, del campo y de la ciudad, según Agnès Varda. Entrevista con Miguel Ángel Lomillos, doctor en Comunicación Audiovisual por la Universidad del País Vasco'. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Membro das seguintes associações e sociedades acadêmicas:
Asociación Cultural Trama y Fondo ? Lectura y Teoría del Texto (Madrí, Espanha)
Latin American Studies Association, LASA, EUA
Asociación Española de Historiadores de Cine, AEHC (Espanha)
Groupe de Recherches sur l?Image dans le Monde Hispanique, GRIMH (Lyon, França)
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, SOCINE, (Brasil)
Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios e Investigaciones, RIIR (Bogotá, Colômbia)
Asociación Argentina de Estudios sobre cine y Audiovisual, ASAECA (Buenos Aires, Argentina)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 13:17:39